10 DE MAIO DE 2010

020ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DO ISLAMISMO”

 

Presidente: HAIFA MADI

 

RESUMO

001 - HAIFA MADI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que a sessão fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo à solicitação da Deputada Haifa Madi, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Islamismo. Convida a todos para, de pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia recitação do Alcorão sagrado.

 

002 - SAID MOURAD

Deputado estadual, tece considerações sobe os preconceitos decorrentes da imagem errônea que a mídia veicula sobre o povo muçulmano e os países árabes. Declara seu compromisso em difundir a verdadeira imagem dos povos árabe e muçulmano. Faz relatos sobre a visão errônea que muitos europeus têm do Brasil. Cita preceitos do Islamismo. Faz comentários sobre religiões diversas. Informa que "Islã" significa Paz.

 

003 - FAHD ALAMEDDINE

Xeique druso, faz pronunciamento em língua estrangeira. Informa que se apresenta como xeique da seita drusa no Brasil porque pouca gente sabe que esta seita é do Islamismo.

 

004 - MOHAMED IBRAHIMI

Xeique da Mesquita do Brás, discursa em língua estrangeira.

 

005 - MONA SAMARA

Representante do senhor Souheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro, comenta que não foram medidos esforços nos últimos anos na busca da pacificação dos povos. Cita que o Islamismo vai além do que é propagado pelos meios de comunicação. Comenta que é preciso esclarecer para a sociedade que a religião muçulmana não é violenta. Menciona que o Dia do Islamismo é um marco na democracia.

 

006 - Presidente HAIFA MADI

Anuncia apresentação musical.

 

007 - DAMASKINOS MANSOUR

Arcebispo da Catedral Ortodoxa de São Paulo, faz agradecimentos gerais com saudação do Islã. Pronuncia-se em língua estrangeira.

 

008 - MAGDA AREF ABUD LATIF

Cientista Social e vice-presidente do Departamento Feminino da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, lê documento sobre o Dia do Islã. Informa que o Islã entrou no Brasil com as primeiras caravelas, com os negros escravizados e, posteriormente, com a imigração árabe. Cita que para o Islã as mulheres são pioneiras em tudo. Explica a representação do véu para as mulheres islâmicas.

 

009 - ALMOKADAM AHMAD HAMOUD

Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil, fala e explica as saudações em Árabe. Cita que todos são iguais perante Deus e que a diferença está nos atos de cada um. Dá conhecimento de que Said Muhammad foi o último profeta e a religião islâmica foi a última das religiões. Tece considerações sobre os princípios do Islamismo.

 

010 - Presidente HAIFA MADI

Anuncia apresentação de vídeo.

 

011 - ABDUL NASSER EL RAFEI

Presidente da União Islâmica, dá ciência de momentos históricos do Islã. Menciona que onde existe Islã há civilização e justiça. Solicita aos diversos profissionais que sejam embaixadores do Islã na Terra. Comunica que a UNI, União Nacional das Entidades Islâmicas, homenageou pessoas importantes da comunidade muçulmana. Faz entrega de homenagens da instituição a diversas autoridades.

 

012 - SEBASTIÃO ALMEIDA

Prefeito do Município de Guarulhos, faz elogios ao Presidente Lula, por sua liderança política e visitas aos países árabes. Reforça a necessidade de promover a solidariedade entre os seres humanos. Cita que é a missão do Islã é reduzir a pobreza e fazer o bem.

 

013 - KHALED TAKY ELDIN

Xeique e Presidente do Conselho dos Teólogos, comenta conselhos islâmicos aos profetas e ao povo. Faz citações sobre a chegada do Islamismo ao Brasil. Relata que o Islã significa justiça e igualdade entre as pessoas. Informa que não se deve acreditar nas propagandas difamatórias a respeito do Islã. Cita que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva empenha-se no diálogo entre as nações e as religiões.

 

014 - ALI MAZLOUM

Juiz Federal, faz agradecimentos aos voluntários amigos do Islã, pela realização de importantes trabalhos em Guarulhos. Comenta que este Dia do Islã é um dia de reflexão e trabalho para que as futuras gerações possam viver o Islã com paz, harmonia e justiça.

 

015 - Presidente HAIFA MADI

Comenta a conquista da Lei 13.762, que institui, no Estado de São Paulo, o Dia do Islamismo em 12 de maio. Cita que o advento do Islamismo produziu um impressionante salto em todos os campos do conhecimento humano. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

· * * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Haifa Madi

 

· * * *

 

A SRA. PRESIDENTE – HAIFA MADI - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

· * * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

· * * *

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT -Compõem a Mesa: Khaled Taky Eldin; Abdul Nasser El Rafei, presidente da UNI; Ahmad Hammoud, presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil; Exmo. Sr. Juiz federal  Ali Mazloum e o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida.

Senhoras Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meu senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, por solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia do Islamismo.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar regida pelo Subtenente Edson.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar. Lembro a todos que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia no próximo dia 15, sábado, às 21 horas.

Teremos agora a recitação do Alcorão sagrado.

 

* * *

 

- É feita a recitação do Alcorão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece ao Xeique Mohammad.

Tem a palavra o nobre Deputado Said Mourad.

