20 DE AGOSTO DE 2007

020ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “353 ANOS DA CIDADE DE SOROCABA”

 

Presidência: VAZ DE LIMA e MARIA LÚCIA AMARY


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 20/08/2007 - Sessão 20ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA/MARIA LÚCIA AMARY

 

COMEMORAÇÃO  DOS "353 ANOS DA CIDADE DE SOROCABA"

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada Maria Lúcia Amary, com a finalidade de comemorar os "353 Anos de Sorocaba". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Informa que esta sessão solene está sendo transmitida pela Internet em tempo real e que a Casa, comprometida com a qualidade dos serviços e a transparência, passará a transmitir também todos os eventos. Afirma que Sorocaba é, hoje, referência na área da indústria, da tecnologia, do ensino.

 

002 - MARIA LÚCIA AMARY

Assume a Presidência.

 

003 - HAMILTON PEREIRA

Deputado Estadual, tece comentários acerca do crescimento vegetativo da cidade de Sorocaba, que atrai investimentos para diversos setores. Comenta projeto que tramita na Casa, que eleva Sorocaba ao status de região metropolitana.

 

004 - BARROS MUNHOZ

Deputado Estadual, fala sobre a representação política da cidade de Sorocaba na Casa.

 

005 - RAUL MARCELO

Deputado Estadual, comenta a história da cidade de Sorocaba, citando a estrada de ferro, as incursões dos bandeirantes e o processo de desenvolvimento industrial.

 

006 - PAULO FRANCISCO MENDES

Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, cumprimenta o Deputado Hamilton Pereira pela iniciativa do projeto que eleva Sorocaba a região metropolitana. Comenta a atuação de representantes da cidade de Sorocaba no Parlamento Paulista no decorrer dos tempos.

 

007 - Presidente MARIA LÚCIA AMARY

Anuncia apresentação da Orquestra de Violeiros de Votorantim.

 

008 - VITOR LIPPI

Prefeito da cidade de Sorocaba, comenta o desenvolvimento econômico e o crescimento vegetativo da cidade de Sorocaba.

 

009 - Presidente MARIA LÚCIA AMARY

Anuncia apresentação da Orquestra de Violões de Sorocaba, sob a regência do Maestro Pedro Bueno Cameron.

 

010 - RENATO AMARY

Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Fala da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Vocacional dos Municípios que criou, na Câmara dos Deputados, para atender os pequenos municípios.

 

011 - Presidente MARIA LÚCIA AMARY

Anuncia um número musical. Discorre sobre a história da cidade de Sorocaba desde sua fundação em 1654. Fala do crescimento da cidade, principalmente na área industrial. Agradece ao título recebido de "Cidadã Sorocabana". Agradece a todos pelo êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dá por lida e aprovada a ata da sessão anterior.

Convido as autoridades a se sentarem à Mesa: Exma. Sra. Deputada Maria Lúcia Amary, Líder do PSDB nesta Casa e autora da proposição que nos permite estar aqui nesta bela manhã de segunda-feira para comemorarmos os 353 Anos de Sorocaba; Exmo. Sr. Deputado Federal Renato Amary, ex-Deputado Estadual e ex-Prefeito de Sorocaba; Exmo. Sr. Deputado Hamilton Pereira, de Sorocaba, e que representa tão bem a região; Exmo. Sr. Deputado Barros Munhoz, Líder do Governo nesta Casa; Exmo. Sr. Vitor Lippi, Prefeito do Município de Sorocaba; Exmo. Sr. Vereador Paulo Francisco Mendes, atual Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba e ex-Prefeito; Exmo. Sr. Deputado Raul Marcelo, também de Sorocaba; Srs. Secretários Municipais; Srs. Vereadores e demais autoridades. A nobre Deputada Maria Lúcia Amary assumirá a Presidência a seguir e nomeará as demais autoridades.

Srs. Deputados, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente atendendo solicitação da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, com a finalidade de comemorar os 353 anos da Cidade de Sorocaba.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 - CPI-7 de Sorocaba, sob a Regência do Subtenente PM Ismael Cubas de Siqueira.

 

* * *

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece a Banda de Música Regimental do CPI-7 de Sorocaba.

Antes de passar a Presidência, com justiça, à nobre Deputada Maria Lúcia Amary, gostaria de dizer que esta sessão está ao vivo pela Internet. Nós não conseguimos passar na TV porque compartilhamos com a TV de São Paulo. A partir da primeira semana de setembro todos os plenários da Assembléia estarão ‘linkados’ na Internet e tudo que acontecer na Assembléia será disponibilizado em tempo real para todos.

Fiquei muito impressionado, pois temos 12 milhões de internautas no Estado de São Paulo. Este plenário Juscelino Kubitschek e os outros plenários que servem para as comissões, CPIs e audiências públicas estarão em tempo real, pela Internet pelo menos, mostrando todas as reuniões que ocorrerem aqui. É o compromisso desta Casa com a qualidade de seus serviços e com a transparência.

Estou fadado a ser liderado por gente de Sorocaba. Eu sou de São José do Rio Preto, onde dizemos que é o umbigo do mundo. Mas estou vendo que é Sorocaba. Cheguei nesta Casa e, com muito orgulho e honra, fui liderado, na época, pelo Deputado Renato Amary, que depois se tornou prefeito. E agora, vejam, sou liderado pela nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Palmas.)

Isso mostra a forte presença de Sorocaba. Já faz um tempo que cheguei com o Deputado Hamilton Pereira, amigo fraterno. Aqui não discutimos a questão partidária, mas a qualidade do mandato que as pessoas desenvolvem a partir da sua visão e da maneira de compreender a questão política. Ele tem sido um excepcional deputado nesta Assembléia, muito bem quisto e querido.

Temos agora o novo Deputado Raul Marcelo, ativo e sempre presente por causa da sua maneira de enxergar o mundo e de um partido que participa.

Agradeço, em nome da Assembléia Legislativa, à Cidade de Sorocaba, que tem sempre encaminhado para cá bons quadros. Temos às vezes divergências políticas, mas somos capazes de compreender quando as pessoas trabalham a partir daquilo em que acreditam e sonham.

 Não é pouca coisa 353 anos de vida. Conheço Sorocaba há mais de 30 anos e, ultimamente, tem tido um enorme ‘gap’ de desenvolvimento. Está muito longe a história do sonho da corrida do ouro, está muito longe e não menos importante o momento do tropeirismo. Acho que já fica até um pouco distante a questão da indústria têxtil. Sorocaba, hoje, é referencia na área da indústria, da tecnologia, do ensino.

