25 DE MAIO DE 2009

024ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOs “60 ANOS DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS PELO SINDICATO DAS EMPRESAS CONTÁBEIS DO ESTADO DE SÃO PAULO - SESCON”

 

Presidentes: BARROS MUNHOZ e EDSON FERRARINI

 

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que convocara esta sessão solene, por solicitação do Deputado Edson Ferrarini, com a finalidade de homenagear os "60 anos de Bons Serviços Prestados pelo Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo - Sescon". Diz que se associava ao Deputado Edson Ferrarini, nesta homenagem aos 60 anos, do Sescon, que representam uma vida de serviços profícuos prestados ao Estado de São Paulo e ao Brasil.

 

002 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência. Agradece ao Presidente Barros Munhoz. Diz que este havia entendido o seu gesto de homenagear o Sescon e as empresas de assessoramento, perícias, pesquisas e informações do Estado de São Paulo. Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Diz que essa era uma data significativa, destacando que o patamar atingido pelo Sescon era dos mais elevados no cenário nacional e adequado às exigências da conjuntura política e econômica.

 

003 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, agradece a oportunidade de trazer o seu reconhecimento por este setor, por seu sindicato e pelas pessoas que compõem essa história e fazem a grandeza do Estado de São Paulo e do Brasil. Homenageia o presidente do Sescon, Sr. José Maria Chapina Alcazar.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Elogia o trabalho e a dedicação da Deputada Célia Leão, a quem denomina "a rainha do Sescon".

 

005 - JONAS DONIZETTE

Deputado Estadual, homenageia o Deputado Edson Ferrarini, lembrando que este se tem mantido fiel à sua luta de combate ao alcoolismo e que os bons exemplos devem ser valorizados. Informa que o Sescon é composto por 15 regionais e cumprimenta cada um dos presidentes. Diz que não é tarefa fácil trabalhar no setor contábil, cujas regras estão sempre mudando e homenageia a categoria.

 

006 - SÉRGIO PRADO DE MELLO

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes e diz da honra de homenagear o Sindicato das Empresas Contábeis e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, pelas seis décadas de serviços prestados.

 

007 - FRANCISCO ANTONIO FEIJÓ

Presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais e presidente do Sescon - São Paulo, Gestão 1972/1975, fala do crescimento do Sescon, que acompanhou o desenvolvimento do Brasil no setor industrial, comercial e de serviços. Diz da honra de falar em nome de todos os outros presidentes.

 

008 - GUILHERME CAMPOS JÚNIOR

Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes e a todos os que se deslocaram para homenagear o Sescon. Homenageia a todos os presidentes responsáveis pela condução dessa entidade, ao longo desses 60 anos.

 

009 - Presidente EDSON FERRARINI

Presta homenagem com entrega de placa ao Sr. José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP. Diz que o Sescon tem regionais espalhadas por todo o interior do Estado de São Paulo, levando sua credibilidade e bons serviços a seus usuários.

 

010 - JOSÉ MARIA CHAPINA ALCAZAR

Cumprimenta as autoridades presentes e transmite o carinho das empresas contábeis do Estado de São Paulo à Deputada Célia Leão. Agradece e presta homenagem a todos os colaboradores da entidade. Agradece a todas as entidades parceiras do Sescon. Refere-se ao livro dos 60 anos da entidade, que conta a história da grandeza de São Paulo e a evolução do sindicato, que acompanhou o crescimento da cidade. Afirma o compromisso da classe contábil de exercer a sua profissão com ética.

 

011 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Gostaria de saudar e homenagear o Dr. José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP; Sr. Sérgio Prado Mello, do Conselho Regional de Contabilidade; Sr. Francisco Antonio Feijó, ex-presidente do Sescon-SP, Gestão 72/75; saudar o sempre Deputado Hatiro Shimomoto; saudar a nossa querida Deputada Célia Leão, que é um paradigma de Deputada, e nos inspira a todos nesta Casa com o seu exemplo de combatividade -. nós a chamamos carinhosamente de “guerreira”; o extraordinário Deputado Jonas Donizette que, aliás, representa muito bem Campinas aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo. O Deputado Jonas Donizette é o vice-Líder do Governo e desempenha um importantíssimo papel nesta Casa; saudar o nosso querido Deputado Federal, Guilherme Campos Júnior; Sr. Alencar Burti, que eu brincava que era o meu chefe, porque realmente me sinto extremamente ligado a ele, que me ensinou muito ao longo de um convívio prazeroso, de bastante tempo.

Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Deputado, Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação do nobre Deputado Edson Ferrarini, com a finalidade de comemorar os 60 anos dos bons serviços prestados pelo Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo.

Fiz questão de participar da abertura dos trabalhos, para me associar ao Deputado Edson Ferrarini nessa homenagem, porque 60 anos é uma existência, é uma vida. E no caso do Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de São Paulo, é uma vida de serviços profícuos, prestados não apenas às empresas sindicalizadas, mas ao nosso Estado, à economia pujante da locomotiva do nosso querido Brasil. E fiz questão também para homenagear esse grande companheiro que é o Deputado Edson Ferrarini, que desde o meu primeiro mandato nesta Casa, em 87, aprendi a respeitar e admirar; deputado sério, íntegro e responsável e sempre ligado às boas causas, como o combate às drogas, que ele transformou numa verdadeira missão da sua vida e na valorização de quem trabalha, de quem realiza e de quem produz.

Caro Deputado Edson Ferrarini, eu passo, com muito orgulho, a Presidência dos trabalhos a você, quebrando o protocolo; mas respeitando o protocolo, a V. Exa., meu caro Deputado Edson Ferrarini, para que conduza com a sua competência, com a sua simplicidade e com a sua amabilidade, os trabalhos desta noite, desejando felicidades ao Sescon e a todos os senhores.

Muito obrigado.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradeço muito ao Presidente Barros Munhoz, porque, quando solicitei esta Sessão Solene, V. Exa. foi solícita, imediatamente entendeu o alcance desse meu gesto e em nenhum momento, eu tive dúvidas de que exatamente a sessão se realizaria neste dia. Toda vez que você falar Sescon-SP, fale por inteiro o nome da entidade, que é: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, entidade que estamos homenageando no dia de hoje.

Esta Presidência agradece a presença do Deputado Federal Guilherme Campos Júnior.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, de uma forma muito bonita, executado pela Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º Tenente Músico PM Ismael Alves de Oliveira, numa apresentação fantástica.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradeço ao corpo musical da Polícia Militar de São Paulo, ao maestro Tenente Ismael Alves de Oliveira por essa brilhante apresentação.

O Sescon está sendo homenageado. Poderíamos dar um nome a esta Sessão Solene do Sescon, 60 anos de uma trajetória feliz, trajetória de muito trabalho na pessoa do nosso Presidente José Maria Chapina Alcazar.

Sentimos que esta data é extremamente significativa porque não é só pelos 60 anos, mas pelo patamar mais elevado no cenário nacional, traçando metas, oferecendo soluções, dando suporte aos seus associados e se adequando às exigências da conjuntura político-financeira nacional. Uma entidade que tem tudo isso no seu currículo merece ser homenageada.