 

O SR. SAID MOURAD - PSC - (Saudação em língua estrangeira.) Em primeiro lugar, desejo cumprimentar minha colega que teve a brilhante iniciativa de comemorar essa data tão importante para todos os crentes, para todos os muçulmanos, minha amiga Deputada Haifa Madi, Presidente desta sessão. Aproveito para cumprimentar os componentes da Mesa, o ex-colega Sebastião Almeida, de quem sentimos falta aqui na Casa, mas tenho certeza de que está desenvolvendo excelente trabalho em Guarulhos; o nosso amigo irmão Abdul Nasser; nosso amigo irmão Xeique Khaled, em nome de quem cumprimento todos os xeiques aqui presentes; Ahmad Hamoud, nosso amigo e vizinho lá do Ipiranga; o Exmo. Juiz Mazloum, grande amigo nosso, demais autoridades presentes, minhas amigas, meus amigos, meus irmãos, sejam todos bem-vindos a esta Casa que é a Casa do povo. Nosso amigo falou que estava na nossa Casa e na verdade esta é a Casa do povo. Aquela galeria é aberta ao público diariamente. Qualquer cidadão pode e deve aqui comparecer para cobrar e apreciar os trabalhos dos parlamentares desta Casa.

Haifa, eu te parabenizei pelo evento e disse que fazia questão de estar aqui presente porque é um orgulho ser o primeiro deputado muçulmano a chegar a esta Casa. Dos vários preconceitos que enfrentávamos, enfrentei, enfrentamos juntos depois da sua chegada e continuamos enfrentando, muitos são por causa da mídia. Eu disse e continuo a dizer que muitos europeus acham que aqui tem macaco, leão, atravessando a rua, que aqui não tem prédio, não tem telefone, que aqui só tem samba, futebol, praia e índio. Por que? Porque essa é a imagem que a mídia vende para a Europa. Daí os europeus chegam aqui e ficam pasmos com o nosso desenvolvimento, com a nossa cultura. Da mesma forma, a mídia vende uma imagem muito errônea do povo muçulmano e dos países árabes, e nós temos a obrigação de difundir a verdadeira imagem do povo árabe e do povo muçulmano.

Certa vez aqui, uma pessoa com pouco conhecimento chamou o outro árabe de muçulmano terrorista, aqui desse microfone. Quando fui tirar satisfações, veio ele com raiva de mim, com bronca de mim de eu tirar satisfações de uma razão que era nossa raiva; de chamar um outro árabe, que nem mulçumano era, de terrorista muçulmano. Nós sofremos esse preconceito, mas não nos rebaixamos. Existe um ditado árabe que diz: “Não há riqueza maior do que a razão, nem pobreza que se iguale à ignorância.”

Por isso todo muçulmano deve ler, por isso o anjo Gabriel, quando veio o profeta Mohammad, a primeira coisa que disse a ele foi: “Leia do começo ao final da sua vida.” É para isso que trabalhamos, para divulgar a verdadeira mensagem do Alcorão. Quando falo do Islã, digo que a religião é uma só pois Deus é um só; foi o continuísmo da religião. Primeiro, os monoteístas que chegaram foram nossos irmãos judeus, que acreditavam em Deus único (Expressão em língua estrangeira.), e que Moisés era seu profeta. Acreditamos em Moisés. Depois vieram os católicos, que foram os judeus que se converteram, porque acreditaram em Cristo. Os judeus que não acreditaram em Cristo continuaram judeus. Os monoteístas que acreditaram em Cristo se tornaram cristãos. Acreditamos em Jesus Cristo. Quem não acredita em Cristo são os judeus, que perseguiram Cristo. Depois veio Mohammad e é por isso que dizemos que (Expressão em língua estrangeira.) nosso testemunho é que Deus é único, pois naquela época existiam vários deuses, e que Mohammad é seu profeta, assim como todos os outros, porque não fazemos distinção entre os profetas. Aliás, não só acreditamos em Jesus como acreditamos na sua volta, porque tem muita gente que não entende como é que um muçulmano  acredita em Jesus e acredita que Jesus vai voltar. Por isso distribuímos a mensagem de Deus, vários Alcorões presenteados a todos os deputados, a todas as autoridades, e acreditamos sim que Jesus vai voltar. E isso deve ser divulgado. E aqui, nesta tribuna, e com essa mensagem de hoje, que é veiculada na televisão, os telespectadores de São Paulo e de todo o Brasil têm oportunidade de assistir, começam a ter conhecimento. E com conhecimento, passam a nos respeitar, porque passam a compreender que Deus é um só.

Para finalizar, quero agradecer a cada um de vocês por estarem aqui nesta noite prestigiando este evento, prestigiando esse dia importante que é o Dia do Islã. A palavra Islã significa “paz”. O verdadeiro muçulmano é aquele que propaga a paz, não só pela palavra, mas pelas atitudes.

Meu pai me disse um dia e conversei com (Nome estrangeiro) também, que me contou que (Expressão em língua estrangeira.), Haifa, e o sermão dele naquele dia é que não basta as pessoas rezarem e falarem, elas precisam de ação. (Nome estrangeiro) entendeu isso naquele dia. E o sermão naquele dia foi simplesmente o seguinte: Ele subiu e disse (Expressão em língua estrangeira.). Foi esse o sermão dele. Porque ao muçulmano não basta só a palavra, tem de ter atitude para ser um exemplo.

Muito obrigado a todos. Parabéns a todos pela presença. (Saudação em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece as belas palavras do nobre Deputado Said Mourad.

Quero agradecer as seguintes presenças: Xeique Hosni Abdelhamid, de Mogi das Cruzes; Sr. Mohamad Ahmad Saada, presidente da Sociedade Islâmica de Mogi das Cruzes; Dom Edgard Madi, arcebispo da Igreja Maronita no Brasil; Mona Samara, que vai ler um discurso representando o Mohamad Souheil Mohamad Ali Yamout, presidente do Instituto Futuro; Xeique Mohamad El Moghrabi; Sr. Mohamad Ali Laila, do Instituto Futuro; Xeique Abdul Hamid, chefe da Comissão do Ministério dos Assuntos Religiosos Egípcios no Brasil; Dom Damaskinos Mansour, arcebipo da Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo; Hilton Antonio Peña, cônsul-geral do reino do Marrocos; Fahd Alameddine, xeique druso; Padre Ibrahim Mansour, da Igreja Ortodoxa; Deputado federal Vicente Paulo da Silva, Vicentinho; Xeique Jihad Hassan Hammadeh, presidente do conselho de ética da UNI; Mustapha Abdouni, cônsul honorário da Jordânia; XeiqueAli Abu Raya, Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil; Xeique Ossama Al Zahid.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fahd Alameddine.

