03 DE MAIO DE 2010

019ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “JUBILEU DE OURO DA ASSOCIAÇÃO BRASIL SOKA GAKKAI INTERNACIONAL - BSGI; DOS 80 ANOS DE FUNDAÇÃO DA SOKA GAKKAI E O CINQUENTENÁRIO DA POSSE PRESIDENCIAL DO DOUTOR DAISAKU IKEDA”

 

 

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

RESUMO

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a presente sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo ao pedido do Deputado João Caramez, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional - BSGI; os 80 anos de fundação da Soka Gakkai e o Cinquentenário da posse presidencial do doutor Daisaku Ikeda. Convida os presentes para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, faz elogios ao senhor Daisaku Ikeda, Presidente da Fundação. Fala que esta é uma homenagem a todos que dela participam. Cita a importância da prática do budismo para diminuição de conflitos e para a busca da paz mundial. Comenta os 50 anos da direção de Ikeda Sensei.

 

003 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia apresentação de vídeo institucional. Recorda seu encontro com o professor Ikeda no Japão e cita que este realizou mais de sete mil diálogos com grandes personalidades.

 

004 - WAGNER ISSAMI

Vice-Presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional - BSGI, faz leitura de mensagem enviada pelo Doutor Daisaku Ikeda enaltecendo o movimento de paz, cultura e educação que é promovido pela SGI em 192 países. Cita, ainda sobre a mensagem, elogios ao Brasil por sua "democracia de raças" e a liderança deste país no cenário mundial.

 

005 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Recorda momentos da posse do senhor Daisaku Ikeda, como o terceiro Presidente da Soka Gakkai, aos 32 anos de idade. Comenta que Ikeda-Sensei estabeleceu contatos com líderes mundiais nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Informa que são mais de 15 milhões de associados em 192 países. Relata experiências pessoais com a associação.

 

006 - WAGNER ISSAMI

Fez saudação ao Presidente Daisaku Ikeda.

 

007 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Comenta que esta homenagem é um exemplo de trabalho, dedicação e perseverança. Faz agradecimentos a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Quero agradecer a presença de todos os senhores e as senhoras.

Quero aqui mais uma vez agradecer a presença desse sempre deputado, nosso amigo, nosso companheiro, um deputado que nos orgulha muito em defesa dos interesses do Estado de São Paulo no Congresso Nacional, Deputado Arnaldo Faria de Sá. Muito obrigado, Deputado, pela presença. (Palmas.)

Agradeço também a presença do senhor Wagner Issami, Vice-Presidente da Soka Gakkai. Obrigado, senhor Wagner. (Palmas.)

Já nos tornamos amigos, e eu até disse a ele que estava com saudades dele: senhor Eduardo Taguchi, Presidente do Conselho Orientador. (Palmas.) Lá dentro eu disse o seguinte: Eduardo, eu vou mandar cortar o seu ponto porque você faltou em duas ou três sessões, mas depois dessa ovação eu não vou cortar mais não, Eduardo.

Quero cumprimentar e agradecer a presença de Kokei Uehara, Presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa. (Palmas.)

Meus amigos e minhas amigas, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo uma solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI; os 80 anos de fundação da Soka Gakkai, e o Cinquentenário da posse presidencial do doutor Daisaku Ikeda.

Para tanto, convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Milita, sob a regência do Subtenente PM Aguiar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Nossos agradecimentos a Banda da Polícia Militar sob a regência do Subtenente PM Aguiar. Muito obrigado.

Dando sequência as nossas comemorações, passo a palavra ao nosso queridíssimo Deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa-noite a todos os presentes. É um prazer estar de novo aqui no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar o nosso Deputado João Caramez, que preside a sessão, e que como deputado estadual tem tido uma relação muito grande com o Soka Gakkai e, sem dúvida nenhuma, inclusive, já foi recebido lá no Japão por Ikeda-Sensei. Cumprimento o doutor Eduardo Taguchi, Presidente do Conselho Orientador; o doutor Kokei Uehara, Presidente da Associação para Comemoração do Centenário Brasil-Japão de Imigração.

