03 DE SETEMBRO DE 2001

25ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA ESTADUAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO”

 

Presidência: EDIR SALES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 03/09/2001 - Sessão 25ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDIR SALES

 

'DIA ESTADUAL DO COMBATE AO ALCOOLISMO'

001 - EDIR SALES

Assume a Presidência e abre a a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência, por solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - Presidente WALTER FELDMAN

Fala da honra da Alesp com a realização desta sessão solene. Considera a importância do combate ao alcoolismo.

 

003 - JOÃO CARLOS DE SOUZA MEIRELLES

Secretário da Agricultura e Abastecimento e representando o Sr. Governador, saúda a Presidente Edir Sales, o Presidente Walter Feldman e demais membros da Mesa. Em nome do Governador, agradece o trabalho dos que ajudam aos que querem deixar o alcoolismo e não encontram o caminho.

 

004 - EDNA MACEDO

Cumprimenta a Presidente Edir Sales, o Sr. João Carlos Meirelles e, na pessoa dele, as demais autoridades. Elogia o trabalho da Deputada Edir Sales no combate ao alcoolismo.

 

005 - RONALDO LARANJEIRA

Na qualidade de Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, agradece o convite para estar presente à sessão e parabeniza a Casa por dar importância ao problema do alcoolismo. Enaltece o trabalho da Deputada Edir Sales e agradece o incentivo do Presidente Walter Feldman à causa de diminuir o acesso à bebida alcoólica, com criação de leis adequadas.

 

006 - Presidente EDIR SALES

Anuncia número musical.

 

007 - EUNICE DA SILVA NEGRO

Em nome da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, agradece à Presidente Edir Sales a homenagem a todas as entidades que trabalham contra o alcoolismo e as drogas.

 

008 - SÉRGIO DÁRIO SABION

Como Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, saúda as autoridades. Registra seu apoio à Deputada Edir Sales e aos demais Deputados para a continuidade da Lei nº 10.613.

 

009 - LUIZ EDUARDO HERLING MARTINS

Na qualidade de vice-Presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Piracicaba, saúda a Presidente Edir Sales e parabeniza-a pela Lei nº 10.613.

 

010 - Presidente EDIR SALES

 Anuncia um número musical.

 

011 - ANA MARIA MARTINS

Membro da Academia Paulista de Letras e vice-Presidente da União Brasileira de Escritores do Brasil, cumprimenta a Presidente Edir Sales, Deputados e todos os representantes de entidades. Sublinha a importância da solenidade devida ao PL 689/99 da Deputada, ora na Presidência.

 

012 - EMANUEL VESPUCCI

Médico-escritor, manifesta seu apoio à Presidente Edir Sales, na luta contra o alcoolismo.

 

013 - CLÁUDIO AMÂNCIO

Representando o Instituto Cláudio Amâncio, fala de seu trabalho com mais de 300 dependentes de álcool e de sua experiência em Alanon, Alatin, Alcoólicos Anônimos e Associação Antiálcool.

 

014 - ADÃO NONATO DE OLIVEIRA

Fundador do Instituto Fraternal de Laborterapia do Estado, enaltece os trabalhos das associações antialcoólicas.

 

015 - Presidente EDIR SALES

Anuncia número musical. Entrega láureas aos convidados. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Minhas senhoras e meus senhores, iniciando os nossos trabalhos, esta Presidência dá por aprovada a Ata da sessão anterior. Exmo. Sr. Secretário da Agricultura e Abastecimento que hoje representa o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, Sr. João Carlos de Souza Meirelles; Exa. Sra. Edna Macedo; Cel. Feminino da Polícia Militar, hoje representando o Comandante-Geral da Polícia Militar, Dr. Rui César Melo, Cel. Vitória Brasília de Sousa Lima, Diretora de Assuntos Municipais e Comunicados; Sr. Dr. Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes, Dr. Sérgio Dário Sabion; Sr. Dr. Ronaldo Laranjeira, médico e psiquiatra coordenador da Unidade de Pesquisas de Álcool e Drogas - Unad; tenente-maestro da Corporação Musical da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sr. Sérgio Rodrigues; Sr. vice-Presidente da Associação Antidrogas de São Paulo, Sr. Francisco Neves; representando o Exmo. Sr. Deputado Federal José Índio, meu querido amigo e jornalista Iron Persari; gostaria de nomear agora o Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, meu querido amigo Deputado Walter Feldman; Diretora Social da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, Sra. Eunice da Silva Negro. Obrigada pelas manifestações. Acabamos de receber agora saudações ao querido Presidente Walter Feldman.

Sra. escritora da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Martins, a Associação Alcoólica do Estado de São Paulo tem 120 núcleos. Passarei a mencionar os nomes de alguns representantes de núcleos: Júlio Bruni, Euclides de Oliveira, Antônio de Oliveira, José Pereira Barbosa, José Carlos Vieira, Gabriel Boaventura e outros; Srs. representantes da Central Maestro Pasquareli, Amadeu Fernandes, Nailton de Castro, Patrícila Sales Fábio, Sra. Hortênsia Teixeira Bastos, conselheira do Grande Conselho Municipal do Idosos; Sra. Leonor Mendes, da Revista Maturità Brasil; Sr. Luís Eduardo Eli Martins, vice-Presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes, de Piracicaba; Sr. Dr. Adão Nonato de Oliveira, fundador do Instituto Fraternal de Laborterapia do Estado de São Paulo, instituto onde tive as primeiras experiências sobre alcoolismo; Profª. Vera Lanceloti, Presidente da Associação da Mulher Especial; Sr. Dr. Emanuel Vespucci, médico e escritor em conjunto com Ricardo Vespucci, do livro “O revólver que dispara”; cirurgião-dentista, Dr. Ricardo Conceição; autor do site “Alcoolismo”, Luís Antônio da Cruz; Sr. Cláudio Amanso, Presidente do Instituto Cláudio Amanso.

Tem a palavra o nobre Deputado Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. WALTER FELDMAN - PSDB - Nobre Deputada Edir Sales, Deputada Edna Macedo, as deputadas mulheres são maioria hoje aqui, graças a Deus. Espero que daqui para a frente seja cada vez mais assim. Secretário Meireles, meus colegas Laranjeira, Sabion, coronel, estou sem os cartões do cerimonial, mas fiquei muito animado, quando a Edir Sales sugeriu que fizéssemos uma sessão solene com essas características, homenageando um segmento tão importante, um trabalho extraordinário e expressivo, a luta contra o mal que nos aflige, que solapa as instituições, que desestrutura as relações familiares.

