Divisão Técnica de Taquigrafia                        19ª Sessão Solene                          06/06/2003      

 

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, nobre Deputado Estadual José Caldini Crespo, Sr. Antonio Rodrigues, Presidente da Diretoria Executiva da Fundação Ubaldino do Amaral, entidade mantenedora do Jornal “Cruzeiro do Sul”, Dr. José Francisco Martinez, vice-Prefeito no exercício da Prefeitura de Sorocaba, Sr. João Carlos Wey, Presidente da Loja Maçônica “Perseverança 3ª”, nobre Vereador de Sorocaba Irineu Donizete de Toledo, representando também nesta oportunidade o Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Mário Marthe Marinho Junior, gostaria de saudar, Sr. Presidente, V. Exa. por esta iniciativa, pois é uma imensa honra para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo receber, nesta noite, os amigos da Fundação Ubaldino do Amaral, aqueles que não só dirigem o jornal “Cruzeiro do Sul”, mas também muitas outras autoridades que fazem a história desse jornal.

Quero saudar o Deputado Souza Santos, nosso nobre colega da Assembléia Legislativa, como nós sorocabano e que também prestigia esta Sessão Solene.

Ao completar 100 anos de sua criação, após esta história que o Sr. Antonio Rodrigues acabou de expressar deste microfone, o jornal “Cruzeiro do Sul” deixa a todos nós um exemplo de tradição na condução da história da República notadamente no Estado de São Paulo e, mais particularmente, na Cidade de Sorocaba e na nossa macrorregião de Sorocaba. É um jornal com grande tiragem que cobre toda a região do sudoeste paulista.

Quero dizer aqui a todos os presentes: Sr. Antonio Rodrigues, Presidente da Fundação Ubaldino do Amaral, que já por várias vezes os editoriais do jornal “Cruzeiro do Sul” têm nos inspirado a nós, Deputados, a trazer para a tribuna desta Assembléia Legislativa assuntos palpitantes de interesse à população do Estado de São Paulo.

Inclusive, nesta oportunidade, quero - até para que fique registrado nos Anais desta Casa - fazer uma menção ao editorialista Geraldo Bonadio, nosso amigo extremamente competente, historiador e que tem feito um trabalho extraordinário na elaboração dos editoriais deste nosso jornal.

Quero dizer que o jornal “Cruzeiro do Sul” com a sua posição efetivamente imparcial, com essa ampla tiragem e a abrangência com que aborda todos os assuntos e, além da abrangência, a profundidade com que os trata tem efetivamente auxiliado em muito o trabalho de nós, parlamentares, que às vezes munidos do jornal que apanhamos pela manhã na porta da nossa residência, o trazemos a esta Assembléia Legislativa. Ao constatarmos que o editorial ou as matérias que são tratadas nos cadernos “Região”, “Cidades” são matérias de interesse da população do Estado de São Paulo, da população interiorana, enfim os trazemos a esta Casa e preparamos textos para que sejam abordados na tribuna.

Só a título de exemplo, recentemente quando ocorreu o incidente lamentável de um cidadão bastante jovem que escalou uma torre de transmissão de energia elétrica, fazendo com que a empresa tivesse que desligar a energia causando um “apagão” em sete cidades da nossa região tratamos aqui da tribuna desta Casa com o editorial do jornal “Cruzeiro do Sul” nas mãos sobre a necessidade de que as empresas concessionárias de energia no Estado de São Paulo procurassem imediatamente fazer a instalação das cercas, impedindo que as pessoas pudessem ter acesso a essas torres. Aliás, existe inclusive uma iniciativa nesta Casa do Deputado Souza Santos que vai nessa direção. Este é um exemplo apenas para ilustrar o quanto o jornal “Cruzeiro do Sul” tem contribuído também para o nosso trabalho parlamentar. Essa interatividade da região de Sorocaba, expressada através das páginas do jornal “Cruzeiro do Sul” com as atividades dos parlamentares da região de Sorocaba desta Casa faz com que tenhamos aqui por dever estarmos nesta noite prestigiando esta homenagem de comemoração aos 100 anos de existência desse jornal “Cruzeiro do Sul” tão importante para todos nós.

Parabéns ao jornal “Cruzeiro do Sul” e parabéns à Fundação Ubaldino do Amaral!

Por último, Sr. Presidente, gostaria que os presentes que fazem parte desse jornal da Fundação Ubaldino do Amaral levassem aqui o nosso carinho, o nosso apreço, a nossa manifestação a todos os funcionários do jornal “Cruzeiro do Sul” indistintamente, porque eles fazem seguramente um dos melhores jornais do Brasil. Portanto, merecida e muito feliz a iniciativa do nobre Deputado José Caldini Crespo quando teve a idéia de fazer esta Sessão Solene convidando a todas as senhoras e a todos os senhores. É uma satisfação recebê-los na noite de hoje.

Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)