http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

23 DE ABRIL DE 2012

019ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS "70 ANOS DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS"

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM

 

RESUMO

001 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Registra a presença de autoridades. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Luiz Carlos Gondim na direção dos trabalhos, para "Comemorar os 70 Anos da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia duas apresentações musicais da Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia vídeo institucional sobre a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Anuncia apresentação musical da cantora Kelly Sanches, com a canção "The Prayer".

 

002 - CRISTIANO PINTO FERREIRA

Vereador da Câmara Municipal de São José dos Campos, saúda as autoridades presentes. Elogia o Deputado Luiz Carlos Gondim pela iniciativa desta homenagem. Destaca sua atuação enquanto vereador no município de São José dos Campos. Enfatiza o papel da igreja e do Pastor Carlito Paes na vida espiritual dos moradores da localidade.

 

003 - MACEDO BASTOS

Vereador de São José dos Campos, elogia o Pastor Carlito Paes por sua atuação religiosa junto à população do município de São José dos Campos. Saúda os presentes. Faz histórico de seu envolvimento com a instituição religiosa. Lembra do papel da Primeira Igreja Batista no desenvolvimento da vida espiritual dos moradores da cidade.

 

004 - FABRÍCIO CORRÊA

Secretário Municipal de Governo de Caçapava, cumprimenta os presentes. Destaca a admiração e o respeito dos paulistas à Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Felicita o crescimento e o êxito da instituição religiosa na disseminação de seu credo. Lembra a atuação do Pastor Carlito Paes enquanto representante da igreja e enaltece sua conduta. Cita as atividades religiosas e sociais da igreja na vida da comunidade evangélica e não-evangélica. Destaca que ocupa o cargo de Secretário da Cultura da cidade de Caçapava e menciona o papel da instituição religiosa nas manifestações culturais da região.

 

005 - AYDANO CARLEIAL

Auditor Geral da Prefeitura, representando o Senhor Eduardo Cury, Prefeito de São José dos Campos, parabeniza o Deputado Luiz Carlos Gondim pela realização desta solenidade. Destaca a trajetória da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Lembra sua chegada ao município, em 1965 e sua conversão à religião evangélica. Enfatiza o impacto da instituição religiosa na área cultural e na assistência social prestada aos moradores da cidade. Enaltece a conduta do Pastor Carlito Paes.

 

006 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Anuncia apresentação musical dos cantores Glaubert e Rose Cantário, com a canção "Essência de Deus". Presta homenagem, acompanhado dos demais deputados e vereadores, à Primeira Igreja Batista de São José dos Campos, com a entrega de placas aos Pastores Carlito e Leila Paes.

 

007 - CARLOS BEZERRA JR.

Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes, em especial o Deputado Luiz Carlos Gondim, responsável por esta homenagem. Destaca o papel religioso e social exercido pela Primeira Igreja Batista de São José dos Campos, no Vale do Paraíba e em todo o Estado de São Paulo. Lembra que uma das funções do Poder Legislativo é homenagear autoridades merecedoras, tal como a instituição religiosa. Enaltece a atuação social da igreja em todo o município, que considera fruto do trabalho do Pastor Carlito Paes. Cita trecho bíblico.

 

008 - VAZ DE LIMA

Deputado Federal, saúda a todos os presentes. Lembra seu mandato nesta Casa enquanto Deputado Estadual. Destaca a atuação religiosa do Pastor Carlito Paes em São José dos Campos. Elogia o papel da Primeira Igreja Batista do município na evangelização e nas áreas social e cultural. Lembra projeto de lei, de autoria da Deputada Maria Lúcia Amary, que pretende tornar a Abap (Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo) uma entidade de utilidade pública. Explica que a realização de homenagens é função do Poder Legislativo.

 

009 - CARLITO PAES

Pastor, agradece ao Deputado Luiz Carlos Gondim pela realização desta homenagem. Faz histórico da fundação da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Explica que esta instituição religiosa deu origem a outras igrejas no Estado de São Paulo, em especial no Vale do Paraíba. Convida a todos para a mudança de sede da PIB, que deverá ocorrer no dia 09/07. Destaca a missão de divulgação do cristianismo, defendida pela igreja. Cita princípios cristãos. Lê e comenta trecho bíblico. Aponta o crescimento do Brasil como motivação para a conversão de outros fiéis.

 

010 - CARLOS BEZERRA JR.

Assume a Presidência.

 

011 - LUIZ CARLOS GONDIM

Saúda e cumprimenta os presentes. Enaltece os membros da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos pela realização de trabalhos sociais. Faz histórico da trajetória da instituição religiosa desde sua fundação. Lembra a realização de 'Auto da Páscoa' com membros da comunidade. Enaltece o trabalho realizado pela Abap (Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo). Parabeniza o Pastor Carlito Paes e deseja sucesso à igreja.

 

012 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Bom dia a todos. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Iremos agora nomear as autoridades. Pastor Carlito Paes, homenageado juntamente com a Igreja; Aydano Barreto Carleial, Auditor Geral, representando o Prefeito Municipal de São José dos Campos, Eduardo Cury; Sr. Sérgio Luiz Pinto Ferreira, Secretário Municipal de Administração de São José dos Campos; Sr. Fabrício Corrêa, Secretário Municipal de Governo de Caçapava; gostaria também de nomear a Pastora Leila Paes, esposa do Pastor Carlito Machado Paes.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, essa Sessão Solene foi convocada pelo Presidente dessa Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 70 anos da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Convido a todos os presentes para, respeitosamente, ouvirmos o Hino Nacional do Brasil, executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Gostaríamos de citar autoridades aqui presentes. Capitão da PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o Coronel PM José Luiz Martins Navarro, Chefe da CPI Um; Camila Silvestre e Claudio Lourenço Fazolo Godoi, representando o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia; Edna Gomes, representando o Secretário da Juventude de São José dos Campos; Pastor Paulo Dias da Igreja Batista do Jardim das Oliveiras, São Paulo; Vereador da Câmara Municipal de São José dos Campos, Cristiano Pinto Ferreira; Vereador Delegado Macedo Bastos, Câmara Municipal de São José dos Campos; Alexandre Curiati, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati; Alfredo Pinto Xavier, representando o Deputado Estadual Hélio Nishimoto. E queria pedir desculpas, pois Deputado Federal Vaz de Lima acabou de pousar no Aeroporto de Congonhas vindo de São José dos Campos, e já está chegando da solenidade. Ouviremos agora a Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, apresentando dois números.

