http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

07 DE MAIO DE 2012

024ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “200 ANOS DA IMIGRAÇÃO CHINESA NO BRASIL”

 

Presidentes: JOOJI HATO e ITAMAR BORGES

 

RESUMO

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido dos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, este na condução dos trabalhos, para "Homenagear os 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, ouvir o "Hino da República Popular da China" e o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - ITAMAR BORGES

Assume a Presidência. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, enviadas por autoridades. Informa que esta sessão solene será transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Enaltece o trabalho do Deputado Jooji Hato, companheiro de partido. Cumprimenta o Cônsul-Geral da República Popular da China no Brasil Sun Rong Mao, e os Deputados Federais Junji Abe e Gabriel Chalita. Menciona as atividades desenvolvidas pelos primeiros imigrantes chineses no País. Destaca a riqueza cultural da China. Faz menção à imigração desse povo ao Estado de São Paulo. Ressalta o relacionamento político e econômico entre o Brasil e a China. Comemora o intercâmbio de conhecimentos e a integração entre as duas nações.

 

003 - JOOJI HATO

Deputado Estadual, mostra-se honrado em participar de evento em parceria com o Deputado Itamar Borges, enaltecendo o trabalho deste. Cumprimenta as autoridades presentes. Recorda sua atuação como vereador da Câmara Municipal de São Paulo. Destaca a Educação, a Segurança e a qualidade de vida da China. Ressalta o papel da comunidade sino-brasileira no Estado de São Paulo. Elenca as atividades em que esse povo se destaca. Elogia o caráter desses imigrantes. Parabeniza os chineses pelos 200 anos de imigração no Brasil.

 

004 - SUN RONG MAO

Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, agradece aos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato pela presente sessão solene. Congratula todos os grupos e entidades homenageados. Destaca o trabalho dos primeiros imigrantes chineses que vieram ao Brasil. Elogia o Governo brasileiro pela receptividade. Ressalta a contribuição dos imigrantes para o progresso e o desenvolvimento do País, com destaque para o comércio, a tecnologia e a ciência. Lembra que a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Deseja constante esforço dos imigrantes para a melhoria das relações entre os dois países e o aperfeiçoamento da imagem chinesa.

 

005 - JUNJI ABE

Deputado Federal, cumprimenta os Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, propositores desta solene. Pede ao Cônsul Sun Rong Mao que transmitisse os agradecimentos ao embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, sobre evento ocorrido no Congresso Nacional. Fala de sua origem japonesa e de avô, que dizia que os imigrantes deveriam amar esta terra mais que os brasileiros. Destaca as riquezas do Brasil. Ressalta a integração entre os dois países.

 

006 - GABRIEL CHALITA

Deputado Federal, cumprimenta as autoridades presentes. Destaca a coragem dos imigrantes chineses perante as adversidades enfrentadas em sua vinda ao Brasil. Ressalta a China como referência mundial em Educação. Elogia a competência chinesa, quanto à tecnologia e à ciência. Menciona que boa parte do aprendizado dos gregos se deve aos orientais. Deseja parcerias entre as duas nações.

 

007 - JAYME MARTINS

Dá conhecimento do livro "A China no Brasil", de autoria do professor José Roberto Teixeita Leite.

 

008 - Presidente ITAMAR BORGES

Realiza a entrega de placa e medalha, acompanhado pelo Deputado Deputado Jooji Hato, em homenagem aos Srs. Gabriel Chalita, Deputado Federal; Junji Abe, Deputado Federal; e Sun Rong Mao, Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo.

 

009 - SHIN

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de honrarias alusivas ao presente festejo, pelos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, a personalidades da comunidade sino-brasileira que se destacaram em diversas áreas de nossa sociedade e que contribuíram para a integração e o desenvolvimento econômico das relações entre Brasil e China.

 

010 - JOOJI HATO

Deputado Estadual, cumprimenta a presença de Li Hongiun, representante de Pequim. Considera que o Estado de São Paulo é o real homenageado pela imigração chinesa. Elogia a segurança da China, exemplo para o Brasil. Lamenta que a comunidade oriental seja vítima de violência no País. Deseja que este evento seja marco na História brasileira.

 

011 - Presidente ITAMAR BORGES

Agradece a presença das autoridades e entidades presentes ao evento. Comemora o fortalecimento do intercâmbio cultural, tecnológico e social entre os dois países. Parabeniza a comunidade chinesa no Brasil. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJO HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA - Senhoras e senhores, boa noite! Vamos dar início à sessão solene em homenagem aos 200 Anos da Imigração Chinesa no Brasil.

Para compor a Mesa, convidamos o Exmo. Sr. Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão solene; o Exmo. Sr. Deputado Jooji Hato; Exmo. Sr. Deputado Federal Gabriel Chalita, representando a Câmara Federal; Exmo. Sr. Deputado Federal Junji Abe; o Exmo. Sr. Rong Mao, Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil; Exma. Sra. Heida Li, Presidente da Associação Chinesa do Brasil. (Palmas.)

Convido o nobre Deputado Jooji Hato, vice-Presidente desta Casa, neste ato representando o Presidente Barros Munhoz, para dar início a esta sessão solene.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão solene foi convocada pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa dos Deputados Itamar Borges e Jooji Hato, com a finalidade de homenagear os 200 Anos da Imigração Chinesa no Brasil.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional da República Popular da China, em seguida o Hino Nacional Brasileiro, executado pela seção da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente PM Jássen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da República Popular da China.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da seção da Banda da Polícia Militar, na pessoa do nosso 2º Tenente PM Jássen Feliciano, muito obrigado e boa noite a todos.

