02 DE JUNHO DE 2008

024ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

  

Presidente: VITOR SAPIENZA

 

 

RESUMO

001 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a presença de autoridades. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente Vaz de Lima, a requerimento do Deputado Vitor Sapienza, na direção dos trabalhos, para comemorar o "Dia da Comunidade Italiana". Convida o público para, de pé, ouvir a execução do os hinos nacionais da Itália e do Brasil. Recorda a sua trajetória como parlamentar. Destaca a importância dos italianos na formação de São Paulo. Anuncia a entrega do "Prêmio Loba Romana" aos 19 agraciados do ano de 2008.

 

002 - LUIZ CARLOS LADEIA

Faz a leitura da biografia dos homenageados.

 

003 - FÁBIO BOTTO

Jornalista, em nome dos homenageados ressalta a participação dos italianos em vários setores da sociedade. Recorda valores culturais dos italianos.

 

004 - LÚCIA PATTARINO

Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, agradece a iniciativa. Destaca as relações bilaterais entre Itália e Brasil. Recorda a importância da proclamação da República da Itália. Faz reflexão sobre os ideais dos imigrantes italianos no Brasil.

 

005 - Presidente VITOR SAPIENZA

Recorda o orgulho dos italianos e descendentes pela sua história. Lembra as dificuldades sofridas pelos antepassados. Enaltece a presença dos italianos em vários segmentos da sociedade brasileira. Destaca o espírito empreendedor e a sabedoria dos imigrantes italianos. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vitor Sapienza.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Para compor a mesa: Sra. Lúcia Pattarino, cônsul da Itália em São Paulo; Sr. Cláudio Pierroni, do Conselho Geral dos Italianos no Exterior; Sr. Antônio Laspro, Conselho Geral dos Italianos no Exterior e Dona Rita Blasioli, presidente do Comites.

Solicito ao assessor Luiz Carlos Ladeia que nomeie as autoridades presentes.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Registramos a presença do Sr. Marcos Gazzo, juiz de direito da 5a Vara Cível Regional Jabaquara/Saúde; Sra. Luigina Peddi, diretora do Instituto Italiano de Cultura; Professor Jorge Bastos, PhD, magnífico reitor da Universidade Ibirapuera; Sr. José Augusto de Guarnieri Pereira, Prefeito Municipal de Santo Antônio do Pinhal; Sr. Airton Trevisan; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, 57a subsecção de Guarulhos; Sr. Francisco Giannoccaro, presidente do Conselho Cívico e Cultural da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Jorge Steschenko, diretor industrial da Flanel; Sr. Sebastião Geraldo Brollo, representando o Jornal “O Dia”, de São Paulo; Sra. Maria Clara Tobo, diretora de Assuntos de Serviços Estaduais da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo; Sr. Eduardo Cardoso de Almeida Castanheira, Delegado de Polícia, representando o Delegado Geral Dr. Maurício José Lemos Freire; Sr. Eduardo Bechara Patah, médico/SOMIB; Sr. Flávio Giannini, vice-presidente da Associação e Sindicato dos Auditores Fiscais da Prefeitura do Município de São Paulo; Sr. Arthur Correa de Melo Netto, vice-presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo; Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Estadual Antonio Salim Curiati e Sra. Rita Amádio Ferraro, Presidente da Associação dos Funcionários Públicos da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos os Hinos Nacionais Italiano e o Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º tenente PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- São entoados os Hinos Nacionais Italiano e o Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE -VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que sempre tem abrilhantado as nossas festas. Sem dúvida alguma, este Deputado se sente orgulhoso face a presença da colônia italiana prestigiando aqueles que receberão uma homenagem.

Quero recordar que há 21 anos, este Deputado, descendente de italianos, passou por uma fase difícil: eu era garoto na última grande guerra e sofri as conseqüências da Itália ter lutado ao lado do Eixo.

De certa forma, quando me veio a idéia de criar o Dia da Comunidade Italiana, foi uma forma que este Deputado encontrou de resgatar a importância dos italianos na formação de São Paulo. Já faz 21 anos, e cada ano que passa, vejo com muita satisfação crescer o movimento de apoio ao Dia da Comunidade Italiana.

