02 DE JUNHO DE 2006

021ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR “A LBV - LEGIÃO DA BOA VONTADE, NA PESSOA DE JOSÉ DE PAIVA NETTO, PELOS 50 ANOS DE TRABALHO

 

Presidência: EDSON FERRARINI


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 02/06/2006 - Sessão 21ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEAR A "LBV - LEGIÃO DA BOA VONTADE, NA PESSOA DE JOSÉ DE PAIVA NETTO, PELOS 50 ANOS DE TRABALHO"

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a "LBV - Legião da Boa Vontade, na pessoa de José de Paiva Netto, pelos 50 Anos de Trabalho". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Descreve os objetivos da LBV.

 

002 - ALZIRO DE PAIVA

Fala sobre o trabalho de seu pai voltado a diminuir os problemas sociais. Diz que não há impedimentos para o crescimento educacional e a solidariedade.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Comenta a pedagogia do cidadão ecumênico, que é a proposta inovadora do dirigente da LBV, José de Paiva Netto.

 

 

004 - ENILDO VIANA

Mestre de Cerimônia, relata o reconhecimento da ONU pelos trabalhos realizados pela entidade. Anuncia número musical.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Informa que a LBV obteve reconhecimento internacional pela ONU por seu trabalho. Discorre sobre seu programa contra as drogas.

 

006 - ENILDO VIANA

Mestre de Cerimônia, agradece a homenagem. Explana que edificar um mundo mais humano, justo e solidário em que haja educação e cultura, alimentação, saúde e trabalho para todos é o desejo de Paiva Netto, fundador da LBV. Anuncia número musical.

 

007 - Presidente EDSON FERRARINI

Faz histórico sobre José de Paiva Netto nestes 50 anos de trabalho frente à LBV. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior.

Minhas senhoras e meus senhores, meus amigos da LBV, é um prazer, sob a proteção de Deus, iniciarmos os nossos trabalhos, nesta Sessão Solene que presta uma das mais justas homenagens.

Estou acostumado a estar aqui, na Assembléia, mas todas as vezes que o assunto é LBV, todas as vezes que o assunto é Paiva Netto, este plenário se enche de proteção de Deus, de bondade, de calor humano.

Queria dizer a vocês que, aqui ao meu lado, temos o Alziro de Paiva, representando o Presidente da LBV, Sr. José de Paiva Netto - o nosso querido Paiva Netto. (Palmas.); o Sr. Walter Periotto, jornalista e colaborador da LBV; maestro José Eduardo de Paiva e o Dr. Mário da Cruz, Secretário-Geral da LBV. (Palmas.)

Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, que preside esta Sessão Solene, amigo da LBV, com a finalidade de homenagear a Legião da Boa Vontade, na pessoa de José de Paiva Netto, por 50 anos de trabalho. A LBV, mostra o quanto ela prepara pessoas para a vida, o quanto ela prepara pessoas patriotas.

A Presidência convida todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, cantado pelo Coral da LBV.

 

* * *

 

- É apresentado o Hino Nacional pelo Coral da LBV.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - Agradeço ao coral na pessoa do Maestro Luzardo Pereira, Maestro Regente do Coral Ecumênico LBV. Parabéns, Maestro!

Queria citar algumas autoridades aqui presentes: Isaz Correia Ribeiro, Marketing da LBV, colaborador; Babalorixá Francisco Osun, da Sociedade Afro-Religiosa Ile Ase Iya Osun; Sérgio Henrique de Paiva, Superintendente de Recursos Humanos da LBV; Alziro Eli Figueiredo, Superintendente Administrativo da LBV; Matilde Gonçalves, Tesoureira Geral da Religião de Deus; Antônio Paulo Espeleta, Assessor do Presidente da LBV; Fernando Vítor Campos, Tesoureiro da LBV; Juberli Varela, Presidente da Federação Espiritualista Reino dos Orixás, acompanhado da Sra. Deusa Nery.