Em nome do Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa, e em nome de todos os deputados, quero saudar aqui todos os ilustres visitantes, ilustres convidados; e passar a Presidência desta sessão solene e dar prosseguimento aos trabalhos ao Deputado Itamar Borges, proponente desta sessão junto comigo.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Itamar Borges.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Boa noite a todos. Dando sequência nesta solenidade, inicialmente queremos registrar as justificativas do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; do Governador Geraldo Alckmin; do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da Presidente Dilma Roussef; e do vice-Governador Guilherme Afif Domingos. Feitas as justificativas que foram encaminhadas para este Cerimonial, fazemos assim o registro das justificativas das autoridades que não puderam estar presentes, mas que estenderam as suas saudações e cumprimentos a toda comunidade chinesa brasileira residente no Brasil.

Também queremos registrar a presença do secretário Geral do Grupo Parlamentar no Senado Federal Brasil-China, e Presidente da Associação Brasil-China, Sr. Willian Woo, sempre deputado federal; Sra. Rosicléia de Castro, representando a Federação da Alimentação do Estado de São Paulo, aqui representando o Sr. Melchiades de Araújo; Sra. Victorina Frugoli, representando a Associação Geral Brasil-China Comércio, Indústria e Cultura; e o Sr. Presidente Municipal do PHS - Partido Humanista da Solidariedade, Sr. Laércio Benko Lopes.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, dia 12 de maio, às 23 horas. A transmissão acontece pelo canal 13 NET, canal 66 TVA, canal 185 TVA Digital, e canal 61.2 TV Digital Aberta.

Quero iniciar esta solenidade registrando uma breve fala desta solenidade. Desta sessão solene, onde eu, juntamente com esta liderança, grande exemplo de deputado estadual, que foi vereador por sete mandatos na capital aqui em São Paulo, meu companheiro de partido, meu parceiro, meu amigo e que orgulha esta Assembleia, esta Casa de Leis pelo seu trabalho; pelas iniciativas e por tudo aquilo que propõe, quero aqui cumprimentar este grande companheiro Deputado Jooji Hato, que após deixar o seu exemplo por 28 anos marcado na história da Câmara de São Paulo, veio para a Assembleia Legislativa trazer a sua experiência e a sua contribuição.

Sinto muita honra e muito orgulho na condição de deputado estadual aqui também pelo meu primeiro mandato depois de ter sido vereador por um mandato e prefeito por três mandatos na pequena Santa Fé do Sul, lá no interior de São Paulo, no nosso interiorzão, e que venho aqui aprender muito com parceiros como este. Deputado Jooji Hato, o seu exemplo e o seu respeito e esta homenagem que eu tenho o privilégio de fazer junto com você nesta noite aos 200 Anos da Imigração, da vinda do povo chinês para o Brasil é uma satisfação. Parabéns para você, parabéns aos 94 parlamentares desta Casa, que hoje estão aqui representados por nós nesta homenagem.

Quero também cumprimentar o meu querido líder, que representa aqui o Congresso Nacional. Temos aqui dois parlamentares, saudar o Deputado Junji Abe, que traz aqui a sua homenagem, o seu carinho ao povo chinês, mas também traz aqui o prestígio da sua presença. Costumo dizer que eu fui prefeito e aprendi a admirar um líder que transformou e apresentou o melhor projeto de educação que este Estado já viu. Que depois veio ser vereador em São Paulo e no pouco tempo que ficou, dois anos, já deu uma contribuição maravilhosa à Câmara de São Paulo e à história da capital, e agora está como deputado federal do nosso partido no Congresso Nacional, Gabriel Chalita, o fenômeno, este fenômeno da política brasileira e do Estado de São Paulo.

Ele veio com a proposta que todos nós, povo paulista, povo desta capital e que ama aquilo que é a boa política, que é aquilo que a nova política representa; portanto, querido Deputado Federal Gabriel Chalita, nós somos sabedores do respeito, do carinho e do valor que você sempre deu para o povo, também para os nossos imigrantes e para os nossos irmãos que aqui acolhemos em nosso país, e em especial o seu carinho com o povo chinês. Eu assisti por várias oportunidades seus exemplos e suas mensagens, através da Secretaria de Educação deste Estado, através dos seus programas de televisão, através de suas proposituras, seja do vereador que começou lá atrás, seja do vereador aqui em São Paulo, e deputado federal, mas é de políticos, de homens, de exemplos como o seu, e através de exemplos como o seu, Gabriel Chalita, que este Estado, que esta cidade e que a política, vai encontrar soluções para os principais problemas. Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado pelos exemplos que tem deixado a todos nós.

Cumprimento aqui o nosso querido cônsul, que também representa toda a comunidade. E ao cumprimentar o nosso cônsul, quero estender o meu abraço a todos os senhores.

Neste ano, a Imigração Chinesa no Brasil completa 200 Anos. Os primeiros imigrantes chineses vieram cultivar chá em São Paulo e trabalhar na implantação de uma ferrovia no Rio de Janeiro, capital do país na época. Por volta de 1810, Portugal organizava em sua colônia de Macau, no território chinês, a imigração de chineses que desembarcavam no Brasil e eram encaminhados para o bairro do Flamengo no Rio de Janeiro.

Dentre as contribuições chinesas ao cotidiano brasileiro, destacamos a culinária típica, a acupuntura, a medicina tradicional chinesa, as artes marciais, o horóscopo chinês e os fogos de artifícios, entre outros.

