http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

27 DE JUNHO DE 2011

025ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “80 ANOS DA RÁDIO RECORD SÃO PAULO”

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que convocara a presente sessão solene para comemorar os "80 anos da Rádio Record São Paulo". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - ELI CORRÊA JUNIOR

Deputado Federal, parabeniza a Rádio Record pelo aniversário. Fala de sua trajetória no rádio. Discorre sobre o papel do radialista. Enaltece a rádio AM.

 

003 - MARCELO ANTONIO RAMUNNO

Assessor  de Diretoria da Rádio Record, representando o Senhor Cássio de Lima Rosa, Diretor Geral da Rádio Record, narra a evolução da Rádio Record. Cita o papel considerado fundamental de antigos jornalistas, como Murilo Antunes Alves. Comenta as expectativas para o futuro. Destaca o compromisso da emissora com a prestação de serviços.

 

004NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, lê mensagem alusiva ao evento, enviada pelo cantor Daniel.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Anuncia a apresentação de vídeo contando a história da Rádio Record. Fala de seu amor ao rádio e à democracia. Declara sua satisfação em receber ex-Deputados nesta solenidade. Conta experiência vivenciada em campanha eleitoral, em que seu nome foi confundido com o do radialista Barros de Alencar. Ressalta e agradece autoridades presentes. Discorre sobre a participação da Rádio Record na Revolução Constitucionalista de 1932. Destaca personalidades da época. Lê trechos de poemas. Enaltece características sociais da emissora. Lembra evento esportivo de 1958. Fala de dificuldades enfrentadas pela Record. Parabeniza a equipe da rádio pela excelência na programação. Reitera a saudade deixada pelo radialista Murilo Antunes Alves. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – NATAL CALABRO NETO – Solicitamos a todos que se acomodem para darmos início a esta Sessão Solene.

Convido o Sr. Marcelo Ramunno, assessor da Diretoria da Rádio Record, neste ato representando o senhor Cássio de Lima Rosa, Diretor-Geral da Rádio Record.

Convido o senhor Zacarias Pagnaneli, Diretor Institucional da Rádio e Televisão Record, neste representando o Presidente da Rede Record, senhor Alexandre Raposo. (Palmas.)

Preside esta Sessão Solene o Excelentíssimo Deputado Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ – PSDB – Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Além das autoridades já mencionadas esta Presidência agradece a honrosa presença do doutor Décio de Moura Notarangeli que aqui representa o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. E ao mesmo tempo solicito ao protocolo que proceda a nomeação de algumas outras importantes autoridades aqui presentes.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – NATAL CALABRO NETO – Queremos agradecer a presença dos comunicadores senhora Débora Santilli; senhor Paulo Barbosa; senhora Lílian Loy; senhor Rony Magrini; senhor João Ferreira; senhor Sérgio Luiz; senhora Cíntia Correia; e senhor Miguel Vacaro Neto.

Também presentes as seguintes personalidades, senhor Fábio Arruda; dupla José Renato e Daniel, conhecidos como Rosa e Rosinha; o cantor Sílvio Brito; o senhor Brito Júnior, apresentador e jornalista da Rede Record; os membros da Diretoria da Rádio Record: senhor Marcelo Antonio Ramunno; senhor Roberto Forster; senhor Rogério Andrade; senhor Cacá Mendes; e senhor Anderson França. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ - PSDB – Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores. Esta sessão foi convocada de forma muito orgulhosa por esta Presidência para homenagear os 80 Anos de existência da Rádio Record São Paulo.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado à Capela pelo vereador e querido cantor Agnaldo Timóteo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ – PSDB – Esta Presidência agradece sensibilizado a extraordinária apresentação do nobre vereador e querido cantor Agnaldo Timóteo.

E concede a palavra ao nobre deputado federal, que já honrou este parlamento e aqui pontificou, dando-nos a honra de sermos seus colegas: Deputado Eli Correa Filho. (Palmas.)

 

O SR. ELI CORREA FILHO - Excelentíssimo Sr. Presidente, Deputado Barros Munhoz, meu colega, meu amigo, senhoras e senhores; para mim é motivo de muito orgulho poder estar nesta festa, nesta justa homenagem a uma grande empresa que hoje completa 80 anos. Eu fico pessoalmente muito comovido por viver parte dessa história também. Eu estou no meu quarto mandato de deputado – três vezes como deputado estadual e o primeiro como deputado federal – e isso tudo eu devo à rádio, aos fiéis ouvintes, as pessoas que nos acompanham diariamente, que nos honram e permitem-nos entrar nas suas casas. O radialista, aquele que consegue mexer com a imaginação – diferentemente da televisão porque consegue fazer com que através da sua voz a pessoa que está do outro lado do rádio consiga imaginar o que ele quer passar – é uma pessoa que tem que ser valorizada.