Estamos prestando esta homenagem à LBV. Imaginem o orgulho de vestir essa camisa, o orgulho de pertencer à LBV. Feliz o pai cujo filho estuda nessa escola. (Palmas.) Além de a LBV ser um orgulho para o Brasil, já que a Legião da Boa Vontade não tem fins lucrativos, ela é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho filantrópico.

Dizia do orgulho de um pai de ter um filho e, vocês, de vestirem essa camisa, fazendo parte dessa instituição fantástica, cuja missão é colaborar para o desenvolvimento solidário por meio de programas, ações de educação, promoção humana e social.

O lema é Educação e Cultura, Alimentação, Saúde e Trabalho com Espiritualidade. São incríveis os objetivos da LBV. Essa entidade desenvolve uma série de atividades que contribuem para uma gestação saudável da mulher, uma infância segura, uma adolescência produtiva, uma terceira idade participativa. Isso equivale a um programa de Governo Federal e são os objetivos da LBV. (Palmas.)

E, o que é fundamental, a LBV busca resgatar a dignidade, os valores morais e espirituais das populações que vivem em situação de risco social.

Este, que é o maior parlamento de todos os estados do Brasil, eu, Deputado Edson Ferrarini, tenho orgulho de, em nome do povo de São Paulo, homenagear a LBV. É o povo de São Paulo, do seu parlamento, dizendo ao Paiva Netto: parabéns, Paiva Netto, pelo que você faz! Parabéns pela sua dedicação! (Palmas.)

Uma vez perguntaram-me do Paiva Netto e eu disse: sou um fã, um seguidor, acompanho o Paiva Netto. Numa frase forte, numa frase de efeito, disse: se o Paiva Netto for na direção do inferno eu vou junto, porque ele vai tirar alguém do inferno. Essa é a missão dele, esse é o trabalho dele. (Palmas.)

Não quer saber das incompreensões, não precisa ser compreendido. Ele continua sua luta. Por isso, esta sessão tem o caráter de resgate, de agradecimento à LBV. Por essa razão, estamos neste plenário, onde os grandes debates do maior estado do Brasil acontecem. E é da tribuna deste Parlamento que Paiva Netto e LBV são homenageados.

A LBV mantém em todo o País escolas de educação infantil, de ensino fundamental e médio, lares para crianças, adolescentes e idosos, centros comunitários, onde a população menos favorecida tem acesso a programas de qualificação profissional. Uma entidade, portanto, voltada para os interesses do povo.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Alziro de Paiva, representante da LBV, filho de Paiva Netto.

 

O SR. ALZIRO DE PAIVA - Em primeiro lugar, Deus está presente. Viva Jesus em nossos corações para sempre.

Inicialmente gostaria de cumprimentar nosso amigo Deputado Edson Ferrarini, demais autoridades e componentes da Mesa. Esta homenagem aos 50 anos de trabalho de José de Paiva Netto é belíssima, excepcional nesta Casa de Leis, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, como disse o Coronel.

Tem uma passagem da história do nosso Presidente que considero muito boa.

Em 21 de outubro de 1989, quando inaugurou o Templo da Boa Vontade, ele perguntou a todos os legionários se estavam satisfeitos. Todos disseram sim. Mas ele discordou, porque enquanto houver a desigualdade não só humana, mas também espiritual, enquanto houver a incompreensão, o esquecimento, que, às vezes, como seres humanos, todos nós cometemos, não se sentirá satisfeito.

Enquanto cada um de nós não estender a mão ao próximo, ao necessitado, não importa quem seja, a que religião ou raça pertença, ele não vai ficar satisfeito. A demonstração disso é o trabalho da Legião da Boa Vontade, que é a imagem de José de Paiva Netto, assim como José de Paiva Netto é a imagem da Legião da Boa Vontade. É a imagem de que tudo pode funcionar desde que trabalhemos para isso.

Não existe nada que impeça o ser humano de crescer. Não existe nada que impeça nenhuma das crianças atendidas pela LBV de estar aqui um dia, como Deputado, representando seu município.

