14 DE MAIO DE 2010

021ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “TRABALHADORES DA SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO”

 

Presidentes: RAFAEL SLVA e HAMILTON PEREIRA

 

RESUMO

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Rafael Silva, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

 

002 - HAMILTON PEREIRA

Deputado Estadual, nomeia personalidades presentes. Faz cumprimentos e agradecimentos.

 

003 - Presidente RAFAEL SILVA

Convida todos a ouvirem, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

004 - HAMILTON PEREIRA

Deputado Estadual, faz saudações e homenagens. Lembra que o Dia do Trabalhador da Saúde é comemorado em 12 de maio. Ressalta a importância do trabalho com a Saúde.

 

005 - DIMAS RAMALHO

Deputado Federal, fala sobre sua honra em se pronunciar nesta sessão solene. Relembra os tempos em que foi Deputado Estadual. Faz saudações. Discorre sobre as atribuições dos trabalhadores da área da Saúde. Informa que no dia 26/05 acontecerá Seminário sobre a Saúde Mental, em Brasília.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a presença do ex-Governador Geraldo Alckmin. Lembra e faz elogios a ações do ex-Governador.

 

007 - LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS

Deputado Federal, faz cumprimentos. Tece considerações sobre o fato de o Governo Federal ter vetado o dia 12 como o Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde. Afirma que as condições de trabalho dos profissionais da Saúde são estressantes. Cita o fim da aposentadoria especial.

 

008 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia apresentação de um vídeo.

 

009 - EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA

Presidente da Federação dos Trabalhadores na Saúde do Estado de São Paulo, faz saudações e agradecimentos. Faz reflexão sobre a vida dos trabalhadores da Saúde. Fala da necessidade de atenção às instituições psiquiátricas.

 

010 - Presidente RAFAEL SILVA

Faz reflexão filosófica.

 

011 - GERALDO ALCKMIN

Ex-Governador, faz saudações. Menciona alegria em estar nesta sessão solene. Fala sobre setores que têm substituído mão-de-obra humana por tecnologia. Cita crescimento da área da Saúde e aumento na expectativa de vida. Ressalta a importância de se cuidar da saúde dos trabalhadores da área.

 

012 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia entrega de homenagens.

 

013 - HAMILTON PEREIRA

Assume a Presidência. Dá prosseguimento a entrega de homenagens a várias pessoas.

 

014 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência. Demonstra sua satisfação diante da realização desta sessão solene. Informa que no dia 27/05 haverá comemoração referente aos 50 anos de existência do Sindsaúde de Ribeirão Preto. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – RAFAEL SILVA - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, por solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

Solicito ao nobre Deputado Hamilton Pereira que nomeie as autoridades presentes.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Quero desejar um bom-dia a todos, saudar o nobre Deputado Rafael Silva e cumprimentá-lo pela iniciativa. Temos esta Casa, que é também dos trabalhadores, cheia. É muito prazeroso constatarmos a presença de trabalhadores da Saúde de todo o Estado de São Paulo. Quero também cumprimentar o nobre Deputado Federal, que já foi membro desta Casa e é um grande amigo nosso, Dimas Ramalho - é uma satisfação revê-lo nesta homenagem aos trabalhadores da Saúde; o nosso amigo, Sr. Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, mais uma vez conosco em mais um ano em que homenageamos os trabalhadores da Saúde. Agradecemos a presença dos representantes dos sindicatos de todo o Estado, inclusive dos representantes da Federação. Enfim, a todos os convidados que aquiesceram ao convite do nobre Deputado Rafael Silva para estarem conosco nesta manhã. Um bom-dia a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo Tenente Jassen Feliciano.

 

* * *

-         É executado o Hino Nacional.

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Antes de o Deputado Hamilton Pereira anunciar as demais autoridades presentes, agradecemos a participação da Banda da Polícia Militar, que traz um sentido de cidadania e de civismo a esta solenidade. Ao Tenente Jassen Feliciano o nosso agradecimento, e também a toda a sua equipe. Muito obrigado.

  Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira.

 

            O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Dando sequência à nomeação das autoridades, anuncio a presença do Sr. Arnaldo da Silva César Coutinho, Presidente do Pró-Saúde Mental; Sr. Luiz Antonio de Medeiros, Secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho; Sr. André Jorge, representando o Diretório Estadual do PP; Sr. Canindé Pegado, Secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores, a UGT; Sr. Marcos Rezende, representando o Deputado Federal Walter Ihoshi; Sr. Mauro Daffre, Diretor da Fiesp; Sr. Dario Saadi, Vereador de Campinas e representando a Câmara Municipal de Campinas; Sr. Orion Francisco Marques Riul, Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança; Sr. Paulo Sérgio Malafaia, representando o Dr. Dante Ancona Montagnana; Sr. Thiago Sanchez,  representante da Deputada Estadual Maria Lúcia Amary; Sr. Renato Amary, da nossa querida cidade de Sorocaba, nosso Deputado Federal por Sorocaba e região. Estão anunciados os presentes, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a presença do amigo Canindé Pegado.

