09 DE JUNHO DE 2003

20ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 26 ANOS DA "IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS"

 

Presidência: MILTON VIEIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/06/2003 - Sessão 20ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MILTON VIEIRA

 

HOMENAGEM AO 26º ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

001 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa por solicitação do Deputado, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Igreja Universal do Reino de Deus por seu 26º aniversário. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ROBERTO DE JESUS

Deputado Estadual pelo PTB, refere-se ao início da Igreja, quando seus membros foram humilhados e maltratados. Homenageia o dono de tudo: O Senhor Jesus.

 

003 - WAGNER SALUSTIANO

Deputado Estadual pelo PSDB, anuncia que a Igreja Universal do Reino de Deus tem ido por todo o mundo e pregado o Evangelho a toda a criatura, ao longo destes últimos 26 anos. Dá testemunho da conversão dele e de toda a sua família à IURD. Historia o começo desta com seu fundador o Bispo Edir Macedo.

 

004 - SOUZA SANTOS

Deputado Estadual pelo PL, fala dos co-irmãos que chegaram à  IURD, cheios de problemas, mas viram na Igreja Universal uma proposta de mudança de vida.

 

005 - MARIA ALMEIDA

Deputada Estadual pelo PFL, dá seu testemunho de como ingressou na IURD.

 

006 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia um número musical e, em seguida, a projeção de um filme sobre a Igreja Universal do Reino de Deus.

 

007 - EDNA MACEDO

Deputada Federal pelo PTB, fala do início humilde da IURD e exalta a Deus que a guiou e a amparou nesses 26 anos de existência.

 

008 - VANDERLEI JANGROSSI

Vereador à Câmara de São Paulo pelo PL, detalha a história de sua conversão à IURD.

 

009 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia um número musical.

 

010 - JOSÉ ROCHA

No cargo de bispo da IURD, enaltece o trabalho do fundador, bispo Edir Macedo e fala do poder da palavra de Deus que transforma um derrotado em vencedor.

 

011 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia um número musical.

 

012 - JOSÉ ROCHA

Conclama todos para uma oração.

 

013 - Presidente MILTON VIEIRA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

-         É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Esta Presidente gostaria de anunciar a presença das seguintes autoridades: Sra. Deputada Federal Edna Macedo; Bispo José Rocha, representante da Igreja Universal do Reino de Deus; Sr. Deputado Estadual Wagner Salustiano; Sr. Deputado Estadual Souza Santos; Sr. Deputado Estadual Roberto de Jesus; Sra. Deputada Estadual Maria Almeida; Sr. Vanderlei Jangrossi, Vereador à Capital de São Paulo, Sr. José Olímpio Morais, Vereador à Câmara Municipal de São Paulo; Sra. Tereza Cardoso Neves, neste ato representando o Exmo. Sr. João Manuel dos Santos, Presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba; Pastor Roberto de Jesus, Vereador à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes; Sr. Hélio Izumi, Vereador à Câmara Municipal de Arujá; Pastor Olegário de Pinho Gomes, neste ato representando o Sr. Beto Mansur, Prefeito da Cidade de Santos; Dr. Guaci Leite, Juiz de Direito de Ribeirão Preto; Dr. Luciano Stanca, representando os médicos de sua área, na pessoa de quem cumprimento todos os profissionais liberais presentes.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Igreja Universal do Reino de Deus, pelos seus 26 anos.

Neste momento convido a todos para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar, em nome do 2º Tenente-Músico, PM Jasser Feliciano, Maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Muito obrigado. Esperamos que Deus abençoe os senhores.

Neste momento esta Presidência concede a palavra ao Sr. Roberto de Jesus, da Bancada do PTB.

 

O SR. ROBERTO DE JESUS - PTB - Sr. Presidente, Deputado Milton Vieira, Bispo da Igreja Universal José Rocha, Sra. Deputada Federal Edna Macedo, demais deputados presentes, obreiros e obreiras, grupos jovens, grupos de evangelização da Igreja Universal do Reino de Deus e a todos os convidados presentes, nesta oportunidade gostaríamos de parabenizar a Igreja Universal do Reino de Deus, pelos seus 26 anos. Trata-se de um trabalho que, ao longo dos anos, com muita luta e perseguições, foi uma igreja humilhada, pisada, maltratada, mas está alcançando o mundo com o trabalho dos seus bispos, pastores, obreiros, evangelistas, alcançando já mais de 80 países.

O que queremos nesta noite, com esta homenagem, é homenagear o Senhor Jesus, porque Ele é o dono de tudo, Ele é o responsável pelo crescimento desta obra. Quero enaltecer todos os trabalho que os pastores têm feito nesta obra. Pastores que deixaram o Brasil e foram para uma terra distante, foram para um país onde mal sabem falar o seu idioma. E eles estão longe de todos, pregando a palavra de Deus.

Gostaria, neste aniversário de 26 anos, homenagear a todos os bispos, a todos os pastores, a todos os obreiros e obreiras que têm pregado a palavra de Deus por este mundo afora. Que o nosso Senhor Jesus possa nos dar força, que o nosso Senhor Jesus venha a dar saúde a cada um deles, para que dia a dia eles possam ter a forças para vencer todas as barreiras, tudo aquilo que é colocado para impedir o crescimento desta obra.