Nada impede nosso País de crescer. Nada impede a Legião da Boa Vontade de crescer. Nada impede vocês de crescerem, de serem educados. Essa é a lição que Paiva Netto sempre deixa, pois é o que leva no coração, é o que tem como meta. Nada impede o ser humano de fazer algo pelo bem. Nada pode impedir o ser humano de crescer, nada pode impedi-lo de fazer o bem.

Podemos fazer o bem a partir do momento que acordamos, podemos estender as mãos, dar aquela palavra amiga. É isso que Paiva Netto ensina na Legião da Boa Vontade, é isso que o Instituto de Educação José de Paiva Netto e as demais escolas e creches da Legião da Boa Vontade ensinam.

Ele leva no coração a imagem de cada uma das crianças atendidas, não só as que aqui se encontram, mas também as que por lá passaram durante todos estes anos. Ele acorda pensando em vocês; quando dorme, dorme pensando em vocês; quando almoça, almoça pensando em vocês. (Palmas.) Ele acorda, respira, vive Legião da Boa Vontade e vive o Brasil. Ele vive e respira vocês, ele vive e respira povo.

Há poucas semanas, estávamos juntos na rua quando um menino de 15 anos pediu um par de chinelos. Uma coisa que todos aqui têm. Ele não ficou satisfeito em dar apenas o par de chinelos. Ele pegou o endereço do menino e passou a ordem de ajudar, saber quais as necessidades dele. Qualquer um poderia ter virado as costas, afinal de contas, o que é um menino de 15 anos pedindo um par de chinelos? Esse menino de 15 anos pedindo um par de chinelos pode amanhã estar aqui representando vocês. E ele nunca vai esquecer essa atitude do nosso presidente, como nenhum de nós esqueceu as atitudes dele por nós. São 50 anos desses 65, de vida trabalhando por vocês. O mínimo que podemos fazer de volta é trabalhar por ele. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - É nesse contexto que se destaca a pedagogia do cidadão ecumênico, inovadora proposta do dirigente da LBV, José de Paiva Netto, aplicada em todos os atendimentos da instituição, promovendo o ser na sua totalidade, de forma que as relações humanas possam ser aprimoradas com base nos valores éticos e morais.

É exatamente isso que falta no Brasil: esse relacionamento ético, moral, social, espiritual, tendo como fundamento o amor, a dedicação, o afeto e o respeito mútuo, princípios essenciais para uma consciência voltada à educação, à paz.

Por essas razões, essas colunas que sustentam a LBV é que ela está sendo homenageada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Presta milhões de atendimentos às populações que vivem em situação de risco pessoal no Brasil. É uma instituição que orgulha o Brasil. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ENILDO VIANA - Pelas muitas ações voltadas ao humanitarismo, a LBV recebeu o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 1994, foi a primeira organização não-governamental brasileira a associar-se ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas (DPI). Em 1999, tornou-se também a primeira ONG do Brasil a conquistar na ONU o status Consultivo Geral no Conselho Econômico e Social (ECOSOC). E, em 2000, passou a integrar a Conferência das ONGS com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo), em Viena, na Áustria.

Os serviços prestados pela LBV às causas sociais não se restringem apenas às áreas da educação e da promoção humana e social, mas também aos campos da cultura, da comunicação, da política, da religiosidade e da propagação do ecumenismo irrestrito.

As teses de Paiva Netto são divulgadas em vários veículos de comunicação do país e do exterior e também na Organização das Nações Unidas (ONU), a exemplo do mais recente artigo "A mulher no conserto das nações", traduzido para seis idiomas e distribuído durante a 50ª Sessão da Comissão do Status da Mulher, ocorrida de 28 de fevereiro a 10 de março deste ano.

