27 DE AGOSTO DE 2001

24ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 27/08/2001 - Sessão 24ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS"

001 - RODRIGO GARCIA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação do Deputado, ora na Presidência, para comemorar o "Dia do Corretor de Imóveis". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ORLANDO DE ALMEIDA FILHO

Na condição de Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado, saúda o Presidente Rodrigo Garcia e, em seu nome, todos os Deputados. Historia a profissão de Corretor de Imóveis.

 

003 - ANTÔNIO SIMAS

Como Diretor-Secretário do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Creci, 2ª Região, cumprimenta o Presidente Rodrigo Garcia e os demais membros da Mesa. Enaltece o 39º aniversário de vida da categoria profissional, instituída pela Lei 4.116 e ratificada pela Lei 6.530/78.

 

004 - Presidente RODRIGO GARCIA

Pede um minuto de silêncio para homenagear a memória do Sr. João Barqueiro. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE -  RODRIGO GARCIA -  PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

           

-         É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

Quero nominar as autoridades presentes que compõem a nossa Mesa: Válter Alves de Oliveira, representando o Sr. Dr. José Augusto Viana Neto, Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Creci, 2ª região; o Sr. Orlando de Almeida Filho, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; o Sr. Roberto Capuano, ex-Presidente do Creci, que representa, neste ato, todos os seus ex-presidentes; o Sr. Odil Baur de Sá, ex-Presidente do nosso sindicato, neste ato representando todos os ex-presidentes. Cumprimento também as autoridades presentes, que fazem parte da extensão da nossa Mesa Diretora: Dr. Clóvis César Rocha, Presidente do Conselho Consultivo do Sindicato.

Aproveito para cumprimentar todos os corretores de imóveis presentes, em nome do Dr. Clóvis César Rocha.

Cumprimento ainda o Sr. Haroldo de Paula, Diretor-Tesoureiro do Creci; o Sr. Jorge Badra, Vice-Presidente do Sindicato das Cooperativas do Estado de São Paulo; o Sr. Sandro Vimer Valente, Gerente de Mercado da Caixa Econômica Federal, neste ato representando a diretoria da entidade, a quem quero, em nome de todos, agradecer o apoio dado a esta solenidade e o patrocínio ao nosso coquetel. Sr. Edson Onishi, representando o Sr. Walter Barelli, Secretário do Emprego e das Relações de Trabalho do Estado de São Paulo; o Sr. Maurício Pelóia, representando neste ato o Prefeito Municipal de Jacareí; o Sr. Josias Antônio Januário Filho, Juiz de Paz e corretor de imóveis; o Sr. Idílio Araújo, Juiz de Direito em Pernambuco; o 1º Sargento PM Ismael, maestro da 2ª Seção do Coro Musical da nossa Polícia Militar.

Autoridades que nos enviaram pedidos de desculpas pelo não-comparecimento: Exmo. Sr. Deputado Federal Gilberto Kassab, caro companheiro, que se encontra em missão oficial ao exterior; o nobre Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, que também não pôde comparecer a esta solenidade; o Líder do Governo nesta Casa, nobre Deputado Duarte Nogueira; o Líder do PTB, nobre Deputado Campos Machado.

Gostaria de registrar a presença do Presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Prof. Marino Faria; do Sr. João Modeste, Conselheiro do Conselho Estadual do Creci; e do nobre Deputado Gilberto Nascimento.

Srs. Deputados, senhores, prezados colegas de profissão, corretores de imóveis, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Walter Feldman, atendendo à solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia do Corretor de Imóveis.

Neste momento, convido todos os presentes a, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE -  RODRIGO GARCIA -  PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar pela execução do Hino Nacional e concede a palavra ao Sr. Orlando de Almeida Filho, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo.

 

O SR. ORLANDO DE ALMEIDA FILHO - Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Dr. Rodrigo Garcia, presidente desta Mesa, em nome de quem cumprimento os nobres Deputados, aqui presentes;

Ilustríssimo Sr. Walter Alves de Oliveira, Vice-presidente do CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, neste ato representando o presidente do CRECI, Sr. José Augusto Viana Neto;

Ilustríssimo Sr. Roberto Capuano, Conselheiro do CRECI, Diretor do SCIESP, neste ato representando os ex-presidentes do CRECI - São Paulo.