Como povo paulista, estamos muito orgulhosos com o que os senhores, as lideranças políticas e empresariais e a sociedade organizada têm feito por São Paulo e pelo Brasil a partir de Sorocaba e região. Parabéns a todos e quero me associar a esta justa sessão solene. No que depender de nós, estaremos sempre dispostos a dar nossa testa de companhia, o nosso forte abraço e contribuição para que os brasileiros de São Paulo, que optaram por viver tanto em Sorocaba como na região, no entorno da sua influência, continuem assim, como referência do sonho realizado, do desenvolvimento possível, daquilo que se pode fazer quando as pessoas se juntam por um ideal comum e de bem.

Parabéns à Deputada Maria Lúcia Amary e a todos vocês. A Casa hoje é de Sorocaba. Um grande abraço. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar os 353 anos da Cidade de Sorocaba.

Esta Presidência agradece a presença do Presidente da Assembléia Legislativa, nobre Deputado Vaz de Lima, grande parceiro; Deputado Federal Renato Amary, ex-prefeito, por dois mandatos, da Cidade de Sorocaba; atual prefeito de Sorocaba, Exmo. Sr. Vitor Lippi, e em seu nome, quero saudar todos os secretários municipais que vieram à Assembléia Legislativa; Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Vereador Paulo Francisco Mendes e o Vereador José Francisco Martinez, Líder do Governo.

O Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa, sempre diz que quando se discute Sorocaba estamos muito unidos, tanto o Deputado Raul Marcelo, quanto o Deputado Hamilton Pereira, a quem quero cumprimentar.

Agradeço a presença do Líder do Governo, Deputado Barros Munhoz, sempre apoiando todos os nossos trabalhos na Assembléia Legislativa; Sr. Geraldo Cayubi, Vice-Prefeito de Sorocaba; Prefeito de Porangaba, Vitor Machado; Prefeito de Bofete, José Carlos Roder; Prefeito de Itaporanga, Hernani Camargo; Prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho Tavares; Prefeito de Campina do Monte Alegre, José Benedito Vieira; Prefeito do Município de Capela do Alto, Dr. Ubirajara Roberto Mori; Prefeito do Município de Alambari, Sr. Hudson Gomes, e esposa; Prefeito de São Miguel Arcanjo, Antonio Celso Mossin; Vereador João Donizete, da Câmara Municipal de Sorocaba; Delegado Seccional da Polícia de Sorocaba, André Moron; Diretor do Deinter 7, Dr. Weldon Carlos da Costa; Comandante do CPI-7, Coronel Washington Luiz Gaioto; Diretora da STU Sorocaba, Transporte Urbano de Sorocaba, Sra. Aurivânia Constantino; vice-Presidente do Sinduscon, Sra. Maristela Alves Lima Honda; Diretor Técnico do Departamento de Saúde de Sorocaba, Antonio Carlos Nasi.

Agradeço a presença dos Vereadores, Antonio Arnaud Pereira, Antonio Sérgio Ismael, Benedito de Jesus Oleriano, Carlos Cezar da Silva, Francisco Jesus Perotti, Francisco França da Silva, Francisco Moko Yabiku, Gervino Gonçalves, Hélio Aparecido Godoy, Irineu Donizeti de Toledo, Jessé Loures de Morais, Júlio César Ribeiro, Mário Marte Marinho Júnior, Moacir Luis Silva de Oliveira, Neusa Maldonado Silveira, Tânia Baccelli e Waldomiro Raimundo de Freitas.

Agradecemos a Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 - CPI- 7 -, de Sorocaba.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Hamilton Pereira, do PT, Presidente da Comissão de Ética desta Casa.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Exma. Deputada Maria Lúcia Amary, que preside esta sessão solene, que muito nos orgulha; Exmo. Sr. Deputado Federal, Renato Amary; Exmo. Sr. Deputado Estadual, Raul Marcelo; Exmo. Sr. Vitor Lippi, DD. Prefeito do nosso querido Município de Sorocaba; Exmo. Sr. Paulo Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, na pessoa de quem cumprimento todos os vereadores presentes nesta sessão solene. Cumprimento a todas as autoridades civis, militares, eclesiásticas, representantes do Poder Judiciário, delegados de Polícia, comandante do CPI-7, da região de Sorocaba, e na sua pessoa, todos os nossos representantes militares, e demais autoridades presentes.

Sorocaba chega à casa de um milhão de habitantes. Uma cidade que se expande vertiginosamente. Sorocaba cresce acima da média de crescimento vegetativo do Estado, atraindo com isso inúmeros investimentos, cidade que se orgulha do seu pólo industrial, do seu pólo comercial, do seu pólo financeiro. Uma cidade que oferta muitos empregos, fazendo com que jovens de todas as cidades da nossa região sejam atraídos para a cidade de Sorocaba, que ao completar 353 anos, projeta a sua imagem no calendário do Estado de São Paulo e no calendário brasileiro, como uma cidade progressista e que possibilita a todos nós vivermos com qualidade de vida. Uma cidade que possui universidades públicas, particulares, ofertando muito ensino qualitativo, com possibilidades para a juventude que acorre à nossa cidade. Sorocaba tem tudo isso, e muito mais: Sorocaba tem cultura. 

Gostaria de cumprimentar a Fundec pela presença da nossa banda da Polícia Militar, que veio abrilhantar esta sessão solene.

Sorocaba, além de tudo isso já mencionado, tem acima de tudo, um povo extremamente hospitaleiro. Esta é a marca registrada, a principal marca do município de Sorocaba.

Tramita nesta Casa o Projeto de lei Complementar nº 33, de autoria deste Deputado, que pretende elevar Sorocaba ao status de região metropolitana, que se encontra na Comissão de Assuntos Municipais aguardando, como determina a Lei 760, de 94, que regula matérias desta natureza, a realização de audiências públicas em todos os municípios que estão contidos na região metropolitana de Sorocaba. Portanto, uma iniciativa que cabe ao Poder Executivo do Estado. Estamos conversando com os nossos pares da Casa, em contato com o Palácio dos Bandeirantes, solicitando celeridade na tramitação deste projeto, para vermos Sorocaba futuramente dotada desse status de cidade sede da região metropolitana.

Ao encerrar, quero cumprimentar a Deputada Maria Lúcia Amary pela iniciativa, cumprimentar a todos os sorocabanos que acorreram e atenderam a este convite, nesta belíssima manhã, como já disse o Presidente Vaz de Lima. Parabéns a todos os sorocabanos, parabéns a todos nós. Viva Sorocaba nos seus 353 anos! Muito obrigado. (Palmas.)

 

 A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado  Barros Munhoz, Líder do Governo.