Aprendi muito na Escola Paulista de Medicina. Depois tive a satisfação, quando meu calouro, Dr. Laranjeira, que se dedicou, fora do país, de maneira expressiva e contundente na questão do alcoolismo, depois dedicou-se à área da Psicofarmacologia, exatamente nessa atividade. Li todas as suas entrevistas, seu trabalho. Sei do trabalho que vem sendo feito no governo do Estado de São Paulo, mas sei o trabalho exercido pelas associações antialcoólicas do Brasil. Sei que uma boa parte do trabalho de regressão e compreensão do novo papel que o doente do alcoolismo pode ter é dado exatamente pelo trabalho comunitário que a coletividade realiza.

Há muito tempo já não sou médico. Exerço a atividade política na sua plenitude. Pelo fato de ter passado pelos bancos escolares na EPM e portanto afeto a essas questões de saúde pública que normalmente têm um vínculo expressivo e extraordinário com a atividade política, pude dedicar-me um pouco mais à compreensão das atividades particularmente que o Osaa realiza e dos centros de combate a esse mal grave e complexo deste milênio.

É nesse sentido que a Assembléia Legislativa de São Paulo sente-se honrada com a a realização desta sessão solene para homenagear e estimular a continuidade deste trabalho. Sabemos que essa agregação comunitária exerce um papel mais importante do que muitas vezes a atividade profissional na área de Psicologia e na própria área da Medicina. É nesse sentido que nós, médicos ou não, profissionais da saúde ou não, queremos cumprimentar a Deputada Edir Sales, e renovar o nosso convite para que sessões como esta se realizem pelo menos uma vez por ano.

Parabéns à deputada. Sucesso no seu trabalho e na sua empreitada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação desta deputada, com a finalidade de comemora o “Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo”. Convido todos os presentes, para em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Representando o Sr. Governador, ouviremos a palavra do Exmo. Sr. Secretário da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles.

 

O SR. JOÃO CARLOS DE SOUZA MEIRELLES - Nobre Deputada Edir Sales, Presidente desta Sessão Solene, nobre Deputado Walter Feldman, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputada Edna Macedo, concordo com o nobre Deputado Walter Feldman, na saudação desta bênção de Deus, que é a presença de nossas deputadas mulheres, representando não só a mulher paulista, mas o que há de melhor na natureza. É assim que Deus fez. Sempre digo que as mulheres são infinitamente melhores do que nós, homens.

E assim são, não porque eu pessoalmente o reconheça, pelas virtudes da minha mãe, minha mulher, da minha filha, deputadas exemplares com as duas que temos a honra de ter aqui, mas porque Deus fez assim. Deus deu às mulheres a capacidade de gerar a vida, e não a nós, homens. Portanto, aquelas que tem a unção da bênção divina, são as mulheres.

Gostaria de saudar os demais membros da mesa, todos os que nos honram com a sua presença, e a todas as senhoras e senhores aqui presentes. O Governador Geraldo Alckmin pediu que eu estivesse aqui, porque ele não teve possibilidade de vir, e ele gostaria de estar aqui, não somente como um grande estadista, responsável pelas transformações que mudam o Estado de São Paulo, mas também como médico, pois o problema do alcoolismo é muito mais sentido e palpável pelos médicos que têm que conviver com o problema, resolver e apoiar.

Deputada Edir Sales, uma sessão como esta é absolutamente especial. Esta Casa na verdade é um templo, pois é uma casa do povo. É um templo onde todas as religiões e diversos tipos de fé se reúnem para transformar a sociedade. Esta reunião que fazemos esta noite tem o caráter de um compromisso de um lado e de uma oração. De um compromisso, no sentido de que não podemos conviver de forma tranqüila, como se nada tivéssemos a ver com isso, um problema gravíssimo como o do alcoolismo.

Nesse sentido, o Governo de São Paulo quer, Deputada Edir Sales, por seu intermédio, agradecer do fundo do coração do Governador, o trabalho que todas as entidades que estão aqui fazem, uma missão verdadeiramente missionária de dar a mão para aqueles que seguramente querem deixar o alcoolismo, e não encontram o caminho. Não fosse esse trabalho, essa mão e esse gesto estendidos, eles evidentemente se encontrariam no pior dos mundos de degradação, no âmbito pessoal, familiar e na verdade comunitário.

O trabalho de lutar contra o alcoolismo, de criar uma consciência a partir da juventude, dos malefícios brutais que o alcoolismo pode provocar, é um trabalho voluntário dos que estão aqui, de todas as associações. Eles fazem como um sacerdócio e, portanto, uma missão absolutamente fundamental, para que o Estado possa atingir aqueles que realmente precisam do apoio, da mão, de uma solução para o seu drama.

Eu sei que a maioria das entidades fazem, além do alcoolismo, um trabalho contra as drogas que na verdade estão se constituindo no mal maior, na praga maior, na desgraça maior desta sociedade no Séc. XXI. Portanto, graças aos senhores que estão aqui, Deputada Edir Sales, graças a gestos como o seu, de criar o “Dia Estadual de Luta contra o Alcoolismo” é que nós conseguimos, a cada dia, renovar um pouco da nossa esperança. As pessoas muitas vezes dizem: “Olha, não adianta lutar. As coisas estão perdidas!” A sociedade se encontra num caminho inviável. O caminho das drogas é extremamente poderoso e rico. Faz parte da cultura do povo tomar alguma coisa de álcool, e de repente ele derrapa para não controlar-se mais.

Evidentemente uma reunião como esta, Deputado Walter Feldman, neste templo da democracia que é a Assembléia Legislativa de São Paulo, faz reacender as esperanças de que cada dia é um dia de luta para podermos construir uma sociedade justa e equilibrada. Essa sociedade importa em apoiar cada vez uma entidade como a dos senhores, porque o Estado não consegue atingir individualmente a cada um. Ele precisa do braço fraterno, da mão fraterna de entidades que possam chegar até as famílias que estão precisando, e que às vezes tem um dependente, um pai, que virou alcoólatra por um ato de desespero, um desempregado que não conseguiu alguma coisa.

Temos que traduzir esse desespero numa ação fraterna das nossas entidades, em uma esperança renovada. Numa noite como esta nós nos encontramos também sob uma forma de oração. O que estamos fazendo é isso. Os que tenham ou não fé, os que acreditem em Deus, de um ou outro jeito, nós, seres humanos, que somos o objeto da história, o que existe de mais importante para qualquer Estado ou país, hoje estamos aqui num dia de redenção. É um dia em que realmente nos encontramos para nos organizarmos e criarmos força para lutarmos mais ainda.

