http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

13 DE MARÇO DE 2012

023ª SESSÃO ORDINÁRIA

 

Presidentes: JOOJI HATO, OLÍMPIO GOMES, LUIZ CLAUDIO MARCOLINO e BARROS MUNHOZ

 

Secretário: OLÍMPIO GOMES

 

RESUMO

PEQUENO EXPEDIENTE

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - OLÍMPIO GOMES

Assume a Presidência. Convoca as seguintes sessões solenes, a realizarem-se: dia 02/04, às 20 horas, para "Celebrar o 1º Centenário da Morte do Barão do Rio Branco, Patrono da Diplomacia Brasileira", a requerimento do Deputado Itamar Borges; dia 09/04, às 20 horas, para "Homenagear o Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE", a requerimento do Deputado Fernando Capez; dia 13/04, às 10 horas, para "Comemorar os 70 anos do Sindicato dos Trabalhadores de Empresa de Telecomunicações do Estado de São Paulo", a requerimento do Deputado Olímpio Gomes.

 

003 - JOOJI HATO

Recorda oração, realizada em sessão solene com o intuito de comemorar os 82 anos da Seicho-No-Ie, em respeito às vítimas de tsunami ocorrido no Japão. Fala sobre as catástrofes naturais já enfrentadas pelo país. Destaca a ajuda prestada pelo povo brasileiro às vítimas do mencionado tsunami. Combate a utilização de energia nuclear no mundo.

 

004 - CARLOS GIANNAZI

Lamenta notícia de que o Governo Federal está financiando a carreira de neto do ex-piloto Emerson Fittipaldi. Informa que o beneficiado sequer mora no País. Menciona escolas brasileiras que não contam com quadras esportivas. Informa que a bancada do PSOL deve investigar o fato.

 

005 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

006 - OLÍMPIO GOMES

Menciona denúncias contra a atual demora no atendimento de chamadas emergenciais pelo 190. Questiona a explicação dada pela Polícia Militar para o fato. Afirma que a transferência de parte do efetivo policial do Copom deve ser a causa da demora. Relata sua participação em evento realizado em homenagem ao aniversário do Corpo de Bombeiros. Exibe vídeo da homenagem.

 

007 - DONISETE BRAGA

Recorda votação, ocorrida ano passado, que definiu a reorganização da região metropolitana do Estado de São Paulo. Fala sobre as discussões acerca da criação da região metropolitana de Sorocaba. Comenta questões, segundo o Deputado, essenciais para a constituição de regiões metropolitanas. Cita reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" sobre o aumento no número de panes ocorridas no Metrô de São Paulo.

 

008 - ED THOMAS

Parabeniza o Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente por seu aniversário de 50 anos. Informa que o Executivo Estadual deve enviar a esta Casa projeto que cria campus da Unesp nos municípios de Dracena, Tupã e no Pontal do Paranapanema. Relata visita do Governador Geraldo Alckmin ao interior do Estado para realizar entrega de moradias à população. Ressalta o trabalho realizado pelo Secretário da Habitação, Silvio Torres.

 

009 - ROBERTO MORAIS

Afirma que, amanhã, o Governador Geraldo Alckmin deve visitar a cidade de Piracicaba e conhecer a sede da empresa Caterpillar. Faz menção ao roteiro de visitas que o Governador realizará enquanto estiver na cidade. Informa que, em breve, a autoridade deve anunciar a criação do aglomerado urbano de Piracicaba. Comemora o envio de verbas, por parte do Executivo Estadual, com a finalidade de equipar o hospital regional de Piracicaba.

 

010 - RODRIGO MORAES

Relata participação em sessão solene, realizada na Câmara dos Deputados, pelos 14 anos da Igreja Mundial do Poder de Deus. Destaca as ações sociais realizadas pela Igreja. Lamenta o grande número de dependentes químicos existentes no País.

 

011 - Presidente JOOJI HATO

Registra a visita de alunos da Escola João Ernesto Figueiredo, do município de Joanópolis, a convite do Deputado Edmir Chedid.

 

012 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Informa que a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa aprovou a realização de seminário com o intuito de discutir a regionalização do orçamento do Estado de São Paulo. Destaca a importância do fato. Afirma que o envio de verbas do Executivo Estadual ao Hospital Regional de Piracicaba deve-se a realização de audiência pública na qual foram ouvidas as demandas da população do local.

 

GRANDE EXPEDIENTE

013 - PEDRO TOBIAS

Defende a realização de prévias pelo PSDB para decidir o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo. Comemora a realização de convênio para a construção de creches e escolas. Recorda o crescimento dos países asiásticos pelo investimento em educação. Fala das inovações tecnológicas e da concorrência do mercado de trabalho. Afirma que educação e saúde são maiores que partidos políticos e que é preciso uma geração para melhorar o segmento.  Comenta a duplicação de rodovias, a entrega de 126 casas populares e a construção de 12 rodoviárias em cidades da região de Bauru. Informa que São Paulo é pioneio em transplantes e tratamento de câncer.

 

014 - Presidente JOOJI HATO

Anuncia a visita do ex-Deputado Estadual Milton Flávio.

 

015 - CARLÃO PIGNATARI

Cita sua representação em reunião da Associação Médica Brasileira.  Comenta a luta para a aplicação de 10% do orçamento da União para a Saúde, de acordo com a Constituição. Cita preços das tabelas do SUS. Relata a precariedade dos hospitais públicos. Fala dos ônus para os municípios que destinam 15% de sua verba para o setor e o Estado, 12%. Relata dificuldades das santas casas, como provedor da unidade de Votuporanga. Informa a glosa de 5,5 bilhões do Ministério da Saúde. Afirma que a rede-cegonha federal não foi implantada em nenhuma cidade paulista. Fala da intenção de colher um milhão e 300 mil assinaturas para criação de projeto popular. Cita reunião de entidades médicas com a CNBB nesta semana (aparteado pelo Deputado Carlos Cezar). 

 

016 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Assume a Presidência.

 

017 - JOOJI HATO

Parabeniza a manifestação do Deputado Carlão Pignatari. Defende a segurança preventiva. Relata ocorrências de trânsito em garupas de moto. Informa que em 14/03 deve estar em Aparecida do Norte, com a direção da CNBB, cuja Campanha da Fraternidade é voltada para a  saúde. Fala das dificuldades enfrentadas pelas santas casas. Considera pródiga a natureza brasileira. Lamenta a violência generalizada. Pleiteia o desarmamento da população. Relata  assalto à agência bancária do Hospital Albert Einstein. Pede a derrubada do veto a projeto de sua autoria. Comenta o sentimento de impunidade, ao falar da explosão de cinco caixas eletrônicos.

 

018 - HAMILTON PEREIRA

Lembra mobilização que gerou o PL 463/11, deliberado por esta Casa, que propõe banco de dados sobre pessoas desaparecidas. Informa que, em média, desaparecem 11 pessoas por dia. Lamenta que o projeto tenha sido vetado totalmente; e que o Estado não tenha instrumento de busca aos desaparecidos. Cita repercussão sobre o tema, ao fazer projetar matéria televisiva. Apela aos Parlamentares para que o veto seja derrubado. Questiona a alegação de que já existe delegacia para o setor que, na verdade, adita, busca sequestrados.

 

019 - JOOJI HATO

Assume a Presidência.

 

020 - CARLOS GIANNAZI

Pelo art. 82, informa a realização de atos, em várias cidades da Federação, pelo cumprimento de lei federal que trata do piso nacional salarial e da jornada extra-classe para o magistério. Informa que muitos estados, como São Paulo, descumprem as medidas.  Afirma que o Executivo tenta protelar a questão. Cita manifestações programadas para São Paulo.  Comenta os prejuízos para os alunos e professores.

 

021 - ENIO TATTO

Pede a suspensão da sessão, por acordo de lideranças, até as 16 horas e 30 minutos.

 

022 - Presidente JOOJI HATO

Defere o pedido e suspende a sessão às 16h20min.

 

023 - Presidente BARROS MUNHOZ

Assume a Presidência e reabre a sessão às 16h36min.

 

024 - ENIO TATTO

Pelo art. 82,  informa que dia 14/03 deverá ocorrer a abertura do evento "Modo petista de governar". Explica que o evento propõe a discussão de experiências administrativas do PT no Estado de São Paulo. Cita a composição de diversas mesas de debate. Lembra ações vitoriosas do partido nas administrações municipais.

 

025 - TELMA DE SOUZA

Para comunicação, destaca a realização do evento "Modo petista de governar" e elogia a ex-deputada Maria Lúcia Prandi pela organização das atividades. Demonstra-se satisfeita por mediar a mesa que debaterá o tema Saúde. Informa que, hoje, deverá estar presente em Congresso de Municípios, a ser realizado na cidade de São Vicente. Enfatiza a relevância da discussão de políticas públicas. Lembra a aprovação da Procuradoria da Mulher, nesta Casa, em 2011 e comunicou que outros Estados do País estão copiando a iniciativa. Destaca que o município de Itanhaém foi o primeiro a aprovar Procuradoria da Mulher em nível municipal.

 

026 - DONISETE BRAGA

Pelo art. 82, defende a democratização e participação popular nos debates acerca do orçamento público. Destaca o papel das audiências públicas nesse sentido. Comenta a realização do evento "modo petista de governar", a partir de amanhã, nesta Casa. Enfatiza a atuação da Comissão de Combate ao Crack.

 

027 - JOOJI HATO

Solicita a suspensão dos trabalhos por 20 minutos, por acordo de lideranças.

 

028 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra o pedido. Convoca  reunião conjunta das comissões de Constituição, Justiça e Redação, e Administração Pública e Relações do Trabalho, às 16h55min. Suspende a sessão às 16h52min; reabrindo-a às 17h09min.

 

029 - PEDRO BIGARDI

Requer o levantamento da sessão, por acordo de lideranças.

 

030 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anota o pedido. Convoca duas sessões extraordinárias, a serem realizadas hoje, sendo a primeira com início às 19 horas. Convoca os Srs. Deputados para a sessão ordinária de 14/03, à hora regimental, com ordem do dia. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

Convido o Sr. Deputado Olímpio Gomes para, como 1º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da matéria do Expediente.

