1

18 DE AGOSTO DE 2000

24ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 444º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DA MOOCA

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 18/08/2000 - Sessão 24ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

COMEMORAÇÃO DO 444º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DA MOOCA

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência, por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o 444º aniversário do bairro da Mooca. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - AFANASIO JAZADJI

Saúda as autoridades. Fala do bairro da Mooca, onde nasceu, estudou, cresceu e trabalhou. Como Deputado, registra sua defesa dos interesses daquele bairro.

 

003 - EDIR SALES

Cumprimenta as  autoridades. Fala da Mooca, sem bairro também.

 

004 - JOSÉ DAS NEVES EUSTÁQUIO

Declama o hino da Mooca, de que é autor.

 

005 - ANTONIO CARLOS CIMINO

Como dirigente do "Jornal da Zona Leste", cumprimenta as autoridades. Rememora fatos atinentes ao bairro da Mooca.

 

006 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Homenageia algumas personalidades mooquenses, entregando-lhes diploma evocativo da cerimônia.

 

007 - ISIDORO DEL VECCHIO

Na qualidade de Presidente da Sociedade Amigos da Mooca, agradece ao Presidente José Carlos Stangarlini e aos demais Deputados presentes a grande noite comemorativa da Mooca. Fala dos 75 anos vividos por ele naquele bairro.

 

008 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

*   *   *

 

- É dada como lida a ata da sessão anterior.

 

*    *    *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa , Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 444º aniversário do bairro da Mooca. Retifico, desde logo, o equivoco consignado no convite onde constou o 447º aniversário. Convido a todos para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino pela Banda da Polícia Militar.

 

*               *     *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar pela renovada oportunidade cívica de., emocionadamente, ouvirmos o nosso lindo Hino Nacional, momento evocativo do amor que nutrimos pelo nosso país. Muito obrigado.

Registro com satisfação a presença do Sr. Engenheiro Paulo Mendonza Negrão, representando o Exmo. Sr. José Aníbal, Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Sr. Isidoro Del Vecchio, Presidente da Sociedade Amigos da Mooca, Sr. Antônio Carlos Cimino, Diretor do Jornal da Zona Leste e Presidente do Sindicato de Jornais e Revistas de bairros de São Paulo, Sr. Luiz Antônio da Silva Paiva, líder comunitário , reverendo Sr. Padre Roberto Gonçalves, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, Sr. Capitão P M Flores, representando o Comandante do 11º DPM Sr. Abdul Kader Elkuyek, vice-Presidente do Hospital Avicena , Sr. Dr. Said Majzoub, Diretor do hospital Avicena, Sr. Matteo Cunto, do jornal da Zona Leste, Sr. Henrique Lises Sabi, Exma. Sra. Deputada Edir Sales, Exmo. Sr.  Deputado Afanasio Jazadji, senhoras , senhores demais autoridades presentes.

Saúdo os representantes da comunidade da Mooca que prestigiam esta cerimônia, na qual o Legislativo paulista comemora mais um aniversário desse importante e pujante bairro de São Paulo. Concedo a palavra ao nobre Deputado Afanasio Jazadji que, nascido na Mooca, está aqui prestigiando as homenagens ao nosso bairro.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Boa noite. Sr. Presidente, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, autor da feliz convocação desta sessão solene; nobre Deputada Edir Salles, Sr. Engenheiro Paulo Mendonza Negrão, representando o Excelentíssimo Sr. José Aníbal, Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia  e Desenvolvimento Econômico; Sr. Isidoro Del Vecchio, Presidente da Sociedade Amigos da Mooca; Sr. Antônio Carlos Cimino, Diretor do jornal da Zona Leste, Presidente dos Sindicatos de jornais e revistas de bairros de São Paulo e Vice Presidente da Associação Paulista de Imprensa; Sr. José Eustáquio das Neves, Jornal "A Voz do Bairro" e sua esposa Dona Noêmia; Sr. Luís Antônio da Silva Paiva, líder comunitário, Revmo. Pe. Roberto Gonçalves, pároco da Igreja nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários; Sr. Capitão PM Flores, representando o Comandante do 11º Batalhão Policial Militar Metropolitano; Sr. Abdul Kader  Elkuyek, Vice Presidente do Hospital Avicena; Sr. Dr. Said Majzoub, Diretor do Hospital Avicena; Sr. Matteo Cunto, Jornal da Zona Leste; Sr. Henrique Lise, Sociedade Amigos de Bairro, passo a ler o seguinte documento:

(Entra leitura)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece a manifestação de V.Exa e registra, com satisfação, a presença do Exmo Dr. Benedito José Pinheiro Ribeiro, Juiz do Tribunal Regional do Trabalho e ex-Deputado desta Assembléia.

A Presidência convida a nobre Deputada Edir Sales para fazer uso da palavra.

 

A SRA. EDIR SALES - PFL - Meus amigos mooquenses, meus irmãos de bairro, boa-noite. Gostaria de associar-me e parabenizar o nobre Deputado José Carlos Stangarlini pela brilhante idéia que teve de homenagear esse nosso bairro tão querido, esse nosso bairro tão amado. Gostaria de parabenizar o meu nobre amigo, Deputado Afanasio Jazadji, que tão bem lembrou desde a infância até hoje. Parabéns, Afanasio, pelo belíssimo discurso.

Vou tentar cumprimentar todas as pessoas, mas se me esquecer de alguém, por favor, desculpe-me, porque são todos amigos e pode acontecer: meu nobre amigo, o sempre Deputado e Juiz do TR., Benedito José Pinheiro Ribeiro; Sr. Engenheiro Paulo Mendonza Negrão, representando o Exmo Sr. José Aníbal, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Sr. Isidoro Del Vecchio, meu grande amigo, Presidente da Sociedade Amigos da Mooca; Sr. Antônio Carlos Cimino, meu amigo de longa data, Diretor do Jornal da Zona Leste e Presidente do Sindicato de Jornais e Revistas de Bairro, que tem feito muito sucesso com suas telas de pintura; Sr. Luís Antônio da Silva Paiva, líder comunitário; Reverendo Sr. Padre Roberto Gonçalves, pároco da Igreja Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários; Sr. Capitão PM Flores, representando o Comandante do 11º Batalhão; Sr. Abdul Kader El Kuyek, Vice-Presidente do Hospital Avicena; Sr. Dr. Sayd Majzoub, Diretor do Hospital Aviccena; Sr. Matteo Couto, do Jornal da Zona Leste; Sr. Henrique Lise Sab; nossos representantes do Jornal ‘A Voz do Bairro’, já mencionados pelo nobre Deputado Afanasio Jazadji, meu querido e amigo casal Noêmia e Eustáquio; meu amigo Grandini, que aí está representando a Cohab; representantes do Belém que aqui se encontram; Paulo e Pitta; senhoras e senhores; autoridades presentes, é com imensa satisfação que hoje ocupo a tribuna, para homenagear um dos bairros mais notáveis da Capital de São Paulo. A Mooca comemora, hoje, 444 anos de história rica em tradição. É motivo de orgulho para todos nós, que ali moramos e que por ali vivemos - Vila Prudente, Mooca, Tatuapé, Belém - a Mooca fica ali, bem no centro do coração de todos.