Estima-se que atualmente vivem no Brasil cerca de 250 mil chineses e descendentes, dos quais um número superior a 180 mil moram em São Paulo. Os chineses que vieram para São Paulo, chegaram a partir de 1900. Eles viajavam 45 dias de navio e vinham para cá principalmente atraídos pelas grandes áreas de terra que aqui existiam. Na China, a fome era grande e as terras cultiváveis poucas, o grande fluxo imigratório deu-se a partir da década de 50, quando a China passou por muitas guerras internas. A capital paulista é o grande centro chinês, com cerca de 90% dessa população localizada em vários bairros da cidade.

China e Brasil conheceram grande desenvolvimento nas suas relações culturais e econômicas nos últimos 30 anos. Ao longo desses 200 anos, sempre houve um bom relacionamento entre os dois países; nos últimos tempos, especialmente a partir de 2010, esse relacionamento principalmente nas áreas comerciais e industriais, intensificou-se muito. E em 2010, o comércio Brasil-China cresceu 52 por cento.

Esta celebração da vinda e da imigração chinesa no Brasil fortalece cada vez mais e fortaleceu o intercâmbio cultural, educacional, tecnológico, comercial e econômico-social entre Brasil e China. Esta celebração é uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais a integração cultural entre as duas nações, que neste ano completam 200 anos de convivência.

Parabéns, muito obrigado pela oportunidade de convivermos e de brindarmos os 200 anos de aprendizado e de troca mútua de experiências entre o povo brasileiro e o povo chinês. (Palmas.)

Esta sessão solene, como dissemos, tem a propositura dupla: nossa e do Deputado Jooji Hato. Convido, então, o meu companheiro proponente, para que possa deixar a sua homenagem a todos os presentes. (Palmas.)

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Boa noite a todos. Quero cumprimentar todos os senhores neste momento ímpar dos 200 anos da Imigração Chinesa no Brasil, cumprimentando aqui o nosso Presidente da sessão, Deputado Itamar Borges, que foi um dos melhores prefeitos de Santa Fé do Sul por três vezes, deputado valente, trabalhador digno que honra esta cadeira na Assembleia Legislativa, que está a todo instante em prol do desenvolvimento, em prol de todos nós, que precisamos do trabalho dele. Parabéns, Deputado Itamar Borges, é uma alegria, uma honra muito grande estar junto, fazendo esse evento maravilhoso que eu acredito que é muito pouco para a grandeza dos 200 anos da Imigração Chinesa.

Mas eu quero cumprimentar a Presidente da Associação Chinesa do Brasil, a Sra. Heida Li, que foi vereadora comigo e tão bem representou a comunidade chinesa na Câmara Municipal de São Paulo. Parabéns, Heida, vosso trabalho vai ser sempre reconhecido por todos nós.

Quero cumprimentar aqui o Deputado Junji Abe, amigo de todos nós, o melhor prefeito de Mogi das Cruzes, deputado valente, que lá no Congresso Nacional honra a cadeira que ocupa e lutará muito por essa parceria Brasil-China, China-Brasil.

Eu quero aqui cumprimentar o cônsul Sun Rong Mao, que além de amigo é uma pessoa muito gentil, hospitaleira. O cônsul demonstra tudo que quer o povo da China, o povo chinês, a amizade, simpatia, a alegria. Parabéns, cônsul, por 200 anos da Imigração Chinesa, e parabéns a todos. Em nome do cônsul Sun Rong Mao, comprimento a todos os presentes.

Eu deixei aqui para dizer de uma grande pessoa, porque eu fui vereador durante 28 anos na capital, sete mandatos consecutivos e aprendi a admirar um vereador que estava conosco e chegou como o vereador mais votado, o vereador que veio com uma votação esplêndida, é o nosso Deputado Federal Gabriel Chalita. E eu aprendi com ele muitas coisas, tenho andado pelas ruas de São Paulo por acreditar nesta pessoa, nesta criatura que recebeu uma das maiores votações para deputado federal, foi o melhor secretário da Educação do governo Geraldo Alckmin. (Palmas.) E a educação, meu caro Deputado Gabriel Chalita, é extremamente importante, o Brasil precisa de uma educação forte como é na China, aquele povo ordeiro, pacífico. Do outro lado do globo terrestre, a China dá exemplo na área da educação, da ordem pública, dá exemplo a todos nós seguirmos, inclusive em termos de segurança e qualidade de vida.

Eu deixei por último o meu grande amigo Willian Woo, que foi vereador comigo por vários anos e que me abandonou, deixou-me e foi para o Congresso Nacional. Ele me deixou lá como vereador e foi para a Câmara Federal e cumpriu o seu mandato com dignidade, com trabalho e representou muito bem a comunidade chinesa e vai continuar representando, porque Willian Woo é jovem e tem um futuro promissor pela frente.

Mas eu quero dizer nesta noite, que me deixa muito honrado fazendo de muitas palavras do meu companheiro, Deputado Itamar Borges, para não ocupar tempo que eu quero ouvir mais do que falar. Mas eu quero, antes de terminar, dizer que sinto uma felicidade imensa ao lado de mais de 100 mil chineses que formam aqui na cidade de São Paulo, no nosso Estado, que estão aqui durante 200 anos num trabalho profícuo, num trabalho incessante, dignificante, como o nobre Deputado Itamar Borges contou a história da imigração chinesa.