A erradicação do alcoolismo, no sentido literal da palavra, a partir de um processo educativo, para construir uma nova sociedade, evidentemente precisa da ação firme que o Governador Geraldo Alckmin no Estado de São Paulo está demonstrando, no sentido de construir soluções. A construção da solução é fundamental. É a criação de empregos, trabalho, possibilidades, pois é isso que devolve ao chefe de família o seu respeito próprio, a dignidade do respeito a uma família, para que ele possa encontrar o seu próprio caminho. Seguramente muitos desvios de droga e de álcool são decorrentes desta falta de oportunidade: trabalho, emprego, casa, educação, saúde, que o Governo de São Paulo está efetivamente oferecendo a todos.

É isto o que, nesta noite de parceria, podemos dizer. Estamos juntos, o Governo de São Paulo, na pessoa do Governador Geraldo Alckmin e a Assembléia Legislativa de São Paulo, neste fabuloso templo do povo, onde se faz o eco da sociedade. É o que estamos ouvindo aqui, os senhores estão hoje respondendo pela presença de 36 milhões de paulistas representados pelos Deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo. Peço a Deus que possa renovar nos senhores a força gigantesca que tiveram até agora, para ajudar aqueles que realmente precisam, porque, alcoolizados, sequer têm o sentido real das coisas. Que Deus dê esta força formidável, e que Deus possa iluminar os Deputados desta Casa, para que eles possam continuar fazendo esse trabalho de eco dos dramas da Pátria e, de outro lado, dos instrumentos da solução desses problemas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Chamamos a nobre Deputada Edna Macedo, da Bancada do PTB.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PTB - Exmo. Sr. Presidente desta Casa, nobre Deputado Walter Feldman, nobre Deputada Edir Sales, que no momento preside esta Sessão Solene, Exmo. Sr. João Carlos Meirelles, que representa o Exmo. Sr. Governador, e na pessoa de quem eu cumprimento todas as autoridades civis e militares, senhoras e senhores representantes de todas as entidades, boa noite.

Neste momento, quero dar os parabéns à nobre Deputada Edir Sales que está fazendo um trabalho excelente para a nossa sociedade. É um trabalho de formiguinha, sim, porque sei também, como mulher, estou em São Paulo ouvindo e acompanhando o trabalho da Deputada Edir Sales no combate ao alcoolismo. Eu faço um trabalho no combate ao tabagismo e às drogas. No final, tudo é droga.

Fiquei impressionada quando eu estava lendo aqui: “Dia Estadual de Combate ao Alcoolismo”. Isso me fez lembrar uma reportagem que eu li. Olhem a contradição desta vida. Foi na revista “Isto É”. O Sr. Dr. Itamar Franco comemorou o “Dia Estadual da Cachaça”, em Minas Gerais. Que tristeza! Enquanto nós lutamos para salvar famílias, tirar famílias da desgraça, desagregação de família, enfim, lutamos para as pessoas terem uma qualidade de vida, com sabedoria, sabendo dirigir a sua vida, a esposa com seu marido, os seus filhos, dando bom exemplo, que é isso que os nossos pais passaram para nós. É isso que temos que passar para vocês.

Como representantes legítimas do povo, deste mandato que nos foi outorgado, temos que honrar e também levar até vocês, e eu peço ao Sr. João Carlos Meirelles que seja o portador ao Sr. Governador, sobre o que o Governo muitas vezes deixa a desejar. Por isso são criadas muitas ONGs, porque se não for a solidariedade do povo, não se consegue nada. Está muito difícil viver neste país porque está se entregando tudo. Que se entregue na mão do brasileiro. Será que não somos capazes de também fazer um bom trabalho? Ou só provamos que tudo que fazemos, não só os empresários, mas todos os setores da sociedade, não é legal, é ruim, tem que se entregar, tem que se privatizar. O povo vem sofrendo muito com isso.

Desculpe, eu até fugi um pouquinho, mas são atitudes como a da Deputada Edir Sales, e como eu tenho feito junto à sociedade, estamos sentindo, porque nós duas vivemos ao lado do povo. Sei do trabalho desta mulher, junto à sociedade. Ela vê junto comigo, o que o povo está sofrendo: falta de saneamento básico, falta de tudo. Temos que fazer mesmo um trabalho de formiguinha, e o Estado também tem que fazer a sua parte, dando condições para que essas entidades possam abrigar mais pessoas, para levar a recuperação a mais famílias. O Sr. perdoe, Dr. Meireles, conheço o seu trabalho excelente na Secretaria da Agricultura, mas gostaria que o Senhor fosse portador ao nosso Governador.

Quero dizer a vocês, que já se recuperaram, que Deus abençoe vocês. Tenham sempre fé, porque é muito importante que a nossa fé e a nossa inteligência andem juntas. Sem Deus não somos nada. Digo aqui, com toda minha humildade. Se Deus não for comigo, não sou nada. Portanto, meus amigos, temos que estar unidos, não importa se é PL, PSDB, PT. O que importa é estarmos unidos numa só força, pensando na família, na sua recuperação. Hoje os valores estão invertidos. O que é errado passou a ser certo, e vice-versa. Os pais têm que dar bons exemplos para os seus filhos. Filhos, respeitem os seus pais.

Há muitas coisas que nós, deputados, podemos fazer, para homenagear vocês, que hoje estão se recuperando, ou estão a se recuperar do alcoolismo. No dia 17, faremos aqui uma Sessão Solene para o Proerd, que recupera e ajuda os jovens contra as drogas. Está de parabéns a nossa Deputada Edir Sales. Vocês têm aqui uma representante maravilhosa, uma mulher digna, trabalhadora, que merece todo o nosso respeito e carinho.

Quero deixar à disposição o meu programa na Rádio São Paulo e também na TV Mulher, para juntas estarmos divulgado o seu trabalho e fazermos o melhor para o Estado de São Paulo. Que Deus abençoe a todos vocês, tenham uma boa noite.

Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Gostaria de agradecer a presença da Dra. Ana Maria Fernandes Pitta que está representando hoje, e muito bem, o Dr. José da Silva Guedes, Secretário do Estado da Saúde de São Paulo.

Chamamos agora o Dr. Ronaldo Laranjeira, médico e psiquiatra, Coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas.