O Bairro da Mooca tem cerca de 60 mil habitantes. Dos habitantes, a grande maioria descende de italianos, que chegaram ao local por volta de 1870. Com a chegada dos imigrantes, surgiu a estrada de ferro, surgiram as corridas de cavalos, o que acabou desencadeando o processo de desenvolvimento da região. A primeira referência à história do bairro data de 1556, que foi quando os jesuítas construíram uma ponte sobre o Rio Tamanduateí, a ponte que ficou conhecida como Portal da Zona Leste. A Mooca é um dos bairros com a feição mais paulistana que conhecemos, ou seja, é o bairro da miscigenação. Na Mooca residem portugueses, italianos, espanhóis, nordestinos e outros, todos respeitando o seu próprio linguajar. Essa miscigenação diz-se nas origens do nome do bairro. Alguns estudiosos afirmam que a Mooca vem da língua Tupi-Guarani ‘Mooca’, que significa ‘ares amenos’, ‘ares calmos’. Outros historiadores acreditam que o nome vem da palavra asiática ‘Moca’, que representa uma variedade de café de uma região do Oriente Médio. Por todos esses motivos, meus irmãos da Mooca, é uma honra para esta Assembléia Legislativa homenagear a Mooca, atendendo à reivindicação do nobre Deputado José Carlos Stangarlini, cuja história é marcada e mesclada na Cidade de São Paulo. Em todo o Brasil quem não conhece o bairro chamado Mooca? Muitas vezes eu digo que moro entre a Vila Prudente e a Mooca, quando falo ‘Vila Prudente’ as pessoas ficam em dúvida, mas quando falo em Mooca, é um nome hoje conhecido em todo o Brasil.

Eu não poderia deixar de citar, hoje, aqui o nome de um dos políticos de maior projeção da Mooca, que levou o nome à Câmara Federal. Ele se chama Deputado Federal José Índio. Eu não poderia deixar de citar este nome, que leva o nome da Mooca, hoje, a Brasília.

O Bairro da Mooca foi berço de importantes indústrias do setor alimentício, que transformaram a nossa cidade na maior da América Latina. Este ato, que vai ficar na história da Mooca e da Assembléia Legislativa, dá início às comemorações que se estenderão a setembro, quando acontecerá a festa da Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, a festa também mencionada pelo nosso nobre par.

Quem merece os nossos cumprimentos são todos aqueles que lá residem e que fazem da Mooca um dos bairros mais importantes e populosos de São Paulo. Habitantes que são tão bem representados pela Sociedade Amigos da Mooca, responsável pela organização da festa religiosa. O Conseg da Mooca é um dos mais antigos e atuantes que temos em toda a Zona Leste. A Mooca ganhará em breve um Shopping Center. Isso vai ser maravilhoso. Já temos o Clube Juventus, já temos as escolas, faculdades, que já foram mencionadas pelo nobre Deputado, e teremos, em breve, um Shopping Center. O prédio escolhido para abrigar esse empreendimento, que é um dos mais antigos do bairro, o antigo Cotonifício Crespi, está localizado entre a avenida Paes de Barros e as ruas Javari e Taquari. Para dar inicio às obras, os investimentos aguardam apenas a aprovação da Secretaria da Habitação. O projeto está na prefeitura desde agosto de 98. O cronograma técnico prevê que a primeira fase será concluída dentro de dois anos após a emissão do alvará. Essa é uma afirmação feita pelo Sr. Fernando Crespi, atual administrador do imóvel. E tudo que nós, deputados, que hoje estamos presentes, vamos fazer para adiantar isso, para que saia o mais rápido possível, é nos unirmos nessa luta que o nosso bairro da Mooca merece. As outras questões tipo CET, já estão totalmente resolvidas e o registro imobiliário já está solicitado também.

Com investimento em torno de milhões de dólares, o Shopping Center da Mooca ocupará dois terços da área de cinqüenta e sete mil metros quadrados. A primeira fase terá 250 lojas, 10 cinemas, praças de alimentação, teatros, 3.600 vagas para carros. Enquanto o Shopping não sai, vamos lembrar que a semana que vem a Mooca está em festa. Quando se fala em Mooca, a alegria se mistura com a Mooca e a Mooca se mistura com muita alegria e com muito sucesso.