Por isso, agradeço a Deus, agradeço aos bispos, agradeço a todos os pastores obreiros por este trabalho maravilhoso. E que o Senhor Jesus, nesta noite, venha a ser glorificado e exaltado. Em nome de Jesus, agradeço o Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Bispo da Igreja Universal e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Com a palavra o nobre Deputado Wagner Salustiano, representando a bancada do PSDB.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PSDB - Sr. Presidente Deputado Milton Vieira, Reverendíssimo Sr. Bispo José Rocha, Exma. Sra. Deputada Federal Edna Macedo; Dr. Luciano Stanka, e através dele cumprimento todas as autoridades civis e militares presentes, obreiros, pastores, povo fiel da Igreja Universal do Reino de Deus - minhas senhoras e meus senhores, a palavra de Deus diz: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”

É com brilhantismo que a Igreja Universal do Reino de Deus tem feito isso ao longo de 26 anos.

E através de pregar a palavra do Senhor Jesus a todas as pessoas, fomos alcançados por essa benção, eu e a minha família. E graças a Deus, fomos resgatados no dia em que chegamos na Igreja Universal do Reino de Deus com a vida totalmente destruída. E o Senhor Jesus nos abençoou, através de um trabalho realizado pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Isso só foi possível porque um dia um homem se levantou para iniciar este trabalho, assim como se levantou Moisés para libertar o seu povo, assim como um dia Gedeão se revoltou também para libertar o seu povo. Eu estou falando do Bispo Edir Macedo. Este homem de Deus, um dia, disse que queria libertar o povo, que queria servir ao Senhor Jesus, levando a palavra de Deus a todos aqueles caídos, desesperados, aqueles que realmente estivessem no fundo do poço. Assim, foi fundada a Igreja Universal do Reino de Deus por causa da ousadia, da intrepidez, da coragem do Bispo Edir Macedo. Este homem de Deus e a Igreja Universal do Reino de Deus ao longo de 26 anos tem levado a palavra de Deus por mais de 80 países. Com certeza, chegará o dia em que a Igreja Universal do Reino de Deus estará no mundo inteiro.

Louvo e glorifico a Deus pela oportunidade que neste momento eu estou tendo de subir à tribuna desta Casa de Leis e poder dizer o quanto me sinto feliz, o quanto me sinto honrado em poder falar da Igreja Universal do Reino de Deus. Hoje vejo a minha família totalmente reconstruída, transformada e abençoada. Recordo-me do dia, há 14 anos, em que cheguei na igreja totalmente destruído, e o Senhor Jesus mudou a minha vida através do trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus. Louvo - repito - e glorifico a Deus por esta oportunidade.

Que Deus abençoe a todos em nome do Senhor Jesus. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Agradeço a presença da minha família: Rosângela, minha esposa; Ricelli, Rafael e Amanda, meus filhos, e também a presença da Dona Márcia Rocha, esposa do Bispo José Rocha, que se encontra conosco.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Souza Santos, da Bancada do Partido Liberal.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Boa noite a todos, Sr. Presidente Deputado Milton Vieira, meu amigo pessoal; Bispo José Rocha, também nosso amigo de lutas e batalhas - trabalhamos juntos; Dona Márcia Rocha, a esposa; a Deputada Federal Edna Macedo; Dr. Cerqueira que vejo ali - nos conhecemos há algum tempo junto como Deputado Milton Vieira; e a todos que prestigiam o aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus; Srs. Vereadores, juízes de Direito, delegados, representantes do povo, falar da Igreja Universal do Reino de Deus é a coisa mais fácil, bonita e tranqüila para se falar. Como meus amigos, ilustres Deputados que passaram aqui já relataram, todos temos uma história de vida para contar. Costumo sempre dizer que ninguém chega na Igreja Universal do Reino de Deus distribuindo simpatia, tampouco dinheiro, nem saúde. Todos chegam com problemas, como muitos que aqui nos assistem, e nos prestigiam, talvez chegaram à Igreja Universal do Reino de Deus carregados de problemas, dificuldades e mazelas, mas viram na Igreja Universal uma proposta de mudança de vida, e isso é muito importante.

Temos a igreja, como o Deputado Wagner disse, em 80 países representando o Brasil, pastores que saem do Brasil, como o Deputado Roberto disse também, ou para um Estado ou para um outro país, sem conhecer aquela língua, como por exemplo o meu irmão, que sai hoje à meia-noite e vai a Nova York pregar a palavra de Deus. A minha mãe está em casa, em prantos, chorando porque talvez nunca mais ela veja o seu filho. Mas é isso que é gratificante, é bonito, faz com que a diferença aconteça na vida daqueles que nasceram de Deus. A Igreja Universal do Reino de Deus - não tem como fugir de uma realidade - faz parte da sociedade, apesar dos preconceitos, apesar dos pesares, apesar de ser taxada como algo que talvez prejudique a sociedade. Mas a igreja que é tanto perseguida, que tanto é mal falada, quer o bem de toda a sociedade.

Com isso, não estou menosprezando as outras, mas realmente ela mostrou a que veio. Muitos aqui estão sentados neste momento, queriam morrer, chegaram com o casamento destruído, drogados, viciados, e hoje têm suas vidas restauradas. Isso é muito importante. E se aqui hoje estamos hoje, o Deputado Milton Vieira sentado ali com sua esposa, sua família, é porque Deus deu graças e abençoou.

E quero usar as palavras do Deputado Wagner Salustiano de louvar e agradecer a Deus por esta oportunidade de aqui estar e estar falando desta Igreja aqui, apesar de tão perseguida que é, e que foi, e que será, mas não curva o joelho para os problemas. Temos um grande homem chamado Bispo Edir Macedo de Bezerra, um homem valente, um homem que não tem medo de problemas. Tanto é verdade que um homem que não tem uma estatura, talvez que expresse medo nenhum a ninguém, mas que dentro de seu coração é um gigante, um homem grande e a obra da Igreja Universal do Reino de Deus é exatamente o que está dentro dele: grande, porque o homem é o que está dentro dele.

