1

26  DE  JUNHO DE 2000

20ª SESSÃO SOLENE  DA “CERIMÔNIA DAS VELAS”, DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE NEGÓCIOS E PROFISSIONAIS DE SÃO PAULO - BPW-SP

 

Presidência:  ROSMARY CORRÊA

 

        

 

 DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/06/2000 - Sessão 20ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

CERIMÔNIA DAS VELAS DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE NEGÓCIOS E PROFISSIONAIS DE SÃO PAULO-BPW-SP

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão.  Anuncia que a sessão foi convocada, atendendo à solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de ser realizada a Cerimônia das Velas da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo, BPW-SP. Convida todos a ouvirem e cantarem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - CÉLIA REGINA ASHCAR POLLINI

Na qualidade de Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo, agradece ao Deputado Vanderlei Macris a oportunidade da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo poder realizar, a pedido da Deputada Rosmary Corrêa, esta sessão.

 

003 - MARIA HELENA MOURA DE SOUZA BARROS

Como Vice-Presidente da BPW-São Paulo, faz a leitura de uma oração e dá início à Cerimônia das Velas.

 

004 - CÉLIA REGINA ASHCAR POLLINI

Cita os princípios que regem as associações BPW.

 

005 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Convida as Sras. Cleide de Barros Rodrigues Perez e Marieta Novack Peixoto dos Santos para acenderem as velas que representam associações de vários países.

 

006 - MARIA HELENA MOURA DE SOUZA BARROS

A pedido da Presidente Rosmary Corrêa, lê de novo a oração.

 

007 - IVETE SENISE FERREIRA

Cumprimenta a Presidente Rosmary Corrêa e nela todos os Deputados, bem como a Presidente da BPW-São Paulo, Dra. Célia Regina Ashcar Pollini e demais personalidades. Disserta sobre o tema da Cidadania.

 

008 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia um número musical.

 

009 - CÉLIA REGINA ASHCAR POLLINI

Homenageia a Presidente Rosmary Corrêa e a Deputada Dulce Salles Cunha Braga.

 

010 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

-                                             É dada como lida a Ata da sessão anterior.

-                                              

*    *    *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB  -  Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Sra. Célia Regina Ashcar Pollini, Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo - BPW São Paulo; Sra. Maria Helena Moura de Souza Barros, Vice-Presidente da BPW São Paulo; Dra. Ivette Senise Ferreira, Diretora da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, nossa oradora da noite; Sra. Lucila Di  L’Acman, Diretora-Secretária da BPW Brasil.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa,  nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo a solicitação desta Deputada, com a finalidade de ser realizada a Cerimônia das Velas da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo - BPW São Paulo.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, que será cantado pelo Coral do Banco Central.

 

*   *   *

 

-              É cantado o Hino Nacional Brasileiro pelo Coral do Banco Central.

 

*   *   *

 

            A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Esta Presidência concede a palavra a Sra. Célia Regina Ashcar Pollini, Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo.

 

             A SRA. CÉLIA REGINA ASHCAR POLLINI - Boa-noite, é uma honra e uma emoção muito grande ser recebida nesta Casa.

            Gostaria de agradecer, primeiramente, ao Dr. Vanderlei Macris, a oportunidade da Associação de Mulheres de Negócios Profissionais de São Paulo poderem realizar, a pedido da Deputada Rosmary Corrêa e prezadíssima sócia nossa, essa solenidade tão importante.

            Gostaria também de agradecer a todas as autoridades presentes, em especial a Ieda Villas Boas e Maria José Lopes Ribeiro Batista, que muito me ajudaram a realizar esta cerimônia. Um agradecimento também especial a uma sócia muito querida nossa, Clotilde Habinovich. Pasternack.

            Muito obrigada.

 

            A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Daremos agora o início da cerimônia das velas. Para tanto, antes disso, convido a nossa querida Maria Helena Moura de Souza Barros, vice-Presidente da BPW São Paulo para que faça a leitura da oração.

           

            A SRA. MARIA HELENA MOURA DE SOUZA BARROS - “Senhor, abençoa nosso esforço no desempenho da nossa missão. Que nosso trabalho seja instrumento de progresso e que nossos atos revelem firmeza e convicção, que nossos sentidos saibam captar a verdade  e que sejam escola de sabedoria. Que tenhamos confiança em nossos objetivos e que demonstremos equilíbrio em nossas decisões. Que saibamos produzir, em conjunto e que a competência nos conduza ao crescimento. Que nossas ações correspondam aos nossos propósitos e que a coerência nos acompanhe sempre. Que a liberdade seja mantida por nossa responsabilidade e que a justiça nos envolva a todos. Que o desenvolvimento respeite a dignidade humana e que a busca da modernidade não nos afaste de ti. Que a fraternidade prevaleça entre nós e que o amor enriqueça nossas vidas. Que mantenhamos acesa a chama dos nossos ideais, impressa em nossos corações a força da fé.”