Sem dúvida alguma, também tivemos mercê de minha equipe, mesmo porque entendo que alguém para chegar a algum lugar tem que formar uma equipe. Criamos a Loba Romana. O que é a Loba Romana? É o reconhecimento que esta Assembléia Legislativa presta àqueles que, com o seu esforço e trabalho, contribuíram para o entrosamento entre essas colônias.

Dentro desse quadro, quero passar a palavra ao meu assessor, Sr. Ladeia, para que ele inicie a entrega dos troféus deste ano.

 

            O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - O primeiro homenageado tem 86 anos. É natural de Lucca e chegou ao Brasil em 1952. Na Itália, conviveu com a alta alfaiataria e moda. Assim, chegando ao país, deu continuidade a esse trabalho e começou a vida profissional como alfaiate da alta sociedade paulistana. Ao mesmo tempo, trabalhou no restaurante do Clube de Regatas Tietê.

            Sempre disposto a inovar, em pouco tempo, ele investiu no setor de confecções e moda e passou a exportar peças em couro para a Itália. Quando foi inaugurado o Shopping Center Iguatemi, lá estava ele como sócio-fundador da primeira rotisserie de São Paulo, a Roticceria Piatto D’Oro.

            Em 1974, foi sócio-fundador da Associazione Lucchesi Nel Mondo, contribuindo para a divulgação da cultura italiana e servindo como ponto de encontro da colônia no Brasil.

            Em 1995, foi condecorado pela Câmara Di Commércio Di Lucca com a medalha de ouro, como reconhecimento do governo italiano pelas suas atividades no exterior, enaltecendo a sua pátria.

            Para a alegria de todos nós e, principalmente, da esposa, Sra. Pina, e dos seus seis netos, chamamos o Sr. Aldo Morelli. (Palmas.)

 

* * *

 

            - É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Registramos a presença do Sr. Paulo Brasil Corrêa de Melo, do Conselho Regional de Economia.

O nosso próximo homenageado é nascido em São Paulo, em 1952. Engenheiro formado pela Universidade Mackenzie, ele é de tradicional família ligada à produção de vinhos. Seus bisavós são de Cison di Valmarino, o berço da famosa bebida proseco, que chegou ao Brasil em 1878.

Em 1919, seus avós fundaram a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. O nosso homenageado ingressou na vida profissional como professor de Matemática e foi engenheiro da empresa Allis Charles - Fábrica de Aços Paulista. Há 30 anos, ele trabalha na Salton, há 26 anos ocupa o cargo de diretor-presidente e há 10 anos também o cargo de presidente do Conselho de Administração.

A Vinícola Salton é hoje líder na produção e venda de espumantes finos no Brasil. É a terceira maior produtora e vendedora de vinhos finos e é vice-líder no segmento de destilados com o Conhaque Presidente.

Seu vinho Salton Talento é considerado o melhor vinho nacional, o que comprova os vários prêmios já recebidos no país e no exterior.

O nosso homenageado é o Sr. Ângelo Salton Neto. (Palmas.)

 

* * *

 

            - É feita a homenagem.

 

* * *

 

            O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - O nosso próximo homenageado é natural de São Paulo, bacharel em ciências econômicas pela Fundação Álvares Penteado, bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Mackenzie, bacharel em Ciências Contábeis pelo Instituto Moura Lacerda, de Ribeirão Preto.

Trabalhou na Arno e na Secretaria da Fazenda. Foi secretário geral adjunto no Ministério do Planejamento da Presidência da República, de 1985 a 1987, durante o Governo Sarney.

Em sua extensa vida profissional, constam, ainda, a coordenação das entidades descentralizadas na Secretaria da Fazenda; Secretário-executivo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE - da Universidade de São Paulo; Chefia de Gabinete da Secretaria da Administração do Estado de São Paulo.

Chamamos o nosso homenageado Sr. Antonio Fazzani Bina. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele nasceu em Itápolis, no interior paulista, e foi criado na Grande São Paulo. Empresário de sucesso, responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, o nosso homenageado é formado em Economia. Ele começou a sua vida profissional como auxiliar de fiandeiro, foi auxiliar de escritório, chefe de Programação de Ferramentaria e assistente da Gerência de Planejamento e Controle.

