http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

29 DE JUNHO DE 2011

023ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidene BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Informa que, dia 30/06, deve ser realizado, neste Plenário, seminário sobre a "guerra fiscal", com apoio da Fiesp.

 

002 - ANTONIO MENTOR

Para comunicação, informa que a Comissão de Transportes aprovou projeto que nomeia "vice-Presidente José Alencar" a avenida Jacú-Pêssego.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Solidariza-se com a manifestação do Deputado.

 

004 - ENIO TATTO

Para comunicação, comenta evento, previsto para 30/06, nesta Casa, sobre o tema da "guerra fiscal". Menciona reflexos do tema na reforma tributária em voga no Congresso Nacional.

 

005 - ADRIANO DIOGO

Para comunicação, informa que, dia 30/06, neste Legislativo, haverá discussão sobre projeto que visa regularizar o uso de armas não letais.

 

006 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apreciação do PL 1293/03, anexado ao PL  455/11. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Enio Tatto, de preferência ao PL 455/11. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 455/11, restando prejudicado o PL 1293/03. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 238/10.

 

007 - ED THOMAS

Para comunicação, agradece a deliberação da matéria, de sua autoria, que visa combater a violência doméstica.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Parabeniza o Deputado Ed Thomas pela aprovação de projeto de sua autoria. Encerra a discussão do PL 153/11. Coloca em votação e declara aprovada a consulta às lideranças, para que fosse dado conhecimento da íntegra e votada emenda aglutinativa substitutiva ao PL 153/11, sendo dispensada a sua leitura. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Orlando Morando, de método de votação ao PL 153/11. Coloca em votação e declara aprovada emenda aglutinativa substitutiva ao PL 153/11, restando prejudicado o projeto, bem como emenda, apresentada no parecer do congresso de Comissões.

 

009 - CARLOS BEZERRA JR.

Para comunicação, agradece a deliberação do primeiro projeto de sua autoria, nesta Casa, que trata da Rede de Proteção à Mãe Paulista.

 

010 - Presidente BARROS MUNHOZ

Elogia o Deputado Carlos Bezerra Jr. pelo projeto deliberado. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 380/11. Coloca em discussão o PL 386/11.

 

011 - OLÍMPIO GOMES

Discute o PL 386/11.

 

012 - Presidente BARROS MUNHOZ

Encerra a discussão do PL 386/11. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PL 386/11. Coloca em votação o PL 386/11, salvo emendas e subemendas.

 

013 - ENIO TATTO

Encaminha a votação do PL 386/11, salvo emendas e subemendas, em nome do PT.

 

014 - REGINA GONÇALVES

Encaminha a votação do PL 386/11, salvo emendas e subemendas, em nome do PV.

 

015 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara aprovado o PL 386/11, salvo emendas e subemendas. Coloca em votação e declara aprovadas as emendas de nºs 10, 26 e 38. Coloca em votação conjunta e declara aprovadas as emendas A, B, C, D, E e F, apresentadas no parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento. Coloca em votação e declara aprovadas as subemendas de nºs 1, 2, 3 e 4 às emendas de nºs 24, 40, 42, 91, 108, 154 e 188, constantes do parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, restando prejudicadas as referidas emendas. Coloca em votação e declara rejeitadas as demais emendas.

 

016 - CHICO SARDELLI

Para comunicação, elogia a atuação da Deputada Regina Gonçalves, relatora do projeto.

 

017 - ENIO TATTO

Declara voto favorável às emendas do PT, do PSOL e do PCdoB, com declaração de voto a ser encaminhada à publicação.

 

018 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação. Parabeniza a Deputada Regina Gonçalves, pela dedicação, competência e zelo na relatoria do projeto da LDO. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 445/11, salvo emenda. Coloca em votação e declara aprovada a emenda. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 466/11. Encerra a discussão do PL 529/11. Coloca em votação e declara aprovada a consulta às Lideranças, para que fosse dado conhecimento e votada emenda aglutinativa substitutiva ao PL 529/11, sendo dispensada a sua leitura. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Enio Tatto, de método de votação ao PL 529/11. Coloca em votação e declara aprovada a emenda aglutinativa substitutiva ao PL 529/11, restando prejudicado o projeto. Coloca em votação e declara sem debates aprovado o PL 558/11.

 

019 - VINÍCIUS CAMARINHA

Pede a suspensão dos trabalhos por dois minutos, por acordo de lideranças.

 

020 - Presidente BARROS MUNHOZ

Acolhe o pedido. Convoca a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para uma reunião extraordinária, a zero hora e 08 minutos do dia 30 de junho; e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para uma reunião extraordinária, a zero hora e dez minutos de hoje. Suspende a sessão às 00h08min; reabrindo-a às 00h10min.

 

021 - REGINA GONÇALVES

Para comunicação, agradece os elogios a sua pessoa, especialmente pela Presidência e pela bancada do PT, na qualidade de relatora do projeto que trata da LDO.

 

022 - Presidente BARROS MUNHOZ

Lembra a realização da sessão ordinária de hoje, dia 30/06, quando deve ser apreciada a redação final do projeto relativo à LDO. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 613/11.

 

023 - SAMUEL MOREIRA

Faz agradecimentos gerais. Agradece as várias bancadas pelo esforço quanto à deliberação do projeto que trata da LDO. Faz balanço das atividades desenvolvidas ao longo deste período legislativo.