 

            A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - A cerimônia das velas foi criada há mais de 60 anos pela fundadora da International of Business and Professional  Women, nos Estados Unidos, com o objetivo de homenagear as mulheres pertencentes a esta organização. Hoje as velas são acesas para homenagear milhares de mulheres engajadas às associações em centenas de cidades no mundo inteiro.

            As velas hoje representam os esforços e as conquistas de todas as mulheres. Nesta ocasião, a cada ano, mulheres de negócios e profissionais de todas as partes do mundo reúnem-se em suas associações e federações para compartilhar experiências e refletirem sobre os objetivos da Federação Internacional.

            Para citar os princípios que regem as associações e também proferir a sua palavra a todas as nossas convidadas, a todas as nossas associadas que se reúnem aqui hoje nesta noite, convidaria a Célia Regina Ashcar Pollini, Presidente da Associação de Mulheres de Negócios e  Profissionais de São Paulo.

 

            A SRA. CÉLIA REGINA ASHCAR POLLINI - Os objetivos da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais  de São Paulo, de acordo com a Federação e Regulamento da Internacional são trabalhar para conseguir altos níveis de negócios nos serviços e nas profissões,  impulsionar as mulheres a que sejam conscientes acerca da sua responsabilidade  na coletividade local nacional e internacional. Impulsionar as mulheres na educação, na formação profissional e trabalhar para a igualdade de oportunidades  e de condições  na vida econômica, política e civil em todos os países, e para trabalhar pela eliminação de qualquer tipo de discriminação e fomentar ainda a amizade internacional, cooperação e compreensão entre as mulheres de negócios e profissionais de todo o mundo.

            Senhores e senhoras, amigos e amigas, prezadas sócias, todas as autoridades aqui representadas,

 

(Entra leitura de Célia Regina Ashcar Pollini -  5 folhas - “Talvez por...”)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - A Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença da Sra. Dra. Tallulah de Carvalho, representante da Federação Internacional da BPW, representante da América Latina; Sra. Dra. Gisela Ziuch, Presidente da Associação de Mulheres da Carreira Jurídica, Comissão São Paulo; Sr. João Grimberg, Cônsul da República da Letônia; Sra. Clotilde Rabinovich Pasternak; Sra. Lucila que faz parte da Mesa; Dra. Maria Aparecida; Presidente do Conselho da Condição Feminina de São Paulo e representantes do Vereador Jorge Taba.

            Daremos início, agora, à cerimônia de velas e para acender a primeira vela, convido a Sra. Amália Ruth Borges Schimidt, coordenadora da BPW Internacional para a América Latina e Caribe.

 

*              *      *

 

-         É acesa a vela.

 

*              *      *

 

            A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Para acender a Vela Central convidamos a Sra. Maria Conceição de Souza, 1ª Diretora Secretária.

            A Vela Central, de cor amarela, representa as associações mais antigas.

           

A SRA. CLEIDE DE BARROS RODRIGUES PERES - Áustria, Canadá, Franca, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

 

*    *     *

-          É acendida a Vela Central.

 

*   *   *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Para acender a Vela Branca convidamos a Sra. Marieta Novack Peixoto dos Santos, 2ª Diretora Secretária. Esta vela simboliza a Federação Brasileira.

 

A SRA. CLEIDE DE BARROS RODRIGUES PERES - Argentina, Austrália, Bengladesh, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Chipre, Equador, Estônia, Finlândia, Alemanha, Ghana, Indonésia, Irlanda, Japão, Jordânia, Quênia, Coréia, México, Nepal, Países Baixos, Nigéria, Paquistão, Panamá, Paraguai, Polônia, Portugal, África do Sul, Espanha, Suécia, Suiça, Tailândia. Nos Estados Unidos, os Estados da Califórnia, Oregon, Nova Iorque, Wisconsin e também Uruguai.

 

*    *    *

            É acendida a Vela Branca.

 

*    *    *

           

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Homenageando todas as associações de São Paulo, convidamos para acender a vela azul as Sras. Carmem Gonçalves e Tais Andrade Gomes. Esta vela representa países onde há, pelo menos, uma associação.