Em 1990, fundou a Seiscentos Consultoria (Bolsa do Aço). Sete anos depois, fundou a Flanel Indústria Mecânica. Em 2000, adquiriu a Forjaria São Roque, que passou a ser filial da Flanel Indústria Mecânica, sediada em Osasco.

Em 2003, arrendou o restante do Parque Industrial da antiga Cobrasma, reativando as produções da Aciária, Forjaria e Linha de Usinagem de Eixos Ferroviários que estavam inativos desde 1994. Com isso, ele fundou a Flanaço, Ligas Especiais. O passo seguinte foi a criação da FVL Laminação de Anéis.

O nosso homenageado dirige o grupo Flanel e suas empresas são destaques no Setor de Forjaria e Produção de Eixos destinados ao Setor Ferroviário.

Chamamos o Sr. Carlos Roberto Seiscentos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Natural de Cessaniti, nascido em 1936, o nosso próximo homenageado começou cedo a sua vida profissional. Aos 12 anos ele comprava produtos comestíveis e os revendia no porto, para as pessoas que chegavam de outros países.

Em 1951, ele veio para o Brasil, chamado pelo tio José Pugliese, com quem trabalhou alguns meses, até se adaptar ao idioma e ao novo país. Em seguida, foi trabalhar como operário na útil sociedade anônima, onde permaneceu por quatro anos.

Ao mesmo tempo, trabalhava durante o dia e estudava à noite. Em 1958, formou uma sociedade de Radiotécnica que funcionou até 1962. Nesse ano, ele fundou a Plásticos Vonil Ltda. Desde então, a sua vida é intimamente ligada à empresa.

Como é natural na vida do imigrante, ele sempre soube enfrentar as dificuldades. Em 1963, a empresa situada no bairro da Mooca sofreu uma enchente e os prejuízos foram imensos. Muita luta e trabalho e os frutos vieram. Ele conseguiu se recuperar e, em pouco tempo, estava novamente produzindo riquezas para o país e gerando dezenas de empregos.

Chamamos o nosso homenageado, o Sr. Domenico de Luca. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Seus avós eram da região de Piemonti, e vieram para o Brasil na década de cinqüenta. Seu avô havia sido convidado a trabalhar na área têxtil, na ocasião, muito carente de mão-de-obra especializada. O velho Hugo mostrou garra e persistência e chegou a diretor geral de uma importante empresa do gênero em São Paulo.

A cultura italiana faz parte do seu cotidiano. Jornalista, apresentador, comentarista, empresário. O nosso homenageado mantém na Rádio Trianon, o único programa radiofônico destinado à comunidade italiana no Brasil. Ele é pioneiro no assunto, apresentando notícias, entrevistas, informações da previdência italiana, gastronomia, esportes, música, arte e cultura.

Ele é responsável pelo jornal Spazio XXI, do Movimento Cristiano Lavorati; é sócio-diretor da empresa Esfera Produções, ligada à área de comunicações; jornalista e comentarista do programa Rubens Palli, na Rádio Tupi; é diretor de relações públicas da Associação Piemonteses do Mundo, Seção São Paulo.

Chamamos o nosso homenageado, o jornalista Fabio Botto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Formado em direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba, sendo o primeiro colocado na turma de 1969. Em 1971 ingressou na Academia de Polícia de São Paulo e iniciou a sua carreira como delegado.

Tempos depois, em novo concurso público, ingressou no Ministério Público como Promotor de Justiça. Exerceu o cargo em Itapetininga, Capão Bonito, Apiaí, São Caetano do Sul, Tietê, Cotia e Barueri. Em 1983 foi transferido para São Paulo, onde ocupou o cargo de diretor de patrimônio da Associação Paulista do Ministério Público.