Quero parabenizar a iniciativa do Deputado Milton Vieira de estar homenageando a Igreja Universal do Reino de Deus. Parabéns a vocês que fazem parte desta Igreja. E aqueles que não fazem parte, quero também parabenizar por estar prestigiando esse evento. Um dia talvez vocês que não são serão e verão também como é importante fazer parte dessa família. Muito obrigado. (Parabéns)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero registrar a presença do Pastor Ivanildo Freire, Vereador da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo; Sra. Valmira Shuller, Vereadora da Câmara Municipal de Embu das Artes; Bispo Jefferson Félix, representante da Igreja Renascer em Cristo; representantes da Fundação Pró-Sangue. Vejo a Dra. Juliana, a Nilva, a Olinda, a Mary, pessoas que colaboram no dia-a-dia com o nosso trabalho da Igreja. Também presentes algumas autoridades: Vereador da cidade de Caraguatatuba, Anderson, pastor da Igreja; Dr. Siqueira, que é diretor do IRGD, todos os dias estamos levando para ele diversos trabalhos da obra de Deus, da Igreja, um grande colaborador. Muito obrigado pela sua presença, Dr. Siqueira. Presentes também Naim, Dra. Rose, Toninho Perequê, que é um grande companheiro do Guarujá, lutador, o Áureo, sua esposa, membro da Igreja, empresário, o Eng. Duino Verri Fernandes, Secretário da cidade do Guarujá.

Quero neste momento conceder a palavra à nobre Deputada Maria Almeida, da Bancada do PFL.

 

A SRA. MARIA ALMEIDA - PFL - Quero saudar o Exmo. Presidente desses trabalhos, nobre Deputado Milton Vieira, a Exma. Deputada Federal Edna Macedo, Deputado Roberto de Jesus, Deputado Souza, cumprimentar e saudar o nobre Bispo da nossa Igreja Universal José Rocha, o nobre Deputado Wagner Salustiano, os obreiros, membros, freqüentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

É com alegria no coração que estou aqui prestando essa simples mas humilde homenagem de todo o meu coração, porque um dia fui para a Igreja movida pela dor. Graças a Deus conheci o verdadeiro Jesus na minha vida através do trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus, da qual não deixo de falar para todos os meus amigos, meus conhecidos a respeito de encontrar Jesus.

Queria dizer a todos vocês que se não fosse o trabalho da Igreja talvez não estivesse aqui falando porque fui pela dor, por motivo de saúde. E através do trabalho, da fé que é pregada constantemente que há um Deus todo poderoso e soberano que cura e liberta esta humilde serva do Senhor em primeiro lugar, fui curada. Queria dizer aos Srs. que para mim é com muita alegria, como falei, que presto essa humilde homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus através do líder espiritual Bispo Edir Macedo, que tive oportunidade de conhecer, uma pessoa tão preocupada em salvar almas. A preocupação maior do Bispo Macedo é salvar almas e ele não mede esforços para criar novos trabalhos em outros países, como o nobre Deputado Wagner mencionou que já estamos em 80 países.

Só peço a Deus, a este Deus maravilhoso, Deus vivo que venha cada vez mais dar saúde ao Bispo Macedo e à sua família para que possa continuar desenvolvendo esse trabalho para todo mundo. E quero dizer, Deputado Milton, que foi uma homenagem muito bonito que o Sr. está prestando aos trabalhos da Igreja Universal. Como obreira da Igreja o saúdo neste momento por estarmos aqui louvando e glorificando Deus vivo, que é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Agradeço a todos. (Palmas.)

           

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Assistiremos agora a apresentação da cantora Ísis Regina, com a música “Águas Cristalinas” de autoria de Beno César.

* * *

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÍLTON VIEIRA - PFL - Que bonito, não? Chega até a dar uma emoção muito forte uma canção falando do Nosso Senhor. Teremos agora a exibição de um filme que fala sobre o trabalho da Igreja Universal pelo mundo. Vamos a essa exibição e daqui a pouco voltaremos com a palavra.

 

* * *

- É feita exibição de filme.

* * *

- É feita a apresentação de um vídeo

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - E isso não significa nada, não é, pessoal? Da grandeza que Deus tem feito através da Igreja Universal. Louvamos ao Sr. Jesus por isso.

Quero registrar a presença do Pastor Roberto Oliveira Teixeira e sua esposa, dona Lúcia, Vereadora à Câmara Municipal de Santos; agradecemos a presença de dona Graciene Pereira, esposa do bispo Delmar, representando a Sociedade Pestalozzi de São Paulo, da qual é Presidente.

 Quero agora convidar a Deputada Edna Macedo, Deputada Federal da Bancada do PTB, para que faça o seu pronunciamento.

 

A SRA. EDNA MACEDO - Sr. Presidente, Sr. bispo José Rocha, Srs. deputados estaduais, Srs. vereadores, Sr. bispo Jefferson, da Igreja Renascer, Srs. pastores e autoridades civis e militares, senhoras e senhores, é para nós motivo de extrema satisfação termos sido agraciados com a honra de poder dirigir-lhes a palavra por ocasião desta sessão solene, que para nós, cristãos e fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, se reveste de um caráter todo especial.

Gostaríamos de nos congratular com o Deputado Milton Vieira, nosso querido irmão em Cristo, por essa iniciativa que merece de nós o mais entusiástico aplauso. (Palmas.).

Não podemos deixar de nos recordar do humilde início da nossa igreja, das dificuldades e perseguições por ela enfrentadas nestes 26 anos de existência, assim como não nos cansamos de exaltar o nosso Deus que a guiou e a amparou durante todo esse caminho, enfrentando e transpondo, galhardamente, todos os obstáculos que o inimigo houve por nos antepor.