Na semana que vem, os moradores da Mooca irão ganhar um outro espaço de lazer, que será a Fábrica 5, um mega empreendimento de Gugu Liberto, de Miguel Falabella e Klaus Ebone, pessoas que realmente já têm tido uma grande expressão na Mooca, que será inaugurada na próxima quarta-feira, dia 03, naquela antiga fábrica de que todos lembram, Lenços Presidente e, depois, Cadeados Pado. O projeto arquitetônico respeita a estrutura original do prédio que preserva, dentre outros detalhes, uma caldeira resgatada de um antigo navio naufragado. Se formos falar da Mooca iremos  ficar aqui falando por mais duas horas. Tenho certeza de que muitas pessoas também querem falar desse bairro maravilhoso, caloroso que recebe muita gente com muito carinho.

Parabéns por esses 444 anos de Mooca. Parabéns a esses moradores tradicionais que estão lá desde o início e que nos recebem tão bem.

Parabéns, mais uma vez , nobre Deputado José Carlos Stangarlini. Obrigada e boa- noite. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece a manifestação da nobre colega e amiga Deputada Edir Sales.

Presente entre nós o Sr. José das Neves Eustáquio e senhora, autor do hino da Mooca, a quem convido para declamá-lo.

           

O SR. JOSÉ DAS NEVES EUSTÁQUIO - Quero cumprimentar o Presidente da mesa, Deputado José Carlos Stangarlini, todos os seus companheiros de mesa e que representam o nosso bairro, e o distinto auditório.

Primeiramente, quero me transportar, agora, para a Mooca. Não estou aqui no Ibirapuera, transporto-me para a Mooca onde nasci na Rua Ana Neri, em 1917. Freqüentei o catecismo da Igreja São Januário, onde há as famosas festas de San Genaro. Ando mais um pouquinho, atravesso o Viaduto Alberto Mesquita de Camargo, nome tão bem lembrado, fundador das Faculdades e Universidade São Judas Tadeu. Andando mais um pouquinho, chego ao Grupo Escolar Oswaldo Cruz, onde aprendi a ler e a escrever. Mais um pouquinho, estou na Paes de Barros. Aqui está, meus amigos, a letra que compus para o Hino da Mooca, que, se Deus quiser, um dia terá uma boa orquestração e um bom coral. Tive o auxílio da professora Iara do Rosário Botelho, uma belenense, musicista e professora muito boa.

“ Sou da Mooca, sou moquense.

Amo esta região,

Meu bairro muito querido

Estás no meu coração.

Mooca, bairro tradição

Da Zona Leste és portal

Símbolo de uma região,

No trabalho és triunfal.

Teu dinamismo de agora

São heranças bem distantes.

Foste trilha outrora

De valentes bandeirantes.

Tens esportes, tens cultura,

Universidade até.

Os teus templos abrigam

Um povo com muita fé.

Desde o Parque D. Pedro

Tudo em ti é sucesso

Tuas ruas e avenidas

Representam o teu progresso.

Sou da Mooca, sou moquense,

Amo esta região

Meu bairro muito querido

Estás no meu coração.

É bonito o teu brasão

Bela é a tua bandeira

Nas festas de nosso povo

Tremula sempre altaneira.

Teu poema é história

Deste bairro hospitaleiro

Nascido à margem de um rio

Deste solo brasileiro.

Mooca em tupi quer dizer

Nossa casa, nosso abrigo,

No trabalho e no lazer

O moquense é muito amigo.

És valente, meu torrão.

Toca, meu bairro, toca

O canto com emoção.

Mooca, Mooca, Mooca.

           

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência parabeniza o Sr. José das Neves Eustáquio. Convido para fazer o uso da palavra, para falar sobre a rica história do bairro da Mooca, o Sr. Antônio Carlos Cimino, que, dentre outras qualificações, é dirigente do Jornal da Zona Leste.

