14 DE MAIO DE 2004

21ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS COM A 3ª IDADE PELO SESC DE SÃO PAULO

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 14/05/2004 - Sessão 21ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS COM A 3ª IDADE PELO SESC DE SÃO PAULO

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 40 Anos dos Trabalhos Desenvolvidos com a 3ª Idade pelo Sesc de São Paulo. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - LUIZ DEOCLÉCIO MASSARO GALINA

Diretor em exercício do Departamento Regional do Sesc no Estado de São Paulo, agradece a presença dos idosos que participam das atividades do Sesc em todas as unidades do Estado.

 

003 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a apresentação do vídeo institucional "Todas as idades". Faz entrega de placa comemorativa ao Sr. Abram Szajman.

 

004 - ABRAM SZAJMAN

Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, informa que, segundo a ONU, o Brasil deverá ter 30 milhões de idosos em 2020. Afirma que o Sesc foi pioneiro no Brasil em desenvolver atividades voltadas para a 3ª Idade.

 

005 - Presidente ROBERTO MORAIS

Afirma que o Sesc conseguiu com suas atividades aumentar a auto-estima dos idosos. Elogia as iniciativas feitas na cidade de Piracicaba. Faz agradecimentos a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Compõem a Mesa principal dos trabalhos esta noite na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Dr. Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio, do Centro do Comércio e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac no Estado de São Paulo; o Sr. Luiz Deoclécio Massaro Galina, diretor em exercício do Departamento Regional do Sesc no Estado de São Paulo; o Sr. José Maria Saes Rosa, presidente do Sindicato do Comércio de Piracicaba; o Sr. Aldo Minchillo, conselheiro do Sesc; e ainda o Sr. Geraldo Sergio Basanelli, diretor secretário do Sindicato do Comércio de Piracicaba; o Sr. Joel Naimayer Padula, superintendente técnico social do Sesc; o Sr. Erivelto Busto Garcia, coordenador da assessoria técnica e de planejamento; o nobre Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; o Sr. Carlos Tavares, assessor da Presidência da Federação do Comércio do Estado de São Paulo; e gerentes das unidades do Sesc da Capital e do interior.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os quarenta anos de trabalhos desenvolvidos com a terceira idade do Sesc de São Paulo.

Convido todos os presentes para em pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo tecladista 2º Sargento da PM José Loiola.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece o tecladista, 2º Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, José Loyola, pela execução do Hino Nacional Brasileiro.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Luiz Deoclécio Massaro Galina, Diretor em exercício do Departamento Regional do Serviço Social do Comércio do Estado de São Paulo.

 

O SR. LUIZ DEOCLÉCIO MASSARO GALINA - Sr. Presidente, senhores presentes, para nós, do Sesc, é uma honra muito grande participar desta homenagem em reconhecimento dos 40 anos do Trabalho Social com o Idoso que desenvolvemos.

Agradecemos a presença de todos os idosos que participam das nossas atividades em nossas trinta unidades no Estado de São Paulo, o que nos incentiva à continuidade desse trabalho, assim como esta homenagem da Assembléia Legislativa. Boa-noite e obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Teremos agora a apresentação do vídeo institucional “Todas as Idades”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional “Todas as Idades”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Como autor desta propositura e desta homenagem aos 40 Anos do Grupo da Terceira idade do Sesc, queremos prestar uma homenagem deste Parlamento, deste Deputado, ao Dr. Abram Szajman.

 

* * *

 

- O Sr. Presidente presta uma homenagem ao Sr. Abram Szajman.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Abram Szajman, Presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Sesc, motivo da homenagem que hoje a Assembléia Legislativa presta.

 

O SR. ABRAM SZAJMAN - Nobre Deputado Roberto Morais, inicialmente quero deixar os agradecimentos do Conselho do Sesc do Estado de São Paulo e também a nossa gratidão nesta noite solene, neste auditório repleto de pessoas que participam dos nossos grupos, pessoas que se divertem, adquirem cultura e continuam vivendo muito bem, graças a Deus. Os nossos agradecimentos ao senhor pela iniciativa de nos prestar essa homenagem no templo maior da legislatura de São Paulo. É uma emoção estarmos presentes neste plenário para recebermos esta homenagem. Muito obrigado. (Palmas.)

Meus amigos, minhas senhoras, meus senhores, componentes da Mesa, Sr. José Maria Saes Rosa, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, que coordenou também esta homenagem; Sr. Aldo Minchillo, conselheiro do Sesc aqui presente, Sr. Luiz Galina, diretor em exercício do Sesc São Paulo.

Dados das Organizações das Nações Unidas revelam que 16% dos habitantes do planeta têm mais de 60 anos. A ONU também informa que esse contingente será de 20% na metade do século XXI, quando o vigor físico e mental poderá ser uma conquista de pessoas com até 100 anos de idade. No Brasil há 14 milhões de idosos, cerca de 9% da população. Segundo projeções do IBGE, esse contingente deverá somar 30 milhões de pessoas ou 13% da população em 2020, quando o Brasil será o sexto país do mundo em quantidade de idosos.