 

024 - Presidente BARROS MUNHOZ

Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta Presidência quer anunciar um evento extremamente importante que acontecerá nesta Casa amanhã, dando sequência a uma série de eventos das comissões e frentes parlamentares que valorizou sobremaneira o trabalho legislativo neste semestre. Amanhã faremos um seminário sobre a guerra fiscal em conjunto com a Fiesp. Participarão personalidades profundamente conhecedoras do assunto tanto na esfera estadual quanto na esfera federal, sobretudo na área do empresariado, que mais convive com esse problema, um dos mais graves da nacionalidade neste momento. Convido todos a participarem, às nove horas da manhã, para o seminário “Guerra Fiscal, uma batalha sem vencedores”.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta Casa tomou uma decisão que precisa ser comemorada. Hoje à tarde a Comissão de Transportes aprovou de maneira conclusiva o projeto de lei de nossa autoria que denomina o vice-Presidente da República José Alencar o trecho da avenida Jacu-Pêssego.

É uma justa homenagem a esse brasileiro de grande valia para todos nós, uma referência na vida política, no Brasil pela sua lealdade, pelo seu compromisso com a nação, por ter sido um ícone na defesa da vida e na luta contra o câncer. Por todos esses motivos, esta Casa festeja essa decisão de aprovar o nome do vice-presidente José Alencar para a Avenida Jacu-Pêssego, dando uma demonstração do reconhecimento dos paulistas a esse grande brasileiro.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência parabeniza V. Exa., autor dessa propositura, parabenizo todos os membros da comissão de transporte e todos os Srs. Deputados que apoiaram essa mais do que justa homenagem a esse extraordinário a brasileira que foi José Alencar.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, convido todos os parlamentares para o seminário de amanhã sobre guerra fiscal. O evento faz parte do projeto de reforma tributária. Quero parabenizar V. Exa., Sr. Presidente, pela iniciativa. O país todo inicia um sério debate sobre essa questão. Todos defendemos a reforma tributária. Um dos principais problemas é a guerra fiscal. Todos os estados, todos os municípios acabam perdendo. O debate amanhã nesta Casa, sob sua Presidência, é de suma importância.

Tudo o que se discute no Estado de São Paulo repercute a nível nacional. Inclusive, temos a proposta da alíquota única de ICMS para todo o país, para não termos 27 alíquotas diferentes, que talvez seja o grande problema dessa guerra fiscal. O debate que acontecerá nesta Casa com personalidades importantes, tributaristas, vai contribuir bastante para a elaboração de um projeto de lei pelo Congresso Nacional para pôr um fim a todo esse problema tributário. Todos sofrem - estados, municípios e principalmente a população brasileira.

 

O SR. ADRIANO DIOGO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, o ato sobre a guerra fiscal acontecerá às nove horas da manhã. Mas às 10 horas da manhã a Comissão de Direitos Humanos desta Casa promoverá um debate sobre o projeto de lei do Deputado Samuel Moreira, que diz respeito à regulamentação do uso das ditas armas não letais, principalmente contra os movimentos sociais.

Existe um clamor muito grande principalmente da juventude. Em qualquer manifestação pública há o uso de gás de pimenta, balas de borracha, instrumentos contundentes principalmente do ponto de vista do constrangimento moral. Aproveitando o projeto de lei do Deputado Samuel Moreira, a Comissão de Direitos Humanos propôs uma discussão. Amanhã, dia 30, a Assembleia Legislativa continuará funcionando. Contamos com sua presença, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência agradece a manifestação de Vossa Excelência.

Proposições em Regime de Urgência.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 1293, de 2003, de autoria do deputado Enio Tatto. Altera a redação da Lei nº 7844, de 1992, que assegura a estudantes o direito ao pagamento de meia entrada em espetáculos esportivos, culturais e de lazer. Pareceres nºs 1153, 1154 e 1155, de 2004, respectivamente, da Comissão de Justiça e de relatores especiais pelas Comissões de Cultura e de Finanças, favoráveis. (Em anexo o Projeto de lei nº 455, de 2011).

Há sobre a mesa um requerimento assinado pelo nobre Deputado Enio Tatto com o seguinte teor:

“Requeiro, nos termos regimentais, que seja dada preferência para a votação do Projeto de lei nº 455, de 2011, de iniciativa do nobre Deputado João Paulo Rillo, que confere nova redação ao Art. 1º da Lei nº 7844, de 13 de maio de 1992, que assegura aos estudantes o direito ao pagamento de meia entrada em espetáculos esportivos, culturais e de lazer.”

Em votação o requerimento. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em discussão o PL nº 455/2011, do nobre Deputado João Paulo Rillo. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o PL nº 1.293/2003.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 238, de 2010, de autoria do Deputado Ed Thomas. Autoriza o Poder Executivo a instituir, na 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, a "Casa-Abrigo", destinada a acolher mulheres ameaçadas ou vítimas de violência ou cuja integridade física corra riscos de qualquer natureza. Pareceres nºs 518 e 519, de 2011, respectivamente, da Comissão de Justiça e Redação e do Congresso das Comissões de Segurança Pública e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto contrário ao PL 238/2010.

“Senhor Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 238, de 2010, de autoria do deputado Ed Thomas, que autoriza o Poder Executivo a instituir “Casa-Abrigo”, no âmbito da 10ª Região Administrativa do Estado de São Paulo.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de s.m.j. apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 29.06.11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

           

O SR. Ed Thomas - PSB – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de agradecer aos deputados e às deputadas da Assembleia Legislativa, ao Colégio de Líderes, ao Líder Samuel Moreira e ao meu digno Presidente, Deputado Barros Munhoz.

