13 DE AGOSTO DE 2007

019ª SESSÃO SOLENE PARA “HOMENAGEAR A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS PELA PASSAGEM DO SEU TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO”.

 

Presidência: VAZ DE LIMA e GILMACI SANTOS


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 13/08/2007 - Sessão 19ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA/GILMACI SANTOS

 

HOMENAGEM A "IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS PELA PASSAGEM DO SEU TRIGÉSIMO ANIVERSÁRIO"

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Gilmaci Santos, com a finalidade de homenagear a "Igreja Universal do Reino de Deus pela passagem do seu Trigésimo Aniversário". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Fala que a diversificação forma esta Casa de Leis. Tece elogios ao trabalho realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus.

 

002 - GILMACI SANTOS

Assume a Presidência. Anuncia a exibição de vídeo sobre a Igreja Universal do Reino de Deus. Anuncia número musical.

 

003 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, cumprimenta a todos presentes, em especial a ex-Deputada Edna Macedo. Fala sobre o grande trabalho realizado pela Sociedade Pestalozzi. Narra sua experiência de vida após o acidente que a vitimou há 32 anos.

 

004 - JOÃO BARBOSA

Deputado Estadual, fala dos 28 anos que está a serviço da Igreja Universal e sobre os templos que se multiplicam pelo país e pelo mundo.

 

005 - OTONIEL LIMA

Deputado Estadual, faz agradecimentos a todos por reconhecer o trabalho desta entidade.

 

006 - WENDEL DA PAZ SILVA

Representante da Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus, faz breve histórico da Igreja Universal desde sua criação em 1977. Destaca os projetos Força Jovem Brasil e Jovem Nota Dez.

 

007 - DAVID MISCENA DA SILVA NETO

Representante da Evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus, fala sobre a evangelização dos fiéis. Cita o trabalho realizado de ressocialização através da ajuda espiritual.

 

008 - MÁRCIA ROCHA

Presidente da Sociedade Pestalozzi, destaca o trabalho realizado pela instituição com crianças e jovens deficientes há 55 anos. Fala da ajuda prestada pela Igreja Universal à entidade.

 

009 - SAMUEL MODESTO

Representante da Line Records, diz sobre a importância da música gospel, sendo a maior empresa neste segmento.

 

010 - Presidente GILMACI SANTOS

Anuncia apresentação de número musical.

 

011 - DIANE FROTA

Coordenadora da Escola Bíblica Infantil da Igreja Universal do Reino de Deus, comenta o trabalho de apoio realizado pelas voluntárias com crianças carentes.

 

012 - LUIZ DO BROCA

Representante do Projeto Ler e Escrever da Igreja Universal do Reino de Deus, fala sobre o trabalho alfabetizador e profissionalizante realizado com adultos.

 

013 - EZEQUIEL CAMILO FERREIRA

Representante dos Membros da Igreja Universal do Reino de Deus, manifesta sua felicidade em fazer parte da entidade. Destaca o empenho com que todos realizam o trabalho evangelizador.

 

014 - FÁBIO FARIA

Representante dos Obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus, discorre sobre o trabalho dos obreiros. Faz citação de versículo bíblico.

 

015 - JOSÉ RODRIGUES

Recorda sua vida artística como integrante do conjunto "Originais do Samba". Relata como encontrou sua fé através da Igreja Universal. Apresenta número musical.

 

016 - JOAQUIM HORÁCIO PEDROSO NETO

Prefeito do Município de Cotia, discorre sobre o trabalho da Igreja Universal realizado em sua cidade, bem como as campanhas por ela realizada contra as drogas.

 

017 - CARLOS AIMAR SRUR NECHARA

Prefeito de Araçariguama, diz ter sido o primeiro prefeito brasileiro eleito pelo PRB. Repudia a discriminação aos evangélicos. Informa o trabalho realizado pela instituição em sua cidade.

 

018 - ATÍLIO FRANCISCO

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, agradece à Igreja Universal por acolhê-lo em momento de dificuldades. Comenta as perseguições que a entidade sofre pela mídia.

 

019 - Presidente GILMACI SANTOS

Relata seu ingresso na Igreja Universal há 20 anos. Fala sobre as atividades da entidade no âmbito social e evangelizador.

 

020 - WENDEL DA PAZ SILVA

Faz oração em agradecimento.

 

021 - Presidente GILMACI SANTOS

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos. É assim, com estas palavras, que sempre esta Casa inicia todas suas sessões. É o sentimento do povo paulista, da sua crença inexorável na proteção de Deus.

Temos a honra de anunciar a presença do Sr. Ezequiel Camilo Ferreira, representante dos membros da Igreja Universal do Reino de Deus, Sra. Márcia Rocha, Presidente da Sociedade Pestalozzi; Pastor Wendel da Paz Silva, representante da Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus; Sr. Pastor David Miscena da Silva Neto, representante da Evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus.

Queremos registrar também as presenças da Deputada Célia Leão, dos Deputados Otoniel Lima e João Barbosa, ambos membros da Igreja Universal do Reino de Deus, e do Deputado Gilmaci Santos, autor do pedido desta sessão.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente da Casa, atendendo solicitação do nobre Deputado Gilmaci Santos, com a finalidade de comemorar os 30 Anos da Igreja Universal do Reino de Deus.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do subtenente Aguiar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Antes de passar a Presidência ao Deputado Gilmaci Santos, quero registrar a presença da Deputada Edna Macedo.

Esta Casa é uma Casa plural, uma Casa da democracia. Somos 94 Deputados - o mais jovem Deputado, uma mulher, tem 25 anos, e o mais experimentado passa um pouquinho dos oitenta -, vindo de todos os lugares do Estado, além da Capital. Temos aqui todos os tipos de formação profissional: médicos, engenheiros, advogados. É a representação da sociedade paulista nesta Casa, com tantas tradições democráticas, presente em tantas lutas em tantos momentos importantes da história do nosso País.

Aqui representados também, por evidente, todos os credos. Temos aqui Deputados absolutamente integrados com as diversas denominações religiosas - católicos, evangélicos, espiritualistas, espíritas -, além daqueles que não professam nenhuma religião. Esse é o exemplo maior da pluralidade que deve estar presente nesta Casa. É bom que seja assim, porque, dessa forma, poderemos ter o reflexo daquilo que realmente a sociedade quer da sua Casa de Leis.

Os debates são abertos, francos. Temos 14 partidos políticos representados aqui, desde o partido com um representante até o partido com mais de vinte Deputados, que é o caso do PSDB. Estou fazendo esta colocação para mostrar aos caros irmãos a importância do Parlamento do Estado de São Paulo. Esta Casa tem aberto suas portas para receber todo tipo de atividade.

Hoje de manhã, fizemos uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Advogado, 11 de Agosto, e também aos 180 anos dos cursos jurídicos no Brasil. Agora à noite, estamos fazendo esta. Na próxima semana, faremos uma em homenagem à Maçonaria.

Nesta Casa, todos têm direito de, pelas suas idéias, colocar o que pensam e discutir francamente, dentro da democracia e liberdade. Por isso, os parlamentares têm total liberdade de expor suas idéias, seus pensamentos, aquilo que esposam, desta tribuna. Portanto, o parlamentar tem total liberdade com responsabilidade.

Estamos muito felizes em recebê-los aqui para comemorar os 30 Anos da Igreja Universal do Reino de Deus e dizer que essa igreja tem sido muito bem representada nesta Casa, ao longo desses anos. Nós, na Assembléia, temos um grande respeito ao papel que a Igreja representa na sociedade brasileira e paulista, e ao trabalho feito nos mais de cem países, tanto na área da evangelização como na área da comunicação, social.

Esta aqui a Presidente da Sociedade Pestalozzi, e queremos, publicamente, reconhecer a importância da Igreja Universal do Reino de Deus na sociedade brasileira, especialmente a preocupação em recuperar as pessoas marginalizadas por algum motivo e reintegrá-las ao convívio social. É muito importante a tônica especial dada à família, à importância da família na sociedade.

Com estas palavras, peço licença para me retirar, pois tenho outro compromisso, e dizer, literalmente, que esta Casa é de vocês. Em uma sessão como esta, a Casa se transforma em momento de culto. Podemos dizer, portanto, que esta é a casa de Deus. Felicidades a todos e uma boa sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Gilmaci Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - O SR. GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Inicialmente, quero agradecer ao Presidente Vaz de Lima que nos prestigia com sua presença.

O objetivo da nossa sessão é homenagear os 30 Anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Antes, assistirmos ao vídeo que irá contar a história da Igreja. Quero convidar algumas pessoas para que façam parte da nossa Mesa: Pastor Vanderson Dias Pereira, vice-Presidente da Associação dos Bispos e Pastores. (Palmas.) Sr. Samuel Modesto, representando o Pastor Agnaldo e o Bispo Marcelo Silva da Line Records. (Palmas.) Sr. Fábio Faria, representando todos os obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus. (Palmas.) Exmo. Sr. Joaquim Horácio Pedroso Neto, Quinzinho, prefeito da cidade de Cotia. (Palmas.) Bispo Atílio Francisco, Vereador do município de São Paulo. (Palmas.) Sra. Ivone Almeida, da Rede Aleluia. (Palmas.) Sr. Fábio Tucilho, da Rede Mulher. (Palmas.) Pastor Ivanildo, representando a Rede Record. (Palmas.) Ex-Deputada Edna Macedo. (Palmas.) Sr. Carlos Aimar, Prefeito da cidade de Araçariguama. (Palmas.) Sr. Edésio Fernandes, vice-Presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba. (Palmas.)

Não tenho em mãos os nomes de algumas pessoas, mas, conforme eu as identifique pelo campo visual, serão convidadas a fazer parte da Mesa.