 

O SR. 1º SECRETÁRIO - OLÍMPIO GOMES - PDT - Procede à leitura da matéria do Expediente, publicada separadamente da sessão.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

PEQUENO EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra o primeiro orador inscrito, nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Vinholi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Samuel Moreira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Simão Pedro. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado André Soares. (Pausa.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Olímpio Gomes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, esta Presidência, atendendo à solicitação do nobre Deputado Itamar Borges, convoca V. Exas., nos termos do Art. 18, inciso I, letra “r” da 14ª Consolidação do Regimento Interno, para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 2 de abril de 2012, às 20 horas, com a finalidade de celebrar o 1º Centenário da Morte do Barão do Rio Branco, Patrono da Diplomacia brasileira.

Nos mesmos termos, esta Presidência convoca V. Exas. para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 9 de abril de 2012, às 20 horas, com a finalidade de homenagear o Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, pelo excelente trabalho em prol da juventude estudantil brasileira, numa solicitação do Deputado Fernando Capez.

Nos mesmos termos, esta Presidência convoca V. Exas. para uma Sessão Solene a realizar-se no dia 13 de abril de 2012, às 10 horas, com a finalidade de comemorar os 70 anos do Sindicato dos Trabalhadores de Empresa de Telecomunicações do Estado de São Paulo, numa solicitação do Deputado Olímpio Gomes.

Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. Tem a palavra o nobre Deputado Aldo Demarchi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, telespectadores da TV Assembleia, num evento realizado ontem nesta Casa fizemos uma oração às vítimas do tsunami, maremoto de quase 50 metros de altura que esmagou, há um ano, o nordeste japonês. A Província de Miyagi foi uma das áreas mais atingida. Morreram quase 10 mil pessoas, com mais de duas mil pessoas desaparecidas. Foi numa tarde como a de hoje, há um ano, às 14 horas e 46 minutos. O desastre deixou o mundo inteiro comovido. Hoje o Japão tenta se reconstruir. É um país forte e que já sofreu, inclusive, o maior ataque ao ser humano, a bomba de atômica em Hiroshima e Nagasaki. É um povo que sofreu muito, mas que dá exemplos a serem seguidos.

Pudemos ver na ocasião do tsunami, as pessoas dividindo a água, a roupa, o cobertor e a comida, coisas de extrema necessidade, mas que mesmo assim as pessoas dividiam com o próximo. Não é isso que vemos muitas vezes em outros países, que depois de serem castigados por catástrofes, mutilam e saqueiam as pessoas. O povo japonês mostrou a sua solidariedade em um momento muito difícil. E o nosso povo brasileiro que é fraterno e colaborador, também demonstra solidariedade através das doações que estão sendo feitas para o Estado do Acre, inundado pelas cheias e nas doações que foram feitas ao Japão em que arrecadamos muitos recursos e mandamos àquele país. O Japão está se reconstruindo rapidamente.

Daquela catástrofe pudemos aprender uma lição que talvez seja uma das mais importantes. Ao acontecer o incêndio nos reatores atômicos em Fukushima, começaram os vazamentos, como aconteceu em Chernobyl, na Rússia, que dizimou milhares de pessoas e que ao longo do tempo vem matando pessoas de leucemia, cânceres, entre outras doenças graves. Esperamos que o Brasil possa entender a importância desses desastres e interrompa o projeto da usina nuclear Angra 3, essa linda cidade que está entre São Paulo e Rio de Janeiro, aliás, as duas maiores aglomerações da América Latina. Se houver um vazamento em Angra, nós iremos ter muitos problemas, principalmente o Estado de São Paulo, as cidades que estão em torno de Angra dos Reis e o Rio de Janeiro.

A China, a Alemanha, a Itália, entre outros, já fizeram acordos e desistiram dos projetos acerca das construções de usinas atômicas. E o nosso País, meus caros Deputados Olímpio Gomes, Ed Thomas e Carlos Giannazi? Nobre Deputado Ed Thomas, de Sorocabana ao lado da Alta Paulista, sabe que temos recursos como, por exemplo, a energia solar, a energia eólica - obtida através do vento - e hídricos, portanto não precisamos de usinas atômicas.

Aproveito essa oportunidade para dizer que através do PT e de outros partidos, possamos sensibilizar a Presidenta Dilma Rousseff, para que ela desista do projeto Angra 3. O Brasil não necessita disso, pois temos muitos recursos naturais que nos foram presenteados por Deus.

Tenho a esperança que o tsunami que atingiu Fukushima e outras cidades do nordeste do Japão sirva de exemplo para que o nosso País desista do projeto Angra 3. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - OLÍMPIO GOMES - PDT - Srs. Deputados e Sras. Deputadas, tem a palavra o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Neves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Deputado Olímpio Gomes, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e telespectadores da TV Alesp, primeiramente manifesto a nossa indignação em relação à notícia publicada na imprensa que diz que o Governo Federal, através do Ministério do Esporte e a lei de Incentivo ao Esporte, está financiando com o dinheiro público da renúncia fiscal, a carreira do neto do Emerson Fittipaldi, que tem 15 anos e mora em Miami. O dinheiro público dos nossos impostos e da renúncia fiscal está sendo utilizado para financiar a carreira de uma pessoa que nem mora no Brasil. Isso é um absurdo e um escárnio à Nação e às pessoas que pagam impostos e trabalham neste País.

O Brasil é marcado por grandes diferenças sociais e está utilizando dinheiro público para beneficiar o neto do Emerson Fittipaldi que não precisa disso, pois a família do ex-automobilista tem empresas e acesso facilitado a patrocínios, portanto não há necessidade de se investir na carreira de uma pessoa que não nasceu e não mora no Brasil. Isso é uma afronta a cidadania e ao bom senso.

Eu falei em contraste porque enquanto o Brasil financia o neto do Emerson Fittipaldi, na área do Esporte, com o dinheiro público, cerca de 1 milhão, temos as nossas crianças e adolescentes brasileiros com dificuldade de praticar esportes, pois não temos financiamentos. Temos inclusive, no Estado de São Paulo, dezenas, centenas de escolas públicas da rede estadual sem quadras de esporte para a prática da aula de Educação Física e para desenvolver outras habilidades nessa área. Enquanto o neto do Emerson Fittipaldi consegue um milhão de renúncia fiscal através dessa lei de Incentivo ao Esporte, as escolas estão sem quadras, desproporcionando aos alunos a prática de Educação Física nas escolas públicas, disciplina obrigatória no currículo escolar. A obrigatoriedade dessa disciplina é colocada pela LDBEN - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Por isso o paradoxo.

Citei aqui várias escolas como, por exemplo, a Escola Leonel Brizola e a Escola Presidente João Goulart, localizadas na Zona Sul da capital, região do Grajaú, que não têm quadra deixando os alunos sem a prática dessa disciplina importante. Por essa causa temos o paradoxo. Em contrapartida temos o Governo Federal, através do Ministério do Esporte e da lei de Incentivo ao Esporte, que ao invés de financiar as nossas crianças e adolescentes que estão na periferia e não têm acesso a uma educação de qualidade, a cultura, ao lazer e ao esporte, faz uma opção como essa. Isso é uma verdadeira irregularidade e afronta ao Brasil, ao Erário público e as pessoas que contribuem com o seu trabalho para que se acumule riqueza e construa o Orçamento Federal. Além disso, Sr. Presidente, é, sobretudo um insulto a essas crianças e adolescentes que não têm oportunidades.

Temos certeza que existem outras denúncias como essas. Acredito que essa lei e a comissão que avalia os projetos é política, parcial e que jamais poderia ter permitido que isso acontecesse. Diante dessa situação estamos acionando a nossa bancada do PSOL nacional tanto da Câmara dos Deputados, como no Senado Federal, para que as providências sejam tomadas no âmbito de uma verdadeira auditoria e investigação no âmbito do Ministério do Esporte; para que haja uma operação pente-fino nas verbas que foram liberadas e nas autorizações dadas nessa área da renúncia fiscal, nessa lei de incentivo ao esporte para casos como este: neto de Emerson Fittipaldi tem direito a captar um milhão de reais para investir na sua carreira, no seu patrocínio.

Isso é uma afronta, é um escárnio ao Brasil. Isso tem de ser revertido. Esse dinheiro tem de ser devolvido aos cofres públicos.

A lei de incentivo ao esporte é importante, como a lei de incentivo à cultura, mas tem de ter regras, critérios. O dinheiro público não pode ser canalizado para quem já tem recursos.

Dinheiro público tem de ser canalizado para pessoas que precisam de oportunidades e o neto do Emerson Fittipaldi já tem oportunidades. Nem no Brasil mora. Mora em Miami. Emerson Fittipaldi é uma pessoa reconhecida internacionalmente, conseguiria patrocínio. Não há necessidade de seu neto utilizar dinheiro público para investir na carreira. Um absurdo, uma afronta.

Fica a nossa manifestação, mas sobretudo que a nossa indignação vire uma ação. A nossa bancada vai atuar rigorosamente no Congresso Nacional para que essa situação seja revertida.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado José Zico Prado. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Regina Gonçalves. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Leite Filho. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários da Casa, cidadãos que nos acompanham pela TV Alesp, os jornais e canais de televisão veicularam informações a respeito da demora no atendimento das chamadas emergenciais pelo 190 da Polícia. A "Folha de S.Paulo" estampou a seguinte matéria ‘Espera para ser atendido no 190 chega a 3 minutos em São Paulo’. A explicação oficial da Polícia Militar é de que está sendo executada uma mudança no sistema de atendimento e que em 15 dias estará solucionado. Mas temos informações extraoficiais de que 60 policiais do Copom que trabalhavam no atendimento 190 foram transferidos. Nesse atendimento 190, temos cinco equipes que se revezam em 35 pessoas e agora temos essa transferência de mais de 35% do efetivo. Os 60 transferidos estão em treinamento.

Ora, não dá para ficar fazendo treinamento enquanto a população pode padecer de um acionamento emergencial.

Se o indivíduo acionar o 190, agora vai ouvir uma voz eletrônica dizendo para aguardar; posteriormente vai ouvir falar em inglês, como uma preparação para a Copa do Mundo e se precisar fazer uma denúncia a informação para acionar 181.

Daqui a pouco vamos colocar ‘se você estiver sendo assaltado disque 1; se estiver sendo estuprado disque 2; se o assalto for à mão armada disque três’

Peço a interferência da Secretaria de Segurança Pública, do Comando da Polícia Militar porque isso representa um grave prejuízo para a população.