 

O SR. RONALDO LARANJEIRA - Boa noite. Antes de mais nada, gostaria de agradecer o convite de estar aqui neste dia festivo e parabenizar esta Casa e dar a devida importância ao problema do alcoolismo. Hoje é um dia que estaremos celebrando as ações nessa área, e ninguém mais do que a Deputada Edir Sales tem batalhado tanto por esse tipo de ação.

Várias outras pessoas têm contribuído nessa área, e sou testemunha até de o quanto Deputado Walter Feldman é realmente grande incentivador dessa área; e eu e outros médicos damos muitos estímulos a ele nessa área de dependência química.

Gostaria também de registrar que o professor Guedes, que foi representado aqui pela Dra. Ana Pitta, tem muito contribuído nessa área. Acho que é uma área que, às vezes, as coisas que são feitas são muito pouco divulgadas e poucas pessoas sabem que Dr. Guedes estimulou a criação do que a gente chama de Unidade Comunitária de Álcool e Drogas. Nos últimos dois anos foram criados seis unidades na cidade de São Paulo, e eu mesmo coordeno uma das unidades, que é aqui na Jardim Ângela, região da periferia de São Paulo. Eu acho que ainda é muito pouco, mas nunca, que eu conheço dessa área alcoolismo, recebeu tanto investimento da parte da Secretaria da Saúde. Isso, eu, como professor universitário, tenho que registrar. Sinto-me responsável em registrar essa ação tão significativa nessa área.

Longe de mim poder falar que já avançamos demasiadamente nessa área. Muito temos a fazer nessa área, mas acho que as ações positivas que são feitas, como as da Deputada Edir e o Deputado Walter Feldman vêm contribuindo, e principalmente a ação que Dr. José da Silva Guedes tem estimulado e é necessário o registro e servir como exemplo dessas figuras políticas, e estarem realmente carregando em relação ao alcoolismo.

Do meu ponto de vista, esta Casa, representando a vontade popular, deveria avançar muito mais na parte legislativa em relação ao álcool, e seguir um pouco que o que a própria Organização Mundial da Saúde recomenda que tem que ser feito neste aspecto. Em primeiro lugar, necessita ter políticas que diminua o acesso à bebida alcoólica. Nós nunca vamos fazer grandes mudanças nessa área de alcoolismo se não aumentarmos o preço das bebidas alcoólicas, se não criarmos uma série de dificuldades para as pessoas terem acesso à bebida alcoólica. Se nós não proibirmos a propaganda nos meios de comunicação, se não criarmos uma série de medidas de educação e saúde, se não criarmos leis que efetivamente proíba o ato de beber e dirigir, que controle o número de pontos de venda de álcool, na cidade e no Estado. Quer dizer, a própria Organização Mundial da Saúde recomenda esses pontos, e esta Casa deveria estar seguindo a recomendação da entidade máxima na área da saúde, que é a OMS.

Acredito que esta Casa mobilizada, e muito em função por estas Deputadas, tão valiosas e guerreiras, vai fazer realmente diferença nos próximos anos. Eu mesmo estou tentando sugerir e fazer a minha propaganda de uma política que eu absolutamente acredito e vou ficar batendo nessa idéia nos próximos meses, que é a idéia de criação no sistema de licenças de bebidas alcoólicas. Todos os países civilizados no mundo criaram esses tipos de medidas. Não é em qualquer boteco que vai vender bebidas alcoólicas, e se a gente deixar continuar acontecendo isso, nós vamos continuar pagando preço alto que o alcoolismo cobra da nossa sociedade.

O princípio é assim: se um produto causa um dano social, esse produto deveria ressarcir a sociedade por esse dano social e impedir que maiores danos continuem acontecendo. É por isso que todos os países desenvolvidos têm esse sistema de criação de licença de bebidas alcoólicas e o dinheiro dessa licença iria para um fundo municipal para se ter uma fonte de recursos constantes na área de prevenção e tratamento de alcoolismo. Se nós não tivermos uma fonte de recursos para nossa prevenção e para o nosso tratamento, vamos ficar sempre com um pires na mão, dependendo de um ou outro político mais iluminado que a gente possa ter pelo caminho.

No meu ponto de vista, eu defendo isso de uma forma bastante ferrenha, já havia conversado com a Deputada em outras oportunidades e tenho certeza que ela tem todo interesse de nos ajudar nesse tipo de ação. O caminho é um pouco por aí.

Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Obrigada e parabéns. Inclusive nós já estamos falando, quem sabe, o mais rápido possível - Sr. Ronaldo Laranjeira e a Dona Ana Maria Pitta também -, já estamos combinando de termos uma Unidade Comunitária de Álcool e Drogas, que é mais ou menos aquele centro de reabilitação que eu venho sempre falando com vocês. Na Zona Leste, teremos o mais breve possível uma unidade que irá atender cinco milhões e meio de habitantes, e que é o que nós precisamos lá.

Quanto às leis, nós já falamos sobre isso e inclusive a minha lei que proíbe a venda de bebidas alcoólica a 300 metros de escolas, porque hoje se vende muita bebida alcoólica na porta de escolas, e esse trabalho será desenvolvido na área de alcoolismo e drogas, mas com uma diferença: o álcool é droga liberada, e maconha e cocaína são drogas ilícitas. Temos que fazer um trabalho em conjunto, com álcool e drogas.

Gostaria de agradecer a presença do Sr. Luiz Antonio da Cruz, que é pesquisador da área de alcoolismo; a presença de Dr. Marcius Milori, que está hoje representando entidades de São Carlos que fazem trabalho nessa área. Obrigada, Dr. Marcius.

Agora nós vamos ouvir um número musical inspirado por Deus, com certeza, com a dupla que tem inclusive um coral maravilhoso e que, no ano passado, esteve aqui, nós assistimos e nos deleitamos com aquelas músicas. Eu me lembro que a minha mãezinha estava na primeira fileira, e ela ficou de pé para ouvir as músicas. Hoje ela está assistindo e ouvindo essas músicas ao lado do Nosso Senhor.

Vamos ouvir agora “Ave Maria”, com Celso e Kátia.

 

* * *

 

-              É executado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Obrigada, parabéns pela música maravilhosa que realmente nos emociona muito e gostaria de aproveitar o embalo dessa emoção e agradecer as presenças da minha filha Geórgia, do meu filho Henrique e do meu irmão Edson Sales que aqui estão representando a minha mãe, que hoje não está, não se encontra. (Palmas.)

