DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA          022ªSS

DATA: 990830

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR  SAPIENZA - PPS - Srs. Deputados, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o quadragésimo aniversário de fundação do Lions Clube Cambuci.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos os Hinos Nacional e à Bandeira.

 

*              *              *

 

- São executados os Hinos Nacional e à Bandeira.

 

*                *              *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Exmo. Sr. Wilson Negrão Vieira, Governador do Distrito II; Exmo. Sr. Giovanni Lastro, Presidente do Lions Clube; Exmo. Setsuo Segui, Presidente de Região; Exmo. Vitor Francisco Abbatepaula, Orador Oficial do Clube;  Exmo. Sr. Alaor Parra, sócio fundador do Clube; Exmo. Aldo Garzela Menegueli, sócio fundador do Clube; Exmo. Sr. João Strina, representando a Viação Bola Branca Ltda.; Exmo. Sr. Renato de Toledo Natali, Diretor Administrativo, representando a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; Exmo. Sr. Paulo de Tarso Augusto, Coronel da polícia Militar de São Paulo, meus senhores e minhas senhoras, conforme já havia dito antes, esta sessão solene foi convocada por este Deputado Vitor Sapienza no sentido de comemorarmos o 40º Aniversário do Lions Clube Cambuci São Paulo.

  Tem a palavra o Sr. Vitor Francisco Abbatepaula, orador oficial do Clube.

 

  O SR. VITOR FRANCISCO ABBATEPAULA -

  (Segue leitura.)

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência quer registrar também a presença do Sr. Abílio do Nascimento Peixe, sócio-fundador do Clube.

  Tem a palavra o Sr. Armando Benetollo, representando o Sr. Wilson Negrão Vieira, Governador do Distrito LC2.

 

  O SR. ARMANDO BENETOLLO - Sr. Presidente desta sessão, nobre Deputado Vítor Sapienza, componentes da Mesa, membros do Gabinete da Governadoria, Companheiros Leão, senhoras e senhores, primeiramente gostaria de justificar a ausência do nosso Governador, que, por compromissos assumidos sem possibilidade de alterá-los, ficou impedido de estar presente a esta sessão.

  Em nome, portanto, do Governador, gostaria de agradecer ao nobre Deputado Vítor Sapienza pela iniciativa desta sessão, que presenteia e homenageia o Lions Clube Cambuci pela passagem dos 40 anos de sua fundação, período no qual o Lions registrou excelente folha de serviços prestados à comunidade, estando presente no gabinete da Governadoria comum dos clubes líderes do distrito.

  Em nome, portanto, do Governador, gostaria de parabenizar os fundadores Alaor, Aldo, Abílio e, em nome deles, todos os companheiros do Lions Clube Cambuci e, muito particularmente, o Sr. Presidente Companheiro Leão Giovani Laspro. Nosso agradecimento, uma vez mais, Deputado, por esta lembrança muito feliz. Queremos nos congratular com o Cambuci e com o Distrito LC2 por esta sessão especial, numa homenagem plenamente justificada.

  Muito obrigado.  (Palmas.)

 

  O SR. VÍTOR SAPIENZA - PPS - O Sr. Vítor Francisco Abbatepaula nomeará os homenageados que receberão o diploma e a flâmula do Clube.

 

*            *          *

 

- Seguido de palmas, recebem homenagem as seguintes pessoas:

Sr. Aloi Bianchi;

Cônego Antônio Munari dos Santos;

Representante do Arsenal da Esperança;

Sr. Belmiro Cavallaro Filho;

Sra. Cleide Cecília Salvadore;

Representante do Coral da Associação Atlética Banco do Brasil;

Sra. Dalva Sbrighi Meneghelli;

Sra. Deosdet P. Kupty, carinhosamente conhecida como Dedé;

Sra. Ema Mantovani;

Representante da Escola Estadual Caetano de Campos;

Representante da Escola Estadual Rodrigues Alves;

Sra. Geanette Rovai dos Santos Pinto;

Sra. Guiomar O. B. Branco;

Sr. Hércules Silva Albacete;

Sra. Ligia Aquino.