Defendo a Polícia em todas as circunstâncias, mas não podemos macular a imagem da Polícia muitas vezes por incompetência na gestão de se promover um tipo de mudança radical no efetivo enquanto não se tem a preparação adequada dos novos quadros.

Por outro lado aproveito a segunda metade da minha fala para dizer que na última sexta-feira participei do aniversário do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, dos 132 anos de sua existência, desses mais de 10 mil homens e mulheres que dão a vida pela sociedade.

Quero exibir o vídeo do Corpo de Bombeiros que foi apresentado às milhares de pessoas que estavam na Praça da Sé e que sintetiza tudo o que podemos falar a respeito deste segmento da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É exibido o vídeo.

 

* * *

 

O Hino Nacional com as imagens das ações do Corpo de Bombeiros de São Paulo sintetiza a expectativa e a esperança do nosso povo.

Finalizo, Sr. Presidente, solicitando regimentalmente que a minha fala seja encaminhada ao Comando do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - O pedido de V. Exa. é regimental.

Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público que nos acompanha através da TV Alesp, saudar os colegas parlamentares que estão no plenário. Quero, inclusive, cumprimentar o Deputado Major Olímpio, que tem destacado os temas fundamentais para o nosso Estado, relacionados à Segurança Pública. Inclusive, no ano passado fizemos um levantamento sobre a questão da falta de bombeiros no Estado de São Paulo, o qual V. Exa. participou.

Há uma grande reclamação dos prefeitos de pequenos municípios que têm dificuldades em primeiro constituir a Corporação com seus orçamentos municipais, e ao mesmo tempo a dificuldade de um planejamento, por parte do Governo, que possa pensar as Corporações na questão regional, e V.Exa. ilustrou muito bem esta questão quando fez aqui sua manifestação.

Sr. Presidente, hoje estamos discutindo muito essa questão das grandes metrópoles, inclusive, aprovamos no ano passado a reorganização da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, o Aglomerado de Jundiaí e, hoje se discute a questão da região de Sorocaba. Eu particularmente sou um adepto desta visão de políticas públicas porque entendo que quando os municípios se organizam, Deputado Ary Fossen, os problemas e a busca por soluções seguramente podem acontecer brevemente. Vossa Excelência, que foi Prefeito da bela Jundiaí, em seu mandato deve ter discutido um pouco a questão da regionalização. O mesmo deve ter acontecido com o Deputado Ed Thomas que mora em uma região importante de São Paulo, a grande metrópole de Presidente Prudente. Sem dúvida, o Governo do Estado juntamente com os prefeitos e prefeitas, precisam colocar em pratica esse modelo que temos hoje na região metropolitana, mas que ainda é muito falho.

Temos hoje essa polêmica com relação à restrição dos caminhões em determinados horários. Devemos discutir isso com mais cuidado. Não estou dizendo que sou a favor ou contra, mas esse é um tema que merece um grande debate quando se discute as questões das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo.

Temos debatido muito esse tema na região do ABC, quando na década de 80, nosso saudoso companheiro ex-Prefeito Celso Daniel idealizou esse processo de discussão regional envolvendo os sete municípios dessa região. Depois surgiu o Consórcio Intermunicipal que debatia a questão do lixo, mas também passou a discutir os temas das principais políticas públicas da região do ABC, e também do Estado de São Paulo.

Acho que esses modelos precisam de um grande debate para serem discutidos especialmente aqui na região metropolitana onde congregamos 39 municípios. Em relação ao transporte metropolitano, ontem eu falei sobre a polêmica causada pela mudança do terminal de parada final que era na Estação Luz, da Linha 10, desembarcando na Estação Brás, que está causando um grande transtorno na vida dos 410 mil usuários que utilizam essa linha que atende a Grande Região do ABC paulista.

Também fizemos um levantamento e apresentamos inclusive um requerimento de informação. O próprio jornal “O Estado de S.Paulo” traz uma matéria porque quando se discute a região metropolitana, estamos discutindo a questão do metrô também: “Número de panes no metrô quase dobrou em 2011”. Esse é um dado preocupante até porque temos a tecnologia e inovação, mas assim mesmo verificamos que tem dobrado o numero de acidentes nos metros.

Por se tratar de um assunto de caráter metropolitano, e que o Governo do Estado de São Paulo e que as prefeituras utilizam, especialmente a prefeitura da Capital, precisamos elevar esse debate para que possamos pensar o próximo século, sempre inovando e produzindo as políticas públicas, especialmente da mobilidade urbana e da questão da metropolização que possa envolver a sociedade do Estado de São Paulo. Que os municípios não sejam prejudicados por uma ação, por exemplo, da Prefeitura de São Paulo, ou seja, o Prefeito Kassab precisa ter um olhar diferenciado para esse conceito de mudanças e ter um debate que esteja concentrado nos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

Sr. Presidente, passo a ler a matéria sobre as panes do metrô, publicada no jornal “O Estado de S.Paulo”, do dia 09 de março:

“Número de panes no metrô quase dobrou em 2011

Falhas prejudicam circulação dos trens, causam atrasos e agravam superlotação; companhia culpa a demanda e a troca do sistema de sinalização

Caio do Valle, Jornal da Tarde

Cresceu o número de falhas registradas no metrô de São Paulo. Dados da companhia obtidos pela reportagem mostram que, nos últimos dois anos, a quantidade de ocorrências operacionais na rede quase dobrou, passando de 32 em 2010 para 59 em 2011.

São interferências que prejudicaram a circulação dos trens, causando atrasos e agravando os efeitos da superlotação. Variadas, as panes vão de bloqueios das portas por usuários a defeitos técnicos nos sistemas de controle das composições. A estatística não inclui a Linha 4-Amarela, gerenciada pela Via Quatro.

A situação foi pior na Linha 2-Verde, onde os casos mais do que triplicaram, subindo de 7 para 24. As linhas 1-Azul e 3-Vermelha tiveram, cada uma, 15 ocorrências em 2011, ante, respectivamente, 11 e 10 no ano anterior. Na 5-Lilás, a menos carregada, as panes variaram de 4 para 5.

Entre as explicações para mais falhas estão o aumento da demanda e os testes de um novo sistema de sinalização, o CBTC (sigla em inglês para "controle de trens baseado em comunicação"). Esse mecanismo começou a ser instalado na Linha 2-Verde há cerca de um ano e meio, entre as Estações Sacomã e Vila Prudente. Quando estiver operando em todo o ramal, ainda neste ano, deverá fazer o intervalo das composições cair.

O diretor de Operações da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Mário Fioratti Filho, diz que o aumento de panes já era esperado. "No primeiro semestre de 2011, nós tivemos um número de falhas no sistema de sinalização muito maior do que a média admitida como normal, porque era um sistema novo entrando em operação", diz. A quantidade de ocorrências teria diminuído nos meses seguintes.

Passageiros que usam com frequência a Linha 2 também reclamam da lotação. "De manhã, espero até cinco trens passarem para conseguir embarcar", diz o gerente de segurança Claudio Luis da Silva, de 30 anos. Já a fisioterapeuta Daniele Miranda, de 25 anos, não aguenta mais tantas paradas "para aguardar a movimentação do trem à frente". "Estão cada vez mais comuns."

Total de ocorrências cresceu 84,4% de um ano para o outro

Linha

2010

2011

1 - Azul

11

15

2 - Verde

7

24

3 - Vermelha

10

15

5 - Lilás

4

5

Total

32

59

 

O Metrô informa que no ano passado, os trens percorreram 1,7 milhão de quilômetros a mais do que em 2010, o que também ampliou as chances de falhas. Como a previsão é de que mais quilômetros sejam percorridos neste ano, o número de falhas ainda poderá subir. Até o dia 29, houve oito ocorrências.

Pedido de explicações. O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, deverá ser convocado a explicar o aumento no número de ocorrências operacionais nas linhas do metrô na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Donizete Braga (PT) fará a solicitação nesta semana.

Procurada, a concessionária Via Quatro não respondeu quantas panes ocorreram na Linha 4-Amarela em 2011.”

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra nobre Deputado João Antonio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Analice Fernandes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Dilmo dos Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rui Falcão. (Pausa.)

Esgotada a lista de oradores inscritos para falar no Pequeno Expediente, vamos passar à Lista Suplementar.

Tem a palavra o nobre Deputado Sebastião Santos. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Marcos Martins. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Edson Ferrarini. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Itamar Borges. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Mentor. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Alex Manente. (Pausa.) Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado José Bittencourt. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputada Maria Lúcia Amary. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Celso Giglio. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Carlos Gondim. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Antonio Salim Curiati. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Vinícius Camarinha. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Orlando Bolçone. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Cezar. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais. (Pausa.) Tem a palavra o nobre Deputado Ed Thomas, pelo tempo regimental.

 

O SR. ED THOMAS - PSB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente Jooji Hato, quero cumprimentar funcionários e funcionárias, os trabalhadores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a todos os cidadãos que acompanham pela TV Assembleia os trabalhos desta Casa, e nesse Pequeno Expediente quero também trazer boas notícias.

Antes quero dizer que a boa noticia é o aniversário do Corpo de Bombeiros, não só de São Paulo, mas também os 50 anos do Corpo de Bombeiros da Grande Presidente Prudente.

Quero trazer a informação de que será enviado para esta Casa de Leis o anúncio de pedidos também deste Deputado e que o Governo do Estado atende: a Unesp para o interior do Estado.

A Grande Presidente Prudente já tem sua Unesp. É o Governo trabalhando para a cidade de Dracena, a cidade de Tupã, e também a cidade de Paranapanema. Tomara que esse projeto tão importante chegue rápido a esta Casa, pois são pedidos que fizemos, reiteramos, e que já estão prestes a acontecer.

Quero registrar, Sr. Presidente, a presença neste último final de semana do Governador Geraldo Alckmin no interior do Estado, em especial visitando a 10ª Região Administrativa fazendo entregas de moradias. Em Álvares Machado, foram entregues 117 apartamentos. De um total de quase 900, restam ainda 800.

