http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

24 DE MAIO DE 2013

025ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM  "HOMENAGEM AOS 350 ANOS DOS CORREIOS"

 

 

Presidente: ANTONIO MENTOR

 

 

RESUMO

001 - ANTONIO MENTOR

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI

Mestre de cerimônias, anuncia a composição da Mesa.

 

003 - Presidente ANTONIO MENTOR

Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento deste deputado, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar homenagem aos 350 Anos dos Correios". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

004 -           VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI

Mestre de cerimônias, passa a nomear as autoridades presentes. Dá conhecimento de mensagens alusivas ao evento, encaminhadas pelas por autoridades.

 

005 - JOSÉ MENTOR

Deputado federal, saúda as autoridades presentes. Discorre sobre sua experiência parlamentar nesta Casa. Declara satisfação em participar desta solenidade em homenagem aos Correios

 

006 - Presidente ANTONIO MENTOR

Anuncia a apresentação de vídeo institucional.

 

007 - WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA

Presidente dos Correios, saúda as autoridades presentes. Comenta sua trajetória profissional nesta Casa. Discorre sobre a história e a importância dos Correios para o País. Relata a modernização pela qual a instituição tem passado nos últimos anos. Lembra a importância dos funcionários para a boa atuação da empresa.

 

008 - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega de álbum, com selo comemorativo dos 350 anos dos Correios, ao deputado Antônio Mentor, ofertado pelo presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira.

 

009 - Presidente ANTONIO MENTOR

Afirma que os Correios são uma das instituições de maior credibilidade na sociedade brasileira. Discorre sobre o trabalho e a importância da instituição para o País. Homenageia os funcionários da empresa. Discorre sobre os avanços econômicos e sociais das administrações dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Lista diversos programas e realizações dos Correios no Brasil atualmente. Parabeniza a instituição pelos seus 350 anos.

 

010 - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI

Mestre de Cerimônias, anuncia a apresentação do Coral dos Correios - Ectom.

 

011 - Presidente ANTONIO MENTOR

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Antonio Mentor.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI - Senhoras e senhores, boa noite. Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Neste momento daremos início à sessão solene com a finalidade de homenagear os 350 anos dos Correios. Para compor a Mesa principal, convido o deputado Antonio Mentor, proponente desta sessão; (Palmas.) o presidente dos Correios, Sr. Wagner Pinheiro de Oliveira; (Palmas.) o deputado federal José Mentor; (Palmas.) o Sr. Wilson Abadio de Oliveira, diretor regional de São Paulo - Metropolitana; (Palmas.) Sr. Joseph de Faro Valença, diretor regional de São Paulo - Interior.  (Palmas.)

Com a palavra o deputado Antonio Mentor.

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Quero cumprimentar e agradecer a todos pela presença. Quero saudar a direção dos Correios, que nos honra também nesta sessão, iniciando pelo presidente Wagner Pinheiro de Oliveira, Sr. Wilson Abadio de Oliveira, Sr. Joseph de Faro Valença e cumprimentar também a presença honrosa, representando a Câmara Federal, do deputado federal José Mentor.

Esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa atendendo a solicitação deste deputado com a finalidade de prestar uma homenagem aos 350 anos dos Correios.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, podemos ouvi-lo pelo Coral do Correios, sob a regência do maestro Nivaldo de Góes Grulha.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Quero agradecer o Coral dos Correios em nome do regente maestro Nivaldo de Góes Grulha por esta primeira apresentação, lembrando que este coral é formado por funcionários dos Correios, que voltará ainda para se apresentar durante esta sessão solene pelo menos mais três vezes, para nossa alegria.

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI - Registramos a presença do Sr. Walmir Gonçalves de Almeida, funcionário dos Correios há 26 anos de carteira, gerente de agência e hoje prefeito do município de Iracemápolis; Sr. Eugênio Valentim da Silva, diretor regional adjunto dos Correios de São Paulo - Metropolitana; Sr. Washington Luiz de Araújo, assessor de imprensa dos Correios; Sra. Sandra Regina Teixeira, coordenadora de Recursos Humanos São Paulo - Metropolitana; Sr. Walter Ferreira de Araújo, coordenador de Negócios São Paulo - Metropolitana; Sr. Cláudio Augusto Silvério, coordenador de Operações São Paulo - Metropolitana; Sr. Pedro Orestes de Toledo, coordenador de Suporte São Paulo - Metropolitana; Sr. Antonio Conquista, presidente do Postales; Sra. Liliane Shrank Lehmann, diretora do Arquivo Histórico de São Paulo; capitão PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando neste ato o coronel PM Benedito Roberto Meira, comandante geral da Polícia Militar de São Paulo; Dra. Maria Valéria Novaes, delegada de Polícia representando o delegado geral de Polícia Civil, Dr. Luiz Blaseck; Sr. Ney Cardoso, representando o deputado Antonio Salim Curiati.