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Mais uma vez parabéns ao Maestro Luzard Pereira e ao seu Coral maravilhoso. José de Paiva Netto nos mostra que Deus fez as coisas simples para complicar os sábios. Ele transforma as crianças e os alunos em soldadinhos de Deus e vai aos poucos crescendo e falando, tanto assim que a LBV foi a primeira organização genuinamente brasileira, reconhecida em caráter oficial, reconhecida pela ONU. Tem participação no Conselho Social e Econômico das Nações Unidas. Ela tem grau consultivo geral, que dá o direito de participar de todas as reuniões desse Conselho, exatamente nessa simplicidade.

Tenho muito orgulho de todos os anos, estar lá na LBV, nas suas escolas, fazendo palestras sobre drogas, levando informações a cada jovem, a cada família. É talvez uma das escolas do Brasil que mais tem essa preocupação. Ao formar o homem como um ser total, esse homem ecumênico, esse homem integral, a preocupação das drogas na LBV é muito grande. Cumprimento a LBV mais uma vez.

Vamos transformar esta Sessão Solene também em uma aula contra as drogas. Nesse meu trabalho, estamos há mais de 30 anos recuperando pessoas, salvando vidas e defendendo os nossos filhos. No meu Centro de Recuperação, recebo 200 viciados às terças-feiras e 200 às quintas-feiras, há mais de 30 anos, absolutamente grátis.

Por que as pessoas entram nas drogas? Absoluta curiosidade e absoluta desinformação dos jovens e dos pais. E quando vou lá na LBV levo todas essas informações para que o jovem nunca entre nas drogas. Tem muitos alunos e pais aqui, portanto, podíamos transformar, mostrar um grito da LBV contra as drogas. Quando vou lá na LBV - e hoje tenho certeza de que Paiva Netto quer isto dos seus alunos, que quando alguém oferecer droga o nosso jovem esteja preparado para dizer “tô fora, não quero. Não, não.” É isto que a LBV quer dos seus alunos e é isto que precisamos fazer.

Já que temos bastantes alunos, vamos marcar esse grito, esse “não” que vai ecoar por este salão e vai ecoar por São Paulo, e vai ecoar pelo Brasil e vai ecoar no mundo inteiro. Vou fazer a seguinte pergunta, para todos vocês: se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem que dizer - e todos vamos gritar um não muito forte. Então, vamos lá, quero ver o grito da LBV. Se um dia alguém lhe oferecer droga você simplesmente tem que dizer: “não”. Muito mais alto. LBV é mais forte. Se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem que dizer: “não”. Mais forte ainda. O Paiva Netto quer um grito mais forte. Se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem que dizer: “não”. Parabéns para vocês. Todo mundo batendo palmas para a LBV.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ENILDO VIANA - Deputado Edson Ferrarini o senhor lembrou muito bem desta mensagem positiva, que eleva a criatura humana. Quando você diz não às drogas você está preservando os valores morais e espirituais do ser humano. Está ecoando pelo Brasil e pelo mundo, porque esse evento está sendo transmitido pela rede Boa Vontade de Comunicação, formada pela Super-rede Boa Vontade de Rádio, portal Boa Vontade.com, minuto a minuto gerando noticias desta sessão, rede mundial de televisão no Brasil e agora também no exterior, com a programação da rede mundial de televisão nos Estados Unidos através da RETI. Portanto, essa transmissão para o Brasil como também para o exterior. E também no programa Boa Vontade, com Paiva Netto, na rede Bandeirantes de Televisão.(Palmas.)

Deputado Coronel Edson Ferrarini, Ilustres governantes, parlamentares, senhoras e senhores, adeptos, voluntários e simpatizantes da Legião da Boa Vontade é uma honra estarmos aqui nesta justa homenagem a LBV, na pessoa de seu presidente, o jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto, que no próximo dia 29 de junho completa 50 anos de trabalho na instituição.

O desejo de edificar um mundo mais humano, justo e solidário em que haja educação e cultura, alimentação, saúde e trabalho para todos é o poder que conduz o caminho deste homem, Paiva Netto, que enfrenta desafios, vence-os e domina-os em suas atividades humanas e sociais e espirituais, na transformação da vida de milhões de cidadãos, guiando-os no mundo pelos caminhos do progresso, da justiça e da paz.