Gostaria apenas de passar uma informação estarrecedora. Uma em cada cinco brasileiras, ou seja, 19%, declara espontaneamente ter sofrido algum tipo de violência por parte de algum homem. Quando a pergunta passou a ser estimulada pela citação de diferentes formas de agressão, o índice de violência sexista ultrapassa o dobro, alcançando a marca de 43 por cento.

Um terço das mulheres, 33%, admite já ter sido vítima, em algum momento de sua vida, de alguma forma de violência; 24%, de ameaças com armas ou ao cerceamento do direito de ir e vir. Dos 22% de agressões propriamente ditas, 13% são de estupro conjugal ou abuso. Vinte e sete por cento sofrem violências psíquicas e 11% afirmaram já terem sofrido assédio sexual.

Esse projeto é muito importante na 10ª região administrativa do Estado, cuja capital é Presidente Prudente. Só em Presidente Prudente, existem 50 mulheres que precisam sair de suas residências, ou de residências que não lhe pertencem, e ir para essa “Casa-Abrigo” por causa da violência daqueles que juraram amor, que juraram afeto e que hoje praticam a violência. Mas é um projeto que se estende aos mais de 50 municípios do interior do Estado. Fica, portanto, o agradecimento deste Deputado.

 

O Sr. Presidente - Barros Munhoz - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de V. Exa. e o parabeniza pela iniciativa.

Item 3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 153, de 2011, de autoria do Deputado Carlos Bezerra. Institui a Rede de Proteção à Mãe Paulista no Estado. Parecer nº 527, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação, de Saúde e de Finanças, favorável, com emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Há sobre a mesa emenda aglutinativa, com número regimental de assinaturas dos senhores líderes.

Esta Presidência, nos termos do Art. 175, § 1º do Regimento Interno, consulta se os líderes presentes concordam em dar conhecimento e colocar em votação a emenda aglutinativa, consultando-os ainda sobre a possibilidade de dispensa da leitura da emenda que já é de conhecimento dos senhores líderes.

Os senhores líderes que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. Aprovado.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, há sobre a mesa requerimento de método de votação, de autoria do nobre Deputado Orlando Morando, nos seguintes termos:

“Requeiro, nos termos regimentais, que a votação do Projeto de lei nº 153/2011, constante da presente Ordem do Dia, se processe na seguinte conformidade:

1 - Emenda aglutinativa substitutiva;

2 - Projeto, salvo emendas;

3 - Emenda constante do parecer do Congresso de Comissões de Constituição, Justiça e Redação, de Saúde, de Finanças, Orçamento e Planejamento.”

Em votação o método de votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda aglutinativa substitutiva. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o projeto e a emenda constante do parecer.

 

O SR. CARLOS BEZERRA JUNIOR - PSDB - Sr. Presidente, gostaria de registrar o agradecimento a todos os colegas desta Casa, a V. Exa., e dizer da satisfação pela aprovação do meu primeiro projeto como deputado, neste meu primeiro mandato na Casa.

Há dez anos, quando vereador na Cidade de São Paulo, apresentei um projeto que criou o Programa “Mãe Paulistana”, que basicamente garantia às gestantes na Cidade de São Paulo, especialmente às gestantes da Rede Pública, às gestantes pobres, três direitos fundamentais e que estimularam o pré-natal: a garantia do leito hospitalar na hora do parto, a garantia do transporte público gratuito para a realização do pré-natal e a inclusão do primeiro enxoval, importantíssimo para essas mães.

Passados dez anos, o programa consolidou-se como uma das principais ações de saúde pública do Município de São Paulo e foi responsável pela queda da mortalidade materna e infantil.

Sinto-me absolutamente satisfeito pelo fato de trazer a esta Casa o meu primeiro projeto, que amplia o Programa “Mãe Paulistana” para a “Rede de Proteção à Mãe Paulista”, estabelecendo esses direitos a todas as gestantes do Estado de São Paulo.

Quero, portanto, registrar o meu agradecimento e a satisfação como deputado pela aprovação da “Rede de Proteção à Mãe Paulista”, estendendo os benefícios às gestantes em todo o Estado.

 

O Sr. Presidente - Barros Munhoz - PSDB - Esta Presidência se congratula com V. Exa. pela aprovação de tão importante projeto.

Item 4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 380, de 2011, de autoria do Deputado José Cândido. Torna obrigatório o encaminhamento, por escrito, aos contratantes, dos contratos firmados verbalmente por meio de call center ou outras formas de venda a distância. Parecer nº 524, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Defesa dos Direitos da Pessoa, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 5 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 386, de 2011, de autoria do Sr. Governador. Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2012. Parecer nº 514, de 2011, da Comissão de Finanças, favorável ao projeto, às emendas de nºs 10, 26 e 38, às emendas de nºs 24, 40, 42, 91, 108, 154 e 188 na forma das submendas de nºs 1 a 4, com emendas A, B, C, D, E e F, e contrário às demais.

Em discussão. Inscrito para falar a favor o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. Olímpio Gomes - PDT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, inscrevi-me simplesmente para cumprimentar a relatora da LDO, Deputada Regina Gonçalves, pela maneira criteriosa, cautelosa e respeitosa que avaliou emenda por emenda, o que, até então, não tinha visto acontecer em relação à LDO nesta Casa. Tenho certeza absoluta de que o trabalho que V. Exa. realizou poderá dar encaminhamentos para que o próprio Orçamento comece a ser modificado.