Vejo muitos rostos e muitas pessoas que me conheceram ainda bem pequeno, e me lembro muito bem da Rádio Record quando a minha alegria era no final do ano ir à festa que ela fazia. Eu me lembro de muitas crianças que hoje são homens realizados, pessoas que seguiram suas carreiras, e eu optei por esta carreira política, mas sempre os carregando ao meu lado, e sempre me elegendo através do rádio.

Eu agradeço do fundo do meu coração à Rádio Record, ao rádio AM, porque o rádio AM ainda fideliza os seus ouvintes, não que o FM não seja importante, claro que é, mas é o AM, principalmente aquele que acompanha o locutor. Então eu só posso do fundo do meu coração agradecer, agradecer os meus grandes amigos que estão aqui, mas principalmente parabenizar à Rádio Record.

E saibam que estou lá na Câmara Federal, tomando um assento e representando o rádio, não só a Rádio Record, mas todo esse veículo de comunicação que continua firme e forte. Parabéns, mais uma vez Rádio Record. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ – PSDB – Esta Presidência também tem a satisfação de anunciar a honrosa presença entre nós do grande, combativo deputado lutador, o sempre presente, que também é orgulho para esta Casa: o deputado Gilmaci Santos; deputado, sempre deputado Milton Flávio, que ainda na legislatura passada brilhou neste parlamento onde exerceu com muita dignidade um honroso e difícil cargo de Vice-Líder do governo, deputado Milton Flávio. Também presente entre nós representando o nosso querido Secretário Sidney Beraldo, Chefe da Casa Civil, o senhor Marcelo David Pawel.

Esta Presidência neste momento concede a palavra ao senhor Marcelo Ramunno, assessor da Diretoria da Rádio Record. (Palmas.)

 

O SR. MARCELO RAMUNNO – Boa-noite. Boa-noite Excelentíssimo Presidente desta Casa do Povo, Deputado José Antonio Barros Munhoz; autoridades presentes, boa-noite senhores e senhoras.

Estamos reunidos, nesta noite, para comemorar os 80 Anos da Rádio Record, uma velha jovem senhora, com vigor e disposição de impressionar e tirar o fôlego. Emissora que, com toda certeza, quanto mais tempo se passa mais se revigora na missão de servir, divertir, informar e participar da vida de tantos brasileiros. Com orgulho, podemos afirmar que a Rádio Record, faz parte da própria história deste país. Nosso coração bate na altivez dos comunicadores de ontem e de hoje.

A frequência Mil pelo Brasil é exemplo de dignidade e tradição. Princípios e valores forjados, principalmente, no trabalho e honradez. Estamos juntos a um longo tempo, com respeito e estima ao ouvinte nos territórios da Rádio por todo o Brasil.

Defendemos a verdade em 1932, nas vozes marcantes da própria história do Rádio. Renato Macedo, César Ladeira e Nicolau Tuma pelas mãos mágicas de Paulo Machado de Carvalho, um jovem idealista de 29 anos, a emissora se destacou por seu pioneirismo com programações variadas e ecléticas, em que atuaram os maiores nomes do rádio, das artes, da política e da cultura.

Não podemos nos esquecer do início do rádio-jornalismo; do nome rádio-repórter Murilo Antunes Alves. Que saudades! Que fique na História o nome de Murilo e também na história da Rádio Record.

A PRB9, a Rádio Record chega assim aos dias atuais, com a mesma vontade de crescer e entusiasmo de antes. Aos 80 anos de vida, ou ao completarmos um século manteremos mais do que nunca, a chama da esperança acesa. Esta será a trajetória da Rádio Record, de ontem, de hoje e de amanhã. Somos uma verdadeira emissora popular, capaz de transmitir ao raiar do novo dia, uma vez mais a Voz de São Paulo.