Eu quero, então, para finalizar dizer que a comunidade sino-brasileira assumiu o seu papel em São Paulo e torna-se cada vez mais visível em nossa sociedade. Os chineses paulistanos ocupam com brilho espaço em diversas áreas sociais, nas indústrias, nas universidades, no comércio, nas artes marciais, na acupuntura, no turismo, nas finanças e na política; mas sabemos que a comunidade sino-brasileira não é formada apenas por grandes personalidades. E queremos que hoje se sintam homenageados todos os chineses que trabalham diariamente, de forma silenciosa e profícua, contribuindo para o progresso e a prosperidade do Estado de São Paulo e do nosso país. Uma comunidade trabalhadora, dedicada, estudiosa, corajosa, digna, otimista e ordeira, e por isso vamos trabalhar juntos por um mundo de paz, de relações estáveis e harmônicas. Nós precisamos dessa parceria muito importante, como fala meu grande companheiro que eu admiro muito, repito, Deputado Gabriel Chalita, nós precisamos da parceria muito importante com o gigante asiático, que é a China. O Brasil está em desenvolvimento, o Brasil precisa da China.

Parabéns aos chineses e aos 200 anos da Imigração no Brasil. Muito obrigado e parabéns outra vez. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns, Deputado Jooji Hato.

Queremos registrar a presença do Sr. Farid Murad, representando a Associação Comercial de São Paulo.

Com a palavra, o Exmo. Sr. Sun Rong Mao, Cônsul Geral da República Popular da China no Brasil. (Palmas.)

 

O SR. SUN RONG MAO - Exmo. Sr. Junji Abe, deputado federal; Exmo. Sr. Gabriel Chalita, deputado federal; Exmo. Sr. Jooji Hato, vice-representante da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Sr. Itamar Borges, deputado estadual; Exma. Sra. Heida Li, representante da Associação Cultural Chinesa no Brasil, senhoras e senhores.

Hoje neste plenário maravilhoso, a Assembleia realizando a sessão solene a fim de homenagear os grupos de imigrantes chineses e as personalidades relativas, que se tem dedicado ao aprofundamento da amizade entre a China e o Brasil, a estimulação dos imigrantes chineses no Brasil e o desenvolvimento e a construção do próprio país.

Primeiramente, em nome do Consulado Geral da China em São Paulo, gostaria de agradecer ao Deputado Itamar Borges e ao Deputado Jooji Hato pelo vosso trabalho e esforço dedicado para este evento. Quero aproveitar esta oportunidade para expressar as minhas congratulações a todos os grupos e personalidades homenageadas.

Este ano é comemorado porque marca 200 Anos da Imigração dos Chineses no Brasil. Nos últimos 200 anos, os chineses que chegaram ao Brasil desenvolveram as suas tradições de lutar, conseguiram uma vida tranquila e regrada, e um trabalho bem desenvolvido e bem sucedido. Os nossos compatriotas no Brasil, ao mesmo tempo, respeitaram a lei local e declaram a sociedade. Não só contribuíram para a construção local, mas também estabeleceram uma boa imagem da nossa comunidade. Esta homenagem realizada hoje é uma confirmação, o reconhecimento e o elogio pela contribuição da nossa comunidade.

Como se sabe, o Brasil é um país de imigrantes. Por longo período, o governo brasileiro tem mostrado a sua aceitação e imenso carinho sem discriminação de raça a imigrantes de todos os países, inclusive da China; e deixou sobreviver e desenvolver nesta terra, aliás, junto com o povo local, os imigrantes contribuíram ao progresso da sociedade, e ao desenvolvimento do país, que se tornou o maior corpo econômico da América Latina, e um grande país emergente.

Hoje em dia, as relações China-Brasil estão sendo desenvolvidas rapidamente. As visitas frequentes de alto nível, os êxitos de cooperação comercial, os investimentos e crescimento, e as vantagens, mostram uma grande potência da população na área e um futuro brilhante. Nos últimos anos, mantemos uma tendência forte de cooperação nas áreas de comércio, energia, tecnologia e ciência. Com valor comercial de 84,2 bilhões de dólares no ano passado, a China já se mantém como o maior parceiro comercial, o maior destino de exportação, e uma das principais origens de investimentos do Brasil. Em três anos seguidos, o Brasil já é o maior parceiro comercial da China na América Latina. Tudo isso enriqueceu o conteúdo das relações de parcerias estratégicas entre os nossos dois países. Contando com uma contribuição indispensável dedicada por imigrantes chineses.

Espero que a nossa comunidade em São Paulo possa aproveitar esta homenagem. Participem, apoiem as festividades de comemoração a 200 aniversários de imigração, e se esforcem mais pelo desenvolvimento das relações amistosas entre os nossos dois países. Pela promoção do intercâmbio nas áreas de comércio, tecnologia, ciência e cultura, etc., e pelo aperfeiçoamento da imagem da nossa comunidade chinesa.

Mais uma vez, agradeço a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo reconhecimento e esta homenagem dada a nossa comunidade chinesa. Obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Parabéns e muito obrigado pelas palavras do nosso Cônsul Geral da República Popular da China, Sr. Sun Rong Mao.

Agora vamos ouvir as palavras do nobre Deputado Federal Junji Abe. (Palmas.)

 

O SR. JUNJI ABE - Senhoras e senhores, muito boa noite. Eu quero aqui iniciar as minhas breves palavras, cumprimentando o Exmo. Deputado Estadual Jooji Hato, como também o Exmo. Deputado Estadual Itamar Borges, propositores desta sessão solene, que para nossa emoção hoje estamos aqui publicamente no Estado de São Paulo, neste parlamento comemorando 200 Anos da Imigração Chinesa no Brasil.

Quero cumprimentar S. Exa., o cônsul Sun Rong Mao, da República Popular da China e agradecê-lo pelas palavras. Querido cônsul, gostaria que V.Exa. levasse os nossos agradecimentos ao embaixador da República Popular da China no Brasil, Li Jinzhang, que tivemos a honra e a alegria de tê-lo na constituição do Grupo Parlamentar Brasil-China, acontecido lá na Câmara Federal há aproximadamente 30, 40 dias. Leve o nosso abraço ao embaixador.