Fiz questão de fazer esse encaminhamento para registrar e lamentar que estamos encerrando as atividades deste semestre, sem que o Governo do Estado cumprisse a palavra, manifesta às associações e sindicatos de policiais civis e militares do Estado de São Paulo, de que haveria o encaminhamento para esta Casa de um reajuste salarial.

Isso gerou manifestações oficiais do Comandante-Geral da Polícia Militar dirigida à tropa e criou uma grave expectativa, colocando em descrédito o Governo, e que acaba pondo milhares e milhares de policiais a cobrarem os Srs. Parlamentares sobre algo que os senhores não são merecedores.

Gostaria então de dizer a toda família da Segurança Pública, que acompanha até essa hora, que não deu entrada nesta Casa nenhum projeto. O Deputado Adriano Diogo lembrou muito bem em relação aos agentes penitenciários. Hoje tivemos uma audiência da comissão, com a presença do secretário. Vamos entrar em recesso e nenhum projeto foi encaminhado pelo Executivo. E a competência é exclusiva do Executivo sobre qualquer projeto que verse sobre matéria salarial dos profissionais da Segurança Pública. Não é verdadeiro, infelizmente. Recebo dezenas e dezenas de e-mails e telefonemas e tenho certeza que os Srs. Parlamentares serão cobrados em suas bases. E tenho a dizer que, dessa feita, a responsabilidade, ou a irresponsabilidade, não é do Legislativo, assim como foi apreciado o projeto da Educação, que foi aperfeiçoado. Se não chegou ao que se esperava, houve motivação da Assembleia na luta pelo aperfeiçoamento.

Isso é mais do que válido e os profissionais da Educação reconhecem. Em relação à Segurança Pública e assuntos penitenciários, tudo que foi dito a vocês, inclusive em sites oficiais, não é verdadeiro. Não deu entrada projeto nenhum. Não criem expectativa, pois não terão reajuste salarial agora no quinto dia útil de julho. Se for encaminhado em agosto, tenho certeza que haverá a mesma mobilização que houve em relação aos professores. Lembra o Deputado Adriano Diogo que no quadro da Saúde também não houve nenhum tipo de manifestação. Mas eu ratifico porque cheguei a ler desta tribuna sites oficiais da Secretaria de Segurança Pública, do Comando da Polícia Militar, dizendo do reajuste salarial a partir de julho. Não é verdadeiro. Pode acontecer em agosto o encaminhamento de que seja retroativo a julho.

Que haja um esforço da Assembleia e dos líderes para a Educação, e de igual forma seja retroativo a junho. E quiçá, cumprir a data-base. Profissionais da Segurança que estão nas ruas morrendo pela população, os senhores foram enganados. E dessa vez não foi pelo Legislativo.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Encerrada a discussão, não havendo mais oradores inscritos, em votação.

Há sobre a mesa o método de votação nos seguintes termos:

“Requeiro nos termos regimentais que a votação do PL 386, de 2011, se processe na seguinte conformidade:

1.           Projeto de lei nº 386, de 2011, salvo emendas e subemendas.

2.           Emendas de nºs 10, 26 e 38.

3.           Emendas A, B, C, D, E e F, da Comissão de Finanças e Orçamento e Planejamento, apresentadas pela relatora.

4.           Subemendas de nºs. 1 a 4 às Emendas 24, 40, 42, 91, 108, 154 e 188, da Comissão de Finanças e Orçamento e Planejamento, apresentada pela relatora.

5.           Demais emendas englobadamente.”

Em votação o método de votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 1 - Projeto de lei nº 386, de 2011, salvo emendas e subemendas. Em votação.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, para encaminhar pela bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto pelo tempo regimental.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos assiste, funcionários, estou encaminhando esse projeto da LDO porque avalio que o projeto orçamentário e a LDO sejam as leis mais importantes que esta Casa aprecia, entre tantas durante todo o ano.

A LDO é importante para o Estado de São Paulo porque é ela que determina as metas e diretrizes de um governo. Não me lembro, pelo menos nos nove anos em que sou deputado nesta Casa, de que a bancada do PT votasse favorável a um parecer de um relator. E nunca fomos relator nem do Orçamento, nem da LDO. Nós votamos no relatório da Deputada Regina Gonçalves, e justificamos a ela, e a todos que estão nos assistindo, do porquê de estarmos votando favorável a este relatório aprovado na Comissão de Finanças e Orçamento. É porque neste relatório consta um item, que foi fruto de muita discussão e reivindicado em todas as audiências públicas feitas em todas as regiões do Estado de São Paulo.

Achamos que para empregar o dinheiro corretamente teria de ter essa emenda aprovada e constar na LDO. Falo da emenda da regionalização do Orçamento, a previsão dos investimentos detalhados por região administrativa. Isso é fundamental. Uma vez aprovada a emenda e sancionada pelo Governo, sempre que fizermos audiência pública na região de Bauru, ou Presidente Prudente, Campinas, Vale do Paraíba, ou Vale do Ribeira, e quando os prefeitos, vereadores e entidades organizadas propuserem algo, ser contemplado no Orçamento, e não de forma genérica. É por isso que sempre defendemos a regionalização do Orçamento, e essa emenda foi contemplada.

O aperfeiçoamento das audiências públicas do Orçamento deverá ser feito em cada região administrativa, e com ampla divulgação dos meios de comunicação. E constar na LDO, pela primeira vez, as audiências públicas para que a Comissão de Finanças e Orçamento, a cada ano, não trave guerra para fazer as audiências. Muitas vezes os deputados, usando da tribuna, desqualificam as audiências públicas, e a única forma democrática para a população é participando do processo da peça da LDO e do Orçamento.