Quero também agradecer a presença dos senhores: Hélio Yzumi, ex-Vereador do município de Arujá; Carlão Camargo, Secretário de Obras do município de Cotia; Rogério Franco, Secretário de Governo do município de Cotia; Marcelo Albuquerque, Vereador da Câmara Municipal de Guarulhos; Carlos Toshiharu Watanabe, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Negócios e Turismo do município de Suzano, também Presidente do PRB daquela cidade; Ivanildo Santana, Vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez, Secretário de Educação e Turismo do município de Cotia; Pastor Augusto César de Valença, da Associação de Bispos e Pastores; Deputada Célia Leão; Deputado Otoniel Lima; Deputado João Barbosa; Jorge Costa, representando o Dr. Farhat, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo.

Agradeço, também, aos demais senhores e senhoras presentes: Dr. Luiz; Vereador Gilmar Romano, da cidade de Osasco; Sílvio, assessor do Gilmar; Antônio Pereira, Pastor de Suzano, Pastor Hélio, da cidade de Cotia. Finalmente, agradeço à minha esposa e aos meus familiares presentes nesta sessão.

Antes de passar a palavra ao primeiro orador, gostaria que assistíssemos no telão a um vídeo que conta um pouco da história da Igreja.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Quero também agradecer ao Pastor Nilton Santos, de Limeira, que está presente, e o Sr. Luís do Broca, representando o Projeto Bem Escrever. Venham fazer parte da Mesa. Agradeço a presença dos obreiros de Cotia.

Ouvimos no início da Sessão Solene o Hino Nacional. Vamos ouvir agora o Hino ao Nosso Deus, com o cantor Gilson.

 

O SR. GILSON - Com esta música quero prestar uma homenagem à Igreja Universal pelos seus trinta anos. Esta música fala de sacrifício, de oferta.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, cantor Gilson. Agradeço a presença do Vereador Antônio Vaz, do município de Itapevi.

Tem a palavra a nobre Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Deputado Gilmaci Santos, nosso presidente da Sessão Solene desta noite, numa homenagem muito especial à vida. Quero cumprimentar o Deputado Otoniel, Deputado João Barbosa, que estão conosco.

Peço licença aos nobres Deputados para fazer um cumprimento especial a uma pessoa que marcou história nesta Casa, continua marcando na sua trajetória de vida, uma mulher que de fato transformou a sociedade, que com sua inteligência, sensibilidade, carinho, sobretudo com todo respeito que tem à vida, tem feito muito por todos nós. Quero cumprimentar com uma salva de palmas a Deputada Edna Macedo, que hoje está nesta Casa, que sempre honrou este parlamento; seu trabalho fez diferença. É uma questão de tempo, Deputada Edna, o Brasil e São Paulo precisam de Vossa Excelência. É uma alegria imensa tê-la aqui conosco. (Palmas.)

Faço um cumprimento especial a todos os senhores presentes, aos pastores presentes, ao Sr. Ezequiel, que representa a comunidade; à minha querida Márcia Rocha, que é a Presidente da Pestalozzi. Quero ainda cumprimentar o Pastor Ivanildo, representando a Rede Record; o Prefeito de Cotia e, na pessoa dele, todos os prefeitos presentes; os vereadores. Enfim, cumprimento cada amigo, cada amiga, cada irmão que, nesta noite, traz a sua homenagem e, mais do que isso traz o seu agradecimento a um trabalho literalmente divino, abençoado, que não começou por acaso.

Serei breve, mas não poderia, nesta noite, ficar na minha cidade de Campinas. V. Exa. sabe que todos - até pelas obrigações inerentes ao Parlamento e de uma representatividade popular - normalmente temos compromissos.

Hoje, segunda-feira, é um dia atípico para que Deputados do Interior venham para São Paulo. Fiz questão absoluta de para cá me dirigir, e esperar o começo desta noite que marca história, para ter o privilégio de registrar um pouco do grande sentimento que temos com essa peregrinação, com essa tarefa, com esse trabalho que quero resumir em uma palavra: com essa missão.

Tive a honra de ser a primeira oradora desta sessão. Tantos outros irão manifestar-se, mas quero dizer a cada um dos presentes que, depois do filme a que assistimos - resumidamente, porque 30 anos não se resumem em três minutos -, pudemos sentir o trabalho, a grandiosidade, a seriedade, o compromisso que, em 30 anos, fizeram a história da Igreja Universal no Brasil e no mundo.

Não bastasse esse filme, veio a voz desse cantor divino, abençoado, e escutamos a letra, como o senhor nos pediu. A melodia é linda, a sua voz abençoada, mas não podemos nos esquecer da letra.

Poderíamos até encerrar a sessão, entre aspas, porque isso nos marcou muito, mas temos certeza de que até o último minuto desta sessão, a história de São Paulo, do Brasil, da América Latina e do mundo serão marcados.

Quero apenas dizer, Deputado Gilmaci, que a sensibilidade de V. Exa. faz diferença nesta Casa. Em tão pouco tempo que está aqui, V. Exa. já faz uma história que vem mostrar para a sociedade qual é o nosso compromisso: o meu, o dos Deputados e Deputadas desta Casa e particularmente de V. Exa., que chega a esta Parlamento com quase 70 mil votos, representando uma sociedade imensa e, mais do que isso, trabalhando para que sonhos se tornem realidade.

Gostaria de me dirigir ao Bispo Edir Macedo, que não está aqui. De fato, não ia falar isso porque é algo que guardamos no coração, mas o vídeo me deu liberdade e coragem para, com muito amor e carinho, relembrar este momento.

Na adversidade, nas dificuldades, crescemos. Fico muito feliz quando vejo a Márcia Rocha, que é Presidente da Pestalozzi, uma jovem senhora, bonita por fora e por dentro, que não precisaria fazer a tarefa que faz, cumprindo um papel que não é fácil, como disse a Viviane. As deformidades, as diferenças, as limitações, muitas vezes, assustam. Mas sei que a Márcia tem muito mais do que o trabalho social de cuidar e de encaminhar uma criança que tem deficiência. Ela tem compromisso com a sociedade porque tem compromisso com a vida, porque tem compromisso com Deus.

Exatamente como ela, são todos os senhores e todas as senhoras que estão aqui. Não fomos convidados para uma grande festa, no sentido de um grande jantar ou de uma grande orquestra - se bem que Deus canta em nossos ouvidos em todos os momentos -, mas viemos aqui por um trabalho. É uma festa de trabalho e precisa acontecer.

Cada um tem a mesma obrigação e responsabilidade que a Márcia tem: os pastores, os fiéis, os bispos, as famílias, os prefeitos, os vereadores, a comunidade, quem está sentado no Plenário e quem está sentado nas galerias. Todos têm a mesma responsabilidade.

Assim, Deputado Gilmaci, vou tomar a liberdade de só me recordar de que, naquela tarde, ao visitar o Bispo Edir Macedo, com a sua grandiosidade, entendi que tanto faz se na frente das grades de uma cela ou se por trás das grades de uma cela: ele não muda, ou melhor, quando muda é para melhor no seu compromisso com a sociedade.

Nesta semana, vimos que um grande traficante foi preso no Brasil, procurado no mundo todo, principalmente pelos Estados Unidos e pela Colômbia. Um homem que reuniu dois bilhões de dólares. Podemos imaginar o quanto de mal ele faz para a grande humanidade, mas principalmente para os jovens, para as crianças, que lamentavelmente usaram drogas, porque ele é um grande traficante.

Da mesma forma que um homem pode fazer a maldade que ele fez - e, lamentavelmente, tantos outros fazem -, um homem, com a simplicidade e grandeza do Bispo Macedo, pode fazer a bondade e a grandiosidade de vida que ele vem fazendo.

Sinto-me muito à vontade de pegar esse microfone e, mais do que a fala de uma Deputada, dar o testemunho de um ser humano, de uma mulher, de uma mãe, de uma pessoa como vocês.

Minha vida não é diferente da vida de ninguém. Quero resumir dizendo que Deus existe na nossa vida; Deus é grande, é presente. Temos a obrigação de fazer o bem, mas quando Ele está junto - e acreditamos nisso -, o bem quase se faz sozinho.

O Deputado Gilmaci deu-nos uma oportunidade. Estou nesta Casa há muitos anos, a Deputada Edna Macedo sabe disso. Tive o privilégio de tê-la como mestre e professora neste Parlamento. Este momento, para mim, é único. Já participei de várias Sessões Solenes, de festas, de aniversários importantes, de datas marcantes. Mas é diferente homenagear a Igreja Universal, homenagear o Bispo Macedo e todos os outros bispos e pastores que fazem história.

Falo com muita liberdade porque sou cristã. Na minha casa, mamãe ia para a Igreja Protestante; papai ia para a Igreja Católica. Quis a vida, o destino e o meu Deus, que me casasse com um homem abençoado, desses protegidos pela história: meu marido é judeu, vai à Sinagoga. Meus filhos estão aprendendo o caminho do Senhor e estão entendendo que Jesus é o Salvador. Estão respeitando a individualidade do grande pai que eles têm, que é meu marido.

Ao longo dos anos - conheci o Bispo Edir Macedo, num momento muito difícil -, aprendi que a vida é o maior talento, é o maior presente, é o maior dom que Deus deu a cada um de nós.

Como foi dito aqui pelo Presidente Vaz de Lima, esta é uma casa de pluralidade, onde respeitamos os sentimentos, as vontades e os sonhos de cada um, mesmo que as pessoas pensem de maneira diferente. Isso é amor, isso é respeito, isso é vida.

Há 32 anos, era jovem. O tempo passa, mas a vontade de viver continua. Quem é desta Casa sabe a história e, para quem não é, tenho a liberdade de contar, só para valorizar o nosso Deus. Cada um tem a sua cruz, as suas dificuldades. A Viviane é linda. O Pastor Edir Macedo transforma o mundo com suas mãos.