Vamos ter agora o privilégio de ouvir uma das deputadas mais atuantes, mais dignas e que nos enche de orgulho em ser seu colega: é a Deputada Célia Leão.

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Sr. Presidente, Deputado Edson Ferrarini, com uma alegria diferenciada nesta noite quero cumprimentar V. Exa. e agradecer a oportunidade de fazer uso da palavra neste microfone, no plenário oficial desta Casa, para compartilhar e trazer aqui um pouco do nosso sentimento que é grande por essa causa, por esse setor, por esse sindicato e pelas pessoas que compõem e escrevem essa história.

Quero cumprimentar todas as senhoras e os senhores aqui presentes, convidados para esta Sessão Solene, homens e mulheres que fazem a grandeza do nosso Estado e do nosso Brasil.

Peço licença para compartilhar a nossa alegria em receber na nossa Casa pessoa da magnitude, da altura na convergência do bem para São Paulo e Brasil nosso querido, Dr. Alencar Burti, que, ao longo dessa trajetória da vida pública, política, tivemos o privilégio de conhecê-lo, respeitá-lo e que hoje faz parte desta noite.

Quero comentar ainda sobre o sempre grande e querido presidente, Dr. Francisco Feijó, nosso amigo; o Dr. Sérgio Prado Mello; o meu sempre grande líder, Professor desta Casa, Deputado Hatiro Shimomoto, que sempre se diz que não é o líder, mas sabe que foi e sempre será.

Quero cumprimentar ainda o meu companheiro de Campinas, Deputado Federal Guilherme Campos, uma pessoa que tem feito pelo Brasil, através de São Paulo, muito e sabe do meu reconhecimento, do meu apreço, do meu respeito.

Quero cumprimentar o meu amigo, Deputado Jonas Donizette, companheiro desta Casa que por si só a função que hoje ele ocupa demonstra a grandeza que ele tem no seu trabalho político, no seu trabalho de vida pública, Líder do Governo do Governador José Serra, que também é da nossa cidade, uma pessoa que não é do partido do governo - enfatizo isso até para trazer aqui exatamente a proporção da importância e capacidade que o Deputado Donizette tem - que foi convidado para ser o seu líder.

Quero falar em rápidas palavras porque a sessão segue e quero ouvir as grandes lideranças que me seguirão.

Quero aqui dizer ao Dr. Chapina Alcazar, um nome que já é diferente por si só, que uma pessoa que se fez comigo faz com todos porque aprendi que reconhecemos o grande líder quando perto dele, desse verdadeiro líder, nos sentimos grandes - e não só porque nos sentimos - porque o líder de fato nos faz grandes na pessoa, no intelecto, na oportunidade, no espaço.

Como eu disse, um outro dia, as minhas amigas são mulheres do setor contábil. Recentemente, em Vitória, conversei com mulheres maravilhosas como a Ana,a Celina e tantas outras que, para eu me sentir do setor de verdade, só faltava eu receber a carteirinha. Acho que é isso que vim fazer aqui, nesta noite: buscar essa carteirinha. Carteirinha que me é dada pela bondade dos homens e das mulheres que fazem parte desse setor contábil, não só pela bondade, mas porque abrem portas para que possamos crescer e isso vale para São Paulo - Capital, vale para os 645 municípios do interior, contando a nossa grande Cidade de Campinas.

Das mulheres que foram para lá, levamos quase duzentas. A delegação de Campinas, Deputado Guilherme Campos e Deputado Jonas Donizette, contava com quase 40 mulheres. O número preciso é trinta e oito. Isso nos reporta à obrigação de estarmos aqui. E não estamos aqui por obrigação. Estamos aqui por agradecimento, estamos aqui para enaltecer e aplaudir a grandeza do trabalho que todos os senhores fazem.

Ali na Presidência, há pouco, pedi licença ao Presidente desta sessão, Deputado Edson Ferrarini, para poder fazer parte desta solenidade, que foi solicitada pela grandeza e sensibilidade do Coronel Ferrarini, esta noite que vai ficar nos Anais da Casa, esta noite que vai ficar na história de São Paulo, esta noite que vai ficar na história do Sescon e para os próximos 60 anos que os senhores e outros que virão continuarão escrevendo.

O Sescon não aconteceu por acaso.

Quero enfatizar que sou cristã e imagino, como a maioria das pessoas da nossa sociedade, respeitando todas as religiões e fé dos segmentos, que Deus está presente e abençoa assim como perdoa tudo e todos sempre, portanto é bondade pura, é grandeza pura. Mas Deus não faz sozinho e aprendi, Presidente Chapina, que a ação da mão humana que faz é a ação da mão humana que transforma, é a ação da mão humana que constrói mais ou menos, melhor ou pior e nesse quesito o Sescon é impecável. Nesse quesito, a mão humana do senhor e de tantos outros que passaram pelo Sescon ajudaram a escrever a sua história. Hoje é uma festa bonita, mas uma festa conseqüência de um trabalho. Não fosse um trabalho sério, competente atendendo uma sociedade que precisa do reconhecimento da cultura, inteligência e sabedoria que todos os senhores têm, não estaríamos aqui hoje.

As grandes, médias, pequenas e microempresas, os escritórios de qualquer área profissional não podem fazer a sua organização no final do ano ou começo de ano, não podem entregar aos nossos governos as suas contas certas, corretas em dia sendo reconhecidas pelo bem da sociedade que recolhe e paga seus impostos, não tivessem mentes como a de vocês. Portanto, esta não é só uma noite de festa, mas de agradecimento.

Venho aqui me somar aos parlamentares grandes que me fazem seguir adiante nesse trabalho. Não poderia ter sido lugar melhor, respeitando todos os eventos de homenagens ao Sescon. Mas o Parlamento de São Paulo, respeitando todos os outros Parlamentos do Brasil, é o maior da América Latina, do México, da Argentina, não só em quantidade mas em qualidade dos seus parlamentares. São 15 os partidos com representação político-partidária. Portanto, o Sescon comemorar os 60 anos de sua história nesta Casa de fato é registrar a história naquilo é mais sagrado para o povo brasileiro.

Se vivemos nas décadas 60, 70 e uma parte de 80 uma ditadura que não podemos esquecer para que ela nunca mais volte, conquistamos a duras penas a liberdade e ela está sendo vivida em plenitude aqui neste plenário.

Presidente Chapina, receba com carinho, com humildade e com grandeza não só os parabéns, mas o reconhecimento do seu talento pessoal.

Parabéns Deputado Edson Ferrarini. Que continue sendo esse grande homem porque ao seu lado os 93 deputados desta Casa cresceram ao longo dos seus seis mandatos.

Quero registrar, para quem não sabe, que o Coronel Edson Ferrarini é um dos deputados mais votados do Parlamento paulista. Veio para esta Casa com 200 mil votos aproximadamente e nada disso tirou aquilo que faz dele um grande homem pois aquela máxima é verdadeira: a grandeza de um homem está na sua simplicidade. E o Coronel Ferrarini, quanto mais amplia sua cultura e aprendizado, mais simples fica.