  Vamos passar a palavra ao Deputado Hamilton Pereira, nosso companheiro desta Casa, para que faça sua saudação aos trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

 

  O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Obrigado, nobre Deputado Rafael Silva. Quero me dirigir aos trabalhadores da Saúde, já feitas as saudações iniciais a todos os presentes, à Mesa Diretora, quero mais uma vez ressaltar a presença do Sr. Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo. E nesta oportunidade, quero fazer também uma saudação particular ao Sr. Milton Sanchez, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Sorocaba e região, um grande amigo presente entre nós. E na pessoa do Edison, estender esta homenagem a todos os trabalhadores, sindicatos representantes dos trabalhadores da Saúde de todo o Estado de São Paulo, e dizer que é uma satisfação muito grande compartilhar com os senhores nesta manhã de homenagens que teremos nesta Sessão Solene.

  O Dia do Trabalhador da Saúde é comemorado no dia 12 de maio e foi muito oportuna essa iniciativa do Deputado Rafael Silva em convocar e convidar a todos os senhores para esta Sessão Solene. E felizmente, para todos nós, o Dia do Trabalhador da Saúde, acontece no mês de maio, que é repleto de homenagens. Temos o 1º de maio, Dia Mundial do Trabalhador, de todos os trabalhadores do mundo; temos também o Dia das Mães, que comemoramos no último domingo. E esta Casa se regozija com a presença de todos nesta homenagem muito justa àqueles que fazem da saúde das pessoas, dos seres humanos, a dedicação das suas vidas. Trabalhar com a Saúde é, portanto, trabalhar com vidas. Trabalhar para preservar a vida, a integridade física, mental, intelectual das pessoas. Portanto, esta homenagem é mais do que justa.

  Quero dizer da nossa satisfação em encontrá-los. Aliás, quase todos os anos nós nos encontramos aqui para esta homenagem. E neste ano de 2010, mais uma vez nos regozijamos por este encontro, compartilhamos deste momento especial, e quero, em nome da Mesa Diretora e do povo do Estado de São Paulo, agradecer a presença de todos, por tudo que  têm feito pela Saúde do povo do Estado de São Paulo.

  A Saúde é uma atividade sublime, uma atividade que trabalha com a vida, que preserva a vida e que cuida das pessoas. 

  Muito obrigado pela presença. Muito obrigado, nobre Deputado Rafael Silva, por ter convidado este Deputado para fazer par com V. Exa. aqui nesta Mesa e nesta manhã feliz para todos nesse encontro, que nós repetimos todo o ano com muita satisfação.

            Um grande abraço a todos. Sejam bem-vindos ao Parlamento do Estado de São Paulo. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que é  a Casa dos trabalhadores. Parabéns.  (Palmas.)

            Muito obrigado.

           

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do Deputado Hamilton Pereira, que está participando dessa homenagem, desse reconhecimento. Eu quero pedir para compor a Mesa o médico e ex-Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. (Palmas.)

            Agora, passamos a palavra ao Deputado Federal Dimas Ramalho, antigo companheiro da Assembleia Legislativa, de Araraquara. Ribeirão Preto faz parte da região de Araraquara, então é motivo para tê-lo aqui.

           

            O SR. DIMAS RAMALHO - Bom-dia a todos, uma saudação muito forte ao Presidente desta sessão, Deputado Rafael Silva que, sem dúvida alguma, é um exemplo de Deputado Estadual, um exemplo de homem público, e que como poucos eu já vi na minha carreira política, luta em defesa dos trabalhadores da Saúde.

            Quero agradecer imensamente, Deputado Rafael Silva, a oportunidade de poder falar nesta sessão, para lembrar os tempos em que fui Deputado Estadual. Com certeza, aprendi muito nesta Casa, que tem deputados brilhantes, bons deputados, como o Deputado Hamilton Pereira, que está aqui presente, meu velho amigo e que é um defensor incansável também da classe trabalhadora e sobretudo das boas causas do nosso País e do nosso Estado.

Esta é a Casa de leis do Estado de São Paulo. Aqui é onde são feitas as leis, onde o povo se representa. Na democracia representativa, é aqui que as grandes discussões são feitas e por isso mesmo é uma honra estar aqui, Deputado Rafael Silva e Deputado Hamilton Pereira.

Quero saudar o Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo e, na sua pessoa, saudar todos os trabalhadores que vieram de longe. Sei que têm delegações que saíram ontem, à noite, para estarem aqui. Quero dizer que só esse fato de vocês saírem de suas cidades em caravanas, para vir a esta Assembleia Legislativa para serem reconhecidos pelo povo paulista, realmente merecem a minha saudação. 

Quero saudar o nosso Presidente Edison; o Medeiros, sempre deputado, amigo; o Canindé Pegado, da UGT, e saudação muito especial aos que aqui estão presentes neste momento para nos prestigiar.