Em 1963 a questão do idoso não impressionava pelas estatísticas, mas o Sesc de São Paulo já se preocupava com a qualidade de vida daquelas pessoas que, ao se aposentarem, corriam o risco de ingressar na solidão e na marginalização social, pelo declínio do seu nível socioeconômico e de suas relações de amizade. Desta forma, reunindo aposentados para atividades recreativas e de lazer, nasceu, há 40 anos, esse trabalho para idosos, pioneiro no Brasil e na América Latina, e que hoje torna-se merecedor desta homenagem dos representantes do povo do nosso Estado.

Nós, empresários do comércio e dos serviços do Estado de São Paulo, que com nossas contribuições mantemos o Serviço Social do Comércio, de fato nos orgulhamos por termos ajudado a mudar o conceito de assistência social à pessoa idosa, até então restrito aos asilos públicos, ou privados.

Os centros de convivência para idosos, o programa de preparação para a aposentadoria e o programa de educação para o envelhecer saudável foram algumas das iniciativas do Sesc de São Paulo que possibilitaram a ruptura do preconceito contra a velhice. Essas ações, hoje, beneficiam 55 mil idosos em 50 cidades paulistas. E foram decisivas para desencadear outros projetos e serviços que a sociedade passou a oferecer a integrantes dessa faixa etária.

Como é praxe em todas as áreas de atividades do Sesc, para orientar esse trabalho, investiu-se no aprimoramento de técnicos no exterior e em estudos de pesquisas que resultaram na fundação do centro de estudos da terceira idade na organização de ampla documentação para o assunto por meio dos cadernos da terceira idade.

O desenvolvimento científico e tecnológico de nossa era, aplicado ao campo da saúde e da preservação da vida, permite ao ser humano viver mais. Porém, fazer uma vida longa, sadia e respeitada ser um direito de todos, e não privilégio de alguns, é responsabilidade de toda a sociedade. É uma tarefa que só pode ser implementada por meio de políticas públicas como as que são discutidas e votadas aqui nesta Casa de Leis, e para as quais o Sesc de São Paulo julga ter contribuído com o seu exemplo. Quase 70% dos idosos brasileiros recebem aposentadoria, ou pensão de um salário-mínimo, insuficiente até mesmo para prover os mais velhos de alimentação e remédios. Esta dura realidade coloca para toda a sociedade brasileira o desafio de formular e implantar programas sociais em favor daqueles que, durante anos, contribuíram para construir este país. Essas pessoas, na derradeira fase de suas vidas, merecem mais que caridade ou filantropia. Merecem respeito.

Por isso, a maior homenagem que podemos receber é ver que o espaço de respeito ao idoso, cultivado ao longo desses 40 anos, é cada vez maior, e continuará se ampliando. O Sesc de São Paulo aproveita esta oportunidade para reiterar o oferecimento de sua colaboração a todas as empresas e instituições interessadas em desenvolver projetos de atividades físicas, artísticas, culturais e esportivas para a terceira idade. Ao retirarmos os idosos da segregação, do isolamento e da inatividade estamos dando a nós mesmos a perspectiva do envelhecimento com dignidade. E estamos, sobretudo, resgatando o afeto e o conhecimento que cada geração pode e deve passar adiante, e que se desperdiça quando deixamos o idoso à margem da vida. Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Como presidimos a sessão, tenho de falar aqui, sentado, como diz o Regimento desta Casa. Excelentíssimo Dr.Abram Szajman, Luiz Deoclécio Massaro Galina, José Maria Saes Rosa, Aldo Minchillo, Geraldo Sergio Basanelli, Joel Naimayer Padula, Erivelto Busto Garcia, Carlos Tavares, senhores e senhoras presentes, aqueles que vieram a este Parlamento participar desta atividade em homenagem ao 40 Anos.

O que é a terceira idade?

Falar sobre velhice nos dias de hoje, em que o mundo vive um período da história da civilização de valores evidenciados por imagens de saúde e beleza física é um desafio, principalmente no Brasil, um país onde o corpo, é um símbolo que quase interpreta o modo de vida de um indivíduo.  Mas as marcas do corpo - que a medicina descobre a cada dia formas de disfarçar - são justamente àquelas que mostram o que realmente foi vivido pela pessoa que as carrega, uma bagagem de experiências prontas para serem compartilhadas com os que estão dispostos e abertos a ouvir e participar da vida de uma pessoa idosa.

