http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

04 DE MAIO DE 2012

022ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO "DIA DO PSICANALISTA"

 

Presidente: MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY

 

RESUMO

001 - MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento da Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Dia do Psicanalista". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que o Dia do Psicanalista é comemorado juntamente com o aniversário de Sigmund Freud. Faz reconhecimento público e formal da profissão. Saúda os presentes. Discorre sobre a profissão de psicanalista. Destaca a atuação dos profissionais junto às classes mais baixas. Parabeniza a categoria.

 

002 - MARINA JABUR GOBATO

Mestre de Cerimônias, informa que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia, em data oportuna.

 

003 - ARACELI ALBINO

Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo, saúda os presentes. Menciona que esta homenagem representa os 120 anos de criação da psicanálise. Afirma que a profissão é pautada pela ética. Discorre sobre a profissão de psicanalista, cujo objetivo é encontrar um novo modo de existência para o ser humano. Menciona que o sindicato da categoria visa disseminar a psicanálise para todo o Brasil e para qualquer classe social, buscando a transformação pessoal e social. Destaca o fortalecimento do sindicato e o apoio desta Casa para atingir estes objetivos. Agradece a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary por esta homenagem.

 

004 - MARINA JABUR GOBATO

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical, dos músicos Fabrício Fruet e Renato Zanuto. Anuncia homenagem, com entrega de placa, da Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary, ao Senhor Scholomo Zekhry, fundador e ex-presidente do Sinpesp, pela contribuição à Psicanálise e ao Sinpesp.

 

005 - SCHOLOMO ZEKHRY

Fundador e ex-presidente do Sinpesp, diz ser uma honra e privilégio receber esta homenagem. Ressalta a importância da psicanálise nos tempos modernos, acompanhando o ritmo acelerado da sociedade. Esclarece que a finalidade da psicanálise é ajudar a amenizar e resolver o sofrimento das pessoas, fortalecer o ego do ser humano, tornando-o mais independente, assim como ajudá-lo a lidar com a realidade e o autoconhecimento. Afirma ser esta uma profissão do presente, passado e futuro, que busca uma sociedade mais equilibrada e justa. Discorre sobre a fundação do Sindicato dos Psicanalistas até o momento atual. Parabeniza Araceli Albino, Presidente da entidade, pela consolidação do Sindicato. Convida a todos para participarem do sindicato, em defesa dos interesses da profissão.

 

006 - MARINA JABUR GOBATO

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem, com entrega de placa, da Senhora Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary ao Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas - NPP, pela contribuição à Psicanálise e ao Sinpesp, na pessoa da sua diretora, Senhora Suely Pinha.

 

007 - SUELY PINHA

Diretora do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas, afirma estar feliz com o reconhecimento. Agradece a Senhora Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary pela homenagem. Ressalta a importância dos professores e alunos do NPP, com quem dividirá a homenagem.

 

008 - MARINA JABUR GOBATO

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical, dos músicos Fabrício Fruet e Renato Zanuto. Anuncia homenagem, com entrega de placa, da Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary ao Senhor Rubens Toledo, Presidente da Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos, pela contribuição à Psicanálise e ao Sinpesp.

 

009 - RUBENS TOLEDO

Presidente da Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos, agradece os Deputados desta Casa, em particular a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary. Afirma que a cidade de São Paulo iguala-se a grandes capitais na comemoração deste dia, entre elas Berlim, Londres, Paris e Nova Iorque. Ressalta o objetivo da Anep de multiplicar os psicanalistas, levando ajuda a todos que necessitam destes profissionais. Agradece as autoridades presentes.

 

010 - MARINA JABUR GOBATO

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem, com entrega de placa, da Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary à Senhora Sílvia Marina De Melo Paiva, psicóloga, psicanalista e membro da equipe de docentes do Curso de Formação em Psicanálise do CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos), pela contribuição à Psicanálise e ao Sinpesp.

 

011 - SÍLVIA MARINA DE MELO PAIVA

Psicóloga, psicanalista e membro da equipe de docentes do Curso de Formação em Psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos, agradece a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary pela homenagem e reconhecimento. Saúda as autoridades presentes. Faz agradecimentos aos seus alunos, aos seus pacientes, às pessoas que colaboram com sua formação e à sua família.

 

012 - MARINA JABUR GOBATO

Mestre de Cerimônias, anuncia apresentação musical, dos músicos Fabrício Fruet e Renato Zanuto. Anuncia homenagem, com entrega de flores, da Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary à Senhora Araceli Albino, Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp.

 

013 - Presidente MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão a Sra. Maria Lúcia Cardoso Amary.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Sejam muito bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta sessão solene que comemora o Dia do Psicanalista.