 

O SR. ANTÔNIO CARLOS CIMINO - Boa noite Sr. Presidente dos trabalhos, Deputado José Carlos Stangarlini e o parabenizo pela feliz idéia. Cumprimento o Deputado Afanasio Jazadji, a nossa querida Deputada Edir Sales, os membros da mesa, senhoras e senhores, aprendi com os meus mestres, em discurso falar em pé para que respeite os ouvintes, falar alto para que todos me ouçam e falar pouco para ser aplaudido.

Sem ter a pretensão de ser historiador, mas apenas rememorar alguns fatos que foram brilhantemente narrados pelos deputados Afanasio Jazadji e Edir Sales, gostaria realmente de ser um orador como Manoel Pitta, como os meus mestres Del Vecchio, o meu amigo Pyrro Masella, Roberto de Almeida, Walter Marques, o meu amigo Benedito Ribeiro, e os meus amigos de jornais de bairro como o José das Neves Eustáquio, D. Noêmia, o próprio Milton George Thame, meu amigo do “ Jornal do Brás”.

Agradeço a fala, mas quero rememorar um fato interessante, que ficou um meio termo, um vácuo na história do bairro.

Mooca quer dizer “faz casa”, - mo significa faz, oca significa casa - assim dizia o historiador nascido na Mooca, Olívio Martire, de saudosa memória. O meu amigo Luciano, por volta de 1983, comemorávamos 117 anos do bairro e achávamos incrível e impossível ter essa data porque um bairro a um quilômetro do Pátio do Colégio, como poderia ter apenas 117 anos, se a cidade já comemorava 400 e poucos anos ?

Juntamos um grupo de intelectuais e benfeitores abnegados pela história do bairro, entre eles, Pyrro Massellas, Eugênio Luciano, o próprio Olívio Martire, Ana Maria Pantaleão, entre outros o meu amigo Aníbal da Pepe Legal, o Babu, como carinhosamente é chamado por nós.

Reunimo-nos para que desmistificássemos essa idade do bairro, e como se chegou-se aos 117 anos. Então, o Pereira Barreto havia conquistado pela Câmara Municipal de São Paulo uma doação de grande parte da Zona Leste, e aí data de 1867. Por isso comemorávamos apenas e tão somente nossos 117 anos.

Inconformados que estávamos, porque essa data era muito distante da realidade, contratamos um historiador e aí constatamos que o bairro da Mooca datava de 1556. Portanto, hoje, comemoramos os 444 anos. Para esse divisor de águas, - a comunidade como um todo, os empresários, os historiadores, os amigos que fizeram parte desse estudo, fizemos um obelisco que é o marco hoje do bairro da Mooca, que está na Avenida Paes de Barros, esquina com a Rua da Mooca. Então, essa é a história recente de pessoas vivas que fizeram parte dessa mudança. Hoje, ao comemorar os 444 anos, todos nós e, por extensão, os nossos amigos dos bairros vizinhos, - do Pari, o Ibrahim, o Manoel Pitta do Belém, Vila Prudente, que são os bairros circunvizinhos - hoje temos a data por um trabalho insano do Eugênio Luciano, infelizmente, não mais entre nós. Foi um trabalho árduo, de meses, onde hoje a Mooca tem o seu dístico, sua bandeira e também tem o seu hino, do seu José Eustáquio. Então, essa é a parte recente do bairro. Logo em seguida, tivemos um momento interessante porque a Edir Sales comentou que 60 a 70% do bairro da Mooca descende de italianos. Eu discordo. A Mooca divide-se em duas partes : metade da Mooca tem descendentes de italianos; a outra metade, é italiana. Nesse período tivemos um episódio com Jânio Quadros, então Prefeito de São Paulo. Certa feita, em razão de uma semana inteira de chuva, a Biblioteca Afonso Taunay foi invadida pelas águas. Os livros da biblioteca foram transportados para a biblioteca do Bairro do Ipiranga e o Teatro Artur Azevedo quase que destruído.