Ilustríssimo Sr. Dr. Odil Baur de Sá, vice-Presidente do SCIESP, aqui representando os ex-presidentes do SCIESP.

Ilustríssimos Srs. Presidentes de Entidades, Diretores e Conselheiros do CRECI, Diretores SCIESP e demais autoridades civis e militares que nos honram com as ilustres presenças, nesta data muito significativa para nossa categoria profissional.

Senhoras e Senhores, Meus colegas Corretores de Imóveis, encontramo-nos presentes nesta Casa Legislativa para comemorar o 39° aniversário da promulgação da primeira Lei que instituiu a profissão de Corretor de Imóveis.

Embora a primeira Associação da categoria tenha sido formada em 1937, a profissão só foi regulamentada em 1962, consolidando-se esta regulamentação em 1978.

Com muita satisfação venho trazer, nesta data comemorativa uma mensagem do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo.

O corretor de imóveis já foi denominado como o "Bandeirante do Progresso", pelo saudoso Rubens Coelho, ex- presidente do SCIESP.

Neste novo milênio, era da informática e da globalização, o corretor de imóveis, para exercer sua atividade, necessita conhecer um pouco de cada uma das profissões que integram o mercado imobiliário.

O Corretor de Imóveis exerce uma atividade eclética. Senão vejamos: Arquitetura - quando opina por um projeto imobiliário. Engenharia - quando indica um método construtivo. Direito - quando examina documentos ou redige contratos. Economia - quando elabora um estudo de venda, Administração - quando se responsabiliza pela locação. Sociologia e Marketing - quando estuda a tendência do mercado e as necessidades dos consumidores Psicologia - quando conduz a negociação para o momento do fechamento. Podemos afirmar que nesta era globalizada, mais vale o profissional que sabe um pouco de tudo, do que aquele que sabe tudo de pouco.

Percebendo a necessidade de aprimoramento em sua área de atuação, o SCIESP criou em 1998 a EBRAE, escola que forma Técnicos em Transação Imobiliária, curso de alto nível que conta com mais de 6000 alunos matriculados.

Com o mesmo propósito, em parceria com o CRECI, vem realizando atividades que visam a de reciclagem profissional. São cursos extracurriculares, seminários e palestras, contando com a colaboração de profissionais renomados e com grande experiência no mercado imobiliário.

Apenas para ilustrar, nesta meta de aprimorar os conhecimentos e a capacitação dos colegas corretores de imóveis, o Sindicato, com total apoio do CRECI, implantou um Programa de Multiplicação de palestras e cursos, tanto na sede social e quanto na Regionais, em todo o Estado de SP.

Em Campinas, nos dias 28 e 30 de Agosto, teremos palestras e no dia 04 de setembro iniciaremos o Curso de Técnicas de Negociação Imobiliária, com 42 horas-aula.

Em Guarulhos teremos palestras nos dias 11 e 29 de Setembro

Em Jundiaí teremos palestras nos dias 04 e 25 de outubro e nossos Representantes locais já estão agendando temas para os Ciclos de Estudos de Direito Imobiliário e de Aperfeiçoamento Profissional para os meses de Novembro a Março/2002.

Em Santo André teremos em Novembro (de 22 a 25) uma Jornada de Estudos Jurídicos Imobiliários, em conjunto com a OAB local.

O Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo foi reconhecido pelo Governo Federal através da Carta Sindical de 29 de Outubro de 1942.

Desde então, tem como princípio defender os interesses da categoria e oferecer benefícios de toda ordem para os corretores associados.

Em sua sede própria mantém funcionários altamente treinados, atendendo diariamente dezenas de associados que procuram o Sindicato, para se utilizar dos convênios de saúde, previdenciário, jurídico, profissional, cursos, palestras e seminários.

O SCIESP conta atualmente com 4.000 associados, dentro de um universo de 60.000 corretores de imóveis inscritos no CRECI 2ª Região. Queremos convidar os colegas presentes nesta solenidade, que empreendam conosco a missão de fortalecer o Sindicato, participando ativamente desta Entidade que é a Casa dos Corretores de Imóveis.

