http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

10 DE AGOSTO DE 2011

024ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: CELSO GIGLIO

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - CELSO GIGLIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PLC 41/11, salvo emendas. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas de nºs 1 a 4.

 

002 - LUIZ CLAUDIO MARCOLINO

Declara voto favorável às emendas do PT.

 

003 - Presidente CELSO GIGLIO

Coloca em votação e declara sem debate aprovados os PLs 186/11 e 266/11.

 

004 - ANDRÉ SOARES

Para comunicação, agradece a deliberação do PL 266/11, de sua autoria.

 

005 - Presidente CELSO GIGLIO

Encerra a discussão e coloca em votação o PL 655/11.

 

006 - GERALDO CRUZ

Encaminha a votação do PL 655/11, em nome da liderança da Minoria.

 

007 - Presidente CELSO GIGLIO

Registra a presença dos Srs. Francisco Nascimento de Brito e Natanael dos Santos, respectivamente prefeito e vice de Embu das Artes.

 

008 - DONISETE BRAGA

Encaminha a votação do PL 655/11, em nome do PT.

 

009 - Presidente CELSO GIGLIO

Coloca em votação e declara aprovado o PL 655/11. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Celso Giglio.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Proposições em Regime de Urgência.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 41, de 2011, de autoria do Sr. Procurador-Geral de Justiça. Altera dispositivos da Lei Complementar nº 734, de 1993. Com 4 emendas. Parecer nº 673, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação e de Finanças, favorável ao projeto e contrário às emendas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emendas. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, declaro o voto favorável às emendas do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Fica registrado.

Em votação as emendas de nº 1 a 4, de pareceres contrários. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem contrários permaneçam como se encontram. Rejeitadas.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 186, de 2011, de autoria da deputada Analice Fernandes. Dispõe acerca da elaboração de estatística e divulgação sobre a violência contra a mulher, a fim de instrumentalizar a formulação de políticas de segurança pública no Estado. Pareceres nºs 520 e 521, de 2011, respectivamente, da Comissão de Justiça e Redação e do Congresso das Comissões de Segurança Pública e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Item 3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 266, de 2011, de autoria do deputado André Soares. Regulamenta a oferta de serviços do tipo "couvert" pelos restaurantes, lanchonetes, bares e seus congêneres no Estado. Pareceres nºs 675 e 676, de 2011, respectivamente, da Comissão de Justiça e Redação e do Congresso das Comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa e de Finanças, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. ANDRÉ SOARES - DEM - Sr. Presidente, gostaria de registrar o meu agradecimento a todos os Deputados desta Casa, aos Deputados que compõem o Colégio de Líderes, pelo entendimento, e também ao Deputado Estevam Galvão, Líder do meu partido, pelo empenho e aprovação do meu projeto. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Está registrado.

Item 4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 655, de 2011, de autoria da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais. Passa a denominar-se "Embu das Artes" o Município de Embu, nos termos do artigo 145-A da Constituição do Estado e da Lei federal nº 9.709, de 1998. Parecer nº 674, de 2011, da Comissão de Justiça e Redação, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. JOÃO PAULO RILLO - PT - Sr. Presidente, indico o nobre Deputado Geraldo Cruz para encaminhar a votação pela Minoria

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Geraldo Cruz, para encaminhar a votação pela Minoria, por 10 minutos.

 

O SR. GERALDO CRUZ - PT – SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, quero cumprimentar a todos e fazer um agradecimento especial na pessoa do Presidente Celso Giglio, Presidente da Comissão que nos ajudou a encaminhar o projeto. A votação de hoje consolida um trabalho e um movimento da nossa cidade.

Está presente em plenário o Prefeito Chico Brito, de Embu das Artes, e o vice-Prefeito Natinha, Nataniel da Silva Carvalho, acompanhando a votação de hoje. O pedido para consolidar essa vontade dos moradores de Embu das Artes foi bem recebido pelos deputados desta Casa. O plebiscito contou com um comparecimento de mais de 70% de eleitores e mais de 60% votaram favoráveis ao acréscimo no nome da cidade. Embu já é uma estância turística, hoje passa a se chamar Estância Turística de Embu das Artes.

Embu das Artes é conhecida mundialmente pela sua feira de artes e artesanato. É muito próxima a São Paulo. Em apenas 25 minutos se chega a Embu, com um clima diferente, de muita harmonia, de uma recepção muito boa. A cidade é bem cuidada, o prefeito está fazendo um excelente trabalho para receber os turistas. Aos finais de semana, Embu das Artes recebe entre 15 a 20 mil turistas. Poucas cidades têm essa capacidade. Agora estamos sendo agraciados com o acréscimo do termo “das Artes”, que faz jus a seu trabalho e seu desenvolvimento.

Quero agradecer o empenho de todos os deputados, em especial o nosso líder Enio Tatto, que se empenhou para que o projeto caminhasse, e o nobre Deputado Donisete Braga que, antes de eu chegar a esta Casa, já havia feito um projeto de lei que permitiu o projeto de hoje. Donisete Braga, agradeço pelo seu empenho, seu projeto não é apenas para Embu, mas serve também para outras cidades do Estado de São Paulo. Embu vinha desejando esse acréscimo no seu nome, é muito importante para nós.

Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, obrigado pelo voto favorável a esse projeto. Tenho certeza de que o prefeito também está agradecido.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Também registramos a presença do Prefeito de Embu, Chico Brito, e do vice-Prefeito, Nataniel. Embu se faz presente. Esta Casa se orgulha de tê-los aqui conosco.

 

O SR. LUIZ CLAUDIO MARCOLINO - PT - Sr. Presidente, indico o nobre Deputado Donisete Braga para encaminhar a votação pela Bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Donisete Braga, para encaminhar a votação pela Bancada do Partido dos Trabalhadores, por 10 minutos.

 

O SR. DONISETE BRAGA - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, quero saudar o Prefeito Chico Brito e o vice-Prefeito Natinha. Ouvi o nobre Deputado Geraldo Cruz. Recordo-me que, naquela oportunidade, junto com a então Vereadora Maria das Graças, o então Prefeito Geraldo Cruz nos apresentou um pedido para que apresentássemos uma Proposta de Emenda Constitucional para corrigir essa injustiça com Embu das Artes e também com outros municípios que, por ventura, quisessem mudar de nome e não poderiam fazê-lo, pois não havia o amparo na Constituição Estadual. A partir da preocupação apresentada pelo Prefeito Geraldo Cruz, apresentamos a PEC que reconhece o potencial de Embu das Artes, como bem falou o nosso companheiro Geraldo Cruz, que governou a cidade durante oito anos, um belo governo, tanto é que elegeu seu sucessor. Hoje é nosso colega, tem contribuído muito com a nossa bancada.

Temos hoje, no Estado de São Paulo, 67 municípios classificados como estância turística. Infelizmente, o Governo do PSDB não tem repassado os recursos do DADE para esses municípios que cumprem uma função nobre, a preservação dos nossos mananciais e do meio ambiente. É um alerta pela importância desses 67 municípios, para que o Governo do PSDB, o Governo Geraldo Alckmin dê uma atenção especial a esses municípios do nosso Estado.

Quero mais uma vez parabenizar o Deputado Geraldo Cruz, o Prefeito Chico Brito, a população de Embu das Artes, que hoje está sendo reconhecida na Assembleia Legislativa. A votação de hoje honra muito o Município de Embu das Artes. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - CELSO GIGLIO - PSDB - Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, lembra V.Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 19 horas e 18 minutos.

 

* * *