A pujança da nossa igreja é prova incontestável de que é realmente uma obra de Deus. É algo que por seu caráter, temos certeza, é indestrutível e invencível, e é um dos instrumentos de que o Senhor se vale e se valerá para que se cumpra sua ordem de levar sua palavra a toda criatura em todos os rincões.

Agradecemos a Deus a bênção de termos sido chamados a colaborar com esta tarefa divina, apesar de reconhecemos nossa pequenez e fraqueza. Porém, confiantes nas palavras de Jesus, nosso único Senhor e Salvador, e na direção do Espírito Santos temos a inteira confiança de que todos nós seremos dignos da confiança que Ele em nós depositou. Afinal, “tudo podemos naquele que nos fortalece”.

Srs. bispos, pastores, obreiros, obreiras, evangelistas, grupos jovens e colaboradores, que Deus nos abençoe a todos e nos permite ser arautos de sua palavra, e que sejamos sempre dignos da bênção que recebemos.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero convidar o Vereador, pastor Vanderlei Giangrossi, representando a Câmara Municipal de São Paulo, para que fale também em nome dos pastores da Igreja; o Vereador bispo Atílio - que não pôde vir -; o Vereador José Olímpio e o Vereador Celso Cardoso.

 

O SR. VANDERLEI GIANGROSSI - Sr. Presidente, nobre Deputado Milton Vieira, Presidente desta sessão, na pessoa de quem saúdo todos os deputados; Exmo. Sr. bispo José Rocha, em nome de quem saúdo a todas as autoridades eclesiásticas aqui presentes, a todos os obreiros evangelistas membros da Igreja Universal do Reino de Deus e simpatizantes. Não poderia deixar de falar, representando aqui os nossos vereadores, queridos amigos, irmãos em Cristo, não poderia deixar de falar também sobre a Igreja Universal do Reino de Deus. Estava ali meditando e lembrei-me que antes de chegar na igreja sempre cria num Deus. Sempre acreditei que Deus existia. Eu sabia que Deus existia, mas não conseguia encontrá-lo. Procurei de todas as formas, nas noites, na bebida, no vício, em muitas religiões, mas não o encontrei. Certa vez, minha mãe me convidou para ir num lugar que era bom, cheguei na porta, olhei e disse a ela: “Mãe, aqui é uma igreja, e a senhora sabe muito bem que eu não quero saber disso. Uma igreja de crente, e ainda mais uma Igreja Universal do Reino de Deus”. Eu não queria saber de participar, mas através da oração do Pastor, aliás da oração de um obreiro, melhor, de uma obreira, Jesus me curou das enfermidades, da angustia, da tristeza, do desejo de suicídio, do desejo de morte, sem perspectiva de vida. Naquele momento, encontrei aquilo que sempre procurei na minha vida e não sabia onde encontrar. Encontrei a paz, alegria, desejo de viver. Disse ao Pastor: “Não sei o que é isso, mas quero isso para mim.” E naquele momento eu tive um encontro com Deus. Passei a crer no Deus vivo. A Igreja Universal do Reino de Deus me mostrou, me fez conhecer o Deus vivo. Antes eu sabia que Deus existia, mas esta Igreja me mostrou o Deus vivo. Todos nós aqui presentes, um dia, antes de conhecer o Senhor Jesus, sabíamos que Deus existia mas não o conhecíamos. E a partir do momento em que passamos a conhecê-lo, Ele transforma a nossa vida. Ele transformou a minha vida, deu-me uma razão de viver. Por isso agradeço à Igreja Universal do Reino de Deus, sem desprezar as outras Igrejas, que têm pregado a palavra de Deus e que têm falado do Senhor Jesus, porque a verdadeira igreja é a igreja do Senhor Jesus Cristo, é a que prega a palavra, a que ensina a verdade. E essa igreja teve a coragem, teve a ousadia, assim como a palavra nos ensina que temos de ter ousadia e intrepidez no falar e acreditar que podemos chegar lá.

Agradeço a Deus pela vida do nosso querido Bispo Edir Macedo. Agradeço a Deus pela vida de todos os bispos, pastores e todos os obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus. É através dos obreiros que muitas almas são ganhas. São eles que vão a campo também para buscar essas almas que estão sofrendo, padecendo.

Vi na reportagem alguns presidiários e lembrei-me que também tive a oportunidade de estar em vários presídios levando a palavra para aqueles que sofrem. E ali muitos se converteram e hoje são pastores e obreiros. Mendigos que hoje são homens de Deus, pessoas dignas que voltaram à sociedade, que a Igreja Universal do Reino de Deus, com a sua obra social, com o seu grande trabalho, pôde resgatar e dar oportunidade a todos.

Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Agradeço ao Vereador e à Deputada Edna. Agora assistiremos a mais uma apresentação, desta vez do cantor Dalvan, com a música “O que passou passou”, de autoria de Beno e Solange de Cesar.

 

O SR. DALVAN - Boa noite. Quero parabenizar o Bispo Macedo, todos os bispos, pastores e obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus, que estão há 26 anos ganhando almas para Jesus. Quero dizer ao Bispo Macedo que “O que passou, passou”. Com o brilho, com o Espírito Santo sobre a sua vida, ele é mais que vencedor.

 

                                                 * * *

 

- É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. DALVAN - A Ele toda honra e toda a glória.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer ao Dalvan que daqui a pouco voltará para cantar mais uma canção.

Quero convidar agora o Bispo José Rocha, que falará representando a Igreja Universal.