Cumprimentar este nosso querido e grande amigo, educador emérito Gabriel Chalita. Muito mais que um político, ele representa aquilo que o Brasil mais precisa há muitos anos, uma educação qualitativa. Em síntese, esse nosso querido amigo, quando da mesma forma Itamar Borges era prefeito municipal, estávamos nós também comandando a cidade de Mogi das Cruzes, e Gabriel Chalita, secretário Estadual de Educação. Tenho saudades, lembranças imensas da força e da determinação que ele impingia na Secretaria Estadual de Educação, para que o povo paulista melhorasse a sua educação. V.Exa., Deputado Gabriel Chalita, efetivamente merece o nosso elogio, a nossa gratidão e a nossa admiração.

Quero cumprimentar a Vereadora Heida Li, que preside a Associação Chinesa do Brasil, prestigiando este evento esta noite. Meu querido amigo Willian Woo, um professor pra mim, apesar de ter idade para ser meu filho. Na verdade, sucedi-o no Grupo Parlamentar Brasil-China com uma responsabilidade imensa em função dos grandes e relevantes serviços prestados pelo jovem sempre Deputado Federal Willian Woo. Fazemos votos que daqui a pouco, em 2014, V.Exa. possa honrar o parlamento nacional, voltando na condição de deputado federal.

Perdoem-me, senhoras e senhores, há pouco tempo conheci uma figura excepcional, quero saudá-lo, está entre nós aqui o professor Chue Wen Chin. Muito obrigado pelos conselhos e orientações desse grande professor que tem dado a minha pessoa nesses últimos anos.

Queridos amigos e amigas. Quero pinçar um momento extraordinariamente importante da minha vida de criança. O meu avô, imigrante japonês, chegou ao Brasil em 1928. Quando comecei a ter consciência de algumas palavras, época em que jamais esqueceremos, lar humilde e pobre de qualquer imigrante como foram os italianos, os espanhóis, dizia ele na hora do jantar com a família toda reunida: vocês, netos de nós imigrantes, precisam amar o Brasil mais do que os próprios brasileiros, porque esta pátria fantástica nos abraçou com carinho. Palavras essas que da mesma forma as senhoras e os senhores têm impregnadas na alma, que nos fazem verdadeiros brasileiros, patriotas, amantes desta pátria grandiosa e maravilhosa em todos os sentidos.

Não são minhas palavras dessa maravilha pátria brasileira, a própria história e a realidade nos mostram isso. Onde nós podemos encontrar um país com tantas riquezas do reino animal, do reino vegetal e do reino mineral? Só no Brasil. Onde nós podemos ter um clima tão bom como no Brasil? Não temos neve, não temos tufão, maremotos, mas o Brasil precisa dessa parceria com a China. O Brasil está muito atrasado na inovação, na pesquisa, na tecnologia; mas a China, com certeza, meu caro Gabriel Chalita, também precisa do Brasil.

Ora, um país continental e estamos aí com um sistema ferroviário praticamente a zero. A China tem a tecnologia para nos ajudar a implantar de norte a sul, leste a oeste, para o transporte das pessoas nas cidades caóticas brasileiras, nos transportes dos produtos, principalmente a nossa riqueza nacional, produtos agropecuários. No ano passado, chegamos a sete bilhões de habitantes, daqui a 13 anos a ONU já constata que o globo terrestre terá mais um bilhão de habitantes, atingindo oito bilhões de habitantes. Ora, nesse mundo tão enorme em todos os sentidos, eu tenho absoluta certeza de que esta parceria que cada vez mais se agiganta e se fortalece através da história de 200 anos na área da cultura, na área da educação, e como disse na área tecnológica, da inovação e da pesquisa, do comércio, em todos os sentidos, impulsionados pelo amor que nós, brasileiros, temos pela China. E pela grande amizade que com certeza a China tem pelo nosso país. Essa parceria haverá, sim, de assombrar o mundo inteiro na busca da paz mundial e em benefício da população.

Hoje estou aqui representando o Deputado Federal Osmar Júnior, que preside o Grupo Parlamentar Brasil-China. Pediu-me que trouxesse neste ato público nas comemorações dos 200 Anos da Imigração Chinesa no Brasil, um fraternal abraço, para que aquele parlamento onde Gabriel Chalita e a minha pessoa, juntamente com mais de 513 deputados, fazemos parte do maior parlamento da América Latina, para dizer que o Brasil está de braços abertos para que possamos não só comemorar, mas para fortalecer, se Deus quiser, essa parceria responsável pela condução do planeta Terra. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Nós queremos registrar aqui o agradecimento aos parceiros que se somaram à equipe do Deputado Jooji Hato e a nossa equipe, para que pudéssemos estar aqui organizando este evento. Agradecemos a equipe do Consulado, aqui representada pelo nosso cônsul geral. Agradecemos também a equipe da Associação Chinesa do Brasil, Vereadora Heida Li; e agradecemos a equipe da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento, Intercâmbio Econômico e Comércio Exterior, aqui representada pelo Sr. Fernando Ou. Estendemos esse agradecimento e assim abraçamos e agradecemos a todos os parceiros.

Mas da mesma forma, essa solenidade tem aqui um agradecimento especial a este parceiro do Deputado Jooji Hato e importantíssimo colaborador deste evento, Professor Chin. Agradecer a Magda, da equipe do Deputado Jooji Hato, agradecer a Vanessa e a toda nossa equipe, e a equipe desta Casa, que nos acompanha nesta noite do Cerimonial, neste evento; a Vera, Isabel, José Carlos, toda a equipe e todos os funcionários da Assembleia Legislativa. E pedimos a todos os parceiros que estão aqui, que trabalharam e prepararam este evento, uma salva de palmas. (Palmas.)