 

O SR. FAHD ALAMEDDINE - (Pronuncia-se em língua estrangeira.)

Quero me apresentar como xeique da seita drusa no Brasil porque pouca gente sabe, mas a seita drusa é do Islamismo.

(Continua a pronunciar-se em língua estrangeira.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência anuncia também a presença do Sr. Hamze Youssef Taha, Presidente da Sociedade Islâmica de São José dos Campos, Sr. Salin Taufic Schahin, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira; Sr. Omar Ahmad Assaf, Presidente do Conselho Deliberativo da UNI; Xeique Mohamed Ibrahimi, da Mesquita do Brás; Sr. Ali Barakat, Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo; Mustapha Mourad; da Universidade Estadual de Campinas, pró-Reitor Mohamed Habib; Udine Verardi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Dra. Cristina Müller, representando o Vereador Wadih Mutran; Vereador Lamé Smeili.

Esta Presidência concede a palavra ao Xeique Mohamed Ibrahimi

 

O SR. MOHAMED IBRAHIMI - ( Pronuncia-se em língua estrangeira)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Mona Samara, que falará em nome do Sr. Souheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro.

 

A SRA. MONA SAMARA – Boa-noite a todos. Gostaria de agradecer a honra de representar o Sr. Souheil Yamout, Presidente do Instituto Futuro, lendo o seu discurso nesta noite, somente em razão da fluência do idioma.

“Senhoras e Senhores,

Boa noite a todos,

Quero agradecer a presença de todos e dizer que me sinto honrado em fazer parte da comunidade muçulmana no Brasil, representando acima de tudo nossas convicções, lutando por maior participação na sociedade, ajudando os que realmente precisam, ensinando aos jovens árabes nosso idioma, buscando cada vez mais o contato destes com o Alcorão e a religião muçulmana.

Não medimos esforços nos últimos anos na busca da pacificação dos povos; a comunidade islâmica no Brasil podemos afirmar é o reflexo em sua grande maioria dos ensinamentos do sagrado Alcorão; uma comunidade pacífica, que prega acima de tudo o amor ao próximo e a Deus, sem distinguir ou discriminar qualquer outra convicção ou religião.

O desafio está justamente aqui.

Demonstrar para a sociedade que o Islamismo é muito mais do que pode ser visto na TV e propagado pelos meios de comunicação.

O Islamismo é sinônimo de fé, de respeito às mulheres, aos filhos, à mãe e ao pai, tendo como principal referência a família e crença no único Deus que é Alah. O Islamismo é amor e não pode ser generalizado por atos de radicalismo praticados por grupos isolados.

O Islamismo é compreensão, é convivência pacífica, é o temor a Deus e ajuda ao próximo.

Não devemos permitir a deturpação de nossa religião ou ensinamentos e diante da sociedade devemos esclarecer certas crenças deturpadas, como a de que a religião muçulmana é violenta ou extremista, que oprime a mulher ou que o Islamismo é um obstáculo à democracia.

Nós, membros do Instituto Futuro, esperamos contar com a colaboração de todos os presentes investindo nesta luta, para demonstrar às sociedades ocidentais que o Islamismo é acima de tudo amor e devoção a Deus, que não somos na maioria radicais ou extremistas. Pregamos a paz e buscamos a convivência pacífica com todas as outras religiões.

Desejo que essa data tão especial, o Dia do Islamismo, seja comemorada por todos e principalmente nos seja dada voz para dizer ao mundo que somos um povo de paz, de amor e devoção a Deus.

Parabéns a todos os muçulmanos e mesmo aos que não são, pela conquista deste dia tão importante que serve de marco à democracia, ao reconhecimento e respeito ao muçulmano também no Brasil.

Meus sinceros agradecimentos ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz e à Deputada Haifa Madi, que idealizou e lutou pela aprovação desta lei que comemora o Dia do Islamismo, às autoridades religiosas, políticas e diplomáticas e a todos os demais presentes.

Souheil Yamout - Presidente do Instituto Futuro”

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece à Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil, através do seu Presidente, Mohamad Chedid; o Xeique Mohamad Ali; o representante da Sociedade Beneficente Islâmica de São Paulo; o presidente da Sociedade Islâmica de Santos, Mohamad Salah Ali; Magda Arief Chedid, que representa as mulheres muçulmanas da Escola Islâmica de São Paulo; Verônica Hannis de Lima; Haj Hassan Alj Gharib, representando a Associação Beneficente Islâmica do Brasil;  o representante da União da Juventude Árabe para a América Latina; Dr. Helmi Nasr, tradutor do Alcorão sagrado; Dr. Alexandre Chade, Presidente da Iniciativa Caminho de Abraão; Dargham Ahmad Dargham, vice-Presidente da Federação das Associações Muçulmanas Árabes no Brasil; o representante do Lar Druso; o Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Arábia; Ziad Saifi, do Centro de Divulgação Islã para a América Latina.

Agora os jovens da Chadilia Yachrutia apresentarão cântico islâmico.

 

* * *

 

 - È feita a apresentação do Cântico Islâmico.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece aos jovens pelo belo cântico.

Esta Presidência concede a palavra a Dom Damaskinos Mansour.