Convido para compor a Mesa a Exa. Sra. Deputada Estadual Maria Lúcia Cardoso Amary, proponente desta sessão solene; (Palmas.) convido também Sra. Araceli Albino, Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo; (Palmas.) Sra. Suely Pinha, diretora do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalistas; (Palmas.) Sr. Olivan Liger de Oliveira, Presidente da Comissão Científica do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo; (Palmas.) Sra. Márcia Frati, diretora da ANEP - Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos. (Palmas.)

Neste momento passa a palavra para a nobre Deputada Estadual Maria Lúcia Cardoso Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Barros Munhoz, atendendo solicitação desta deputada com a finalidade de comemorar o Dia do Psicanalista. Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jansen Feliciano do Nascimento.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY - PSDB - Agradecemos a Banda da Polícia Militar pela execução do Hino Nacional.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Gostaria de citar a presença do Sr. Cristiano Lanfredi, delegado da Polícia da ALESP, representando o delegado Geral da Polícia Civil de São Paulo, Dr. Marcos Carneiro Lima.

Justificaram ausência as seguintes autoridades, Sr. vice-Governador Guilherme Afif Domingos; Sr. Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; Sra. Exa. Secretária de Agricultura, Mônika Bergamaschi; os nobres Deputados João Caramez e Pedro Bigardi; e o Sr. Governador Geraldo Alckmin enviou oficio com os seguintes dizeres: “Prezada Sra., incumbiu-me o Sr. Governador Geraldo Alckmin de agradecer o convite para participar da sessão solene com a finalidade de homenagear o Dia do Psicanalista, e enviar os seus cumprimentos aos organizadores e participantes do evento. Cordialmente, Marcos Antonio Castelo Branco, secretário particular do Governador”.

Com a palavra, a nobre Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY - PSDB - Boa noite a todos, sejam todos muito bem vindos.

Hoje o Dia do Psicanalista é comemorado no dia 06 de maio, data do aniversário do pai da psicanálise Sigmund Freud, por força da Lei 12.933 de 23 de abril de 2008, de autoria da nobre colega Deputada Beth Sahão. A data é sem dúvida um reconhecimento público e formal à profissão.

E assim também será a sessão solene de hoje, um reconhecimento do importante papel dessa profissão secular que exige anos de dedicação e ética do profissional preparando-se de forma consistente. É também uma homenagem aos profissionais que lutam pela disseminação do conceito da importância da psicanálise na vida das pessoas.

Neste momento, quero agradecer a especial presença e também suas contribuições à psicanálise no âmbito de São Paulo, Sr. Shlomo Zekhry, fundador e ex-Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo; Sra. Araceli Albino, Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo; Sra. Suely Pinha, diretora do Núcleo Brasileiro de Pesquisa Psicanalíticas; Sra. Silvia Marina de Melo Paiva, membro da equipe de docentes do corpo de formação de psicanálise do Centro de Estudos Psicanalíticos; Sra. Márcia Frati, diretora do Departamento de Cursos da Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos; Sr. Olivan de Oliveira, Presidente da Comissão Científica do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo.

Vocês, que representam toda a classe de psicanalistas do Estado de São Paulo nesta noite, são merecedores desta homenagem. Não exige graduação em psicanálise, mas sim formação, que é algo muito maior e que exige muito mais tempo de estudo e preparação. Um psicanalista se forma sobre um tripé, teoria, supervisão e análise pessoal, baseado em princípios e regras caminhando lado a lado com a ética, e é nessa base sólida que a profissão deve prosseguir e evoluir.

Quero reafirmar meu compromisso enquanto parlamentar, de trabalhar pela ampliação da atuação do profissional de modo a atingir as populações mais carentes na disseminação e conscientização da importância do papel do psicanalista na sociedade atual, e propor medidas para o aprimoramento desse papel. O psicanalista pode apontar caminhos que nos levam a descobrir o sentido da vida e da existência de cada um de nós. É ele que nos dirige rumo ao autoconhecimento e num sentido maior ao encontro da paz.

Podemos dizer, finalizando, que não se pode mudar a direção do vento, mas pode-se alterar a posição das velas. Parabéns, e que Deus continue abençoando o trabalho digno, respeitado e ético de todos vocês. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, 05 de maio, às 21 horas.

Convido agora para o seu pronunciamento, a ilustríssima Sra. Araceli Albino, Presidente do Sinpesp.

 

A SRA. ARACELI ALBINO - Exa. Sra. Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary, meus companheiros psicanalistas componentes da Mesa, meus convidados e homenageados, meus colegas psicanalistas e meus afiliados.