Enviaram ofícios de agradecimentos as seguintes autoridades: os deputados estaduais Gilmaci Santos e Estevam Galvão de Oliveira; vice-governador Guilherme Afif Domingos; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, desembargadora Maria Doralice Novaes; o prefeito de São Paulo, Sr. Fernando Haddad; o prefeito de Santo André, Sr. Carlos Grana; o presidente da FIESP, Dr. Paulo Skaf; o prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Marco Aurélio Bertaiolli; o secretário municipal de Educação, Sr. Cesar Callegari; o secretário municipal da Saúde, Sr. José de Filippi Júnior; o vice-prefeito de Campinas, Sr. Henrique Magalhães Teixeira; vereadora do município de Bauru, Sra. Telma Gobbi; vereador do município de Sorocaba, Sr. Francisco França; vereador do município de Campinas, Sr. Pedro Tourinho; e o presidente da Federação Aquática Paulista, Sr. Miguel Carlos Cagnoni.

Com a palavra o deputado Antonio Mentor.

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Quero passar a palavra ao deputado federal José Mentor.

 

O SR. JOSÉ MENTOR - Boa noite a todos. Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene, deputado estadual Antonio Mentor, ao cumprimentá-lo saúdo todos os membros do Executivo, do Legislativo e autoridades presentes.

Quero cumprimentar o Sr. Wagner Pinheiro de Oliveira, presidente dos Correios; Sr. Joseph de Faro Valença, diretor regional de São Paulo - Interior; Sr. Wilson Abadio de Oliveira, diretor regional de São Paulo - Metropolitana.

Tenho motivos de muita satisfação de estar aqui presente, alguns de foro pessoal, porque eu retorno a esta tribuna depois de alguns anos. Eu estive nesta Casa de 89 a 91, e é a primeira vez que eu ocupo esta tribuna novamente. Estive aqui na Constituinte Estadual que, dentre aquela experiência que muito me orgulha, e foi muito criativa para o nosso Estado, nós contávamos com a contribuição efetiva de uma assessoria gabaritada. O Partido dos Trabalhadores naquela época era reconhecido nesta Casa como um dos partidos que tinha uma assessoria de altíssimo nível. Entre os membros da assessoria, nós contávamos com o Wagner de Oliveira.

Motivo de muito orgulho, satisfação pessoal, repito, por participar de uma solenidade na Assembleia Legislativa, uma solenidade como esta, que foi proposta pelo deputado Antonio Mentor, que além de irmão de sangue é irmão de luta. E nesses anos, todos juntos, nós construímos aquilo que é uma política que o Brasil vive hoje a duras penas no dia a dia e que resulta numa homenagem efetiva, real, concreta e legítima aos Correios.

Também tenho satisfação, Sr. Presidente, ao ver aqui alguns amigos, funcionários dos Correios, que em 2002 acabaram por me apoiar e me aproximaram muito dos Correios. Gente que lutou muito para reafirmar a existência dessa empresa que nos orgulha. Gente que, com divergências ou não, acabou por combater propostas que existiam à época, que duraram algum tempo, de privatização dos Correios. Eu atribuo a essas pessoas a reafirmação dos Correios da empresa como é hoje.

Por último, a minha satisfação política, diria assim, de poder participar de uma sessão solene nesta Casa, como fui deputado estadual, apresentada por um irmão de luta e de sangue, e tem a resguardar a luta de muita gente próxima aos Correios. Vejo em você, Wagner, a expressão da reafirmação da importância estratégica dos Correios do nosso País. Quero cumprimentá-lo e à Diretoria dos Correios, porque daqui para frente com certeza sessões como esta serão mais amiúdas, acontecerão mais vezes, porque os Correios têm um grande futuro para o bem do Brasil. Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Na sequência nós vamos assistir a um vídeo institucional sobre os 350 anos dos Correios.