Houve uma demora, é importante o começo, mas o mais importante é terminar. Que a obra seja concluída e entregue aos mutuários. Com certeza o maior sonho, materialmente falando, de uma família, é ter a sua casa própria. No interior aconteceram alguns atrasos na entrega, mas aos poucos isso vem sendo feito, sendo concluídos alguns conjuntos habitacionais sob um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta. Na cidade de Álvares Machado foram entregues 117, em Ipê foi entregue um e haverão outros ainda. A verdade é que há um anúncio para aquela região do oeste paulista, cuja capital regional é Presidente Prudente, para os 54 municípios, de mais de 5 mil residências. Algumas estão em construção, algumas já foram entregues, outras vão ter início e os prefeitos estão adquirindo outros terrenos, o que está sendo conversado e colocado em documento com a Secretaria de Habitação.

Falando em Secretaria de Habitação não posso deixar de registrar com muito respeito, carinho e admiração o trabalho que o Deputado Silvio Torres, hoje secretário de Habitação do Estado de São Paulo, vem realizando nessa Secretaria. É com certeza um secretário muito trabalhador e quero agradecer a ele pelo olhar de sensibilidade para com a minha região.

Na visita do governador ao oeste do estado estava também o coronel Gervásio, da Defesa Civil. Houve a entrega de pontes na cidade de Alfredo Marcondes, em Álvares Machado e o anúncio, feito pelo governador, de obras a serem feitas, desde a doação de prédios de expurgo que vão se transformar em praças, de galerias, de recapeamento, de moradias, de construção e de muita infraestrutura. Estivemos conversando com o governador e solicitamos muito mais.

Na semana que se passou, além da visita do governador tivemos também a visita do secretário de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia. Ele anunciou 19 creches. Vinte milhões de reais e a construção, até 2014, de mil creches neste estado. É, então, uma ação social muito forte para as crianças e para a habitação deste estado. Até porque no nosso estado o assalariado tem condição de ter sua casa própria, de participar do Sistema Habitacional pagando com um salário. Porque é muito fácil fazer casa para 5, 6, 10 salários, esse tipo de financiamento. Mas, o que mais necessitamos é de habitação para quem ganha até um salário mínimo. E no Estado de São Paulo tem havido essa política.

Agradeço a presença do Governador Alckmin pelos despachos, pelas obras anunciadas e as que estão terminando. Agradeço ao secretário Silvio Torres, ao Deputado Rodrigo Garcia e ao coronel Gervásio pelas presenças e anúncios importantes para o interior do estado. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Roberto Morais.

 

O SR. ROBERTO MORAIS - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, assessoria presente, pessoas que nos acompanham nas galerias, é importante sua presença aqui vendo o trabalho dos deputados, telespectador da TV Assembleia. Parabéns, Deputado Ed Thomas, pelas conquistas da sua região. Amanhã o Governador Geraldo Alckmin estará em Piracicaba. Na Caterpillar ele conhecerá o primeiro grupo de geradores para propulsão diesel elétrica para atender clientes do segmento marítimo e também de petróleo.

A Caterpillar de Piracicaba é para nos motivo de orgulho. Ela emprega praticamente 7 mil funcionários e cresce continuamente. Ela é muito bem presidida pelo Luiz Carlos Calil, presidente da Caterpillar do Brasil e são quase 40 anos de serviços prestados a Piracicaba. Amanhã, às 10 horas da manhã, o governador inicia uma maratona na cidade justamente pela Caterpillar. Ele ficará algumas horas andando pela fábrica e conhecer o novo investimento em Piracicaba. A empresa é americana, mas é orgulho dos brasileiros, tendo se instalado há 36 anos na cidade de Piracicaba.

Além desse evento na Caterpillar o governador do estado vai anunciar o aglomerado urbano de Piracicaba e eu vou precisar muito da ajuda dos deputados desta Casa. Desde 2004, nosso segundo mandato, tramita nesta Casa nosso projeto de criação do aglomerado urbano de Piracicaba. Foi na segunda metade do governo Alckmin. Daí veio o governo Serra, houve muita discussão envolvendo a Emplasa, e, assim que terminou a eleição de 2010, quando já se discutia a formação do novo secretariado, eu conversei com o nobre Deputado Edson Aparecido, ex-companheiro desta Casa. Ele, hoje deputado federal, dizia da intenção do Governador Alckmin de criar pelo menos mais uma secretaria. Algumas foram desmembradas. Disse-me o Deputado Edson Aparecido: Você tem um projeto do aglomerado urbano de Piracicaba. O governador vai volta a esse assunto.

Primeiro, vamos aprovar a região metropolitana de São Paulo, que ainda não existe. Já está pronto também o projeto do aglomerado de Jundiaí, do Vale, Piracicaba e depois Sorocaba. Nós nos organizamos no dia 16 de março, no primeiro dia após a posse da nova legislatura, protocolamos novamente o projeto de nossa iniciativa. Como tem vício de iniciativa o governador dá crédito aos deputados que lutam pelos seus aglomerados e amanhã ele vai assinar a mensagem provavelmente com a presença do Presidente Barros Munhoz. Será, então, remetido a esta Casa, para que ainda no primeiro semestre o aglomerado urbano da nossa cidade seja aprovado, o que para mim é motivo de orgulho.

Amanhã, também, ele vai liberar 20 milhões de reais para equipar o Hospital Regional que está sendo construído pela prefeitura. Ele deverá ter em torno de 200 leitos só de SUS.

No ano passado o prefeito pediu a nossa intervenção junto ao governo do estado para liberar e equipar. Levantar parede, como disse o prefeito, não é tão difícil, o problema é equipar e manter esse hospital que Piracicaba irá receber até o início do próximo ano.

Então, é realmente uma vitória política. Não para o deputado, mas para a grande região que representamos. Piracicaba ficou durante 12 anos sem representante. De 99 para cá conseguimos cortar o cordão umbilical com Campinas, deixamos de ser fim de linha e muitas conquistas ocorreram na cidade. Hoje tivemos a presença do secretário de Segurança Pública, pela manhã. Ele estava acompanhado do delegado-geral Dr. Marcos Carneiro e deu posse ao novo delegado do Deinter 9, de Piracicaba. Ele foi empossado numa solenidade na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba presidia pelo Jorge Adersa, que participa tudo de bom que acontece em Piracicaba. Foi um ato importante. Houve a troca do comando do Deinter 9, assumiu o novo delegado em que esteve presente o secretário de Segurança Pública, Dr. Antonio. Enfim, a cúpula da Polícia Civil estava presente.

Amanhã, a partir das 10 horas, temos esse compromisso com o governador do estado acompanhando-o nesses anúncios importantes a partir da reunião na Caterpillar. Muito obrigado, Sr. Presidente, Srs.Deputados e pessoas que nos acompanham nesta tarde.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Rodrigo Moraes.

 

O SR. RODRIGO MORAES - PSC - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, público presente nas galerias desta Casa, telespectadores da TV Alesp, funcionários desta Casa, é com muita alegria que venho à tribuna no dia de hoje para deixar registrado que ontem estive em Brasília para participar de uma Sessão Solene em comemoração aos 14 anos da Igreja Mundial do Poder de Deus. Uma igreja ainda adolescente, que tem crescido muito no nosso país e também em outros países do mundo. Foi uma sessão solene encabeçada por vários deputados federais - José Olímpio, Lincoln Portela, Francisco Floriano e demais bancadas daquela Casa.

Ontem foi um dia que marcou a história dessa instituição porque ouvimos deputados de várias bancadas falarem de como tem crescido as ações sociais que a igreja tem realizado através da AMAS - Associação Mundial de Assistência Social, que tem procurado socorrer as pessoas mais necessitadas, as pessoas carentes, as pessoas que vivem nas ruas. O plenário da Câmara Federal ficou lotado. Contamos com a presença do apóstolo Valdemiro Santiago, fundador e presidente da Igreja Mundial; um homem simples que tem mostrado ao nosso país um grande trabalho, levando a palavra de Deus a quem mais necessita.

Em nosso país temos visto problema das drogas: crianças jovens se envolvendo com as drogas, que acabam destruindo famílias. Eu que sou o deputado mais jovem desta Casa e convivo com os jovens, nesse trabalho social que realizamos, vemos a forma que eles chegam. Através da palavra, através daquilo que Deus nos deixou na Bíblia Sagrada, depois de muita orientação social, espiritual, vemos pessoas que estavam consumindo drogas há 10, 20 anos, testemunharem que saíram do crack, da cocaína, que se libertaram das bebidas alcoólicas legalizadas no nosso país, que destroem famílias. Vemos mães, esposas que chegam lá sofrendo por causa de contendas familiares que começaram por causa do consumo de bebidas alcoólicas. Vemos o mal que o cigarro faz pra a saúde. Vemos pessoas se libertando desse vício.

Então, quero deixar registrados minha gratidão e meus parabéns aos deputados de Brasília que realizaram a sessão solene, ontem, em homenagem aos 14 anos da nossa Igreja. Deus tem abençoado esse ministério, pois já são 3500 igrejas no Estado de São Paulo. Temos um projeto de multiplicação desse número para o próximo ano.

Então, Sr. Presidente, queria aqui deixar esse registro porque sabemos o quanto a prefeitura, o governo estadual e o governo federal investem. Vimos a questão da Cracolândia. Estão tentando reabilitar as pessoas, ressocializá-las, trazê-las novamente ao convívio da sociedade. Vemos que em muitas das vezes não conseguem obter êxito, não conseguem obter sucesso. Um trabalho que não custa nada para o governo, não onera em nada o governo. Às vezes é discriminado, perseguido, impedido de funcionar. Mas vamos em frente, continuamos lutando porque temos certeza que independente de religião, não importa qual seja o ministério, cada porta que é aberta, estão ali levando uma pala Ra de bem, a palavra que Jesus nos deixou, que é a união, a reabilitação das pessoas para que saiam dos vícios, saiam da marginalidade. É importante um carinho especial de nossa parte, legisladores, do nosso governador, dos prefeitos, porque isso é muito importante para o nosso país. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença de alunos da EE João Ernesto Figueiredo, da linda cidade de Joanópolis, acompanhados do professor Luiz Alexandre de Figueiredo, a convite do nobre deputado Edmir Chedid. (Palmas.)

Tem a palavra o nobre Deputado Luiz Claudio Marcolino, pelo tempo regimental.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras. Deputadas, funcionários e funcionárias da Assembleia Legislativa, alunos e professor que nos acompanham nas galerias, hoje na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento aprovamos a realização de um seminário para discutir a regionalização do Orçamento, inclusive trazendo experiências da regionalização do orçamento. Há um trabalho feito no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais; algumas experiências em que o estado é pensado na sua totalidade. Também aprovamos um convite ao Secretário de Planejamento. Recebemos na Assembleia Legislativa o Secretário da Fazenda e discutimos a execução orçamentária, mas é também necessário pensar o planejamento do orçamento de forma que o estado consiga desenvolvê-lo. As regiões do Vale do Paraíba, da Alta Paulista, do Vale do Ribeira, a região da Mogiana. Temos regiões no Estado de São Paulo que precisam se desenvolver.