 

O SR. BARROS MUNHOZ - PSDB - Bom-dia a todos. Quero saudar a nossa Presidente, Maria Lúcia Amary, Líder do PSDB; o Deputado Federal Renato Amary; colegas Deputados de Sorocaba, que honram Sorocaba; Deputados Hamilton Pereira e Raul Marcelo; o Prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi; o Presidente da Câmara Municipal, amigo, Paulo Mendes; todos os prefeitos da região, todas as autoridades e todas as pessoas de Sorocaba e região presentes, nas pessoas dos membros da Orquestra de Violeiros de Votorantin.

Quero trazer apenas uma mensagem de Líder do Governo e de paulista, dizer do meu orgulho - não vou poder ficar até o final da sessão, como gostaria - de participar deste ato, desse evento.

Sorocaba é uma cidade que tem história, uma cidade que tem tradições, uma cidade a quem São Paulo deve muito, a quem o Brasil deve muito, e nós especialmente da classe política devemos muito, haja vista a representação de Sorocaba e região na Assembléia Legislativa de São Paulo, hoje, através desses três valorosos, combativos e aguerridos Deputados. Essa guerreira, nobre Deputada Maria Lúcia Amary; esse homem que é um gentleman, um homem ponderado e que está acima de todos os partidos, que é o Deputado Hamilton Pereira; esse jovem, que é uma promissora revelação da política, que é o Deputado Raul Marcelo.

Parabenizo Sorocaba, em meu nome, parabenizo como paulista, sinto-me orgulhoso de ser de um estado que tem esta terra, com tanta tradição, esta terra que abriu caminhos. Há duzentos e poucos anos, Sorocaba era muito maior do que a capital do Estado de São Paulo. Sorocaba contribuiu para que o nosso Estado fosse o que ele é hoje e para que o Brasil fosse o que ele é hoje.

Portanto, parabéns, do fundo do coração, Prefeito, a todos os cidadãos sorocabanos e a todos vocês que constroem a grandeza dessa região pujante do nosso Estado e do nosso Brasil.

Um grande abraço a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Muito obrigada, Deputado Barros Munhoz.

Passo a palavra neste instante ao Deputado Raul Marcelo, vice-Líder do PSOL nesta Casa.

 

O SR. RAUL MARCELO - PSOL - Quero inicialmente cumprimentar a autora desta sessão solene, Deputada Maria Lúcia Amary, em nome de quem cumprimento as autoridades da Mesa; quero cumprimentar as pessoas da sociedade civil, os cidadãos de São Paulo e de Sorocaba que porventura acompanham esta sessão através da Internet ou que vão tomar conhecimento dela pelo “Diário Oficial”.

Quero dizer que é uma satisfação muito grande poder participar desta sessão solene para não só homenagear os 353 anos da nossa cidade, mas também para fazer uma reflexão sobre a nossa história e ousar pensar o nosso futuro. Tenho viajado muito e percebido a importância da nossa cidade.

Lendo os livros de Aluísio de Almeida e de Geraldo Bonadio, que tratam um pouco da nossa história, pude tomar conhecimento de que as pessoas, inclusive as pessoas do povo, sabem que os campos de Viamão, que toda a travessia que os gaúchos fizeram com as mulas, com os muares para viabilizar a economia de Minas, tiveram como entreposto a nossa cidade.

Semana passada estive em Presidente Prudente, que era chamada de Alta Sorocabana por conta da nossa ferrovia, que teve uma importância fundamental não só para o desenvolvimento de Sorocaba e região, mas também de todo o Brasil. O entroncamento da Sorocabana foi fundamental para viabilizar a industrialização do nosso País.

Isso é um orgulho muito grande. Pessoas que estudaram e conviveram com familiares que viveram esse período - desde a época dos índios, dos bandeirantes, através das incursões que iniciaram no Interior do Estado de São Paulo formando a nossa etnia, a nossa música e a nossa cultura - fizeram com que o Interior do nosso Estado tivesse a importância que tem. Foi importante também pela sua ligação internacional à época da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, quando a Marinha Mercante trancou o sul daquele país e a Inglaterra ficou sem o algodão para poder desenvolver sua indústria têxtil. Os ingleses vieram ao Interior de São Paulo procurar áreas férteis e tiveram em Sorocaba a possibilidade de cultivar o algodão, o que fez com que a indústria têxtil surgisse e prosperasse.

E Sorocaba ficou com um binômio: de um lado era a Manchester paulista e de outro lado a Moscou paulista, pois formou toda uma intelectualidade, os partidos de esquerda e organizou uma classe operária que contribuiu muito para que a nossa cidade enfrentasse os índices de desenvolvimento econômico e tivesse também um desenvolvimento social.

O atual processo de industrialização que vivemos é o período da descentralização da indústria de São Paulo, que fez com que regiões importantes do Interior, em particular a nossa cidade, pudessem ter presença marcante na indústria. Isso faz parte da nossa história e pensar a nossa história é importante.

Quero deixar essa reflexão à luz das questões centrais do nosso País. Primeiro, o problema do planejamento.

Os poucos ensaios que o nosso País teve, em particular Sorocaba, foram de pessoas que ousaram planejar e com isso avançamos. Segundo o geólogo Aziz Ab'Saber, o nosso principal problema hoje é a falta de planejadores. É por isso que há crise na aviação, no transporte, na Educação e em várias outras áreas. Precisamos começar a planejar a nossa cidade e o desenvolvimento, inclusive o regional, a longo prazo.

Era essa a reflexão que queria trazer nesta manhã.

Quero agradecer a proponente desta sessão solene pelo convite; quero cumprimentar os vereadores aqui presentes - estou vendo o Martinez e o João Donizeti, com quem convivi na Câmara Municipal por seis anos. O meu abraço ao Vereador Mário Marte e à Vereadora Neuza. Quero deixar um abraço muito forte a todos. Ter convivido com eles e com uma sociedade civil organizada fez com que estivéssemos aqui representando uma visão política e debatendo as questões regionais, além da questão fundamental do desenvolvimento do nosso Estado.

O Estado de São Paulo tem hoje dois milhões e meio de desempregados, que não têm sequer alternativa de emprego, de uma população economicamente ativa de 20 milhões de pessoas. E pensar São Paulo é pensar Sorocaba. E pensar Sorocaba é pensar o nosso País.

Parabéns, Deputada Maria Lúcia Amary, pela sessão solene em homenagem à nossa cidade, que deu uma contribuição muito grande para São Paulo e para o desenvolvimento do nosso País. Parabéns, Sorocaba, pelos seus 353 anos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Obrigada, Deputado Raul Marcelo.

Teremos agora a apresentação de violeiros de Votorantim.

Quero agradecer a Prefeitura de Votorantim, na pessoa do Secretário de Cultura Werinton Kermes, que trouxe esse presente para nossa cidade.