É uma alegria estarmos aqui na Assembleia no dia três de maio de 2010, quando comemoramos 50 anos de direção da Soka Gakkai pela pessoa importante, magnânima e que tem acima de tudo uma transcendência importante no contexto mundial, Presidente Daisaku Ikeda. E eu que tive o prazer de por mais de uma vez estar junto ao Presidente Daisaku Ikeda sei o quanto ele transmite, o quanto ele consegue transferir para todos nós a sua busca incessante pela paz mundial. E sem dúvida nenhuma nós, que praticamos essa luta constante e permanente da causa e do efeito, sabemos a importância de Ikeda-Sensei para todos nós. E na verdade apesar dessa luta, de toda essa garra, de toda essa determinação Ikeda-Sensei jamais se preocupa com ele, se preocupa com todos nós. Então, aqueles que não praticam o nosso budismo na busca da paz mundial, sabemos que essa luta constante e permanente é uma luta que tem diminuído os conflitos na busca dessa paz mundial. E tenho certeza que ao comemorarmos os 50 anos, não é apenas ele que está sendo homenageado, todos nós estamos participando dessa homenagem, vivendo esse momento mágico, esse momento importante, e esse momento que tem um contexto muito mais amplo do que a própria Soka Gakkai.

Tenho certeza que ao cumprimentarmos todos aqueles que aqui participam deste momento, e ter a oportunidade de viver esse momento mágico de 50 anos de direção de Ikeda-Sensei, nós temos certeza que é importante estarmos todos presentes como se tivéssemos numa única comunhão em busca dessa paz mundial. E tenho certeza de que eu na busca dessa caminhada haveremos todos nós de nos tornarmos soldados de Ikeda-Sensei nessa luta da causa e do efeito. E temos certeza que é importante que aqui neste plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Estado mais importante do país, certamente o país mais importante da América Latina, nós estamos dando reconhecimento dessa luta importante que Ikeda-Sensei faz na busca da paz mundial.

Sabemos que tudo aquilo que é conseguido ninguém busca algo para si, mas para a sociedade, e para a comunidade. Portanto, ao cumprimentar nosso dirigente que aqui se encontra à Mesa, e aqueles que estão ao nosso lado, e aqueles que se encontram aqui no plenário, e todos os nossos membros praticantes, nós estamos dizendo neste momento que Ikeda-Sensei tem feito muito para que o mundo não entre em convulsão. Ikeda- Sensei tem feito muito para que o mundo continue nessa busca incessante da paz mundial, e nós haveremos de conseguir juntamente com Ikeda-Sensei.

Parabéns, Ikeda-Sensei, por essa luta, por sua esposa, e por todos aqueles que estão nessa luta diária na busca pela paz mundial. Aqui, do plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, nós estamos mandando um forte abraço. Um aplauso muito grande para Ikeda-Sensei pelos 50 anos de sua direção. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Parabéns, Deputado Arnaldo Faria de Sá. O Deputado Arnaldo Faria de Sá é um seguidor da Soka Gakkai. Eu fico admirando aqui pela facilidade com que ele fala sobre a entidade, um dia eu vou chegar lá, se Deus quiser.

Quero anunciar e agradecer a presença do senhor Eduardo Goo Nakashima, secretário-geral administrativo; do senhor Kihatiro Kita, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; professor José Carlos Amaral Vieira Filho e senhora Iara do Amaral; senhor Osamu Matsuo, Presidente do Comitê Executivo; senhor Julio China, Vice-Presidente Adjunto; senhora Maria José de Oliveira, Vice-Presidente Adjunto; senhor Miguel Shiratori, Vice-Presidente Adjunto; senhora Silvia Maria de Souza Shinjo, Coordenadora da Divisão Feminina da cidade de São Paulo; senhora Jeni Ikeda, consultora da Divisão Feminina; senhor Alessandro Ariga, Coordenador dos Jovens da Cidade de São Paulo. Agradeço a presença de todos, muito obrigado. (Palmas.)

Dando sequência, vamos assistir agora a apresentação de um vídeo institucional da Soka Gakkai.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Eu estou emocionado, afinal de contas, eu me considero uma pessoa privilegiada. Privilegiada por várias razões: pela família que eu tenho, pelos amigos, por estar aqui ocupando uma cadeira neste Parlamento tão valoroso, mas, sobretudo, privilegiado por ter estado com o professor Ikeda-Sensei lá no Japão. Ele realizou mais de sete mil diálogos com grandes personalidades, e hoje assisto esse vídeo e vejo uma homenagem à minha cidade Itapevi e por ocasião da minha visita.