Antes, à minha esposa, eu convido para ficar ao lado da Pastora Leila Paes, por favor.

 

* * *

 

- São feitas as apresentações.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Essa Presidência agradece a Camerata da Polícia Militar e parabeniza pela sua brilhante apresentação. Muito obrigado. Assistiremos agora a um vídeo institucional sobre a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Agora assistiremos a apresentação musical da cantora Kelly Sanchez.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Essa Presidência agradece a Kelly. Parabéns. Coisa linda. Passaremos agora a palavra ao Vereador Cristiano Pinto Ferreira, Vereador à Câmara Municipal de São José dos Campos.

 

O SR. CRISTIANO PINTO FERREIRA - Exmo. Sr. Deputado Gondim, Presidente dessa sessão; Exmo. Pastor Carlito, na pessoa de qual cumprimento os demais Pastores dessa Igreja; Secretário Sergio Pinto Ferreira, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos; Aydano Carleial, na pessoa de qual cumprimento os demais representantes dessa Prefeitura; amigo e irmão Fabrício Corrêa, na pessoa de qual cumprimento os demais representantes da Mesa; meu colega e irmão, Vereador Macedo Bastos; a imprensa, Banda da Polícia Militar, Senhoras e Senhores, bom dia e boa semana a todos.

Vou ser bem prático e rápido e dizer ao Sr. Deputado Gondim, que o Sr. foi muito feliz. Na mesma fala que o cumprimentei aqui quando o Sr. chegou, o Sr. foi muito feliz a essa iniciativa, de homenagear a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos que, sem dúvida nenhuma, é um verdadeiro hospital de almas da nossa cidade. É um local sagrado de São José dos Campos. Homenageando a PIB, não tenha dúvida de que o Sr. está homenageando o nosso Senhor Jesus Cristo, homenageando a população de São José dos Campos, homenageando nosso empreendedor Pastor Carlito Paes, a Pastora Leila, os demais Pastores da nossa igreja.

Enfim, como vereador de São José dos Campos, entendo que viver é viver com propósitos, é viver servindo a população de São José dos Campos e a nossa igreja vem fazendo isso. Ao longo de 70 anos ela vem fazendo isso. O Pastor Carlito tem sido um grande parceiro, um grande amigo de São José dos Campos em conjunto com os demais Pastores, e a Assembleia Legislativa, em respeito às demais homenagens que aqui já fez, a Assembleia Legislativa de São Paulo foi muito feliz nessa homenagem. Eu queria, em nome da população de São José dos Campos, acredito que o Vereador Macedo Bastos também vai falar, cumprimentar V. Exa. por essa iniciativa em nome da população de São José dos Campos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convidamos agora para fazer uso da palavra o Vereador Macedo Bastos.

 

O SR. MACEDO BASTOS - Sr. Presidente dessa Sessão Solene, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado Gondim, ilustre amigo, Pastor, conselheiro espiritual Carlito Paes, que, aliás, ontem à noite quem teve a oportunidade de ouvi-lo saiu embevecido pelas suas palavras maravilhosas, que encantaram a todos nós, trazendo-nos mais perto ainda de Jesus Cristo. Ontem a noite, foi uma noite especialíssima para que pudéssemos, todos, sempre ter a oportunidade de estar 24 horas com esse homem de Deus, que realmente traz momentos maravilhosos para nós. Obrigado por ontem, por hoje e por sempre. Representando aqui a Prefeitura de São José dos Campos, o nosso querido Secretário Sérgio, o Carleial aqui se faz presente também; Fabrício, que é nosso amigo e companheiro da cidade de Caçapava e São José dos Campos, ele atua nas duas frentes; Caríssimo Vereador Cristiano Pinto Ferreira; Sra. ex-Secretária Marina, que tem uma tarefa árdua para frente; quero felicitar aqui também a nossa querida Pastora Leila, homenageando as mulheres da nossa igreja.

Não posso deixar de vê-lo daqui, Pastor Fabiano, extraordinário homem de Deus também, vejo aqui o Marcos Madaleno, Pastor Deley, Pastor Dinei, Douglas, Ian, Tom e lá atrás, o Pastor Conrado e todos os Ministros e todos os amigos da igreja que aqui se encontram. Também não poderia deixar de dizer, que um dos braços mais importantes da nossa igreja é a BAP, e aqui tem o Alexandre e o Serginho, que representam tão condignamente a nossa BAP, as nossas creches e tudo aquilo que nossa Igreja Batista tem feito em São José dos Campos.

Tudo começou em 1942, na pequenina São José dos Campos, onde eu nasci, onde nasceram meus pais e meus avós. Vejam como Deus é maravilhoso comigo. Deu-me a oportunidade, nos últimos anos, nove anos já vou completar de PIB, de conhecer a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. O tempo de Deus é outro, mas se eu pudesse descobrir isso lá atrás. Como foi bom para mim, como tem sido bom para mim, como Deus é maravilhoso. Hoje, uma segunda-feira, viemos para cá às 10 horas da manhã, um dia comum de trabalho, mas eu sinto a presença de Deus e do Espírito Santo nesse ambiente. Nós todos podemos sentir. Não imagina o Deputado Gondim a felicidade e alegria que o Senhor nos trouxe. Lá da pujante São José dos Campos, tecnologicamente avançada com orçamento de um bilhão 700 milhões, mas que precisa muito do lado espiritual. E esse lado espiritual, a PIB tem sido a vanguardista na nossa cidade.

 Comecei ali, com mil e tantos membros, hoje já passamos de seis mil. Só ontem à noite acredito que nós tivemos quase uma centena de irmãos que aceitaram a Jesus.

Gente, muito obrigado pela oportunidade. Eu já trabalhei nessa casa de Leis, Deputado, fui assessor do então Deputado Geraldo Alckmin, hoje Governador de São Paulo. Trabalhei com Luiz Máximo, João Bastos Soares, Laerte Pinheiro da Cunha. Fiquei vários anos perambulando por essa Casa, atendendo às necessidades da população do Estado. E hoje, pela primeira vez, ganhei os microfones da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Que emoção. E principalmente por ser um momento que estamos comemorando 70 anos da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Que Deus lhe abençoe muito, Pastor Carlito, e que a nossa igreja cresça cada vez mais para o bem da nossa cidade, nossa região e nosso Estado. Muito obrigado e bom dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convidamos para fazer uso da palavra o Sr. Fabrício Corrêa, Secretário Municipal de Governo de Caçapava e um pouco de São José dos Campos.