 

O SR. DAMASKINOS MANSOUR - Como esta Sessão Solene tem por finalidade comemorar o Dia do Islamismo, aproveito para cumprimentar a nobre Deputada Haifa Madi, as autoridades religiosas, diplomáticas e todos os presentes com uma saudação do Islã: (Pronuncia-se em língua estrangeira).

Parabéns para toda a comunidade islâmica no Brasil por essa nobre ocasião.

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Essa Presidência concede a palavra à Sra. Magda Aref Abud Latif, representando as mulheres muçulmanas.

 

A SRA. MAGDA AREF ABUD LATIF - Em nome de Deus, clemente e misericordioso, louvado seja Deus, Senhor do Universo.

Passo a ler documento para que conste nos Anais da Casa:

“Palestra: Dia do Islã

Em nome de Deus, o Clemente, O Misericordioso.

Louvado seja Deus, Senhor do universo e que a paz e a benção de Deus esteja com todos os seus profetas e mensageiros.

Eu vos cumprimento com o cumprimento do Islã:

Que a paz de Deus esteja com todos vocês.

Quanta alegria, orgulho e honra tomam conta de nossos corações, num dia em que se comemora, nesta terra generosa e acolhedora, o Dia do Islã.

A homenagem, a honra e a gratidão desta noite devem-se ao nosso amado Profeta, que por seu amor e sacrifício, juntamente com seus companheiros e primeiros muçulmanos, possibilitaram a chegada do Islã até nós. Ó querido profeta, nós testemunhamos, apesar de tanta hostilidade que te dirigiram que és o profeta do amor e da compaixão, da misericórdia para a humanidade, de que espalhou o bem, o amor e a justiça para a humanidade.

Depois então, nosso profundo e sincero agradecimento ao governo, ao povo brasileiro, às autoridades políticas, autoridades religiosas, à irmã deputada, mentora do projeto e às autoridades de coração, chamo estas, todas as pessoas que respeitam, reconhecem e se simpatizam com o Islã, e os muçulmanos.

O Islã entrou, primeiramente no Brasil, com, as primeiras caravelas portuguesas.

O Islã veio também nas almas dos negros trazidos escravizados; posteriormente, a imigração árabe, trouxe um contingente maior, e, atualmente, brasileiros cada vez mais abraçam esta religião, que traz, em sua essência, a igualdade entre os seres humanos e entre os gêneros.

Deus diz.  "Ó humanos, em verdade, nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em nações e raças, para vos conhecer uns aos outros. Sabei que o mais honrado perante Deus é o mais devoto a Ele." (3:195).

É interessante notar como no Islã as mulheres são pioneiras em tudo, a primeira pessoa a crer no Islã, no Profeta, foi uma mulher, Khadija, a 1ª mártir foi uma mulher, Sumaya e pessoa que criou esta data que nos reúne aqui, o Dia do Islã, foi a iniciativa de uma mulher, a Deputada Haifa Madi.

Nós, mulheres muçulmanas brasileiras ou dê outras nacionalidades, temos a responsabilidade de levar ao conhecimento a mensagem do Islã, queremos ter participação ativa para o êxito na solução dos problemas e na permanente busca de uma sociedade mais justa, para isso, temos a consciência da importância do trabalho voluntário, que em união e parceria com o governo e o povo brasileiro pode apresentar melhores resultados. E sem dúvida alguma, quando se fala em voluntariado, fala-se em território feminino, porque as mulheres representam 95% neste campo, em nosso país.

Queremos provar e comprovar que o Islã nunca foi, nem é, a mácula ou opressivo para a mulher muçulmana, ele é antes sim, O libertador, por excelência: o problema reside sim, em interpretações equivocadas e na falta de informação e formação corretas e coerentes.

O mundo e a mídia não vêm sendo muito generosos nem justos conosco.  As guerras propriamente ditas, a guerra de imagens, da imprensa escrita e falada, a intolerância de alguns governos fizeram com que, nunca fosse tão urgente o esclarecimento acerca da nossa religião.

Não é novidade que a imagem da mulher muçulmana, distorcida e distante da realidade, vem sempre associada à submissão, opressão e inferioridade.

As declarações do governo francês e alguns artigos referentes ao véu-coroa que exibimos com tanto orgulho e dignidade, símbolo de nossa obediência a Deus e jamais ao homem - demonstram a falta de conhecimento e de respeito ao outro. Eles alegam que, “precisam libertar as mulheres da opressão e da falta de dignidade que o véu representa".

Ora, alguém aqui já se deparou com alguma mulher muçulmana, levantando bandeira, pedindo para ser libertada?  Eu, nunca. Temos nessas declarações demonstrações claras de intolerância, preconceito, discriminação e pensamentos autoritários e de superioridade. Somos inferiorizadas é por eles, porque é como se precisássemos "do salvador" para nos libertar, agora quem de fato clama por liberdade, por justiça, aprisionados que se encontram em suas próprias terras, nossos irmãos na Palestina, na Faixa de Gaza, no Iraque, estes, ninguém quer dar ouvidos aos gritos de injustiça que ecoam em todo o mundo, privados da mínima condição de dignidade humana.

Ah! Talvez seja por isso que insistam tanto em tirar nossos véus, quem sabe não estão precisando de um pedacinho desses véus para cobrir seus olhos e ouvidos, a fim de não verem nem ouvirem as injustiças por eles mesmos espalhadas na Palestina, na África, e em tantos outros lugares.

Desculpem-me pela piada! Voltando ao Brasil, Caetano cantava: "O Haiti não é aqui", e Inshallah, ou se preferirem, Oxalá, a forma aportuguesada da palavra de origem árabe, também não é a França, nem os EUA.