Foi assessor especial do Secretário de Segurança Pública; assessor especial do Governador Luiz Antonio Fleury; Procurador de Justiça do Estado de São Paulo; é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e chegou ao posto mais elevado, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Chamamos o nosso homenageado, Dr. Fulvio Julião Biazzi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Paulistano, formado em contabilidade pela Álvares Penteado, formou-se em direito pela PUC. Começou a vida profissional aos 14 anos, como auxiliar de escritório, na empresa da família. Foi chefe de expediente e responsável pelo departamento pessoal. Em 1980 tornou-se sócio da empresa.

O nosso homenageado “viveu” a contabilidade desde a infância. Foi tesoureiro do Sindicato dos Contabilistas. Foi membro do Conselho Fiscal, conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade; exerce atualmente atividade eletiva/voluntária na diretoria da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Responsabilidade Social, e no Conseg José Bonifácio.

Integrante da Organização Viva o Centro. Foi juiz classista representante dos empregadores na Justiça do Trabalho, juiz conciliador voluntário no Juizado de Pequenas Causas no Fórum Vergueiro.

Mantém estreitos laços com a colônia italiana, participando de eventos em toda a cidade, sempre apoiando eventos alusivos à nação italiana, realizados na cidade de São Paulo.

Chamamos o nosso homenageado, o Sr. João Edison Deméo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, fez residência médica em cardiologia na Unicamp, especialização na área de hemodinâmica e cardiologia intervencionista no Incor.

É doutor em medicina pela Faculdade de Medicina da Unicamp.

Médico cardiologista no Hospital da Beneficência Portuguesa, realizou mais de 105 mil procedimentos diagnósticos e terapêuticos, desde 1986, atendendo pelo SUS.

Doutor em medicina interna pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Médico responsável pelo serviço de hemodinâmica e cardiologia do Hospital Osvaldo Cruz. Professor titular de cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes. Coordenador do módulo de hemodinâmica do curso de pós-graduação lato sensu na Beneficência Portuguesa; Especialista em cardiologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Cardiologia; Especialista em terapia pela Associação Médica Brasileira e membro do Departamento de Hemodinâmica e Angiocardiografia daquela entidade. Fundador da Sociedade Latino-Americana de Cardiologia Intervencionista.

O nosso homenageado é o Dr. José Armando Magione.

                                                  

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Registramos a presença do Sr. José Heleno Mariano, Presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

Ele é nascido em Carrara, em 1942. Veio para o Brasil e se instalou em Taubaté, no Vale do Paraíba, onde prestava serviços para a antiga Willys Overland do Brasil, que posteriormente foi adquirida pela Ford do Brasil S/A.

Em 1976 ele adquiriu um imóvel em Santo Antonio do Pinhal e, alguns anos depois, mudou-se para a cidade. A partir do ano 2000 ele montou e passou a administrar a Pousada Il Villaggio. Apesar disso, deixou e ainda mantém estreitos laços com Taubaté.

Formado pela Escola Superior de Guerra, é membro do Conselho Consultivo do Sesi Taubaté, diretor da  Abifa (Associação Brasileira da Indústria de Fundição); Presidente e fundador da Associação dos Amigos de Santo Antonio do Pinhal; assessor voluntário da prefeitura da Estância Climática de Santo Antonio do Pinhal; diretor do Ciesp, regional Taubaté; Delegado da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria-Taubaté.

O nosso homenageado é o Sr. Luigi Turrini.

                                          

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Engenheiro Civil, Pedagogo, Psicanalista e diplomado na Escola Superior de Guerra. Pós-graduado em Segurança do Trabalho: professor universitário e perito criminal.

Autor dos livros: Ipiranga, suas ruas nossa história; Maçonaria, manual do candidato; Brasil, um olhar sobre a maçonaria; Calabrasil, história dos calabreses em São Paulo.

Coordenador da antologia 450 anos de São Paulo; coordenador da antologia centenário do mais pesado que o ar; membro da Academia Paulistana Maçônica de Letras; Diretor do Círculo Calabrês de São Paulo; Representante da Itália junto à Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo; Membro da Ordem dos Cavaleiros Templários de Malta; Presidente da Associação Beneficente Luz de Louvor; Fundador e diretor do Instituto de Psicanálise Transcendental do Brasil.