Deputado Edson Ferrarini, parabéns. Uma salva de palmas ao Deputado Edson Ferrarini, ao Sescon e a esses homens e mulheres maravilhosos que souberam fazer a conta certinho, ou seja, que dois e dois são quatro, para chegarem aos 60 anos.

Uma salva de palmas a todos vocês e aos grandes líderes que estão aqui em cima. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Uma das características da Deputada Célia Leão é a humildade. Quando ela chegou e disse “Coronel Ferrarini - tenho orgulho de ser seu amigo - vim aqui pedir autorização para participar desta solenidade.” Eu disse:“Você é a presidente.” Eu não queria contar para ela mas o Presidente, quando ela chegou, falou: “Chegou a rainha do Sescon.” (Palmas.)

Pelo trabalho, dedicação e atitudes da Deputada Célia Leão posso dizer que sem dúvida alguma ela ajuda Deus a melhorar o mundo.

Parabéns Deputada Célia Leão.

Estamos homenageando o Sescon pelo profissionalismo e excelência dos serviços.

O presidente José Maria Chapina também é presidente da Aescon - Associação das Empresas de Serviço Contábil do Estado de São Paulo. A Aescon chamou para si a responsabilidade de comandar com inegável competência as mudanças que se faziam necessárias e elaborou uma estratégia de ampliação dos serviços e adequação profissional para a execução do seu plano.

O presidente está aqui à minha direita. É por muito trabalho. E é nessa postura ética, porém arrojada, que o presidente José Maria Chapina Alcazar assumiu as rédeas dessa árdua tarefa. Assumiu ampliando os horizontes de atuação da entidade, enfatizou assuntos como planejamento empresarial, carga tributária, fiscalização e informação.

Agora vamos ter um outro brilhante deputado desta Casa, amigo do Sescon, que é o vice-Líder do Governo nesta Casa, Jonas Donizette. Vamos aplaudi-lo. (Palmas.)

 

O SR. JONAS DONIZETTE - PSB - Boa noite a todos e a todas que comparecem a esta Sessão Solene dos 60 anos do Sescon. Sejam todos bem-vindos a esta Casa do Povo do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar V.Exa., nobre Deputado Edson Ferrarini, e dizer que concordo com as palavras da amiga Célia Leão às quais quero acrescentar a questão da fidelidade que V.Exa. tem, as causas que o trouxeram a esta Casa. Acho que o poder muitas vezes inebria e a pessoa perde a raiz. E nós somos iguais a uma planta, que sem raiz costumeiramente morremos. Morremos por dentro, morremos nos nossos ideais. E V.Exa., em todos esses anos, tem permanecido fiel a suas lutas, a suas lutas sociais lembradas aqui pelo Deputado Barros Munhoz, no combate à droga-adição, no combate especificamente ao alcoolismo, um tema que V.Exa. domina tão bem.

Recordo-me de que quando o Governador José Serra inaugurou algo inédito no Brasil, que é um centro específico para recuperação de pessoas que muitas vezes se encontram nessa situação lastimável da vida, de alcoolismo, em relação à droga-adição, fiz questão de ligar para V.Exa., para que estivesse presente, porque sei que essa é a bandeira maior dos trabalhos de V.Exa. Mas não é somente essa a sua bandeira. V.Exa. tem representado muito bem vários segmentos da sociedade, merece os cumprimentos pela lembrança dessa data tão significativa e por ter solicitado esta sessão solene na Assembleia.

Neste plenário ocorrem muitos debates. Muitas vezes debates acalorados, para definições de políticas públicas, para votação de leis, mas tenho comigo que este momento que estamos vivendo não é menos importante. Pelo contrário, temos que valorizar os bons exemplos. Tem uma frase que diz que as palavras movem, os exemplos arrastam. Então, quando uma categoria profissional trabalha com seriedade ela tem que ser valorizada, até para que a sociedade possa olhar, se espelhar e buscar esse exemplo de honestidade e de dedicação.

Então, Deputado Edson Ferrarini, minha congratulação pela convocação desta Sessão Solene. Cumprimento minha companheira não só de Parlamento, mas também de região, minha amiga Deputada Célia Leão. Aprendi muito com ela na política. Tive oportunidade de ser vereador pelo seu partido, de participar de campanhas políticas com ela, e Deus me deu a alegria de compartilhar aqui no parlamento como colega, como deputado estadual ajudando também nas atividades do Parlamento. Tenho por ela uma estima muito grande.

Cumprimento também o Deputado Guilherme Campos, também da nossa região de Campinas. Meu cumprimento ao Sr. José Maria Chapina Alcazar, e na pessoa dele estender o cumprimento a todos os integrantes da Mesa, fazendo apenas uma exceção: cumprimentar o companheiro Homero Adabo, que é de uma das regionais do Sescon. Foi passado aqui que o Sescon é composto de 15 regionais. É isso mesmo, presidente? Sendo que tem também várias sub-regionais.

Presidente, queria me diferenciar um pouco na minha fala, por isso vou buscar essa especificação de tema. Quero cumprimentar aqui cada regional presente, na figura do amigo Adabo, e dar os parabéns a você, Adabo, pelo exemplo de profissional que você é. No relacionamento com a sociedade em que vivemos você adquiriu o respeito. Lembro-me que quando vereador todas as matérias contábeis que íamos votar você estava presente dizendo: “Olha, isso é uma coisa boa, isso pode ser melhorado.” Acho que a boa política tem que ser feita desse jeito. Aquele que se julga dono da verdade e fecha os ouvidos, a tendência é que cometa muitos erros. Muitas matérias que chegam nesta Casa, e nos Parlamentos por onde passei eu percebo isso. Ouvir quem vive o dia-a-dia, a pessoa que tem olhos para coisas que às vezes nós não temos pela especificação da matéria que está sendo tratada.

Quero, então, convocar os senhores, para que em todos os debates haja essa participação. Estava sentado imaginando que os senhores e as senhoras são verdadeiros heróis porque trabalhar no setor contábil neste país em que as regras mudam com tanta velocidade não é tarefa fácil.

Então, nesses 60 anos, fico imaginando quantas mudanças, quantas coisas se alternaram não só na parte de legislação, na parte tecnológica. Não sei se alguém que está entre nós faz parte desses primórdios, mas certamente, senão desde o nascedouro, muitos de vocês já estão há vários anos nessa labuta do dia-a-dia.

A Célia invocou aqui a questão do nosso Deus, que muitas vezes é aquele a quem temos que recorrer todas as vezes. Acho que o trabalho é de todas as bênçãos de Deus talvez das mais gratificantes, porque é com ele que ganhamos nosso sustento. E o trabalho realizado com honestidade, com dignidade é ainda mais valorizado.Cumprimento, então, essa categoria.