Sofri um grave acidente de automóvel em que quase morri. Deus foi tão grande e generoso que me deixou viva. Daquele dia em diante, aprendi uma coisa: é possível viver com alegria quando se tem Deus no coração. Andar é bom, é o normal. Mas aprendi, naquele momento, que tinha perdido o acessório porque o principal tinha ficado: andar é o acessório; a vida é o principal. Portanto, não tinha nada a reclamar e só agradecer a Deus.

Encontrei meu marido depois do acidente. Tive três filhos de partos normais, que nasceram 13 anos depois do meu acidente, após os médicos terem dito que eu não poderia ser mãe. Mas o Médico dos médicos nunca falha, nunca erra. Meus três filhos estão aí. Amanhã, o mais velho completa 20 anos.

Por tudo isso, Deputado Gilmaci, aceitei falar neste microfone para, sobretudo, agradecer a Deus pela Igreja Universal, pelo Pastor Edir Macedo, por sua família, por sua grandiosidade. Nele, vemos um ditado verdadeiro: a grandeza de um homem está na sua simplicidade e ele é grande porque é simples.

Num segundo momento, agradeço a V. Exa., Deputado Gilmaci, pelo que V. Exa. tem feito, dá mostras do que vai fazer neste Parlamento. Conte comigo. Sou pequenininha, mas no que puder ser útil, por gentileza, bata à porta do meu gabinete.

A todos os senhores e a todas as senhoras desta Casa: continuem as pessoas que são, que levam amor por onde andam, que acreditam na fé e que dizem a verdade da vida. Deus é a vida. Uma salva de palmas ao Deputado Gilmaci, aos 30 anos da Igreja, ao Bispo Macedo e à nossa vida, cujo sinônimo é Jesus Cristo! Muito obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Deputada Célia Leão, por suas palavras. Que Deus a abençoe cada vez mais.

Gostaria também de agradecer a presença do Pastor Paulo Pires, representando o Presidente da Câmara Municipal de Limeira, Dr. Eliseu Daniel.

Quero fazer um agradecimento todo especial ao Sr. Valdir Ramos, que por acaso também é meu primo, que é Secretário de Assistência Social de uma cidade do Norte de Minas Gerais, a 570 quilômetros de Belo Horizonte, e que está nos visitando. (Palmas.)

Registro também a Sra. Diane Frota, Coordenadora da Escola Bíblica Infantil da IURD. (Palmas.)

Passo a palavra ao nobre Deputado João Barbosa. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO BARBOSA - DEM - Sr. Presidente, Deputado Gilmaci Santos, não é fácil falar depois dessa celebridade, dessa coisa linda que Deus colocou no mundo. V. Exa. sabe o carinho e o amor que tenho por V. Exa., nobre Deputada. É sincero.

Na pessoa da Sra. Márcia, agradeço a presença das celebridades que aqui estão, que têm um trabalho árduo com as crianças especiais. Só uma pessoa especial como a senhora trabalha com aquelas crianças maravilhosas. Parabéns pelo seu trabalho brilhante!

Pastor Wendel, o trabalho do senhor é brilhante. Cheguei jovem nessa Igreja, fui achado no meio de tantos perdidos por um jovem como o senhor. Que Deus abençoe grandemente o seu trabalho brilhante!

Na pessoa do Sr. Ezequiel, agradeço o carinho que o senhor sempre dispensou a nós. No Brás, todos conhecem este nome: Sr. Ezequiel.

Através do Prefeito de Cotia, agradeço os demais prefeitos; ao meu Bispo Atílio, Vereador, por quem tenho um carinho todo especial, que tem trabalhado brilhantemente na defesa do povo de São Paulo.

Dona Edna Macedo, agradeço a Deus por a senhora existir, por a senhora fazer parte dessa família maravilhosa do Bispo Macedo. Falar desse homem é a coisa mais gloriosa deste mundo. Eu e minha família não existiríamos se não fosse a fé desse homem e assim tantos milhares de pessoas. São mais de 180 países aos quais esse homem levou a fé. É o homem que vive a fé sobrenatural e essa fé não tem limites.

Agradeço aos meus obreiros, aos pastores da Igreja Universal e de outras denominações que estão nos prestigiando nesta noite. Agradeço à minha esposa, aos meus filhos, à minha nora. Que Deus abençoe todos vocês!

Vinte e oito anos de Igreja Universal do Reino de Deus. Há 20 anos sou pastor, mas é como se tivesse chegado hoje, é como se estivesse chegando agora na Igreja, com a mesma força, com a mesma vontade, com a mesma coragem de fazer tudo o que fiz. Já disse a Deus: “Se o senhor precisar de mim, para fazer tudo o que fiz, começaria tudo de novo”.

Nobre Deputada, todos os domingos pela manhã estava em Campinas, evangelizando, para Deus fazer o trabalho que agora faz em Campinas. Às terças-feiras, São Vicente, Sorocaba, Osasco. Quando cheguei à Igreja Universal, havia quatro templos. Hoje, não sabemos quantos existem. Por tudo que existe em minha vida, agradeço a Deus e à pessoa do Bispo Edir Macedo, um homem corajoso, de fé, para cujo trabalho estou sempre olhando.

Esses 30 anos de Igreja Universal do Reino de Deus me lembram do Senhor Jesus. Todos os seus feitos até os 30 anos foram grandiosos. Até os 30 anos, pode-se dizer que ele ficou limitado, mas depois dos 30 ganhou tudo e todos.

Portanto, deixo um recado aos meus obreiros, aos meus pastores da Igreja Universal do Reino de Deus: a Igreja Universal do Reino de Deus, a partir de agora, dos 30 anos, vai ser algo sobrenatural. Coisas grandes e inauditas, com certeza, irão acontecer.

Que Deus abençoe todos que estão aqui. Vamos nessa fé e nessa força. Parabéns ao Deputado Gilmaci Santos, por esta atitude brilhante de homenagear esta instituição, essa obra gloriosa que Deus colocou nas mãos do Bispo Edir Macedo. Muito obrigado a todos vocês, que Deus os abençoe em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Deputado João Barbosa. Vinte e oito anos de igreja e de luta. Parabéns a Vossa Excelência.

Convido para fazer uso da palavra o nobre Deputado Otoniel Lima.

 

O SR. OTONIEL LIMA - SEM PARTIDO - Sr. Presidente, Deputado Gilmaci Santos; nobres obreiros; membros da Igreja Universal do Reino de Deus; quero cumprimentar Dona Márcia, da Pestalozzi, que tem feito um trabalho maravilhoso com as crianças; Pastor Wendel que tem a incumbência de tomar conta e orientar todos os jovens que chegam à Igreja Universal do Reino de Deus que serão obreiros e pastores amanhã, levando a semente e a bandeira dessa Igreja a todo o Brasil e a todo mundo; quero cumprimentar o Pastor David, da Evangelização, que ocorre todos os dias com os evangelistas, que saem batendo de porta em porta levando o Evangelho e a mensagem do Sr. Jesus; quero cumprimentar os prefeitos de Cotia, de São Roque; quero cumprimentar o Pastor Paulo, da Câmara Municipal de Limeira, na pessoa de quem cumprimento o Vereador Eliseu Daniel e a todos que vieram de Limeira; quero cumprimentar os funcionários que trabalham conosco; quero cumprimentar o pessoal da escolinha; quero cumprimentar todos os presentes e mesmo os ausentes, aqueles que não puderam estar aqui hoje, mas que fazem parte destes 30 anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Estamos completando 15 anos de Igreja e 14 anos como Pastor. Deus tem nos dado vitória, graças a Deus.

Estamos hoje no Parlamento paulista através das orações do povo de Deus e do nosso trabalho. Nunca nos esquecemos disso. Todas as vezes que assomo à tribuna para falar algo sobre o Parlamento paulista, eu me lembro que estamos aqui pela força e pela coragem de todos os membros da Igreja, de todos os evangelistas, que trabalharam arduamente para estarmos hoje aqui representando o Evangelho e levando a mensagem do Senhor Jesus a todos.

Graças a Deus a Igreja Universal do Reino de Deus tem sido reconhecida no Parlamento paulista, nas Câmaras Municipais - quero saudar os vereadores presentes e o Bispo Atílio, Vereador de São Paulo.

São 30 anos de luta e de batalha. Hoje a Igreja Universal, graças a Deus, é uma realidade porque nós oramos, jejuamos e choramos muito para a Igreja chegar até onde está. Isso é o início do que Deus tem para nós, porque Deus conta com o seu povo.

Quando chegamos à Igreja Universal do Reino de Deus, foi a última porta em que batemos. E ali encontramos pessoas para nos estender as mãos. Quantas pessoas há no mundo desenganadas pela medicina, que estão com vidas destruídas, que estão à beira do abismo? E Deus nos dá oportunidade de estarmos aqui hoje comemorando os 30 anos, como amanhã estarão outras pessoas em que Deus confiou seu trabalho.

Agradeço a todos os membros da Igreja Universal, aos obreiros, àqueles que não são da igreja, mas que a prestigia. Que Deus abençoe a todos vocês e suas famílias. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Deputado Otoniel Lima. Permita-me corrigi-lo: o Prefeito é de Araçariguama, não de São Roque.

Dado o adiantado da hora, quero solicitar aos oradores, gentilmente, que sejam breves em suas manifestações a fim de não ficarmos até muito tarde.

Passo a palavra agora para o representante da Força Jovem Universal, Pastor Wendel. Vimos aqui um pouco do trabalho fantástico. Ele vai falar um pouco mais dessa Força Jovem Universal da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

O SR. WENDEL DA PAZ SILVA - Boa noite a todos. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, Senhores Pastores, Senhoras e Senhores Membros da Igreja Universal do Reino de Deus, Senhoras e Senhores presentes, é com muita satisfação que venho falar um pouco da Igreja Universal do Reino de Deus.