Nessa jornada de 50 anos, Paiva Netto assumiu grandes responsabilidades. Presidindo a Legião da Boa Vontade, desde 1979, multiplicou os seus programas socioeducacionais, atingindo um crescimento superior a 15.000%, conforme publicado pela revista Veja em 1994, ao traçar o seu perfil.

Dos seus feitos citam-se a criação de escolas de educação básica; de lares para crianças, adolescentes e idosos; de centros comunitários e educacionais; de campanhas educativas. Sob sua administração, a LBV presta anualmente milhões de atendimentos às populações em situação de risco social e pessoal no Brasil e em 2005, fechou o balanço com mais de quatro milhões de atendimentos.

Nesta sessão solene vamos abrilhantar o momento trazendo o Coral Ecumênico LBV, composto por jovens voluntários, sob a regência do maestro Luzardo Pereira, com a música amigos, versos de Paiva Netto, que, inclusive, foi o criador desse coral na década de setenta. A melodia é de Vanderlei Pereira.

Como A LBV e o Paiva Netto têm apreço extraordinário pela cultura, vamos apreciar neste momento, com o Coral Ecumênico LBV, as músicas Se todos fossem iguais a você e Tesouros de um povo.

 

* * *

 

- São entoadas as canções.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ENILDO VIANA - Em nome do Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, gostaríamos de retribuir ao Deputado Edson Ferrarini esta homenagem que ele propôs a nossa instituição e ao seu Presidente. Todos conhecem o esforço e a dedicação do ilustre amigo em favor do Estado de São Paulo. Seus ideais fraternos se afinam aos propósitos da Legião da Boa Vontade.

O coral da LBV oferece ao coração do amigo Deputado Edson Ferrarini a composição de Paiva Netto em homenagem ao grande líder de todos nós, nosso Senhor Jesus Cristo. Aliás, coronel Ferrarini, se me permite, gostaria de comentar essa característica singular do compositor Paiva Netto. Ele é capaz, em questão de momentos, de sair de uma extenuante reunião administrativa e compor obras belíssimas como a que o coral vai apresentar agora.

 

* * *

 

- É apresentado número musical.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - ENILDO VIANA - Deputado Edson Ferrarini, demais amigos que compõem a Mesa, Sr. Alziro de Paiva representando o homenageado, Presidente das instituições da Boa Vontade, José de Paiva Netto, credenciamos a presença de todos nesta marcante solenidade e encerramos os pensamentos do homenageado, do escritor Paiva Netto: “A face de Deus é o Amor. Quanto mais amamos, mais ele se manifesta em nós”. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu é que agradeço essa homenagem. Muito obrigado, maestro, por essa música. Eu, que tive o privilégio de propor esta sessão, sou um soldado à disposição da LBV e quero ajudar José de Paiva Netto estar ao lado de todos vocês nos momentos fáceis e nos momentos difíceis também. Este homem nasceu em 2 de março de 1941, é radialista, escritor e compositor.

Todos nós sabemos que a sua juventude foi marcada por muita dedicação. Já na juventude tinha esse profundo senso de auxílio aos necessitados. Assim é José de Paiva Netto. Estudou no Colégio Dom Pedro II, no Rio, onde só teve louvores. E hoje é um homem que recebe medalhas e é agraciado em vários países do mundo. O homem, que conseguiu herdar o trabalho de Zarur, ao assumir a LBV, aumentou todos os seus programas sócio-educacionais em 100.000 por cento. Imagine que trabalho, que dedicação esse homem teve ao longo dos seus 50 anos de trabalho. Por isso, José de Paiva Netto, nos seus 50 anos de LBV, foram homenageados na Assembléia Legislativa de São Paulo. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece às autoridades, a todos os amigos que aqui vieram prestigiar esta Sessão Solene. Agradeço aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Muito obrigado a todos vocês.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 11 minutos.

 

* * *