Quero saudar o brasileiro de São Paulo, que é da área médica também, mas que, sobretudo, ensinou a todos nós uma coisa importante que tem tudo a ver com este momento, que é fazer política. E, para se fazer política, tem que gostar de gente, tem que cuidar das pessoas porque elas não são números, são seres humanos que tem dor, sentimento, qualidade e defeito. Nós, seres humanos, temos que respeitar outros seres humanos.

Vocês da Saúde, que aqui estão, sabem do que estou dizendo. Esse homem que ensinou tudo isso para nós, além de ter feito um grande trabalho como Governador de São Paulo, Deputado Federal é, sobretudo, um homem que tenho como referência, que tem as mãos limpas nesse momento em que, em Brasília, aprovamos o “Ficha Limpa”, na Câmara. Quero, com muito orgulho, saudar a presença, nesta manhã, do estadista e grande Governador Geraldo Alckmin. Peço uma salva de palmas a ele. (Palmas.)

  O Dia Estadual do Trabalhador da Saúde é o dia 12 de maio. É importante chamar a atenção para isso porque, como falei há pouco, somos seres humanos e a dimensão do ser humano se dá sobretudo quando ele se vê na fragilidade no atendimento à saúde. Aí, realmente necessita de cuidado médico e, é claro, com todos os equipamentos que se pode ter numa UTI do hospital de ponta ou lá na ponta do Estado, onde você trabalha, mas que se não tiver uma mão amiga, o respeito, o carinho, o cuidado, a solidariedade, de nada adianta. E quem faz isso? É o trabalhador da Saúde, desde aquele que exerce um cargo menor, até quem exerce um cargo mais importante no setor da Saúde. Por isso, o Deputado Rafael Silva fez essa lei, a Assembleia Legislativa aprovou, o Governador Alckmin sancionou e todo ano é aqui comemorado.

Infelizmente, em Brasília, o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde foi vetado pelo Presidente, mas nós assumimos o compromisso, juntamente com o Deputado Carlos Sampaio, de demonstrar esse equívoco e derrubar esse veto para que em Brasília tenhamos também o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, que é um dia de reconhecimento e de reafirmação de luta e respeito ao trabalhador que merece.

No dia 26 deste mês, vai acontecer um grande seminário sobre a saúde mental em Brasília, com a presença de trabalhadores do Estado de São Paulo, do Brasil todo, a do nosso Presidente Michel Temer na abertura ou no encerramento. É o momento de reflexão, de luta, de reconhecimento e de agradecimento a todos vocês.

Vamos aprovar trinta horas. Estamos lutando para isso porque queremos que os trabalhadores da Saúde tenham condições de trabalhar cada vez mais para a população que mais necessita. Por isso, na sexta-feira, no outono, quero, em nome do nosso País, já que representamos o povo de São Paulo e do Brasil, trazer o reconhecimento de todos nós a vocês pelo trabalho, pela dignidade com que tratam os pacientes e, sobretudo, a forma carinhosa e solidária em que exercem suas funções.

Trabalhar na área da Saúde é mais que um emprego, é uma vocação. Que Deus proteja a todos, que vocês continuem acolhendo aqueles que sofrem, amenizando a dor daqueles que necessitam, curando ansiedade dos pais, dos irmãos, acolhendo as crianças, sobretudo, fazendo com que a saúde do nosso Estado, do nosso País tenha condições melhores. Que Deus ajude vocês e que continuem trabalhando muito pelo Estado de São Paulo. Obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE -  RAFAEL SILVA - PDT - Temos também a presença do Sr. Geraldo Alckmin, que foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Prefeito da sua Cidade.

  Quebrando a seqüência, quero dizer que é bom entendermos a sensibilidade das pessoas. O ser humano é razão, deve ser razão, mas não se pode esquecer do aspecto emocional, do sentimento, da sensibilidade.

  Uma vez lutávamos pela duplicação de uma rodovia em Ribeirão Preto com um vereador de Serrana, do PT, inclusive, e o prefeito de Serrana também do PT - e o Geraldo Alckmin nunca fez diferença para partidos, nunca perguntou de que partido era o prefeito, o vereador. Era a duplicação da rodovia conhecida como a “rodovia da morte”. 

            O vereador fez um dossiê, mencionando velórios, acidentes terríveis. Aí, marcamos encontro com o Dr. Geraldo Alckmin, em Ituverava. O Prefeito Valério Galante, do PT, e os vereadores pediram uma audiência e ele recebeu o grupo. O Vereador Mário Augusto Cândido, conhecido como ‘Cigano’, me passou um dossiê e eu entreguei nas mãos do Dr. Geraldo uma pasta. Ali tinham fotos terríveis. O Governador, em silêncio, folheou por dois, três minutos tudo aquilo, uma rodovia cara, sem a participação de concessionária de pedágio. Ele se sensibilizou. Homem de poucas palavras - ele é uma pessoa que fala pouco - pediu: “Felipe, coloque na minha mesa que segunda-feira resolvo isto aqui.” Deu dois tapinhas no meu braço e sem discurso falou: “Rafael, fica tranquilo. Segunda-feira eu vejo isso.” Aquelas fotos tristes tiraram de dentro dele uma solução pela emoção, pela sensibilidade.