É com muita honra que nós estamos hoje comemorando o Dia do Psicanalista, uma reivindicação justa no qual nós estamos representando 120 anos de psicanálise, nós estamos representando um ícone que modificou a concepção do homem, que foi Sigmund Freud, o criador da psicanálise. E nós nos pautamos nesses anos todos, nesses 100 anos, nos pautamos pela ética. A psicanálise é uma prática e uma ética, é isso que move, é isso que faz com que as pessoas tornem-se mais humanas, e somente uma pessoa humanizada pode auxiliar outro humano que está sofrendo. E a psicanálise nos dá isso. Não estou dizendo que é a melhor terapia, porque nós não somos terapeutas, nós somos analistas. O analista é muito além daquilo de simplesmente ir curar um sintoma, mas a psicanálise nos dá sentido para encontrar um novo modo de existência, um novo modo de existir, aonde você se reconhece enquanto outro, e também reconhece no outro, outro ser humano para poder relacionar.

E tenho certeza se nós pudéssemos fazer, essa é a nossa ambição, fazer com que a psicanálise possa chegar em todos os cantos do nosso país, para todas as pessoas, independente de qualquer classe social, poder fazer chegar até eles e poder transmitir o que ela pode auxiliar; eu tenho certeza que a psicanálise vai sair dos gabinetes elitizados e vai poder promover, sim, uma transformação, pessoal e social. Porque nós só podemos fazer uma transformação social se nós humanos mudarmos e fizermos a nossa parte, e a psicanálise tem um papel fundamental nesse processo.

Nós, do Sindicato dos Psicanalistas de São Paulo, temos a certeza de que hoje estamos plantando mais uma sementinha, que nós estamos espalhando mais psicanálise para poder auxiliar um número muito maior de pessoas. E tenho certeza que cada vez mais com a maior participação, com o fortalecimento do Sindicato e com o apoio desta Casa, da Deputada a qual eu agradeço, nós vamos conseguir ainda levar a psicanálise a todos os cantos deste país.

Muito obrigada; muito obrigada pela presença; muito obrigada, Deputada, por atender a nossa solicitação, e obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Obrigada, Sra. Araceli Albino.

Teremos agora uma apresentação musical com os músicos Fabrício Fruet no violoncelo, e o pianista Renato Zanuto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Neste momento, a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary presta uma homenagem ao ilustríssimo Sr. Shlomo Zekhry, fundador e ex-Presidente do Sinpesp, pela contribuição à psicanálise e ao SIMPESP. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Convido o Sr. Shlomo Zekhry para fazer suas considerações.

 

O SR. SHLOMO ZEKHRY - Exa. Sra. Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary; exa Sra. Araceli Albino, Presidente do Sindicato; autoridades presentes, caros colegas.

É realmente uma honra e um privilégio pra mim hoje neste Dia do Psicanalista, receber uma homenagem. Não preciso dizer que mesmo o psicanalista é um ser humano e se emociona, e é uma emoção estar recebendo esta homenagem hoje. Mas apoiando as palavras da Dra. Araceli, eu queria dizer da importância da psicanálise, especialmente nos dias de hoje. Sabemos muito bem que na sociedade moderna que nós vivemos, nós estamos o tempo todo tentando acompanhar o ritmo acelerado da sociedade e, na maioria das vezes, não conseguimos acompanhar esse ritmo. Nós estamos vivendo compromissos e responsabilidades que nem sempre conseguimos assumir ou resolver.

A violência ou medo da violência urbana, o trânsito, o excesso de trabalho para sobrevivência, enfim, uma série de fatores que acabam levando o ser humano a um estado de stress e que se realmente ele não está preparado para aguentar os fatores desse stress, então não preciso dizer para os colegas que isso é a base da patologia humana. O stress físico, emocional e, eu vou acrescentar algo também, que nem todo mundo aqui aceita, o stress espiritual, não no sentido religioso, tudo isso faz com que o ser humano sucumba, se não preparado.

E se você junta isso, os conflitos emocionais e pessoais não resolvidos, acho que o psicanalista tem de estar preparado, porque neste momento ele entra e tenta resolver e ajudar a amenizar esse sofrimento, e para não dizer até, ajudar a resolver, não só apenas amenizar.

Porque a través do nosso trabalho, fiz uma palestra sobre isso hoje, são só algumas palavras, sabemos muito bem que um dos aspectos importantes é fortalecer o ego do ser humano, para ele tornar-se mais independente e mais capaz de poder conscientizar a sua realidade e viver junto a ela. Porque o que nós não podemos mudar fora, que é a realidade, muitas vezes não depende de nós; então, nós temos que estar preparados para poder lidar com ela, e a psicanálise dá esse passo, essa ajuda, para o ser humano nesse fortalecimento. Ajuda o ser humano, obviamente baseado na Teoria Freudiana o seu autoconhecimento, nada melhor para você realmente conseguir resolver algo se você não se autoconhece.