 

O SR. FABRÍCIO CORRÊA - Exmo. Sr. Luiz Carlos Gondim Teixeira, Presidente dessa Casa de Leis durante essa Sessão Solene; nosso querido Pastor Carlito Machado Paes, Pastor Sênior da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos; Aydano Carleial, representando o Auditor Geral da Prefeitura de São José dos Campos e representante nessa sessão do nosso Prefeito Eduardo Pedrosa Cury; vereadores e irmãos em Cristo, Cristiano Pinto Ferreira e Carlos Alberto Macedo Bastos; Pastora Leila Paes, em nome de quem cumprimento todos os Pastores, Ministros, voluntários e membros dessa grande e bonita família que é a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos; Senhoras e Senhores, convidados, Deputados. Às vésperas da comemoração do seu 70º aniversário, a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos confirma o êxito de sua missão, relevando grande vigor em sua caminhada pela evangelização da palavra de Cristo entre nós. É com satisfação, portanto, que nós reunimos aqui para reiterar o respeito e admiração dos paulistas, por uma instituição que tem se fortalecido no trabalho, na dedicação, e na fé dos homens e mulheres que oferecem o melhor de si para servir a Deus.

Não é por acaso que a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos alcançou a posição de destaque, que hoje desfruta entre a população de São José dos Campos, e de todo o povo paulista. Em verdade, esse crescimento é fruto da confiança inspirada pelos Pastores, Ministros, Missionários, voluntários, conduzidos pelo brilhante Pastor, Carlito Machado Paes, e sua verdadeira luta para ampliar e manter o rebanho daqueles que procuram na palavra de Cristo um sentido para suas vidas. Há 15 anos servindo a população de São José dos Campos, 12 anos como Pastor Sênior de nossa igreja, Carlito Paes, inspirado por Deus, não tem limite na sua ação empreendedora em prol do evangelho, prova disso é o crescimento equilibrado e saudável que nossa igreja tem constatado ao longo do seu Pastorado. Como o irmão Macedo Bastos colocou aqui, hoje com mais de seis mil membros estamos prestes a maior mudança física já realizada por uma igreja na nossa cidade. Em nove de julho estaremos inaugurando o Campus Colina, um sonho abençoado por Deus, que transformou a nossa igreja e uniu ainda mais a nossa família.

Falar do Pastor Carlito Paes é procurar por palavras que expressem o mais valoroso sentimento que é o amor. Pai, filho, servo. Pastor Carlito, é uma honra poder conviver e desfrutar de sua liderança a luz da palavra do Pai. Que Deus continue abençoando seu Ministério, sua esplendorosa família constituída pela Pastora Leila Paes e por quatro lindos filhos. Como diz o Sr., tenha a certeza que o melhor está por vir. É no fim da pista que o jato decola.

Sras. e Srs. Deputados, meus amigos, a igreja tem a sua finalidade básica maior, a evangelização, a proclamação das boas novas, conduzir, levar pessoas a Cristo, para serem libertas, perdoadas, salvas; de outro lado, a igreja realiza inúmeras outras atividades, que poderíamos chamar de secundárias, porque embora irrelevantes, não têm a mesma importância da evangelização, da libertação, do perdão, e São José dos Campos não é diferente. A PIB tem um trabalho de libertação profícuo, que não alcança apenas os membros da comunidade evangélica, mas toda a cidade, sem nenhuma distinção de credo, cor, poder econômico, classe social, ou idade. Nossa igreja tem creches, realiza inúmeras ações sociais por meio da Abap, já reconhecida por essa Casa de Leis como entidade de interesse público. Quem sabe até, Deputado Gondim, atendendo aos preceitos do evangelho e do Senhor Jesus, que é que a fé deve ser confirmada pelas obras, a igreja também atende um principio constitucional por ter um constituinte estabelecido e reafirmado no Estado brasileiro, no Inciso 1º do Artigo 19 da Constituição brasileira, segundo a qual está vedada a relação entre o Estado e a igreja, mas conclui dizendo, ressalvada na forma da Lei a colaboração do interesse público.

Deputado Gondim, Sras. e Srs. Deputados, nós não temos no Brasil uma instituição que mais colabore com o Poder Público do que as igrejas evangélicas. Em São José dos Campos essa realidade não é diferente. Na ação de nossa igreja, servir a cidade e sua população é um preceito obrigatório. Se não fosse a obra da igreja, na perspectiva do Sr. Jesus, milhares de jovens estariam no mundo das drogas, da criminalidade, em razão da desagregação familiar, da inoperância do Estado e de quem, em conjunto de outros fatores, colabora para essa difusão do mal, mas não estão lá porque o Sr. Deus estabeleceu sua igreja na Terra, para libertar crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres. E isso tem sido feito. Bendito seja o Senhor.

Os resultados conquistados pelo trabalho de nossa igreja fundam-se também em projetos pedagógicos e nos planos de ação social. A PIB, também por meio da Editora Inspire, tem a publicação de livros e textos voltados à doutrina cristã, obtido grandes resultados, estimulando a formação de grupos de estudo e efetiva discussão dos caminhos propostos para a educação responsável dos membros da igreja.

Vale à pena ressaltar que a missão da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos sempre se desenvolveu em estreita sintonia com as necessidades da população e as bases da tradição cristã no contexto da cultura brasileira. Nesse sentido, e também é minha área de atuação, além de Coordenador das Relações de Governo em Caçapava, exerço a Secretaria de Cultura daquela cidade, e a igreja tem apresentado à sociedade inúmeras manifestações culturais relevantes, do erudito ao popular. Dentre as quais, destaca-se o Ato de Páscoa, maior evento cênico cultural cristão do Vale do Paraíba Paulista, conduzido com primor e dedicação pela nossa querida Pastora Leila Paes. Só nessa edição, mais de 15 mil pessoas foram abençoadas por meio desse espetáculo. Há cerca de 10 meses, a PIB adquiriu a mais importante emissora de rádio de São José dos Campos, o resultado hoje não poderia ser diferente. A rádio AM, líder do Vale do Paraíba, a nossa querida Rádio Cidade, com a premissa de uma rádio secular, mas voltada para a prática cristã, colabora ainda mais para o desenvolvimento de nossa querida São José dos Campos.

