27 DE AGOSTO DE 2007

022ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS”

 

Presidência: Rodrigo Garcia


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/08/2007 - Sessão 22ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

COMEMORAÇÃO DO DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS

001 - RODRIGO GARCIA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Corretor de Imóveis". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Recorda as homenagens prestadas nesta Casa desde 1999. Fala do esforço e dedicação da diretoria do Creci, para que a categoria dos corretores de imóveis se profissionalizasse e se qualificasse cada vez mais.

 

002 - JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO

Presidente do Creci - SP, discorre sobre os 45 anos de existência da profissão, sendo uma das poucas que é regulamentada com a exigência de habilitação técnica e um conselho de fiscalização profissional com o seu respectivo tribunal ético-disciplinar.

 

003 - Presidente RODRIGO GARCIA

Anuncia número musical. Faz entrega de diplomas de mérito aos corretores de imóveis. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – RODRIGO GARCIA - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Senhoras e senhores, bom-dia. Sejam todos bem-vindos à sede do Parlamento paulista, nesta Sessão Solene com a finalidade de homenagear o “Dia do Corretor de Imóveis”, comemorada hoje, dia 27 de agosto.

Convidamos, para compor a Mesa, o Exmo. Sr. Deputado Rodrigo Garcia, proponente desta Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Corretor de Imóveis”, Dr. José Augusto Viana Neto, Presidente do Creci-SP, e o Dr. Odil Baur de Sá, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, o Dr. Romeu Chap Chap, Presidente do Secovi e os demais Diretores do Creci-SP, para que componham a extensão da Mesa. Convidamos também o sempre Deputado José Caldini Crespo, para compor a Mesa.

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - DEM – Bom dia. Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o “Dia do Corretor de Imóveis”.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - DEM - Senhoras e senhores, esta Presidência quer com muita satisfação agradecer a presença e dar as boas-vindas a todos; meu querido amigo e Presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto; ao também amigo Odil Baur de Sá, Presidente do nosso Sindicato dos Corretores de Imóveis; Dr. Romeu Chap Chap, Presidente do SECOVI; Sr. Walter Alves de Oliveira, vice-Presidente do Creci-SP; ao Jaime Thomas Bastos, 2º Vice-Presidente do Creci-SP; Antonio Simas, Diretor Administrativo do Creci-SP; Artur Boiajan, Diretor e 2º Secretário do Creci-SP; Francisco Pereira Alonso, Diretor-tesoureiro do Creci-SP; Gilberto Yogui, Diretor e 2º Tesoureiro do Creci-SP; senhores corretores e senhoras corretoras que se fazem presente, abrilhantando este evento na manhã de segunda-feira.

Estava tentando puxar na memória, Presidente Viana, o número desta Sessão Solene em comemoração ao Dia do Corretor de Imóveis. Que eu me lembre, há cerca de oito anos, em 1999, realizamos uma sessão solene semelhante, com a coincidência da data, 27 de agosto, comemorando o Dia do Corretor de Imóveis. De lá para cá, muito coisa mudou.

Foram oito anos de esforço e dedicação da diretoria do Creci, para que a categoria dos corretores de imóveis se profissionalizasse e se qualificasse cada vez mais. A realidade de hoje, passados esses oito anos, é muito diferente, graças ao esforço da nossa categoria em procurar se qualificar.

É uma satisfação muito grande estar presidindo novamente uma sessão solene, que comemora o Dia do Corretor de Imóveis. Tivemos, nesses oitos anos, várias presenças de figuras ilustres que prestigiaram essas sessões solenes: o atual Prefeito de São Paulo, ex-Deputado federal Gilberto Kassab, corretor de imóveis, parceiro da categoria; o ex-Governador e também corretor de imóveis, Cláudio Lembo.

É uma satisfação muito grande, neste ano de 2007, mais uma vez, lembrar e comemorar o Dia do Corretor de Imóveis, conquistado pela lei que reconheceu a nossa categoria. Muito obrigado pela presença de todos.

Neste momento, quero convidar o Presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto - a quem, em nome de todos os corretores de imóveis do nosso Estado, rendemos nossas homenagens pelo seu esforço -, a fazer uso da palavra.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO - Excelentíssimo Sr. Deputado Rodrigo Garcia, colega Odil de Sá, colega Romeu Chap Chap, demais membros da diretoria do Creci, já anunciados pelo Presidente desta sessão, delegados, conselheiros, colegas corretoras e corretores de imóveis, desnecessário dizer a alegria e satisfação de estarmos aqui juntos, vivendo este momento tão importante na categoria dos corretores de imóveis do Brasil.

Comemoram-se hoje 45 anos da nossa profissão, um detalhe muitas vezes não valorizado pelos colegas. Existe no Brasil, hoje, mais de 2.500 profissões catalogadas no Ministério do Trabalho.