Nosso homenageado é o Sr. Luiz Antonio Grieco. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

            O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ítalo-brasileiro, nascido em 1972. Originário de Boscotrecase, Napoli. É casado com Patrícia Vilas Boas de Oliveira, farmacêutica responsável pela Drogaria São Paulo.

Bacharel em Direito pela Universidade de Guarulhos, com especialização em Direito Internacional Público e Privado, Civil e Previdenciário, obtida na Universidade Frederico II di Napoli.

Advogado da Prefeitura Municipal de São Paulo, atuou no gabinete do procurador, foi estagiário do Comune di Boscotrecase; organizador e idealizador para a Editora Escala do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, de 1998, edição com venda em todo o país, atualmente é colaborador e advogado do Patronato italiano Enasco do Brasil; o nosso homenageado é fundador da Associazione Italiana di Campânia; incentivador e voluntário nas festividades de Madona di Casaluce e San Genaro.

Chamamos o Sr Maurizio Matrone. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Sua família tem origens em Motta Canastra, na Sicília. Os bisavós chegaram ao país em 1892 e se fixaram na região de São José do Rio Pardo, trabalhando na agricultura, e posteriormente se dedicaram ao setor de laticínios. Uma das principais características talvez tenha sido a solidariedade para com os mais necessitados.

A sua família teve participação atuante na vinda da empresa de laticínios Polenghi para o Brasil. O nosso homenageado estudou em São Paulo e tanto na vida familiar como estudantil herdou o espírito de solidariedade da família e sempre procurou ajudar os mais necessitados.

Dedicou-se à música. Montou conjuntos musicais e bandas, defendendo a música brasileira em diversos países; teve que bancar músicos, pagar passagens, estadias, lutar pela dignidade dos profissionais do setor.

Durante 17 anos esteve no exterior, trabalhando com profissionais de alto nível, em bandas e conjuntos musicais como: Três Américas, Super Som T.A.; Samba Blue, Brasil Brasa, Orpheu’s Quartet. Trabalhou e manteve contato com os grandes nomes da música internacional. Ajudou e foi ajudado por muita gente. Enfrentou inúmeras dificuldades e situações dignas de se escrever uma enciclopédia. Ali poderia ser citada uma infinidade de casos, situações vividas tanto nas mais requintadas salas de espetáculo da Europa, e até uma apresentação na selva africana, para os guerrilheiros do movimento popular para a libertação de Angola.

De volta ao país, teve que se submeter a uma cirurgia, foi obrigado a abandonar a música. Dedicou-se ao setor de cosméticos, onde atua em grandes empresas e foi responsável pela formação de vários e famosos profissionais do setor.

Ah! O nosso homenageado tem outra grande virtude: é conselheiro vitalício da Sociedade Esportiva Palmeiras.

Chamamos o Sr. Orpheu Gaspar Puglia.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele é filho de imigrantes que chegaram ao Brasil, fugindo do fascismo. Natural da capital, onde sempre viveu e estudou. É formado pela faculdade São Luiz.

Em 1943 ingressou no Centro do Professorado Paulista, como mensageiro. Aos poucos foi galgando todos os postos daquela instituição. Em 1957 chegou ao posto de Diretor Geral Administrativo.

Graças ao seu excepcional talento como gestor das finanças da instituição, ele conseguiu construir um patrimônio que é orgulho para todos os professores.

Em 1997 foi eleito, por unanimidade, pelos 250 membros do conselho superior, presidente do centro do professorado paulista.

Para facilitar o contato com os associados, ele criou cinco subsedes na capital e mantém intenso trabalho na luta pelos direitos dos professores, tanto os da ativa, como os aposentados.

Presidente da União Paulista de Educação, chamamos o nosso amigo Palmiro Mennucci.

 

* * *

 

            - É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Nascido em Lucca, em 1945, veio para o Brasil e atualmente trabalha no Consulado Geral da Itália.

A larga experiência que adquiriu no trabalho fez dele profissional de alto nível, imprescindível para as atividades desempenhadas no consulado.

E a prova disso é a extensa folha de serviços prestados durante quase três décadas em São Paulo. A isso se acrescentem três anos em Buenos Aires, três anos em Roma, cinco anos em Mar Del Plata, na Argentina e dois anos em Shangai, na China.