Então, quero agradecer ao senhor Eduardo e a todos vocês por essa grande oportunidade que vocês me deram, essa grande chance de ter conhecido o professor Ikeda pessoalmente, e de ter dialogado com ele durante alguns minutos. Muito obrigado mesmo. Vou levar no coração essa homenagem que eu acabei de ver no vídeo com relação à nossa presença, e à presença da minha cidade natal. Muito obrigado. (Palmas.)

Esta Presidência concede a palavra ao senhor Wagner Issami, Vice-Presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional – BSGI.

 

O SR. WAGNER ISSAMI - Excelentíssimo senhor João Caramez, Deputado estadual e requerente desta sessão solene; excelentíssimo senhor Arnaldo Faria de Sá, deputado federal; excelentíssimo senhor Kihatiro Kita, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; senhor Kokei Uehara, Presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa, em nome de quem desejo cumprimentar todas as autoridades presentes; caríssimos companheiros da BSGI, senhoras e senhores, boa-noite.

Nesta grata oportunidade em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promove a presente sessão solene especialmente para comemorar o dia três de maio, o Dia da Soka Gakkai, tenho a elevada satisfação de agradecer em nome do homenageado doutor Daisaku Ikeda, do Presidente da BSGI senhor Júlio Kosaka, e dos associados da nossa instituição, por este nobre reconhecimento concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, manifesto sincero agradecimento. Nosso muito obrigado.

Ao ser informado desta significativa sessão solene o doutor Daisaku Ikeda fez questão de enviar uma mensagem, a qual gostaria de proferir a leitura.

“Mensagem de agradecimento:

Excelentíssimo senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz; excelentíssimo deputado João Caramez, nobre requerente desta sessão solene; excelentíssimas autoridades presentes; distintos convidados, senhores e senhores, representando dez milhões de membros do Japão, expresso meus mais profundos agradecimentos pela resplandecente realização da sessão solene comemorativa do Dia da Soka Gakkai nesta grande metrópole brasileira de São Paulo, cujo nome ressoa altivo por todo o mundo. Esta homenagem é uma honrosa glória para nós que atuamos em prol da paz mundial e do bem estar social.

Muito mais do que uma distinção pessoal, é um grandioso incentivo para o movimento de paz, cultura e educação que é promovido pela SGI em 192 países e territórios do mundo, incluindo o Brasil.

Em especial, desejo compartilhar a alegria de hoje com meus estimados companheiros da Associação Brasil SGI, que vem se empenhando dedicadamente como cidadãos exemplares. Na data de hoje o Dia da Soka Gakkai está sendo comemorado efusivamente em todos os cantos do mundo por meio de diversos eventos.

O primeiro Presidente da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, e o segundo Presidente Jossei Toda, lutaram resolutamente contra o regime militar do Japão em defesa da paz e de seu povo. Nesse sentido, tenho a plena convicção de que ambos estão felizes e sorridentes com a realização desta sessão solene no Brasil, a grande nação pacífica mais distante do Japão e potência do século XXI. Como discípulo, não há honra maior do que isso. Reitero uma vez mais meus profundos agradecimentos a todos.

Eu tive a grata satisfação de visitar o Brasil em quatro oportunidades. Nessas ocasiões, pude estabelecer inesquecíveis laços de amizade que se tornaram marcos dourados que reluzem na história de minha vida.

Neste mundo do século XXI, que ainda se agoniza diante da segregação e do ódio, a grandiosa espiritualidade brasileira, de transbordante harmonia e calor humano, emana uma luz ainda mais radiante.

A República Federativa do Brasil é uma nação em que, acima de qualquer coisa, todas as raças e etnias convivem na mais perfeita harmonia. Por diversas vezes referi-me ao Brasil como “democracia de raças”. Nesse grandioso solo de abundante internacionalidade permeia o espírito de universalidade, humanidade e criatividade que desenvolve cidadãos abertos para o mundo.

Tenho absoluta certeza de que o sol da alvorada de paz e esperança que se ergue do celeiro de valores humanos chamado São Paulo haverá de banhar ainda mais o mundo com o esplendor de sua luz.