Num século em que a criminalidade, a insegurança e a discórdia imperam, falar da Igreja Universal do Reino de Deus é um privilégio. O amor que envolve os corações das pessoas ligados a esse trabalho vem sendo levado às pessoas carentes.

É bem verdade que nada começou de uma hora para outra. Sem condições de alugar um imóvel, o então pastor Edir Macedo iniciou as suas primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier. Conduzido pelo Espírito Santo e revestido de uma fé inabalável, as suas palavras logo deram início à Igreja que atualmente mais cresce no mundo. No dia 9 de julho de 1977, as portas da Igreja Universal do Reino de Deus foram abertas oficialmente.

A seriedade e o compromisso com o Evangelho deram lugar a uma igreja abençoada e fiel aos seus membros. Mesmo encontrando no caminho pedras e tribulações, a Igreja nunca desistiu de seu objetivo: levar a Palavra de Deus aos carentes e desesperados.

A cada dia, Bispos e pastores travam uma luta diferente com as forças ocultas. Em todo lugar tem sempre alguém em busca de paz interior, precisando das orientações desses homens de Deus. No entanto, eles não desistem da luta, pois sabem que a batalha é árdua, porém, a vitória é certa, em nome do Senhor Jesus.

Desde sua fundação em 1977, a Igreja Universal do Reino de Deus tem realizado um trabalho evangélico, que tem como objetivo principal a transformação e a salvação do ser humano, não se limitando a realizar reuniões, empreende ações de ajuda humanitária com populações de rua, visita doentes em hospitais, dá assistência a crianças, idosos, dependentes químicos etc.

Estudos confirmam que a redução nos índices de violência está diretamente relacionada ao avanço na educação. A Igreja Universal, participante ativa da sociedade, criou um dos mais importantes projetos sociais desse país: Projeto Força Jovem Brasil que visa a inclusão social de jovens, através de segmentos nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer.

A principal estratégia do projeto é incentivar o voluntariado, colaborando para a construção de cidadania, motivando os jovens a participar de ações junto às Comunidades.

A Força Jovem Brasil também lança oportunidades nas modalidades esportivas: futebol, judô e jiu-jitsu. Recentemente tivemos o karateca Juarez Santos, que foi medalha de Ouro no Pan do Rio de Janeiro. Foi um orgulho e satisfação muito grande para nós.

O Projeto Jovem Nota Dez já beneficiou mais de 20 mil jovens, oferecendo cursos de inglês, espanhol, turismo, hotelaria, telemarketing, arquivo, gestão empresarial, departamento pessoal e pré-vestibular.

Deputado Gilmaci Santos, Sr. Ezequiel, Dona Márcia Rocha, Pastor David, Prefeitos de Araçariguama e de Cotia, Deputado João Barbosa, Deputado Otoniel Lima, nossas autoridades, senhores presentes, quero agradecer a todos pela presença e desejar que no próximo ano possamos voltar aqui relatando mais conquistas que a Igreja Universal do Reino de Deus há de conquistar ainda neste ano de 2007 e certamente até a volta do Senhor Jesus. Muito obrigado. Que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Pastor Wendel. Parabéns pelo seu trabalho. Quem não conhece o trabalho da Força Jovem Universal deveria conhecer, porque tem uma importância muito grande.

Todos nós que fazemos parte da Igreja e que têm um pouco mais de idade, um dia participou do Grupo Jovem. Sabemos da importância desse trabalho do Pastor Wendel.

Ouviremos agora um outro segmento: Pastor David, que representa a Evangelização. É um grupo da Igreja muito importante também, que sai às ruas em busca das almas de pessoas aflitas.

 

O SR. DAVID MISCENA DA SILVA NETO - Boa noite. Deputado Gilmaci Santos, parabéns pela iniciativa. Ao Deputado João Barbosa, Deputado Otoniel Lima, vereadores, pastores, obreiros, evangelistas, jovens e a todos os presentes os nossos cumprimentos.

Quero dizer, primeiramente, que me sinto honrado em fazer parte desta Mesa e poder me pronunciar desta tribuna, principalmente por ocasião da homenagem aos 30 anos da Igreja Universal do Reino de Deus, que é a comemoração do Jubileu de Pérola. E o faço em nome dos mais de 33 mil evangelistas do Grupo de Evangelização do Estado de São Paulo, do Projeto Agente da Comunidade, que é o mais novo projeto social da Igreja Universal do Reino de Deus. Quero cumprimentar a Igreja pelo excelente trabalho realizado ao longo destes anos. Ela começou lá no Rio de Janeiro. Atualizando o que o Deputado João Barbosa falou há pouco, já temos quase 900 templos só no Estado de São Paulo. Graças a Deus por isso.

Tenho trabalhado intensamente recuperando pessoas outrora desprezadas pela sociedade, levando ajuda espiritual e também reconstruindo laços familiares. Tudo isso, sem distinção de raça, credo, cor e religião.

Esse tem sido o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus, levando sempre o ensino da palavra de Deus no exercício da fé e dos valores da família, sendo inestimável a contribuição prestada por esta Igreja na ressocialização das pessoas sofridas, da qual também fiz parte. Graças a Deus, sou mais um dentre as muitas pessoas que foram alcançadas por esse trabalho maravilhoso.

Estou certo de que os 30 anos de existência da Igreja Universal do Reino de Deus podem nos fazer refletir sobre tudo de importante que se realizou neste período, mas, sobretudo, permitem-nos vislumbrar a projeção dela para feitos ainda maiores, a exemplo do próprio Senhor Jesus, como bem lembrou o Deputado João Barbosa, que iniciou o seu marcante Ministério exatamente aos 30 anos, considerando assim o trabalho desenvolvido pela Igreja Universal do Reino de Deus como sendo um dos maiores programas de inclusão social existente. Eu afirmo, sem medo de errar, que a Igreja Universal do Reino de Deus, certamente, é a Igreja que ajuda o Brasil. Que Deus abençoe a todos. Parabéns à Igreja, que é a nossa mãe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Pastor David. Esta Presidência concede a palavra à Dona Márcia Rocha, Presidente da Sociedade Pestalozzi.

 

A SRA. MÁRCIA ROCHA - Boa noite a todos. Deputado Gilmaci Santos, obrigada pelo convite. Obrigada, Deputada Célia Leão, pelas palavras carinhosas. Foi emocionante ouvir o meu nome pronunciado aqui.

Estou aqui representando a Sociedade Pestalozzi de São Paulo e quero, em poucas palavras, falar - se é que alguém ainda não ouviu falar dessa instituição, que no mês de setembro estará completando 55 anos - que a Sociedade Pestalozzi de São Paulo atende a crianças e jovens de zero a 22 anos com deficiência intelectual nas áreas de saúde, educação e capacitação profissional.

Você deve estar se perguntando: o que a Sociedade Pestalozzi tem a ver com a Igreja Universal do Reino de Deus?

Há questão de 13 anos, a esposa do Senador Marcelo Crivela fazia uma visita evangelística à Sociedade Pestalozzi de São Paulo. Naquela época, ela encontrou a instituição passando por muitas dificuldades. Naquele período, a instituição atendia a 80 crianças e a dificuldade financeira para manter a instituição e ainda oferecer seus serviços era terrível.

Diante dessa situação, a Igreja Universal do Reino de Deus, como sempre fez - que é estender a mão àquele que está carente e necessitado - não fechou os olhos para a realidade da Sociedade Pestalozzi àquela época: estendeu a mão, ajudou e levantou a instituição.

Hoje, a Sociedade Pestalozzi atende a mais de 500 crianças. O trabalho é maravilhoso. Estamos trabalhando sobre o paradigma da inclusão social, colocando jovens com deficiência no mercado de trabalho, com carteira assinada, valorizando o ser humano na sua adversidade. Enfim, a Igreja Universal do Reino de Deus está de parabéns pela atuação em todas as áreas. Ficaríamos dias falando dos benefícios que a Igreja Universal do Reino de Deus traz à sociedade.

Eu agradeço muito a Deus por pertencer à Igreja Universal do Reino de Deus. Faz 20 anos que congrego na Igreja. A minha vida foi totalmente transformada. É uma benção. Aprendi toda essa base familiar e social dentro da Igreja Universal do Reino de Deus.

É uma grande satisfação estar aqui e poder dizer: “Obrigada, meu Deus, pela existência desta Igreja.” Sabemos que se não fosse pelo Espírito de Deus ela não tomaria as proporções que tomou. E como ouvi falar, isso é só o início, porque vontade de lutar, garra e trabalho não nos faltam. E a unção do Espírito Santo sobre os pastores, os bispos da Igreja Universal, todo o seu povo - grupo jovem, grupo de evangelização - tem nos impulsionado cada vez mais a lutar e a conquistar o coração daquelas pessoas que estão desesperançadas, aflitas, e não sabem onde buscar ajuda e socorro.

Que hoje fique registrado que na Igreja Universal do Reino de Deus você vai encontrar uma porta aberta e as mãos desses homens de Deus estendida, para ajudar a todos que querem e precisam da nossa ajuda. Parabéns à Igreja Universal do Reino de Deus pelos seus 30 anos! Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Márcia, parabéns pelo trabalho!

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Samuel Modesto, representando a Line Records.

 

O SR. SAMUEL MODESTO - Boa noite ao Presidente, aos Deputados, aos vereadores, aos prefeitos, a todos. A música tem sido parte dessa Igreja. A música com letra selecionada, música que traz aos ouvintes a mensagem de Deus, a mensagem do nosso Senhor Jesus Cristo.

É com muito prazer que estou aqui representando o Bispo Marcelo Silva e o Pastor Agnaldo Silva, que são membros da Igreja Universal do Reino de Deus, e que têm feito um trabalho maravilhoso através da música cristã, da música evangélica.