 

* * *

- É apresentado o número musical.

* * *

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Quero conceder a palavra neste instante ao Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Paulo Francisco Mendes.

 

O SR. PAULO FRANCISCO MENDES - Inicialmente, quero agradecer ao Presidente do Parlamento paulista, Deputado Vaz de Lima, pela generosa acolhida dada a todos nós de Sorocaba na manhã de hoje. Quero saudar a Deputada Maria Lúcia Amary, que preside esta sessão em que o Parlamento paulista celebra os 353 da nossa terra. Quero de público dizer da importância e da expressão do seu trabalho aqui como Deputada representando a nossa cidade e a nossa região. Quero cumprimentar os amigos deputados que também representam Sorocaba e região: Deputado Hamilton Pereira, de quem sou amigo de longa data. Quero ressaltar o seu trabalho profícuo, sério e devotado às grandes causas da nossa região, cumprimentá-lo inclusive pela iniciativa do projeto que tramita na Casa, transformando a nossa região em região metropolitana. Quero cumprimentar o colega, digo assim porque convivemos durante longo tempo na Câmara Municipal, ele ainda muito jovem, 23 anos vereador da Câmara Municipal de Sorocaba. Com enorme talento e cultura, como jovem universitário se destacou de tal maneira que chega ao Parlamento Paulista antes de completar os seus 30 anos de idade. É uma figura respeitável, um jovem realmente idealista.

Cumprimentando os três representantes da nossa cidade e da nossa região, gostaria de abrir um parêntese antes de continuar aqui cumprimentando e saudando todas as demais autoridades integrantes da Mesa. Gostaria de dizer que nesta Casa atuaram, nos últimos 45 anos, muitos sorocabanos, que deram tudo de si para, ao longo do período em que aqui atuaram, trabalhar muito e bem representar Sorocaba e toda nossa região.

Quero lembrar aqui do Alberto Moreira, Armando Panusio, Juvenal de Campos, Walter Mendes, Flávio Chaves, Luis Francisco da Silva, Renato Amary, que aqui iniciou sua carreira pública em 1995, também do Deputado José Caldini Crespo, e quero constatar a presença efetiva da nossa cidade aqui neste Parlamento, através da atuação vigorosa de seus representantes. É uma parte da história importante para ser lembrada. Alguns dos nomes que citei já partiram desta vida. Mas é o momento de lembrarmos de todos que tiveram a incumbência, através do voto popular, de representar a nossa terra na Assembléia Legislativa do Estado.

Quero cumprimentar o Deputado Federal Renato Amary, ex-Prefeito da nossa cidade, e cumprimentar, através do vice-Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Vereador Martinez, todos os demais colegas que se encontram aqui presentes nesta sessão de homenagem à nossa terra.

Quero lembrar aqui das palavras felizes do Deputado Barros Munhoz, líder do Governo José Serra na Assembléia Legislativa, quando ele diz que há duzentos anos Sorocaba era maior que São Paulo. Realmente, o território é um fato histórico interessantíssimo. O território do Município de Sorocaba chegava à divisa da Cidade de Curitiba, no Paraná. Era realmente uma terra gigante, por onde tropeiros lançaram as férteis sementes do nosso desenvolvimento.

Quero cumprimentar o meu amigo Prefeito Municipal Vitor Lippi, homem que há dois anos e meio à frente do Poder Executivo municipal vem desenvolvendo um trabalho gigantesco, uma ação planejada muito séria e que consegue conciliar o desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social. Ele concebeu em seu projeto, em seu plano de trabalho a cidade educadora, e a cidade saudável. Isto começou a deixar os escaninhos da burocracia para se tornar uma realidade concreta na vida de nossa cidade. Por isso, ao cumprimentar o Prefeito Vitor Lippi pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pela sua honradez pessoal, pela sua transparência, quero saudar toda sua equipe, que está aqui presente, os secretários municipais, os servidores públicos da nossa prefeitura.

Neste momento, aqui concluindo esta breve reflexão, lembro que a cidade de Sorocaba é abençoada e privilegiada por um aspecto muito importante na questão da administração pública, porque nos últimos 45 anos tivemos, talvez, 10, 11 prefeitos ao longo desse tempo, e, por mais divergências de ordem doutrinária, ideológica, filosófica, partidária pudessem ocorrer, nunca nesse período, em 45 anos, um prefeito boicotou obras de seu antecessor, não deu seqüência a um trabalho duramente planejado e iniciado pelo seu antecessor. Sempre houve uma seqüência administrativa, aprimorando, melhorando, ampliando os mecanismos pelos quais esses serviços públicos deveriam funcionar. Como é importante isso. Esta avaliação nós fazemos hoje em Sorocaba.

Com tantos orçamentos nós convivemos. E esse ciclo de crescimento e desenvolvimento virtuoso em que vivemos hoje é fruto desse entendimento administrativo. Ou seja, fosse quem fosse o Chefe do Executivo, a composição da Câmara de Vereadores é a mais plural possível. A cidade sempre esteve acima de qualquer outro interesse, por isso ela cresceu, se desenvolveu.

Vou dar aqui um exemplo, um número muito expressivo do nosso desenvolvimento econômico e social, que pode deixar bem claro este momento esplendoroso em que vivemos. Temos, nos últimos 11 anos, um crescimento impressionante do Orçamento público municipal, saltando de 180 milhões de reais, em 11 anos, para a casa de um bilhão de reais, peça orçamentária essa que o Prefeito Lippi deve enviar dentro de 30 dias à Câmara Municipal de Sorocaba. Tudo isso é fruto de um intenso trabalho, mas não apenas de suas autoridades, lideranças, entidades ou instituições, que atuam pela sua grandeza e pelo desenvolvimento sustentado de Sorocaba.

Finalizo a minha manifestação, dizendo que é importante homenagear, nessa semana comemorativa do aniversário da nossa terra, todos aqueles que ajudam do nascer ao pôr do sol para construir essa cidade saudável, educadora. Homenagear os trabalhadores de Sorocaba, os professores que cedo estão na creche, na pré-escola, no ensino fundamental, nas universidades, no ensino profissionalizante, e aqueles que pela madrugada ingressam nos recintos das fábricas para produzir a nossa riqueza, e são anônimos. São heróis anônimos. São construtores dessa cidade maravilhosa, fraterna, solidária e que cresce num desenvolvimento sustentado, justamente por ter o perfil que ela possui.