Como se vê, uma longa foha de serviços, sempre destinada ao atendimento da comunidade italiana e aos seus descendentes.

O nosso homenageado é também conselheiro vitalício da Sociedade Esportiva Palmeiras. Sr. Paolo Giovanni Farinelli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele é paulistano nascido em 1954, logo depois que a cidade havia completado seu 4º centenário. Estudou no colégio Dante Alighieri, ingressou na faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Formou-se médico em 1974 e fez residência médica na santa Casa, em anatomia patológica. Em s981, em sociedade com o médico Luis Vitor de Lima Salomão, fundaram a Salomão & Zoppi Medicina Diagnóstica. A empresa conta hoje com 425 colaboradores diretos e um corpo médico com 125 profissionais de altíssimo nível. Esta empresa realiza 1200 tipos de exames laboratoriais, além de exames nas áreas de radiologia, densitometria, ultra-sonografia, mamografia digital, endoscopia, colposcopoia, citologia e anatomia patológica. Em suas 3 unidades ambulatoriais são realizados, todos os meses, cerca de 150 mil exames. Nosso homenageado é o Dr. Paulo Sérgio Zoppi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ela é nascida em Guarulhos, na Grande são Paulo. Seus pais vieram da região de Basilicata. Isso fez nascer nela e ser mantida toda a tradição italiana, mais especificamente os costumes daquela região, o que acabou norteando a sua formação. Formada em edificações pelo tradicional Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1963, já trabalhou no Instituto Italiano de Comércio Exterior, no setor de intercâmbios da Embaixada da Itália. Desde 1999 é funcionária do Consulado Geral da Itália, em São Paulo, atuando no setor de contabilidade, passaportes e secretaria. Graças à seriedade e competência com que desempenha suas funções, em 2005 ela foi condecorada com a medalha Giuseppe Garibaldi, ofertada pela Associazone Nazionale Veterani e Reduci Garibaldina, presidida pela Sra. Yvonne Capuano. Chamamos a Sra. Rita de Cassia Guarino. (Palmas.)

                                              

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - A nossa próxima homenageada é formada em engenharia e atua na coordenação de projetos sociais, políticos e administrativos. Ela é formada em engenharia civil pela fundação Armando Álvares Penteado, e especializada em ciências materiais, pela escola politécnica de Torino, na Itália.

Como engenheira, trabalhou na área de saneamento, pela construtora Cappellano, e ministra palestras e seminários nas áreas de cidadania, marketing e terceiro setor. Trabalhou na subprefeitura de Parelheiros, coordenando a Assistência Social; foi assessora parlamentar na Assembléia Legislativa.

            Chamamos a senhora Roberta Cappellano.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - LUIZ CARLOS LADEIA - Ele nasceu em 1951, em Milano. É técnico em contabilidade formado pelo Instituto Gino Zappa.

Trabalhou no Banco Ambrosiano de Milano, de 1973 a 1982, e em setembro de 1977 veio para o Brasil, inicialmente com a função de abrir um escritório de representação do grupo Banco Ambrosiano, na época, o maior banco particular da Itália.

A sua principal atividade era promover o comércio entre os dois países, concedendo empréstimos e financiamento a bancos e empresas.

Disposto a fixar-se no país, deixou o banco em 1982, quando ocupava o cargo de vice-diretor. Naquele ano ele abriu a empresa Casis Ltda, para ser representante do Banco Del Gottardo, em todo o Brasil e em outros países da América do Sul, concedendo empréstimos a Governos, empresas públicas e privadas.

Foi Membro do Conselho de Investimento do Fundo de Investimento Equitypar, até a saída do banco, em abril de 1989.

Manteve o Trabalho de assistência a empresários italianos e brasileiros, ampliando a atividade também no setor imobiliário.

Desde o ano 2000 ele desenvolve o comércio de varejo de presentes e artesanato, usando o nome fantasia Flair Shop, atualmente com três lojas em Campinas e em São Paulo.