Quero agradecer a presença de todos, a presença da Gravadora Line Records. Hoje, sim, uma das maiores gravadoras do segmento gospel no país. Isso, claro, graças à Igreja Universal do Reino de Deus. Obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Muito obrigado. E, por falar em música, vamos ouvir o hino com o Trio Dádiva, da Line Records.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Muito obrigado ao Trio Dádivas. Esta Presidência concede a palavra à Sra. Diane Frota, que cuida de uma parte muito importante da Igreja, que ela vai passar aos senhores.

 

A SRA. DIANE FROTA - Boa noite a todos. Quero agradecer a oportunidade que o Deputado Gilmaci Santos nos dá, e dizer que a EBI, Escola Bíblica Infantil, atende a todas as crianças que chegam à Igreja Universal do Reino de Deus, através das tias que são voluntárias. Nós passamos a palavra de Deus a essas crianças, para que, desde pequenininhas, elas possam ter a oportunidade de chegar até Deus, porque sabemos que é muito importante. E, hoje, temos recebido, só aqui no Estado de São Paulo, mais de 450 mil crianças e contamos com mais de sete mil tias voluntárias. Com esse trabalho, atendemos todas as crianças que chegam até a igreja e damos apoio a elas, porque muitas vezes chegam com problemas. São crianças carentes, e temos as nossas tias voluntárias para atendê-las. Esse é o trabalho que fazemos através da Igreja Bíblica Infantil. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Muito obrigado. Esta Presidência agradece a presença do Deputado Said Mourad.

Passo a palavra ao Sr. Luiz do Broca, do Projeto Ler e Escrever, que é uma parte social muito importante.

 

O SR. LUIZ DO BROCA - Boa noite, senhoras e senhores, dignos representantes de um povo. Não é todo dia que neste sagrado local, onde encontramos os digníssimos representantes do povo, podemos nos regozijar em comemorar o aniversário da fundação de uma entidade que veio para ficar. Sabemos que o homem tem o livre arbítrio para as suas ações. Porém, quando elas estão voltadas ao benefício do próximo, é gratificante. A direção da IURD, notando que dentro das igrejas havia muitas pessoas que não sabiam ler e escrever para poder prestar atenção diante da palavra de Deus, sentindo-se então segregadas da sociedade, iniciaram um trabalho social de alfabetização de adultos.

Esse trabalho iniciou no Rio de Janeiro em 1994, vindo para São Paulo desde 1996, onde já levou e alfabetizou mais de 10 mil pessoas a darem continuidade a seus estudos no supletivo da quinta à oitava série.

Hoje, o Estado de São Paulo conta com 128 unidades de ensino, 350 educadores voluntários e mais de 3.200 alunos em classe de aula. Graças ao empenho da Sra. Edna Macedo, e companheiros, hoje temos um trabalho alfabetizador sólido, além de diversos cursos profissionalizantes rápidos, levados às pessoas que querem mudar suas situações.

Parabéns à Igreja Universal do Reino de Deus. Parabéns por essa obra educativa social. Parabéns a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para esta data. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Esta Presidência acredita que, hoje, a Igreja Universal do Reino de Deus tenha mais de um milhão de membros, só aqui em São Paulo. Não daria para todos falarem. Mas convidamos o Sr. Ezequiel Camilo para falar em nome dos membros da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

O SR. EZEQUIEL CAMILO FERREIRA - Boa noite. Agradeço pela oportunidade. Tenho consciência da responsabilidade que me foi confiada, de falar pelas pessoas que fazem parte dessa família, às quais não considero só como membros, mas uma família. E, hoje, fiquei muito feliz em saber quantos somos nós no Estado de São Paulo.

Pelos 12 anos que faço parte dessa família, eu tenho muito a falar. Como já foi dito, um dia não seria possível. Fazer parte da Igreja Universal do Reino de Deus é algo que aprendi e tenho procurado levar às pessoas, porque realmente a felicidade é algo que transcende ao entendimento de qualquer ser humano. E ao falar da Igreja Universal do Reino de Deus, eu aqui representando os membros, dá para vocês imaginarem o que vou falar.

Mas, ouvindo tudo o que foi dito dessa instituição, que está crescendo a cada dia que passa, a felicidade é muito simples, é a mesma coisa que alguém estar falando bem da nossa mãe. Acredito ser este o sentimento da maioria, se não de todos os membros da Igreja Universal do Reino de Deus. Ficamos muito felizes quando ouvimos qualquer veículo falando da Igreja Universal do Reino de Deus e esta homenagem que ela está recebendo aqui.

Como membro, tenho de agradecer a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que este ato acontecesse. Em nome dos membros da Igreja Universal do Reino de Deus, agradeço e quero dizer que tenho certeza absoluta de que a partir de agora terá muito mais empenho o nosso trabalho, levando essa família a crescer cada vez mais. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Eu sempre ouvi o Bispo Macedo falar que a Igreja Universal do Reino de Deus tem pastores, bispos, que trabalham diariamente na frente da igreja, mas tem o alicerce, a base. E essa base eles sempre falam que são os obreiros da igreja. Só em São Paulo, temos mais de 40 mil obreiros, mas não daria para todos virem aqui falar. Nós convidamos um obreiro para falar em nome desses 40 mil obreiros de São Paulo, e mais os milhares que temos no Brasil e no mundo.

Passo a palavra ao Sr. Fábio Faria, representando os obreiros da igreja.

 

O SR. FÁBIO FARIA - Sr. Presidente desta sessão, Deputado Gilmaci Santos, Pastor Davi, Da. Márcia, Sr. Ezequiel, Pastor Wendel, Da. Edna Macedo, todos os bispos, pastores, obreiros, tias, e todos os convidados, nós estamos reunidos, nesta noite, para prestigiar os 30 anos da Igreja Universal do Reino de Deus, que conheci há 13 anos e que mudou completamente a minha vida.

Quero agradecer primeiramente a Deus pela sua preocupação, cuidado e amor para com seus filhos, e que deu inspiração a um homem para criar essa escola que nos mostra o caminho certo a seguir, o alvo que devemos alcançar, tudo isso através da sua palavra, a Bíblia Sagrada.

Quero agradecer ao Bispo Macedo - se ele estivesse aqui eu lhe daria um beijo -, que se colocou à disposição de Deus, deixando suas próprias vontades para fazer a vontade de Deus, fazendo com que os sonhos de Deus se tornassem também os seus sonhos, que é o de fazer com que as pessoas encontrem a solução para seus problemas e a salvação para as suas vidas.

Não poderia deixar de agradecer, também, à Dona Ester, que esteve ao lado do bispo em todos os momentos, dando força, amor, apoio, sempre animando e ajudando em oração, tornando-se a cada dia um exemplo de como deve ser uma mulher virtuosa.

E agradeço à família que encontrei, da qual faço parte hoje, o grupo de obreiros, que sempre me ajudaram quando precisei. Eles são soldados do exército de Deus, instrumentos preciosos nessa obra, que é a de fazer com que todos cheguem a Deus. Quando o pastor me chamou para representar aqui os obreiros, eu falei: “Puxa, não sou digno”. Quero agradecê-los por eu representar cada um deles aqui.

Gostaria de terminar a minha fala com um versículo bíblico, aproveitando o local em que estamos e aproveitando esta sessão: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”. Muito obrigado e parabéns à Igreja Universal do Reino de Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Fábio. Deus te abençoe.

Esta Presidência convida agora para cantar e falar um pouquinho só, ele que conheci há alguns anos quando veio para a Igreja; mas quando ele falava, as pessoas que estão aqui e que não o conhecem vão se lembrar dele.

A Igreja Universal está em mais de cem países. Acredito que no Continente Africano, depois da América do Sul e Brasil, o trabalho seja maior. O Gibi vai cantar exatamente a música “África”, não é isso?(Palmas.)

 

O SR. JOSÉ RODRIGUES (GIBI) - Boa noite a todos. É interessante a solenidade, não é? É a primeira vez que estou numa solenidade assim porque estive em várias festas, e hoje é uma festa de aniversário também. É ou não é? Mas vimos assim num lugar e vemos o povo todo sério. E eu estou suando, pensando, meu Deus, o que vou fazer. Mas quero apresentar a minha vida a vocês.

Para quem não me conhece meu nome é José Rodrigues. Sou mais conhecido como Gibi porque fiz parte de um grupo chamado “Os Originais do Samba” durante dez anos. E fazendo parte desse grupo busquei o estrelato. E buscando esse estrelato realmente o alcancei, só que havia um vazio dentro de mim que eu não sabia o que era. Era porque não conhecia o Senhor Jesus, mas fiz coisas fortíssimas para conseguir alcançar o estrelato. Alcancei, e por alcançá-lo fiquei conhecido não só no Brasil, mas em Portugal, França, Itália, Japão, fazendo muito sucesso, ganhando muito dinheiro, mas aquela infelicidade, aquele vazio. E eu não sabia o que era aquele vazio dentro de mim a ponto de tentar o suicídio três vezes. Uma pessoa que tinha fama, que tinha dinheiro, bons carros, morava em bons apartamentos, tinha uma vida exatamente destruída porque não conhecia o Senhor Jesus. Uma pessoa que teve cinco casamentos destruídos. Depois que conheci o Senhor Jesus realmente a minha vida se transformou. Mudou de uma tal maneira que louvo a Deus; louvo a Deus por Ele conceder ao Bispo Macedo a Igreja Universal do Reino de Deus.

E hoje vejo a Igreja Universal do Reino de Deus como uma passagem bíblica que existe porque uma certa pessoa chegou num lugar e esse lugar estava com águas amargas, as terras não eram férteis. Ele jogou simplesmente uma porção de sal e aquelas águas ficaram boas, saudáveis e a terra fértil.