Certa feita pedi a ele um prédio para crianças cegas, quase 200 crianças cegas da região de Ribeirão Preto - o cego, todos sabem, têm poucas oportunidades para se desenvolverem. Na Praça XV, um coral de crianças cegas cantando em homenagem a Geraldo Alckmin. Ele fingindo que estava enxugando o suor, enxugava as lágrimas ao ver aquelas crianças que sonhavam com uma oportunidade para se desenvolverem. Ele tinha um prédio lá que poderia ceder. Muita gente queria o prédio. Algumas entidades queriam a cessão do prédio. Ele viu aquelas crianças e falou “Rafael, o prédio é seu, o prédio é da Adevirp, o prédio é dessas crianças que precisam realmente de uma oportunidade.”

Através destas duas decisões que saíram da emoção e do coração de Geraldo Alckmin, pudemos conhecê-lo um pouco melhor no seu íntimo.

Muitas vezes atrás da figura do homem público austero, sério, encontramos uma pessoa sensível, que faz com que ele, acima de tudo, seja um ser humano especial.

Quando aprovamos o projeto instituindo o Dia Estadual do Trabalhador da Saúde, passamos para a assessoria e disseram: com certeza o Governador vai sancionar. O respeito que ele tem pelas pessoas é uma forma que ele encontrou - e nós encontramos - de estender as nossas mãos e falarmos para vocês ‘Muito obrigado’.

Está aqui, Governador, o Cicilini, o Benê Santos me falou dele. O Cicilini trabalhou muitos anos na Santa Casa. Havia um cidadão em estado de coma há muitos anos, foi até abandonado pela família, era um caso perdido. Mas esse servidor da Saúde, esse trabalhador da Saúde da Santa Casa não abandou aquele cidadão. Foi cuidando dele, cuidando, cuidando. Fiquei sabendo que esse trabalhador chorou por três dias seguidos quando aquele homem, que era tido como um caso perdido, saiu andando do hospital - e não era parente desse trabalhador da Saúde, era uma pessoa desconhecida. Mas o Governador Geraldo Alckmin estendeu sua mão como eu disse, dizendo muito obrigado a vocês da Saúde.

Desculpem-me, mas eu tinha de quebrar essa sequência e hoje falei desses fatos. Eu falei deles, Governador Alckmin, no Rota da Verdade, em Ribeirão Preto, participei por telefone e falei dessa sensibilidade que o senhor demonstrou nestes acontecimentos.

            Agora a palavra é com Luiz Antônio de Medeiros, nosso amigo antigo também, grande líder sindical e sempre Deputado Federal.

 

            O SR. LUIZ ANTÔNIO DE MEDEIROS - Quero cumprimentar o Deputado Rafael Silva, Presidente da Mesa, o Presidente da Federação companheiro Edison, o Dimas Ramalho, o Pegado, o nosso Governador Geraldo Alckmin - o senhor nos orgulhou como Governador - quero cumprimentar a todos. Vou ser rápido.

Quero dizer três coisas: sou membro da base do Governo Federal, orgulho-me de ser membro da base do Governo Federal, acho que o Governo Federal tem trabalhado bastante, tem feito muito, mas não concordo que tenha vetado o dia 12 como o Dia Nacional dos Trabalhadores da Saúde . Acho que o Governo Federal errou, sim. O dia da Saúde deve ser uma comemoração nacional e vou lutar para que o veto do Presidente Lula  seja derrubado.

Segunda questão: os profissionais da Saúde são a nossa segunda família. Já fui operado uma meia dúzia de vezes e com todas as pessoas da Saúde estabeleci um vínculo. Tenho amigos da Saúde do tempo em que fiz minha primeira cirurgia. As condições de trabalho dos profissionais da Saúde são estressantes. Se esse profissional trabalhasse em melhores condições, o paciente sairia ganhando. Os enfermeiros estão reivindicando uma jornada de trabalho de 30 horas, mas eu acho que tem de ser para todos da área da Saúde, porque ninguém é melhor que o outro nessa área. Essa reivindicação deve ser de todos os profissionais da Saúde e vamos trabalhar para que todos os profissionais da Saúde tenham as 30 horas semanais.

Terceiro ponto: terminou-se com a aposentadoria especial. Para vocês terem uma ideia, o motorista de ônibus da cidade de São Paulo, que realiza um trabalho absolutamente insalubre, tem que carregar 40 pessoas dentro do ônibus, tem que ver o trânsito, tem que cuidar, ele tinha aposentadoria especial, que acabou. Também devemos lutar - esse é o nosso compromisso - para que vocês tenham qualidade de vida, qualidade de trabalho, e também pela aposentadoria especial para todos os funcionários, para todos os trabalhadores da saúde. Essa é uma bandeira com a qual nos comprometemos neste dia do profissional da saúde. Muito obrigado, um abraço a todos vocês. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos as palavras do sempre Deputado Medeiros, e agora apresentaremos um vídeo institucional com duração de aproximadamente seis minutos.