Pediria que a técnica nos ajudasse dando início. Podemos apresentar então o vídeo.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Nós vamos ouvir agora o pronunciamento daquele que dirige esta instituição maravilhosa que é os Correios, meu amigo, presidente Wagner Pinheiro de Oliveira.

 

O SR. WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA - Boa noite a todas as senhoras, todos os senhores. Exmo. Sr. Deputado e presidente desta sessão, querido companheiro Antonio Mentor; querido deputado federal companheiro José Mentor; caro prefeito de Iracemápolis e grande companheiro e trabalhador dos Correios, Walmir Gonçalves de Almeida, ao lado dos nossos queridos carteiros, OTTs, atendentes e demais trabalhadores dos Correios que estão conosco comemorando esta sessão solene; querido Wilson Abadio, diretor regional São Paulo - Metropolitana dos Correios; querido Joseph de Faro, diretor regional São Paulo - Interior; Eugênio Valentim, diretor adjunto São Paulo - Metropolitana; Sra. Liliane Shrank Lehmann, diretora do Arquivo Histórico de São Paulo; capitão da PM Antonio Carlos Luz Magalhães, que representa o coronel Benedito Roberto Meira, comandante geral da Polícia Militar de São Paulo; caro Antonio Carlos Conquista, presidente do Postales, companheiro de longa data de luta, desde a época do Banespa; entre tantos amigos e companheiros, quero citar a presença do querido Camilo, presidente da FUBESP.

Senhores e senhoras funcionários da Assembleia Legislativa, como disse o deputado federal José Mentor, meus queridos colegas com quem convivi bons quatro anos aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo, com muita satisfação e orgulho trabalhei na liderança do PT. Aproveito para agradecer a bondade do deputado Antonio Mentor, sempre com muita dedicação, mas com a paciência dos nobres deputados, não só do PT, mas também dos outros partidos; mas tive a experiência que me ajudou a fazer com que hoje eu esteja ao lado de vocês, carteiros, OTTs, trabalhadores dos Correios, nesse desafio que nós temos, nessa empreitada maravilhosa que é revitalizar os Correios do Brasil.

Quero iniciar agradecendo ao querido deputado e companheiro Antonio Mentor, por ter nos convidado e por ter organizado essa sessão solene pelos 350 anos dos Correios. Agradeço também a todos os parlamentares da Assembleia Legislativa por terem acolhido esse pleito do deputado e por abrirem as portas desta importante Casa de Leis para este evento.

É com muita honra que compareço e me dirijo a vocês agora, à Assembleia Legislativa de São Paulo, onde trabalhei por quatro anos na assessoria do PT. Foram momentos importantes que moldaram minha vivência profissional e pessoal. Hoje este é um momento único na história postal brasileira, quando presente e passado se unem para reverenciar as conquistas dos nossos Correios ao longo de três séculos e meio de uma profícua existência. Em cada momento da história do Brasil, uma forma de se apresentar à sociedade brasileira, mas sempre sendo uma empresa pública, um serviço público de qualidade, que contribuiu e continua a contribuir para o desenvolvimento econômico e social do nosso País. Contribui com as políticas públicas dos nossos governos, com a diminuição das desigualdades regionais desse enorme Brasil. Contribui com a inclusão de milhões de brasileiros; por exemplo, com a inclusão bancária desses milhões de brasileiros, pois, desde o princípio, os Correios estiveram sintonizados com a história e o desenvolvimento do Brasil. Tivemos sempre um papel importante na formação e na consolidação da nação brasileira.

A trajetória dos Correios brasileiros nestes 350 anos sempre foi marcada por eventos importantes, alguns deles que, devido ao contexto histórico da época, transcenderam a história postal e se incorporaram à própria história do Brasil. A história dos Correios tem muitos de seus capítulos desses 350 anos escritos aqui no estado de São Paulo e, sobremaneira, na nossa Capital. Para citar somente um exemplo que todos nós conhecemos, foi um mensageiro que entregou a D. Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, a carta que trazia notícias sobre atitudes da corte portuguesa, as quais levaram então o imperador a declarar a independência do Brasil. Paulo Emilio Brigaro, que entregou a correspondência junto com o capitão Antonio Cordeiro, entrou para a história brasileira como o “correio da independência”. Sendo assim, o nosso Correio sintetiza, em um só tempo, história e integração, tradição e modernidade, pioneirismo e inovação, cultura e cidadania.