Tenho certeza absoluta de que a Igreja Universal representa esse sal que paulatinamente vai se espalhando pelo Brasil, por esse mundo todo. E tenho certeza de que vai tornar esse mundo todo saudável e fértil para honra e glória do Senhor Jesus. Amém, povo de Deus!

Vou cantar uma canção africana que aprendi e Deus me deu a direção para fazer um arranjo para ela. Hoje vamos fazer uma coisa diferente. Posso fazer algo diferente aqui no Plenário? Nunca aconteceu, Sr. Presidente. Até esqueci de cumprimentar a todos, mas tenho certeza de que estão cumprimentados. Amém!

Gostaria que todos ficassem de pé. Pode ser? Todos, todos, todos. O pessoal lá de cima também. Quero agradecer à senhora pelo carinho muito grande, meu amor. Olha, vou fazer um negócio diferente aqui. Sabe por quê? Quando vamos a uma festa sempre há um povo dançando, não há? Quem não conhece a Igreja Universal vai pensar que não fazemos isso, que não existe festa na Igreja. Existe uma festa muito grande e o povo lá dança, dança porque Davi vencia todas as batalhas e ele dançava para Deus. E somos imitadores de Davi. Amém!

Então vamos dançar para o Senhor Jesus. Quem vai me ajudar? Vocês vão me ajudar mesmo? Vão? O povo lá de cima vai me ajudar? Então vamos cantar para Jesus uma canção assim: “Eu que muito tempo andei, andei, olha, não encontrei nada. Eu girei, girei por esse mundo e não encontrei nada. Eu procurei de um lado, procurei do outro e não encontrei nada. Hoje posso dizer: não há ninguém como Jesus. Amém!”

Na África eles fazem isso. Os africanos são pessoas maravilhosas. E nós vamos fazer porque somos imitadores de quem? Do Senhor Jesus. Amém!

Agora vem a parte mais engraçada. Muita gente não gosta. Aqui no Brasil levantamos as mãos para os céus e adoramos a Deus. Em Moçambique, Angola, eles adoram a Deus colocando uma mão sobre a cabeça. Então colocam a mão na cabeça e falam a Deus: “Te adoramos, mas não nos deixe ficar porque queremos a volta do Senhor Jesus”. E todo o mundo quer morar no céu. Quem quer morar no céu? Ah, que maravilha! Se quer, então vai adorar Deus comigo. Levanta a mãozinha assim. Ai que lindo! Meu Deus do céu! É muito lindo, não é? A humildade prevalece à honra. São todos humildes. Vamos lá. A mão na cabeça! Tem gente que não vai querer, mas olhem!

Quem vai fazer comigo? Vocês vão fazer, Srs. Deputados e Vereadores? Que lindo! Que bacana! Um, dois, três e...

Aí tem muita gente que já dançou aquele forrozinho, não dançou? Dançou ou não dançou? Por favor, venha aqui, meu querido. Nós vamos fazer diferente. Olha só que lindo! Lá eles dançam para Jesus, se humilham na presença de Deus cantando: “Eu danço assim porque meu Cristo quer. Dançar assim não é coisa qualquer. Eu danço assim porque meu Cristo quer.”

É bacana ou não é? É o hábito que temos de estar na Igreja e falar. Mas tenho certeza de que aqui é a Igreja do Senhor Jesus também. Amém!

Quem vai fazer? Quero ver agora. Quero ver todo mundo fazer para honra e glória de quem? Do Senhor Jesus. Vamos lá. Ensaiando.

 

* * *

 

- É apresentado um número musical e um ensaio de dança.

 

* * *

 

O SR. JOSÉ RODRIGUES (GIBI) - Aplaudam o Senhor Jesus, único digno de toda a honra, todo o louvor, único digno de toda a glória. Amém, povo de Deus. Amém. Olha, então muita gente fala assim: poxa, o Gibi era dos “Originais do Samba”; a vida dele estava muito apertada e ele resolveu ser crente para ganhar o seu dinheiro, ganhar o dinheiro dos crentes. Não! Quando vim para o Senhor Jesus estava com a minha vida aparentemente boa, mas com a minha vida espiritual destruída. E hoje falo sobre “Originais do Samba”. Para mim é o primeiro e melhor grupo de samba do Brasil. Tenho o maior carinho por eles.

O grande problema era a minha vida espiritual. E quando vim para a Igreja realmente Deus deu essa transformação tão grande! Cheguei sem nada. Hoje tenho tudo. Hoje sou uma pessoa muito bem casada, vivo desse trabalho, desse Ministério e posso até dizer que existe uma Line Records na Igreja, mas ainda não faço parte porque ainda não é da vontade de Deus. Amém! Estou há dez anos na presença de Deus, há cinco anos fazendo esse trabalho. Vivo com esse trabalho independente. Só na dependência de quem? De Deus. Muitas vezes a pessoa fala “ah, ele deixou de ser artista para ganhar dos irmãos”. Não. É um trabalho árduo. É o suor do meu corpo. Tenho sobrevivido bastante e na dependência de Deus; amém.

Quero agradecer à Presidência a oportunidade a todos os pastores, bispos, às autoridades presentes, agradecer ao meu Senhor Jesus pelos 30 anos de Igreja Universal, pela esposa maravilhosa que me deu, e todo lugar que vou falo: não existe mulher mais linda no planeta do que a minha esposa. Amém. Aplaudam o Senhor Jesus. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado Gibi. Deus te abençoe. Quem quiser falar com o Gibi, ele está no Tucuruvi.

Dando continuidade aos nossos trabalhos, quero dar a palavra agora à Igreja Universal, como diz o pastor Davi, tem mais de 900 Templos só em São Paulo, e acredito que ela está presente em todos os municípios de São Paulo. Se não tem Igreja propriamente, temos ainda um trabalho chamado Núcleo, mas que hoje estamos praticamente em todo o Estado de São Paulo, em os municípios. Quero agradecer a presença do Oscarzinho, de Votuporanga.

Tem a palavra o Sr. Joaquim Horácio Pedroso Neto, Sr. Quinzinho, Prefeito de Cotia, para falar em nome dos Prefeitos paulistas.

 

O SR. JOAQUIM HORÁCIO PEDROSO NETO – Boa noite senhoras e senhores. Primeiramente, quero cumprimentar o Presidente desta Sessão Solene do 30º Aniversário de Fundação da Igreja Universal do Reino de Deus. Exmo, Sr. Deputado Gilmaci Santos, pela solicitação da presente sessão solene, na pessoa de quem cumprimento os Exmos. Srs. Deputados João Barbosa, Otoniel Lima, bem como o Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima. Nesta grande oportunidade, quero cumprimentar quatro grandes mulheres, porque ao lado de grandes homens sempre há grandes mulheres. Cumprimento a Exma. Deputada Edna Macedo, que leve nosso abraço, nosso carinho e nosso respeito ao Bispo Edir Macedo.

Também cumprimento a grande e valorosa Deputada Célia Leão. Tive a oportunidade de viajar para Cuba, numa delegação da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, da qual participou essa guerreira, essa nobre Deputada que honra o Estado de São Paulo. Quero cumprimentar também a Sra. Maria Deusana da Silva Barbosa, esposa do Deputado Gilmaci Santos, guerreira no trabalho social junto com o Deputado, cujos frutos são colhidos não só no município de Cotia como em todo o Estado. Cumprimento a Presidente da Associação Pestalozzi, Sra. Márcia Rocha, e em nome dessas quatro guerreiras, dessas bravas mulheres, cumprimento a todas as senhoras e todas as senhoritas aqui presentes.

Senhoras e senhores, é um privilégio para mim, para o Prefeito de Cotia, o Quinzinho, cumprimentar a todas autoridades presentes. Feliz daqueles que desfrutam desse momento. Quero cumprimentar em meu nome, e em nome do Prefeito de Araçariguama, Sr. Carlos Aimar Srur Bechara, esse privilégio ter me dado e transfiro também, não com tanta propriedade, não com tanto saber de oratória do Prefeito Carlos Aimar Srur Bechara, assim como também da nossa Deputada, mas humildemente tentarei expressar a minha alegria, a minha emoção, e o meu amor pelo povo evangélico.

Senhoras e senhores, cumprimento os vereadores que vieram de vários municípios do Estado de São Paulo prestigiar esta sessão solene. Cumprimento as autoridades de todos os municípios. Para nós é de suma importância estar aqui presente nesse evento histórico, não só para o Estado de São Paulo, mas para o Brasil e para o mundo.

Cumprimento os senhores obreiros, senhores membros da Igreja, senhores Pastores, senhores Bispos, e todos aqueles que direta e indiretamente fazem a parte da história da nossa Igreja Universal.

Senhoras e senhores, com o calor da sessão solene, essa comemoração magnífica, queria dar o testemunho do nosso povo de cotia. Feliz o Prefeito de Cotia e o Prefeito de Araçariguama de estar aqui presentes, representando os 645 municípios do Estado de São Paulo, nesse momento de fé e de oração.

Provas aqui no testemunho do Gibi, de palavras proferidas pela nobre Deputada, e pelos meus antecessores, que fizeram uso da palavra de forma tão apropriada. Nós, de Cotia, só temos a agradecer à Igreja Universal. Digo isso por quê? Porque o trabalho da Igreja Universal em nossa cidade nos ajuda a crescer na solidariedade. Feliz o prefeito que tem o povo evangélico ao seu lado, especialmente a Igreja Universal. Quantos trabalhos sociais, quantos trabalhos humanitários são feitos dia a dia, naquele calado, sem propaganda e sem ninguém aparecer.

Mas o que se apresenta é a palavra do Senhor. Nesta noite que estamos vivenciando aqui, respiramos e nos alimentamos da palavra de Deus. Quando a nobre Deputada falou que não estamos num banquete, concordei com ela. Mas estamos num banquete diferente, alimentados pelas palavras do Senhor.