Temos hoje várias entidades aqui e gostaria de agradecer também ao Marcos - não passou o nome para o cerimonial -, que é diretor da União Antialcoólica Brasileira e está representando a União Antialcoólica, e agradecer a todos os representantes da Sociedade Antialcoólica da Família Brasileira, e a todos os representantes da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo. E em nome da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, irá falar Eunice da Silva Negro, que é diretora social.

 

A SRA. EUNICE DA SILVA NEGRO - Boa noite a todos.

Eu quero agradecer à Deputada Edir Sales por esta linda homenagem que ela está prestando a todas as entidades que trabalham contra o alcoolismo e às drogas. Quero também agradecer pela honra que me deram de estar ao lado de tão nobres pessoas, agradecer aos deputados e doutores, e tomara que aquele projeto do médico dê certo porque eu também sou da zona leste. Quero agradecer a todos os recuperados da Associação Antialcoólica que atenderam ao convite da nossa querida Deputada e que aqui estão. O meu nome é Eunice como foi citado, e quero agradecer à Deputada por este trabalho tão bonito e que para o qual, tem nos apoiado muito.

O trabalho contra o álcool e às drogas não é fácil, principalmente às mulheres. Aos homens, talvez seja até mais fácil convidá-los para ir conhecer uma entidade, mas dirigir-se a mulheres é mais difícil, porque geralmente a maior parte delas bebem dentro de seus lares. Não são todas que bebem nos bares, e sim, dentro de seus lares, e acham que isso é normal, é natural, principalmente nos bairros pobres, onde em cada rua tem vários bares.

As bebidas alcoólicas, sem especificar, seja pinga, cerveja, o que for, são todas iguais. Infelizmente, a classe mais inferior é que demonstra mais, mas nós sabemos que na classe alta existem muitas pessoas que precisam de ajuda. Só que eles acham “Eu me embriago com uísque” e é muito mais difícil fazer com que essas pessoas tomem consciência de que precisam de ajuda, de que quem se embriaga com uísque, também é um alcoólatra.

Queria agradecer a esse espaço, a essa Deputada, e que nunca se canse de nos ajudar, não só à Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo, mas a todas essas outras entidades que aqui estão também e quero agradecer a vocês. Daqui estou vendo muitos jovens, que Deus os abençoe por estarem nesta luta, para que um dia, ao se tornarem pais, não sejam pais bêbados e drogados. Tenho certeza de que vocês que acompanham todos esses trabalhos, um dia, serão pais de família honrados, e que seus filhos se honrarão e os chamarão de pai, ou de mãe.

Eu queria pedir licença também à Deputada para agradecer aos meus dois filhos, que também estão aqui, e que vieram nos apoiar. Estão lá em cima: André Luiz Negro e Antonio Carlos Negro.

Vamos continuar nessa luta, juntos, sem diferenças entre as entidades. Isso não existe, a nossa luta é igual: o álcool e a droga são duas pragas no lar. Todas essas drogas destróem o homem, destróem a mulher e destróem a felicidade dos filhos. É triste ver pai e mãe bêbados; é terrível. Então vamos continuar nessa luta juntos, vamos cada vez mais em frente e que não cansemos de lutar.

É só isso que eu queria dizer.

Boa noite e muito obrigada pelo seu apoio.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Agora vamos chamar o Dr. Sérgio Dário Sabion, que é Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes.

 

O SR. SÉRGIO DÁRIO SABION - Boa noite a todos, Deputada Edir Sales, colega e amigo Walter Feldman - Presidente da Assembléia Legislativa, os colegas representando a Secretaria da Saúde - Dra. Ana Pitta, amigo Ronaldo Laranjeira, autoridades presentes, senhoras e senhores, o Conselho Estadual de Entorpecentes vem aqui se aliar à Deputada Edir Sales e aos demais deputados para a continuidade da Lei nº 10.613.

O Conselho Estadual de Entorpecentes é o órgão do Governo do Estado de São Paulo, formulador de políticas públicas, referentes a álcool e outras drogas. Esse nome, entorpecentes, a meu ver, impróprio, como foi falado aqui por outros companheiros que me antecederam; o álcool é ainda a principal droga de consumo aqui no Brasil, responsável por mais de metade das hospitalizações psiquiátricas em nosso País, e ainda com casos subnotificados - quer dizer, de internações em outras enfermarias -, com problemas gastrointestinais, hepáticos e outros.

Estamos, no presente momento, tratando de derivar, ou de focar o verdadeiro ponto das atenções na política de drogas que vinha, ou vem sendo até agora feito na droga, e passar para a pessoa do usuário. Quer dizer, realmente - aí sim - incentivando ações de prevenção, com capacitação de profissionais da rede estadual de educação, tanto quanto de saúde, e para, bem proximamente, podermos implementar uma política pública de inclusão, no que diz respeito ao uso de drogas e violência.

Muito obrigado pela atenção. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Obrigada pelas palavras, todos aqui têm falado muito bem e me dando apoio, o que é muito importante. Eu sempre digo que “uma andorinha só, não faz verão” - precisamos de apoio. Nós, das associações e entidades todas que trabalhamos nessa área, precisamos muito de apoio. Inclusive eu tenho um Projeto de lei que destina 1% de ICMS sobre venda de bebidas alcoólicas para ajudar as entidades que funcionam sem ajuda nenhuma do Governo. Essas bebidas, como o Dr. Ronaldo Laranjeira falou, tem ganho uma fortuna, muito dinheiro. Então, que destinem, pelo menos 1% que não é nada, de ICMS sobre a venda de bebida alcoólica.

Nós conseguimos também passar esse projeto, com certeza essas entidades todas aqui hoje vão precisar muito desse apoio, e outras mais que também fazem um trabalho maravilhoso nessa área.

Agora vamos chamar o vice-Presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Piracicaba, o meu amigo Luiz Eduardo Herling Martins.

 

O SR. LUIZ EDUARDO HERLING MARTINS - Nobre Deputada Edir Sales, em nome da qual eu cumprimento as demais autoridades, e senhores e senhoras, com certeza a Deputada, nesse momento, me surpreende ao me conceder a fala. Mas me orgulho muito do trabalho que V.Sa. vem prestando a toda sociedade paulista. E por que não, a toda a sociedade do Estado de São Paulo.