Parabéns a todos os funcionários, amigos e ouvintes da nossa querida Rádio Record, pelo compromisso com a prestação de serviço, honradez e dignidade. Por isso, afirmamos com orgulho, com todo orgulho absoluto: Rádio Record e vocês, 80 Anos de amizade para valer! Boa-noite, e muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – NATAL CALABRO NETO – Neste momento passamos a ler a mensagem do cantor Daniel que impossibilitado de comparecer escreveu o seguinte: “É com grande satisfação que dirijo a vocês da Rádio Record os meus cumprimentos por esta marca tão importante, 80 anos de história. O rádio faz parte da vida do artista de forma muito direta e também é fundamental para a formação do cidadão na medida em que leva informação e entretenimento de qualidade às pessoas. Sou um apaixonado pelo rádio, e em especial pelo AM, que foi onde eu e o João Paulo começamos há 30 anos. É preciso empenho e muita dedicação, por isso, parabenizo a todos quem de alguma formam construíram a esta bonita trajetória da Rádio Record.

Um grande abraço a todos. Cantor Daniel”. (Palmas.)

Gostaríamos também de agradecer as presenças do senhor Sérgio de Azevedo Redó, Presidente da Associação Paulista de Imprensa; senhor Felipe Leider, diretor comercial da Rádio Capital; doutor Paulo Rios, delegado de polícia, chefe da assessoria da Polícia Civil desta Casa, representando o delegado geral senhor Marcos Carneiro Lima; senhor Adelmo Meira, representando o Deputado Orlando Morando; jornalista João Rehder, apresentador do programa SP Esportes na TV ALESP, representando o Aldo Demarchi; senhor Udine Verardi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; senhor Licínio Reis Júnior, representando o senhor José Augusto Viana Neto, Presidente do Creci.

Com a palavra o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ – PSDB – Esta Presidência tem também a satisfação de saudar o doutor Sérgio Turra Sobrane, Subprocurador Geral de Justiça de São Paulo, neste ato representando o doutor Fernando Grella Vieira, Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, e chefe do Ministério Público do nosso Estado.

Assistiremos, neste momento, a apresentação de um vídeo que contará a história da Rádio Record.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS – NATAL CALABRO NETO – Agradecemos e registramos a presença do radialista e comunicador Eli Correa, pai do Deputado federal Eli Correa Filho. E a presença do apresentador Leão Lobo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – BARROS MUNHOZ – PSDB – Esta sessão está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no dia 02 de julho às 21 horas.

Bem, minha gente, eu tive a honra de solicitar esta Sessão Solene. Não é comum o Presidente da Assembleia fazer este tipo de solicitação, porque tem 93 outros Deputados disputando espaço, nós só podemos fazer essas sessões as segundas-feiras ou as sextas-feiras, já que, normalmente, as terça, quarta e quinta temos sessão ordinária ou extraordinária nesta Casa. Mas, fiz questão de fazer esta solicitação, por causa do amor que tenho pela rádio, pela democracia, pela consideração, pelo respeito, e porque não dizer pelo amor que tenho à Rádio Record.

Eu quero agradecer as honrosas presenças dos colegas, Deputado Sebastião Santos e Deputado Gilmaci Santos. Quero dizer da minha imensa satisfação.

Para que os senhores tenham idéia da importância do rádio na vida de um político, meu caro Vereador, Agnaldo Timóteo, quando fui candidato a Deputado, pela primeira vez, eu procurei o apoio do padre que era prefeito de Mococa, ele tinha um nome bonito, Demóstenes Brasil Paraná Pontes, um nome lindo. E eu lutei, lutei vários meses para conseguir o apoio do padre, até que ele dissesse que iria me apoiar. E era um comício grande, um bairro populoso, comício lotado, o padre era um grande orador, falava bastante, e ele falando, falando, e eu lá sequioso para ser apresentado como seu candidato a Deputado estadual. E nada. Ele já tinha passado de meia hora de discurso quando foi alertado por algum companheiro - É o deputado. Então ele virou-se para trás, tinha esquecido: para deputado estadual vocês não se esqueçam Barros de Alencar. É a força da rádio, eu não era conhecido, Barros Munhoz, mas o Barros de Alencar, realmente, era muito conhecido.