Sra. Lourdes Martha de Poli.

Sra. Mafalda Serino.

Sra. Maria aparecida de Souza Traldi.

Sra. Maria Genoveva Vello. 

Sr. Acácio Parra - in memorian a Sra. Marina Pantiga Parra.

Sra. Dedé - in memorian Sra. Maura Sebastiana Chamma.

Sr. Odacyr Petti.

Coronel Paulo de Tarso Augusto.

Sra. Paschoalina Febem Silva.

Sr. Roberto Casseb.

Sra. Shienzuka Febem Umeky.

Sra. Tânia Ruggiero Marujo

Representante da Viação Bola Branca, representada pelo Sr. João Estrina.

Sr. Wagner Sugamelle.

. Zelda Aparecida Couto;

.  Deputado Vítor Sapienza.

 

O SR. VÍTOR FRANCISCO ABATEPAULA  -  Encontra-se nas mãos do Presidente Giovanni Lastro o certificado da nossa presença, a ser oferecido ao Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, o nobre Deputado Vanderlei Macris. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VÍTOR SAPIENZA  -  Caro Sr. Giovanni Lastro, Presidente do Lions Club de São Paulo Cambuci, demais autoridades mencionadas, senhores e senhoras, para este deputado que teve a honra de ser presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, efetivamente, é uma grande satisfação presidir uma sessão em que se homenageia um clube de serviços.

O Lions, para mim, tem uma importância muito grande, tendo em vista principalmente que naqueles momentos em que se reúnem seus associados é sempre para ressaltar uma coisa muito importante e que infelizmente, ao longo do tempo, é esquecida: é a demonstração de cidadania, de amor ao próximo, de apego à coisa pública, e que hoje, mais uma vez, é demonstrada através do reconhecimento, da entrega destes diplomas, a que muitas vezes as pessoas não dão o real significado. Este Deputado, porém, cultua algo muito importante em sua vida, chamado reconhecimento ao esforço dado ao longo dos anos. E quando pensamos em 40 anos, a importância  é ainda maior.

O Sr. Vítor Abatepaula falava no 40º aniversário e contava, ao longo desses 40 anos, quantas coisas aconteceram, desde Juscelino, desde uma evocação no sentido de fazer com que os militares tomassem conta do País, o término da ditadura, uma nova Constituição, uma eleição direta, uma forma econômica de neoliberalismo. Mas, de repente, começamos a voltar ao passado e a sentir que tudo isso é perfumaria, porque acaba pesando cada vez mais quando vemos a insuficiência de recursos para atender às necessidades de uma comunidade; quando vemos a violência imperando, quando vemos o menor desamparado começamos a voltar nossos olhos e nossos apelos às chamadas organizações não governamentais, em que o amor, o desapego, o sacrifício e a dedicação passam a imperar no sentido de fazer com que as coisas aconteçam.

Quando vejo os movimentos do Lions, quando vejo a dedicação, quando vejo o apego ao patriotismo e à coisa pública, lembro-me de Kennedy que dizia aos americanos na época: “Não esperem aquilo que a pátria possa dar a vocês,  pensem sempre naquilo que vocês podem dar à pátria.” Estamos entrando em um novo milênio e posso garantir aos senhores e senhoras que é o milênio da doação e da dedicação. Sentimos que uma das razões dos europeus e americanos estarem à nossa frente, é porque lá existe esse espírito de doação e de comunidade próprio do Lions. Esta é uma das razões e, se Deus quis que estivéssemos aqui, espero que, ao completar 50 ou 60 anos, possa estar aqui com vocês  presidindo uma sessão festiva como esta.

  Antes de encerrar esta sessão, peço que seja providenciada a exibição do filme sobre os 40 anos do Lions Club do Cambuci.

 

*         *         *

  - É exibido o filme.

 

*         *         *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR  SAPIENZA - PPS - Minhas senhoras e meus senhores, está encerrada a sessão.

 

*             *             *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 39 minutos.

 

*              *              *