Nesse momento, eu gostaria de parabenizá-la pela Lei nº 10.613, que vem de uma certa maneira a nos ampliar no universo, nesse trabalho, da prevenção ao consumo de uma das substâncias que mais compromete e que mais denigre toda a sociedade e à família paulista, que é a questão do alcoolismo. Eu, que venho de uma sociedade, e de uma cidade altamente produtora das bebidas alcoólicas, que é Piracicaba, muito famosa, tenho aqui o orgulho de estar presente e dizer: como um filho de um alcoólatra, hoje sou uma das pessoas, na minha cidade, onde eu tenho tentado, de uma certa maneira, fazer essa conscientização sobre o alcoolismo e demais drogas, porque eu entendo ser o álcool uma das substâncias como a porta de entrada para as demais drogas.

Nesse momento, eu não teria outras palavras, a não ser parabenizar a digníssima e nobre Deputada novamente pelo alto trabalho que vem prestando a toda a sociedade paulistana. E agradeço, em nome do Conselho Municipal de Entorpecentes, de ter me dado essa oportunidade à fala.

Muito obrigado e boa noite a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Vamos ouvir mais um número musical, dos sempre inspirados Kátia e Celso

Enquanto os aguardamos, eu gostaria de agradecer a presença do meu genro Ismail, que não o tinha visto ainda. Está também representando a minha mãe, a família toda, graças a Deus.

 

* * *

 

-              É executado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Agora vamos chamar Dra. Ana Maria Martins, membro da Academia Paulista de Letras e vice-Presidente da União Brasileira de Escritores do Brasil.

 

A SRA. ANA MARIA MARTINS - Boa noite, eu cumprimento à nobre Deputada Edir Sales, aos nobres Deputados, e cumprimento também ao Sr. João Carlos Meirelles, digno Secretária da Agricultura e do Abastecimento, faço também meus cumprimentos a todos representantes de entidades, e a todas as pessoas que participam dessa sessão - e um cumprimento especial a Deputada Edir Sales pelo seu trabalho.

Eu fiz algumas observações que eu gostaria de ler, não são muito longas porque eu sei que o nosso tempo é exíguo, mas eu gostaria de ler.

Convidada a participar da sessão em que se comemora o Dia Estadual do Combate ao Alcoolismo, agradeço o convite, e afirmo ser para mim uma honra estar aqui presente em tão relevante ocasião.

A importância desse dia, que marca, lembra e evidencia o combate ao alcoolismo, deve-se ao Projeto de lei de nº 689/99 da Deputada Edir Sales. Seu trabalho, entre outros, aos quais dedica seu mandato, vem obtendo nesse setor, grande repercussão. E tem produzido resultados eficientes e meritórios.

A Lei de nº 10.613, de 19 de junho de 2000, instituiu o “Dia Estadual do Combate ao Alcoolismo”. Foi assinada pelo então Governador Mário Covas, pelo Secretário de Saúde José da Silva Guedes, e pelo Secretário do Governo em Gestão Estratégica, Antonio Angarita. Várias são as justificativas apresentadas pela Deputada Edir Sales no projeto de lei.

Dado o espaço de tempo de que dispomos, nos limitamos a salientar alguns tópicos - são palavras na justificativa, palavras da Deputada Edir Sales:

“Existe a necessidade de alertar a população dos perigos e males provocados pelo consumo da bebida alcoólica. Não basta desenvolver reuniões para discutir este tema entre poucas autoridades. A população deve participar desta discussão, e com certeza, provocará este evento. A data escolhida foi pensando nas comemorações da semana da Independência do Brasil, significando também a independência das pessoas que estão livres da dependência do alcoolismo - os recuperandos. A luta contra dependência química não se dará somente nesta data, mas sim em toda vida.”

No exercício de seu mandato, o trabalho da Deputada Edir Sales tem se desenvolvido em vários setores: saúde, segurança, moradia, entre outros. Mas o que tem marcado com ênfase a sua atuação política, é o combate ao alcoolismo. A eficiência e o empenho com que Edir Sales encara esse trabalho mostra o perfil da Deputada na condução desta campanha.

Quero agora me referir ao livro que a Deputada Edir Sales tem em preparo, cujo título é “Álcool, a maior droga liberada do século.” Será lançado provavelmente no final deste ano e constitui peça importante para conscientização da sociedade quanto aos malefícios produzidos pelo álcool. A temática do livro abrange tópicos tais como: o alcoolismo e a criminalidade, a mulher e o alcoolismo, o alcoolismo e os remédios para crianças, o papel da sociedade civil no combate ao alcoolismo, entre vários capítulos.

Relata também, como não poderia deixar de ser, a experiência de Edir Sales em sua trajetória de combate ao alcoolismo, que é a sua missão de vida. A narrativa da história pessoal da Deputada, o ambiente familiar, seu crescimento, o ingresso na política, traça o perfil de uma pessoa corajosa, esse trabalho mostra o perfil da Deputada na condução desta campanha.

Quero agora me referir ao livro que a Deputada Edir Sales tem em preparo, cujo título é: ¨Álcool, a maior droga liberada do século”. Será lançado, provavelmente, no final deste ano e constitui peça importante para a conscientização da sociedade, quanto aos malefícios produzidos pelo álcool.

A temática do livro abrange tópicos tais como: o alcoolismo e a criminalidade, a mulher e o alcoolismo, o alcoolismo e os remédios para as crianças, o papel da sociedade civil no combate ao alcoolismo, entre os vários capítulos.

Relata também, como não poderia deixar de ser, a experiência de Edir Sales em sua trajetória de combate ao alcoolismo, que é a sua missão de vida. A narrativa da história pessoal da deputada, o ambiente familiar, seu crescimento, o ingresso na política, traça o perfil de uma pessoa corajosa, preocupada em resgatar para o ser humano melhor condição de vida.

Comemorando o Dia de Combate ao Alcoolismo louvamos o trabalho que a Deputada Edir Sales dedica a esta causa tão nobre e difícil. Acreditamos que o seu livro será o sinal vermelho de alerta para o eventual consumidor de bebida alcoólica e um estímulo para o resgate do alcoólatra.

Obrigada.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Avisamos que no final entregaremos homenagens a cada cidade que aqui se encontra; todas as entidades serão homenageadas.

Queremos agradecer a presença tão bem representada aqui da Casa Dia, Sr. Vanderlei Carpita, Dra. Joana D’Arc e Sr. Nelson Flandres. Muito obrigada a vocês, que estão aí carinhosamente sentados. (Palmas.)

Gostaria de convidar as pessoas que estão caminhando, que sentassem para que pudéssemos prestar atenção, porque, hoje, as entidades que aqui se encontram, serão homenageadas conforme merecem.