Como disse, vou ater em minha fala nessa questão regional, porque todo corpo por maior que seja é composto das unidades que o fazem. Então, certamente, se o Sescon tem hoje esse cartaz, esse prestígio, muito suor teve de ser derramado, muitas batalhas tiveram de ser. Talvez algumas delas até com assepsia dentro da própria entidade. Acho que é isso que faz o profissional seja respeitado. Profissões existem muitas, mas aquela profissão em que o profissional resolve trabalhar de acordo, ele enfrenta barreiras. As senhoras e os senhores sabem disso. Não é fácil, muitas vezes, obter a retidão naquilo que fazemos, porque muitas vezes um mau exemplo contamina o geral. Então, é preciso ter sempre o olho aberto, é preciso ter sempre essa postura de cuidar da categoria como se cuida de um filho. Acho que esse exemplo talvez seja o melhor de todos.

Então, deixo aqui na minha fala, nesta noite, minha homenagem a todas as regionais, as sub-regionais que compõem o Sescon e que chega hoje aos 60 anos. Certamente, quem tem um passado de glória, um presente de trabalho, terá um amanhã promissor.

Parabéns Sescon pelos 60 anos da entidade! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Deputado Jonas Donizette, da região de Campinas, vice-Líder do Governo nesta Casa, um dos deputados mais atuantes que os senhores podem imaginar. Este é o maior Parlamento entre os 27 estados do Brasil. Os seus componentes procuram se esmerar como o Deputado Jonas Donizette falou.

Quero saudar o Sr. Alencar Burti, nosso sempre amigo, presidente da Associação Comercial; Sr. Nelson de Sá, representando o deputado federal Arnaldo Faria de Sá; Sr. Pedro do Prado Barizon, representando o Sr. Marcos Cintra. Quero cumprimentar o Fernando Mauro, apresentador do programa Sescon, na TV Aberta. Quero cumprimentar o Sr. Orival da Cruz, vice-presidente de administração e gestão do Sescon; Cláudia Avelino Felipe, vice-presidente de fiscalização; Sra. Celina Coutinho, vice-presidente de registro; Hélio Godoy, representando o Sr. José Francisco Martinez; Sr. Antonio Carlos Cassaro; todos os diretores e funcionários do Sescon; Sra. Maria Lúcia Strazzeri, representando o Rotary Club Sumaré/SP; Carlos Leony Fonseca da Cunha, representando o Sr. Guilherme Afif Domingos, Secretário de Relações do Trabalho; Roberto Mateus Ordine, diretor executivo da Associação Comercial de São Paulo; José Milton Dallari, diretor financeiro do Sebrae; Capitão Emerson Massera, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, nosso querido Coronel Álvaro Batista Camilo, obrigado pela presença; Walter Arnaldo Andreoli; Carlos José de Lima Castro, presidente do Sescon – SP e Aescon - SP na gestão 2001/2003; Ana Maria Elorrieta; Pedro Zidoi; o sempre deputado estadual Hatiro Shimomoto, um dos grandes amigos que temos; Carlos Roberto Matavelli; Antonio Eugenio Cecchinato.

Na sequência anunciaremos mais presenças, porque o mais importante é que essa solenidade, esse processo de evolução e comprometimento do Sescon de São Paulo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, atuou em situações várias. Por que está sendo homenageado hoje? Porque por exemplo, atuou na Frente Brasileira contra a MP 232, derrubando uma proposta que seria extremamente prejudicial ao empresariado. O aprimoramento da MP do Bem e da Medida Provisória 258, que caiu e tornou-se o projeto de lei da Super-Receita; o “Olho no Imposto”, projeto de lei que prevê especificação em nota fiscal da carga tributária embutida em cada compra.Também trabalho incrível do Sescon no Movimento “Xô, CPMF”, com muita vitória. Outro movimento foi o “Fiscal não é Juiz’, e inúmeros outros que vamos citar para justificar a homenagem ao Sescon, na pessoa do seu presidente José Maria Chapina Alcazar. Além disso tudo, o trabalho deste homem é merecedor de todos os elogios.

Agora, esta Presidência passa a palavra ao Sérgio Prado de Mello, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

 

O SR. SÉRGIO PRADO DE MELLO – Exmo. Deputado Edson Ferrarini, Presidente desta solenidade; Exmo. Deputado federal Guilherme Campos; Exma. Deputada Célia Leão, que podemos dizer, a senhora está cobrando a sua carteirinha, mas nós já a consideramos contabilista honorária; Exmo. Deputado Jonas Donizette; Deputado Hatiro Shimomoto; colega Francisco Antonio Feijó, presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais; grande empresário Alencar Burti, presidente da associação Comercial de São Paulo; nosso estimado José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon e da Aescon-São Paulo, entidades merecidamente homenageadas nesta noite; ilustríssimas autoridades, prezados representantes das entidades da classe contábil aqui presentes; colegas contabilistas; senhoras e senhores, como presidente do conselho Regional de Contabilidade do Estado de são Paulo tenho a honra neste momento de representar as demais entidades congraçadas da nossa classe: Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo; Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – 5ª seção regional; Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo; junto com as entidades congraçadas fazem parte o CRC que é a entidade que represento e as demais duas entidades hoje homenageadas.

É uma grande honra para nos saudarmos o Sescon e a Aescon neste dia em que estas entidades e suas diretorias são homenageados por esta Casa de Leis, pelas seis décadas de bons serviços prestados.

Aos 60 anos, completados no dia 12 de janeiro, o Sescon e a Aescon são motivo de orgulho para todos os Contabilistas do Estado de São Paulo, pelo trabalho desenvolvido em prol da profissão e a luta empreendida pelas causas da sociedade brasileira.

Como representante de 55 mil empresas filiadas, tanto de serviços contábeis como de assessoramento, perícias, informações e pesquisas, sua sede em São Paulo e suas 14 regionais e 15 sub-regionais no Interior são ilhas de prestação de serviços aos empreendedores paulistas.

Graças ao competente trabalho dos seus dirigentes, o Sescon-São Paulo é o sindicato que ao longo destas seis décadas soube se renovar, rejuvenescer e se tornar esta referência dos empresários contábeis.

Na sua missão pelos seus representados, o Sescon tem plena consciência da importância do desenvolvimento profissional exigido pelo mercado de trabalho, mercê das incontábeis mudanças que a Contabilidade brasileira viveu desde 1949, data da fundação da entidade hoje homenageada.

A Educação Continuada dos Contabilistas tem um forte aliado na Unisescon - a universidade corporativa do Sescon, que oferece a alternativa da ampliação e do reforço da aprendizagem aos profissionais empreendedores, e no Programa de Qualidade de Empresas Contábeis, um verdadeiro selo de qualidade das empresas que dele participam e que passam a oferecer excelência nos serviços aos seus clientes.

Não é pouca coisa o que oferece este sessentão dedicado às causas contábeis. Com seu Posto de Serviços oferece atendimento nas áreas da Receita Federal, Prefeitura de São Paulo e Junta Comercial, facilitando o trabalho dos empresários contábeis e de seus clientes.