 

O SR. JOSÉ ROCHA - Boa noite a todos. Boa noite Pastor Milton, Deputada e demais participantes. Para nós é motivo de muita alegria e também de responsabilidade estar aqui representando a Igreja e falar a todos vocês, que com certeza vão ver este evento pela televisão e através da “Folha Universal”, sobre o trabalho do sonho de um homem, que começou há 26 anos, e sobre o objetivo desse homem que é, como diz a canção do Dalvan, levar aquele que é um derrotado, hoje, através do conhecimento da palavra deste Deus e da prática da palavra, a se tornar um vencedor. Todos podem. E temos observado isso a cada dia, a cada momento e a cada instante quer seja em uma de nossas igrejas, no núcleo, ou até através de um programa de rádio, de televisão.

O Pastor Milton coloca que todos aqueles que chegam à Igreja Universal são sempre pessoas que não estão bem. Estão com as vidas destruídas, estão desiludidas e com o ânimo totalmente caído por terra, mas chegam ali e recebem essa palavra que há 26 anos começou a ser injetada através deste homem de Deus chamado Bispo Macedo, a quem temos o maior respeito e a maior consideração.

Eu, particularmente, era uma pessoa que o odiava, que não o conhecia, que não o compreendia, mas hoje estou aqui fazendo parte dessa família. E louvo a Deus por isso.

Temos uma responsabilidade na Igreja que é a de construir as catedrais e os grandes templos ao nosso Deus. Lembro-me de que quando eu era jovem, meu pai hoje aposentado era pedreiro. Sempre quis trabalhar com obras e meu pai dizia:” Não , você tem que ser doutor. Tem que estudar para ser doutor”. Eu queria fazer obras porque via meu pai trabalhando naquilo. Hoje, falo ao meu pai: “ Pai, hoje sou aquilo que o senhor não quis que eu fosse. Hoje, graças a Deus não construo hospitais e não construo presídios, mas construo igrejas.”

Deus me deu esta responsabilidade. Com muita alegria e com muito ânimo, apesar das lutas, das dificuldades e das perseguições que enfrentamos é muito gratificante ver que cada igreja que vemos aberta é como um ventre que está ali sendo preparado para gerar novas vidas para o reino de Deus. E a Igreja Universal é isso.

Estamos começando, somos jovens ainda e eu tenho certeza de que o que Deus sempre olhou e sempre vai observar é a intenção do coração do Bispo Macedo.

Independente de críticas e de perseguições, independente de todas as lutas, hoje, vemos que essas lutas são até necessárias porque nos impulsionam a lutar e a batalhar mais e a ter certeza de que no final desta batalha a vitória é nossa e é essa vitória que vai glorificar o nosso Deus.

Ouvimos muitas críticas: “Para que fazer igrejas tão grandes? Para que templos tão suntuosos e coisas tão bonitas?” O nosso Deus merece o melhor, o povo da Igreja Universal merece o melhor e as pessoas que ainda não são da Igreja Universal merecem chegar a um lugar digno de entrar e conhecer esse Deus.

Repito o que já disse para várias pessoas: construir hospitais é importante, mas quantos entram e não saem dali com vida? Em relação aos presídios, temos visto a violência crescer e temos visto o mundo caminhar para o abismo. Hoje, vi uma reportagem sobre uma criança de 11 anos que assassinou a madrasta. Que coisa drástica! O mundo em que estamos vivendo e as coisas que estamos presenciando são terríveis e sabemos que só existe uma solução para todo o mal deste mundo. A solução é o Senhor Jesus, a solução é o povo conhecer a Palavra de Deus, e o único meio de conhecer é ter alguém que lhe fale, é ter alguém que anuncie, é ter alguém que não fale simplesmente, mas que seja o exemplo e o testemunho vivo do Senhor Jesus. E a Igreja Universal tem procurado ser esse testemunho e tem procurado levar os membros e as pessoas que ali chegam a não simplesmente terem algo para si, conquistar bens pessoais e depois cruzar os braços e deixar que o seu próximo continue sofrendo. Não. Em todos que ali chegam vemos realmente a ação do Espírito Santo, ou seja, vemos as pessoas ali chegando e recebendo a bênção de Deus e já tendo o interesse e o propósito de também levar outras pessoas que estão sofrendo ao conhecimento da Palavra de Deus.

É por isso que a Igreja cresce e é por isso que as pessoas deixam de sofrer, porque elas vêem resultado. Eu fiquei, eu estou e quero permanecer até os últimos dias da minha vida na Igreja Universal porque é o local onde vi resultados. As pessoas estão cansadas de palavras, de promessas, de lengalengas, as pessoas querem solução. E a solução é Jesus. A solução não é a Igreja Universal, a solução é o Senhor Jesus e a proposta da Igreja Universal é levar esse Jesus vivo a todos que ali se achegarem.

Eu digo que é muito melhor construirmos igrejas do que construir presídios, do que construir hospitais e do que construir qualquer coisa, porque quando a pessoa toma posse da Palavra de Deus e se torna um vencedor, como Dalvan cantou aqui.

É isso que desejamos a todos e este é o mal que a Igreja Universal tem feito às pessoas, levar as pessoas ao conhecimento de Deus e a se tornarem vencedores num mundo em que quem não tem esse Deus, infelizmente, é derrotado. Mas o convite que estamos fazendo é de ser como eu, que um dia era um derrotado e hoje, graças a esse Deus, sou um vencedor.

Sempre digo isso, não insisto, não brigo com ninguém e não fico ali martelando, dizendo você tem de ir. Não. Sempre digo: você quer parar de sofrer? Vá até a igreja. Você quer continuando sofrendo? Fique aí onde você está. Você quer mudar de vida? Procure o Senhor Jesus, porque ele pode mudar a sua vida como ele mudou a minha.