Vamos chamar, agora, o médico escritor, em conjunto com Ricardo Vespucci, do livro “O revólver que dispara”, Dr. Emanuel Vespucci. (Palmas.)

 

O SR. EMANUEL VESPUCCI - Boa noite a todos. A Deputada me surpreendeu chamando-me para falar, mas é um prazer poder falar a todos sobre essa doença chamada alcoolismo, hoje uma das três que mais matam no mundo.

Acho que a marca registrada da Deputada é justamente levantar a poeira, quer dizer, fazer com que a sociedade e seus vários segmentos discutam essa doença ainda permeada por tabus e preconceitos: o alcoolismo, uma doença de predisposição, fatal e costumo usar a seguinte frase: é quem é, não é quem quer. Quinze por cento da sociedade nasce com a predisposição alcoólica e a marca registrada da deputada fica muito mais forte quando ela insere a briga contra os fortificantes para crianças, os abridores de apetite que contêm álcool. Proponho-me a estar com ela, a apoiá-la naquilo que precisar nessa luta, principalmente de conscientização dos vários segmentos da sociedade de que o alcoolismo é uma das doenças mais sérias do mundo e uma das três que mais matam. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Queria agradecer a presença do Radialista Zelau, que tanto tem divulgado a nossa meta e tem batalhado bastante para que consigamos vencer essa luta. Agradecer ao Manofarma, que também fez uma faixa: Manofarma, Farmácia de Manipulação e Deputada Edir Sales na luta contra os fortificantes. Bem lembrado aqui pelo Dr. Emanuel Vespucci. Agradecer também ao pessoal do Conem, que também fez uma faixa muito bonita e a presença do Martins e Daniel de São Mateus, que têm um jornal que divulga nosso trabalho. Agradecimento também à imprensa representada aqui.

Representando essa instituição tão séria, Instituto Cláudio Amâncio, tem a palavra o Dr. Cláudio Amâncio.

 

O SR. CLÁUDIO AMÂNCIO - Ouvi tantas coisas bonitas aqui, começando pelo secretário, que é difícil falar alguma coisa para acrescentar diante de tantas coisas bonitas, pelo menos na teoria, esses homens que se vestem e teriam oportunidade de exercer, assim como Jesus passou pela terra, ele não foi vestido de Jesus. Até hoje acreditamos não só na missão, mas nos ensinamos e naquilo que ele fazia.

Não adianta só falar. Muitas pessoas falam coisas bonitas e ficamos emocionados diante de tantas propostas feitas aqui. Foi dito por Ronaldo Laranjeira sobre dificultar. Tenho um consultório ao lado de uma escola e assim constato que apenas 300 metros é muito pouco para separar a venda de bebidas de escolas. É muito ruim o que observamos antes da entrada das aulas ou após as mesmas, garotinhas de 15 e 16 anos alcoolizadas, com latinhas de cerveja na mão sentadas à vontade, com garotos fumando maconha na porta dos colégios estaduais e, às vezes, até particular. Só quem tem o problema no sangue ou é filho de um alcoólico é que sabe. Hoje tenho uma casa com mais de 300 dependentes. Tenho uma gratidão pela Associação Antialcoólica do Estado, porque até à prefeitura fui pedir um local, porque nessa casa chegou um momento que não se tinha mais condição de aceitar mais ninguém. Há 25 anos faço esse trabalho com dependentes de álcool. Sou filho de um alcoólico, batalhei muito em irmandades de Alanon, Alatin, Alcoólicos Anônimos, Associação Antiálcool. Quem tem esse problema sabe como é difícil conviver com um pai, com uma mãe, com qualquer familiar, porque eles acham que todos têm esse problema. Eles não. E foi no sangue, foi no coração para montar uma casa. Chegou um momento que eu precisava de um outro local, porque estava super lotado. Por ter aprendido muito com meu pai, por ter aprendido muito dentro dessas casas, a missão de vocês é serem guardiões da comunidade, da sociedade; uma vez recuperados, vocês não se contêm da felicidade de um novo projeto de vida, porque ressuscitam para ela, não só na sobriedade da palavra, na sobriedade física, na sobriedade do espírito, como passam a ser guardiões da sociedade. Foi a ela que tive que solicitar um local, porque minha casa, mesmo tendo alugado a casa ao lado, não cabia mais ninguém, 200, 300 pessoas por noite. Pedi um local ao Prefeito e ele me perguntou que número eu tocava, se eu tinha uma orquestra ou se tinha algum número artístico para apresentar, porque São Caetano do Sul, será que tem adictos? Tem, sim e como tem.

Aí fui à Associação Antiálcool, porque eles conseguem locais como esse, um local não menos de 500 lugares. Concederam-nos um local onde todas as semanas temos três reuniões. Tenho uma casa em um bairro nobre de São Caetano, uma chácara no Rio Grande da Serra, que conseguimos a muito custo com rifas em cima de rifas, de pais que vivem esse problema, porque das autarquias, como foi bem dito aqui, muito bonito falar, mas a dificuldade de se pagar uma conta de dois mil reais de água, um mil e quinhentos de luz, então tem que mandar no meio do mato, como me disseram. É bandido, põe no meio do mato e se monta as delegacias em centros de cidades e se põe em 20 metros cúbicos, 50, 60. Agora, por eu ter uma casa com 500 metros com 80, 90 pessoas, estou armazenando depósito humano.

Acho que está tão paradoxal as nossas leis, as vistas grossas dos nossos dirigentes. Benditas foram as palavras do Secretário da Agricultura, mas tomara mesmo que ele não só se vista dessas palavras, mas as execute e as leve ao Governador. E as autoridades aqui com esses projetos, que intima mesmo, tem que intimar, porque não são só locais que são proibidos, mas exigir até documento como nos países de 1º Mundo que se dificulta e se cria até educação de base na escola com crianças de 6, 7 anos aprendendo a educar os pais. Hoje, é fácil falar para o filho “não fume”, fumando e “não beba”, bebendo. A escola tem que começar e não só a escola, proibição. Tem que mostrar carteirinha; se aparentemente tem 16, 17 anos, eles têm que mostrar, senão têm que sofrer multa. Corremos e, às vezes, em 100 metros há três sinalizações: 60, 70 e 80 e aí se paga multa porque nos perdemos. É uma bagunça. Mas como hoje, diante de tantas autoridades, tenho certeza de que alguma coisa vai ser feita.