Temos 83 profissões reconhecidas e apenas 28 regulamentadas no Brasil através de conselho de fiscalização profissional com habilitação técnica para o seu exercício.

Então, dessas mais de duas mil e quinhentas profissões conhecidas, apenas 28 têm o privilégio de serem regulamentadas com a exigência de habilitação técnica e um conselho de fiscalização profissional com o seu respectivo tribunal ético-disciplinar. Sem dúvida nenhuma é um privilégio muito grande para todos nós.

Ao comemorar este importante momento reunidos nesta solenidade na Assembléia Legislativa de São Paulo, quero deixar registrados os agradecimentos ao nosso colega corretor de imóveis, Deputado e nosso representante nesta Casa, Rodrigo Garcia, que por durante nove anos foi nosso conselheiro. Também quero dizer da importância de estarmos aqui.

A Assembléia Legislativa é a voz do povo do Estado de São Paulo. Estamos no local de onde saem as importantes decisões que refletem sobre o dia-a-dia de toda a população do Estado de São Paulo. Assim, do alto dessa representatividade, os corretores de imóveis hoje são alvo de atenção em todo o Estado e em todo o Brasil.

Àqueles que hoje irão receber o seu diploma de jubilado, quero deixar consignado em nome de toda a Diretoria do Creci, como já consta na Ata dos trabalhos da diretoria, voto de congratulação e louvor, porque se hoje estamos aqui é porque vocês no passado plantaram esse trabalho. Se, hoje, jovens de 18, 19 anos, estão se inscrevendo no Creci para exercer essa importante atividade é porque as senhoras e os senhores fizeram no passado a manutenção para que tivéssemos essa profissão.

Recebam esse certificado com muito orgulho porque ele é de uma importância muito grande para a Diretoria e para os Conselheiros do Creci, pois foi a forma que encontramos para deixar registrado a vocês o nosso carinho, a nossa atenção e a nossa consideração.

Não confundam como uma atividade política, até porque não há nenhuma eleição à vista. Na verdade, todas elas vão demorar bastante. Às vezes, por ser numa casa política, pode-se levar a essa interpretação equivocada.

Saibam, então, as senhoras e os senhores, que esse certificado é uma forma carinhosa de dizer a todos vocês que os respeitamos, que os consideramos e estamos felizes por ter tido vocês na manutenção dessa importante profissão e ainda em franca atividade, fazendo com que o mercado imobiliário seja um mercado atuante, um mercado aquecido, um mercado de respeito, de seriedade e de honestidade.

Graças a Deus, neste momento, o Brasil empresta ao mundo um exemplo de seriedade e de equilíbrio. A crise à bolha americana, aquela coisa tão nefasta que aconteceu, há poucos dias, não atinge o Brasil. Por quê? Porque o mercado imobiliário no Brasil é sério, equilibrado. Aqui, quando se empresta dinheiro para comprar imóvel é para comprar imóvel, não é para sacar o dinheiro do banco e gastar com carro de luxo, passeios, festas e tudo o mais. É um mercado equilibrado, um mercado em que sabemos o que fazer.

Estamos ainda trabalhando nas reivindicações: financiamento de 100% de imóvel usado; cartão de crédito para a garantia de aluguel, que, dentro de pouco tempo, deverá ser liberado pela Caixa; 30 anos de financiamento, que certamente estará em prática dentro dos próximos dias, e juros mais baixos.

Com esse trabalho de seriedade, de honestidade, visando ao bem da sociedade, ao progresso e ao desenvolvimento do nosso Brasil, com certeza, nós, corretores de imóveis de todos os tipos de negócios, de todas as localidades, sejam quais forem, iremos sempre ser respeitados e queridos pela população deste país e por nossas autoridades.

Recebam, pois, em nome da Diretoria do Creci, do Conselho Pleno e do Presidente do Creci, os meus parabéns, os meus votos de muito sucesso e que todos tenham uma participação efetiva e realizadora nesse nosso segmento de trabalho! Sucesso a todos! Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Rodrigo Garcia - DEM - Esta Presidência agradece as palavras do Presidente Viana e anuncia o Dr. Clóvis Rocha, Presidente do Conselho Construtivo do nosso Sindicato, SCIESP, talvez o mais jovem corretor de imóveis presente nesta solenidade.

Neste momento, teremos a participação do Coral do Creci.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - DEM - Esta Presidência agradece e cumprimenta pela qualidade o Coral do Creci e informa a todos os presentes que neste momento passaremos à entrega dos diplomas de mérito aos corretores de imóveis.

Portanto, quero agradecer à presença de todos nesta manhã de segunda-feira na sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a presença das autoridades que nos visitam, aqueles que prestigiaram este evento.

Declaro, portanto, o encerramento da nossa sessão solene, agradecendo aos funcionários da Casa e passando agora à entrega dos certificados. Muito obrigado. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 40 minutos.

 

* * *