Está também contemplada a divulgação pelos meios de comunicação. Por que isso é importante? Porque, mesmo com a boa vontade da Casa e do seu presidente, do presidente da Comissão de Finanças e Orçamento - e justiça seja feita ao Deputado Mauro Bragato -, de toda comissão, do Deputado Luiz Claudio Marcolino, do PT, que é membro, inclusive o Deputado Simão Pedro e Deputada Ana Perugini -, as audiências públicas não eram divulgadas. Havia certo boicote e não eram divulgadas com antecedência. E essa emenda garantirá isso.

A aplicação do recurso de royalties do petróleo deverá ser definida de acordo com a lei federal. Que seja aplicado em Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte e no combate à pobreza. Aquilo que for aprovado no Congresso Nacional, ser aprovado aqui também para que seja constado na LDO e seja aplicado aqui no Estado de São Paulo. Consta nessa emenda acatada pela Deputada Regina Gonçalves e pela Comissão de Finanças e Orçamento.

Destinação de recurso do orçamento para o Iamspe. Está acolhida essa emenda e aprovada. E pode ser aprovada hoje, Deputado Adriano Diogo. Para se conseguir aprovar essa emenda aqui precisa de quantos anos?

Todo mundo sabe que defendemos a contrapartida do Estado de 2% para resolver o problema do Iamspe. Teve a proposta aqui de aprovar por ano 0,25, e, em oito anos, chegar aos dois por cento. Conseguimos esse avanço de garantir recursos através dessa emenda no orçamento para o Iamspe.

Publicação dos relatórios quadrimestrais dos recursos aplicados nas organizações sociais. É muito importante ser acatada essa emenda para termos o controle da farra que é essas organizações sociais. Tem uma dinheirama enorme e cada vez precisa colocar mais. Se colocar aquele dinheiro, que é colocado nas organizações sociais, nos hospitais. Com certeza os hospitais funcionariam bem, pagando bem os funcionários, os médicos. Está garantido aqui nesse relatório.

Por último, a realização de estudos visando valorização das carreiras e vencimento dos servidores públicos do Estado de São Paulo. É uma reivindicação histórica, antiga de que, realmente, comece a prestar atenção nos funcionários públicos do Estado de São Paulo, no seu plano de carreira.

Estes são alguns pontos contemplados no relatório da Deputada Regina Gonçalves, que foi aprovado hoje pela Comissão de Finanças e Orçamento.

Quero parabenizá-la, Deputada Regina Gonçalves. V. Exa. é a primeira mulher relatora. Não lembro se nesta Casa algum dia teve uma mulher relatora da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento. V. Exa. Deputada Regina Gonçalves, correspondeu ao cargo, realmente.

Não está tudo como queríamos. Tem muitas emendas que aperfeiçoaria mais esse relatório de todas as bancadas. Mas V. Exa. foi muito feliz quando realmente analisou as emendas. Nós percebemos pelo relatório que V. Exa., junto com os funcionários, leu os relatórios dos deputados.

Quero parabenizar também os funcionários da Bancada do PT, nossos assessores e de outras bancadas que, junto com V. Exa., leram as emendas, pelo menos, porque o que parecia aqui, nos relatórios anteriores, é que os relatores nem olhava para as emendas apresentadas pelos Srs. Deputados. Iam tudo para o cesto de lixo.

Com certeza, V. Exa., Deputada Regina Gonçalves, não obedeceu a orientações do Palácio do Governo. V. Exa. fez um relatório para esta Casa. Poderia ser melhor? Poderia. Mas, pelo menos, temos um avanço pela primeira vez. Por isso que a Bancada do PT votou favorável na Comissão de Finanças e Orçamento e vai votar favorável hoje com restrições, mas favorável a esse relatório.

Parabéns a esta Casa! Parabéns à Comissão de Finanças e Orçamento! Parabéns aos Srs. Deputados, em especial da Bancada do PT que faz parte da Comissão de Finanças e Orçamento.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Em votação o PL 386/11.

Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves, para encaminhar a votação.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV – Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero iniciar meu encaminhamento, agradecendo o apoio irrestrito que tive nesta Casa. Se hoje estou aqui apresentando esse relatório aos nobres colegas Deputados, em primeiro lugar quero agradecer ao meu líder da bancada do PV, Deputado Chico Sardelli, que fez com que eu pudesse estar à frente dessa relatoria e à Bancada do PV que confiaram em mim para estar nessa Comissão de Finanças e nessa Relatoria.

Quero agradecer, também, ao Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, ao líder de Governo, Deputado Samuel Moreira, e ao nosso presidente da Comissão de Finanças Deputado Mauro Bragatto que foram fundamentais para que eu pudesse avançar nos propósitos dessa relatoria, e foram fundamentais no aprimoramento dos principais eixos estruturantes aqui apresentados, para que hoje estivesse aqui apresentando o trabalho e pedindo o voto de cada um de vocês parlamentares.

Quero fazer jus também ao Governo do Estado. Eu não poderia deixar de expor, Deputado Enio Tatto, que apesar das dificuldades naturais num processo como este, para explicarmos nossos pontos de vista, deixar de fazer justiça ao Secretário de Planejamento e à sua equipe e ao Governador do Estado, que estão compreendendo como um avanço do parlamento paulista, e hoje poder alcançar uma votação unânime, contribuindo para que essa Casa de Leis seja fortalecida e respeitada por todos. 