Quero, em nome da Câmara Municipal de Sorocaba, dos colegas vereadores que a compõem, dizer a todos aqui, na Assembléia Legislativa de São Paulo, que se Sorocaba é um exemplo para a nação brasileira, exemplo de pertinácia, de trabalho e exemplo de espírito solidário, somos também uma cidade muito otimista, porque consideramos que, apesar de todos os pesares, São Paulo e o Brasil são bem maiores do que a crise que enfrentamos. Vamos debelar com muita luta, com solidariedade, com o apoio do nosso povo, essa crise ética, debelar as ameaças que estão aí no campo econômico.

 Hoje, com a globalização, há um clima de apreensão muito grande: será que não vamos conseguir decolar?  Agora era o instante de o Brasil decolar? Nós, de Sorocaba, somos otimistas, repito, porque achamos que a pátria brasileira, que o povo brasileiro, que São Paulo são maiores do que todas as crises.

Que Deus continue abençoando a nossa gente, o nosso povo, as nossas autoridades para que possamos, ao longo dos próximos tempos, continuar celebrando, sim, o aniversário da nossa terra com muita alegria em nosso espírito, em nosso coração. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência agradece as palavras do Presidente da Câmara, Vereador Paulo Francisco Mendes, registra e agradece, também, as presenças do Dr. Antonio Carlos Nasi, Diretor Regional; Diretor do Conjunto Hospitalar, Dr. Sidney Abdala; Diretora Regional de Ensino, Maria Vicentina Pereira da Silva; Tenente Coronel Paulo Sérgio Vale, Comandante do 7ª BPI de Sorocaba; Presidente da Fundação dos Servidores Municipais de Sorocaba, Marcos Distão; Flávio Amary, Diretor Regional do Secovi, diretora do Sinduscon, Maristela Honda; Maria Lúcia Neiva de Lima, diretora do Gepaci; todos os delegados da Polícia Civil; todos os militares; comitiva que veio de Sorocaba; grupos da Terceira Idade, na pessoa da Presidente do Conselho, Dra. Deolina e D. Mitie; Deputado João Barbosa.

Teremos agora a apresentação de mais um número da Orquestra de Violeiros de Votorantim.

 

O SR. RICARDO ANASTÁCIO - Nós vamos fazer uma poesia de um grande poeta sorocabano - porque naquela época Sorocaba era junto com Votorantim - chamado Laureano. Foi um grande poeta caboclo, da nossa terra, e que canta esse valor que a música caipira e a poesia cabocla têm a acrescentar à alma brasileira, na contribuição dos paulistas.

Quero chamar um outro poeta de Sorocantim, porque ele mora metade em Sorocaba e metade em Votorantim, sua casa é dividida meio a meio, é o Álvaro, para falar essa poesia, e nós vamos cantar a música de Tonico e Tinoco chamada “Adeus, Morena, Adeus”.

 

O SR. ÁLVARO RAMOS - “No meio da corredeira, um pouco acima da cachoeira, não sei como foi nascer um valente capinzinho que, apesar de ser fraquinho, lutava para viver. Aquele capim-mimoso, que batizei por teimoso, parecia com fé lutar. Em sua luta, arcadinho, teimava e devagarinho conseguia levantar. Mas o pobre se empinava, seguidinho se curvava numa luta contra a sorte, como que para mostrar que a teimosia em lutar transforma o fraquinho em forte. Eu fiquei bom tempo assim, vendo a luta do capim contra as águas do riacho, que queriam arrancar o capim para carregar, correnteza rio abaixo.

Ah, que lição interessante me mostrou naquele instante aquele capim-mimoso. A vida é uma corredeira, e a gente, queira ou não queira, tem que ser capim-teimoso”.

Orquestra Laureano. (Palmas.)

 

* * *

- É executado o número musical.

* * *

 

O SR. ÁLVARO RAMOS - Obrigado, gente. Obrigado pelo convite. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Muito obrigada à Cidade de Votorantim por esse belíssimo presente que nos deu com os violeiros de Votorantim.

Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Vitor Lippi, Prefeito da Cidade de Sorocaba.

 

O SR. VITOR LIPPI - Amigos, bom-dia. Quero cumprimentar inicialmente a nossa Deputada Estadual Maria Lúcia Amary, pela iniciativa de homenagear a nossa querida Sorocaba e cumprimentá-la também pelo seu trabalho, pela sua representação e liderança. Temos muito orgulho de seu trabalho.

Quero também cumprimentar nosso Deputado Federal Renato Amary, importante liderança da nossa terra, ex-prefeito, ex-deputado estadual, Deputado Federal agora com uma bandeira muito importante do desenvolvimento regional do nosso país, na vocação do desenvolvimento regional. Quero cumprimentá-lo e parabenizá-lo pelo trabalho muito importante que tem feito.

Quero também cumprimentar nosso Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Paulo Francisco Mendes, homem honrado da nossa polícia sorocabana, também ex-prefeito que estou tendo a honra de suceder. Quero parabenizá-lo pela atuação da Câmara Municipal, pela postura sempre presente, no interesse público, enfim, a harmonia entre os Poderes. Temos muito orgulho de tê-lo na liderança daquela Casa.

Quero também cumprimentar o nosso vice-prefeito Geraldo Cayubi, um grande companheiro de todos os momentos; o nosso Deputado Hamilton Pereira, importante liderança de nossa terra, uma pessoa de grande habilidade política, um grande conciliador; nosso jovem Deputado Raul Marcelo, liderança também expressiva dos jovens da nossa terra, e já foi ressaltado aqui o seu idealismo, a sua preocupação social, que certamente o tem distinguido nesta Casa.

Quero cumprimentar os nossos prefeitos aqui presentes, da nossa região. Muito obrigado pela presença ao Benedito Machado, de Porangaba; ao Antonio Celso Mossin, de São Miguel Arcanjo; ao José Benedito Vieria, de Campina do Monte Alegre; ao Hudson Gomes, prefeito de Alambari; ao Roberto Ramalho Tavares, prefeito de Itapetininga; ao Hernani Camargo, prefeito de Itaporanga; ao José Carlos Roder, prefeito de Bofete.

Quero cumprimentar os nossos vereadores presentes hoje aqui, de Sorocaba: José Francisco Martinez, vice-Presidente da Câmara de Sorocaba e líder de bancada; João Donizete Silvestre, também nosso querido vereador; Benedito de Jesus Oleriano, também vereador da nossa Casa e Neusa Maldonado.

Quero também cumprimentar algumas lideranças importantes da nossa terra, aqui presentes hoje: Coronel Gaioto, Comandante do CPI-7; delegado Dr. Weldon Carlos da Costa, diretor do Deinter-7; Tenente-Coronel Paulo Sérgio Vale, Comandante do 7º Batalhão; Dr. André Moron, Delegado Seccional de Sorocaba.