Então, esse autoconhecimento é feito através da análise, e análise no sentido de ir até o fundo da questão do inconsciente. Como a Araceli falou, carinhosamente, que nós não tratamentos apenas o sintoma, nós vamos até o fundo da questão, que é procurar o motivo, as causas do problema e só assim poder eliminar os efeitos. Porque é causa e efeito. Se você apenas trata o efeito e sem a causa, a coisa volta e todo mundo sabe que aquelas pessoas que correm nos consultórios médicos o tempo todo, porque cura uma coisa que é um sintoma, mas não resolvendo a causa vai para outro lugar e assim por diante.

A importância da psicanálise nos dias de hoje; não vou dizer só a psicanálise, obviamente, as outras áreas da saúde também colaboram, ajudam, porque o stress leva a uma sobrecarga física, psíquica e espiritual, e deixa o ser humano realmente necessitado de uma ajuda ampla e holística. Então a importância da psicanálise é uma coisa tão pertinente, que eu acho que é uma profissão de hoje, do passado e do futuro, para ajudar a uma sociedade mais equilibrada, mais harmoniosa e mais justa. Porque uma pessoa que se sente bem, uma pessoa que é equilibrada, também é justa, que não vai cometer, vamos dizer, a ganância que está dentro dessa sociedade, a competitividade, porque uma pessoa quer a todo custo levar vantagem.

E para isso algumas palavrinhas sobre o Sindicato, porque estou sendo homenageado como um dos fundadores. Na verdade, nós estávamos numa roda antes de entrar aqui, estava o Rubens, o Marco Aurélio, e mais o Liberman e fiz uma conta rápida, 180 anos só naquela rodinha, quer dizer, tirando o Liberman, que ainda é novo, nós somos bem veteranos. E o que eu quero dizer com isso? Numa época, há muitos anos atrás, talvez alguns aqui ainda estavam no ginásio, tinha um grupo de psicanalistas bem assim embrionário, que estávamos preocupados como é que nós vamos atuar como psicanalistas dentro da sociedade? E aí nós resolvemos naquela época fazer uma associação de psicanalistas, só que como todo mundo sabe associação não da um amparo. E aí a idéia foi crescendo, crescendo, até chegar o momento onde resolvemos que vamos fundar um Sindicato com toda a força que o Sindicato tem. E aí foi uma luta. Não foi fácil de gestão para gestão, de Presidente para Presidente, e cada um colocava o seu tijolinho nessa construção do Sindicato, até que realmente chegamos no momento atual.

Eu devo dizer realmente, parabenizar a Araceli, que só a gestão dela, só com a presidência dela, que se conseguiu consolidar o Sindicato em todos os aspectos. Não é como um Sindicato que apenas tem filiados que vai dar um amparo jurídico, não. Um Sindicato que abrange todos os aspectos da análise, desde o aspecto didático, de ensino, de grupos de estudos, como o Olivan que é Presidente da Comissão Cientifica, que nós estamos trabalhando no sentido de oferecer, de acrescentar mais conhecimentos para a psicanálise. Eu tinha feito um comentário antes, que o próprio Freud e seus seguidores, Franklin e outros, sempre disseram, e o próprio Yung, todos eles, que o próprio cientista, aquele que oferece uma teoria tem que ser preparado para deixar os discípulos acrescentarem, e o que nós estamos fazendo é procurar acrescentar. Procurar dar mais ênfase ao conhecimento ampliando ele.

Então eu digo que agora o Sindicato realmente pode sentir-se orgulhoso, porque nesta gestão eu estou olhando que o Plenário está cheio. Quando estávamos na hora do coquetel, eu falei para o meu colega, o meu amigo Scarango, puxa, que gostoso, que bom ver tanta gente, e tanta gente com força, com ânimo, com desempenho para o crescimento da psicanálise.

E para isso, finalizando, já que estamos falando do Sindicato, um Sindicato só é forte quando os seus filiados se tornam fortes, colaboram e participam. Porque sem a participação, é impossível mesmo que a diretoria aqui abnegada faz um trabalho maravilhoso, mas sem vocês não teremos o apoio necessário para conseguir levar adiante a psicanálise. Finalizando, eu quero conclamar vocês, a todos, aqueles que são filiados e aqueles que não são filiados, para se tornarem filiados, para apoiar, contribuir, colaborar e participar, para que tenhamos realmente um Sindicato muito forte que possa defender os nossos interesses e todas as áreas do conhecimento e na área jurídica. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - A Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary presta agora uma homenagem ao Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas - NBPP, representado por sua diretora, Sra. Suely Pinha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Com a palavra, a ilustríssima Sra. Suely Pinha.