Fui falar com o Secretário de Cultura, Renato Ferrari. Fomos juntos visitar a biblioteca e o teatro. Convidei-o para o almoço, crente que ele fosse pagar, mas quem pagou fui eu.

Visitamos as duas casas de cultura, ele ficou estarrecido. Marcou uma audiência com o Prefeito Jânio Quadros, que disse: “Sr. Cimino, só tenho dinheiro para uma das casas de cultura, escolha qual deveremos reformar.”

Naquela oportunidade indiquei a Biblioteca Afonso Taunay se caso tivéssemos a ajuda de alguns empresários, poderíamos reformar o Teatro Artur Azevedo. Ele respondeu: “Com a sua vontade, o senhor pode construir, inclusive, um teatro.” Então, a prefeitura reformou a Biblioteca Afonso Taunay e nós empresários reformamos a parte externa do Teatro Artur Azevedo. Esta é uma história interessante, porque com pouco dinheiro e a boa vontade de alguns empresários, conseguimos doações de areia, cimento, brita, mão-de-obra de algumas construtoras e conseguimos reformar a parte externa do Teatro Artur Azevedo. Esta era a pequena história que queria relatar, trazendo alguns amigos que fazem parte desta história viva do Bairro da Mooca. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Após esta brilhante alocução, iremos homenagear algumas personalidades mooquenses, entregando-lhes um diploma evocativo desta cerimônia: “Ao laborioso povo da nossa Mooca que fez história.”

 

O SR. ÁLVARO LUIZ FURTADO - Homenageado O Externato São Rafael, na pessoa de sua Diretora Sra. Crescenza Gianoccaro Neves.

 

*           *         *

 

É feita a entrega do diploma.

*          *          *

Homenageada a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, na pessoa do seu Pároco Padre Roberto Gonçalves.

 

*           *         *

 

É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageado o Hospital Avicena, na pessoa de seu Diretor Dr. Adnan Ali Salman.

 

*           *         *

 

-         É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageado o 8º Conseg, na pessoa do seu Presidente Engenheiro Roberto Pinto de Almeida.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageado o Jornal do Brás, na pessoa de seu Diretor Milton George Thame.

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

            Homenageado o Líder Comunitário Luiz Antônio da Silva Paiva.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageado o 57º Conseg, na pessoa de seu Presidente Walter Augusto Marques.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageado o Jornal da Zona Leste, na pessoa de seu Diretor Antônio Carlos Cimino.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

            Homenageada a Rádio FM Mooca, na pessoa de seu Diretor Orlando Manoel.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageada a Associação Esportiva e Cultural Pepe Legal, na pessoa de seu Diretor Aníbal Mário Corrêa.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageada a 3ª Cia do 11º Batalhão da Polícia Militar, na pessoa de seu Comandante Capitão Leonardo Cardoso.

 

*           *         *

 

-         É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageado o 18º Conseg, na pessoa de seu Presidente Pyrro Massella.

 

*           *         *

 

-         É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageada a Sociedade Amigos do Belém, na pessoa de seu Presidente Manoel Pitta.

 

*           *         *

 

-                                             É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

Homenageada a Administração Regional da Mooca, na pessoa de seu administrador o Engenheiro Walter José Pires Bellintani.

 

*           *         *

 

-         É feita a entrega do diploma.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Estão sendo homenageados ainda o Padre Paschoali, Priolo Pároco da Igreja de São Januário; Padre Fernando Negreiros de Paiva, Pároco da Igreja de São Rafael e a Dra. Ana Maria Altenfelder Meireles, pró-Reitora da Universidade São Judas Tadeu, que impossibilitados de comparecer, previamente justificaram sua ausência.

Convido a fazer uso da palavra o Presidente da Sociedade Amigos da Mooca, Dr. Isidoro Del Vecchio.