Gostaria aqui de lembrar um pequeno trecho de uma entrevista proferida em dezembro/95 por um dos maiores líderes de nossa categoria:

"O corretor de imóveis tem um papel importante, não só no contexto habitacional do Brasil, mas também, e principalmente, no desenvolvimento sócio-político-econômico do País" - palavras do Sr. Roberto Capuano, aqui presente.

Sintonizado com este pensamento atualizado, quero trazer aos colegas o testemunho de que, após 30 anos de atividade no Mercado Imobiliário, percorrendo momentos de crise e de euforia, sinto-me realizado e plenamente recompensado e porque não dizer orgulhoso de ter optado pela profissão de Corretor de Imóveis.

Por fim, gostaria, em nome do SCIESP, de agradecer o apoio que temos recebido dos Deputados Rodrigo Garcia na esfera estadual e de Gilberto Kassab na federal, parlamentares sérios e competentes que não têm medido esforços para atender aos pleitos da categoria.

Queremos ainda registrar um agradecimento especial à Caixa Econômica Federal, cujo patrocínio permitiu elevar o brilho desta cerimônia e aos integrantes do Cerimonial da Assembléia Legislativa, que nos dedicou apoio integral.

Encerrando esta locução, gostaríamos de reforçar o convite para que os Corretores de Imóveis aqui presentes venham conosco integrar o QUADRO SOCIAL DO SINDICATO, para que juntos e fortalecidos possamos elevar cada dia mais alto o conceito deste incansável e laborioso profissional, formador de opinião por excelência, agente social de profundas transformações na sociedade e incentivador do progresso em todas as regiões deste vasto território nacional.

Muito obrigado e muito sucesso.

 

            O SR. PRESIDENTE -  RODRIGO GARCIA -  PFL -  Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Antônio Simas, Diretor-Secretário do Creci - Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, 2ª Região.

 

            O SR. ANTÔNIO SIMAS -  Nobre Deputado Rodrigo Garcia, Presidente desta sessão, anfitrião desta noite; Sr. Roberto Capuano, ex-Presidente do Conselho, nosso líder inconteste neste Estado; Sr. Orlando de Almeida, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Válter Alves de Oliveira, Vice-Presidente, em exercício na presidência do Creci; Sr. Odil Baur de Sá, decano das nossas casas, em nome do qual cumprimento todos os companheiros presentes nesta noite.

Senhoras, senhores, caros companheiros, dizia o filósofo: “Felicidade é um estado de espírito em que nossos pensamentos são agradáveis em uma boa parte do tempo.” Hoje é, sem dúvida, um dia de grande felicidade para toda a nossa categoria profissional. E essa exultante alegria, que se repete todo ano, o corretor de imóveis deve e agradece a V. Exa., nobre Deputado Rodrigo Garcia, querido interlocutor da classe neste Estado.

A homenagem que recebemos, nesta data, desta augusta Casa de Leis, muito nos envaidece e nos faz transbordar de alegria. Ao participarmos das comemorações do 39º aniversário de vida de nossa categoria profissional, instituída pela Lei nº 4.116 e ratificada pela Lei nº 6.530, de 12/05/1978.

Parece que foi ontem. Pessoalmente, ainda guardo na retina - e para sempre na memória - a reunião da Comissão de Imóveis de Terceiros do nosso sindicato, em 1977, quando o corretor de imóveis Rogério Henrique de Maia Paiva preconizou e concebeu o 9º Congresso dos Corretores de Imóveis do Brasil, que teve seu ponto mais alto no dia 12/05/1978. Entrou naquele plenário, onde se desenvolvia o congresso, um emissário de S. Exa., o Ministro do Trabalho, Dr. Mário Arnaldo Prieto, trazendo uma pasta na qual estava a então mais recente lei promulgada pelo Presidente Ernesto Geisel. Naquele instante, nascia a Lei nº 6.530, que reenquadrava a nossa profissão.