Que Deus continue abençoando a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Que não falte a nenhum dos Srs. o entusiasmo, a coragem e a determinação para continuarem fazendo a obra que vem realizando cada vez com mais ardor. Cada vez mais na perspectiva do evangelho. Cada vez mais na convicção de que com essa obra estamos fazendo a vontade de Deus. Continuem trabalhando, salvando vidas, abençoando famílias, resgatando jovens, abençoando crianças, acolhendo pessoas. Continuem. Deus agrada-se disso. São José dos Campos, São Paulo e o Brasil agradecem.

Concluo, Srs., fazendo referência mais uma vez ao nosso Pastor Carlito Machado Paes. Agradecemos, Pastor, por sua fé, esperança, amor ao evangelho e por seu compromisso com o reino de Deus. Parabéns à família PIB, pelos 70 anos de profícua e abençoada trajetória. Deus os abençoe, era o que eu tinha a dizer. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convidamos para fazer uso da palavra o Sr. Aydano Carleial, Auditor Geral da Prefeitura, representando o Sr. Eduardo Cury, Prefeito de São José dos Campos.

 

O SR. AYDANO CARLEIAL - Sr. Presidente da Sessão Solene, permita-me ser breve nas saudações, talvez para me estender um pouquinho se a emoção permitir, nas palavras que devo dizer sobre essa homenagem. Sr. Presidente, quero de início parabenizar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o Estado de São Paulo, pela decisão de fazer essa homenagem e parabenizá-lo pessoalmente, Deputado Luiz Carlos Gondim, pela sua proposta.

É uma grande honra representar aqui o Prefeito Eduardo Cury, de São José dos Campos, nessa Sessão Solene. Hoje estamos em São José dos Campos na região do Vale do Paraíba, envolvidos entre outras atividades, com reuniões da nova região metropolitana, que envolve grande número de municípios ali, que foi deliberada aqui nessa Assembleia Legislativa recentemente para ser criada.

Mas São José dos Campos não poderia deixar de estar aqui presente, o Secretário de Administração, e o motivo é que a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos é um patrimônio notável na nossa cidade, como é também do Brasil. O Pastor Carlito Paes é testemunha de como nós somos reconhecidos lá, o Poder Público e a sociedade de São José dos Campos, a trajetória notável dessa igreja em nossa cidade. Eu estou aqui representando o Prefeito, mas é inevitável escorregar um pouco para testemunhos pessoais e referências pessoais. Cheguei a São José dos Campos, ao contrário do Prefeito, que ali nasceu e também o Vereador Macedo Bastos, eu sou do nordeste e desci de um ônibus também para estudar na Escola de Engenharia em 1965. Eu sempre achei que era antigo em São José dos Campos, e agora fazendo um pouco de aritmética, 1942 imaginem, se a cidade era pequena, de grandes sonhos, mas ainda pequena em 1962, quando cheguei, e quatro anos depois quando me aventurei ainda mais na cidade, saindo da escola com a minha bicicleta para dar aulas na Etec, percorrendo as ruas de terra da Esplanada, imaginem em 1942.

Veio da 2ª Guerra Mundial, o Brasil declarando a guerra, ainda não tinha mandado as tropas, o mundo era menor, mas a Comissão do Evangelho veio muito antes, e a igreja já estava lá. Eu não conheci naquele tempo. Naquele tempo eu estava no que eu chamo a minha quinzena de anos, e bem depois fui alcançado em uma universidade dos Estados Unidos, por um grupo de estudantes que trouxeram de volta a fé da minha família.

Nesse testemunho emocionado, é que eu quero dizer que a obra da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos tão antiga, hoje se reflete e traz os agradecimentos de toda a nossa sociedade, do Poder Público e do povo em geral, pelo seu imenso impacto na nossa sociedade. Na área cultural, vibrante até nos meios de comunicação. Trabalho de empreendedorismo não só do Pastor Carlito Paes, da sua esposa, mas de toda uma comunidade, que ali está fincada e prosperando, crescendo como Igreja de Atos dos Apóstolos, mas crescendo na comunhão e na palavra. Então, eu penso que de toda essa obra magnífica que hoje estamos a celebrar, com agradecimento, sobretudo a Deus, de toda essa obra para aqueles que são cristãos com certeza, a maior parte é a própria pregação do evangelho. É a própria mensagem que há dois mil anos começou a ser pregada. E que não é de conquistar o mundo e nem mesmo de ocupá-lo, mas de convidar o mundo, de trazer o mundo para salvação. E aqueles que não são cristãos, como eu mesmo não fui, fui agnóstico por mais ou menos 14 anos, dos 13 mais ou menos aos 28, não podem deixar de ver como é magnífico, como é aberto e altruísta esse trabalho de entrega de cada um daqueles que vão as ruas sem forçar ninguém. Chamando a vida eterna.

Então, eu acho que esse é um dia extraordinário aqui nessa Casa. Não pude controlar a emoção porque realmente é emocionante, saber que há 70 anos foi plantado uma semente que está frutificando até hoje, e até hoje está levando pessoas de um caminho de perdição e ausência da eternidade para aquele que Deus nos destinou. Eu repito, não estamos em uma comunidade como talvez tenha sido na idade média e em períodos mais antigos, que procura forçar as pessoas e arrebanha-las, mas sim, trazê-las pelo convite. Essa é uma marca notável daqueles que não são do mundo, mas estão no mundo. Então, eu queria concluir a minha palavra nesse momento dizendo que é assim que todas as igrejas cristãs estão sendo homenageadas aqui nessa Casa, pelo seu trabalho, por aquilo que a fé conquista. E eu não vou referir-me mais por aqueles trabalhos magníficos de cultura e trabalho que a igreja faz. Até conhecem melhor. E vou fixar-me nessa palavra de agradecimento da minha cidade, que hoje represento com muita honra. São José dos Campos agradece, São José dos Campos orgulha-se do trabalho da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Queremos anunciar a presença do Deputado Carlos Alberto Bezerra Junior, líder do PSDB nessa Casa, e do Deputado Federal, ex-Presidente dessa Casa, Vaz de Lima. No momento, ouviremos a apresentação musical dos cantores Glaubert e Rose.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Nesse momento, acompanhado do Deputado Carlos Alberto Bezerra Junior e do Deputado Vaz de Lima, eu, Deputado Gondim, farei a entrega. Faremos a entrega de duas placas, uma à Sra. Leila Paes, homenageando a todos os Pastores e toda a igreja, e outra ao Pastor Carlito, homenageando toda a igreja. Convido os deputados e os vereadores também de São José dos Campos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Essa Presidência convida agora o Deputado Carlos Alberto Bezerra Jr., Líder do PSDB, para fazer uso da palavra.