Neste momento, mais uma vez, precisamos nos inovar, precisamos nos revitalizar para continuar a contribuir com o desenvolvimento do Brasil. Sem dúvida nenhuma os Correios vivem o seu segundo grande ciclo de modernização. Está em curso uma profunda transformação estrutural e a revisão completa dos processos e atividades da empresa. Não poderia ser diferente, em um país que muito evoluiu social e economicamente nos últimos dez anos. Nos governos do presidente Lula e neste atual governo da presidenta Dilma Rousseff, o Brasil cresceu e tem conquistado o seu espaço como um grande país, como uma grande nação. Os Correios cresceram e vão se modernizando juntamente com o nosso País.

Num plano institucional, a atualização de importantes dispositivos da legislação postal e a aprovação do novo estatuto da empresa ensejaram o sistema de modernização da empresa. Esses instrumentos de decisão de política governamental, inicialmente pelo governo Lula e implementada pelo governo da presidenta Dilma, também desobstruíram canais internos e externos de comunicação e abriram caminho para a obtenção das mais amplas conquistas, processos e participação de inclusão e de transparência da nossa organização.

Na vertente empresarial, o novo estatuto, fruto inicialmente de uma medida provisória, assinada e sancionada, depois, quando transformada em lei pelo Congresso Nacional, pela presidenta Dilma Rousseff, ampliou profundamente o escopo de atuação dos Correios, habilitando a empresa para atuação nas atividades estratégicas de logística, serviços financeiros e serviços postais eletrônicos, inclusive mediante parcerias e aquisições. Os Correios também já estão credenciados a atuar no exterior  - convém reiterar, a propósito, que um dos nossos objetivos estratégicos é estar sempre à disposição da população brasileira, das empresas brasileiras, onde quer que essas empresas e o cidadão necessitem da nossa empresa. Dentro do País, os Correios também avançam rumo à universalização completa dos serviços postais básicos, visando promover a inclusão postal para todos os brasileiros, mesmo nas localidades mais longínquas.

O Banco Postal, como disse antes, em parceria com o Banco do Brasil, já estende a sua presença para todos os municípios brasileiros e para as periferias das grandes cidades, muitas vezes esquecidas pelas instituições financeiras bancárias. Promovendo inclusão bancária de cidadãos residentes nessas comunidades, todos estão com acesso aos serviços financeiros básicos e à obtenção de crédito. Portanto, já está sendo construído o Correio do século XXI, o novo Correio para honrar o pioneirismo, as tradições e as conquistas desses 350 anos de história postal. Principalmente um novo Correio com a marca da modernidade e com suas estratégias voltadas para o futuro, um novo Correio cujo perfil incorpora as modernas tecnologias, a ousadia empresarial, a responsabilidade social e ambiental. O novo Correio que tem todos esses atributos, mas com uma finalidade única, enquanto empresa pública: prestar serviços eficientes e de qualidade a toda a população brasileira, e a todas as empresas brasileiras, para fazer jus à sua função social e governamental de, ao ser essa empresa, não ficar devendo nada a essa população que acredita que tem enorme credibilidade nesta empresa.

Esse novo Correio é compatível com as novas transformações desse novo Brasil dos nossos dias, e um novo Brasil em que o Correio, ao lado da nossa nação, é ainda mais forte, sustentável e inovador. Um Correio que simbolize simultaneamente crescimento, cidadania e inclusão. Um Correio com credibilidade interna e alta reputação internacional. Um Correio para dignificar e orgulhar o Brasil e todos os cidadãos brasileiros. Nada disso, contudo, seria possível sem o fator humano, sem os nossos trabalhadores e trabalhadoras, que foram sempre os principais responsáveis pelas conquistas e pelas vitórias obtidas ao longo de três séculos e meio da história de sucesso dos Correios. Creditamos à população brasileira a pujança desta instituição, sempre motivo de confiança em toda a nossa sociedade.