Jamais, no entanto, poderemos esquecer-nos de nossos próceres, aqueles que, no Largo do Café, nº 14, reuniam-se, desde os idos de 1938, sob a égide da Associação Profissional dos Corretores de Imóveis. Lutaram a mais formidável das pugnas e acabaram por conseguir, em 1942, a carta patente que homologou a criação do primeiro sindicato da categoria. Estou falando, obviamente, do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo, Sciesp, “casa mater” do corretor de imóveis, graças à fibra, à luta e ao denodo de companheiros que não podem ser olvidados, como Adelino Alves, Argemiro Bicudo, Luiz Alberto Caldas de Oliveira, Eugênio Pídio Mônaco, Valter Aires, Gilberto Augusto de Amorim Nascimento e, mais recentemente, Rubens Coelho, Possidônio José de Freitas, Nílton Bicudo, Cláudio Donet, Valdir Francisco Luciano e João Barqueiro, como tantos outros que a memória me impossibilita lembrar e reverenciar neste instante.

Desprendidos, gigantes no idealismo, foram, sem dúvida, os lídimos construtores de tudo o que possuímos, às vezes até com o próprio sacrifício na luta pelo seu desiderato.

Senhores, de Roosevelt é esta reflexão: “É melhor atirar-se na vida em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não disputam, mas também não vencem; que não conhecem a dor da derrota, mas que não têm a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final da jornada na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se diante dele por haverem passado pela vida”.

Presentemente, como herdeiros dessa plêiade de companheiros, temos necessidade de contagiar o nosso povo com o entusiasmo de forças positivas, pois transacionamos o mais nobre dos nobres produtos deste planeta, que é a terra. E, ao transacioná-la, devemos ter em mente que a terra é finita e que ninguém a fabrica. Qualquer abordagem que a envolva, portanto, há que ser feita com muito carinho e cuidado.

Nossas casas - o Creci e o Sciesp - todo dia capitalizam vitórias junto ao governo e à sociedade em que vivemos. Atuam como verdadeiras caixas de ressonância da nossa profissão, como orientadores, protetores e formadores de opinião da nossa sociedade.

Meus senhores, temos a mais absoluta certeza de que São Paulo, que sempre foi o precursor de tudo isso, com o apoio de V. S.as - e com o apoio que não nos tem faltado, especialmente do nobre Deputado Federal Gilberto Kassab, Vice-Presidente do Conselho -, continuaremos a levar sempre conosco a frase de Rubens Coelho: “O corretor de imóveis é o bandeirante do sucesso, que, tomando conhecimento da sua missão, ainda acordaremos o gigante adormecido.”

Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria que temos com a Caixa Econômica Federal de São Paulo.

Concluo repetindo o que certa vez Confúcio disse: “Escolha um trabalho de que goste e jamais trabalharás um dia sequer em sua vida.” Estamos todos de parabéns, pois somos corretores de imóveis por escolha.

Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE -  RODRIGO GARCIA -  PFL -  Agradecendo as palavras do Antônio Simas, neste momento estaremos prestando uma homenagem póstuma ao Dr. João Barqueiro, que nos deixou, aos 61 anos de idade, nas primeiras horas do dia 29 de julho, nesta Capital.

O Dr. João Barqueiro, cujo Creci era o de nº 3.973, iniciou-se na profissão de corretor em 1968, exercendo-a portanto durante 33 anos. Além de ter sido um grande exemplo para sua família e amigos, foi de fundamental importância para o desenvolvimento da categoria profissional de corretor de imóveis. Ocupou, no decorrer de sua vida, vários cargos em nossas entidades de classe. Ao deixar-nos, ocupava os cargos de Conselheiro efetivo do Creci, Vice-Presidente do Sciesp e Coordenador-Geral da Ebrae. O trabalho, as idéias e os exemplos deixados pelo colega João Barqueiro constituem fonte de referência, em que os atuais e futuros dirigentes de nossas entidades representativas, sem dúvida, irão buscar inspiração para conduzir a categoria.

Peço, por tudo isso, um minuto de silêncio, para que possamos homenagear o querido companheiro João Barqueiro.

 

* * *

 

-              É feito um minuto de silêncio, em homenagem ao Sr. João Barqueiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE -  RODRIGO GARCIA -  PFL -  Neste momento, apesar da solenidade de que se reveste esta sessão, das formalidades que esta Presidência deve cumprir no ritual da sua direção, gostaria de dirigir algumas palavras aos meus colegas, corretores de imóveis, e aos nossos dirigentes, dizendo-lhes da alegria que tive em, como deputado estadual, propor que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo homenageasse a categoria dos corretores de imóveis, por esta sessão solene, no dia em que comemoramos nosso aniversário de profissão. No ano de 2001, é este também o dia da comemoração dos 39 anos do reconhecimento da profissão.