Com a disposição que só a execução do bom trabalho proporciona, o Sescon se multiplica em Câmaras Setoriais, Comissão de Responsabilidade Social, Núcleo de Jovens Empresários, Certificação Digital, Consultoria Jurídica e Bolsa de Talentos.

Com tantas e tão múltiplas tarefas, o Sescon precisa mesmo do moderno edifício de 12 andares que está construindo ao lado de sua sede, no paulistano bairro da Luz.

Por todas estas qualidades, e muitas outras que poderíamos enumerar ao longo desta noite, a lembrança do Deputado Edson Ferrarini de homenagear este Sindicato, símbolo de prestação de serviços à sociedade, é louvável e meritória.

É com muita honra que nos dirigimos à Diretoria do Sescon e da Aescon, na pessoa do seu presidente, meu amigo José Maria Chapina Alcazar, para parabenizá-lo pelos 60 anos de prestação de serviços aos empresários da Contabilidade e à profissão contábil.

O Sescon merece este agraciamento dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, não apenas porque representa incansavelmente seus representados, mas porque somou à sua missão a luta por reivindicações da sociedade como um todo.

É a este moderno e revigorado Sescon, exemplo de cidadania progressista e solidária, que hoje nós saudamos, e aplaudimos com imensa admiração.

Parabéns, Sescon e Aescon de nosso São Paulo!

Obrigado a todos!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Sessão Solene será transmitida na íntegra pela TV Assembleia neste sábado às 23 horas e 30 minutos, pelo canal 7 da Net, pelo canal 66 da TVA, e pelo canal 169 da TV digital.

Queria saudar ainda o Sr. José Homero Adabo, Zauri Candeo, Carlo Lony, Antonio Carlos Cassaro, neste ato representando o Sr. Walter Sigollo, presidente do Conselho Regional de Administração de São Paulo, Sr. Virgilio Carvalho, neste ato representando o Sr. Miguel Ignatios, presidente da ADVB, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing, Orival da Cruz, vice-Presidente Administrativo da Sescon-SP - gestão - 1997 a 2000, Vereador Hélio Godoy, do Município de Sorocaba, representando neste ato o Presidente da Câmara José Francisco Martinez, Sra. Dora Silva Cunha Bueno, presidente da APF - Associação Paulista de Fundações, Paulo Sérgio Malafaia, representando neste ato o Sr. Dante Ancona Montagnana, diretor do Sindicato de Pesquisa e Análises Clínicas de São Paulo, Celina Coutinho, vice-presidente de Registro do CRC/SP, Cláudio Avelino Mac-Knight Filippi, vice-presidente de Fiscalização do CRC - SP, Domingos Orestes, Arnaldo Bottari Pinheiro, vice-presidente da Febraeda, representando neste ato o presidente Guilherme Teodoro Mendes, Walter Ciglioni, Roberto Mateus, José Milton Dallari, diretor administrativo-financeiro do Sebrae, Victor Domingos Galloro.

Todas essas pessoas estão presentes nesta Sessão Solene cuja intenção é homenagear o Sescon-SP. Quais as causas? Nós ainda não falamos do Simples Nacional, ou o Simples que originou o ciclo de debates com posicionamento firme e definido sobre a questão, e nessa época em parceria com o Sebrae os membros do Sescon-SP puderam participar de uma campanha de esclarecimento sobre a legislação das micro e pequenas empresas. Tudo isso faz com que nós valorizemos o Sescon-SP.

Passo agora a palavra ao Sr. Francisco Antonio Feijó, Presidente do Sescon-SP, gestão 1972/1975, que falará pelos ex-Presidentes da entidade. Com a palavra o Sr. Francisco Antonio Feijó.

 

O SR. FRANCISCO ANTONIO FEIJÓ - Nobre Deputado Estadual Edson Ferrarini, autor do requerimento de homenagem ao Sescon-SP e neste ato presidindo a Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Sr. Deputado Federal Guilherme Campos, Deputado Estadual Jonas Donizette, nossa especial Deputada Estadual Célia Leão, demais deputados, vereadores, ilustre presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar, Sr. Sérgio Prado Mello, presidente do nosso Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo; presidente Walter Arnaldo Andreoli; presidente Alencar Burti; demais autoridades nominadas pelo Cerimonial, minhas senhoras, meus senhores, contabilistas quase todos.

Vamos imaginar que pudéssemos girar o túnel do tempo, soprando com o vento de outono a folhinha e fazendo voltar aos idos de 1949. Acho que a maioria não lembra como era isso. Eu lembro. São Paulo tinha bonde fechado - chamado “camarão” - e bonde aberto. Não tínhamos a Rubem Berta, a 23 de Maio.

Eu os convido a fazer uma viagem comigo. Vamos sair aqui da Assembleia, pegar a Brigadeiro Luiz Antonio e subir; vamos no sentido da Praça da Sé. Vamos passar defronte do Fórum, o antigo Palácio da Justiça, etc., virar à esquerda no sentido Rangel Pestana e chegar à Praça Clóvis Bevilacqua, onde era a sede, onde nasceu esse duto, em 1949.

Imaginem encontrarmos alguns senhores daquela época. Todos usavam chapéu - era proibido deixar de usar chapéu na cabeça - reunidos ao redor de uma mesa, talvez tomando uma água ou um café, pagos por eles mesmos, e discutindo a criação de uma associação.

Não vejo neste auditório o filho ilustre de um daqueles senhores que estava lá, o nosso companheiro Joaquim Monteiro de Carvalho. O filho dele hoje está conosco, não aqui, mas é um ilustre componente do nosso Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.

Joaquim Monteiro de Carvalho, Mário Franzolini, que não tem nada a ver, de parentesco, com aquele grande compositor paulista, Odilon Cunha Lima, e mais alguns outros, resolveram criar, em razão da necessidade de aglutinação das empresas contábeis, uma associação.

Essa associação prosperou, cresceu, e em 1967 passei a participar dessa associação. Nós nos reuníamos no mesmo lugar, no 121 da Praça Clóvis Bevilacqua. Não sei se vocês lembram, havia um edifício chamado Mendes Caldeira, na Praça da Sé, que foi implodido, foi a primeira implosão de edifício em São Paulo. Nós nos reuníamos e discutíamos a incipiente necessidade de Contabilidade, na incipiente São Paulo de 1900 e quase nada.

Dali nós saíamos e jantávamos num restaurante chamado Luchesi, na Venceslau Brás, ou íamos ao restaurante Papai, na Praça da Sé, onde descíamos uma escada. Naquela época o pessoal tomava conhaque Dreher - não bebiam uísque - ou Palhinha.

Isso evoluiu. São Paulo evoluiu. O Brasil evoluiu. A Contabilidade evoluiu. Na minha época fazíamos contabilidade à mão, um grande contabilista é quem tem a letra bonita. Eu dizia no outro dia no Sindcont que em determinado momento, um dia, um balanço de uma empresa não fechou. Um pé de vento levou as fichas tríplices e o balanço não fechou.