Então, agradeço a oportunidade e fico muito feliz de estar aqui representando essa Igreja, esse trabalho maravilhoso e esse Deus maravilhoso. Simplesmente quero dizer: Toda honra, louvor e glória é para esse Deus, que é o cabeça desse corpo e nós somos membros desse corpo.

Em nome do Senhor Jesus agradeço por estar aqui e que Deus abençoe a todos abundantemente. Amém. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Antes de encerrarmos a sessão, o bispo vai fazer uma oração. Quero convidar novamente a cantora Ísis Regina com a música “ Unção do altar”, de autoria do Beno Cesar.

 

A SRA. ÍSIS REGINA - Jesus disse: “ Onde duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome Eu estarei no meio delas.” Tenho a certeza de que a grande maioria das pessoas estão aqui por causa do Senhor Jesus. Então vamos ficar de pé, porque é a unção deste lugar. Vamos todos cantar.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação pela cantora Ísis Regina

 

* * *

 

            O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero ser bem breve nas minhas palavras. Nós ficamos muito emocionados quando falamos da Igreja Universal, porque há aproximadamente 12 anos eu também cheguei na Igreja Universal do Reino de Deus. Nunca tive estudo. Não sou de família tradicional. Não sou de família de posse, de bens. Sempre fui trabalhador, batalhador. Perdi o pai ainda menino, e um dia tive esse alto privilégio de conhecer o Deus de que o Bispo José Rocha falou agora. Esse Deus de que a Deputada Edna e os demais Deputados falaram aqui.

 Por que privilégio? Porque eu vi realmente a palavra de Deus se cumprir na minha vida. Não estou falando de uma outra pessoa, estou falando de mim. O pessoal diz que o Senhor Jesus faz levantar do pó o desvalido, e do monturo o necessitado, para fazê-los sentar na roda dos príncipes.

Vejam só como esse Deus é grande. Eu digo isso pelo simples fato de estarmos aqui hoje, no maior Parlamento do nosso país, que é o Parlamento do Estado de São Paulo, representado por 94 Srs. Deputados, um Parlamento respeitado, onde se votam todas as leis do Estado, e nós fazemos parte desse Parlamento, porque o Senhor Jesus nos guiou.

Não tenho estudo, não tenho faculdade, nem sei falar direito. E meus companheiros a mesma coisa. Alguns têm o privilégio de ter estudo, como a Deputada Maria, que é advogada, e que o Senhor Jesus também colocou aqui dentro para glorificar o nome Dele. E tantos outros companheiros que nós temos aqui, que são também evangélicos, representantes de outras igrejas, da Igreja Renascer, da Assembléia de Deus, da Igreja Batista, Igreja Presbiteriana. Hoje temos uma bancada enorme de Deputados, Bispo Gê, Pastor Bittencourt, Marcelo Bueno, e nós que representamos a base da Igreja Universal, cinco Deputados. Vejo a grandeza de Deus nisso, porque em Brasília temos o Bispo Rodrigues, que é o nosso líder político, o Bispo Vanderval, que não pôde estar aqui hoje. E tantos outros, Pastor Marques Abraão, o Bispo João Batista, enfim, de todo o Brasil nós temos hoje vários representantes nas Câmaras municipais. Hoje representamos uma fatia grande no setor político e a maioria vindo do nada, sem estudo. Isso nada mais é do que o cumprimento da palavra de Deus.

Na semana passada, aliás, por várias vezes, viajei com o Governador Geraldo Alckmin, pessoa que aprendemos a respeitar. Um homem sério, que tem atendido e colaborado com o trabalho da Igreja, com o que diz respeito à parte política. Atende-nos em tudo. Os seus Secretários, o Presidente da Assembléia, enfim, em tudo isso nós vemos grandeza de Deus, porque de onde nós viemos e onde nós estamos, não foi meramente por esforço, por capacidade, porque nós não temos capacidade, mas sim a palavra de Deus, que se cumpre na vida daqueles que buscam Deus, como disse o Bispo José Rocha, sem dúvida, faz arder o fogo, aquele fogo que ardia na sarça lá no deserto do Monte Sinai, e não apaga. É só conquista, conquista e conquista. E vitória. E a cada dia você vai subindo um degrau, porque Deus vai te levantando. Deus vai te colocando por cabeça.

E assim Ele tem feito conosco. Hoje nós representamos aqui, dentro do maior Parlamento da América Latina, que é Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, porque Ele nos fez levantar do pó, para assentar na roda dos príncipes. Hoje nós sentamos no Palácio com o Governador. Hoje nós sentamos com as autoridades, como o Dr. Siqueira, que está aqui, e é Delegado respeitadíssimo na Polícia. Outros companheiros, Dr. Evanei, Delegados, diretores da Polícia, secretários da Educação, do Trabalho, da Segurança Pública, da Saúde, que nos recebem a todo instante, enfim, grandes amigos, professores de Medicina, como o Prof. Dalton Chamone. Eu cito o nome dele porque é um grande colaborador, amigo nosso.

Nós sentamos junto com essas pessoas. São pessoas de expressão, conhecidas. O Bispo Rodrigues hoje é uma grande liderança. Eu ouvia o rádio hoje, falando da grande liderança que é o Bispo Rodrigues. Nem uma decisão é tomada no Congresso Nacional sem que tenha ali o Bispo sentado à mesa com os principais líderes do nosso país.

Vejam só a grandeza que Deus faz na vida de um homem. Estou falando aqui da parte política. O bispo falou da parte espiritual, mas estou falando de mim. Minha família está aqui. Está aqui minha esposa, a Rosângela, Ricelli, que tem 20 anos, Rafael, de 17 anos, Amanda, de 16 anos. Quando cheguei à Igreja Universal, meu filho mais velho tinha um problema, o médico dizia que teria de tomar medicamentos até os 20 anos, porque tinha reumatismo no sangue. Através do médico, Deus colocou a mão no meu filho e ele foi curado.

