31 DE AGOSTO DE 2007

024ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “20 ANOS DA Racco INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS”

 

Presidência: SAID MOURAD


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 31/08/2007 - Sessão 24ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: SAID MOURAD

 

COMEMORAÇÃO DOS "20 ANOS DA RACCO INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS"

001 - SAID MOURAD

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado Campos Machado, com a finalidade de comemorar os "20 anos da Racco Indústria de Cosméticos". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - JAIME JACKSON BEZERRA

Diretor Regional da Racco, agradece a iniciativa desta homenagem.

 

003 - SUELI BEZERRA

Diretora Regional/São Paulo, da Racco, expressa sua alegria com esta homenagem anos 20 anos da Racco.

 

004 - LUIZ FELIPE RAUEN

Presidente da Indústria de Cosméticos Racco, agradece a iniciativa desta homenagem. Relembra os primeiros tempos da empresa, e fala de sua atual expansão mundial.

 

005 - GISELA RAUEN

Também Presidente da Indústria de Cosméticos Racco, agradece esta homenagem aos 20 anos da empresa Racco. Expressa seu orgulho com o desenvolvimento da Racco, que deu oportunidade profissional a muitas pessoas.

 

006 - Presidente SAID MOURAD

Dá testemunho de sua convivência com a Racco. Agradece o trabalho de seus assessores de gabinete. Conduz a entrega de homenagens. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Esta Presidência tem o prazer de anunciar e de receber na Assembléia Legislativa o meu grande amigo Sr. Luiz Felipe Rauen, Presidente da Indústria de Cosméticos Racco; Sra. Gisela Rauen, também Presidente da Indústria de Cosméticos Racco; Sra. Sueli Bezerra e Sr. Jaime Jackson Bezerra, Diretor Regional/São Paulo, da Racco; Sr. Pedro Baptista Oviedo, Conselheiro do Ciesp; Dr. Paulo Rios, Assessor-Chefe da Assistência Policial Civil da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, neste ato representando o Delegado-Geral de Polícia, grandes amigos e parceiros; Sra. Célia Miranda, Presidente do Instituto Sul Americano para a promoção da eqüidade no desenvolvimento sustentável multisetorial; Sra. Maria Eunice e Mário Paz, Diretores Regionais de Guarulhos, com quem tivemos oportunidade de participar na minha primeira reunião da Racco. (Palmas.)

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 20 anos da Racco.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Esta Presidência tem a grata satisfação de conceder a palavra ao Sr. Jaime Jackson Bezerra, Diretor Regional da Racco.

 

O SR. JAIME JACKSON BEZERRA - Boa noite a todos os presentes. Deputado Said Mourad, em nome da regional São Paulo, eu agradeço, de coração, esta homenagem que V. Exa. nos presta. De coração também, em nome de todos os promotores, distribuidores e dirigentes de São Paulo, dirigimos o nosso apreço em consideração à sua distinção. Muito obrigado, Presidente. Muito obrigado, Felipe, por estar aqui presente. Muito obrigado, Gisela, muito obrigado, meu amor, por estar aqui também. Muito obrigado Eunice. Enfim, também ao Mário, a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Com a palavra agora a nossa grande amiga, essa grande liderança, essa grande batalhadora, esse grande exemplo de mulher, a Sra. Sueli Bezerra.

 

A SRA. SUELI BEZERRA - Boa noite. Muito obrigado Deputado Said Mourad. Adorei o que V. Exa. falou. Sinto-me extremamente lisonjeada por estar aqui hoje, ter oportunidade de estarmos todos nos confraternizando por esses 20 anos de Racco. É um prazer enorme estar com nossos dirigentes maravilhosos lá em cima podendo participar desse evento, com os promotores, com os maridos. Isso é muito importante para nós. Acho que é um marco na nossa história de 20 anos.