E agora, para deixar a mensagem do Congresso Nacional, a mensagem da Câmara Federal, representando aqui a Câmara Federal, o nosso querido Deputado Gabriel Chalita. (Palmas.)

 

O SR. GABRIEL CHALITA - Boa noite a todos, uma alegria estar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, ao lado dos meus queridos amigos deputados proponentes desta merecida homenagem; meus irmãos Deputado Jooji Hato e Deputado Itamar Borges, pessoas que eu aprendo a respeitar, nessa forma bonita de fazer política. É uma honra estar aqui com vocês, obrigado pelo convite e parabéns por esta homenagem. Meu querido amigo Junji Abe, também deputado federal, nós tivemos a honra de trabalhar juntos, tanto ele como o Deputado Itamar Borges, na época que eu era secretário da Educação e essas parcerias são sempre muito boas. Aprendemos, ensinamos, trocamos. Cônsul Geral da China no Brasil, Sun Rong Mao, é uma honra estar aqui ao lado de V.Exa.; também a Sra. Heida Li, Presidente da Associação Chinesa no Brasil; meu querido Willian Woo; Sr. Laércio Benko Lopes, Presidente do PHS, minhas amigas e meu amigos.

Uma palavra breve aqui nesta bonita homenagem com dois conceitos. Primeiro, um conceito do passado, um passado de coragem. Eu até perguntei aqui para o cônsul, quanto tempo será que os imigrantes ficavam no mar para chegar ao Brasil? Imaginem a coragem desses homens e mulheres que saíam da China e vinham para uma terra que não conheciam a língua e a cultura, o clima era diferente, a ousadia de eles desbravarem esse mundo completamente novo, é essa coragem que marca a identidade do Brasil, junto com os chineses, naturalmente, e tantos outros imigrantes que ajudaram a construir a história deste país gigante. A China do passado nos remete a isso, a essa coragem, essa determinação, a garra desse povo gigante que ajudou não só o Brasil, mas tantos outros países do mundo.

E a China do presente. A China do presente é um país que hoje, foi falado aqui sobre a educação, tornou-se uma referência mundial em termos educacionais. Eu estive agora no MIT, nos Estados Unidos, participando de um evento educacional dos BRICS, e lá tinha um representante da Rússia, Índia, China e eu estava representando o Brasil, e fiquei atento, ouvindo as exposições da educadora chinesa, reitora de uma universidade na China e num momento da fala, ela disse que os alunos na China estudavam das 07 às 11 horas. Aí eu falei: só isso? Eu imaginava que na China a educação fosse em tempo integral. Ela falou: das 07 às 11 da noite. Nós, chineses, acreditamos que a nova ciência, a nova tecnologia, depende da forma que nós conseguimos dar aos nossos estudantes para que eles tenham história e para que eles sejam protagonistas da própria história. A China do passado é a China da coragem. A China do presente demonstra-se como a China da competência. A China que vai para outros continentes, mostrando o que a tecnologia e a ciência são capazes de fazer.

Nós temos muitas coisas em comum, o Willian Woo estava me lembrando de um dos projetos que eu fiz como secretário da Educação com médico Dr. Jou, que é o meu médico, meu acupunturista, que era um trabalho de Tai Chi, mas chamava-se Lien Chi na rede pública de ensino, que levava um pouco desses conceitos da cultura chinesa, do tempo chinês, da capacidade de reflexão que os chineses têm. Eu gosto muito de filosofia e, às vezes, ficamos muito centrados na filosofia grega, mas os gregos beberam muito dos orientais, e a China nos ensina muito sobre essa capacidade de contemplação da natureza e de percepção do tempo.

Enfim, hoje é uma noite de festas, e que nós, aqui em São Paulo, rendemos homenagens aos nossos irmãos chineses que vivem aqui, que ajudam essa cidade a ser melhor, mas nós nos lembramos da coragem, do sonho, da garra desses gigantes que foram os imigrantes chineses, que tiveram a coragem de vir construir essa nova terra que é o Brasil. Que nós possamos estar cada vez mais juntos criando caminhos de parcerias comerciais, culturais, troca de aprendizado, sempre reconhecendo o talento desse povo. Viva o Brasil. Viva a China. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Muito obrigado pelas palavras do Deputado Gabriel Chalita, representando a Câmara Federal, deixando aqui a mensagem do Parlamento da República Federativa do Brasil.

Teremos agora uma sequência de homenagens.

 

O SR. JAYME MARTINS - Quero apresentar a todos o livro "A China no Brasil", de autoria do professor José Roberto Teixeira Leite.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB – Parabéns. Muito obrigado. Como disse aqui o Deputado Gabriel Chalita, a história Brasil-China tem revelações como essa e momentos como esse. Muito obrigado e parabéns.

Quero convidar o Deputado Jooji Hato e o cônsul Sun Rong Mao, para que possamos prestar homenagem da Assembleia e do Consulado a uma liderança que nos seus gestos, na sua história e no seu trabalho, simbolizou muito do que os bons exemplos chineses nos ensinam e nos simbolizam e representa para todos nós. Aliás, ele acabou de falar de uma experiência vivida nos Estados Unidos, quando ouvi lá a representante chinesa no encontro sobre educação. Portanto, a comunidade chinesa do Brasil que aqui se faz representar de presente, o Consulado da República Popular da China, aqui representado pelo seu cônsul, Sr. Sun Rong Mao, e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através de seu Presidente Barros Munhoz e dos proponentes da presente sessão, Deputado Jooji Hato e Deputado Itamar Borges, homenageiam o Exmo. Sr. Deputado Federal Gabriel Chalita com uma honraria alusiva às comemorações dos 200 Anos da Imigração Chinesa no Brasil aqui neste momento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Prestando a mesma homenagem, agora convidamos para recebê-la, o Deputado Junji Abe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - E agora a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representada por nós e pelo Deputado Jooji Hato, pedimos que o Deputado Gabriel Chalita, representando a Câmara Federal, possa homenagear o cônsul Sun Rong Mao. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA - Dando prosseguimento à solenidade, iniciamos a entrega de honrarias alusivas aos presentes festejos, a personalidades da Comunidade Sino-Brasileira que se destacaram em diversas áreas de nossa sociedade e que foram escolhidas para este evento pela comissão organizadora.