Não basta um governo ser forte, é necessário que o Legislativo também esteja forte. Esse foi um dos pontos que priorizei. Se obtivemos avanços, é porque tive, sem dúvida, o apoio de todos vocês, mas, principalmente, porque tive o cuidado de não entrar nas discussões de ordem partidária e me ater unicamente ao conteúdo da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Procurei dentro do possível, ser o mais imparcial para que pudéssemos avançar. Esse relatório não é da Deputada Regina Gonçalves, não é somente da Comissão de Finanças que, por unanimidade, aprovou em tempo recorde, em 30 minutos. Mas é da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. É a Assembléia Legislativa que ganha, são os deputados que ganham sob a maestria da conduta do Presidente da Casa Deputado Barros Munhoz. Quero discutir algumas questões onde me parece que conseguimos inovar, que vieram de encontro aos anseios dos parlamentares da ALESP, mas preciso e quero me ater a algumas questões. A valorização das carreiras e dos vencimentos dos servidores. Conforme acatamos, é um estudo para ser colocado de acordo com a Lei Estadual 12.331, de 2006, que já determina a data-base dos funcionários. O aprimoramento das Audiências Públicas. No Art. 12 já constava dentro da própria Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Nós apenas estamos aprimorando aquilo que já era proposta do próprio governo. O Art. 15. É aí que colocamos uma inovação porque entendemos que é possível termos um demonstrativo, onde fica clara a regionalização do montante da natureza dos investimentos por regiões administrativas do Estado. Acrescentamos, também, nos Art. 22 e 23 a possibilidade de novos nichos de mercado futuro. O que seria isso? Seriam os incentivos fiscais, a implantação e empreendimento de geração e distribuição de energias renováveis e aproveitamento energético de resíduos sólidos. Um assunto extremamente atual no momento em que acabamos de aprovar a Região Metropolitana de São Paulo e que teremos outros avanços nesse sentido.

O Art. 23. colocamos a discussão da agência de fomento, também voltado para o Programa de Eficiência Energética para aumentar a matriz energética do Estado de São Paulo. Por último, quero discutir a questão do royalty de petróleo. Durante esse período todo, eu tive o cuidado de conversar com cada líder de bancada e grande parte, por exemplo, da questão energética - e quero fazer jus aqui ao nosso Deputado Estevam Galvão – uma vez que foi através de suas emendas, como também do nosso Deputado João Caramez que colocou a questão do resíduo sólido. Coincidentemente, colocamos isso e a própria Secretaria de Energia nos procurou para que pudesse também ser incorporado o mesmo assunto. Então, houve uma junção de querer e de interesses. Não foi idéia de uma única deputada, mas foi a junção de forças e proposituras que resultaram no que temos hoje. O Art. 33 fala do royalty.  Durante estes 30 dias ouvi falar muito do royalty do pré-sal, com o que não concordo. Nós estamos discutindo o royalty da exploração do petróleo. O royalty do pré-sal ainda não existe de fato. É um projeto futuro, é uma receita futura. O que temos de imediato são o gás e o petróleo, que já existem na Bacia de Santos. É isto que estamos discutindo. No que diz respeito ao pré-sal, não é consenso nem no Congresso. O que quero dizer é que essa transferência de receita que vem para o Tesouro tem de ser aplicada de acordo com o que já recomenda a lei federal de 1989 e as modificações posteriores que ocorreram. De qualquer forma, estou apresentando aos senhores esta relatoria e mais do que isso: colocando na mão de cada um de vocês a responsabilidade para que possamos fazer jus a este avanço com a inovação que precisamos para continuar avançando no Estado de São Paulo.

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Em votação o PL 386/11 salvo emendas e subemendas. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o Item 2 do roteiro - Emendas de nºs 10, 26 e 38. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovadas.

Em votação o Item 3 do roteiro - Emendas A, B, C, D, E e F da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento apresentadas pela nobre relatora. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovadas.

Em votação o Item 4 do roteiro - Subemendas de nºs 1 a 4 às Emendas 24, 40, 42, 91, 108, 154 e 188 da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento apresentadas pela nobre relatora. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovadas.

Em votação o Item 5 do roteiro - Demais emendas englobadamente. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem contrários queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, como Líder do Partido Verde quero parabenizar a nossa companheira Deputada Regina Gonçalves pelo brilhante trabalho que fez na LDO. Não fizemos nada mais do que a nossa obrigação de como partido, de como grupo poder confiar em você esta missão tão importante na Casa. Parabéns.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero declarar o voto favorável às emendas apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores, pelo PSOL e pelo PCdoB. Como aprovamos o projeto com restrição, vamos encaminhar nosso voto por escrito.

Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto favorável do PT ao PL 386/2011.

“Declaração de voto favorável da Bancada do Partido dos Trabalhadores ao PL no 386/2011, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o Exercício de 2011 do Estado de São Paulo.

O Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, através da Mensagem no 44/2011, apresentou o Projeto de Lei no 386, de 2011, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2012.

O projeto recebeu 245 emendas, sendo que a relatora Deputada Regina Gonçalves acatou inicialmente 10 emendas, sendo 3 na forma original e 7  na forma de subemendas. Mais ainda, a relatora atendeu o espírito de inúmeras outras emendas dos parlamentares desta casa através de 6 emendas de sua própria autoria.

A luta histórica da bancada do PT na Assembléia Legislativa de SP, em busca de um orçamento público estadual mais justo, transparente e participativo, conseguiu alcançar importante vitória através do parecer apresentado.