Acho que esse momento espiritual que ora vivemos nos enche de honra, satisfação e obrigação para, cada vez mais, dar abertura ao povo de Deus.

Gostaria que prefeitos de outros municípios paulistas dessem o humilde testemunho que começarei a dar agora.

Eu, Prefeito Quinzinho, no início de minha carreira política, em 1983, à época presidente da Câmara - faz muito tempo, chutava escanteio, corria a cabecear, hoje fora de forma - vi como o povo evangélico trabalhava em prol do município.

Nos quatro mandatos que tive como vereador, cinco vezes na Presidência da Câmara, vi o trabalho do povo evangélico, especial da Igreja Universal. Em todas as campanhas anti-fumo, anti-drogas, e contra a bebida e a Igreja estava atuante. No desespero do pai, da mãe, da família, por mais berço que se possa dar, às vezes as amizades, roubando nosso filho do seio familiar é na Igreja Universal que vimos quantas vidas foram salvas no nosso município.

Na minha vida de vereador, acompanhei tudo isso. Há vários vereadores aqui. Prestem atenção nas suas cidades. Eu via o Poder Público fechando as portas para o povo de Deus. Pensei: alguma coisa está errada. Se o povo evangélico está fazendo um bom trabalho, como é que os prefeitos não fazem alguma coisa para caminhar “pari passu”? Por quê não fazer isso?

Não se trata de concorrência. O amor ao próximo, o amor ao semelhante não tem cor, não tem bandeira, não tem partido, não tem Igreja, tem o amor de Deus.

E quando o povo da minha cidade me deu a oportunidade, a honra e o privilégio de ter sido eleito prefeito, pela primeira vez, no ano 2000, sabia da minha lição de casa. Eu e o Prefeito Carlos Aimar, de Araçariguama, conversamos, trocamos idéias.

No município de Cotia temos uma assessoria do povo de Deus. O povo evangélico dirige uma assessoria, dentro da prefeitura, que assessora todas as religiões do nosso município. Mas há uma meta principal a ser atingida: onde se abre uma igreja, fecha-se uma porta do mal. Nosso município tem um arquiteto próprio para cuidar de todas autorizações de abertura das igrejas: aquelas que não têm recuo frontal adequado, ou os recuos laterais, ou a profundidade que não obedece à fração ideal. Se os vizinhos não se incomodarem, o prefeito dá alvará, porque onde se abre uma porta do bem, se fecha uma porta do mal. Nosso município tem um arquiteto evangélico para dar assessoria específica às igrejas.

No dia-a-dia vemos a dificuldade de as igrejas pagarem IPTU. Fomos além, não só pelo que diz a Constituição, que igrejas e templos têm isenção. Em Cotia, quando o imóvel é alugado, não se paga IPTU. Então, são medidas que colaboram com o povo de Deus, para que vocês possam nos ajudar com a palavra e com amor ao próximo. Vemos alguns testemunhos, como o do Pastor Gilmaci Santos, que trabalha em nosso município. Temos a Marcha para Jesus, o Dia da Bíblia.

Hoje estamos aqui para dizer muito obrigado a todos vocês. Obrigado pelo carinho, obrigado pela oração, obrigado pelo trabalho que a Igreja Universal desempenha.

Em nome do meu pastor Hélio, da nossa Igreja Universal em Cotia, gostaria de agradecer, do fundo do meu coração, a todos os membros, a todos aqueles que compõem a Igreja Universal. Parabéns! Parabéns por esses 30 anos de abnegação, de amor ao próximo. O Poder Público, que faz essa homenagem, que às vezes é ineficiente, inoperante, tem dentro da igreja a salvação de muitas vidas, porque ela nunca fecha a porta para as pessoas com problemas.

Senhoras e senhores, com muita honra, com muito privilégio, o Prefeito Carlos Aimar e eu, juntamente com meus secretários - Carlão, Antonio Carlos de Camargo, da Secretaria de Obras; Rogério Cardoso Franco, do Governo; Professor Marcos Roberto Bueno Martinez, da Educação - sentimo-nos honrados de estar aqui presente, prestando esta singela homenagem.

Parabéns pelo 30º Aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. Que sirva de exemplo para outras igrejas, para o povo paulista, brasileiro e do mundo afora. Obrigado por vocês existirem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado Prefeito Quinzinho. Que Deus continue abençoando-o cada vez mais. Gostaríamos também de ouvir aqui a palavra do nosso Prefeito Carlos Aimar Srur Bechara, primeiro Prefeito do PRB.

 

O SR. CARLOS AIMAR SRUR BECHARA - Farei uma saudação rápida a todos, agradecer a oportunidade ao Presidente Gilmaci Santos, cumprimentar a todos os presentes, não vou nominar a todos, mas na pessoa dos queridos tanto o Gilmaci Santos, a Márcia, meu querido Prefeito Quinzinho, enfim, todos que estão aqui , estão numa noite muito feliz. Mas quero, não nominar a todos, mas agradecer especialmente à oportunidade de estar aqui, ao Deputado Gilmaci Santos, Presidente desta sessão solene, que me convidou ontem, o convite já havia chegado, mas ele ligou e disse a ele “faço questão de ir”. Por quê faço questão de ir? Porque o sentimento de gratidão bate mais forte.

Quando vou à igreja, apesar de ser católico, vejo que minha estrada está cada vez mais alargada em direção a essa Igreja, porque me sinto bem aqui. Sinto-me bem com os evangélicos e sinto-me bem na Igreja Universal. Quando fui para o PRB não me perguntaram de que religião eu era. Aceitaram-me de portas abertas, com carinho, com afeto. E hoje sou o primeiro Prefeito do Brasil do PRB. Fiz questão de vir aqui também por conta disso, para de alguma forma retribuir o carinho com o qual fui recebido.

Mas o gesto de gratidão é maior que isso. Vocês sabem o que representam para os Prefeitos, para as comunidades, vocês que muitas vezes são até - desculpem o termo - discriminados perante algumas pessoas? Vocês fazem idéia do que representam? Eu sou político, sou político, tenho orgulho de ser político, gosto de fazer política. Gosto tanto de política que sou casado com uma Vereadora, e ela tem mais votos do que eu, porque ela é suplente do Gilmaci Santos. Teve 36 mil votos. É duro, mas vocês sabem o que significa a presença de vocês na nossa comunidade? A maior cruzada de indignação que conheço.

É verdade que a Igreja Universal tem a Record, mas a gente liga a televisão de um modo geral e vê droga, desgraça, violência, morte, seqüestro. Tudo que é de ruim, infelizmente, está lá exposto para todos e para todas, de todas as idades, de todas as religiões, de todos os credos, de todas as cores partidárias, de tudo, tudo está lá. É como se tudo aquilo que está lá, fosse normal. Hoje nos impõem que tudo aquilo é normal. Fica até parecendo que o dia-a-dia da gente é uma novela, que não é verdade. Que é uma ficção, até as coisas ruins se aproximarem da gente. Daí a gente se assusta. De repente quando tem um seqüestro com o vizinho, uma violência muito perto, no nosso quarteirão.

A Igreja Universal e os evangélicos de modo geral formam essa cruzada permanente pela indignação. Eles não aceitam, vocês não aceitam e eu me incluo com respeito aqui, me dêem licença de me incluir nesse grupo de pessoas que não aceitam as coisas como elas infelizmente nos são impostas.

Tudo de ruim tem que ter um antídoto. E a Igreja tem sido ao longo dos anos, apesar da discriminação, uma grande cruzada de permanente indignação para não aceitar. Daqui a pouco vão colocar um sapo na frigideira, fritar e servir para nós e vão dizer que é assim mesmo, que todos nós temos que comer sapos.

Portanto, venho aqui com este sentimento, para dizer o quanto a igreja evangélica é importante, nas comunidades, lá na pequena Araçariguama, que só tem 20 mil habitantes. Lá tem coisas bonitas, tem lá o Vale da Benção, que é uma outra benção, do Pastor Jonatan, muitos aqui conhecem, e é lá em Araçariguama. E lá vemos o trabalho evangélico atendendo a criança desamparada, atendendo o alcoólatra, atendendo aquele drogado que quer sair desse mundo mas não sabe por onde, atendendo desempregado e atendendo um dos piores males da vida moderna: a depressão.

Eu entendi o Gibi. Eu entendi o que você estava querendo dizer. Você tinha tudo e não era feliz, porque você tinha dentro de si um vazio e hoje a Igreja preencheu esse vazio. E não se preocupe com isso, viu? Ninguém vai ficar achando nada de você. Todos nós aqui já vimos que você é maluco, mas maluco do bem, maluco-beleza, maluco de Jesus. Você me motivou. Vou voltar para casa mais inspirado, com mais combustível para continuar nossa batalha.

Então, venho aqui com essa mensagem. Dizer para vocês, em meu nome, no nome do Quinzinho, o quanto nós estamos felizes e agradecidos pela oportunidade que o Gilmaci está nos dando de, de público, poder reconhecer os méritos desta Igreja que tem sido uma permanente cruzada contra o mal, contra as coisas ruins que estão aí, infelizmente, no nosso cotidiano.

Aquele jovem que estava aqui há pouco disse que gostaria de ter dado um beijo no bispo. Como é o nome dele? Fabinho. O Fabinho disse que está na Igreja há 13 anos. Então ele já nasceu na Igreja. O Fabinho disse que gostaria de dar um beijo no Bispo Edir Macedo. Eu não tive o privilégio de conhecê-lo, mas toda vez que o ouço, escuto com atenção. E gostaria também de beijá-lo, de alguma forma, e com esse gesto de carinho demonstrar o nosso respeito, admiração e reconhecimento a tudo que a Igreja Universal tem feito por São Paulo, pelo Brasil e pelo mundo.