Hoje, a situação mudou. Esse Sescon saiu da Praça Clóvis, foi para a Rua Formosa, 367, 23º andar, na gestão do ilustre Deputado - tive a honra de ser seu vice-Presidente - Hatiro Shimomoto. Foi ele que comprou a sede da Rua Formosa. Ele deixou a Presidência para vir para cá e eu assumi a Presidência dele. É essa Presidência que está aqui, de 1972.

O Sescon cresceu, o Brasil cresceu mais, e ficou pequena a Rua Formosa. E o Sescon foi para a Avenida Tiradentes, onde hoje está, crescendo como cresce São Paulo: a indústria, o comércio, a prestação de serviços. Foi para a Avenida Tiradentes, e na gestão da colega Teresinha Falcão, que adquiriu o terreno, foi construído o edifício. E na gestão atual foi comprada mais uma área lateral, e está sendo ampliado o Sescon.

Vejam os senhores que o Sescon é uma entidade que mostra que realmente o Brasil cresce. E para registrar o crescimento do Brasil e das empresas, o contador aí está. Vamos enfrentar agora a cada dia mais a necessidade de maiores controles para equiparar os nossos balanços aos balanços internacionais.

E o Sescon está aí. O Sescon é uma entidade, e peço licença ao Presidente Chapina, para convidar todos para que o visitem. O Sescon não é mais um sindicato. O Sescon é uma entidade, um todo que presta um sem-número de serviços no Estado. É o maior Sescon do Brasil.

O Sescon, como disse o nobre Deputado Edson Ferrarini, é uma entidade lado a lado com a OAB, nosso companheiro D’Urso e Burti, e de outras entidades, e tem lutado em defesa não de seus interesses, mas dos interesses daqueles a quem prestamos serviços.

Senhores, é uma honra falar em nome de todos os ex-Presidentes. Eu pediria licença para citar três nomes. Quando V. Exa. me convidou, eu lhe perguntei: “O que falo?” Ele disse: ”Deixe que o seu coração fale.” O coração não envelhece. O coração pára de bater, mas, quem sabe, um coração jovem transplantado no meu coração permita que ele continue a bater tanto como um jovem. Não temos idade; temos a idade que queremos, desde que a sua cabeça continue a funcionar.

Eu me refiro a três companheiros, no meu entender, ilustríssimos: Joaquim Monteiro de Carvalho, que penso ser o pai de tudo isso; Firmino Pacheco Nobre, um indiozinho, e o companheiro Sérgio Prado de Mello, um dos poucos que talvez se lembre do Firmino; companheiro Aníbal de Freitas - penso que se o Sescon chegou a esse ponto.

Se me permitem os companheiros, lembrando o nome de um amigo, presto uma homenagem a todos os ex-Presidentes. O Deputado me perguntava sobre o número de presidentes que tivemos. Eu não saberia dizer. Em 60 anos, foram muitos presidentes, mas o Aníbal representa hoje para nós - e ele está conosco neste plenário, eu sinto sua presença entre vocês - todos eles. Que ele receba nossas homenagens pelo muito que fez para que chegássemos onde estamos hoje.

Deputado Edson Ferrarini, muito obrigado por esta homenagem. Parabéns.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Lembro aos senhores que esta sessão será retransmitida no próximo sábado, às 23 horas e 30 minutos, no canal 7 da Net, canal 66 da TVA, canal 169 da TVA digital e também pela TV aberta.

Quero agradecer a presença dos diretores Reinaldo Franco, Humberto Sérgio Batella, Reinaldo Ferreira Lima Júnior. Quero ainda cumprimentar a Sra. Alaíde Pereira Vitorino, Adalmo Coutinho, Júlio Augusto dos Reis, Antonio Palhares, Ariovaldo Feliciano, Wilson Gimenez Junior, Márcio Teruel Tomazeli, Tereza Anéia, Manuel de Oliveira Maia, Ikara Danami, Ângela Aparecida Chagas, José Carlos Rodrigues, José Vanildo Veras, Ami dos Santos, Alexandre de Carvalho, Nelson de Jesus Pereira, Salvador Strazzeri, Vinaldo Araújo Cardoso.

Quero dizer aos senhores que esta sessão está ocorrendo porque o Sescon está sendo homenageado na pessoa do presidente Chapina Alcazar, pioneiro na criação para os associados e filiados do posto de serviço Sescon-SP, que permite o atendimento direto com a Receita Federal, o CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de São Paulo -, Prefeitura de São Paulo. Tudo isso obtendo serviços, consultas e informações de maneira desburocratizada, ágil e segura, de interesse do microempresário. Por todas essas razões é que o Sescon está sendo homenageado aqui nesta Casa de Leis.

Com a palavra o nobre Deputado Federal Guilherme Campos.

 

O SR. GUILHERME CAMPOS - Sr. Presidente, Deputado Edson Ferrarini, é um prazer estar com V. Exa., autor do requerimento, presidindo a sessão, e com todos os senhores que se deslocaram para esta homenagem aos 60 Anos do Sescon.

Essa é uma entidade “sexy” no corpo de entidade recém-constituida. Aproveito para cumprimentar o Presidente Chapina. É muito bom saber que uma entidade dessa importância esteja sendo dirigida por pessoas de seu nível. Isso se espraia por todas as entidades que os senhores representam. Temos também aqui o campineiro Homero Adabo. Hoje, Deputada Célia Leão, Campinas está bem representada.

Para mim, é muito difícil falar depois da Deputada Célia Leão e do Deputado Jonas Donizette, pois ambos têm uma imensa capacidade de comunicação e um trabalho admirável nesta Casa. Temos de nos esforçar para chegar próximo.

Quero prestar uma homenagem especial aos presidentes do Sindicato da minha Cidade de Campinas - Carlos Tozzi, Dagoberto, Gervásio. Costumamos dizer que Carlos Tozzi foi guarda-livros de Campos Sales.

Carlos Tozzi foi um dos primeiros presidentes com quem participei na entidade da qual sou oriundo. Juntamente com nosso presidente Alencar Burti, - presidente da Associação Comercial de São Paulo, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo -, eu, como presidente da Associação Comercial de Campinas e vice-presidente da Federação, estou aqui nesta solenidade.

Percebi, no momento em que Dr. Feijó falava sobre o passado de São Paulo, a emoção do nosso Presidente Alencar. Dr. Feijó falou em nome dos ex-Presidentes, os responsáveis pela condução da sua entidade, ao longo desse 60 anos. Hoje o que o Presidente Chapina tem é um legado do passado, que ele muito bem representa neste momento.

Dr. Sérgio, presidente do CRC, é aquele que faz a fiscalização para que tudo possa transcorrer na normalidade, que todas as empresas que dependem do trabalho dos senhores estejam sendo conduzidas por pessoas habilitadas e capacitadas para receber essa função.