 

A SRA. CLEIDE DE BARROS RODRIGUES PERES -

 

(Entra leitura de uma folha de Cleide de Barros Rodrigues - “Region de Africa...”)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Para acender a Vela Rosa convidamos a Sra. Cleide de Barros Rodrigues Perez, 2ª Diretora Tesoureira. Esta vela simboliza países onde temos associadas individuais.

           

A SRA. CLEIDE DE BARROS RODRIGUES PERES - Cuba, Etiópia, Palestina, Ucrânia e Estados Unidos.

 

*    *    *

 

-          É acendida a vela.

 

*    *     *

 

            A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Para acender a Vela do Futuro pedimos a presença de Tiny Machado de Campos, Presidente pré-eleita, representando todas as convidadas especiais, aquelas pessoas realmente muito especiais, que vieram aqui ainda sem saber muito bem o que somos como entidade.

           

*    *     *

 

-          É acendida a vela.

 

*    *    *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Para acender a Vela da Paz chamamos a minha grande amiga Elisa Guerra Malta Campos, Coordenadora do Comitê da Condição da Mulher da BPW do Brasil, que veio para aprofundar o simbolismo desta comemoração com a chama da paz, que é a grande geradora da esperança, alegria e prosperidade.

           

 

*    *     *

 

-          É acendida a vela.

 

*    *     *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Pedimos agora a presença da Sra. Maria Helena Moura de Souza Barros, nossa vice-Presidente, uma das primeiras associadas da BPW em São Paulo, para que diante de todas essas chamas que simbolizam nossas mãos dadas ao redor do mundo, apesar de já ter sido feito, mas vai valer a pena, para que proceda à leitura da prece da Federação Nacional da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de São Paulo.

           

A SRA. MARIA HELENA MOURA DE SOUZA BARROS - Senhor, abençoa nosso esforço no desempenho da nossa missão. Que nosso trabalho seja instrumento de progresso e que nossos atos revelem firmeza e convicção.

Que os nossos sentidos saibam captar a verdade e que as nossas esperanças sejam escolas de sabedoria.

Que tenhamos confiança em nossos objetivos e que demonstremos equilíbrio em nossas decisões.

Que saibamos produzir em conjunto e que a competência nos conduza ao crescimento.

Que as nossas ações correspondam aos nossos propósitos e que a coerência nos acompanhe sempre.

Que a liberdade seja mantida por nossa responsabilidade e que a justiça nos envolva a todos.

Que o desenvolvimento respeite a dignidade humana e que a busca da modernidade não nos afaste de ti.

Que a fraternidade prevaleça entre nós e que o amor enriqueça as nossas vidas.

Que mantenhamos acesa a chama dos nossos ideais, impressa em nossos corações a força da fé.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Neste momento passaremos a palavra à Dra. Ivette Senise Ferreira.

 

A SRA. IVETE SENISE FERREIRA - Exma. nobre Deputada Rosmary Corrêa, que preside esta sessão solene de Cerimônia das Velas, na pessoa de quem eu saúdo e homenageio todos os Deputados e membros da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que nos acolhem nesta noite; Exma. Sra. Dra. Célia Regina Ashcar Pollini, Presidente da BPW de São Paulo, a quem agradeço o convite que me foi feito para falar às companheiras sobre um tema, que é, acredito, do seu interesse e do interesse de todos os membros da nossa sociedade; Exma. Sra. Maria Helena Moura de Souza Barros, 1ª vice-Presidente da BPW- São Paulo, na pessoa de quem saúdo toda a diretoria da entidade; Sra. Lucila, Conselheira da entidade, na pessoa de quem saúdo todo o seu conselho diretor; Sra. Amália Ruth Borges Schimidt, nossa querida ex-Presidente da International Federation of Business  Professional  Women, na pessoa de quem homenageio a Federação Internacional de Mulheres de Negócios e Profissionais, que tantos serviços tem prestado à causa das mulheres e à causa da humanidade. Dra. Tallulah de Carvalho, Coodernadora de Normas da BPW Brasil, na pessoa de quem homenageio a Federação Nacional de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, a qual esta entidade é filiada; Sra. Atine Machado de Campos, Presidente pré-eleita desta entidade, que assumirá os destinos da mesma na próxima gestão, fui convidada a falar a vocês sobre mulher e cidadania. Vamos começar do que se entende por essa palavra tão utilizada, tão maltratada e que tanto conteúdo apresenta: “Cidadania”. Se consultarmos os dicionários e as enciclopédias, encontraremos neles o sentido comum que se dá hoje ao termo “cidadão” e aos seu status, que é a cidadania. Assim define o novo dicionário Aurélio sobre “cidadania: qualidade ou estado de cidadão”. Cidadão, primeiro significado:  “habitante da cidade”; segundo significado: “indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado ou no desempenho de seus deveres para com este”.  Se formos ao direito estrangeiro ou aos dicionários e às enciclopédias de língua estrangeira, podemos encontrar outras definições complementares, como a que existe no Larousse,  primeiro significado na antigüidade: “a pessoa que gozava do direito da cidade”; segundo significado: “membro de um estado considerado do ponto de vista dos seus direitos políticos”. E assim por diante, nos vários compêndios e nas várias enciclopédias. O que podemos notar? Consultando esses dicionários, há um sentido...