 

                                                 * * *

 

  - É feita a apresentação do vídeo.

 

                                                           * * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agora vamos ouvir as palavras do Edison Laércio Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores na Saúde do Estado de São Paulo. Não preciso falar do Edison. Todo mundo o conhece, sabe da sua capacidade de liderança, da seriedade que ele coloca na defesa dos trabalhadores desse importante setor. O Edison consegue congregar, juntar o esforço de sindicatos do Estado de São Paulo para que o trabalhador da Saúde seja valorizado e respeitado. Tem a palavra o Sr. Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação.

 

O SR. EDISON LAÉRCIO DE OLIVEIRA – Bom dia a todos. Quero fazer uma saudação à Mesa e à Presidência dos trabalhos. Em nome do Deputado Rafael Silva, quero cumprimentar a Mesa e a Assembleia Legislativa, seus deputados e seus colaboradores. Quero saudar também o Deputado Dimas Ramalho e agradecer ao mesmo tempo pela sua presença e pelo trabalho que está desenvolvendo juntamente com a federação em defesa dos trabalhadores da Saúde e em defesa da estrutura da Saúde neste País.

            Quero agradecer ao vereador da Cidade de Campinas, Dário Saad, que com seu projeto nasceu esta homenagem. Através da sua iniciativa, em Campinas, tivemos em várias outras cidades do Estado de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

            Quero agradecer ao companheiro Luiz Medeiros, por se fazer presente e também por tornar-se um amigo dos trabalhadores da Saúde, e por fim agradecer ao Canindé Pegado, e em nome dele quero saudar todos os líderes sindicais do Estado de São Paulo, principalmente aos líderes sindicais que estão presentes neste plenário.

            Quero fazer um agradecimento muito especial a S. Exa. Governador Geraldo Alckmin. S. Exa. - com a sensibilidade que o Deputado Rafael Silva já noticiou - foi quem sancionou esta lei. Com sua sanção nesse projeto, Governador, é que há cinco anos nós fazemos essa homenagem. E esta Casa, sempre cheia nesse dia de homenagem, mostra realmente o respeito que os trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo têm por V. Exa. quando esteve à frente do Governo, sempre tratou com uma deferência muito especial, não só a minha pessoa, mas todos os trabalhadores da Saúde, e todos os dirigentes sindicais. Então, sabemos do seu compromisso para com o Estado, do seu compromisso para com a estrutura deste País.

            Quero dizer que V. Exa. tem, com toda certeza, um lugar reservado no coração dos trabalhadores da Saúde. A mesma sensibilidade não teve S. Exa. o Presidente da República ao vetar o Dia Nacional do Trabalhador da Saúde. Mas não tenho dúvida de que o Congresso Nacional vai buscar reparar esse erro, com pessoas como o Deputado Dimas Ramalho, com pessoas como o ex-Deputado Federal Luis Medeiros, teremos a certeza de que o engano cometido pelo Presidente da República será, de vez por todas, saneado.

            Falar desse dia traz para nós, realmente, uma emoção muito grande. Pelo filme - vou me reportar ao filme e com toda certeza todos os profissionais que aqui estão, ou os que ficaram nas suas bases, nas suas cidades, sentem-se representados. Esta é a vida do trabalhador da Saúde. É a jornada tripla, é a jornada dupla e é a sua caminhada até para a educação para qualificação.

            Esse é o trabalhador da Saúde. Esse é aquele que tem não uma segunda família também, mas muito mais; tem a responsabilidade de cuidar de muitas famílias. Mas a segunda família traz o caminho que é colocado para todos aqueles que vão nos procurar em todos os estabelecimentos de saúde. Por isso, Sr. Governador, Deputado Rafael Silva, a Assembleia Legislativa não está lotada por acaso. Ela está realmente repleta porque acredita e vem ver de perto o respeito que o povo de São Paulo dedica a esses profissionais com o projeto de V. Exa. e com a sanção do Governador Geraldo Alckmin. Esses trabalhadores deixaram a sua cidade, os seus familiares, os seus afazeres desde parte da noite de ontem para se fazer presente aqui, para ouvir e receber essa homenagem. Aqui na frente, temos vários companheiros que irão representar todas as cidades, todos os trabalhadores do Estado de São Paulo. Permito-me citar dois exemplos: o primeiro é o da companheira Marilza, que como trabalhadora da Saúde, também como profissional e dirigente sindical, justa homenagem aos trabalhadores da região de Bauru, uma justa homenagem para os trabalhadores do Estado de São Paulo. (Palmas.) O segundo, permito-me e peço desculpas a todos os homenageados e a todos os trabalhadores, porque com certeza eu iria esquecer alguém - mas dois é mais fácil, não vou esquecer, os demais eu esqueceria de citar nome a nome - o outro é um trabalhador com a sua simplicidade, com sua tranquilidade, e peço ao Deputado Dimas Ramalho que se lembre desse trabalhador ao chegar no Congresso no dia 23 de maio, quando estaremos em audiência pública defendendo um segmento que está em extinção, que é o segmento dos profissionais em instituição psiquiátrica.