Permita-me, Presidente Chapina, dizer que a relação entre Sescon e associações comerciais, os sindicatos dos contabilistas, as empresas de serviços contábeis e entidades de associações comerciais, é muito íntima. Todos participam entre si. Isso faz com que essa convivência saudável seja favorável para a propagação daquilo que é mais caro a todos nós que militamos nessa área: a defesa do empreendedorismo, a defesa da livre iniciativa e a defesa da legalidade. Isso tudo é o que se procura dentro desse trabalho. Várias campanhas de entidades como o Sescon levam a público a campanha da MP 232, a campanha contra a prorrogação da CPMF, a campanha pelo Simples Nacional, a campanha pelo MEI - Microempreendedor Individual -, a campanha “De Olho no Imposto” e tantas outras que objetivam a propagação e a fomentação da aplicação da cidadania de saber quanto se paga de imposto, de saber quanto existe de custo agregado aos produtos e aos serviços que os senhores apontam e são devidamente pagos por todas as empresas. Nós, que militamos nessa área, sabemos que o bom empresário, o bom contador não se furta de pagar o imposto, mas quer saber quanto paga, como paga e para onde vai esse imposto. É isso que se procura em todas essas campanhas.

Nós, que temos oportunidade de estar aqui com os senhores, hoje na condição de deputado federal, tivemos oportunidade de ser relator, na Comissão de Finanças, do Projeto de lei nº 1472, que é fruto da campanha “De Olho no Imposto.” Hoje, esse projeto está à disposição do Presidente da Câmara, Michel Temer, para ser pautado e, com certeza, aprovado. É uma luta que envolveu todos os senhores e merece esse reconhecimento por parte da Câmara dos Deputados.

Presidente Chapina, é um prazer estar aqui com o senhor, é uma honra imensa. O trabalho de vocês tranquiliza as empresas, pois ficar tão atualizado quanto às receitas não é fácil. Dependemos muito dos senhores para que continuemos pagando tudo certinho. Por favor, confiem no Sescon e nos ajudem.

Muito obrigado. Parabéns, Sescon!

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradeço as palavras do Deputado Federal Guilherme Campos Júnior.

Quero registrar a presença dos Srs. Antônio Carlos Souza dos Santos; Márcio Massao Shimomoto; Milton Araújo Faria; João Edison Demeo; Ricardo Roberto Monello.

Aproveito este momento para poder materializar esta solenidade e esta homenagem ao Sescon, na presença do nosso presidente Chapina Alcazar. Em nome da Assembleia Legislativa de Estado de São Paulo, em nome do maior Parlamento estadual do Brasil, tenho o orgulho e o prazer de homenagear essa entidade que tanto tem feito por São Paulo e pelo Brasil, na pessoa do presidente Chapina.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O orgulho de homenagear o Sescon é muito grande, por todo esse trabalho que vocês têm feito. O Sescon tem sede no centro de São Paulo, nas zonas leste, norte, oeste, além de 15 sub-regionais espalhadas pelo interior do Estado, e continua crescendo, levando credibilidade e bons serviços a seus usuários. Por todas essas razões, este deputado orgulhosamente solicitou esta Sessão Solene na Casa do Povo para homenagear o Sescon.

Tem a palavra o nosso presidente José Maria Chapina Alcazar.

 

O SR. JOSÉ MARIA CHAPINA ALCAZAR - Muito obrigado. Confesso, Deputado Edson Ferrarini, que a emoção é muito forte, o carinho recebido aqui é muito grande. Somos gratos, em nome de toda a categoria de empresários de contabilidade e assessoramento, e também de todos os presidentes, diretores e colaboradores.

Prezado Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, que nos deu a honra de abrir este ato; ilustríssimo Deputado Edson Ferrarini, que hoje preside esta Sessão Solene; amiga Deputada Célia Leão, se falar um pouco mais da sua pessoa vamos ficar duvidosos porque são muitos os elogios, mas o carinho que transmitimos é o carinho da classe contábil, das empresas de contabilidade e de todos os contabilistas. É nossa querida rainha, em seu nome cumprimento todas as mulheres do Parlamento, todas as mulheres presentes, empresárias de contabilidade, esposas de empresários de contabilidade, contabilistas, que muito têm nos ajudado a chegar a este momento. Muito obrigado, Célia Leão, pelo seu carinho de sempre.

Deputado Jonas Donizette, em seu nome cumprimento todos os deputados desta Casa, que contribuíram para esta noite.

Diretores, sem vocês, não estaríamos aqui, neste momento. Numa homenagem como esta, muito se fala do presidente. Muitos reverenciam a pessoa do presidente. E o presidente fica, às vezes, até um pouco constrangido porque, na condição de representante, ele é muito citado, e não vejo isso com muita justiça. Se não fosse a diretoria executiva, se não fosse o conselho consultivo - cada presidente, ao deixar essa função, transforma-se em conselheiro nato -, o que seria daquele que está à presidência? O conselho também tem a função de observar a gestão e de corrigir rumos e, quando consultado, dar a sua parcela de contribuição.

Colaboradores, se não fossem vocês, o que seria da diretoria executiva? Vocês, que estão diuturnamente cuidando e zelando pela manutenção dos afazeres da nossa entidade, de tudo o que foi deliberado pela nossa diretoria. Então, esta homenagem refere-se a todo o corpo de colaboradores da entidade, porque vocês é que fazem a diferença.

Estamos somente passando pela presidência. O que seríamos, não fosse a união que existe entre toda a diretoria regional, dos sub-regionais, das quatro sub-regionais que temos em São Paulo? Quero fazer um agradecimento pela presença de Ariovaldo dos Santos, diretor regional do Sescon - Santos, e do Adabo, de Campinas.

Estamos recebendo homenagens em todo o Estado de São Paulo graças ao nobre trabalho desses diretores, que são voluntários.

Agradeço também ao Presidente Alencar Burti, por estar conosco. Em seu nome, agradeço a todas as entidades parceiras do Sescon - Associação Comercial, Ordem dos Advogados, Fecomercio, Fiesp, entre outras - que estão conosco nessas lutas pela melhoria, pela proposta de uma reforma tributária justa, pela desoneração da carga tributária e por menos burocracia. Se não fosse o apoio e o prestígio que essas entidades têm dado ao nosso querido Sescon, provavelmente, não estaríamos aqui. Esta homenagem também é compartilhada com o carinho e o prestígio que vocês nos dão, ao estarem ao lado do Sescon.

Alencar, muito nos orgulha também estar ao seu lado, como guerreiro que você é e pelo dinamismo que você tem. Desculpe tratá-lo dessa forma. É que somos amigos e, assim, permito tratá-lo de guerreiro, irmão. Muito obrigado por todo o carinho e por todas as entidades que estão conosco, congraçadas nessa união que está fazendo a diferença no Estado de São Paulo.

Gostaria também de fazer um registro especial. O Feijó, na sua fala, transcorreu na viagem do tempo. Em 12 de janeiro de 1949, eu ainda não havia nascido. Completo 60 anos agora, em outubro. Vejam a história e a trajetória da nossa entidade, liderada pelo mestre Joaquim Monteiro de Carvalho e seus pares.