Quero também cumprimentar o pessoal da Saúde, aqui presente: Dr. Antonio Carlos Nasi, dirigente regional de Saúde de Sorocaba; as pessoas aqui representando a Educação, e quero fazê-lo em nome da nossa dirigente regional de ensino Maria Vicentina Pereira da Silva; a dirigente regional da Secretaria de Relações do Trabalho Mirta Muller; Maristela Honda, representando aqui o Sinduscon; Perseu Mariani, gerente regional da Cetesb, e ao Flávio Amary, diretor regional do Secovi.

Quero cumprimentar todos os nossos Secretários aqui presentes. A maioria dos Secretários está aqui conosco nesta manhã. Quero cumprimentar todos os outros sorocabanos aqui presentes e agradecer também a acolhida do Poder Legislativo, cumprimentar os funcionários públicos que nos acompanham nesta manhã.

Falar de Sorocaba é muito gostoso. Todos nós temos um grande orgulho de sermos sorocabanos. Falar de Sorocaba é falar de empreendedorismo, de pujança, de desenvolvimento. Falar de generosidade, de parceria. Falar de Sorocaba hoje é falar com orgulho dos números da nossa terra. Falar de Sorocaba é dizer que Sorocaba está hoje entre as oito cidades com maior índice de desenvolvimento deste país. Falar de Sorocaba é dizer que hoje temos 100% de atendimento de água em nosso município, com qualidade, e 98% de rede coletora de esgoto. Falar de Sorocaba hoje é saber que daqui a 12 meses 100% de  esgoto do nosso querido rio Sorocaba será tratado. Falar de Sorocaba é saber que Sorocaba tem superado, nos últimos anos, todos indicadores de desenvolvimento econômico e de crescimento vegetativo do País e do Estado de São Paulo.

Falar de Sorocaba hoje é falar de uma cidade que cresce rápido; uma das cidades que mais cresce, mais se desenvolve e tem um dos melhores indicadores de qualidade de vida neste País.

Falar de Sorocaba é falar de um povo trabalhador, ordeiro e empreendedor. Uma cidade que hoje tem próximo de duas mil indústrias, próximo de 200 empresas e indústrias exportadoras.

Falar de Sorocaba é falar que Sorocaba hoje se orgulha de estar entre as cidades que têm um dos maiores números de novos loteamentos aprovados. Sorocaba é uma cidade que, apesar de já ter sido pequena, já ter sido média, hoje passa a ser uma cidade grande, um centro regional, e um dos locais com um dos menores indicadores de violência do interior do Estado, entre as cidades de seu porte.

Nos últimos anos, temos conseguido melhorar esses indicadores. Apesar do crescimento rápido e da fortíssima migração, Sorocaba não teve a favelização que marcou o crescimento rápido das outras cidades do Estado de São Paulo. Tudo isso nos orgulha muito. Mas devemos tudo isso a uma sucessão de homens públicos, de administrações, da luta dos nossos servidores municipais, das nossas lideranças, nossos empresários, nossos trabalhadores, nossas donas-de-casa. Enfim, de todos que construíram e ajudaram a construir nossa história.

Falar de Sorocaba é falar que, com muito orgulho, temos contribuído para seu desenvolvimento regional. Esse, por sinal, é nosso maior e próximo desafio. Pensarmos, efetivamente, em um planejamento ordenado da nossa região, em um desenvolvimento integrado da nossa região.

Sorocaba, por estar crescendo rápido, tem se preocupado também com seu planejamento. Hoje estamos trabalhando dentro de dois conceitos de desenvolvimento urbano internacional: das cidades saudáveis e cidades educadoras.

A cidade também tem se preparado para melhorar seus quadros em relação ao planejamento de futuro. O que nos falta, agora, é esse desenvolvimento regional integrado. Temos certeza absoluta da atenção do Governo do Estado, do nosso Deputado Federal Renato Amary, que tem trabalhado essas vocações regionais.

Tudo isso nos leva a crer que temos muitos motivos para comemorar nosso passado, muitos motivos para comemorar o presente e muita alegria e certeza de que continuaremos a comemorar nosso futuro.

Parabéns, Sorocaba, pelos seus 353 anos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Esta Presidência quer registrar a presença do Sr. Sebastião Gonçalves, representando o Deputado Federal Antonio Carlos Pannunzio, que não pôde comparecer em razão de um compromisso partidário; do Dr. Luiz Menotti, Delegado da Polícia Federal; Sra. Sandra Borges, Presidente da Coeso.

 Neste momento, teremos uma apresentação da Orquestra de Violões de Sorocaba, sob a regência do Maestro Pedro Bueno Cameron, agradecendo ao Prefeito Vitor Lippi, ao Secretário Anderson e a Maurício Barison.

 

O SR. PEDRO BUENO CAMERON - Apresentaremos Tristesse, de Frederic Chopin, e Serenata, de Franz Schubert.

 

* * *

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA AMARY - PSDB - Agradeço ao Maestro Pedro Bueno Cameron e à Orquestra de Violões de Sorocaba.

Esta Presidência quer registrar a presença do nobre Deputado Said Mourad.

Concedo a palavra ao Exmo. Sr. Deputado Federal Renato Amary.

 

O SR. RENATO AMARY - Bom-dia a todos. Neste cantinho do plenário há dois ex-Prefeitos e o Prefeito de Sorocaba. São 16 anos de trabalho para a Cidade de Sorocaba nesse pedacinho de chão da minha primeira Casa de Leis. Estou emocionado hoje por várias razões.

Quero cumprimentar o Presidente da Assembléia Legislativa, meu caro amigo, meu irmão Deputado Vaz de Lima, que caminha conosco desde 1994, quando fomos eleitos acompanhando Mário Covas e José Serra. Quero enaltecer muito a sua forma de atuação.

Quero cumprimentar também aquela que nas horas vagas é minha esposa - lamentavelmente minhas horas vagas são poucas, as dela também, mas haveremos de recuperar esse tempo um dia - Maria Lúcia Amary -, que começou sua ação política como a primeira presidente de um partido político em Sorocaba. Conseguiu seu espaço, buscou suas conquistas e hoje a vemos presidindo uma Sessão Solene na Assembléia Legislativa de São Paulo, depois de ser eleita deputada estadual, com todas as dificuldades que conhecemos.

Em seguida, conseguiu seus primeiros 75.456 votos. Sou meio cabalístico com números, a centena é crescente: quatro, cinco, seis. Não deu outra, foi reeleita com mais de 50% dos votos num momento em que nós, políticos, não temos o bem-querer da grande população deste País que pensa de uma forma diferenciada, influenciada também por uma mídia que busca denegrir a imagem dos parlamentares no País. Mas ela teve mais de 50% dos votos. Tornou-se Líder do PSDB. Hoje, mais de 20 barbudos estão sob o comando da Maria Lúcia - o que não é muito bom para nós, homens. Mas para todos nós que precisamos de gente séria, competente na política, está aí a Maria Lúcia nos representando.