Gostaríamos também de comunicar a presença do Deputado José Bittencourt.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Muito bom dia a todos. Estamos em um ambiente legislativo, na Casa do povo, mas estamos entre irmãos também. E esse é um espaço da comemoração de 70 anos da PIB São José dos Campos, é um espaço onde a presença dos irmãos, sem dúvida nenhuma, traz a presença especial do nosso Deus, do nosso Pai a essa Casa. E quero, portanto, cumprimentá-los com a graça e a paz do Senhor.

Cumprimentar o Deputado Gondim pela excelente iniciativa, Deputado Gondim que é um dos grandes deputados dessa Casa, colega médico, combativo, homem de bem e que faz hoje uma justa homenagem, um justo reconhecimento dessa Casa e do povo paulista a grande contribuição da PIB em São José dos Campos, mas não apenas em São José dos Campos, a partir de São José dos Campos com toda a influência que tem tido no nosso país.

Quero cumprimentar também o Deputado, sempre Presidente dessa Casa, querido irmão Deputado Vaz de Lima; cumprimentar os vereadores de São José dos Campos, Vereador Cristiano Pinto, Vereador Macedo Bastos, irmãos nossos; cumprimentar o Aydano Barreto Carleial, que representa aqui nessa solenidade o Prefeito Eduardo Cury; cumprimentar o Fabrício Corrêa, Secretário de Governo de Caçapava; cumprimentar o José Luiz Pinto Ferreira, Secretário de Administração de São José dos Campo; e cumprimentar os Pastores. Pastor Madaleno, Mariano, Pastora Leila e mais uma vez um cumprimento especial, um reconhecimento a grande contribuição espiritual, e não só espiritual, espiritual e social, que é representada nessa manhã pela pessoa do Pastor Carlito Paes. Amigo pelo qual tenho bastante carinho, respeito e admiração.

Uma brevíssima palavra com vocês aqui nessa manhã. Eu creio que das decisões mais complexas dentro da função de um Parlamentar, que legisla, que aprova Projeto de Lei, que fiscaliza ações do Executivo, que fiscaliza e destina recursos do orçamento, dentre as principais funções, está a função de homenagear. Muita gente coloca essa função, lamentavelmente, a desvalorizando, em segundo plano. Mas homenagear é sinalizar. É apontar um caminho que deve ser seguido, é fazer um registro memorial histórico de algo que deve ser seguido, acompanhado, e deve servir de exemplo para as próximas gerações.

Deputado Gondim, o que o senhor faz hoje é um ato assim. O Sr. aponta uma história de sucesso da Igreja Batista de São José dos Campos. Costumo dizer que sucesso tem muito mais a ver com jeito que vamos do que com o lugar que chegamos. Ou seja, muito mais importante, aliás, o melhor instrumento de avaliação de sucesso não é o lugar aonde chegamos, não são os patamares que atingimos, mas sim o tipo de pessoa que nos tornamos ao chegar aonde chegamos.

E a PIB de São José dos Campos tem uma história assim, uma história de gente completamente comprometida com algumas coisas que são fundamentais. Profundamente comprometida com as palavras de Deus e com os princípios imutáveis do reino. Gente profundamente comprometida com a transformação do homem, mas não só apenas com a transformação do homem, mas também com a transformação do homem e do lugar onde vive. A Primeira Igreja Batista de São José dos Campos é uma igreja que se diferencia, porque é uma igreja que se integrou com a comunidade. É uma igreja que transformou São José dos Campos em uma paróquia. John Wesley dizia nas suas pregações, a cidade é a minha paróquia. Infelizmente, muitas igrejas fazem um bom trabalho, mas se limitam ao espaço das suas quatro paredes.

E a PIB de São José dos Campos tem uma história completamente diferenciada, porque é uma igreja que resolveu entender que a sua paróquia não se restringe as suas quatro paredes da igreja. E aí foi ocupando outros espaços. E foi entendendo São José dos Campos e o Vale do Paraíba como sua paróquia, interferindo espiritualmente como uma mensagem de libertação e de transformação do homem, interferindo educacionalmente, interferindo socialmente através dos seus projetos, interferindo através dos meios de comunicação, rádio, enfim, eu poderia falar tantas coisas aqui. Não vou estender-me, até porque tem um tanto de discurso e fica todo mundo olhando e pensando, meu Deus, que chato, mais um discurso. Mas a minha fala não é um discurso, é um reconhecimento de um irmão de caminhada. Primeiro do sucesso desses 15 anos de caminhada do Pastor Carlito, que é uma referência. É uma referência em São José dos Campos, mas eu quero dizer para vocês uma coisa, vocês não têm mais a exclusividade do Pastor Carlito. Ele deixou de ser um Pastor apenas da PIB de São José dos Campos para ser o Pastor da cidade de São José dos Campos. E para ser o Pastor do Estado de São Paulo, e para ser o Pastor da comunidade evangélica brasileira. Ele é uma grande referência, eu assim o reconheço e o reconheço em cada um de vocês.

Encerro, como não podia deixar de ser, parafraseando o Mestre Jesus. O Mestre Jesus assim dizia, “Brilha a luz de vocês diante dos homens para que eles, vendo as boas obras de vocês, olhem para vocês e glorifiquem o Pai de vocês que está nos céus”.

Parafraseando o Mestre Jesus, Pastor Carlito da PIB de São José dos Campos, irmãos da PIB de São José dos Campos, “Brilha a luz de vocês diante de São José dos Campos, para que o povo de São José dos Campos, vendo as boas obras de vocês, vendo os trabalhos assistenciais, vendo o trabalho que vocês pregam, vendo os compromissos que vocês têm, para que eles, vendo tudo isso, tenham um brilho tão forte que eles não mais vejam vocês, mas que por causa disso eles glorifiquem o Pai de vocês que está nos céus”. Parabéns, PIB; parabéns, Pastor Carlito; parabéns a cada um dos irmãos; parabéns, Deputado Gondim. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido agora para fazer uso da palavra o Deputado Vaz de Lima, ex-Presidente dessa Casa, ele que comigo nas andanças de São Paulo, dá tão bons testemunhos, ficamos muito gratos com os testemunhos do Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - Bom dia, meus irmãos. Cumprimentá-los a todos na graça e na paz do Senhor, agradecer as palavras do meu amigo, Deputado Gondim. Quando fui Presidente dessa Casa, ele foi meu vice-Presidente, um homem muito correto, leal, muito sério no trabalho. Fizemos grandes parcerias e temos grandes parcerias em benefício de tantas comunidades no Estado de São Paulo. Esse cearense arretado. Ele estava dizendo aqui, Deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior, que estava mostrando que é filho de cearense enquanto o Sr. falava alguma coisa.