  Trata-se de um dia simbólico, revestido de um caráter bastante importante para aqueles que lutaram e trabalharam para a regularização da profissão, para aqueles que vêm lutando e trabalhando para que as conquistas da categoria possam ser obtidas. Um evento como este, em que a Assembléia homenageia a nossa categoria, quando vemos aqui corretores - homens e mulheres de todos os cantos do Estado e da cidade de São Paulo - é, sem dúvida, uma demonstração grandiosa de que efetivamente a categoria está no rumo certo e de que os nossos dirigentes têm sabido transmitir aos corretores os objetivos principais e as conquistas que devem ser alcançadas - e que ainda estão sendo buscadas.

            O corretor tem a missão de compatibilizar os interesses daquele que quer vender e daquele que quer comprar. Não gostaria que minhas palavras fossem no sentido de recuperar toda a nossa história, porque isso o querido Antônio Simas já fez, e muito bem. Muito menos tenho a pretensão de falar da importância da categoria e do Sindicato, considerando-se que o companheiro Orlando de Almeida já o fez. Quero muito mais chamar a atenção para o que simboliza esta sessão solene, de que todos, de maneira desprendida, estamos participando, nesta data simbólica e comemorativa, demonstrando claramente a unidade da classe em tempos de crise, em tempos em que a população, às vezes muito desanimada com os últimos acontecimentos - crise energética, crise econômica, moral que assola grande parte dos nossos homens públicos.

O nosso sindicato cresce com as homenagens que Assembléia Legislativa presta a esta entidade e todos os profissionais da categoria dá uma demonstração de que temos otimismo e estamos pensando no futuro do nosso país.

Por isso, neste momento, quero cumprimentar nossos dirigentes, aqueles que, sem dúvida alguma, foram os responsáveis para que o nosso conselho, nosso sindicato tenham a força que têm hoje, a começar pelos meus companheiros Roberto Capuano, Odil de Sá, os atuais dirigentes, Orlando, Presidente do nosso Sindicato, o Valtinho, que neste ato representa o presidente do Conselho, Sr. Viana, que se recupera de uma enfermidade, a todos da Mesa que deixaram de lado os interesses pessoais, da atividade comercial, das imobiliárias, para pensar no corretor de imóveis.

Se hoje os corretores podem desfrutar de algum conceito, de respeitabilidade é graças ao trabalho que os Srs. fizeram à nossa categoria.

Sou corretor há sete anos, sei reconhecer, assim como os que ingressaram na nossa categoria agora e aqueles que exercem há anos a profissão, sabem reconhecer os grandes timoneiros da nossa profissão, aqueles que junto às esferas de poder, regulamentaram nossa profissão, aqueles que puderam fazer da profissão de corretor de imóveis uma realidade.

Por isso, meus agradecimentos aos meus dirigentes, a todos aqueles que numa segunda-feira à noite participaram desta sessão solene, dando demonstração de civismo, acima de tudo, uma demonstração de participação. Às vezes, o simbolismo de uma reunião, de um evento, de uma sessão solene como essa perpetua na memória de muitos corretores, assim como há dois anos, tivemos a oportunidade, nesta Assembléia Legislativa, de homenagear a nossa categoria, dois anos depois estamos aqui novamente, contentes pelos resultados que obtivemos. Acima de tudo, contentes com a presença de todos os senhores, que demonstram de maneira clara e inequívoca, que os nossos dirigentes têm feito um grande trabalho, esforço pessoal, no sentido de alcançarmos novas conquistas.

Talvez nem tudo que aspirarmos seja concreto, mas temos a convicção de que o esforço, o empenho pessoal e desprendimento dos senhores, faz com que cada vez mais nos orgulhemos de ser corretores de imóveis.

Agradeço, de maneira muito especial, a presença de todos.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, agradecemos a presença de todas as autoridades, e de todos que com suas presenças colaboraram para êxito desta solenidade e convido para um coquetel, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 20 horas e 45 minutos.

* * *