 

O SR. ISIDORO DEL VECCHIO - Excelentíssimo Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, ora presidindo este grandioso ato, em nome da comunidade da Mooca trago os nossos agradecimentos, extensivos aos seus pares aqui presentes, nobre Deputado Afanasio Jazadji e a nossa querida Deputada Edir Sales, aos componentes da Mesa e aos homenageados  desta grande noite. Não vamos acrescentar nada ao que foi dito sobre a nossa Mooca, pois os oradores que nos antecederam já falaram com perfeição. Procuro também não falar muito sobre a Mooca, por algumas razões. Temos na história da Mooca, vivendo na Mooca nada mais nada menos do que ¾ partes do século, o que para alguns findou e para outros será no dia 31 de dezembro do corrente ano. Nos meus 75 anos de vida, todos na Mooca, onde nasci, sinto-me no limiar das emoções, quando ouço coisas de que gosto, que admirei e vivi. E quando se fala na Mooca sinto-me emocionado porque são 75 anos vivendo nesse bairro, e quantas belíssimas recordações e quanta saudade daquelas criaturas com as quais convivemos e que hoje não mais habitam o nosso bairro porque se foram para nunca mais voltar, fisicamente, mas que permanecem presentes por tudo o que fizeram pelo nosso bairro.

Como disse, estou no limiar daquela fase de emoção e sinto medo de neste momento de emoção me faltarem as palavras e começar a chorar.

Deputado José Carlos Stangarlini, V.Exa. está de parabéns porque a Mooca é um bairro que acalenta o coração daqueles que lá moram. Imaginem os senhores como podemos avaliar os corações daqueles que nasceram na Mooca. A Mooca, da mesma forma, conquista os corações daqueles que por lá passaram ou passam.

Deputado José Carlos Stangarlini é uma conquista dos moquencas, porque V. Exa. está passando pela Mooca e eu trago, como disse, em nome da nossa comunidade, os nossos agradecimentos. Queria o bom Deus que tenhamos a sua presença e participação por muitos e muitos anos. Em nome da comunidade moquense quero agradecer a presença de todos os presentes. Muito obrigado! Pedimos ao Senhor que nos prolongue a vida para que possamos ter a satisfação de tantos outros momentos agradáveis como esse. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Registro que o nosso amigo Isidoro está recebendo uma homenagem.

Meus amigos, natural de São Paulo, nascido no bairro de Belém, descendente de imigrantes italianos, minha vida política tem muita ligação com o bairro, já que integro o diretório da Mooca de meu partido PSDB, a par de ter um grande número de amigos eleitores que ali residem. Dizer mais sobre a história da Mooca e de sua vida na importância de São Paulo será repetir os brilhantes discursos do jornalista Antônio Carlos Cimino, do Presidente Isidoro Del Vecchio, do Deputado Afanasio Jazadji e da Deputada Edir Sales.

Quero cumprimentar todos os que com a sua presença abrilhantaram e honraram essa homenagem singela que, em nome dos deputados paulistas, senti ser meu dever e minha obrigação deixar registrado nos Anais da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Tenho confiança no meu País, conheço a força do povo paulista. Testemunho diariamente a operosidade de todos que vivem em São Paulo e posso afiançar com orgulho e satisfação que a Mooca representa, com perfeição, a síntese do que é tudo isso.

A trajetória desse bairro que nasceu praticamente com a cidade que cresceu e se desenvolveu com o fluxo imigratório italiano, que recebe de braços abertos migrantes e imigrantes vindos de todos os rincões da pátria e do mundo, abrindo espaços e oportunidades. É exemplo que nunca pode ser esquecido e deve ser sempre saudado.

Meu abraço e parabéns aos mooquenses por mais um aniversário. Muito obrigado!

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência, antes de encerrá-la, reitera os seus agradecimentos a todos que aqui vieram e que com sua presença, abrilhantaram esta solenidade.

Está encerrada a presente sessão.

*          *          *

- Encerra-se a sessão às 21h50 min.