Como uma pessoa que também ama sinceramente o Brasil, estou decidido a atuar ainda mais intensamente para prestar a minha contribuição.

Quero concluir esta mensagem de agradecimento citando as palavras do escrito austríaco Stefan Zweig, que amou incondicionalmente o Brasil. Ele escreveu: “Não estamos mais dispostos a reconhecer uma hierarquia que leve em conta à potência industrial, financeira, militar de um povo, mas, sim, de estabelecer, como medida de exemplaridade de um país, o seu caráter pacífico e sua postura humanista. Nesse sentido, e isso é para mim de máxima relevância, que o Brasil é um país destinado a ser um dos mais respeitáveis do mundo e modelo de superioridade pelo seu espírito pacífico e humanitário.”.

Estamos entrando numa era em que o Brasil liderará de modo esplêndido a civilização planetária do século XXI. Estarei orando sinceramente pela saúde e disposição ainda maiores de cada um dos senhores que honraram com sua presença a solenidade de hoje mesmo em meio aos intensos afazeres. Oro também do fundo do meu coração pela contínua prosperidade e desenvolvimento de São Paulo que tanto estimo e amo.

Muito obrigado. Daisaku Ikeda, Presidente da Soka Gakkai Internacional”.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Antes de eu fazer aqui o nosso pronunciamento final, eu gostaria de faze aqui alguns comentários. Primeiro, quero dizer que a nossa TV Assembleia estará exibindo esta sessão solene na íntegra no sábado às 20 horas.

Por se tratar de um evento memorável, por se tratar de uma data significativa o nosso gabinete estará produzindo dentro de mais alguns dias, 10, 15 dias, um vídeo desta sessão solene em homenagem aos 50 anos do professor Ikeda, como Presidente da Soka Gakkai. Então, aqueles que tiverem o desejo de ter esse DVD é só entrar em contato com o nosso gabinete, ou no nosso site www.joaocaramez.com.br que nós enviaremos com toda satisfação, com toda alegria, com toda felicidade um exemplar desse DVD, para que fique registrado não só no coração da gente, mas também aos olhos de todas as nossas famílias. (Palmas.)

Nada tenho a temer, só me resta avançar altivamente contra tempestade como um verdadeiro jovem. Foi o que pensou o jovem Daisaku Ikeda pouco depois de finalmente aceitar os apelos de seus companheiros para se tornar o terceiro Presidente da Soka Gakkai. Alguns dias depois em três de maio de 1960, frente a uma verdadeira multidão que lotava o auditório da Universidade do Japão em Tóquio o jovem Daisaku Ikeda, com apenas 32 anos de idade, assumia oficialmente a Presidência da Soka Gakkai.

Cinquenta anos depois, três de maio de 2010, este Parlamento Paulista, a maior Casa Legislativa da América Latina lhe rende homenagem celebrando o Jubileu de Ouro da posse na Presidência desse honorável líder.

Esta epopeia frente à Soka Gakkai alcançou dimensões épicas. Com determinação inabalável Ikeda-Sensei empreendeu ações, estabeleceu contatos com líderes em destaque mundial nas mais diversas áreas do conhecimento humano como: política, ciências, física, medicina, direitos humanos, literatura, estabelecendo uma verdadeira corrente de amigos em torno da ideia de transformar o indivíduo para se estabelecer uma paz duradoura no mundo.

A partir deste dia memorável com a força de um majestoso leão, Ikeda-Sensei empreende uma verdadeira revolução de desenvolvimento e propagação, tendo como destino em sua primeira viagem ao exterior, como foi divulgado no vídeo, o nosso querido Brasil.

No ano de fundação de Brasília, a capital da esperança, assim denominado por seu hino, misticamente Ikeda-Sensei desembarca em terras brasileiras para estabelecer bases do Kossem-Rufo nas Américas.

São extraordinários os números alcançados até aqui, o que faz de Ikeda-Sensei digno de figurar no panteão da humanidade como seu mais elevado representante. Vejamos então, de repente eu vou esquecer de dar alguns dados aqui, mas eu peço perdão por isso. Nada mais, nada menos do que 15 milhões de associados em 192 países e territórios; quatro mil homenagens no mundo todo; 280 títulos de instituições acadêmicas; sete mil diálogos com personalidades mundiais; cerca de 150 volumes publicados; 24 homenagens das Nações Unidas; 820 homenagens governamentais; 660 títulos de cidadania honorária.