Hoje está aqui, um belo rapaz, trabalha comigo, ajuda-me, é meu companheiro. Moro em Ribeirão Preto, mas fico aqui durante a semana e ele mora comigo, viajamos para lá e para cá, estamos sempre juntos. Deus uniu a nossa família. A cada dia aumenta essa chama que não vai se apagar enquanto estivermos fiéis, buscando essa comunhão com Deus, Ele vai fazer essa chama arder no nosso coração. Como fez com o seu, você que está aqui, que é obreiro, pastor, membro da igreja, você que teve esse encontro com Deus.

Não poderia deixar de falar que, se a Igreja Universal dependesse de momentos como este que estamos fazendo, não existiria, porque a Igreja Universal não vive de homenagens. Os bispos, os guerreiros, os pastores, as esposas, os obreiros, não vivemos de homenagens como fazemos hoje. Mas não podemos deixar de comemorar o aniversário da Igreja Universal. Como comemoro o meu aniversário, você comemora o seu, resolvemos homenagear a Igreja Universal neste dia, que não é algo que eu criei, é uma coisa de cada um de nós. Talvez seria o deputado Roberto, o deputado Souza, o Wagner, a deputada Maria de Jesus, enfim, porque isso já vinha sendo feito todos os anos, a deputada Edna Macedo, que teve de se ausentar, foi para Brasília, todo ano isso se realiza há mais de oito anos.

Dizia para o bispo Rocha, se a Igreja Universal dependesse disso, não estaria onde está. A Igreja Universal vive das perseguições, das calúnias, injúrias, mentiras, toda a imprensa contra nós, mas é aquele ditado, a Igreja Universal é semelhante a um omelete, quanto mais bate, mais cresce. Amém, pessoal. (Palmas.) Vai continuar crescendo, porque ninguém vai parar de bater na gente. Vamos continuar lutando, perseverando, defendendo dentro desta Casa de Leis com todo o afinco, com todo o fogo que Deus colocar no nosso coração, vamos continuar defendendo os princípios éticos, morais, da família, vamos lutar aqui dentro para que o Evangelho seja propagado para o mundo todo, porque quando todos estiverem ouvindo, não vai precisar mais da gente, do bispo, de mais nada, porque aí Jesus já voltou para levar sua igreja.

Fica o nosso testemunho registrado para o Diário Oficial neste dia especial para mim. A homenagem não significa nada, mas o nosso coração sente neste momento de ouvir essas canções. O Dalvan, que está aqui ouvindo, ia muito aos eventos da ABC, Associação Beneficente Cristã. Lembro-me quando era presidente da ABC, organizava os eventos nas comunidades carentes, convidávamos o Dalvan, que não era da igreja, não era uma pessoa convertida ao Evangelho, mas de bom coração ia cantar. Naquela época eu olhava para o Dalvan e pensava que ele tem a unção de Deus, porque essa canção tem a inspiração e hoje essa profecia - não foi uma profecia minha, eu via isso - está realizada.

Hoje ouvimos falar de muitas pessoas que iam lá e estão convertidas. Não interessa a igreja em que está, mas se converteu a Jesus. Hoje tem esse exemplo vivo aqui, que me dá essa satisfação, o prazer de convidar novamente para cantar “Rastros na areia”. É com você, Dalvan, “Rastros na areia”, para completar tudo o que eu falei. (Palmas.)

 

O SR. DALVAN - Em 1984 um moço me levou essa canção na cidade de Ituverava. O Duduca estava em outro apartamento, falei para irmos ao apartamento do Duduca, tínhamos acabado de gravar o disco. Fomos para o apartamento do Duduca, ele ouviu a canção e disse “que letra bonita, que mensagem bonita”. Ligamos para o nosso maestro, voltamos para São Paulo, tiramos outra canção do disco e colocamos essa canção “Rastros na areia”.

Como disse o pastor Milton, estava cantando num clube e quando começamos a cantar “Rastros na areia”, um senhor disse para a moça que estava com ele “vamos parar, esta música fala de Deus, quero prestar atenção nesta letra”. Cantamos a canção. Num desses dias estava cantando numa igreja, adorando nosso Deus, esse senhor disse “Dalvan, não posso ir embora sem contar isso, naquele dia parei de dançar, ouvi a canção, no outro dia fui à igreja, aceitei Jesus, hoje sou pastor”. Essa canção serviu para evangelizar muitas pessoas e a mim também, porque essa mensagem marcou demais na minha vida.

 

* * *

- É feita apresentação musical.

* * *

 

O SR. DALVAN - Amigos, nunca deixem de sonhar. Como diz essa canção, não podemos deixar de sonhar, porque a palavra diz “Tudo é possível àquele que crê”. Quando você busca de coração, pode ter certeza de que nosso Deus responde, porque ele é fiel. E os seus sonhos serão realizados. Um grande abraço.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Obrigado, Dalvan. Que Deus o abençoe.

Agora o companheiro Tino vai cantar “Quando o Vento Soprar”, de autoria do Beno Cesar.

 

O SR. TINO - Quero agradecer a Jesus, a todos os pastores, a todos os bispos, por estar aqui hoje.

Quero dizer que a água e o barro passam por muitos lugares, mas em alguns lugares só o vento consegue passar.

Tenho certeza de que esse vento vai tomar conta deste lugar, o sopro do Espírito Santo. Em nome de Jesus.

 

* * *

- É feita a apresentação musical.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Que maravilha ver um jovem com um futuro magnífico, porque já serve ao Deus vivo.