Esse momento vai ser muito lembrado por muitos anos, porque é um momento muito especial, é um momento que estamos comemorando em alto estilo. Por isso agradeço pelo momento, pela presença, por este local onde estamos e pelas pessoas que estão conosco. Agradeço mais ao Gil Felipe por estar aqui nos prestigiando, participando conosco deste evento. Deus já nos iluminou por 20 anos, então que nos ilumine por mais 20, ou muito mais até. Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Minhas senhoras e meus senhores, antes de prosseguirmos quero mencionar os nossos amigos aqui representados, ou que enviaram mensagem a esta Presidência porque não puderam estar presentes: representando o Deputado federal Walter Ihoshi, o Sr. Rodrigo Avelino. Recebemos mensagem de João Francisco Aprá, Chefe de Gabinete da Secretaria do Emprego e Relações de Trabalho do Estado de São Paulo; Sr. Antônio José Teixeira de Carvalho, Juiz Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; Sr. Carlos Alberto Vogt, Secretário do Estado de Ensino Superior; Professor Evanir Ferreira Castilho, Magistrado Presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo; Antonio Carlos Caruso, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Lizete Ricci, da Secretaria do Estado de Cultura; Aluízio Nunes Ferreira, Secretário Chefe da Casa Civil do Estado de São Paulo; José Henrique Reis Lobo, da Secretaria de Estado de Relações Institucionais; Luiz Flávio Borges D’urso, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; Sérgio Barbour, da Federação da Industria do Estado de São Paulo e dos meus colegas Deputados Deputada Haifa Madi, Deputado Rui Falcão e Deputado Feliciano Filho. Espero que vocês estejam bem à vontade. Esta é uma Casa do povo. Aqui qualquer cidadão tem amplo acesso e direito de entrada e saída. É uma sessão solene, sim, mas quero que vocês fiquem um pouco mais à vontade, porque a Casa é nossa, a festa é nossa e a Racco também é nossa.

Tenho a satisfação de convidar para falar o Sr. Felipe Rauen, Presidente da Indústria de Cosméticos Racco. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ FELIPE RAUEN - Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; nosso nobre e querido amigo, Deputado Said Mourad; demais autoridades presentes que mandaram fax, mandaram e-mail, etc, nossos queridos convidados. Plagiando o Jackson, vocês sabem o amor que sinto por essa mulher, a Gisela, a paixão da minha vida. Ela mudou minha vida. Graças a Deus, há 32 anos eu conheci essa beldade e com a ajuda dela - eu digo quase que minha mentora - nós construímos, há 20 anos, a Racco. Estamos hoje em festa, 20 anos felizes porque nesse período fomos agregando amigos.

Começamos, eu e a Gisela, com uma bolsa na mão, convidando pessoas, parentes, amigos, pessoas por quem tínhamos apreço e consideração. E essas pessoas convidaram outros seus amigos, que também tinham apreço, e assim nós fomos crescendo. Hoje somos uma família de mais de 300 mil pessoas. Estamos no Paraguai, na Bolívia, de onde voltamos anteontem, pegamos um frio danado em Santa Cruz de la Sierra, festa maravilhosa pelos 20 anos da Racco, e três anos da Racco na Bolívia.

Amanhã iremos para Portugal, onde teremos uma reunião de quatro dias com a nossa equipe portuguesa, que também está em festa pelo aniversário da Racco. No final do ano aos Estados Unidos, onde a Racco está presente. Só não vamos este ano para Angola, onde a Racco também está presente. Teremos algumas reuniões na Europa: com os novos distribuidores na França, em Paris; em Milão, com pessoas que já estão começando a fazer o trabalho, uma consultora nova que entrou e cadastrou 15 pessoas em 15 dias.

Isso é a Racco, a Racco no mundo. E essa paixão, esse amor que sentimos aqui, que vocês têm pela Racco, que vocês demonstram pela Racco, também está sendo demonstrado lá fora.

Como conquistamos isso? Todos nós lançamos o nosso coração à frente, na Racco. Sempre lançamos o coração e o trabalho veio atrás. Os resultados vieram atrás. Hoje temos tantas famílias que estão dependendo e tirando o seu sustento com qualidade; estão sustentando seus filhos, colocando seus filhos numa escola, numa universidade, comprando casa, comprando carro. Tudo isso com o trabalho que todos nós conseguimos construir.

Como disse o nobre Deputado Said, a Racco não é minha, não é da Gi. É de todos nós. E realmente, a Racco não existiria se não houvesse todos nós. Eu tenho a grata satisfação e a honra de ser o Presidente desta empresa. Não sei por quanto tempo irão me manter nessa posição, mas, neste momento, tenho o maior prazer de receber todo esse carinho dos senhores.  Sei que quando eu for daqui para uma outra, um de vocês assumirá essa posição com muita honra, muita força e muita vontade.

Espero que estes vinte anos se transformem em 40, 60 e muito mais. A Racco não é uma companhia que nasceu para passar alguns anos na nossa vida. Sabemos que ela vai continuar e será cada dia maior. Nos últimos cinco anos, crescemos 1.400%. Qual é a empresa que em cinco anos cresceu 1400%?