O fervor e a receptividade, o poder do povo brasileiro de assimilar o outro, o diferente, a diversidade cultural, tudo isso faz do Brasil um país especial em que todos têm suas diferenças respeitadas. Simplesmente porque o brasileiro respeita, admira, tolera e convive. O elogio que ouvimos nas ruas, a admiração, os comentários bondosos, como "Que lindo"!  "Parece uma santa", a mãe de Jesus, e até um "Como seria bom se todas as mulheres se vestissem assim", ainda que, algumas vezes, misturados aos olhares de curiosidade e espanto, são demonstrações do carinho e do interesse do povo brasileiro em conhecer mais acerca do Islã.

Que bom é viver no Brasil! Que sorte nossos pais e avós terem escolhido esta terra maravilhosa para abrigar e acolher - e nós somos testemunhas vivas de que o abraço desta terra foi mais que reconfortante e aconchegante. Por fim, como uma boa paulistana que sou, não poderia deixar de homenagear nossa querida São Paulo, de todos os povos, de todos os credos. Se o Brasil embalou os muçulmanos em seu braços, nós iremos sempre embalar o Brasil em nossos corações.

Obrigada meu Deus, obrigada Brasil, obrigada São Paulo e esta Casa que nos abriga hoje.

10/05/2010

Magda Aref Abud Latif, 32, cientista social pela USP e vice-presidente do

Departamento Feminino da Liga da Juventude Islâmica Beneficente do Brasil.”

Obrigada a esta Casa, que nos abriga hoje, e ao meu pai, que está de pé me aplaudindo! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Obrigada, Magda! (Palmas.) Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Almokadam Ahmad Hamoud. (Palmas.)

 

O SR. Almokadam Ahmad Hamoud - (Expressão em língua estrangeira.) Autoridades religiosas, autoridades políticas e diplomáticas; Senhoras e Senhores, Sra. Haifa Madi, Presidente da Mesa, (Saudação em língua estrangeira.)

Em primeiro lugar, gostaria de deixar o meu protesto. Disseram-me que não poderia falar em árabe, somente em português. (Palmas.) Vou citar duas frases: a primeira, de Said Muhammad (salla Allahu alayhi wa sallam); a segunda, de Said Issa (salla Allahu alayhi wa sallam).

O Profeta disse: “O árabe não é melhor nem superior àquele que não é árabe, senão pelo seu temor a Deus e sua ação benéfica.” (Palmas.) E Said Issa (salla Allahu alayhi wa sallam) disse: “Certa vez, perguntaram-lhe quem era o mais nobre dos humanos. Ele pegou dois punhados de terra, colocou-os na não, misturou-os e disse: qual desses é o melhor? Depois, lançou ao chão e disse: todos vocês são de Adão, e Adão foi feito de barro.” (Palmas.)

Partindo desse princípio, não há raça nobre, nem sangue azul. Todos são iguais perante Deus. A diferença está nos atos de cada um de nós. Sim, existem pessoas de corações purificados, de mente iluminada. Essas pessoas foram escolhidas para pregar a palavra de Deus, os seus mensageiros. Deus os enviou para seus povos. Eles atenderam a ordem de Deus e pregaram a Sua palavra, ensinaram seus povos a seguirem a senda reta.

O último foi Said Muhammad (salla Allahu alayhi wa sallam), que adquiriu de todos eles a sabedoria, o bom senso, a sensatez e veio com a religião de Deus, o Islamismo. Como ele foi o último profeta, a religião islâmica também foi a última das religiões e englobou toda a sabedoria, todo o benefício, toda a qualidade das religiões anteriores. O Islamismo tem condições, ideais, princípios que garantem aos seus seguidores uma vida sadia, normal, tranquila e de paz, se seguirem os mandamentos ordenados.

Essa religião tem princípios, entre eles: unidade da nação islâmica, sem diferenciar um do outro; todos terão uma vida digna e de paz, uma sociedade justa, baseada na justiça e na razão; não cobre ninguém por culpa de outro; não dê abrigo a nenhum injusto ou criminoso.

Por fim, quero citar (Citação em língua estrangeira.), mas quero falar em árabe: Deus disse ao profeta: (Pronuncia-se em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece as palavras de Almokadam Ahmad Hamoud, presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil. Agora, assistiremos à apresentação de um vídeo referente a esta cerimônia.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Abdul Nasser El Rafei, Presidente da União Islâmica.

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Em nome de Deus, clemente e misericordioso, na pessoa da Deputada Haifa Madi  eu saúdo os demais políticos presentes; Sua Eminência Khaled Taky Eldin, Presidente do Conselho dos Teólogos, na sua pessoa saúdo os demais religiosos presentes; Sr. Omar Ahamad Assaf, nosso Presidente do Conselho Deliberativo, na sua pessoa saúdo os demais presidentes de entidades presentes; senhoras e senhores, a paz de Deus esteja convosco.

Hoje estamos comemorando o Dia do Islamismo. Vale a pena parar nesta palavra e saber de onde ela veio, e o que significa. Islã vem da palavra de Deus, da paz. Não é à toa que essa palavra tenha esse significado, pois onde existe Islã tem civilização e altos valores para serem aprendidos. E isso não é porque está sendo contado por um muçulmano, que eu esteja narrando os fatos. O tempo do meu discurso não é suficiente para relatar, mas podemos dizer que quando Islã chegou até Andaluzia - Espanha, China, ou até uma parte da França, não tirou riqueza de ninguém, nem trocou suas línguas, manteve o nobre e levou justiça para todos. Isso é um fato. Dom Damasquino disse uma coisa linda: não adianta jogarmos Islã para alguns maus muçulmanos, que pessoas más existem em todos os credos, em todas as religiões, em todas as raças. Irmãos e irmãs, se voltarmos um pouco, veremos o que Islã pregou há 1400 anos no deserto do Saara, nas Arábias. Há mil, trezentos e poucos anos o Islã deu direito para a mulher votar; deu para a mulher o direito à herança. Vamos olhar um pouco o Ocidente: a Inglaterra deu à mulher o direito à herança em 1862; em 1847 o Brasil deu à mulher o direito de votar; e assim por diante.