 

(ENTRA LEITURA DA ORADORA  IVETTE SENISE FERREIRA - 15 pág. - “Há um sentido...”)

 

A SRA. PRESIDENTE- ROSMARY CORRÊA- Esta Presidência e a BPW São Paulo querem agradecer  à Dra. Ivette, primeiro por sua presença, que muito nos honrou e em segundo, por esta brilhante aula  que aqui tivemos a oportunidade de ter. Sabemos que isto não acontece comumente, por isto nos sentimos privilegiadas com a sua presença e a sua fala nesta solenidade.

            Eu gostaria de chamar o  coral do Banco Central para que nos brindasse com uma apresentação musical.

           

*                    *            *

 

-          São feitas as apresentações musicais.

 

*          *          *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Gostaria de

cumprimentar o Coral do Banco Central e a sua competente e simpática regente que nos brindou com esses momentos tão alegres e tão sensíveis para todos nós. (Palmas.)

Senhoras e senhores, minha querida Célia, Maria Helena, Lucília, Dra. Ivete, a todas vocês, amigas e amigos que se encontram hoje no plenário desta Casa, quero dizer que a Assembléia Legislativa de São Paulo sente-se engrandecida pela presença de todos vocês aqui, neste dia.

Quero agradecer, de todo coração, à Célia por ter dado a oportunidade a esta deputada e à associada de realizar nesta Casa de Leis esta cerimônia de velas, esta cerimônia tão importante para todas nós, profissionais e mulheres de negócios.

Prestei muita atenção quando a Dra. Ivete falava sobre cidadania, prestei muita atenção quando a nossa regente inclusive pediu àqueles que tivessem força política que trabalhassem para que a música pudesse voltar às escolas.

Vejam a importância que  temos, a importância do nosso trabalho, a importância de existirmos, a importância da nossa luta, a importância de estarmos aqui. Muitas vezes, nós, mulheres, não nos damos o devido valor, nós, mulheres, deixamos de lado a nossa importância, desconsideramos até a nossa importância. Em muitos momentos da nossa vida, tanto dentro das nossas quatro paredes com a nossa família, nos momentos em que estamos na nossa vida social, com os nossos amigos, nos momentos em que estamos na nossa vida profissional, realizamos coisas extremamente importantes, mas que de repente nos parece uma coisa tão comum, parece uma coisa tão simples de se realizar que  acabamos não valorizando os nossos atos. E, a partir do momento que não valorizamos os nossos atos, também não vamos encontrar quem nos valorize. Portanto, nós, mulheres, temos que aprender a nos valorizar nas mínimas coisas em que  realizamos. Acho que este momento de estarmos juntas aqui, de estarmos participando até esta hora de uma cerimônia como esta, demonstra o nosso interesse, demonstra que  queremos mudar, muito mais do que isto, demonstra que  já mudamos.

Recordo-me que, há muitos anos, fui convidada como delegada de polícia, pela Presidente da DPW São Paulo, tendo assumido a primeira delegacia de polícia da Defesa da Mulher, para  fazer uma palestra lá na associação. Fui temerosa até de como eu seria recebida, o que eu deveria falar. Mas, ao entrar ali no recinto, ao ver aquelas pessoas todas que ali se encontravam - e muitas delas que estão aqui hoje, que me conhecem já desde aquela época - sentia-me em casa e comecei a falar dos nossos problemas, dos problemas que eu via no meu dia a dia na Delegacia da Mulher, que eu começava a aprender junto com a maior parte da população, junto com a maior parte da nossa sociedade, porque nós mesmas, e eu falo isso com muito orgulho, até a Delegacia da Mulher desconhecíamos, e muito, todos os problemas que podiam nos atingir. Não é só aquela agressão física que acontece dentro de casa não, nem só a agressão psicológica, não só a violência sexual, mas a discriminação, do qual, infelizmente, somos vítimas. Mas, de lá para cá, muita coisa mudou: a força daquele trabalho, a confiança que tive naquele trabalho, a credibilidade que aquele trabalho trouxe para o meu nome e me trouxe  aqui, hoje, no meu terceiro mandato e tendo esse prazer imenso de poder estar dirigindo os trabalhos desta sessão solene.