Este ano, já estamos 76% maior do que o ano passado. Crescemos 54%. É recorde em cima de recorde. Por quê? Por causa da marca, por causa do produto? Não. Por causa do nosso sistema e por causa de vocês que fazem esse sistema existir, que fazem esse sistema funcionar da maneira que somente vocês entendem. Somente quem está dentro da Racco entende o que é a Racco.

Há pouco, a esposa do nosso nobre Deputado estava apresentando duas funcionárias que começaram a trabalhar recentemente com ela. Uma, até poucos dias atrás, era vendedora e a outra, diarista. Agora estão assumindo posições na secretaria. A Racco é isso, é uma oportunidade, uma grande oportunidade de vida para todos.

Continuem abraçando com esses braços enormes, com esse coração enorme essa companhia, porque ela é nossa e veio para ficar. Ela será a mais forte, a maior do Brasil e, podem certeza, uma das maiores do mundo. Muito obrigado a todos vocês. Eu amo vocês.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Para fecharmos com chave de ouro, tenho a grata satisfação de passar a palavra à Sra. Gisela Rauen.

 

A SRA. GISELA RAUEN - Em primeiro lugar, quero agradecer ao Deputado Said Mourad, a Valéria - sua esposa - e a toda a Mesa por estarmos aqui comemorando estes vinte anos junto com nossos consultores, dirigentes, promotores, diretores. É muito gratificante comemorarmos junto de nossa família.

Pensar nos vinte anos é como passar um filme pela nossa cabeça. Tantos obstáculos superamos, tanta coisa linda, tantas glórias, nestes vinte anos de história. Quantos sonhos realizados. Milhares e milhares de pessoas realizando grandes juntamente conosco. É uma coisa muito gratificante, é uma coisa linda, grande demais, que orgulha demais. Podermos comemorar juntos com todos e lembrar de toda a história linda que a Racco tem - e é muito linda a nossa história - é compartilhar com as pessoas diariamente os sonhos realizados.

Vieram somar conosco pessoas que vieram em busca de uma oportunidade e hoje dividem o nosso grande sonho: ajudar pessoas a mudar de vida como o Felipe falou. Isso é muito grande. Ajudar pessoas a mudar de vida não é uma oportunidade de apenas nós dois, mas é uma oportunidade que qualquer um de nós da Racco temos nas mãos. Isso é divino, isso é abençoado. E nós, da Racco, sabemos o significado disso. Também sabemos que temos muita gente para ajudar ainda. Temos um trabalho lindo ainda pela frente e isso nos dá ainda mais forças, recarrega as nossas baterias, trazendo-nos mais felicidade ainda. Que Deus nos abençoe a todos! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Minhas senhoras e meus senhores, chegou a minha hora de dar um testemunho, o testemunho da minha história na Racco. A minha esposa, Valéria, é minha vizinha há 10 anos e somente há dois anos resolvemos conversar e nos conhecer. Até então eu já era Deputado e ela já tinha votado em mim, tinha feito campanha para mim, lá no prédio e na família.

Num certo momento, o Sr. Geraldo, zelador do prédio, ficou desempregado. A Valéria gostava muito dele e da sua esposa. Ela me disse: “Deputado, você não consegue um emprego para o Geraldo? Eles estão precisando muito.” Como dizem na linguagem popular “eles estão com uma precisão”. Na verdade, é uma necessidade e não uma precisão. Acho esse termo muito engraçado. Às vezes, eu o uso.

Ela não entendia como eu não conseguia colocar essas pessoas no mercado de trabalho. As pessoas, que estão fora, acham que o Deputado tem uma varinha mágica. Isso não é verdade. E ela não se conformava com isso. Ela achava que eu tinha obrigação de conseguir emprego. E não era só ela, todo mundo que é de fora, tem essa impressão do Deputado. Quem me dera ter uma varinha mágica e conseguir proporcionar isso a todos!

Acho que essa varinha mágica chegou às minhas mãos e hoje se chama Racco. Desde o primeiro dia em meu gabinete, trabalho de porta aberta, de segunda à sexta-feira, das 9 às 21 horas. Quem quiser falar comigo, não precisa marcar audiência, vem e conversa comigo. Acho que é o mínimo que o meu gabinete tem a fazer para fazer São Paulo crescer. Porque a fórmula é simples também: o Deputado que não trabalha, não se reelege. É simples. Tem gente que fala que Deputado não trabalha? É simples: ele não se reelege. É por isso que quero me dedicar tanto.