Chamamos o Sr. Silvio Maria Casanova.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - A fim de falar em nome dos homenageados, esta Presidência concede a palavra ao Sr. Fábio Botto.

 

O SR. FÁBIO BOTTO - Boa-noite a todas as autoridades presentes, senhoras e senhores, esta é uma noite especial, uma ocasião para se celebrar a República Italiana, e também as conquistas, os desafios vencidos e os resultados obtidos por empresários, empreendedores, médicos, administradores, advogados, jornalistas, engenheiros, educadores e executivos que ajudaram e continuam ajudando a construir o Brasil.

Todos os que estão aqui, os homenageados, têm uma relação estreita com a nossa querida Itália. A contribuição dos italianos e seus descendentes, e dos próprios brasileiros, foi fundamental para o desenvolvimento do Brasil. No que se refere à cultura, constatamos a atividade no Brasil de importantes intelectuais vindos da Itália que aqui estiveram, atuaram e conosco colaboraram. Alguns viveram entre nós durante certo tempo; outros vieram e permaneceram, ficaram aqui para sempre, fizeram-se brasileiros.

Os italianos estão presentes em todos os aspectos da nossa cultura, assim como os brasileiros estão presentes na Itália, como na arte, no futebol e nas relações sócio-políticas, igualmente de maior importância a influência dos italianos sobre a nossa vida política, o desenvolvimento das idéias, seu debate e sua expansão.

A Itália e o Brasil de hoje são países modernos. Empresários italianos tiveram êxito construindo império em vários segmentos e brasileiros bem sucedidos exportam seus produtos para a Europa. Eu, particularmente, como jornalista, conheço muito bem a comunidade italiana aqui de São Paulo e o trabalho de grande relevância dos voluntários italianos e brasileiros: as entidades beneficentes, os diversos patronatos, as festas, os veículos de comunicação, o próprio comites, aqui representado pela Rita Blasioli Costa, que é o Comitato degli Italiani all’Estero; o Cidié, representado pelo Sr. Cláudio Pirone, que conheço muito bem, e as inúmeras associações regionais que têm um papel primordial na integração entre o Brasil e Itália.

Para evidenciar o trabalho das associações, posso dizer que faço parte, com muita satisfação, da Unione Italiana de São Paulo e também de uma associação regional de minha origem, a Associação Piemontese de São Paulo, cujo Presidente Giovanni Malacieri está presente, e toda sua diretoria, que desenvolve um trabalho proeminente na coletividade, não somente na preservação das tradições, mas como aproximando os jovens da Itália contemporânea.

Podemos mencionar a ida de jovens profissionais à cidade de Torino, que atualmente está sendo a capital mundial do designer. E neste mês de junho vai sediar o Congresso Mundial dos arquitetos.

            Aqui nesta platéia, nesta noite, temos os mais importantes representantes da coletividade ítalo-brasileira, que queremos ver se fortalecer cada vez mais nessa relação entre Brasil e Itália. Esta festa de hoje e o Troféu Loba Romana, criado em 91, é o reconhecimento do trabalho árduo dessas 19 pessoas que aqui estão para serem homenageadas com esse prêmio de grande importância e reconhecimento. Em nome de todos os homenageados, agradeço esta premiação.

            Muito obrigado. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Lúcia Pattarino, mui digna cônsul da Itália. (Palmas.)

 

A SRA. LÚCIA PATTARINO - Muito obrigada a todos. Gostaria de agradecer ao Deputado Vitor Sapienza, ao Presidente Vaz de Lima e toda a Assembléia Legislativa de São Paulo por esta homenagem no Dia da Comunidade Italiana, feita com muito carinho.

            Em nome de toda a comunidade italiana aqui presente, quero dizer que sentimos a Assembléia Legislativa como a nossa Casa. Já, pessoalmente, é a segunda vez, em menos de dois meses, que tenho a honra e o prazer de representar a Itália aqui na Assembléia Legislativa, para homenagens a cidadãos italianos.    Neste caso em especial, é a maior cerimônia de comemoração e de homenagens a cidadãos italianos.