Dra. Ivete, as coisas não são fáceis para as mulheres. Elas são muito difíceis e acho que a senhora  é uma pessoa que pode falar isso com toda a clareza, porque passou por uma série de situações e não chegou de graça até onde está, chegou pela sua capacidade, pela sua competência, mas muito mais pela sua perseverança, pela sua luta e pela sua tenacidade. O que falta um pouquinho para nós, muitas vezes, é essa luta. Neste momento, nesta noite, em que nos encontramos aqui reunidas, com as luzes dessas velas acesas que elas possam iluminar as nossas mentes, que elas possam iluminar os nossos caminhos, que elas possam nos unir, que elas possam nos levar à busca daquele grande ideal, um mundo onde os direitos sejam iguais para todos, onde homens e mulheres possam ser considerados cidadãos de primeira categoria. Mas, isso depende de cada uma de nós, não adianta ficarmos sentadas e esperar que a sociedade reconheça o nosso valor, que a sociedade abra o caminho ou que os homens abram os caminhos para nós, os caminhos têm que ser abertos por nós mesmas, sempre sem nenhum tipo de pressão ou sem nenhum tipo de desânimo. Se há uma pedra no nosso caminho e está difícil de ultrapassá-la, vamos tentar a segunda vez porque na segunda vez vamos conseguir. Mas não vamos parar em função daquela pedra que se coloca no nosso caminho.

As senhoras aqui presentes são exemplos vivos de que querer é poder! Nenhuma das senhoras está aqui por acaso. Todas as senhoras têm uma história de vida, têm história de luta, têm uma história de trabalho. Todas se sobressaíram pelo esforço pessoal de cada uma. Ninguém abriu o caminho para nenhuma de vocês. Seus caminhos foram abertos pelas senhoras mesmas. Vamos continuar a nossa luta, vamos continuar o nosso trabalho. E agora talvez abrindo caminho para outras tantas que vêm depois de nós. Não sejamos egoístas de querermos que os caminhos sejam abertos só para nós. Acho que a nossa sensibilidade, a nossa força está em fazer com que este caminho possa se abrir para outras tantas mulheres que vão nos suceder nesta luta. E posso dizer com certeza, para nós, vitoriosas, de alcançarmos esse mundo ideal de direitos iguais para homens e mulheres.

Parabéns a todos nós. Que Deus nos ajude  e que a luz dessas velas guie os nossos caminhos, os nossos atos e nos ajude a alcançar o sucesso que, com certeza, todas nós merecemos. Muito obrigada. (Palmas.)

A nossa Presidente gostaria de fazer algumas homenagens agora?

Célia, coloco a palavra à sua disposição.

 

A SRA. CÉLIA REGINA ASHCAR POLLIVI - Gostaria de agradecer, mais uma vez, Rose, a sua gentileza de ter nos proporcionado esses momentos tão bonitos e importantes para a vida de todas nós, mulheres da BPW de São Paulo e mulheres em geral.

Esta é uma forma de agradecimento.

 

*     *     *

-         É feita a homenagem.

*     *     *

 

            Dra. Ivette, agradecemos também a sua participação como amiga, sócia, professora, diretora. Muito obrigada.

 

            A DRA. IVETTE -  Muito obrigada a você pelo convite.

 

*     *     *

-         É feita a homenagem.

*     *     *

 

            A SRA. CÉLIA REGINA ASHCAR POLLIVI - Gostaríamos de homenagear também a sempre Deputada Dulce Sales Cunha Braga, que infelizmente não pôde estar presente. Foi a primeira senadora para o Estado de São Paulo.

 

*     *     *

-         É feita a homenagem.

*     *     *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PMDB - Gostaríamos de convidar todas as presentes para que, após o encerramento desta sessão solene, pudessem se dirigir até o salão anexo onde será servido um coquetel. Solicitamos também àquelas que ainda não tenham assinado o livro, que possam fazê-lo por gentileza aonde será servido o coquetel. Mais uma vez, agradecemos a todas, agradecemos as nossas queridas amigas da Taquigrafia, agradecemos ao pessoal do Cerimonial, agradecemos a nossa assessoria técnica da Mesa, agradecemos aos nossos policiais militares e damos por encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

*     *     *

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 13 minutos.

*    *     *