1

 

07 DE MARÇO DE 2005

021ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidência: JOSÉ BITTENCOURT

 

Secretário: PALMIRO MENNUCCI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/03/2005 - Sessão 21ª S. ORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ  BITTENCOURT

 

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOSÉ  BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - PALMIRO MENNUCCI

Saúda as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado amanhã. Felicita o Governador Geraldo Alckmin pelas obras na calha do rio Tietê, que têm evitado enchentes.

 

003 - PALMIRO MENNUCCI

Por acordo de líderes, solicita o levantamento da sessão.

 

004 - Presidente JOSÉ  BITTENCOURT

Acolhe o pedido. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 08/03, à hora regimental, com Ordem do Dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Palmiro Mennucci para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Convido o Sr. Deputado Palmiro Mennucci para, como 1º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - PALMIRO MENNUCCI - PPS - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Valdomiro Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Havanir Nimtz. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Palmiro Mennucci.

 

            O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Srs. Presidente, Srs. Deputados, antes de mais nada, cumprimento todas as mulheres do mundo, principalmente as professoras do Estado de São Paulo, todas elas associadas ao Centro do Professorado Paulista, entidade que presido, pelo Dia Internacional das Mulheres, que comemoramos na data de amanhã.

Meus agradecimentos a todas as mulheres aqui presentes e a todas as mulheres de São Paulo, do Brasil e do mundo todo. Faço um agradecimento especial à minha mãe, minha esposa e minha filha, no contexto de todas as mulheres.

O que me traz hoje à tribuna é um agradecimento e uma moção de apoio ao Sr. Governador do Estado, Geraldo Alckmin.

            No dia 25 p.p., junto com companheiros, fui à cidade de Mogi das Cruzes, pegando a estrada Ayrton Senna, inaugurar um clube do Centro do Professorado Paulista. Eram 15 horas da tarde e chovia torrencialmente. Todos nós da caravana estávamos preocupados com o perigo iminente do alagamento do rio Tietê, atingindo todas as estradas e as residências vizinhas, alagamento que vinha se sucedendo nos últimos anos.

No caminho me veio uma lembrança. Quando jovem, eu residia com minha família no bairro da Ponte Grande, vizinho ao bairro de Santana, próximo aos melhores clubes de regatas daquela época - Espéria, Tietê, Atlético, Corinthians, onde eram realizadas muitas competições olímpicas, náuticas. Era uma beleza assistir a crianças nadando e andando de barco no rio Tietê.

Assisti, quando jovem, a diversas chegadas no dia 25 de janeiro, na comemoração do dia da cidade de São Paulo, dos nadadores no Espéria. Eles saltavam no Clube Esportivo da Penha e chegavam ao Espéria. Lembro de grandes nadadores daquela época: Milton Buzin, Paraíba, João Havelange, que depois foi Presidente da CBF e da Fifa. Lembro de uma chegada triunfante dele, com o Filenini. Os dois entraram juntos no funil. A vitória foi dada aos dois. Os dois eram nadadores do Espéria. Era uma beleza naquele tempo.

Além daquelas competições náuticas, também era realizada no fim do ano, no dia 31, a corrida de São Silvestre, que chegava ali no Espéria e atravessava o rio Tietê. Era uma festa muito bonita.

Mas o tempo passou. O rio começou a receber todo tipo de sujeira. Houve uma desvalorização enorme das residências. Pequenos proprietários perderam casa, perderam tudo. Ficaram sem nada. Depois disso, enchentes todo ano. O pessoal saiu da beira do rio e se mudou para outros bairros, abandonando completamente a região.

Continuando a viagem, vi que com aquela chuva torrencial, de alagar, vi que o rio não subiu. Não houve alagamento nenhum. E por que isso? Há um trabalho muito grande executado pelo nosso Governador Geraldo Alckmin e sua equipe, inclusive os operários, no alargamento do rio. O rio foi afundado por mais dois metros e meio, com alargamento de 19 metros.

Há mais de dois anos, não temos ali o mínimo alagamento, e os moradores estão retornando àquela região. Tenho certeza de que, agora, o próximo passo do Sr. Governador é fazer um jardim, que seria o mais bonito de São Paulo.

Penso que é uma obrigação dos parlamentares - minha obrigação - elogiar quando merece e criticar quando for preciso. É por isso que estou fazendo este elogio ao Sr. Governador e acredito que essa será a maior obra que um Governador terá feito em seu Estado. Quero deixar registrado aqui um voto de louvor ao Sr. Governador Geraldo Alckmin pela obra maravilhosa que vem executando. Que Deus faça com ele leve até o final. É assim que se faz. Dinheiro do povo tem de ser usado em benefício do povo.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Esta Presidência se congratula também com as mulheres de todo o mundo e com as palavras do nobre Deputado Palmiro Mennucci.

Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Romeu Tuma. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Rosmary Corrêa. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Souza Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vanderlei Siraque. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Arnaldo Jardim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Wagner Salustiano. (Pausa.)

Srs. Deputados, esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar. Tem a palavra o nobre Deputado Milton Flávio. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Ana Martins. (Pausa.)

 

O SR. PALMIRO MENNUCCI - PPS - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PTB - Srs. Deputados, esta Presidência, cumprindo disposição constitucional, adita à Ordem do Dia da Sessão Ordinária de amanhã os Projetos de lei nºs 594/99, 108/00, 173/00, 333/00, 153/01, 08/02/, 31/02, 103/02, 494/02, 660/02, 679/02, 95/03, 190/03, 474/03, 697/03, 848/03, 862/03, 867/03, 908/03, 930/03, 959/03, 1018/03, 1100/03, 03/04, 106/04, 128/04, 135/04, 165/04, 166/04, 190/04, 285/04, 318/04, 435/04, 630/04, 679/04 e 706/04, com o Projeto de lei Complementar nº 04/04, todos vetados, e ainda com o Projeto de lei nº 739/04.

Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje e o aditamento ora mencionado. Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 14 horas e 49 minutos.

 

* * *