Parabéns pelas palavras carinhosas e parabéns pela iniciativa dessa homenagem à PIB de São José dos Campos. Cumprimentar o Deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior, que já falou aqui; cumprimentar o Vereador Cristiano, amigo, companheiro; cumprimentar também o Vereador Delegado Marcelo Bastos, da Câmara Municipal de São José dos Campos, o representante do Prefeito, Aydano Carleial; Secretário Municipal de Governo de Caçapava, Fabrício Corrêa; Sergio Luiz Pinto Ferreira, Secretário Municipal de administração de São José dos Campos; e também o Pastor Carlito Paes e a sua esposa Leila, que foram agraciados e homenageados com esse momento aqui.

Uma palavra também bem objetiva. Acompanho bem o trabalho do Pastor Carlito nesses últimos anos, 15 anos, lá em São José dos Campos, e o progresso que a PIB obteve nesses 15 anos tendo o Sr. à frente da equipe. Evidentemente, ninguém faz isso sozinho. O bom testemunho que a PIB dá em São José dos Campos. Eu tenho pessoas do meu próximo relacionamento que frequentam a PIB, são ovelhas do Pastor Carlito, e dão testemunho do quanto ele e sua equipe tem feito em benefício à comunidade, da igreja em si, e também o quanto a igreja tem representado positivamente na cidade de São José dos Campos.

Seja na área espiritual propriamente dita, que é o papel da igreja, aquilo que a igreja tem que realizar, que é pregar o evangelho as criaturas, tem feito e tem feito bem. Quantas vidas têm sido levadas ao evangelho através da instrumentalidade da PIB de São José dos Campos. Mas atendendo ao apelo do próprio evangelho, da própria escritura, a PIB trabalha nessa questão do evangelho holístico, integral, não se limite apenas às questões religiosas. Ela é capaz de sair das suas quatro paredes e é capaz de influenciar a sociedade. Afinal, é para isso que a igreja existe, para ser sal da terra e luz do mundo. E como se pode ser sal da terra e luz do mundo, se você se coloca, na linguagem do Cristo, não se coloca uma candeia debaixo da cama, se coloca a candeia no velador para que todos possam ser forçados pela luz benéfica da candeia. E isso a PIB tem feito, na área cultural, como foi destacado pelo representante do Prefeito, na área social.

Nos últimos anos, tenho ajudado a Abap, e conheço a Abap, fui lá algumas vezes. Um trabalho espetacular, um trabalho que dignifica, um trabalho que ajuda a recuperar, integrar as pessoas. Eu tive oportunidade inclusive, Deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior, de quando Presidente da Assembleia Legislativa não podendo assinar Projeto de Lei, porque aqui é assim, certo Deputado Gondim? Pedi para a minha líder, que hoje é líder do meu Partido, PSDB, que na época era a Deputada Maria Lúcia Amary, para fazer o Projeto de Lei para transformar a Abap em uma entidade de utilidade pública, que possibilita receber recursos do Estado. E dizer ao Vereador Macedo, que foi quem sempre intermediou isso que tem valido a pena ajudar. Porque é uma coisa que dignifica, faz bem, sabemos que o recurso é bem empregado.

Então, minha palavra é de cumprimento, parabéns pelos 70 anos dos irmãos da igreja que estão aqui, e dizer que é preciso prosseguir. São poucas as entidades, estou usando a palavra para falar da igreja, que completam muitos anos. Esses dias, fizeram lá na Câmara Municipal e eu fui lá representar o PSDB, e eu fui prestigiar a homenagem a um time, que é o Santos Futebol Clube. Cem anos.

E nós estávamos homenageando o Santos, e eu coloquei no Twitter, que é ligado com o Facebook, e poucos minutos depois aparece uma mensagem de uma pessoa, “vocês não tem mais nada o que fazer?”, desse jeito, “do que homenagear o Santos?”. Eu não sou de ficar fazendo polêmica no Facebook ou no Twitter, mas fiz questão de responder para dizer que é dever, sim, do Parlamento e do Parlamentar homenagear entidades que representam a sociedade e que prestam, de alguma forma, um bom serviço. E disse para eles, o Santos que tantas glórias deu e que levou o nome do Brasil para fora. É muito justa essa homenagem. Por isso, mesmo tendo outros compromissos, fiz questão de chegar aqui quase que do meio para o fim, para deixar o meu abraço e dizer, que Deus abençoe, continue. A cidade de São José dos Campos precisa de vocês, São Paulo precisa de vocês, o Brasil precisa de vocês. O evangelho de Cristo precisa do trabalho de vocês. Pastor Carlito, Deus o abençoe muito. Firme na luta. Grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido agora para fazer uso da palavra o Pastor Carlito Paes.

 

O SR. CARLITO PAES - Muito bom dia a todos. Que a graça e a paz de Jesus Cristo estejam com todos vocês. Muito obrigado, Sr. Presidente dessa Sessão Solene, Deputado Luiz Carlos Gondim. Obrigado por essa homenagem, em sua pessoa cumprimento toda a Mesa e também a Pastora Leila, cumprimento toda a nossa equipe e colegas de Ministério que muitos estão aqui.

Lamentamos que precisasse ser essa Sessão Solene em uma segunda-feira pela manhã, porque como São Paulo não para, São José dos Campos também não. E nossas ovelhas todas estão construindo São José dos Campos e Vale do Paraíba, senão teríamos uma casa muito pequena para abrigar os seis mil membros e mais de mil frequentadores da comunidade de São José dos Campos, que gostariam de estar aqui nessa manhã, festejando junto essa homenagem, essa solenidade a qual em nome dessa comunidade, agradecemos.

Mas aqui estamos, é dia de trabalho e estamos cercados de gente trabalhando aqui na maior Assembleia Legislativa do nosso país. Fazemos parte da história de São José dos Campos, e agradecemos a Deus por essa Casa, por se lembrar disso. E eu tenho certeza que até quando Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Mestre, voltar aqui na Terra, nós estaremos comprometidos com o evangelho integral, que é o ser humano, que é atender o homem como um todo. Onde ele está e suas necessidades.