Cumprimento o Prefeito de Sorocaba, meu ex-Secretário de Saúde, Vitor Lippi. Em seu nome cumprimento todos os Secretários Municipais presentes. Cumprimento meu querido amigo, ex-Prefeito de Itapira, hoje Líder do Governo, Deputado Barros Munhoz, com muita honra e muito orgulho para nós. Cumprimento o Deputado Estadual Hamilton Pereira, meu parceiro desde 1995, não na ideologia, mas um homem a quem respeito e admiro muito pelo trabalho sério que realiza. Agradeço muito sua presença.

Cumprimento o menino Raul Marcelo, brilhante deputado estadual, jovem, dinâmico, batalhador, a quem respeito muito pela sua coerência. Todos nós, políticos, deveríamos ser coerentes. É isso que formata a atuação de um parlamentar. O Raul Marcelo é realmente um deputado coerente.

Cumprimento os Deputados João Barbosa e Said Mourad, muito obrigado pela presença de vocês prestigiando a Maria Lúcia. Cumprimento o Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, ex-Prefeito Paulo Mendes, obrigado por suas palavras. Cumprimento o vice-Prefeito de Sorocaba, Geraldo Cayubi, e sua esposa Lélia, sempre presente a esses eventos. Cumprimento os Vereadores de Sorocaba aqui presentes João Donizeti, Benedito de Jesus Oleriano, José Francisco Martinez, Neusa Maldonado e Marinho Marte. Quero cumprimentar também o Vereador Hélio Mori, de São Miguel Arcanjo, representando todos os vereadores da região. Cumprimento meu Líder Antonio Carlos Pannunzio, representado pelo assessor Sebastião Gonçalves. O Pannunzio está numa reunião do partido em Curitiba neste momento. Cumprimento o Diretor do Deinter-7, Dr. Weldon Carlos da Costa; o Delegado Seccional André Moron; o Comandante do CPI-7, Washington Gaioto; o Comandante do 7o DPMI, Paulo Sérgio Vale. Cumprimento os Prefeitos presentes Roberto Ramalho, de Itapetininga; José Benedito Vieira, de Campina do Monte Alegre; Hudson Gomes, de Alambari; meu querido Benedito Machado, Prefeito de Porangaba e também assessor técnico desta Casa de Leis; José Carlos Roder, de Bofete; Hernani Carmargo, de Itaporanga; Ubirajara Roberto Mori, de Capela do Alto; Antonio Celso Mossin, de São Miguel Arcanjo. Cumprimento o Dr. Menotti Barros de Oliveira, sempre Chefe-Delegado da Polícia Federal. Cumprimento Maria Vicentina Pereira da Silva, Dirigente Regional de Ensino. Cumprimento o Delegado-Diretor do Decap de São Paulo, o sorocabano e sempre parceiro Renato Swensson, Maurício Blazek; Delegados Carlos Augusto Marinho Martins, Milton Ribeiro Guimarães, José Augusto Puppim, Marcelo José Carriel, Abel Leopoldo Martins de Oliveira, Gilberto Sales Souza Júnior, Maria Cássia Almagro, Carlos Alberto de Oliveira, Tânia Munhoz Guarnieri, Telma Regina Freitas Oliveira, Acácio Aparecido Leite, Júlio Geebert, José Umberto Filho. Muito obrigado pela presença maciça apoiando a Maria Lúcia, apoiando Sorocaba. Cumprimento Maristela Honda, vice-Presidente do Sinduscon. Cumprimento Flávio Amary, Diretor Regional do Secovi, também nas horas vagas meu filho. Cumprimento Maria Lúcia Neiva de Lima, Diretora do GPACI.  Cumprimento a querida Banda da Polícia Militar. Quero cumprimentar a Orquestra de Violeiros de Votorantim, agradecendo muito o Werinton Kermes, Secretário de Cultura de Votorantim, que nos cedeu essa coisa maravilhosa, a Orquestra de Violeiros.

Comentei com o Hamilton que estávamos nos deliciando com essas músicas caipiras que estão dentro do coração de cada um de nós de Sorocaba.

Quero cumprimentar também a Orquestra de Violão de Sorocaba, agradecendo o Secretário Anderson Santos e o Prefeito Vitor Lippi por nos ceder a orquestra, uma vez que a Fundec tinha outros compromissos.

Quero cumprimentar Sidney Abdala, Diretor do Conjunto Hospitalar; Antonio Carlos Nasi, Diretor do Departamento de Saúde de Sorocaba.

Serei breve. Quero ir na esteira de todos que me antecederam dizendo que hoje temos de agradecer muito a Deus, principalmente, por conseguirmos todo esse trabalho feito em Sorocaba, guindando-nos a uma das maiores e melhores cidades deste País.

Como disse o Vitor, criei na Câmara dos Deputados uma Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Vocacional dos Municípios com 221 deputados federais, principalmente para atender os pequenos municípios. Temos 5564 municípios no País, 4300 deles com menos de 20 mil habitantes e todos os problemas que isso possa acarretar não só aos pequenos municípios, mas principalmente aos municípios-sede de região. Sorocaba não foge disso.

Sorocaba é uma cidade-mãe, é uma cidade generosa, que acolhe todos que ali chegam, que acolhe todos aqueles que têm a vontade e o prazer de serem do bem, trabalhando para o desenvolvimento de um pedaço de chão. Com essa Frente Parlamentar vamos buscar desonerar os grandes municípios, dando uma melhor qualidade de vida aos pequenos municípios, coisa que construímos nesses últimos anos na Cidade de Sorocaba.

Conseguimos um trabalho conjunto, não só de prefeitos e vereadores, mas principalmente da sociedade civil organizada, daqueles que acreditavam que dava para dar a mão para o prefeito e caminhar juntos num só objetivo. Um movimento suprapartidário, no qual rasgamos as carteirinhas políticas e trabalhamos pelo bem-estar da cidade alcançando todos esses avanços, todos esses novos equipamentos que a cidade recebeu, toda essa construção orçamentária. Como disse o Paulo Mendes, uma cidade que sai de 160, 170 milhões de orçamento, de receita anual, extrapolou nesses últimos dez anos para um bilhão de reais, em 2008, sem aumentar impostos - e não é só sem aumentar, diminuindo alguns impostos também.

Em nossa administração, reduzimos impostos para microempresários, empresas novas que chegaram tiveram vantagens pequenas para investir no seu negócio em Sorocaba. Tudo isso foi construído por todos nós, sorocabanos.