Assim solicitamos ao Deputado Itamar Borges e Deputado Jooji Hato que se encaminhem ao centro deste Plenário para darmos início às entregas.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Antes de descermos, quero registrar a presença do Sr. Li Hong Jun, da cidade de Peijin. (Palmas.)

Quero, neste momento, transferir a Presidência, para que eu e o Deputado Jooji Hato possamos descer e prestar as homenagens. A Presidência neste momento transfere-se para a parte debaixo do Plenário.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. José Roberto Teixeira Leite, historiador e professor da UNICAMP. Publicou obras sobra a Imigração Chinesa no Brasil, retratando não só a imigração, mas mostrando também a influência dos chineses no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber homenagem, Sr. Li Wing Kay, mestre em artes marciais. O único representante do Kung-Fu estilo Garra de Águia na América do Sul, ex-instrutor da Academia da Polícia Militar do Barro Branco, e professor de Educação Física da Academia da Polícia Militar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber homenagem, o Sr. Chan Kowk Wai, mestre em artes marciais, que ajudou na formação do Centro Social Chinês, foi meu professor e disputou pelo Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - O mestre Dirceu Amaral Camargo não pode estar presente, mas ele veio ser representado pelo Sr. Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. Chen Kong Fang, artista plástico muito conhecido não só pelo público brasileiro, mas internacionalmente, com obras expostas em galerias no Brasil e nos Estados Unidos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. William Boss Woo, ex-vereador, ex-deputado federal com excelente trabalho frente a comunidade chinesa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, a Sra. Heida Li, ex-vereadora da cidade de São Paulo, e Presidente da Associação Chinesa do Brasil, recebe, portanto, as duas homenagens. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. Robson Shiba, Presidente da China in Box, pioneira na comercialização da comida chinesa em delivery. Através de suas lojas, tem levado ao público brasileiro não só a gastronomia chinesa, mas também divulgado o nome do país. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. Jayme Martins, jornalista que morou muitos anos na China, escreveu vários artigos sobre a China na mídia brasileira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. Liu Shie Lin, empresário chinês com forte atuação em trabalhos filantrópicos, com destaque na ajuda humanitárias vítimas das enchentes do Rio de Janeiro e do Nordeste. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. padre José Ho Yen Chau, que tem forte trabalho juntamente com os imigrantes que chegados aqui no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem a Sra. Lin Jun, uma das mais atuantes tradutoras juramentadas no Brasil. Ela tem ajudado na organização de vários eventos na comunidade chinesa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Convido para receber a homenagem, o Sr. Liu Su Te, o mais renomado artista de caligrafia chinesa com obras expostas em diversas cidades do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA - Procederemos agora às homenagens àqueles que contribuíram para a integração da Comunidade Sino-Brasileira e ao desenvolvimento econômico das relações entre Brasil e China, agraciando com especial honraria alusiva aos presentes festejos, 37 associações representativas da comunidade, elencadas pela comissão organizadora.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Colégio de São Bento, representado por Dom Alexandre de Andrade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Escola de Chinês da Missão Católica Chinesa, representada pela professora Liu. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Chinesa Wen Zhou do Brasil, representada por Jing. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Chinês Jiangsu do Brasil, representada por Wang Jianping. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Câmara Chinesa e Comércio do Brasil , representada por Hua Min Shih. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Geral de Amizade Mim Nan da América do Sul, representada por Zhuang Zhiyong. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Academia de Música Hua Sheng, representada por Li Shuang Shixiong. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Geral de Chinês Nordeste do Brasil, representada por Tian Bo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Escola de Idiomas de Xin Hua Wen, representada por Donghui Zheng. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Instituto de Idiomas Jou Hua, representada por Ane. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - CHINBRA - Centro de Língua e Cultura Chinesa, representado por Qi Yaobin (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Zhong-Yi-Yao de Medicina Chinesa do Brasil, representada por Yip Fu Kwan. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Geral dos Cantoneses do Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - União de Mulheres Chinesas do Brasil, representada por Zhao Yen Bing. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Câmara Brasil-China de Desenvolvimento em Intercâmbio Econômico e Comércio Exterior, representado por Yao Tzou. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Geral de Empresários Chineses do Brasil, representada por Yeung Fei Hon. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Mundial de Juventude de Fujaneses no Brasil. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Geral de Chineses da Província de Fujian no Brasil, representada por You Ruo Hua. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Chinesa Qingtian em São Paulo do Brasil, representada por Marcelo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Geral Brasil-China Comércio, Indústria e Cultura, representada por Victorina Frugoli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação de Medicina Chinesa e Acupuntura Tradicional do Brasil, representada por Hui Qing. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação dos Empresários de Guangzhou do Brasil, representada por Zeng Bai Yang. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Centro Social Chinês de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação da Juventude Chinesa do Brasil, representada por André Ye Young Yong. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Jornal Chinês Americana, representada por Lee Sang Tien . (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Jornal Chinês para a América do Sul, representada por Yean Yiping. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Instituto Confúcio da Unesp - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto, representado pelo Sr. Tiago Fernandes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Templo Zu Lai, representado pela mestra Miao Yen. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Budista Tzu Chi do Brasil, representado pelo Sr. Wang Tai Chang. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Câmara do Comércio Brasil- China, representada por Zhang Wei. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - SHIN - Associação Ji-Lu do Brasil, representado por Wang Xin Chan. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VANESSA - Convido para retornarem aos seus lugares, o Deputado Itamar Borges, Deputado Jooji Hato, a Vereadora Heida Li e o cônsul Sun Rong Mao, para darmos continuidade a esta sessão solene.