Na prática, inúmeros avanços propostos pela bancada do PT foram contemplados pelo parecer elaborado pela deputada Regina Gonçalves (PV) sobre o projeto de LDO 2012.

No método, a “deputada relatora” avançou ao distribuir o relatório com antecedência e realizar uma apresentação detalhada do seu texto, com as razões que a levaram à aprovação e à rejeição das emendas apresentadas pelos deputados. Este processo permitiu uma valorização inédita do Legislativo na análise da Lei de Diretrizes Orçamentárias. Cumpre lembrar que os relatores das LDO´s nos anos anteriores nunca puseram em prática este método transparente de apresentação.

Quanto ao conteúdo do relatório, diversos avanços merecem ser apresentados.

Primeiro, o relatório passa a contemplar dispositivo que permite um primeiro passo na direção da regionalização da peça orçamentária a partir de 2012, com a exigência de publicação de um demonstrativo que indique os investimentos previstos de forma detalhada nas diversas Regiões Administrativas do Estado, através dos programas e ações orçamentárias.

Em segundo lugar, o relatório aperfeiçoa o artigo relativo às audiências públicas do orçamento conduzidas pelo Executivo, definindo que as mesmas deverão ser realizadas em todas as Regiões Administrativas do Estado e serão precedidas de ampla divulgação através dos veículos de comunicação regional. Ainda não foi desta vez que a LDO estabelecerá o chamado “orçamento participativo”, definindo um caráter deliberativo a estas audiências.

Outro ponto contemplado pela relatora refere-se à definição de que a aplicação dos recursos futuros dos royalties do petróleo deverá estar em consonância com a legislação federal, inclusive aquela em discussão no Congresso Nacional. O projeto enviado pelo Executivo estabelecia que estes recursos ficariam livres de qualquer vinculação.

A relatora também acatou emenda que prevê a destinação de recursos do Tesouro Estadual para o IAMSPE no orçamento de 2012, bem como recupera a emenda que determina a publicação de relatórios quadrimestrais referente aos recursos aplicados nas organizações sociais, artigo este que já constava da LDO 2011, mas acabou não incorporado pela proposta do Executivo.

O parecer ainda amplia os valores da reserva de contingência de 0,05% para 0,5% da receita corrente líquida, sobretudo para o atendimento de catástrofes naturais.

Por fim, a relatora acrescenta item referente à necessária realização de estudos visando a valorização das carreiras e dos vencimentos dos servidores do Estado.

Ainda estamos distantes, mas com a aprovação deste relatório, sem dúvida, estamos dando um importante passo na construção de um orçamento público mais justo, transparente e participativo no Estado de São Paulo.

Por estas razões, esta bancada encaminha voto favorável ao PL 386/11, às emendas e subemendas constantes do parecer da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, bem como o voto favorável a todas as emendas da Bancada do PT, a fim de que sejam introduzidas todas as inovações e propostas debatidas.

Dep. Enio Tatto - Líder da Bancada do PT”

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência não tem o direito de fazer juízo de valor mas tem a obrigação de parabenizar a nobre Deputada Regina Gonçalves pela dedicação, competência e zelo com que desempenhou - e brilhantemente - a função de relatora do projeto da LDO. Esta Presidência sente orgulho de ter colegas como a Deputada Regina Gonçalves. Sua Excelência engrandece não apenas a valorosa e querida Bancada do PV como toda esta Casa. (Palmas.)

Item 6 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 445, de 2011, de autoria do deputado Carlos Grana. Autoriza o Poder Executivo a instituir o "Programa Bombeiro Mirim" nas unidades do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado. Com emenda. Parecer nº 525, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação, de Segurança Pública e de Finanças, favorável ao projeto e à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emenda. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a emenda de parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto contrário ao PL 445/2011.

“Senhor Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 445/2011, de autoria do deputado Carlos Grana, que dispõe sobre a criação do Programa Bombeiro Mirim nas diversas unidades do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de s.m.j. apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 29.06.11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

           

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Item 7 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 466, de 2011, de autoria do deputado Pedro Bigardi. Autoriza o Poder Executivo a criar o programa "Juventude Campeã" no Estado. Parecer nº 526, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação, de Assuntos Desportivos e de Finanças, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto contrário ao PL 466/2011.

“Senhor Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 466, de 2011, de autoria do deputado Pedro Bigardi, que autoriza a criação do programa “Juventude Campeã” no Estado de São Paulo.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de s.m.j. apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 29.06.11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

           

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Item 8 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 529, de 2011, de autoria do deputado Alencar Santana. Assegura a gratuidade na utilização de banheiros públicos nas estações rodoviárias do Estado. Parecer nº 528, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Saúde, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação.

Há sobre a mesa emenda aglutinativa apresentada com número regimental de assinaturas dos senhores líderes.

Esta Presidência, nos termos do Art. 175, § 1º do Regimento Interno, consulta se os líderes presentes concordam em dar conhecimento e colocar em votação a emenda aglutinativa, consultando-os ainda sobre a possibilidade de dispensa da leitura da emenda que já é de conhecimento dos senhores líderes. Os senhores líderes que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Há sobre a mesa requerimento de método de votação de autoria do nobre Deputado Enio Tatto com número regimental de assinaturas.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o método de votação que prevê a votação primeiro da emenda aglutinativa substitutiva e segundo do projeto de lei.

Em votação a emenda aglutinativa substitutiva. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovada a emenda aglutinativa substitutiva, prejudicado o projeto.