Quero fazer um parêntese aqui e agradecer a toda a equipe do meu gabinete. Sem eles - que são meus braços, minhas pernas, minha mente, meu pensamento, meu coração -, não teria chegado onde estou. Vejo a Cris; o Dr. Luiz; o Alib, meu Chefe de Gabinete; o Robson; o Lamer, meu assessor de imprensa; a Roseli; a Edna; a Alda; a Nádia - entre outras pessoas que fizeram questão de aqui estar. Eles não têm data, não têm hora para entrar ou para sair da Assembléia Legislativa. Sempre que necessário, para atender a população, eles estão presentes. Peço a gentileza e o carinho de vocês numa salva de palmas para esse pessoal do meu gabinete! (Palmas.)

Obrigado, de coração, equipe! Sem vocês com certeza eu não teria sido reeleito.

Estava falando do meu testemunho, de como fui apresentado à Racco. Aliás, ainda não cheguei lá. Estava falando da Valéria. Começamos a namorar, casamo-nos. Ela viajava muito, por conta do trabalho, e eu gostaria muito que ela ficasse mais em São Paulo, que tivesse uma oportunidade de trabalhar em São Paulo. Essa oportunidade veio quando ela me apresentou à Racco. A Valéria já teve oportunidade de morar na França. Lá ela usava Channel, usava Lancôme e pagava uma fortuna por isso. Hoje ela usa Racco. É muito mais barato, é tão bom quanto e gera empregos no Brasil. Estamos gerando empregos no Brasil. (Palmas.)

Ela falou-me a respeito dessa questão de oportunidades. Eu, engenheiro, homem bitolado, não tinha a mente aberta para enxergar essas oportunidades. Isso se alastrou entre as pessoas que precisavam de uma oportunidade. Há deficientes físicos, grávidas, pessoas casadas que têm uma família para cuidar. Essas pessoas têm condições de trabalhar e precisam fazê-lo. Quando se dá oportunidade a essas pessoas levanta-se a auto-estima delas. Elas começam a tratar melhor a família e os amigos, elas se olham melhor no espelho. E quando elas usam os produtos da Racco ficam mais felizes ainda porque ficam mais bonitas.

Gisele, você agradece a mim por esta oportunidade, por este evento, mas nós é que agradecemos à Racco por nos dar essa oportunidade. Parabéns a você!

Para concluir gostaria de dizer da minha satisfação de ser um Dia de Gente Racco. (Palmas.) É um prazer enorme fazer parte dessa grande família e proporcionar essa condição a várias pessoas necessitadas.

Quando chegam currículos pedindo emprego, pedindo que se abra uma porta, você pode oferecer emprego ou trabalho. Muita gente quer emprego, não quer nem bater cartão. Sou totalmente contra isso. No entanto as pessoas que querem trabalho, que querem uma oportunidade, eu apresento essas pessoas, assim como eu, a minha família e todo o meu gabinete fomos apresentados. Eu apresento todas essas pessoas à grande família Racco.

Quero agradecer a cada um de vocês pela presença; ao nosso amigo César, jornalista e amigo da família; a toda a equipe do som; às meninas do cerimonial; à Polícia Militar do Estado; e a todos que fizeram essa festa.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida para um coquetel no Hall Monumental. Mas, antes de fazer o convite, quero pedir uma gentileza: peço à minha esposa, Valéria, que suba aqui. (Palmas.)

Espero que vocês compreendam a minha emoção em ver esta mulher batalhando. Teve um dia até que ela quis dormir na Racco. É verdade, não estou brincando. Falei: “Se você dormir lá, eu vou embora”.

A você, Valéria, que me apresentou à Racco, tenho a grata satisfação em oferecer-lhe com carinho essas humildes flores. (Palmas.) E para a Gi, essas flores do campo. Você merece. (Palmas.) Uma música especial de fundo para esses que proporcionaram isso tudo para todos nós. (Palmas.) Não sei se vocês sabem, mas essa música é uma homenagem especial aos nossos diretores. É uma surpresa que fizemos a eles. (Palmas.)

 

* * *

 

-              São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PSC - Muito obrigado a todos uma salva de palma a todos que fazem parte desta família. Vamos ao coquetel. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 15 minutos.

 

* * *