Acabamos de ouvir o deputado Roberto Morais falando da criação do Aglomerado de Piracicaba. Já aprovamos o Aglomerado de Jundiaí, estamos discutindo o Aglomerado de Sorocaba, a Região Metropolitana de Campinas, a Região Metropolitana de Santos, a própria Região Metropolitana da Grande São Paulo. E boa parte do Orçamento do estado está destinada às regiões metropolitanas e aos aglomerados urbanos. E queremos que o estado se desenvolva na sua totalidade.

Então, esse seminário que aprovamos hoje na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento vai ajudar a pensar o estado na sua totalidade, em regiões que não têm hospital regional, que não têm estrutura ferroviária. Não dá para pensar em metrô somente na cidade de São Paulo, é preciso pensar na região metropolitana. É preciso estrutura ferroviária para Sorocaba, Jundiaí, Campinas; não dá para pensar de forma individualizada ou localizada. Tem que se pensar de forma regionalizada. Então, o orçamento regional é fundamental para desenvolver o nosso estado.

Sr. Presidente, discutimos muito e vamos retomar agora as audiências públicas no Estado de São Paulo. E o deputado Roberto Morais acabou de dizer que vai destinar à cidade de Piracicaba recursos para o hospital regional.

É importante frisar que foi uma demanda apresentada na audiência pública pela população da região de Piracicaba. Havia um compromisso do secretário Semeghini e do secretário Beraldo ter uma reunião com a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento para fazermos uma adequação entre as ações propostas pela população na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e o acompanhamento da execução do estado. É importante anunciar recursos para a Saúde, mas é também importante frisar que foi uma demanda da população de Piracicaba, foi uma demanda dos vereadores, do prefeito, da sociedade civil organizada. Queremos a regionalização para que os deputados e a população também possam acompanhar o Orçamento do Estado. Então continuaremos batendo nessa tecla, porque a regionalização é fundamental para desenvolver o nosso Estado. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, esgotado o tempo destinado ao Pequeno Expediente, vamos passar ao Grande Expediente.

 

* * *

 

- Passa-se ao

 

GRANDE EXPEDIENTE

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Por permuta de tempo com o nobre Deputado José Bittencourt, tem a palavra o nobre Deputado Pedro Tobias, Presidente do PSDB estadual, pelo tempo regimental.

 

O SR. PEDRO TOBIAS - PSDB - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, jovens presentes nas galerias desta Casa, como Presidente do PSDB, se me permitem, falarei um pouco sobre a prévia do nosso partido. Acho que a prévia é um mecanismo democrático; não é só a cúpula do partido que decide; é preciso consultar as bases, a militância. Andando por todo o Estado, vemos a felicidade dos militantes ao nos cumprimentarem. Isso porque no passado todos os partidos se lembravam dos militantes na época de conseguir voto; finda a eleição colocam os militantes numa caixa e só voltam a procurá-los quatro anos depois.

No nosso partido criamos essa prévia em que o voto de qualquer militante é igual ao de qualquer membro da liderança. Acho essa uma forma mais democrática. Faltam duas semanas. Espero que essa experiência sirva de modelo não só para o PSDB de São Paulo, mas também para o PSDB de todo o Brasil. Quem sabe já para a próxima eleição façam prévias para governador e Presidente da República. Acho que deveria haver prévias e dar também exemplo para outros partidos. Falo isso porque os partidos estão hoje escangalhados porque nem nós mesmos respeitamos as decisões partidárias.

Sr. Presidente, por isso faço um apelo a todos os militantes para que participem no próximo dia 25 da prévia. Temos três candidatos: José Aníbal, Ricardo Tripoli e o José Serra. Os três candidatos são excelentes, têm currículo. Eu, na qualidade de Presidente do PSDB, espero que meu candidato ganhe a eleição.

Portanto, vocês militantes da Cidade de São Paulo, não deixem de comparecer no dia 25 para mostrar, não só para o nosso Partido, como para outros partidos, assim como para a sociedade que podemos resgatar esse papel de militante que estamos perdendo a cada dia.

Sr. Presidente, falando sobre outro assunto, ontem acompanhamos nosso Governador, Geraldo Alckmin, na região de Bauru, quando foi assinado convênio para construção de creches e escolas em 48 cidades. Foi uma homenagem às mulheres pelo Dia Internacional das Mulheres, porque creche acaba sendo mais importante para a mulher, porque nossa sociedade ainda é machista, homem não cuida de criança pequena, esse é um problema da mulher. Esse convênio agraciará a região com 46 obras. Enfim, na Região Administrativa de Bauru foram destinadas 22, só nessa fase. Na primeira fase foram oito. Faltam apenas nove cidades a serem contempladas na nossa região.

Isso significa política social, isso significa trabalho e não discurso, Sr. Presidente. Cada uma dessas creches está avaliada em 1 milhão e 200 mil reais, creches essas que acolherão, no mínimo, 150 crianças.

Começaremos com creches e escolas, e quem sabe futuramente a Educação melhore no Estado de São Paulo.

Hoje, sabemos que a Educação não anda às mil maravilhas, mas está melhorando e queremos que melhore ainda mais. Vejam como os países asiáticos cresceram quando melhoraram a Educação. Falo do meu caso em especial: vim de fora, não estudei aqui, tive uma boa formação, cursei uma boa faculdade, e por isso venci na profissão, venci na política. É só dar uma boa educação que a população se vira sozinha. Não precisa de bolsa família, não precisa de ajuda do governo, não precisa de nada.

Você, jovem, precisa estudar muito, não só para passar de ano, mas para ter capacidade. Hoje acabou o tipo de estudo como era na minha época. Hoje é preciso de inovação. É preciso que as escolas e os professores corram atrás de inovação para vencer na vida, pois a concorrência é muito grande.

Portanto, apelo para todos os partidos políticos para que não politizemos as áreas de Educação e Saúde. A Educação e a Saúde são maiores que os partidos políticos. O governo é passageiro, mas a Educação é permanente. Para melhorar a Educação não bastam, um, dois ou três mandatos; para que melhoremos a Educação em nosso país é necessária uma geração.

Por isso que fiquei - como já disse - muito feliz ontem com essa liberação de construção de creches e escolas em 46 cidades da minha região. E mais ainda, o Governo autorizou duas áreas de acesso na minha Cidade de Bauru. A duplicação de vias começou em Bauru e irá até Ipaussu; e vai ser feito, ainda neste ano, até Piratininga. E mais ainda, fomos à outra cidade e entregamos 126 casas para a população de Reginópolis. Esse é um trabalho social, são casas, creches. Como também autorizou em nossa região na semana próxima passada, a construção de 12 rodoviárias urbanas nas cidades pequenas que não têm condições para construir rodoviárias.

Hoje foi autorizada a construção de mais quatro escolas, e ontem já tinha autorizado mais uma escola estadual em Bauru. Isso é trabalho social, não é favor para um ou outro. A escola é para a população, rodoviária é para a população, independentemente de quem seja governo, ou de quem seja oposição.

Essas creches deixam-me mais feliz que qualquer obra, porque muitas mães hoje precisam trabalhar - quase todas - e não têm lugar para deixar a criança durante a jornada de trabalho. Pedimos para o prefeito também - não podemos legislar nesse sentido - que não fechem as creches durante as férias escolares, porque a mãe também merece um mês de férias. Acho que as creches deveriam ter apenas um mês de férias por ano, e não dois ou três meses como acontece atualmente, porque hoje as creches estão ligadas à Educação.

Enfim, nosso Governador Geraldo Alckmin, nós do PSDB não vendemos mercadoria que não entregamos. Nós entregamos a mercadoria e depois falamos dela, isso difere do procedimento de muita gente. O PSDB tem o mesmo discurso antes, durante e depois da eleição. O nosso discurso é voltado para essa classe que precisa de governo, porque rico não precisa de creche e escola do governo, rico não precisa de rodoviária, tem carro próprio com motorista pago por ele. Rico não precisa de hospitais públicos.

O povo de São Paulo é sábio, pois está elegendo o PSDB ano após ano, mandato após mandato. Sabemos que devemos muito à população; tem muita coisa a ser feita. Nunca enganamos a população. Administrar a Cidade de São Paulo, administrar o Estado de São Paulo, que é o mais rico, mas é também o que tem mais problemas de todos outros.

Hoje, o melhor hospital de Alagoas fica no Estado de São Paulo, a melhor universidade, para qualquer outro estado, está no Estado de São Paulo. Todos os outros estados mandam seus doentes para cá. Vossa Excelência, que é médico, sabe disso: 50% de todos os transplantes feitos no Brasil são realizados aqui em São Paulo; de todos os pacientes com câncer no Brasil, mais de 55% são tratados aqui em São Paulo. O

Centrinho da USP, que é o meu orgulho, corrige o defeito de portadores de fissuras labiopalatais, em Bauru, 70% dos pacientes vêm de outros estados; mas fica na conta de São Paulo.

Hoje está faltando, sim, dinheiro para a Saúde, porque todas as AMEs, todas as unidades do Lucy Montoro não entraram no SUS. Ficaram na cota do Estado e não podem entrar no SUS. E o nosso Ministro, fanfarrão, veio fazer festa em todas as cidades, oferecendo tudo, mas deixando tudo nas costas do Governo do Estado. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência gostaria de anunciar a presença do ex-Deputado Milton Flávio. (Palmas.)

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, há uma permuta entre a nobre Deputada Célia Leão e o nobre Deputado Carlão Pignatari. Portanto, tem a palavra o nobre Deputado Carlão Pignatari.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, assomo à tribuna para continuar o assunto abordado pelo Presidente do meu partido, nobre Deputado Pedro Tobias.

Há 60 dias tive a missão, entregue pelo Presidente Barros Munhoz, de representar o Parlamento paulista numa reunião da Associação Médica Brasileira. Estavam presentes representantes da OAB, da Associação Médica Brasileira, da Associação Paulista de Medicina, de sindicatos de médicos, da confederação de médicos, dos conselhos dos Consemas, Conselhos Municipais de Saúde, para que fizéssemos uma grande luta neste País para fixarmos no Orçamento da União 10% da receita corrente líquida para a área da Saúde.