Item 9 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 558, de 2011, de autoria do deputado Adilson Rossi. Disciplina a venda eletrônica de produtos e serviços através de sítios de compra coletiva pela internet e estabelece critérios de funcionamento para essas empresas no Estado. Parecer nº 529, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Defesa dos Direitos da Pessoa, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. VINÍCIUS CAMARINHA - PSB - Sr. Presidente, para a realização do congresso de comissões requeiro a suspensão dos trabalhos por dois minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - O pedido de V. Exa. é regimental, antes, porém, a Presidência convoca reunião extraordinária da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento a realizar-se à meia noite e oito minutos para apreciar a redação final do PL 386/11.

A Presidência convoca ainda reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação a realizar-se à meia noite e dez minutos para apreciar a redação final do PLC 38/11.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa à zero hora e 09 minutos, a sessão é reaberta à zero hora e dez minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV – PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, eu não poderia, ao encerrar esta deixar de agradecer à Bancada do PT da qual tivemos apoio irrestrito na Comissão de Finanças. Eu seria injusta, pois pela primeira vez tive essa confiança. Em nome do nobre  Deputado Enio Tatto agradeço aos demais deputados da Bancada.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está registrada a manifestação de V.Exa.

Esta Presidência esclarece que amanhã, além das atividades normais, anunciadas pelo nobre Deputado Adriano Diogo e por esta Presidência, o seminário da Guerra Fiscal, teremos sessão ordinária, com Ordem do Dia, inclusive. Votaremos a Redação final da LDO e é obvio que isso se faz consensualmente não havendo necessidade da presença física de todos os Srs. Deputados. Isso para que possamos depois, legítima, regularmente e legalmente entrarmos no merecido recesso e que ele seja bastante proveitoso, que Deus abençoe a todos, as suas famílias, assim como a todos os funcionários colaboradores desta Casa que tanto nos ajudam no nosso dia a dia, nos toleram e empurram esta Casa para frente.

10 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 613, de 2011, de autoria do deputado Carlos Cezar. Dispõe sobre a realização de "Seminário Antidrogas" no início do ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino. Parecer nº 530, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Educação, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, desejo fazer um agradecimento aos deputados e um agradecimento muito especial ao Presidente. Pode parecer um discurso simples, mas na vida se aprende muito. Aprende em momentos mais difíceis e em momentos, às vezes, mais fáceis. Peço a Deus que sempre nos dê muita humildade para aprender. Por mais que achemos que podemos transferir algum conhecimento, em todos os momentos estamos aprendendo. Nas circunstâncias é que se forma o caráter, nesses momentos, especialmente com as pessoas cujo comportamento se vê nesse momento.

Hoje, Presidente, foi um dia de muito aprendizado, de muito fortalecimento de caráter pessoal. Graças ao comportamento daqueles com quem convivo nesta Casa, os líderes que hoje promoveram um intenso debate, construíram. A sabedoria e o aprendizado, presidente, na sua pessoa, na do Campos Machado, na pessoa de cada líder, de cada deputado, saber o momento de recuar com altivez, de avançar com humildade, de respeitar e de construir do ponto de vista pessoal o fortalecimento muito importante. Isso também do ponto de vista institucional.

A instituição sai hoje muito fortalecida. Foram 6 meses muito difíceis, mas também de muitas conquistas. Mais de 40 projetos de deputados foram aprovados e 15 do governo, com os quatro aprovados agora. Sem nenhum indicador de vitória, de derrota, sem na construção com bom embate e com bom entendimento. A instituição hoje saiu fortalecida.

Faço um agradecimento ao Governador Geraldo Alckmin que não titubeou em nenhum momento em fortalecer os seus representantes nesta Casa, o secretário da Educação, o entendimento construído e toda pauta e agenda construídas por esta Assembleia. Respeitando sua autonomia, fazendo um trabalho em harmonia e obtendo resultados desta Casa, valorizando a instituição do ponto de vista das respostas que ela tem que dar.

Quero agradecer muito a você, presidente, protagonista nesta Casa, e tomo a liberdade de agradecer a cada deputado nas pessoas dos companheiros que nos ajudaram o tempo todo, nos momentos difíceis, nos entendimentos, nas conquistas; agradecer ao Camarinha, nosso vice-líder que cumpriu um papel extraordinário, nos ajuda muito; ao Bragato, nosso vice-líder; ao Orlando Morando, líder do meu partido; ao Enio Tatto. A oposição faz parte da instituição, ela não algo que esteja excluído de qualquer tipo de ação. Nas relações com o governo, fazer cumprir tudo aquilo que é direito de representação que a oposição e que cada deputado tem. A você, Enio, ao Rillo, a todos os deputados da oposição, ao PSOL, ao Giannazi; agradeço ao Campos Machado, ao Estevam Galvão, ao Salim Curiati, ao André do Prado, ao Ed Thomas, ao Alex Manente, ao Caruso, ao Rogério Nogueira, ao Chico Sardelli, ao Marcos Neves, ao Gilmaci Santos, ao Pedro Bigardi, enfim, a todos os deputados desta Casa. E a luta continua. Os embates continuam. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Muito bem. Esta presidência agradece as palavras do nobre Deputado Samuel Moreira e deseja de coração o sucesso dele, o sucesso de todos os deputados e pede a Deus que o ilumine e ampare sempre, que abra os caminhos para que todos, irmanados, com as nossas diferenças sendo suplantadas em todos os momentos por nossa vontade de servir São Paulo e ao Brasil.

Boa noite! Até amanhã, se Deus quiser.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão à zero hora e dezessete minutos.

 

* * *