            Em nome do Cônsul Geral, o ministro Marco Marsilli, que neste momento está em Brasília, e em meu nome pessoal, gostaria de dar os meus parabéns a todos os italianos e brasileiros que foram homenageados nesta noite, porque todos demonstram, com o seu trabalho e o seu sucesso nas várias atividades, que são os melhores embaixadores do nosso país no Brasil, e como, no seu trabalho, na sua obra, se constroem as boas relações entre dois países.

            Já lembramos que hoje é também um dia muito importante para a Itália. É o aniversário da Proclamação da República, que aconteceu há 62 anos. Na Itália é uma festa que foi reativada em 2001; antes era celebrada no 1º domingo do mês de junho, e vem atualmente sendo celebrada em 2 de junho, com muita importância, justamente para que nesse dia os italianos que estão na Itália e os que vivem no exterior possam sentir a ligação entre eles e as instituições, e para que possam refletir sobre os princípios e os ideais que fundaram a nossa Pátria, que são os princípios e ideais que facilitam - e facilitaram - a integração dos italianos também no Brasil.

O Deputado Sapienza lembrou que, infelizmente, por razões históricas, houve momentos difíceis, mas os princípios que fundaram os nossos dois países fizeram que esses momentos fossem superados muito facilmente, e a integração dos italianos no Brasil fosse mais fácil e tivesse muito sucesso, como nos casos das pessoas que estão sendo homenageadas hoje.

Portanto, este é um dia duplamente importante. Novamente agradeço muito o carinho que o Deputado Sapienza e toda a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo sempre manifestam para com a comunidade italiana.

Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Há várias formas de manifestar. Uma, leitura seca. Outra, dando vazão ao coração, o que a nossa Consulesa fez. (Palmas.)

Minhas senhoras e meus senhores, é uma imensa alegria, para nós, italianos e seus descendentes, estarmos mais uma vez aqui, reunidos. Para o nosso orgulho – e nós, italianos e descendentes dos imigrantes que tanto caminharam, temos essa característica – esse encontro marca um pouco de nós, sempre.

Somos orgulhosos de nossa origem e mais, muito mais, orgulhosos do caminho que nossos antepassados trilharam.

Bem sabemos dos espinhos, das pedras, do suor e do sangue que verteram nessa luta, em uma terra para eles estranha, mas que nem por isso mostrou-se adversária.

Pelo contrário, ela foi mãe, amiga, acolhedora. E é certamente por isso que os nossos antepassados tenham contribuído tanto para o enriquecimento desta terra, afinal, eles tiveram duas mães.

Uma ficou chorosa, de um lado do Atlântico, sabendo que os seus filhos partiam, e que certamente não voltariam. No entanto, se soubesse que, do outro lado, eles encontrariam uma mãe substituta - tão meiga como ela - caridosa, mas exigente, talvez nem tivesse motivos para as lágrimas.

Os seus filhos vieram como sementes que se soltam no ar e que por ele são transportadas. Sementes que caem em terreno fértil e, se assim não for, batalham contra as agruras do tempo, contra as imperfeições do terreno. Enfrentam barreiras, e vencem. Mesmo as que caem nas frestas do terreno, nas rachaduras das pedras. Brotam e vencem. Vencem não apenas porque foram resistentes. Vencem porque acreditaram na vida.

E por isso somos orgulhosos. Somos orgulhosos dessa luta, da seriedade com que encararam o inimigo e, acima de tudo, quando vencedores, souberam reconhecer as dificuldades que enfrentaram e que serviram como aprendizado. E isso foi repassado aos seus frutos.

E isso faz com que tenhamos orgulho de sobra. Orgulho pela coragem, desprendimento, seriedade, força de vontade e humildade. Orgulho pelas vitórias que não foram poucas e que continuam fazendo com que, em todos os segmentos de nossa sociedade, em todos os campos de ação, o nome, a tradição, a cultura, a garra, o espírito empreendedor do povo italiano se faz presente.

Neste nosso encontro anual, temos muito a comemorar. A festa é nossa, italianos e brasileiros, afinal, nossas duas mães têm a sabedoria, o amor, bondade, o talento, a força de vontade como virtudes. E pouco importa de que lado do Atlântico ela esteja!

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 35 minutos.

 

* * *