É inadmissível o que está acontecendo. Vossa Excelência é médico, Presidente. Vossa Excelência sabe que não é possível fazer um hemograma completo por R$ 4,10. Não é possível fazer um exame de glicemia por R$ 1,85, que é o que o SUS repassa. Não é possível fazer uma cesariana por 500 e poucos reais, isso com auxílio médico, internação, anestesista, pediatra. O médico ginecologista recebe R$ 133,00 por parto, que é o que o SUS paga.

É por isso que a Saúde pública não vai bem. É por isso que temos um problema sério de saúde no nosso Estado e no Brasil todo. Vemos pela imprensa crianças morrendo, pessoas em macas, em chão de hospitais. Isso é falta de compromisso do Governo Federal com a Saúde pública. Temos que exigir que Saúde seja prioridade de qualquer governo. Temos que exigir que o Governo Federal cumpra o preceito constitucional, aplicando 10%, porque os municípios são obrigados a aplicar 15 por cento. Todos os estados são obrigados a aplicar 12 por cento. Neste ano, estão sendo aplicados 71 bilhões de reais no Ministério da Saúde. Isso dá menos de 7% da receita corrente líquida, fora o que foi vinculado na imprensa 30 dias, de que houve uma glosa no orçamento do Ministério da Saúde de 5,5 bilhões de reais.

O povo paulista, o povo brasileiro têm que saber se o compromisso desse Governo Federal é fazer com que a Saúde pública funcione ou não. Como se pode congelar o orçamento do Ministério da Saúde que já não tem recurso, e não congelar o Orçamento do Bolsa Família, do Bolsa Escola, que as pessoas precisam? Quer dizer, não é para retirar verba de nenhum. É para que as verbas continuem aumentando, e é isso que o Governo está fazendo, mas não está dando quase nenhuma atenção à Saúde pública!

Nós temos com a Saúde pública uma preocupação enorme, uma preocupação que chega a me dar tristeza. Fui provedor da Santa Casa de Misericórdia do Município de Votuporanga. Sou diretor até hoje e sei das dificuldades e dos compromissos por que todos os hospitais públicos do Estado estão passando. O Deputado Jooji é médico e sabe do que estamos falando, de que não é possível fazer saúde pública sem dinheiro novo.

O Orçamento do ano passado era de 69 bilhões; o deste ano, 71 bilhões, menos do que a inflação. E, além disso, foram glosados 5,5 bilhões de reais. Não é mais possível. Esse Governo Federal que aí está não tem compromisso com a Saúde! É muito bonito fazer propaganda, como foi feito nas grandes redes de imprensa, sobre a Rede Cegonha. No ano passado gastou-se muito dinheiro com a imprensa, nacionalmente, mas em nenhuma cidade do Estado de São Paulo está implantada a Rede Cegonha. Foi só propaganda eleitoral e política. Não podemos de maneira nenhuma mais ter a politicagem tomando conta da Saúde pública do nosso País.

O Governo de São Paulo, o Governo do PSDB, o Governador Geraldo Alckmin cumpre o preceito constitucional, que é aplicar no mínimo 12% na área da Saúde. E isso só acontece em mais três estados brasileiros. Estou participando da frente, em que estamos numa luta enorme para conseguirmos um milhão e 300 mil assinaturas, para que um projeto de iniciativa popular, como foi o tão bem sucedido Projeto da Ficha Limpa, faça com que o Governo Federal respeite pelo menos esses um milhão e 300 mil eleitores que assinaram esse projeto.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Claudio Marcolino.

 

* * *

 

Isso é uma grande colaboração. Estou deixando aqui uma lista com o nome dos 94 deputados. Gostaria que todos, sem exceção, participassem e nos ajudassem na coleta dessas assinaturas. Isso é de extrema importância e de extrema necessidade para o nosso País.

 

O SR. CARLOS CEZAR - PSB - COM ASSENTIMENTO DO ORADOR - Muito obrigado pelo aparte, Deputado. Quero me somar a essas assinaturas. Vossa Excelência coloca de forma sábia esse dispositivo constitucional que infelizmente não vem sendo aplicado. A Saúde é importantíssima para a sociedade. Embora haja essa exigência legal de 15% aplicado na área da Saúde, hoje, em Sorocaba, são aplicados mais de 27%, o que não acontece em outras esferas governamentais.

Vossa Excelência, acertadamente, está tomando essa iniciativa e queremos, juntamente com V. Exa., encampar essa batalha para trazermos resultados. Parabéns, Deputado.

 

O SR. CARLÃO PIGNATARI - PSDB - Obrigado, Deputado Carlos Cezar. Sei que V. Exa. batalha pela Saúde pública. Temos certeza de que nesta semana vai haver uma reunião de representantes da Associação Paulista de Medicina com a assessoria da CNBB. A CNBB está fazendo, este ano, a Campanha da Fraternidade sobre a defesa da Saúde pública. Estamos indo a essa reunião para pedir à CNBB que nos ajude na coleta de assinaturas e na divulgação desse projeto de extrema importância para o nosso País. Vi o Deputado Pedro Tobias dizer que não podemos fazer política com Saúde, Educação. Política pública nós podemos fazer política com Saúde, com Educação. Penso que política pública nós podemos fazer. Não podemos é fazer politicagem. O que aconteceu, Deputado? Quando caiu a CPMF, a partir desse dia o Governo Federal do PT decidiu que a Saúde agora é problema dos Estados e dos municípios, porque tiraram o recurso da União.

Isso não é correto. Isso não é justo. Estamos numa Federação, são vários Estados junto com o Governo Federal. A Saúde tem que ser feita com o município, com o Estado e com o Governo Federal, senão a nossa Saúde vai continuar na UTI, como está até hoje.

Não é mais possível, temos que levantar as nossas vozes. Temos que levantar a nossa vontade, participar desses eventos, para que juntos possamos dizer, um dia, que a Saúde pública é de primeira qualidade, está no primeiro lugar. Que a Saúde seja prioridade de todos os governos; e prioridade é aplicar, no mínimo, 10% da receita corrente líquida na Saúde pública. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Jooji Hato, por permuta com o nobre Deputado Carlos Bezerra.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, quero parabenizar o nobre Deputado que me antecedeu, Carlão Pignatari, que tratou de um tema extremamente importante, que é a Saúde.

A Saúde está abandonada, não temos atendimento médico-hospitalar condizente com a dignidade humana. A Saúde consome grandes recursos; gasta-se muito, e não temos o atendimento que desejaríamos ter.

A Medicina preventiva é fundamental, assim como a Segurança preventiva. Quem consome os recursos da Saúde? Eu não tenho dúvidas de qualquer pessoa pode entender que a violência consome leitos de UTI, leitos cirúrgicos.

Em Jundiaí, na sexta-feira, um jovem de 23 anos levou um tiro, numa moto, e estava com um garupa. Uma outra moto, preta, seguiu e atirou, derrubando o garupa. Foram vítimas de assalto. O garupa foi para o hospital e está tetraplégico. Se sobreviver vai ficar numa cadeira, vai dar trabalho para a família. Ele não tem mais autonomia, é um tetraplégico como tantos outros, que se acidentaram como garupa de moto.

Recentemente uma jovem saía de Campo Limpo, dirigindo-se ao trabalho, juntamente com o esposo Alexandre, no sábado pela manhã. Sofreram um acidente por causa de um motorista embriagado, e os dois acabaram morrendo.

Se fizéssemos a Segurança preventiva, diminuiríamos as despesas com hospitais. Como o Deputado Pignatari disse, iremos amanhã à tarde a Aparecida do Norte, onde nos encontraremos com o Presidente da CNBB, a fim de ajudar as Santas Casas e hospitais, que vivem o dilema de fechar ou não, estão em falência. Vamos pedir que a CNBB nos ajude a angariar assinaturas para encaminharmos ao Congresso Nacional um Projeto de lei.

Se tivéssemos uma cidade segura, se não gastássemos tanto com a violência, talvez não precisássemos ir a Aparecida amanhã, deixando esta Casa, vários Deputados, principalmente os da Frente Parlamentar pró-Santas Casas, na qual me incluo.

Mas vivemos num país bom. Não temos vulcão, deserto, terremoto ou maremoto, como aconteceu no Japão, aquele tsunami que arrasou uma parte do país. Este País é abençoado por Deus, porque temos uma grande extensão territorial, com clima favorável à produção. Tudo o que plantamos colhemos. Podemos exportar para o mundo, que grande parte está passando até fome. Este País pode ser um celeiro mundial na produção de alimentos para o mundo, levando saúde aos outros países.

Mas infelizmente este País convive com um grau inaceitável de violência. Trabalhadores rurais são assaltados, os sítios e as fazendas, em Cotia, Ibiúna, no Cinturão Verde. Essa violência consome leitos importantes, de UTI, leitos cirúrgicos, fazendo que os hospitais não possam atender aquelas pessoas que sofrem acidente, ou que de repente têm uma moléstia.

Este País é abençoado por Deus. Deus escolheu este País até para morar. Mas infelizmente os nossos governantes não enxergam que as armas e as drogas atravessam as fronteiras: Paraguai, Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, trazendo infortúnios. Jovens portam metralhadoras na Cidade de São Paulo e assaltaram o Hospital Albert Einstein ontem. Cerca de 15 marginais assaltaram o Banco Safra lá, e fugiram em três motos. Eles utilizam a moto porque é um veículo rápido.

Ficamos assistindo, a todo instante, à divulgação desses casos e de tantos outros que não são divulgados. No Einstein as três motos, com garupa, fugiram. E fogem mesmo. A polícia não consegue pegar, porque a moto é muito rápida. O capacete é uma máscara, não permite a identificação. Pode ser que identifiquem os assaltantes do Einstein, porque eles fizeram uma ficha, mas talvez as fichas sejam falsas.

Esta Casa cumpriu a sua tarefa. O Ministro Padilha, da Saúde, apoiou esse projeto porque é um homem inteligente, que sabe. Se nós promulgarmos essa lei da moto sem garupa, talvez economizemos muitos recursos, e poderíamos oferecer leitos aos nossos pacientes que precisam, por outras patologias ou por outras moléstias.