Se Jesus Cristo estivesse aqui - e está, alguns com certeza vêem mais que eu, mas sei que está aqui, não conheço tão bem a Bíblia, mas sei que onde existe um ou mais falando de Jesus, Ele está presente, Deus está presente, então isso é do coração - estaria feliz, porque vocês estão fazendo o que nós realmente precisamos fazer. De alguma forma, fazer o trabalho que Ele nos reservou, que Ele nos deixou.

Então, fico grato por estar aqui e certo de que Jesus Cristo e o Senhor maior de todos, o nosso Deus, estão felizes pelo que a Igreja Universal vem fazendo. Deus abençoe a todos. Muito obrigado pela oportunidade. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Prefeito Carlos Aimar.

Passo a palavra agora ao Bispo Atílio, Vereador da cidade de São Paulo. Ele vai falar em nome de todos os vereadores aqui presentes.

 

O SR. ATÍLIO FRANCISCO - Sr. Presidente, Deputado Gilmaci Santos, muito obrigado pelo convite. Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui nesta noite. Quero cumprimentar todos os presentes, todas as autoridades.

Falar da Igreja Universal do Reino de Deus é muito saudável. Com muita alegria digo que esta Igreja, há mais de 24 anos, me acolheu num momento difícil de minha vida e me deu um rumo, porque até então, aos 33 anos de idade, eu não sabia o que queria. A Igreja Universal abriu uma porta para que uma nova vida pudesse se apresentar: a mais infeliz de todas as pessoas, eu. Eu tinha tudo e não tinha nada.

Agradeço a Deus por ter iluminado o Bispo Macedo e dado a ele essa missão de tocar um trabalho tão maravilhoso como é o da Igreja Universal.

Em nove de julho de 1977, o Espírito Santo, através do Bispo Macedo, abriu uma porta para que todos os que entrassem por ela, com qualquer tipo de problema, pudessem encontrar uma solução.

A Igreja tem sofrido nestes 30 anos, principalmente por parte de muitas autoridades governamentais, todo tipo de discriminação. Como vereador, sei o que nós enfrentamos para tratar das questões relativas ao trabalho da Igreja.

Mas a Igreja, ao invés de discriminar os presidentes que a partir de 77 ocuparam as cadeiras em Brasília, os governadores e os prefeitos que muitas vezes vão aos microfones da mídia reclamar das dificuldades que têm para governar, aproveita esta oportunidade, na comemoração do 30º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus, para dizer: “Senhores governantes, presidente, governadores e prefeitos, aproveitem essa porta que se abriu. Entrem por ela, porque dentro da Igreja Universal do Reino de Deus os senhores vão encontrar forças e condições para resolver todos os problemas que os senhores têm enfrentado sem encontrar uma solução.”

Obrigado meu Deus; obrigado Jesus; obrigado Espírito Santo. Obrigado Bispo Macedo, Bispo Romualdo, Bispo Clodomir, todos os bispos da Igreja. Obrigado todos os pastores, todos os obreiros, que são a coluna da Igreja, obreiros que muito me ajudaram no tempo em que eu precisei para conhecer e para viver na presença do nosso Deus. Esse povo maravilho que é o povo da Igreja Universal. Obrigado evangelistas, Pastor Wendel, um lutador bravio, que tem a grande responsabilidade de encaminhar os nossos jovens para um futuro saudável neste País, principalmente aqui no Estado e na cidade de São Paulo. Obrigado Dona Márcia, que faz um trabalho maravilhoso na Pestalozzi. Meu obrigado às tias da escolinha, que fazem um trabalho importante preparando nossas crianças. O Sr. Luiz do Broca também exerce um papel fundamental na Igreja trabalhando no sentido de diminuir o analfabetismo na nossa cidade, no nosso Estado. Obrigado meu Deus. Obrigado Igreja Universal por estes 30 anos de existência, porque onde sua porta se abre, o povo é liberto. Obrigado Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Obrigado, Bispo Atílio.

Antes de encerrar esta sessão, vou convidar o Pastor Wendel para fazer a oração final para nós, não sem antes eu dizer algumas palavras.

Quero explicar por que solicitamos esta sessão solene em homenagem aos 30 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.

Não estamos na Igreja há 28 anos como o Deputado João Barbosa ou há 24 anos como o Bispo Atílio, mas já há 20 anos. Chegamos à Igreja em 1987, garoto, ainda em forma. Temos lutado durante 20 anos.

Chegamos também, como quase todos, com a vida destruída, com problemas, com doenças, enfim, e encontramos uma porta aberta. Os obreiros nos acolheram, nos orientaram, mostraram o que devíamos fazer. Os pastores acolheram a mim e à minha família, de 10 irmãos, com muitos problemas, inclusive vícios. Hoje fico contente em ver dois irmãos meus prestigiando também esta sessão.

E Deus fez uma obra em nossa vida. Começamos a trabalhar, nos entregamos. Decidimos abandonar o nosso trabalho privado para fazer o trabalho evangelístico, o trabalho da fé, o trabalho da obra de Deus. Isso já faz 20 anos, 20 anos de muita luta, muita dificuldade, mas Deus abençoou.

A Igreja, então, através do Espírito Santo, decidiu que no ano de 2006 saíssemos candidato a Deputado estadual e para glória de Deus nós fomos eleitos. Portanto, nada mais justo eu realizar esta sessão solene que todo ano acontecia a pedido do Deputado Milton Vieira dentre outros que por aqui passaram. Realizo esta sessão solene para homenagear os 30 anos da Igreja Universal, porque estes 30 anos têm salvado vidas, salvado almas, resgatado vidas, pessoas perdidas, pessoas como eu ou piores do que eu e que hoje estão integradas na sociedade. Pessoas que outrora destruíam vidas, faziam mal, hoje resgatam vidas, fazem o bem. Claro, é Deus que faz isso, é o Espírito Santo que faz isso, mas graças à Igreja Universal do Reino de Deus, graças à fé e à determinação de um homem que há 30 anos resolveu tomar essa atitude de fé, abandonar tudo, enfrentar dificuldades, enfrentar lutas, enfrentar adversidades, conforme o testemunho que temos ouvido dele, contra tudo e contra todos.

Abrir essa Igreja foi o chamado de Deus. Ele ouviu o chamado de Deus e a Igreja hoje é o que é: mais de 900 templos só em São Paulo. Pelo Brasil não temos a estimativa, mas são muitos templos em mais de 100 países pelo mundo. Então, só temos a agradecer à Universal. Espero que no próximo ano estejamos aqui de volta para homenagear mais um ano de vida da Igreja Universal.

Quero chamar o Pastor Wendel para fazer a oração em agradecimento a este momento. Fiquemos de pé.

 

O SR. WENDEL DA PAZ SILVA - Eu pediria que vocês fechassem seus olhos e colocassem as mãos no coração. Vamos elevar o nosso pensamento a Deus.

Senhor, nosso Deus, nosso Pai, eu creio que a tua Igreja, a Igreja Universal do Reino de Deus, que o Senhor instituiu no Brasil e no mundo, está entregue em tuas mãos. Mas aproveito, Senhor, o término desta solenidade, para pedir por todas as pessoas que com a tua permissão estão aqui nesta noite, pessoas de várias religiões e credos, pessoas vindas de todas as partes do Estado de São Paulo, e que de alguma forma, Senhor, estão enfrentando lutas, seja na vida financeira, seja de ordem sentimental, seja na família, enfim, eu peço ao Senhor que possa fazê-las se conscientizar que mais que tudo, elas precisam de Ti, elas precisam do Senhor. Elas precisam se encontrar, como nós nos encontramos.

Todos que hoje fazem parte da Igreja há 20 anos, 18 anos, 15 anos, Te conhecem e têm a sua vida restaurada e regenerada. Como eu tive a minha regenerada, que o Senhor possa regenerar e suprir as necessidades de todos que aqui se encontram. Que possam sair daqui, meu Deus, com essa semente plantada no coração. Que quando chegarem no estacionamento, pegarem o seu automóvel ou tomarem o seu táxi, possam ir para casa meditando naquilo que está escrito na tua palavra: “Vinde a mim todos vós que estais cansados, oprimidos e sobrecarregados e eu vos aliviarei.”

Tenho certeza de que o Senhor vai aliviar no exato momento em que essas pessoas entregarem a vida a Ti.

Nós te agradecemos por esta solenidade. Agradecemos pela vida do Bispo Macedo, da Dona Éster, do Bispo Romualdo, de todos os bispos no mundo inteiro, de todos os obreiros, de todos os jovens evangelistas, do pai da Dona Márcia, da EBI, do projeto Ler e Escrever, do trabalho na Febem, do trabalho nos presídios, nós entregamos nas tuas mãos e Te agradecemos, meu Pai, de uma forma grandiosa.

É o que nós Te pedimos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Que todos digam ‘Amém’ e ‘Graças a Deus’. Aplausos ao Senhor Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILMACI SANTOS - SEM PARTIDO - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Quero agradecer também à equipe do nosso Gabinete, aos funcionários que trabalharam para que pudéssemos chegar até aqui: ao Roberto, à Cecília, à Vivian, à Renata, ao Adilson, ao Anselmo, ao Mauro, ao Josenildo Bahia, aos de Cotia que trabalham com a gente, ao Raimundo, ao Luis, a baixinha, enfim, a todos que participaram.

Antes de encerrar, convido todos a participarem de um coquetel no Café São Paulo.

Quero agradecer também à Dona Yeda, uma jovem senhora que trabalha há muito tempo na Casa, firme e forte, sempre nos assessorando e indicando o caminho certo.

Obrigado Dona Yeda. Palmas para Dona Yeda. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e um minuto.

 

* * *