Foi esta disposição para ouvir, compartilhar, aprender e ensinar que o Sesc mostrou a todos os brasileiros quando criou, há 40 anos, o Programa da Terceira Idade do Sesc.  Esta iniciativa visionária do Sesc deu inicio a um trabalho inédito em todo o hemisfério sul, revolucionando o conceito de assistência social à pessoa idosa.  Esta iniciativa se propagou e foi crucial para deflagrar uma luta em favor dos idosos em todo o País.

Hoje, o conceito de idade é muito mais subjetivo que há 40 anos e o ditado que diz que "a idade está na cabeça do indivíduo" nunca foi tão verdadeiro.  Poderíamos ainda acrescentar a este ditado que a idade de uma pessoa também está nos olhos de quem a vê.  Mas para o Sesc nada disto foi barreira, e nos últimos 40 anos, a entidade contribuiu, através de estudos e na prática, para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento.  Os reflexos deste trabalho podem ser sentidos em cada um dos milhares de participantes dos grupos da Terceira Idade das 27 unidades do Sesc em todo Estado.  Em particular, no Sesc Piracicaba, hoje aqui representado por parte dos 300 idosos que participam assiduamente do Programa, temos na figura de seu atual gerente, Sebastião Martins, um forte aliado no papel de difundir o trabalho da entidade junto a toda a população piracicabana, oferecendo as mais diversas atividades aos idosos, com muito lazer e atividades físicas, educacionais e culturais.

E por conhecer o excelente trabalho desenvolvido pelo Sesc de Piracicaba, que é extensivo a todas as unidades do estado, é que propusemos esta sessão solene. E para comunicar essa propositura tive um encontro com o Dr. Abram Szajman, presidente dos Conselhos Regionais do Sesc, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, acompanhado do meu amigo José Maria Saes Rosa, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Diretor da Federação do Comércio. Nessa reunião confirmamos o que o amigo José Maria sempre apregoou do Dr. Abram Szajman: líder nato, dinâmico, atuante, de educação e humildade ímpares, com visão empreendedora do futuro, firmeza nas decisões. E a maior prova dessas suas qualidades é o excelente trabalho desenvolvido pelo Sesc nas diversas áreas, não só com a Terceira Idade, que hoje estamos homenageando com muito carinho, nesta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Mas podemos destacar também o trabalho na cultura, educação ambiental, saúde, dentre outros. Essa é a maior prova da sua liderança, Dr. Abram.

O sucesso deste programa não está somente entre as paredes da entidade.  O trabalho desenvolvido dentro do Sesc, com a melhoria da auto-estima de muitas pessoas que achavam que a aposentadoria era sinônimo de sedentarismo e isolamento, está refletido em todas as áreas da sociedade, com maiores de 60 anos ativos, buscando a felicidade e atuando para a felicidade de seus próximos.

Embora haja muito a ser feito, o Sesc mantém com muita dignidade e transparência o seu papel de propagar pelo País o respeito ao idoso.  Deu os primeiros passos e mostrou aos maiores interessados, que são os idosos, que é possível viver com respeito e produtividade mesmo após os 60 anos, uma idade que até- então era erroneamente considerada improdutiva.  Seguindo este exemplo de atuação em breve iremos mudar o ditado popular que diz que a vida começa aos 40, com um que diga que a vida começa mesmo aos 60.

Quero dizer aos diretores do Sesc, em especial ao Dr. Abram Szajman e seus funcionários, que sem vocês não seria possível a entidade desenvolver essa importante missão junto à sociedade, principalmente aos privilegiados participantes do encontro da terceira idade. Os meus sinceros parabéns.

Agradeço a presença de todos, funcionários e diretoria do Sesc, pois sem vocês não seria possível realizar esta sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero agradecer aos funcionários da Assembléia Legislativa. Nestes quase seis anos em que aqui estou representando Piracicaba, sempre se portaram com muita competência na organização das sessões solenes. Quero agradecer também a toda minha assessoria, que trabalhou incansavelmente para que esta sessão solene fosse realmente coroada de êxito.

Agradeço ainda a todos vocês, dos diversos pontos do Estado de São Paulo, que vieram participar deste ato solene numa sexta-feira à noite, dia designado pela Assembléia Legislativa para que os Srs. Deputados realizem as sessões solenes. Vocês de Piracicaba, que aqui estão, sabem que sou extremamente bairrista. Muito obrigado pela presença de todos que aqui vieram. Não vou citar nomes, pois cometeria injustiças. Mas, são dois ônibus que se deslocaram 160 quilômetros e vieram aqui não só prestigiar este Deputado, mas esta Casa de Leis, onde, com muita honra, represento o povo da nossa terra, o povo de Piracicaba. Mais uma vez, muito obrigado a todos vocês pela presença. Que Deus continue nos dando força e saúde para, ao lado de vocês, continuarmos defendendo os interesses do Estado de São Paulo.

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, convida todos a participarem conosco de um coquetel no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 55 minutos.

 

* * *