O Governador, com toda certeza, lembra-se desse episódio e como diz o Deputado Rafael Silva, ele já deve ter anotado o que vou cobrar agora: que se volte os olhos para as instituições psiquiátricas. Ninguém está discutindo o depósito de psiquiatras, mas uma situação de retorno àquilo que tem de bom. Refiro-me ao companheiro João de Fátima, funcionário de hospital psiquiátrico há mais de 35 anos. (Palmas.) Como pedi ao Deputado Dimas Ramalho olhar e lembrar dele no dia 23 de maio peço ao João de Fátima que se levante - certamente ele não saberia quem é. Mas o João de Fátima está aqui na frente e representa todos os profissionais de todos os hospitais psiquiátricos do Estado e do País que por uma reforma equivocada, estão na iminência de perder o emprego. Eu diria mais: as famílias desses pacientes estão na iminência também do desespero.

            É isso que nós começamos nesta Casa a discutir e a debater, e já conseguimos sensibilizar o atual Secretário de Saúde, por incrível que possa parecer. Ele já resolveu uma parte do problema que nós colocamos em pauta. Mas ainda há muito a resolver.

Foi uma iniciativa também do Deputado Rafael Silva, que chamou uma audiência pública nesta Casa, quando lotamos o espaço reservado. Com a sensibilidade do Deputado Dimas Ramalho, levamos o assunto para uma discussão nacional. Com toda certeza vamos buscar o consenso, vamos buscar realmente defender os interesses da estrutura social deste País.

Quero me dirigir por último a vocês todos. Vocês têm uma segunda, uma terceira, uma quarta família. Mas procurem se cuidar, para que nós tenhamos vocês ao nosso lado. Nós somos os profissionais da Saúde que cuidamos de todos os trabalhadores da Saúde. A todos um beijão no coração e um bom retorno, se Deus quiser. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a participação do Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde, que com muita capacidade e seriedade lidera a categoria.

Pedimos agora ao vereador, prefeito de uma cidade pequena do Interior, ao Deputado estadual, ao Deputado Federal, ao Governador, ao médico Geraldo Alckmin, que ocupe a tribuna desta Casa, mandando a sua mensagem a todos os trabalhadores.

Aristóteles foi filho de um médico, Nicômaco, da corte do rei Amintas II, da Macedônia. Existe um pensamento de Aristóteles: “Nosso objetivo é tornar-nos homens bons, ou alcançar o grau mais elevado do bem humano”. Esse bem é a felicidade. E a felicidade consiste na atividade da alma, de acordo com a virtude. Com a virtude e com a sensibilidade, o Dr. Geraldo Alckmin vai dirigir suas palavras aos trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

 

O SR. GERALDO ALCKMIN - Quero cumprimentar o Deputado Rafael Silva, que preside esta Sessão Solene; saudar o Deputado Hamilton Pereira; o Deputado Federal Dimas Ramalho; o Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo; nosso Deputado Luiz Antonio Medeiros; líder sindical Canindé Pegado; trabalhadores da Saúde, amigos.

Quero falar da alegria de estarmos juntos, matando saudade, assistindo a filmes. Durante 15 anos fiz Anestesia, então, às seis horas e 30 minutos da manhã estava no centro cirúrgico e já encontrava lá tudo arrumadíssimo, para poder trabalhar. Tendo saído do Governo, voltei à área da Saúde, trabalhando no ambulatório da Escola Paulista de Medicina.

Quero cumprimentar o Deputado Rafael Silva, pela iniciativa. Na Saúde, trabalha-se muito para ajudar as pessoas e às vezes descuida-se da própria saúde. O dia 12 de maio, Dia do Trabalhador da Saúde, chama a nossa atenção para também cuidarmos daquele que se dedica a essa área tão importante. Parabéns ao Deputado Rafael Silva, autor do Projeto de lei que instituiu no Estado de São Paulo o Dia Estadual da Saúde, cuja lei tive a honra de promulgar. Agradeço por suas palavras.

O Deputado Rafael Silva é um bom amigo. Um dia desses fui a Ribeirão Preto e pedi a ele que assinasse comigo um convênio. Ele pegou o microfone e falou: “Para o Dr. Geraldo, eu assino até cegamente.”

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Eu não preciso nem ler. Falei: “Confio nele cegamente”.

 

O SR. GERALDO ALCKMIN - Mas quero cumprimentar o Deputado Rafael Silva e abraçar todos vocês. Nosso setor da Saúde, cada vez vai ficando mais importante. O setor primário da economia, que é a Agricultura, cada vez mecaniza mais. Então, o emprego vai acabando; cortador de cana, por exemplo, não vai existir mais, é tudo máquina. Para colher café, hoje existe uma máquina que chacoalha o pé de café e uma rede embaixo colhe.

A indústria tem um robô que faz os mesmos procedimentos em série. A Volkswagen, que na década de 70 tinha 42 mil funcionários, hoje tem 14 mil.