Não estamos comparando o povo com o povo jamais, mas estamos falando de civilização. Por isso, disse que onde existe Islã tem civilização, tem justiça. Basta ser praticado. O Islã não é uma roupa que você veste hoje e tira amanhã. (Palmas.) O Islã tem de passar na veia, tem de andar no seu sangue, tem de transformar a sua vida. E se a sua vida não mudou de bem para melhor, saiba que o Islã não entrou dentro de você.

Antes de encerrar, quero dirigir as minhas palavras para os nossos deputados, nossos engenheiros, nossos profissionais liberais, nossos comerciantes, nossos médicos, em todos os muçulmanos e brasileiros, em qualquer esfera. Que sejam embaixadores do Islã nesta terra, nesta amada terra Brasil que nós vivemos e compartilhamos muitas paixões. Sejam realmente embaixadores do Islã e levem acesa a chama do Islã para todo o Brasil, a toda a população brasileira. E saibam que a vela que se queima para dar a luz não consegue apagar toda a escuridão do mundo. (Palmas.)

Deixo essas palavras em nome de todas as entidades islâmicas no Brasil. Partindo da palavra de Deus, o bem com o bem se paga, e saindo do conceito do Profeta Mohammad, que Deus abençoe quando disse que quem não agradece as pessoas não sabe agradecer Deus.

Gostaria de anunciar que a UNI, União Nacional das Entidades Islâmicas, resolveu homenagear pessoas muito importantes e destacar a comunidade muçulmana. Na verdade, são várias as personagens que merecem ser destacadas. Mas para este evento, a diretoria da UNI escolheu certas pessoas. Gostaria que essas pessoas sejam aplaudidas neste palco, pois se eles se destacaram e trabalharam muito merecem o nosso muitíssimo obrigado.

(Pronuncia-se em língua estrangeira.)

Muita gente aqui lembra desse nome, e a UNI lembrou do nome dele, um grande xeique que veio do Egito, para a Mesquita de São Paulo, trabalhou e merece ser aplaudido pelo Parlamento de São Paulo. (Palmas.) Que neste momento, Deus lhe dê muita saúde. Neste momento, com muita dor, ele nos deixa pois está voltando para o Egito. Ele recebe a homenagem das mãos do Imam da Mesquita São José. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - O nosso muito obrigado, em nome da comunidade muçulmana.

Sua Eminência, (Ininteligível), que Deus lhe tenha um bom lugar mais alto no paraíso. Hoje ele não está presente, mas esteve conosco muitos e muitos anos. Gostaria de chamar o seu sobrinho para receber essa honra, essa homenagem em nome do seu grande tio. E recebe das mãos do representante da Liga da Juventude Islâmica do Brasil. Xeique Ali, onde estiver, nós te amamos, te respeitamos e seguiremos seus passos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Ele trabalhou por muitos anos pela comunidade na Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo - SBM. Posso dizer a ele que por tantos anos de trabalho, em nome da comunidade, o nosso muitíssimo obrigado. Receba a homenagem nas mãos do nosso Presidente Deliberativo da UNI, Omar Ahamad Assaf. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Quero uma salva de palmas ao nosso homenageado, que não está conosco por motivo de saúde. (Palmas.) A sua homenagem será levado até a sua residência e que Deus lhe dê muita saúde.

O próximo homenageado está em uma viagem. Trabalhou muito em prol do Islã; trabalhou muito para a comunidade por várias décadas. Está ausente por motivo de viagem. Gostaria de chamar o seu filho mais velho, Ziad, para receber a homenagem do pai, nas mãos do nosso conselheiro na UNI. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - O nosso querido professor Helmi Nasr traduziu o Alcorão sagrado, que Deus te abençoe e te dê muita saúde, muita força. Em nome dos muçulmanos do Brasil, em nome dos brasileiros, só posso lhe dizer o nosso muitíssimo obrigado. Receba pelas mãos do nosso presidente, presidente de Santo Amaro, as homenagens e aplausos dos muçulmanos e dos brasileiros presentes nesta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Professor Mohamed Habib, pró-reitor da Unicamp, quem sou eu para falar de Sua Excelência? Nosso querido professor, receba os aplausos dessa plateia. O nosso muitíssimo obrigado. Receba das mãos de Hamze Taha, presidente da Sociedade Muçulmana de São José.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Senhor Juiz Federal, Ali Mazloum, o próprio sobrenome disse que o senhor foi injustiçado, mas a justiça prevaleceu. Em nome da comunidade muçulmana brasileira, receba os aplausos pelo seu trabalho, pela ação Amigos do Islã, por todo o trabalho que o senhor vem fazendo junto com a UNI, nas mãos do Xeique Ahmad Hammoud, presidente do Conselho de Ética da UNI, vice-presidente do Conselho de Teólogos. Querido juiz, muitíssimo obrigado em nome de todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - A UNI, União Nacional das Entidades Islâmicas, concede a homenagem do Dia do Islamismo à Deputada Estadual, Haifa Madi, pelo seu trabalho e dedicação em prol do Islã, São Paulo, 12 de maio de 2010. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ABDUL NASSER EL RAFEI - Deputada, muito obrigado em nome de todos. Receba um arranjo de flores e parabéns para todas as mães. No próximo dia 12 é o Dia das Mães. receba das mãos da minha esposa, uma gratidão de todas as mulheres de todos os muçulmanos e brasileiros. Muito obrigado.