Quando se fala em segurança, lembro-me de que fizemos uma reunião no Sorocaba Park Hotel. Na ocasião, o Secretário de Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, disse que Sorocaba era a única cidade do Estado de São Paulo em que se colocava no cofre o IV. O que é IV? É o Índice de Vaidade.

Criamos um projeto de Segurança em Sorocaba, um trabalho conjunto com as Polícias Federal, Civil e Militar, com a área Municipal, com a Prefeitura, envolvendo todos num só processo de melhoria das condições de segurança e tivemos sucesso. Atualmente, Sorocaba é uma das cidades que têm um dos menores índices de violência.

Tudo isso está acontecendo, por conta de um trabalho conjunto. Em quase todas as reuniões com o meu secretariado, cantava três músicas, duas do Martinho da Vila. Uma delas dizia: “Segure tudo o que for conquistado; segure a menina, rapaz”. A menina era Sorocaba. Tínhamos que segurar as nossas conquistas, mantê-las, olhar para o futuro. O passado é bom para lembrarmos, o presente é bom para sentirmos e o futuro é bom para avançarmos com projetos. Não devemos nos esquecer de que, a cada ação que implementamos na cidade, temos que olhar para o futuro, temos que preparar a cidade - e nós a preparamos para os nossos filhos e netos.

Essa era a primeira música: segurem as conquistas! Construir uma escola não é tão difícil quanto mantê-la; construir um hospital não é tão difícil quanto mantê-lo. A manutenção é o segredo da qualidade de vida e do bem-estar do povo.

A segunda música era do mesmo cantor: “Madalena você é o meu bem-querer”. E Sorocaba era o bem-querer. O que eu queria dizer com isso? Que o sorocabano tinha que ter auto-estima, recuperar a sua auto-estima, gostar da cidade, falar da sua cidade, trazer amigos para a sua cidade. Trabalhamos muito com essas idéias.

A última música era a celebração: vamos celebrar a cidade! Existe uma música norte-americana que diz: “Esta noite vamos celebrar o meu amor por você”. E tínhamos que celebrar o amor que tínhamos por Sorocaba. Quanto mais celebramos, quanto mais colocamos no nosso coração o bem-querer, mais a cidade cresce, automaticamente.

O prazer, aquela coisa gostosa de passar numa avenida e ver que ela tem flores, que ela é colorida, que ela é bonita, que tem grama, que tem árvores, que tem parques, mas que também tem escolas, que também tem hospitais, que também tem centros esportivos. Principalmente, o prazer de estar numa cidade bonita.

É isso o que comemoramos hoje. É o 10º aniversário da cidade que comemoro como político. Quando fui prefeito, em 1997, a cidade comemorou 343 anos. Hoje, Sorocaba comemora 353 anos. Dez anos se passaram e a cidade se recompôs, a cidade está inteira, a cidade está preparada para o futuro. Precisamos continuar unidos, trabalhando por um só objetivo: para o nosso bem-estar, para o nosso bem-querer, que é a Cidade de Sorocaba.

Por isso, quero cumprimentar cada um de vocês que estão aqui, em nome da Deputada Maria Lúcia Amary, que preside esta Sessão Solene e que teve a grata idéia de fazer, deste dia, mais um dia de festa e de celebração para a nossa querida Cidade de Sorocaba.

Que Deus abençoe a todos! Parabéns a nós e à nossa Sorocaba! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Maria Lúcia Amary - PSDB - Quero agradecer ao Duo Urubatã, composto por Richard Ferrarini e Evandro Marcolino, que estão tocando no Hall Monumental.

Agora, ouviremos o Hino de Sorocaba, que será executado pela Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7, CPI-7, de Sorocaba, sob a regência do Subtenente PM Ismael Cubas de Siqueira.

 

* * *

- É executado o Hino de Sorocaba.

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Maria Lúcia Amary - PSDB - Agradeço à Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 - CPI -7 -, de Sorocaba.

Gostaria de dizer algumas palavras a respeito da Cidade de Sorocaba.

A história do surgimento de Sorocaba é parecida com as histórias de outros muitos municípios do Estado. Um forasteiro chegou às terras e entendeu que o local era conveniente para a fundação de um povoado.

Foi dessa forma que, em 1654, um herdeiro de família fidalga portuguesa, o Bandeirante Baltazar Fernandes, foi conhecer e tomar posse de uma herança muito valorizada. O que nem ele sabia é que estava preste a dar início a uma comunidade próspera.

A partir daí, o roteiro de sucesso de Sorocaba começa a ganhar acontecimentos próprios porque foi o ponto de parada para descanso de tropeiros, que saíam do Sul do país para comercializar mulas, desde Viamão, no Rio Grande do Sul, chegando às margens do Rio Sorocaba, onde eram vendidas muares, como meio de transporte, nas Feiras de Muares, influência que deixou fortes raízes no folclore, na culinária e no vestuário. Até mesmo o jeito de falar do nosso povo não seria mais o mesmo.

“Tu és, ó Sorocaba, uma das molas deste grande São Paulo glorioso, cidade do trabalho e das escolas.” O verso do Hino Oficial descreve com fidelidade a importância dessa terra generosa, não só pelo seu povo acolhedor, mas pelo desenvolvimento surpreendente.

Sorocaba cresceu e hoje é o terceiro município mais populoso do Interior Paulista, com quase 600 mil habitantes. É também a oitava cidade brasileira com maior potencial de consumo.

Além disso, ocupa posição de quinta cidade em desenvolvimento industrial-econômico do Estado. O parque industrial do município tem cerca de 1.700 instalações, exportando para mais de 115 países. E, como diz o Hino, Sorocaba é a cidade do trabalho e das escolas.

As instituições de Ensino Superior atraem jovens de todo o Estado. São cinco universidades e sete faculdades. Existem ainda os cursos técnicos e profissionalizantes, além da Unit, Universidade do Trabalhador, fundada há nove anos.

O que mais me orgulha em tudo isso é que, apesar de todo o desenvolvimento, as pessoas vivem cada vez mais e melhor em Sorocaba. A qualidade e expectativa de vida não são abaladas pelo crescimento. Esse é mais um detalhe que faz de Sorocaba um lugar especial. Fico muito feliz em poder prestar esta merecida homenagem à cidade que me recebeu com carinho e que chamou de filha quando me concedeu o título de cidadã.

Parabéns Sorocaba! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece ao Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, por conceder o privilégio de me deixar presidir esta Sessão, aos Deputados Hamilton Pereira e Raul Marcelo, grandes parceiros de Sorocaba na Assembléia Legislativa, às demais autoridades, aos funcionários desta Casa, à minha dedicada assessoria e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Muito obrigada. Fiquem com Deus!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 12 horas e 20 minutos.

 

* * *