Como se não bastasse tudo isso, ainda temos: estabelecimentos de ensino Soka, da pré-escola à universidade, da qual eu tive o privilégio de conhecer; a Universidade Soka dos Estados Unidos; Associação de Concertos Min-on; Museu de Arte Fuji; Centro de Pesquisas para o Século XXI de Boston; Instituo Toda para a Paz Global e Pesquisa Política.

Que obra maravilhosa! O Presidente Ikeda-Sensei dignifica a humanidade com toda certeza.

Certa ocasião, em resposta a um convite que fiz ao Ikeda-Sensei para visitar mais uma vez o Estado de São Paulo, ele me agraciou com o título de Farol da Esperança. Eu estava iniciando o meu primeiro mandato como deputado estadual, e confesso aos senhores que não havia compreendido o real significado e a profundidade desta denominação. Só me dei conta da magnitude deste título que carrego eternamente em meu coração, na ocasião da minha visita ao Japão em 2001 ao encontrar Ikeda-Sensei e sua adorável esposa, a senhora Kaneko. Deste dia em diante, como que em um juramento, me empenhei ao máximo para merecer tão nobre e significativa honraria desse grandioso mestre.

Por falar na senhora Kaneko, hoje também é o Dia das Mães da Soka Gakkai, minhas homenagens a todas as mães da Divisão Feminina. Parabéns a todas vocês. (Palmas.)

Senhor Wagner Issami, por favor, leve ao Ikeda-Sensei a mais profunda manifestação de respeito e admiração deste Deputado e de todo Legislativo paulista.

É para mim, um dos dias mais felizes de minha vida esta noite, senhor Wagner Issami, mais feliz da minha carreira política com certeza, pois tenho a honra e o privilégio, como disse, de presidir esta sessão, Sessão Solene de Júbilo ao dia três de maio de 2010. Muito obrigado. (Palmas.)

Antes de eu proclamar o encerramento da sessão, quero aqui chamar o senhor Wagner Issami para que ele possa liderar três vivas para Ikeda-Sensei. Por favor, senhor Wagner Issami.

 

O SR. WAGNER ISSAMI - Gostaria então de fazer três vivas desejando uma longa vida ao nosso Presidente Daisaku Ikeda, e também a sua esposa, e que nós possamos estar desenvolvendo e crescendo ainda mais a BSGI no mundo inteiro. Agradeço a Assembleia Legislativa por esta homenagem que presta a Ikeda-Sensei.

 

* * *

 

- É feita a manifestação

 

* * *

 

O SR. WAGNER ISSAMI - Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Nós temos que obedecer aqui o protocolo e o Regimento Interno da Casa, mas não haveria encerramento melhor do que esse.

Quero agradecer a presença de todos. Estava comentando com o Deputado Arnaldo Faria de Sá que na última sessão nós havíamos combinado isso: de no dia três de maio fazer a sessão solene em homenagem ao Jubileu de Ouro do professor Ikeda, e homenagear as mães da Soka Gakkai, e fizemos o convite a todos.

Parabéns a vocês. Vocês lotaram esta Casa, nós nunca tivemos uma sessão solene tão linda, tão recheada de pessoas tão belas e maravilhosas como vocês. Parabéns. (Palmas.)

O senhor Renato me lembra aqui para não esquecer de anunciar a apresentação da Orquestra no Hall Monumental, eu estava até achando que não ia ter festa nenhuma. Então, depois do encerramento no Hall Monumental, nós teremos apresentação da Orquestra Filarmônica da Soka Gakkai.

Essa aqui é o nosso exemplo de trabalho, de dedicação, de perseverança. (Palmas.) Ela que nos orienta, fez essa observação e veio mostrar pra mim.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe de trabalho, meu gabinete, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa, e das assessorias policiais Civil e Militar, bem como todos que, com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. E convido a todos para assistirem à apresentação da Orquestra Filarmônica da Soka Gakkai – OFBHI – no Hall Monumental.

Um abraço a todos e parabéns ao professor Ikeda. (Palmas.)

Esta encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 01 minuto.

 

* * *