Agradeço a Edir Sales, com tanto carinho, uma irmandade tão pequenininha nossa de São Caetano, ela se deu ao luxo de nos visitar e de na nossa casa comer conosco, conviver com os meninos. Por isso que a batizamos de madrinha. Este é o mês do apadrinhamento, que começou no dia 1º de setembro pela Irmandade de Alcoólicos Anônimos, desde 93.

Muito obrigado a todas as autoridades, a você e aos nobres Deputados. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Antes eu era madrinha da Associação Antialcoólicos do Estado de São Paulo, agora também madrinha da Entidade Cláudio Amâncio. Sinto-me por demais feliz.

Agora vamos chamar o fundador do instituto onde tive a honra de trabalhar por cinco anos, atendendo todas as semanas sem faltar nenhuma. Voluntariamente, atendi durante cinco anos e estou hoje recebendo aqui o fundador do Instituto Fraternal de Laborterapia do Estado de São Paulo, Dr. Adão Nonato de Oliveira. (Palmas.)

 

O SR. ADÃO NONATO DE OLIVEIRA - Saúdo todas as autoridades presentes e peço licença para tomar alguns minutos para falar sobre uma história de amor. Quando o Livro dos livros nos diz que o Senhor nos criou à sua imagem e semelhança, podemos deduzir que fomos criados para a felicidade, para o amor, porque a característica principal do nosso Criador é amar desmesuradamente e nos sustentar sempre.

Essa história de amor que vamos falar, é a história que todos nós aqui estamos vivendo hoje. É claro que podemos, muitas vezes, sentir que nosso amor fica bravo, de certa forma, quando começamos a sentir que algumas coisas são prometidas e não são feitas. Entretanto, como fomos criados para o amor, e o amor é que nos vai trazer a felicidade, quando essa felicidade não acontece, entramos em um processo de degradação e vamos procurar a felicidade onde ela não está. Os grande estudiosos desses assuntos sabem perfeitamente que o problema da droga e adição é a busca de alguma coisa, que é legítima, através de um caminho inadequado. Todos nós queremos a felicidade. Como a felicidade está em amar e pensamos que está em ser amado, muitas vezes distorcemos e buscamos nos proporcionar uma felicidade através de drogas, das quais o alcoolismo é uma das mais perigosas, como foi demonstrado aqui por todos aqueles que me precederam.

Entretanto, algumas pessoas sabem o trabalho que devem fazer de amor pelo semelhante. E quem faz isso? As associações antialcoólicas, o Instituto Fraternal de Laborterapia, todas as associações que estão aqui representadas, como este cavalheiro que nos precedeu e que tão entusiasticamente fala de seu trabalho.

É uma pessoa que ama. Todos vocês que estão aqui presentes, são pessoas que estão amando e o que achamos mais interessante é que, às vezes, chegamos a esse caminho do amor através de rotas um tanto quanto tortuosas. As pessoas costumam dizer que Deus escreve certo por linhas tortas. Eu costumo dizer que Deus escreve direito por linhas certas que nos parecem tortas. Quantas vezes descobrimos alcoólatras que se tornam pessoas extremamente amorosas quando recuperadas e aí passam, realmente, a ter uma atitude de amor quando contam as suas vidas, as suas situações e através desses depoimentos recuperam outros que estão no caminho. Aí descobrem que podem se felizes conversando. Podem ser felizes quando se entregam a benefício de um trabalho que vai beneficiar o seu semelhante.

E aqui estamos para homenagear, hoje, não só vocês, mas principalmente alguém que sabe amar, que é a Deputada Edir Sales, que quando nos cumprimentou na nossa chegada, disse: este trabalho que começamos no Instituto Fraternal de Laborterapia é o trabalho do qual fiz a meta da minha vida, a missão da minha vida. Então, ela merece todos os nossos parabéns, todas as vibrações mais positivas, mais amorosas de que formos capazes para que ela tenha as forças necessárias para continuar neste trabalho tão maravilhoso que vem fazendo. À Deputada Edir Sales os nossos cumprimentos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - E agora, diante de tantas palavras bonitas, sinceras de todos, vamos ouvir agora mais uma música e depois vamos partir para homenagear todos os institutos que aqui estão.

Vamos ouvir a música “Amigos para sempre”, com a dupla Cátia e Celso. Daqui a pouco vou deixar a Presidência e vou encontrar-me com meu povo. Conheço todas as entidades que estão aqui, uma por uma. Enquanto isso, queria agradecer a Profs. Ilma Salete e os alunos da Escola Estadual Ângelo Bortulo da Vila Mazei, Zona Norte.

 

* * *

 

-              É executado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Antes de encerrar, porque daqui a pouco estaremos com Lairton de Castro, o apresentador que irá entregar as homenagens, vamos agradecer as entidades que aqui estão. Já mencionei nome e Núcleo Regional de Guarulhos, Guopoúva, esses os núcleos da Associação Antialcoólica que estão representados aqui por bandeiras azuis e brancas. São desses núcleos que vou mencionar o nome agora: Guopoúva, Guarulhos, Bonsucesso, Tatuapé, Jardim 9 de Julho, Jardim Santa Maria, Jardim Brasília, Vila Oratório, Arthur Alvim, Penha, Matriz Guarulhos e Santo Alberto; e Núcleo Vila Mazei e Jaçanã, Núcleo Parque Boa Esperança e agradecer também o Prof. Roberto que veio com toda a sua escola aqui, que também prestigia este evento.

Palavras não tenho mais, até porque vamos agora entregar essas homenagens todas e não vou fazer discurso nenhum porque todos vocês conhecem já o meu discurso, o meu depoimento, a minha emoção, a minha responsabilidade e a minha missão de vida diante desse grande trabalho que é o trabalho de alcoolismo e drogas, enfatizando mais o álcool, que é, realmente, uma doença pré-existente e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, como disse o Dr. Ricardo e Dr. Emanuel, que de 2 a 15% da população nasce com a doença do álcool. Por isso, temos que batalhar bastante para diminuir um pouquinho essa dor e conscientizar a população. Esse é meu trabalho maior, de conscientização e de prevenção ao álcool.

Queria agradecer também a representante da Casa Dia, Douglas Pocente e a “Escola Joaquim Braga de Paula”, que veio juntamente com o Prof. Roberto.

Antes de descermos para fazer a entrega de láureas aos convidados, vou encerrar a sessão.

Esgotado o objeto da seguinte sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito esta solenidade convido a todos para uma confraternização que faremos agora.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 22 horas e 12 minutos.

 

* * *