A PIB em São José dos Campos foi organizada em 1942 por duas igrejas aqui na capital. A Igreja Batista Paulistana e a Igreja Batista Russa, hoje Igreja Boas Novas, essas duas igrejas se reuniram para evangelização do Vale do Paraíba e a nossa igreja PIB é a segunda igreja batista do Vale do Paraíba. A primeira é a de Pindamonhangaba, e a segunda é a de São José dos Campos. Também sob a benção da PIB desse Estado, a Igreja Batista de São Paulo, cujo Pastor Paulo está aqui em cima, agradecemos também porque é a nossa igreja máter aqui no Estado e completou nesse ano, 112 anos de existência. Por aí, hoje já são mais de mil e 400 igrejas batistas nesse Estado, que é o maior Estado da Federação, e contempla em uma só convenção, a maior unidade de igrejas, embora no Estado do Rio de Janeiro tenhamos duas igrejas, duas convenções que contemplam os batistas, que é a convenção Batista Carioca e convenção Batista Fluminense. Somando as duas, aí sim daria um pouco mais de igrejas do que a convenção batista do Estado de São Paulo.

Mas pensando em uma só convenção, esse é o maior Estado e essa é a maior convenção de igrejas batistas. E a nossa igreja, há 70 anos, também labuta ao lado dessas outras igrejas coirmãs. E ao longo desses 70 anos, nossa igreja plantou muitas outras igrejas na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo e em especial no Vale do Paraíba.

E agora com 70 anos, nós estamos, como falou o nosso irmão Fabrício Corrêa, Secretário de Governo de Caçapava, prestes a nos mudar, e quero aproveitar e convidar todos que estão aqui e que assistem a TV Assembleia, para no dia 09 de junho, feriado no Estado de São Paulo pela Revolução Constitucionalista, para participarem de pelo menos uma das duas celebrações, uma às 18 horas e outra às 20 horas, no próximo feriado estadual. Eu acho que esse feriado tem a ver também com a mudança da PIB em São José dos Campos, porque também vai ser uma revolução.

A PIB sairá da sua sede, que é uma sede provisória a Rua José Longo, de 17 mil metros quadrados, para a sua nova sede, que é uma sede de 203 mil metros quadrados de área à margem da Via Dutra. Estamos em plena execução do seu auditório principal de seis mil lugares, e para que estamos indo à margem, ali na artéria aorta do país? Entre as duas maiores capitais brasileiras, Rio e São Paulo? Para servir mais e melhor nossa nação. Como destacou o Deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior, a PIB tem essa visão de sermos uma igreja local sim. Uma igreja para a cidade de São José dos Campos, e ali estamos comprometidos, mas também uma igreja regional, uma igreja estadual, uma igreja nacional e uma igreja para as nações, tal como o nosso Mestre nos ordenou e nos orientou em Mateus 28, que temos que pregar o evangelho em toda a criatura, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, cumprindo assim, a grande Comissão e os propósitos de Deus, que ele nos deu no grande Mandamento e na grande Comissão, de amar a Deus sobre todas as coisas, de amar ao próximo como ele mesmo, de servir ao nosso próximo, de servir à comunidade, de ver as pessoas crescerem na fé e também de adorar a Deus sobre todas as coisas.

Então, dentro dessa grande Comissão e desse grande mandamento, a PIB faz 70 anos e agradece a homenagem dessa Casa, mas também profetiza que enquanto o Senhor Jesus não voltar, faremos 80, 100 anos, o quanto o Senhor assim nos permitir, mas sem perder o foco da nossa missão, sem perder a ética nesses tempos tão difíceis, inclusive para a igreja. Por vezes, vejo alguma atitude por parte de igrejas que às vezes entristece soberanamente o nosso Senhor e envergonham também o Evangelho de Cristo, mas a nossa intenção não é ficar criticando a nossa igreja, mas cumprir o mandamento e o evangelho de cristo. E o que traz ao nosso coração o sentimento agora é de gratidão. A Bíblia nos diz, no Salmo de número 26 no Versículo Três, como o povo de Israel, no cancioneiro que traz no livro de Salmos, também cantamos a canção. Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres. Grandes coisas fez o Senhor pela PIB em São José dos Campos, grandes coisas fez o Senhor com as suas entidades auxiliares como a Abap, Associação Beneficente de Ajuda ao Próximo, como a Rádio Cidade, A.M 1120, a mais antiga rádio de São José dos Campos, que hoje é a rádio A.M mais ouvida na cidade, no Vale do Paraíba, e em algumas cidades também.

Também somos gratos a Deus e vamos completar agora um ano sob essa nova liderança. Também para a editora e produtora Inspire, para o Ministério Propósito, treinamento em curso que ajuda na produção de literatura e treinamento de líderes há 12 anos no Brasil, e as nossas outras entidades auxiliares, e as igrejas que temos estabelecido recentemente. Mais igrejas em Jacareí, Jambeiro, Taubaté, futuramente Caçapava e aqui no Estado de São Paulo e capital de São Paulo.

Muito obrigado Deputado Gondim, obrigado a Mesa, obrigado a todos aqueles que antecederam aqui, dando palavras de benção para a nossa igreja. Nós recebemos com alegria e desejamos o melhor de Deus para as suas vidas também. E eu acredito que nós estamos diante de um grande país, que está com grandes desafios. Então, isso não nos entristece, mas nos encoraja.

Acabei de chegar a uma conferência na semana passada em dois estados americanos e soube, Srs. Deputados e amigos, que só no sul da Flórida, cerca de 60 igrejas brasileiras fecharam porque estão indo em massa para os Estados Unidos, e também porque os de lá estão voltando a nossa casa. É sinal de que nosso país está crescendo e prosperando. Mas isso nos traz uma responsabilidade para com as nações mais pobres, que o Brasil, recentemente também em matéria nacional, foi apontado como a maior potência missionária do planeta Terra.

Nós recebemos tanto dos europeus, norte-americanos, agora é tempo também de abençoarmos e enviarmos missionários para muitos países do mundo. E nessa missão, a PIB de São José dos Campos agora comprometida, como no Haiti, por exemplo, onde temos três orfanatos e ajudamos com dois missionários, e na África e em outros lugares. Que Deus nos ajude.

Temos o compromisso de quanto mais recebermos, mais repartimos, porque vida cristã é receber, partilhar e repartir, e dos que falaram aqui, trouxe-nos muita alegria, foi o seu testemunho, Secretário Aydano, que sem dúvida nenhuma representa a missão da igreja, trazer de volta os que estavam afastados e reascender o vigor da fé. Essa é a nossa missão, porque boas novas é convidar o mundo para receber a vida verdadeira e plena de Jesus Cristo.