A minha palavra está encerrada. Agradeço a Deus em primeiro lugar, agradeço a essa terra maravilhosa. Viva o Brasil, viva o Islã. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece ao Sr. Abdul Nasser Rafei, presidente da UNI, pela homenagem. Agradeço de coração e gostaria de parabenizar a todos os homenageados que merecem todo nosso respeito e carinho.

Com a palavra, o Prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. (Palmas.)

 

O SR. SEBASTIÃO ALMEIDA - Quero, em primeiro lugar, cumprimentar a Deputada Haifa Madi pela iniciativa. desse evento tão importante sobre o Dia do Islamismo. Muito importante para o Parlamento de São Paulo, muito importante para o Estado de São Paulo e muito importante para o nosso País.

Eu fui deputado aqui, na Casa, e sempre brincávamos que o relógio da situação marca um horário e o da oposição marca um outro e, pelo jeito, ainda continua.

Quero cumprimentar a Deputada Haifa Madi, o Deputado Said Mourad, o vereador muçulmano da Cidade de Guarulhos, Vereador Lamé.

Estou aqui mais para dar um testemunho. Então quero deixar aqui o meu testemunho, principalmente ao Dr. Ali Mazloum, pela ação comunitária realizada como prefeito na Cidade de Guarulhos. Na segunda maior cidade do Estado de São Paulo, nós temos a honra e a alegria de ver as ações dos amigos do Islã, um evento sensacional, com prestação de serviço total exatamente àqueles que mais necessitam.

Em nome do povo de Guarulhos, queremos dizer, mais uma vez, Dr. Ali, muito obrigado pelo trabalho que vem sendo feito. Não é um trabalho individual, é um trabalho coletivo. São várias pessoas, várias lideranças, vários profissionais que dedicam o seu final de semana, dedicam um dia para ir prestar serviço àqueles que mais precisam.

Estamos vivendo, diria, um momento  muito especial no Brasil. O Presidente Lula, que é o primeiro Presidente a visitar todos os países e principalmente os países árabes, é hoje uma das lideranças políticas mais importantes do planeta, tem demonstrado que o Brasil é de fato país da cultura, de paz e por isso vivemos nessa situação de harmonia entre vários povos do mundo.

Quero também dizer, aqui, que têm países que durante muitos anos defenderam tanto a guerra, ganharam tanto dinheiro com a guerra que hoje vivem tão traumatizados que não podem ver um pacote, qualquer coisa no chão, que já pensam que é uma bomba. Isso mostra que mais importante que viver preocupado com a guerra, precisamos viver preocupados exatamente com a solidariedade entre os seres humanos.

O Islã, em que pese todo ataque que a mídia tem feito no nosso país, às vezes de forma meio escondida, às vezes de forma disfarçada, só quer o bem, só quer diminuir as desigualdades sociais. A vontade de Deus é reduzir a pobreza, fazer o bem e essa é a missão que o Islã tem a cada dia aqui na Terra.

Quanto mais o Islã se difundir, melhor será a vida da humanidade. Viva o islamismo nesta data e sempre! Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Esta Presidência agradece a presença do Sr. Nassif Féres, Presidente da Associação Islâmica Soben, e a presença do Sr. Cônsul Feras Alhennami, 3º Secretário do Consulado Geral da Presidência da República Árabe/Síria em São Paulo.

Esta Presidência concede a palavra ao Xeique Khaled Taky Eldin, Presidente do Conselho dos Teólogos.

 

O SR. KHALED TAKY ELDIN - Louvado seja Deus, Senhor do Universo. Que a paz e bênção de Deus estejam em todos os profetas e mensageiros de Deus. Saúdo as lideranças políticas, religiosas, presentes, presidentes das entidades e todos os presentes com uma saudação do Islã. (Citação em língua estrangeira.) Que a paz , a misericórdia e as bênçãos de Deus estejam com todos.

Rendo os mais calorosos agradecimentos à Deputada Haifa Madi, pelo seu empenho para a doação do Dia do Islã na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Agradeço, também, à própria Assembleia Legislativa que aprovou o projeto para realizar esta Sessão Solene.

Louvado seja Deus, Senhor do Universo, e que a paz e a graça estejam com  todos os profetas e mensageiros que foram enviados por Deus para a humanidade com uma só mensagem, ou seja, a mensagem da paz, da submissão à vontade de Deus.

O conselho para cada profeta, como ao seu povo, aos seus filhos, foi que morressem na crença no Islã, ou seja, submissão à vontade de Deus. O Islã não é nacionalismo, mas uma mensagem para a humanidade.

Esse Deus do Alcorão Sagrado, nós lhe enviamos como misericórdia para a humanidade. Então, meus irmãos, que a paz esteja com o Profeta Mohammad. Ele veio para a mesma mensagem de Jesus Cristo, de Moisés, de José, de todos os profetas e mensageiros.

Caras irmãs, caros irmãos, o Islã não é estranho para o Brasil, foi conhecido juntamente com o descobrimento do Brasil e por meio dos escravos, que foram trazidos para trabalhar nas fazendas, os muçulmanos carregavam o Alcorão com eles nas suas mentes e corações. Além da ciência e da civilização, tinham também mesquitas, escolas, de tal forma que foram denominados de mestres.

Meus irmãos, a palavra Islã é uma palavra cheia de amor. O Islã está repleto de amor, de beleza, de valores humanos, de fraternidade, de igualdade e de justiça.

Graças a Deus, estamos aqui no Brasil vivendo em harmonia com esse povo maravilhoso. O Islã significa verdade nas palavras e nos atos. O Islã significa justiça e igualdade entre as pessoas.