Passo a palavra ao Exmo. Sr. Presidente desta sessão, Deputado Estadual Itamar Borges.

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB - Para representar aqui a comunidade chinesa da China, está aqui da cidade Pequim, Sr. Li Hong Jun, nessa parte já onde vamos encerrando a nossa presente sessão solene. E caminhando para esse encerramento, nós deputados, Jooji Hato, e nós que coordenamos este evento com apoio do Consulado, da Câmara, da Associação e a presença honrosa dos deputados Junji Abe e Gabriel Chalita, passo ao meu companheiro, o meu parceiro proponente, Deputado Jooji Hato, para que faça as suas considerações finais desta solenidade.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - Estamos finalizando este evento maravilhoso. Quero cumprimentar aqui o Sr. Li Hong Jun, que veio da China, da Federação Chinesa e está aqui conosco, seja bem vindo. (Palmas.)

E quero dizer que é uma alegria dupla hoje, estar aqui junto com o nobre Deputado Itamar Borges realizando esta cerimônia. Ficamos engrandecidos, aliás, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que é o maior Parlamento da América do Sul, é que é homenageada. Sinto que nós, deputados, o povo de São Paulo, do Estado de São Paulo, que é homenageado pela imigração chinesa.

Mas eu termino a minha fala dizendo que antes eu estava até pensando se eu falaria ou não, mas eu acho que devo falar sim, nós vivemos num país mergulhado num grau de violência sem precedentes na história. E olhamos a China, olhamos o oriente, outros países e vemos um país organizado, um país seguro, um país em grande desenvolvimento; e eu pergunto assim: o que acontece que esse país desenvolve e nós o Brasil temos dificuldades em desenvolver? Aí tem uma explicação, a violência não traz desenvolvimento. A ordem pública atrai investimentos, gera emprego, gera desenvolvimento. E a comunidade oriental, principalmente a chinesa, é perseguida. Perseguida em todos os sentidos em nosso país pelos marginais, que sabem que nós não portamos armas, arma de fogo, arma branca, eles atacam e judiam, humilham, deixam constrangidas várias e várias famílias. E eu disse ao governador, disse ao secretário da Segurança em várias reuniões, para que protegessem principalmente os orientais que estão sendo assaltados, massacrados. Juntamente com o Deputado Willian Woo, nós estivemos em vários locais realizando essas reuniões, inclusive com o CONSEG.

Meu caro Deputado Itamar Borges, nós vivemos num país multirracial, nós não sabemos quem é descendente de alemão, de espanhol, de português, de italiano, mas sabemos quem é descendente da China, do Japão, da Coréia, e nós somos perseguidos pelos marginais. Nós precisamos mudar essa história. Que esse evento na Assembleia Legislativa seja um exemplo, um evento que mude o rumo, a história desse país, e que fique um país igual a China. Parabéns a todos, e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ITAMAR BORGES - PMDB – Parabéns, Deputado Jooji Hato. Mais uma vez agradecemos a presença de todos os colaboradores e funcionários desta Casa, do Deputado Federal Gabriel Chalita; do nosso Deputado Willian Woo; do deputado federal e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, que representou nesta noite o Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, o Deputado Federal Osmar Júnior; nosso querido Deputado Junji Abe. Também Presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento, Intercâmbio Econômico e Comércio Exterior, Sr. Fernando Ou; a Vereadora Heida Li, Presidente da Associação Chinesa do Brasil; ao nosso querido Cônsul Geral da República Popular da China, Sun Rong Mao; e ao Sr. Li Hong Jun, que aqui representa a comunidade nesta noite.

Queríamos aqui, eu e o Deputado Jooji Hato, dizer a cada um dos senhores que aqui foram representados e homenageados nesta noite, ou diretamente pelo representante da sua entidade, ou indiretamente por fazerem parte do povo chinês morador, colaborador e parceiro do nosso querido Brasil. Sintam-se homenageados por esta que é a Casa do Povo do Estado de São Paulo. A Casa de Leis, a Assembleia Legislativa, representa o povo deste Estado. E o Deputado Jooji Hato, com sua equipe, com as parcerias; nós, com a nossa equipe, tivemos o privilégio de nesta noite poder prestar esta homenagem a vocês.

Recebam o encerramento e minha palavra final, repetindo que a imigração chinesa no Brasil fortaleceu o intercâmbio cultural, educacional, tecnológico, comercial e econômico-social entre Brasil e China. Esta celebração foi mais uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais a integração cultural entre as duas nações, Brasil e China. Duzentos anos de amizade, de cooperação, de exemplo, de irmandade, de aprendizado e de história. Parabéns ao povo chinês. Parabéns ao povo brasileiro. Parabéns à comunidade chinesa no Brasil. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, eu, Deputado Itamar Borges e o Deputado Jooji Hato, agradecemos as autoridades e a todos que com a vossa presença colaboraram para o êxito desta solenidade. E esta Casa convida a todos para um coquetel, no Hall Monumental.

Boa noite a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 30 minutos.

 

* * *