O emprego do futuro - do presente, já - é o setor terciário da atividade econômica, que é serviço. E Saúde é dos que mais crescem. Fizemos 33 hospitais; num hospital são mil a 1.500 funcionários, muitas mulheres. A Saúde de um lado é difícil, é um esforço enorme para melhorar, mas os indicadores avançaram. No Brasil de 1940, a mortalidade infantil era de 142 crianças no primeiro ano de vida, para mil nascidos vivos. Hoje, no Brasil, esse número é 22. Em São Paulo, são 13 por mil nascidos vivos. É difícil uma criança hoje morrer; a maioria sobrevive. Avançamos muito.

A expectativa de vida média no Brasil, em 1940, era de 43 anos de idade. Havia uma mortalidade infantil muito alta, e não existiam antibióticos. Morria-se de tuberculose, moléstia infecto-contagiosa. Hoje a expectativa de vida média é de 73 anos. Quem passa dos 30, sai da vulnerabilidade juvenil - morre muito jovem na sexta-feira à noite, no sábado à noite; não de doença, mas de acidente de automóvel, motocicleta, bebida, droga, tiro -, vai para 80 anos. As mulheres, em média, vivem seis anos a mais que os homens.

Outro dia, fui a um clube da terceira idade na Vila Prudente. Havia cerca de 200 pessoas, e a idade média era de 80 anos. Apenas mulher. Os homens já tinham morrido todos. O nome do clube é “As Sapecas”.

A expectativa de vida tem subido, o que é muito bom. Só que a idade traz uma série de dificuldades. Assim, vai aumentar muito a necessidade de saúde. O Brasil era um país jovem, hoje é um país maduro e será um país idoso. Isso vai demandar muitas pessoas para a área de Saúde.

Por esse motivo, o Governo do Estado abriu 100 mil vagas para que os auxiliares de enfermagem pudessem fazer o curso gratuitamente e ter o diploma de técnico de enfermagem. Foram preenchidas 40 mil vagas e ainda há 60 mil abertas para quem quiser fazer o curso e ter o seu diploma de tecnologia de enfermagem.

Deixo aqui uma sugestão ao Edison, à Federação dos Trabalhadores, para que, no futuro, possamos, se Deus quiser, trabalhar juntos e fazer um programa dedicado especialmente à saúde do trabalhador da Saúde. Às vezes, cuidamos dos outros e nos descuidamos da nossa própria saúde.

Quero ainda cumprimentar a Assembleia Legislativa pela iniciativa, os homenageados e dizer ao Edison sobre o meu compromisso com a saúde mental. Penso que esse é um dos maiores problemas que temos hoje, pois grande parte das pessoas ficam doentes por problemas emocionais e também por causa das drogas, da dependência química, um problema mundial.

Em 1940, a média de vida era de 43 anos; hoje, é de 73 anos. Por dedução, em 2050, passaremos de 100 anos, e as mulheres não morrerão mais. 

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PDT - Agradecemos a participação do médico, político e cidadão Geraldo Alckmin.

Esta sessão será apresentada domingo, às 21 horas, na TV Assembleia, Net, canal 7 e canal 13, e também no canal digital 61-2.

Esta é uma sessão solene oficial da Assembleia Legislativa, e tudo que está sendo dito aqui constará do “Diário Oficial”, entrando, portanto, para a história desta Casa de Leis.

Agora, faremos a entrega de homenagens a alguns trabalhadores da Saúde que aqui representam todos os trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hamilton Pereira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Convidamos o Deputado Rafael Silva e o Sr. Edison Laércio de Oliveira, Presidente da Federação dos Trabalhadores  da Saúde do Estado de São Paulo, para que façam a entrega das homenagens às pessoas que se destacaram na defesa da Saúde.

Inicialmente, convidamos o ex-Deputado Federal Luiz Antonio de Medeiros para que receba sua homenagem.

 

* * *

 

  - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - Convidamos o Sr. Herbert Caetano de Souza, Presidente Regional de Araçatuba, para fazer a entrega da homenagem à Sra. Maria Bernardete Palácio, Auxiliar de Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, desde 1970.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Lúcia Salvadio Pimentel, Presidente da Regional de Bauru, vai homenagear a Sra. Marilsa Salles Braga, auxiliar de enfermagem do Hospital Beneficência Portuguesa desde a década de 80.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Sofia Rodrigues do Nascimento, da Regional de Campinas, homenageará o Sr. João de Fátima, atendente de enfermagem do Hospital Cândido Ferreira.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Elaine Silva Amaral, presidente da Regional de Franca, vai homenagear a Sra. Ana Aparecida Balbino da Silva, auxiliar de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Franca há 29 anos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Maria Jerusa de Abreu, presidente da Regional de Jaú, homenageará a Sra. Maria do Espírito Santo Costa, da Santa Casa de Misericórdia São Vicente de Paula, de Boa Esperança do Sul.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Ana Ferreira da Silva, presidente da Regional de Piracicaba, homenageará a Sra. Marly Alves Coelho, auxiliar de enfermagem do Hospital Cesário Lange e da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba há 23 anos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - O Sr. Sebastião Aparecido Matias, vice-presidente da Regional de Presidente Prudente, homenageará a Sra. Maria Donisete de Souza, auxiliar de enfermagem da Associação Regional Espírita de Assistência do Hospital Alan Kardec há 24 anos.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - O Sr. Benê Santos, da Regional de Ribeirão Preto, homenageará o Sr. Eurípedes Cicilini, auxiliar de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, que se aposentou em 1994, mas pratica hoje a enfermagem de forma gratuita.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Maria Herrmann, presidente da Regional de Rio Claro, homenageará o Sr. Antonio do Carmo Alves, enfermeiro da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro desde 1987.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - A Sra. Marta Alves de Carvalho, presidente da Regional de São José do Rio Preto, homenageará a Sra. Edefanir Aparecida Ferreira Marcos, escriturária no posto de enfermagem da Associação Portuguesa de Beneficência de São José do Rio Preto há 34 anos. Aposentou-se em 1990, mas continua trabalhando.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HAMILTON PEREIRA - PT - O Sr. Milton Carlos Sanchez, presidente da Regional de Sorocaba, homenageará a Sra. Joana Pereira da Silva, que era faxineira, agora é copeira da Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora, desde 1995. Parabéns, Joana.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

 

 

            O Sr. Presidente - Hamilton Pereira - PT - Agora, o nosso homenageado é o nosso grande amigo, ex-Deputado Estadual desta Casa, combativo Deputado Federal na Câmara de Deputados em Brasília, Dimas Ramalho. (Palmas.) A homenagem será prestada pelo nobre Deputado Rafael Silva e pelo nosso amigo Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

            - É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

            O Sr. Presidente - Hamilton Pereira - PT - Agora, o Deputado Rafael Silva e o Sr. Edison homenagearão o Dr. Geraldo Alckmin, ex-Governador do Estado de São Paulo, médico. Parabéns, Dr. Geraldo Alckmin!

 

* * *

 

            - É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

            O Sr. Presidente - Hamilton Pereira - PT - Chamo o nobre Deputado Rafael Silva para reassumir a Presidência dos trabalhos.

 

* * *

 

            - Assume a Presidência o Sr. Rafael Silva.

 

* * *

 

            O Sr. Presidente - Rafael Silva - PDT - Agradeço ao Deputado Hamilton Pereira, nosso grande amigo, por ter assumido a Presidência dos trabalhos. Esta sessão aconteceu porque há uma estrutura na Assembleia Legislativa. Ao meu lado, tenho a D. Yeda, uma figura humana maravilhosa, que faz parte do patrimônio deste Parlamento. (Palmas.) Temos o pessoal do Cerimonial, da Taquigrafia, da TV Assembleia, da Audiofonia, o pessoal que elabora as atas. Como já lhes disse, este é um acontecimento oficial da Assembleia Legislativa. Repito, domingo, às 21 horas, esta sessão será transmitida na TV Legislativa, Net, canais 7 e 13; ou Digital, canal 61-2.

            Esta Sessão Solene tem o sentido de fazer justiça. Não é uma homenagem simplesmente: é justiça, é reconhecimento. Percebemos a sensibilidade do Edison, com a sua equipe. Tem o Pedro Tolentino, que faz parte da equipe dele e nos dá assistência. Tem o Abrão Júnior, meu assessor, que cuidou para que tudo corresse bem, para que fosse um acontecimento que valorizasse o que vocês representam. E tem a Marina, o Sérgio, o Osvaldo. Até o meu filho, Ricardo Augusto, fez questão de estar presente.

            De verdade, eu é que me sinto homenageado. A homenagem não é para vocês; fizemos justiça. A homenagem é para mim porque eu sinto, no meu interior, a obrigação de manifestar esse reconhecimento. Hoje, estou saindo da dengue, no 10º dia. Ontem, melhorei um pouco; hoje, estou bem melhor. Em Ribeirão Preto, a dengue atacou de verdade; é a campeã brasileira da doença. Eu, para ficar perto do povo, Dr. Geraldo, peguei dengue. Assim, ninguém pode falar: Ah, o Deputado Rafael Silva...” Não, o povo está com dengue e eu também! Foram alguns momentos de certo sofrimento. Tem gente que sofre muito mais do que eu sofri. Para mim, a doença não foi tão pesada, mas fiquei todo vermelho. As pessoas falavam: “Mudou de cor...” Ainda bem que o Deputado Hamilton Pereira não viu, senão ele faria eu assinar a ficha do PT.

            É uma alegria imensa contar com a presença de todos, das autoridades. No dia 27, o Sindsaúde de Ribeirão Preto completará 50 anos. Estaremos presentes nas comemorações. De coração, muito obrigado pela presença dos senhores! Nós, da Mesa, sentimo-nos homenageados. Tenho certeza de que o Governador Geraldo Alckmin também.

            Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, damos por encerrados os trabalhos. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

                                           * * *

 

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 18 minutos.

 

                                                           * * *