Gostaria de fazer um destaque especial e pedir uma saudação para o nosso conselheiro, que está presente, que fez parte e que faz parte dessa história, o Tikara. (Palmas.) Uma saudação especial para você, Tikara, por sua história, seu trabalho junto com os seus pares e, com o passar do tempo, com o Aníbal de Freitas, o Durval Alves e todos aqueles que plantaram a semente para que hoje estivéssemos aqui.

Hoje, é muito fácil estar na presidência do Sescon com essa equipe maravilhosa, com esse corpo de conselheiros que temos - que corresponde a todos os ex-presidentes que aqui estão e os que deixaram de estar presentes, mas que contribuem diuturnamente -, com os membros do conselho fiscal. Eles são os nossos guardiões, a nossa equipe é a nossa força motora.

Este momento está sendo reverenciado a todo esse corpo diretivo, a todo esse corpo de conselheiros e aos empresários da contabilidade e assessoramento. Faço um destaque especial e também estendo esta homenagem a vocês, empresários de contabilidade e assessoramento, porque, não fossem vocês, não estaríamos aqui. Em nome do Pedro Fabri, aqui presente, que é um grande empresário de contabilidade da Cidade de Guarulhos, que foi presidente do Conselho Regional de Contabilidade e hoje também contribui com toda a classe.

Aos nossos membros do Rotary, que vieram nos prestigiar, aos nossos irmãos da Loja Força, Lealdade e Perseverança, que estão nos abrilhantando com a sua presença, o nosso carinho eterno por este momento.

Aos nossos presidentes que aqui estão - Carlos de Lima Castro; Hatiro, eterno deputado; José Serafim Abrantes - muito obrigado por me conduzirem à presidência e darem-me todo o apoio e retaguarda para seguir no caminho do bem e do servir.

A todas as lideranças que já foram citadas, o nosso agradecimento por este momento, por este carinho que hoje nos é dado.

O livro “Sescon-SP - 60 Anos” conta muito a história e a grandeza dessa entidade em relação à cidade de São Paulo. Se não fosse essa cidade maravilhosa ter abrigado o Sescon, não estaríamos hoje aqui. Presidente Edson Ferrarini, gostaria de deixar registrado todos os nomes dos parlamentares desta Casa e remeter um exemplar deste livro que fala dos 60 anos do Sescon. O livro conta exatamente o crescimento de São Paulo comparado à evolução do Sescon. E essa história toda que Feijó acabou citando aqui faz parte do nosso livro, acompanhando a evolução da nossa cidade. Esse livro histórico estará então à disposição desta Casa de Leis para compor também a história desta Casa, o que muito nos deixará honrado.

Ao Deputado Guilherme Campos, fibra de guerreiro que é, lutando de olho no imposto - que o projeto venha a ser aprovado na Câmara dos Deputados. Sabemos que ele está entrando em pauta de votação. Sei da sua luta e o quanto você defende os interesses do Estado de São Paulo. Que Deus continue iluminando você. A classe contábil é muito grata pelo seu carinho e apoio de sempre.

Presidente Sergio Prado de Mello, amigo e guerreiro que está na Presidência do Conselho Regional de Contabilidade, com essa irmandade que temos entre Conselho Regional, Sescon e todas as entidades congraçadas referido pelo Presidente Sergio. São Paulo é um exemplo de conduta política no segmento contábil. Nós temos um congraçamento contábil entre todas as entidades do setor que representa a profissão contábil: Apjesp, Ibracon, Audibra, Sescon, Conselho Regional de Contabilidade, Sindicont. Há um congraçamento em que uma voz é eleita para falar e representar os interesses da classe contábil. Além disso, esse congraçamento tem as suas coordenações políticas, definindo o estilo político das lideranças que irão assumir a entidade para o seu futuro, sempre pensando e buscando o melhor para que as entidades possam ser bem representadas, e dando continuidade a esse magnífico trabalho de todas as gestões que passaram ao longo desses 60 anos. Cada gestão colocou a sua parcela de contribuição, com o seu tijolinho, nessa construção sólida. Vem agora mais um prédio pela frente, de 12 andares, obra que está sendo iniciada para continuar contribuindo com o Estado de São Paulo, com a Cidade de São Paulo e, por que não dizer, com o Brasil em propostas e melhorias em termos de reforma tributária, reforma política e reforma trabalhista, procurando, sim, um custo Brasil menor, por uma sociedade política com mais ética e dignidade. Assim, os jovens poderão se interessar pela política e, com o tempo, mudarmos a situação que estamos vivenciando hoje em nosso Parlamento.

Senhoras e senhores, concluindo, não tenho palavras de agradecimento a esta Casa de Leis, ao nosso querido Deputado Edson Ferrarini que faz uma obra magnífica doando o seu tempo, com uma mensagem divina. Que Deus lhe abençoe para que tenha muita saúde e continue nessa caminhada de fazer o bem. Conte com o Sescon que faremos o possível dentro do Projeto Sescon Solidário. Temos o coordenador desse projeto que é Maia, quem poderá analisar. Conversamos um pouco lá fora para fazermos uma cartilha de orientação na questão do alcoolismo. Vamos conversar e ampliar a informação para que os jovens comecem a conhecer e sejam educados nas escolas sobre o mal que faz a droga e a bebida. Que essa obra magnífica continue.

Feijó, obrigado pelas suas palavras. Muito obrigado por você ter aceitado o convite. Feijó, além de presidir o Sescon, é também presidente da CNPL, Confederação Nacional das Profissões Liberais. É um homem também que não tem limite de tempo, não regula o esforço para contribuir com a sociedade. Que Deus lhe dê amparo e força para continuar essa obra também.

Só tenho que encerrar dizendo uma coisa muito simples: muito obrigado. Em nome da classe contábil e dos empresários de contabilidade, posso aqui assumir um compromisso público. Presidente Edson Ferrarini, a classe contábil, principalmente a dos empresários de contabilidade, jamais irá decepcioná-los, jamais irá decepcionar esta Casa de Leis. Porque uma outorga dessa natureza, uma honraria dessa que nos foi dada nesta noite triplica a nossa responsabilidade. Podemos então fazer um compromisso público: exercer a profissão com ética, profissionalismo e zelar pelo bem de todos os empreendedores, que foi o apelo do nosso querido Deputado Guilherme Campos. Assim, faremos, até quando Deus nos der saúde, para restar um bom serviço a toda a sociedade. Obrigado por esse momento a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Presidente José Maria Chapina Alcazar, presidente do Sescon-SP e Aescon-SP. Agradeço ao Deputado Federal Guilherme Campos Júnior, à Deputada Célia Leão, a todos que compareceram, a toda a equipe - Taquigrafia, Ata, Som, TV Assembleia, Imprensa, Cerimonial, Secretaria Geral, Secretaria Parlamentar, Polícia Civil e Polícia Militar, e à pessoa que rege toda essa orquestra, uma funcionária que se chama Dona Yeda. Muito obrigado a todos vocês.

Esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece as autoridade, aos funcionários da Casa e a todos que, com a sua presença, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 40 minutos.

 

* * *