O sentimento de impunidade é tão grande, que ontem os assaltantes atravessaram o ônibus, no Butantã, no Jardim Arpoador. Explodiram cinco caixas eletrônicos do Banco Itaú. Vejam a ousadia! Atravessam o ônibus para que a polícia não venha, dificultando o acesso da polícia ao local. Explodiram os caixas eletrônicos, aqui perto de nós, no Butantã, na Marginal Pinheiros. O motorista, o cobrador e os passageiros são feitos reféns. O povo fica refém entre a Polícia e os marginais. Eles trocam tiroteios e nós ficamos no meio. Os marginais são tão ousados que usam armamento de Exército, usam fuzis. O fuzil é uma arma do Exército que nem os carros blindados resistem a ele.

De onde vêm essas armas? Do Paraguai, da Bolívia, do Peru, da Colômbia. E por que não cercam as fronteiras? Ah, não temos contingente... Se não há contingente, recrutem soldados do Exército! Eles treinam o dia inteiro para uma guerra que não vai ter. Se houver, o Planeta Terra será destruído. E nós estamos numa guerra. Só na Capital, morrem mais pessoas do que na Guerra da Bósnia.

Por que não fazer um convênio com o Exército, utilizar os soldados treinados, que, inclusive, estão consumindo recursos do povo, assim como a Aeronáutica, a Polícia Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil. E não temos segurança! Somos obrigados a contratar segurança particular! Os comerciantes, os cidadãos já não aguentam pagar tantos impostos.

Aí vêm os parlamentares à tribuna dizer que o SUS paga R$ 500,00 por uma cesárea. É claro! Não tem dinheiro; gasta-se dinheiro com a violência! O Governador tem que contratar mais policiais, tem que fazer mais delegacias de Polícia, tem que fazer batalhões, tem que construir tantas coisas por não fazer segurança preventiva.

Acredito que se fizermos segurança preventiva, não precisaremos contratar tantos policiais e pagar mal a eles. O pior é isso. Contrata-se tanto, a verba é limitada e tem que se pagar mal. Assim como o Ministério da Saúde tem gastos com a violência e acaba não pagando decentemente uma cesárea ou um parto normal. Muito obrigado.

 

O Sr. Presidente - Luiz Claudio Marcolino - PT - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, tem a palavra o nobre Deputado Hamilton Pereira.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. Hamilton Pereira - PT - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, servidores da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, caros telespectadores da TV Alesp, no ano passado, ocupei muitas vezes esta tribuna para falar sobre um tema que escolhi para uma trincheira de luta.

No início de 2011, deparei-me com a questão dos desaparecimentos de pessoas no Estado de São Paulo. Existem no nosso Estado várias organizações que militam na busca de pessoas desaparecidas. São mães, pais, parentes desesperados que, tendo apelado aos órgãos policiais não encontraram resposta para a sua agonia.

Fui procurado por várias dessas pessoas e organizações e resolvi começar a fazer da luta deles a minha luta. Assim, auxiliado por essas organizações, com os dados de que elas dispunham sobre os desaparecimentos no Estado e os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, elaborei o Projeto de lei nº 463/2011. Falei desse projeto inúmeras vezes desta tribuna, ao ponto de, com dados muito concretos, ter convencido os nossos pares a votá-lo por unanimidade. Foi assim que aprovamos o Projeto de lei nº 463/2011, numa Sessão Extraordinária, o que foi comemorado pelos Srs. Deputados e pelas Sras. Deputadas. Afinal de contas, propúnhamos a criação de um banco de dados de pessoas desaparecidas no Estado.

Têm sido alarmantes os números de desaparecidos registrados, a cada dia, no Estado. De acordo com dados da Polícia Civil, divulgados pela imprensa em fevereiro de 2011, o número de pessoas desaparecidas em São Paulo chegou a 13.089, entre 1º de janeiro de 2008 a 9 de fevereiro de 2011. Isso perfaz uma média de 11 pessoas desaparecidas por dia no Estado de São Paulo.

Foi por isso que elaboramos esse projeto de lei, criando um banco de dados das pessoas desaparecidas, não só com as características físicas, mas também com as genéticas: “As Mães da Se”, “As mães em Luta”, “Associação de Busca a Crianças Desaparecidas de São Bernardo do Campo”. Quando aprovamos o projeto, como disse, foi uma comemoração neste Plenário.

Infelizmente, esse nosso projeto acaba de chegar do Palácio dos Bandeirantes - pasmem, senhores e senhoras - com veto total! Ou seja, o Estado não dispõe de um instrumento de busca a pessoas desaparecidas. O Poder Executivo nada propõe e, quando a Assembleia Legislativa apresenta um instrumento de ajuda a essas famílias que perderam seus entes queridos, o Governador veta na íntegra o projeto.

Algumas emissoras de televisão publicaram matérias, ao longo de 2011, sobre essa questão. A seguir, assistiremos a uma matéria que mostra o dilema dos familiares a esse respeito.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

É isso, Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados. O nosso projeto, aprovado por unanimidade deste plenário, acaba de ser vetado na íntegra. Obviamente, quero fazer um apelo a todos os Srs. Deputados e Sras. Deputadas que passa agora a figurar na pauta desta Casa mais um veto do Palácio dos Bandeirantes, do Sr. Governador. Como nós todos aprovamos aquele projeto e criamos um instrumento de busca a pessoas desaparecidas no Estado de São Paulo, por uma questão de preservação da dignidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, temos de derrubar este veto. O Sr. Governador alega que veta este projeto porque a 4ª Delegacia do DHPP já tem por obrigação a busca de pessoas desaparecidas. Só que a 4ª Delegacia faz busca a pessoas que foram sequestradas. Nem todas as pessoas que desaparecem no Estado de São Paulo são vítimas de sequestro.

Deixo o meu apelo: Sras. Deputadas, Srs. Deputados, vamos derrubar este veto vergonhoso! Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, público presente, telespectadores da TV Assembleia, de volta a esta tribuna gostaria de reafirmar mais uma vez e lembrar, principalmente aos telespectadores, que, a partir de amanhã, nos dias 14, 15 e 16, no Brasil inteiro, vamos realizar grandes manifestações em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, sobretudo em defesa do Magistério público. E nessas manifestações estaremos focando o cumprimento da Lei Federal 11.738, aprovado em 2008 no Congresso Nacional, foi sancionada pela Presidência da República e foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal. Porém, essa lei não é respeitada em vários estados e municípios não só na questão do piso nacional salarial dos professores do Magistério público brasileiro, que hoje é de 1.451 reais, valor muito aquém das necessidades dos professores, mas também em outra parte da lei que determina a jornada do piso.

A lei determina que 33% da jornada total de trabalho dos professores das escolas públicas sejam destinadas exatamente ao que chamamos de trabalho extra-sala. É aquele momento em que o professor prepara as suas aulas, suas avaliações, pesquisa, faz leituras e discute o projeto pedagógico da escola. Este trabalho deve ser remunerado de acordo com a Lei 11.738, sendo que um terço da jornada tem de ser destinado exatamente a este período de trabalho. Hoje, em muitos estados, não é remunerado, o que é um absurdo. O Estado de São Paulo é um deles, não instituindo os 33% da jornada em atividade extraclasse.

Isso é muito grave. O estado mais rico da Federação descumpre essa Lei Federal, tornando-se um estado fora da lei. Com isso, está afrontando o Magistério paulista e a educação dos nossos cinco milhões de alunos matriculados na rede estadual. Ao mesmo tempo, o Governo desrespeita e afronta uma sentença do Tribunal de Justiça, que determina o cumprimento da lei. O Governo, através de manobras jurídicas, tenta protelar o cumprimento da lei, dizendo, às vezes, que já está cumprindo a lei, e, em outros momentos, dizendo que não tem condições de cumprir a lei, que não tem orçamento para contratar 50 mil professores. Enfim, é um governo que entra em contradição, mas que na prática desrespeita tanto a lei federal, como também a sentença judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A partir de amanhã, grandes manifestações serão organizadas em todo o território nacional, principalmente em Brasília pela defesa do piso nacional salarial dos professores das escolas públicas, e sobre as jornadas. Amanhã terá manifestação dos professores da rede municipal em frente à Secretaria de Gestão Pública, organizada pelo Sinpeem; no dia 16 vamos ter a manifestação dos professores da rede estadual. Provavelmente, algumas redes estarão em greve nesses três dias para pressionar os governos, os municípios e os estados.

Gostaria de frisar que o valor do piso nacional é muito baixo. Mesmo assim, muitos estados e municípios não estão cumprindo, como também não estão respeitando a jornada do piso salarial. Isso é péssimo porque além dos prejuízos incalculáveis aos professores da rede estadual de ensino, o Governo também prejudica os cinco milhões de alunos matriculados na rede estadual.

Para concluir, Sr. Presidente, manifesto mais uma vez o nosso apoio, me parece que hoje fizemos um acordo, para definitivamente votar em primeiro turno a PEC 19, dos delegados de polícia. Espero que o acordo seja cumprido e que pelo menos em primeiro turno nós possamos fazer essa votação e posteriormente votar a mesma PEC em um segundo turno.

Continuamos fazer a cobrança, Sr. Presidente e Srs. Deputados, da instalação da comissão acerca da valorização dos servidores da Segurança Pública, em especial dos investigadores e escrivãs, a Lei nº 1151/11, que no seu Art. 26, determina a criação de uma comissão mista organizada pela Assembleia Legislativa, pelo Legislativo paulista e pelo Executivo. Esse assunto ainda está pendente e não foi tomada nem uma iniciativa pelo Executivo e nem pelo Legislativo. Muito obrigado.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos até as 16 horas e 30 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Srs. Deputados, tendo havido acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Enio Tatto e suspende a sessão até as 16 horas e 30 minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 20 minutos, a sessão é reaberta às 16 horas e 36 minutos sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, como vice-Líder da Minoria, indico o nobre Deputado Enio Tatto para falar pelo Art. 82, pela Liderança da Minoria.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Enio Tatto, para falar pelo Art. 82, pela Liderança da Minoria.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PELO ART. 82 - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero divulgar uma atividade da Bancada do Partido dos Trabalhadores que tem início no dia de hoje. Trata-se de uma exposição aqui na Assembleia Legislativa para visita no Hall Monumental sobre o modo petista de governar. A exposição seguirá até sexta-feira com uma programação extensa a partir de amanhã com diversos temas e convidados. Aliás, V. Exa., Sr. Presidente, está convidado a fazer a abertura amanhã, às 10 horas, com a presença do Presidente estadual do PT Deputado Edinho Silva, do Presidente nacional Deputado Rui Falcão, dos Líderes da Bancada e da Minoria.