Mas, vejo aqui, com muita alegria, alguns comunicadores cujos programas eu participei, o Eli Correa, João Ferreira e o Paulo Barbosa. Vejo aqui o meu querido Silvio Brito com quem já participei de diversos programas. Enfim, realmente tenho com a Record algumas razões de afinidade e de afeição. Primeiro foi a rádio da Revolução Constitucionalista. Eu sou de Itapira, é divisa de Minas, entre Itapira e Mogi Mirim num determinado morro ouve combates renhidos, numa vila também chamada Eleutério houve combates violentos na Revolução de 32. Mas eu fiz a Faculdade de Direito do Largo São Francisco e lá eu conheci a história do MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, os quatro jovens que deram as suas vidas em holocausto a causa constitucionalista de São Paulo. Fato indissoluvelmente ligado à história da Record, que marcou a Record como rádio de São Paulo, como rádio do povo paulista. Ela que abraçou a causa da Revolução, e que transmitiu, inclusive ao vivo, os eventos próximos à Praça da República que culminaram com a morte desses jovens. E eles viraram o símbolo da Revolução de 9 de Julho, a Revolução Constitucionalista. E, até criou-se um Hino que tem uma parte muito forte em homenagem a Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, que diz: “Quando se sente bater no peito heróica pancada, deixa-se a folha dobrada enquanto se vai morrer”. Realmente, quem tem ideal deixa a folha dobrada, assim como o  estudante que vai para a luta e dá a própria vida em prol da causa em que acredita.

Fernando Pessoa já dizia, parafraseando os navegadores portugueses, que: “Viver não é preciso, navegar é preciso”. E realmente viver não é preciso. Ser solidário, ser companheiro das pessoas, sobretudo, as mais humildes, lutar para construir uma sociedade melhor, mais justa, mais humana e mais fraterna é preciso, muito mais do que simplesmente viver.

Então, eu, com a emoção de paulista, acompanhei desde criança os passos e o caminho da Rádio Record, da Rádio Panamericana, hoje Jovem Pan, da nossa querida Televisão Record que atualmente apresenta “A Fazenda”. Vi também o Brito Júnior aqui, quero prestar minha homenagem, tem até uma itapirense que vai trabalhar lá, certamente vai fazer sucesso. Essa  também é uma razão a mais de eu gostar da Record, eu sou itapirense, da terra do capitão Belini, o primeiro brasileiro a levantar a Copa Jules Rimet, Copa do Mundo naquela inesquecível jornada de 1958, comandada pelo marechal da vitória doutor Paulo Machado de Carvalho.

Olha minha gente, eu vi a Record mudar de direção, mudar a sua propriedade. E vi o ceticismo de muitas pessoas que diziam que a Record iria soçobrar, não iria conseguir mais continuar sendo o que era e que não iria progredir. Vejo hoje, com muito orgulho, o dia que estive lá, o senhor Marcelo Ramunno e o senhor Zacarias Pagnanelli me receberam, fiquei emocionado de ver que contra o vaticínio dos pessimistas a Record não só continuou, mas progrediu, se desenvolveu e hoje é uma rádio moderna, uma rádio que é orgulho para todos nós paulistas. Então, eu tenho a certeza absoluta que em nome dos 94 parlamentares desta Casa, cumprimento efusivamente àqueles que são o coração da Record, que são os que fazem a Rádio Record. Que fazem a programação extraordinária da nossa querida Rádio Record.

O que nós estamos fazendo aqui é função de deputado. Muita gente pensa que deputado só tem que legislar e fiscalizar o Executivo. Não. O deputado tem também que representar as pessoas que votam nele, que acreditam nele, as cidades onde ele é votado e tem que também fazer aquilo que possa ser bom para a sociedade e para a comunidade. É bom homenagear a quem merece, citar quem merece, como exemplo para que outras pessoas façam o mesmo. Trabalhem, construam, e se dediquem a edificar um país melhor, um Estado melhor como a Record há 80 Anos vem fazendo para o nosso orgulho.

Eu agradeço a Deus a honra de ter presidido esta sessão. Quero reiterar o agradecimento ao desembargador doutor Décio de Moura Notarangeli do Tribunal de Justiça e  ao doutor Sérgio Turra Sobrane do Ministério Público. E nas pessoas do senhor Marcelo Ramunno e do senhor Zacarias Pagnanelli eu agradeço à direção da TV Record. Lembro apenas, finalmente, que um dos que nós vimos nesse filme, com muita saudade, com muita lembrança carinhosa dele que também honrou este Parlamento, o Murilo Antunes Alves, grande mestre do cerimonial da Assembleia Legislativa de São Paulo, grande vereador. Ele é um exemplo da qualidade das pessoas que passaram e das pessoas que estão na Record. Que Deus abençoe a nossa querida Rádio Record e a todos os senhores que vieram engalanar esta festa com as suas presenças.

Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 23 minutos.

 

* * *