Nós, muçulmanos brasileiros, dizemos nesta noite que não se deve acreditar na propaganda difamatória a respeito do Islã. Os nossos corações estão repletos de amor a todos os irmãos da nossa amada pátria Brasil. Estendemos as nossas mãos para o diálogo e à convivência pacífica.

Louvamos o papel importante que a liderança da nossa pátria, representada na pessoa do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está empenhando no movimento de convivência pacífica com o diálogo entre as religiões.

Prometemos a todos que seremos sempre cidadãos sinceros e fiéis. Enviamos, nesta noite, em nome do amor, da paz, da justiça e da igualdade, o meu amor e paz a todos da amada pátria o Brasil. (Citação em língua estrangeira.) (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - A Presidência concede a palavra a Ali Mazloum, Exmo. Sr. Juiz Federal.

 

O SR. ALI MAZLOUM - (Citação em língua estrangeira.) Boa-noite a todos. Esta homenagem e referências carinhosas a minha pessoa só poderiam ter partido de corações benevolentes como são os corações dos meus amigos Abdul Nasser, e do Prefeito Sebastião Almeida.

Quero parabenizar a Deputada Haifa Madi pela iniciativa. Tinha de ser de uma mulher, como disse nossa oradora há pouco. (Palmas.) Cumprimento a todos. Agradeço a presença. Saíram de suas casas, do seu trabalho para virem aqui engrandecer este dia, este dia do Islamismo que com certeza já é bastante fecundo.

Tenho por dever e gratidão agradecer os voluntários amigos do Islã, que têm realizado um trabalho maravilhoso em Guarulhos. Esta homenagem que recebi hoje divido com todos os voluntários. (Palmas.)

Prometi que seria breve, então a propósito do que disse o meu amigo Deputado Said devo dizer o seguinte: que este dia do Islã seja um dia de reflexão, seja um dia de luz, seja um dia para pensarmos, para trabalharmos para que as futuras gerações, os nossos filhos, não precisem apenas sonhar, mas possam viver intensamente o Islã com paz, harmonia e justiça.

Obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - HAIFA MADI - PDT - Agradeço a Deus por tantas graças, por nos ter escolhido para trilhar o seu caminho e também por nos ter concedido, a meu ver, uma das mais belas religiões, que é o Islamismo, que nos ensina o significado da vida, cabendo a cada um de nós desempenhar o seu papel como ser humano, pois sabemos que não estamos aqui à toa e nossa criação certamente não foi em vão.

Partindo desse princípio, achei que deveria fazer algo em homenagem a minha tão sagrada religião e também para a minha querida comunidade islâmica.

Pensando assim, resolvi fazer o Projeto de lei nº 396/08, que no final de 2009 se transformou na Lei 13.762, publicada no "Diário Oficial" do Estado de São Paulo aos 21 de outubro de 2009.

Esta lei que hoje estamos aqui comemorando institui no Estado de São Paulo o Dia do Islamismo a ser comemorado todos os anos no dia 12 de maio. Esta lei tem por finalidade prestar o devido reconhecimento a uma comunidade tão presente e atuante em nosso País e também a uma religião que, apesar de sua enorme contribuição para o progresso científico, cultural e espiritual da humanidade, tem uma história extremamente bela e rica, além de uma ativa participação na história do nosso País e que infelizmente permanece ainda como desconhecida para uma grande parcela do povo brasileiro.

O advento do Islamismo produziu um impressionando salto em todos os campos do conhecimento humano. O Profeta Said Mohammad (salla Alhahu alayhi wa sallam) disse: “Busque a ciência do berço ao túmulo.” E essa busca nunca teve fim.

Sob a base do Islã o conhecimento humano avançou tanto e tão rápido como jamais havia acontecido em toda a história.

Em cada lugar que chegava essa linha da mensagem vinha sempre acompanhada de muita iluminação e progresso.

É sempre bom lembrar que nunca foram conquistas para subjugar os povos, mas para trazer uma nova mensagem e um novo conceito de vida na política, nas relações entre os homens e o Criador, enfim, uma nova visão de mundo. Jamais o Islã foi imposto a qualquer povo. Todos os que o abraçaram o fizeram por sentimento interior, por experimentar o privilégio do acesso a uma crença extremamente simples e bela.

Algumas vezes temos de enfrentar dificuldades no trabalho e na vida pessoal causada pela falta de compreensão do ser humano, mas através da fé e dos ensinamentos da nossa religião buscamos força para enfrentarmos com integridade e serenidade os obstáculos que surgem em nosso caminho.

Tenho muito orgulho e honra de ser muçulmana, religião que respeita e dá à mulher sua devida importância dentro da religião. (Palmas.) Dessa maneira, somos esposas, mães, irmãs e filhas. Alá, Deus, deu à mulher um amor especial em seu coração para cumprirmos felizes todas essas tarefas.

Quero agradecer ao Governo brasileiro e a esta grande nação que é o Brasil por oferecer oportunidade a todos de exercerem a sua a fé sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação.

Quero agradecer a todos os presentes, autoridades, convidados, aos nobres deputados, por terem apoiado e participado de alguma forma para a aprovação desta Lei.

Quero agradecer também ao Governador José Serra por tê-la sancionado.

Agradeço também a todos aqueles que me ajudaram e contribuíram para a realização deste tão grandioso evento, dentre eles o Presidente da UNI Sr. Abdul Nasser, que contribuiu e ajudou muito no evento, o Presidente da Chadilia Yachrutia no Brasil Sr. Ahmad Hamoud, que também me ajudou muito nesse evento, a todos os funcionários desta Casa e a todos os irmãos que estão aqui prestigiando este evento, convidando a todos para uma confraternização no Hall Monumental. (Expressão em língua estrangeira.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 45 minutos.

 

* * *