Qual o objetivo da Bancada do Partido dos Trabalhadores, Deputada Telma de Souza, V. Exa. que já foi Prefeita de Santos? Mostrar todas as experiências administrativas do PT no Estado de São Paulo, desde 82 quando ganhamos a primeira prefeitura; mostrar os projetos que deram certo, muito premiados nacional e internacionalmente, enfim, queremos passar isso para todos os candidatos a vereador e prefeito não só do PT, mas de todos os partidos. É uma contribuição do Partido dos Trabalhadores para todo o Estado de São Paulo. São inúmeras as propostas, as iniciativas dessas administrações. Quero lembrar o Bilhete Único, iniciativa do Governo da Marta Suplicy aqui na Capital de São Paulo e que se estende para todas as grandes prefeituras, é proposta a integração do metrô com o trem para toda a região metropolitana. São iniciativas que deram início com a administração do PT aqui no Estado de São Paulo, como até a de uma horta comunitária, que não deixa de ter seu valor, de uma prefeitura com 1.000 eleitores ou 2 mil habitantes, que fornece verduras, legumes, por exemplo, para uma creche, para uma escola, para uma Apae, um hospital ou uma Santa Casa, enfim, são experiências como essas que queremos apresentar em exposição a partir de amanhã, e será uma grande programação.

Quero convidar toda a população do Estado de São Paulo para a abertura que será amanhã com a presença do Presidente desta Casa, o Deputado Barros Munhoz, teremos das 14 às 16 horas a primeira mesa que discutirá o Planejamento Urbano: moradia, mobilidade e articulação metropolitana, com debates do Prefeito de Carapicuíba Sérgio Ribeiro, do Prefeito de Diadema Mário Reali, e o Prefeito de Osasco Emídio de Souza, sendo mediado pelo Deputado Marco Aurélio.

Em todas as mesas teremos um convidado especial. Na primeira mesa, que será amanhã, teremos a Professora Nádia Somekh, da Universidade Mackenzie.

No decorrer do dia de amanhã e na quinta-feira teremos diversas mesas com diversos temas para debatermos todos os sistemas importantes, para todas as prefeituras do Estado de São Paulo, para o Brasil, e ao mesmo tempo apresentarmos o que já temos de acúmulo de experiências nas Administrações petistas.

O tema é ‘O modo petista de governar’ e tenho certeza que será útil para todos os que vão concorrer às eleições neste ano, não só do PT, mas de todos os outros partidos, e passar essa experiência que considero salutar.

Seria muito bom que outros partidos tivessem essa iniciativa, porque acho que têm coisas boas, úteis, inovadoras e sustentáveis em todos os partidos e administrações.

Foi uma feliz ideia da bancada, do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, da Fundação Perseu Abramo, juntamente com o diretório nacional.

Quero divulgar e convidar a população para que a partir de hoje possam visitar essa exposição, e a partir de amanhã às 10 horas, que participem desses seminários, das mesas e dos debates, que serão de grande valia para os Municípios do Estado de São Paulo e para toda a Federação.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra a nobre Deputada Telma de Souza.

 

A SRA. TELMA DE SOUZA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Em primeiro lugar quero reiterar esse convite que o meu líder, Deputado Enio Tatto, acaba de proferir. Também quero agradecer a contribuição da nossa sempre Deputada Maria Lúcia Prandi, que foi uma das organizadoras desse evento com muita eficiência. Também agradecer o convite de meus colegas e companheiros, pois tenho a honra de ser a mediadora da mesa sobre a questão da Saúde na próxima quinta-feira.

Em segundo lugar, quero dizer eu faço parte da Comissão de Representação desta Casa para ir ao Congresso de Municípios, em São Vicente, que será aberto hoje, às 19 horas. Portanto, me retirarei da sessão dentro de meia hora para que eu possa chegar lá, aonde outros Deputados também estarão.

Quero dizer que além desta discussão de políticas públicas, teremos nesta Casa a professora de Sociologia e Política, Maria Victoria Benevides que dá aulas na Escola de Sociologia e Política, aqui em São Paulo, que detém informações importantíssimas.

Ao mesmo tempo, quero informar a Casa que no dia de ontem, após termos feito a votação de uma proposta da Mesa Diretora, em dezembro do ano passado, para aprovar a Procuradoria da Mulher, outros Estados no País estão copiando nossas atividades e iniciativas. Mas o Estado de São Paulo se tornou o primeiro estado a poder dar esta prerrogativa ao conjunto das mulheres do Brasil, principalmente aquelas que são admoestadas, vilipendiadas e inferiorizadas pela violência doméstica ou por qualquer outro tipo de violência.

No entanto, nossa alegria ontem ao visitar, na tentativa de expandir esse projeto da Procuradoria, agora já em nível de Câmaras, tivemos a oportunidade de ver a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itanhaém, através de iniciativas da Vereadora Regina de Oliveira, nossa vereadora do Partido dos Trabalhadores, tivemos a grata satisfação de saber que essa cidade já votou e aprovou projeto da Procuradoria da Mulher em nível municipal, tornando-se assim a primeira Câmara Municipal a ter essa prerrogativa e a instituí-la a partir da votação da próxima Mesa que ocorrerá no ano que vem, do mesmo jeito que vamos fazê-lo aqui na Casa a partir da votação que ocorrerá no próximo ano para mudança da direção da Mesa Diretora. Muito obrigada pela sua atenção.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - PELO ART. 82 - Caro Sr. Presidente, Deputado Barros Munhoz, quero cumprimentar os parlamentares em plenário, saudar aqui os nossos servidores, o público que se encontra nas galerias, e também cumprimentar o telespectador que nos assiste através da TV Assembleia.

Sr. Presidente, gostaria também de dar um enfoque na mesma linha do meu líder, Deputado Enio Tatto. Primeiro, quero cumprimentá-lo muito, porque além de ser um grande líder em nossa bancada, ele inovou muito o Parlamento do nosso Estado.

Deputada Telma de Souza, temos que fazer aqui, inclusive, um reconhecimento público, V. Exa. teve a honra de governar essa importante cidade na Baixada Santista, a nossa bela Santos, sabe o que estou falando, e reafirmo o quanto é fundamental quando o governante chama a população para discutir o Orçamento público, mas acho que isso ainda é o grande tabu do Estado de São Paulo.

Nós moramos no Estado mais importante e mais rico da Federação, mas ainda nossa população, Deputado Enio Tatto, e quero aqui separar a capital, mas especialmente os 644 municípios cobram do Governo do Estado uma política de democratizar a discussão do Orçamento estadual.

Eu digo isso porque a Assembleia Legislativa inovou quando o Deputado Enio Tatto, juntamente como nosso ex-deputado e hoje Prefeito de Diadema Mário Reali, inaugurou no Estado de São Paulo, na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, as audiências públicas. A comissão visitou as 15 regiões administrativas do nosso Estado, discutindo, ouvindo prefeitos e prefeitas, servidores públicos do nosso Estado, ouvindo a sociedade civil em relação às políticas de receita e despesas do nosso Estado.

Lamentavelmente, ainda não conseguimos avançar nas muitas demandas que foram apresentadas. Infelizmente, o Governo do Estado ainda não teve a sensibilidade de estabelecer esse paradigma de uma diminuição na distância que existe, muitas vezes, entre o Governo do Estado e a população.

Atualmente há uma proximidade muito forte do morador com o vereador, com o prefeito, com as políticas do governo federal. Porque o governo federal implementa muitas políticas públicas em cada município. E, quando o Deputado Enio Tatto vem à tribuna e faz o registro desse importante seminário que a nossa bancada - e está aberto para que todos os partidos possam participar - do modo petista, trocar experiência, ouvir as dificuldades que os prefeitos tiveram em suas gestões; as soluções para problemas gravíssimos.

Hoje eu dizia da importância da constituição da região metropolitana do Estado de São Paulo. Conhecemos inúmeras experiências muito bem sucedidas em pequenos municípios do nosso estado. Acho que essa troca de informação é crucial uma vez que este ano o eleitor brasileiro escolherá os próximos prefeitos e vereadores de nosso país.

O PT, então, dá uma grande demonstração de que quando o gestor publico conclama a população, discute o Orçamento a possibilidade de errar é bem menor. Discutem-se prioridades, temas relacionados à saúde, à educação, ao meio ambiente, a questão da criança e do adolescente.

Hoje se debate nesta Casa o problema das drogas. O crack está proliferando por todo o estado e deixou de ser exclusivo da capital, da região metropolitana. É um tema que seguramente será pautado no processo eleitoral na capital e nos municípios brasileiros, mas especialmente nos municípios paulistas. Obrigado.

 

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, solicito a suspensão da sessão por 20 minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - É regimental. Antes, porém, esta Presidência faz a seguinte convocação: nos termos do disposto no artigo 18, inciso III, alínea d, combinado com o artigo 68 do Regimento Interno, convoco reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Redação, Administração Pública e Relações do Trabalho a realizar-se no Salão nobre da Presidência, às 16 horas e 55 minutos, com da finalidade de apreciar o Projeto de lei Complementar nº 62, de 2011, que altera a Lei Orgânica da Procuradoria-Geral do Estado.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 16 horas e 52 minutos, a sessão é reaberta às 17 horas e nove minutos, sob a Presidência do Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - Sr. Presidente, havendo acordo de lideranças, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, da XIII Consolidação do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, às 19 horas, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia:

 

* * *

 

- NR - A Ordem do Dia para a 009ª Sessão Extraordinária foi publicada no D.O. de 14/03/2012.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, da XIII Consolidação do Regimento Interno, convoco V. Exas. para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, dez minutos após o término da primeira sessão extraordinária, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: Discussão e votação em primeiro turno da Proposta de Emenda nº 19/2011 à Constituição do Estado de São Paulo.

Havendo acordo de lideranças, esta Presidência, antes de dar por levantados os trabalhos, convoca V. Exas. para a sessão ordinária de amanhã, à hora regimental, com a mesma Ordem do Dia.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 17 horas 11 minutos.

 

* * *