Antes de encerrar a sessão, quero convidar o Bispo Rocha para fazer uma oração de agradecimento por este dia, para abençoar a nossa vida, para que possamos ter, a cada dia, a inspiração de estar fazendo algo que venha glorificar o nome do nosso Deus.

 

O SR. JOSÉ ROCHA - Muitas vezes, vemos um pastor dizendo: “Você vai entregar agora sua vida nas mãos de Deus.” Geralmente quando entregamos, não entregamos a vida, mas o que sobrou da vida. Todos que chegam à presença de Deus chegam aos cacos, aos pedaços. Tudo que tem sido entregue nas mãos desse Deus tem sido assim, aos pedaços, mas temos visto Deus fazer o seu vento soprar sobre isso e tomar forma. Temos vários exemplos.

Costumo dar muitos exemplos, como as emissoras de rádio que não eram nada quando assumimos e hoje são potências, como a própria Record; terrenos às vezes abandonados, com um galpão velho, feio, de repente, o vento sopra naquele lugar através da nossa fé que nós adquirimos e que, às vezes, está lá abandonado, jogado, ou quando existe um galpão velho, feio e, de repente, o vento sopra algo naquele lugar através da nossa fé; é colocado pelas mãos de Deus e adquire uma forma. Ou seja, quando colocamos realmente a nossa vida nas mãos de Deus, Ele realmente faz tomar forma. Pode ser um pedaço, o “caquinho” que for, não tem problema. Ele é grande, Ele é poderoso e Ele vai fazer com que esse nada seja algo grande, como grande é o nosso Deus!

Então, vamos nos dar as mãos agora e entregar a nossa vida. De repente, você entrega o pouquinho de vida que ainda tenha nas mãos desse Deus: Senhor, nosso Deus e Pai, nós te agradecemos pelos 26 anos da tua Igreja, da tua Casa, meu Pai; nós te agradecemos pela vida do Bispo Macedo, pela vida de todos os bispos, pastores, obreiros, membros, jovens, grupos de evangelização e queremos, meu Deus, ligar aqui que a cada dia, a cada vez mais almas continuem sendo ganhas para o teu reino! Vidas continuem sendo salvas, restauradas e reintegradas à sociedade através do trabalho da tua Igreja.

Peço, meu Deus, que o Senhor seja com todos nós e este lugar, meu Deus, como foi colocado pelo Pastor Milton, o lugar onde são decididas as leis, meu Pai, que beneficiam e podem muitas vezes mudar a vida de toda uma nação, de toda uma população, enfim que o Senhor possa iluminar este lugar, meu Pai; que o Senhor possa iluminar todos os deputados, que o Senhor possa iluminar, meu Deus, o nosso Governador, que o Senhor possa iluminar, meu Deus, porque o Senhor diz que devemos orar por aqueles que nos governam. Então, peço pela vida de todos os deputados, pela vida, meu Deus, de todos aqueles, meu Pai, que fazem parte do meio político, dos delegados, dos juízes, de todos aqueles, meu Pai, que são responsáveis em tomar decisões e mudar vidas através de leis. Abençoe, meu Pai, a toda esta Assembléia! Abençoe, meu Deus, todos aqueles que fazem parte deste lugar: os funcionários desde o menor até o maior, seja e esteja neste lugar, meu Pai, enfim use cada um e faz com que através da vida de cada um deles o teu nome seja glorificado e vidas sejam salvas para o teu reino, meu Pai. Entregamos tudo e todos as suas mãos e assim como o Senhor diz na tua palavra o que for ligado na Terra, também seja ligado aos céus. Ligamos aqui e agora a vitória do Estado de São Paulo, a vitória, meu Deus, da nossa Nação! Abençoe o Presidente, meu Pai, os ministros, os senadores, os deputados federais e estaduais, os vereadores, a nossa prefeita aqui, meu Pai, enfim abençoe a todos em nome do Senhor Jesus.”

Vamos orar: “Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome, venha a nós ao teu reino, seja feita a tua vontade, assim na Terra como nos céus. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois teu é o reino, o poder, a honra e a glória para todo o sempre. Amém. Graças a Deus.” Para Jesus, graças a Deus! (Palmas.)

Graças a Deus!

           

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Agora, vamo-nos sentar.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece a todas as autoridades e aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Aos funcionários desta Casa que ficaram trabalhando até este horário para que pudéssemos realizá-la eu agradeço de todo o coração, pois tenho a certeza de que através dessa oração a bênção de Deus já alcançou todos eles.

Quero agradecer a vocês do Grupo Jovem, membros da Igreja, companheiros e amigos empresários, os que vieram aqui hoje, os vereadores, com suas famílias, enfim cada um de vocês que forma o pessoal que nos dá assistência muitas das vezes para socorrer os doentes, os médicos, Dra. Juliana, Dr. Luciano, todos os profissionais liberais que estão presentes aqui hoje e que têm lutado; quero agradecer ao Pastor Roberto, líder do Grupo Jovem, que sem dúvida teve uma disposição muito grande em aglomerar os jovens de cada região. Há um pouquinho de cada lugar aqui, representando cada igreja para que obtivéssemos êxito, sucesso e o nome do nosso Deus fosse verificado.

Muito obrigado à Ísis, ao Tino, esse jovem maravilhoso, que Deus te abençoe, e ao Dalvan que também continue dando inspiração a essas pessoas que com a voz, com a alma reverenciam a cada dia o Senhor Jesus, levando a emoção não carnal e, sim, a espiritual no coração de cada um de nós.

Agradeço a presença de todos e dou por encerrada a presente sessão.

Deus abençoe a todos e muito obrigado.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 14 minutos.

 

* * *