 

A SRA. SUELY PINHA - Eu achei que não ia me emocionar, mas numa cerimônia assim, emociona mesmo. E como falou o professor, psicanalista também é sensível e acho que deve ser.

Eu vou dizer que estou muito feliz com esse reconhecimento. Obrigada, Deputada. E sem falsa modéstia, vou dizer que o NBPP merece, porque ele comunga com o Sinpesp e apóia e patrocina todos os eventos. Só que o NBPP não vai ficar com esse prêmio sozinho, porque eu tenho que dividi-lo com todo o corpo docente, professor Renato, professora Márcia, professor Olivan, professora Araceli, professora Vera, professora Silvia, que de vez em quando é convidada e sempre que convidada ela vem; então, esse corpo docente que acho que traz todo esse amparo e esse sucesso.

Eu também queria dividir isso com os alunos, porque não adianta ter uma estrutura maravilhosa, professores maravilhosos não corresponderem. Então, todos os alunos do NBPP, todos vocês se sintam homenageados, porque esse sucesso é pra vocês também, e vem de vocês também. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Vamos ouvir agora uma outra apresentação dos músicos Fabrício Fruet e Renato Zanuto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Convido novamente a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary para prestar uma homenagem ao Sr. Rubens Toledo, Presidente da Associação Nacional de Estudos Psicanalíticos pela contribuição a psicanálise e ao Sinpesp.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Com a palavra, o ilustríssimo Sr. Rubens Toledo.

 

O SR. RUBENS TOLEDO - Eu gostaria de agradecer a todos os deputados desta Casa, em particular a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary, de Sorocaba, minha terra. Aqui são diversos sorocabanos.

Hoje São Paulo está igualando-se as grandes cidades, as grandes capitais do mundo na comemoração ao Dia da Psicanálise, se igualando a Berlim, Londres, Paris, Nova York, mas nunca é tarde.

Quero agradecer esta honraria e a todos nós que levamos a psicanálise a um bom termo. Nós, em Sorocaba, estamos multiplicando os psicanalistas e levando a psicanálise, assim, a quem realmente precisa. Os psicanalistas de Sorocaba estão aí e hão de concordar comigo.

Muito obrigado a todos, muito obrigado a Araceli Albino, Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo, e o nosso grande amigo Olivan professor também. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Quem recebe a homenagem agora das mãos da Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary, é a Sra. Silvia Marina de Melo Paiva, membro da equipe de docentes do Curso de Formação de Psicanálise, pela sua contribuição a psicanálise e ao Sinpesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Passo a palavra, então, para a ilustríssima Sra. Silvia Marina de Melo Paiva.

 

A SRA. SILVIA MARINA DE MELO PAIVA - Em primeiro lugar, quero agradecer a Sra. Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary, Araceli, todos os colegas que compõe esta Mesa, mas do fundo o meu coração o agradecimento vai para outro lugar, que me desculpem. Meu agradecimento vai aos meus alunos, que me oportunam a transmissão, o trabalho com a transmissão e a formação dos psicanalistas, aos meus pacientes que sem os quais não seria quem sou, e a todas as pessoas, também vocês que colaboram com a minha própria formação na psicanalista. Junto com isso, a minha família que sofre de alguma forma a consequência disso.

Muito obrigada. Obrigada pelo reconhecimento. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Dando sequência a esta solenidade, convido os músicos para mais uma belíssima apresentação musical.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Neste momento, a Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary presta uma homenagem à ilustríssima Sra. Araceli Albino, Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo - Sinpesp. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARINA JABUR GOBATO - Passo a palavra agora para a nobre Deputada Maria Lúcia Cardoso Amary.

 

A SRA. PRESIDENTE - MARIA LÚCIA CARDOSO AMARY - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece a Sra. Araceli Albino, Presidente do Sindicato dos Psicanalistas do Estado de São Paulo; Sra. Márcia Frati, diretora da ANEP; Sr. Olivan Oliveira, Presidente da Comissão Científica; a Felipinha, diretora do Núcleo Brasileiro; aos músicos Fabrício Fruet e Renato Zanuto; a Banda da Polícia Militar; a todas as autoridades, aos funcionários desta Casa, a assessoria do meu gabinete, e todos aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Declaro encerrada a presente sessão. Muito obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 54 minutos.

 

* * *