Que Deus abençoe a cidade de São Paulo, a Assembleia Legislativa, e cada Deputado dessa Casa, cada funcionário, que Deus abençoe a todos vocês, muito obrigado mais uma vez em nome da nossa comunidade. Que Deus abençoe o país. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido para presidir a presente Sessão Solene, o Deputado Carlos Alberto Bezerra Junior, e solicito ao Secretário Fabrício que fique aqui ao seu lado, para que eu possa fazer uma referência à Vossa Excelência.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Carlos Bezerra Jr.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Tem a palavra o Deputado Luiz Carlos Gondim, deputado proponente dessa Sessão Solene.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Boa tarde a todos. Prazer muito grande estar junto com vocês. Cumprimento o Pastor Carlito Paes, o Pastor Sênior da PIB, sua esposa, Pastora Leila Paes, gostaria de cumprimentar a minha esposa, Jane Gondim, que está aqui presente.

Deputado Federal Vaz de Lima, bom testemunho, conheço seu trabalho; Deputado Bezerra, que é uma referência política e cristã aqui nessa Casa; vereador à Câmara Municipal de São José dos Campos, Cristiano Pinto; Vereador Marcelo Bastos; Sr. Aydano Barreto Carleial, parabéns pelas suas palavras, pelo seu testemunho; Sergio Luiz Pinto Ferreira, Secretário de Administração de São José dos Campos; Fabrício, eu queria te agradecer e muito pelo que você me fez fazer essa homenagem nos 70 anos da PIB de São José dos Campos. Eu realmente fui levantar o trabalho da PIB e para que minha esposa saiba, até o La Batista de Mogi das Cruzes, eles ajudam. Então, tem tudo a ver com aquela retidão e com aquele apontamento que se faz quando você aqui homenageia os 70, 80, 90 anos de uma entidade séria. Portanto, estou muito orgulhoso de fazer essa homenagem a vocês.

Eu queria cumprimentar o Pastor Sênior Carlito Machado Paes, pessoa na qual felicito todos os Pastores, presbíteros, Ministros, membros da PIB de São José dos Campos. Aqui, fazendo o meu estudo sobre a igreja, aqui realmente se faz o Ide. Ide e pregai o evangelho. Isso poderia ser só isso o nosso motivo da apresentação, da nossa homenagem. Mas na pesquisa que nós fizemos, tem mais coisa para se dizer da PIB. Eu queria pedir licença a todos e gostaria de fazer um cumprimento especial à Sra. Irmã Mirdza Strauss Rachid, que acompanhou todo o processo de crescimento da igreja, desde a instalação em 1942. Hoje é um dia de festa, porque celebramos 70 anos de existência da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos. A trajetória da igreja começa na década de 40, mais precisamente no ano de 1942, quando a pequena comunidade batista residente em São José dos Campos reunia-se em cultos domiciliares.

Vindos em sua maioria da Letônia, região nordeste da Europa, o movimento batista naquela cidade começou com a família da Irmã Mirdza Strauss Rachid. O movimento ganhou força com a chegada de Rafael Russo, um jovem de São Paulo que fora para São José dos Campos para se tratar de tuberculose, que com sua experiência e trabalho, ajudou a consolidar a Primeira Igreja Batista na cidade.

Os Ministérios começaram a tomar forma e não demorou muito para os batistas formarem uma Congregação. Até a construção do primeiro templo, os membros da PIB de São José dos Campos frequentavam a Igreja Cristã Evangélica. O primeiro templo era somente um grande salão, que com o tempo foi aumentando. Contudo, acabou ficando pequeno. Hoje, a Primeira Igreja Batista de São José dos Campos conta com mais de seis mil membros. O trabalho que vocês realizam é um grande exemplo para todos nós. Sabemos o quanto é importante à fé na vida das pessoas. Além de ser o elo entre o humano e Deus, a Igreja tem a missão de construir valores tão necessários nos dias em que vivemos.

Atualmente, o mundo vive uma onda de secularismo, que leva os jovens a ficarem distantes de Cristo e da família. O trabalho que vocês executam em São José dos Campos contribui para o desenvolvimento de uma nação mais humana e fraterna.

No ultimo dia três de abril, estive em São José dos Campos e acompanhei o Auto de Páscoa de 2012, com Renascimento, e fiquei impressionado com o belo espetáculo encenado pelos membros da Igreja.

Além disso, a Abap, cuja missão é promover o desenvolvimento integral do ser humano através de ações que visem seu bem estar e sua inclusão na sociedade, atua de forma extraordinária no atendimento às famílias carentes e na reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade, uma referência não apenas para São José dos Campos, mas para todo o Estado.

Um exemplo disso, na área da educação a associação é responsável pelas creches Flamboyant e Primavera, em parceria com a Prefeitura, onde são atendidas mais de 450 crianças por mês. Essa entidade ainda realiza cursos profissionalizantes, como de inclusão digital, panificação, gastronomia, cabeleireiros, manicures, designers de sobrancelhas, que ajudam jovens trabalhadores a inserirem-se no mercado de trabalho.

Gostaria de reafirmar meu orgulho por ser o autor dessa homenagem na Assembleia Legislativa. Setenta anos de existência, é um marco importante e não poderia ser passado em branco.

Aproveito a oportunidade para colocar esse Deputado, o meu gabinete, à disposição de todos vocês. Parabéns a todos os membros da Primeira Igreja Batista de São José dos Campos, e desejo que vocês continuem esse trabalho, fazendo esse Ide. Pastor Carlito, é um orgulho muito grande saber que uma igreja é dirigida por você. Sinto-me orgulhoso nesses 15 anos que o Sr. está dirigindo essa igreja, com tantas boas ovelhas e tantos bons Pastores, faz com que vocês cresçam e tragam esse trabalho para São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLOS BEZERRA JR. - PSDB - Neste momento, reassume a Presidência o Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Pastor comunica que duas pessoas estão vivas desde a fundação. Parabéns. Senhoras e Senhores, esgotado o objeto da presente sessão, essa Presidência agradece às autoridades, aos representantes; Deputado Helio Nishimoto, não sei se comentei, não pode vir porque já tinha agendado um compromisso; aos funcionários da Casa e a todos os colaboradores para o bom andamento dessa solenidade.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 22 minutos.

 

* * *