Agradecemos a honrosa presença das senhoras e senhores, parlamentares, das autoridades presentes, dos trabalhadores dos Correios, da população em geral; saudamos e agradecemos a presença de todos os nossos convidados e convidadas. Queremos encerrar ao lado de tão importantes pessoas e figuras, pedindo que possamos encerrar dando uma salva de palmas a quem, como eu disse ao final, fez dos Correios o que é, essa grande empresa de credibilidade nacional, de um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do Brasil, que são os trabalhadores dos Correios. Parabéns a vocês pelos 350 anos dos Correios. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI – Registramos também a presença do Sr. Oscar Ulisses, jornalista da Rádio Globo; e do Sr. Odinei Edson, jornalista da Rádio Bandeirantes.

Neste momento o presidente dos Correios, Sr. Wagner Pinheiro de Oliveira, faz entrega ao deputado estadual Antonio Mentor de um álbum com o selo comemorativo dos 350 anos dos Correios. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do álbum.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - Quero aproveitar este momento de agradecimento e a generosidade do presidente dos Correios para mencionar algumas poucas questões que eu penso que sejam importantes para nós termos sempre na nossa memória.

A primeira é registrar o que todos sabemos, que os Correios são uma instituição de maior credibilidade no nosso País. Entre as três instituições de maior crédito social, estão a família, os Bombeiros e os Correios. Imaginem só o que significa construir esta identidade por 350 anos todos os dias. Distribuindo hoje algo em torno de 35 milhões de postagens diárias, é alguma coisa muito importante, mais ainda se nós nos recordarmos daquilo que o presidente mencionou, aquela mensagem que D. Pedro recebeu às margens do Córrego Ipiranga das mãos de um portador dos Correios. De lá pra cá tanta coisa mudou, nós temos hoje a comunicação informatizada, instantânea, online, mas os Correios permanecem como um serviço público fundamental na era da comunicação. Nós estamos vivendo o século da comunicação, com tudo isso que existe de inovação, de tecnologia e tudo mais; os Correios continuam primando por sua importância fundamental.

Mas se fosse apenas essa a tarefa desempenhada pelos mais de 130 mil trabalhadores dos Correios, a quem eu quero me somar à homenagem prestada pelo presidente, quero me somar a ela também me referindo como sendo aquilo que fundamentalmente faz dos Correios esta grande instituição, seus trabalhadores; são mais de 130 mil, como eu já disse.

Mas não termina aí a função dos Correios no Brasil de hoje, no Brasil que vive um momento especial da sua história, de crescimento, de desenvolvimento, com geração de emprego, distribuição de renda ao mesmo tempo, coisa inédita no nosso País. Que tem programas sociais que certamente atendem necessidades importantíssimas do povo brasileiro nas mais diversas áreas, com projetos que levaram, por exemplo, energia elétrica a oito milhões de brasileiros que não tinham tido oportunidade de acender uma lâmpada dentro de sua casa, e hoje têm geladeira, televisão, têm internet. Que atende um milhão e 300 mil estudantes nas universidades por conta de um programa do Ministério da Educação, que atende estudantes vindos das escolas públicas que se classificaram num processo público, o Enem, e que hoje recebem uma bolsa de estudos porque provavelmente não teriam condições de pagar mil, 1.200, 1.500 e até dois mil reais de mensalidade numa universidade. São programas que tiraram milhões e milhões de brasileiros de uma situação de grande dificuldade, vivendo abaixo da linha da pobreza, o que significa não se alimentar todos os dias, não comer todos os dias, e hoje estão integrados no mercado, trabalhando, recebendo eventualmente essa ajuda do Bolsa Família, mas ganhando em dignidade; e os Correios fazem parte operante dessas mudanças, desses avanços e dessas conquistas sociais.

Eu elenquei algo que eu penso que todos vocês dos Correios e dirigentes sabem, mas acho importante registrar nos anais desta Casa, nesta sessão solene, ações do Correio que vão muito além de suas tarefas mais tradicionais. Estou falando de propostas e projetos de inclusão social, como  o Programa Jovem Aprendiz, o Programa Apenado, o Programa Voluntariado Empresarial, o Programa Pessoa com Deficiência, o Programa Pró Equidade de Gênero e Raça. Vertente social: Concurso de Redação e Cartas, Papai Noel dos Correios, Centros Culturais dos Correios, Campanha Correios contra a AIDS, Correios Solidariedade Expressa, ações sociais dos patrocínios esportivos, Banco Postal, Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Fomento à Educação e Cultura, Promoção da Diversidade, Equidade e Combate à Discriminação. Centros Culturais no Rio de Janeiro, em Recife, em Salvador, em Fortaleza, em Juiz de Fora. O Museu Nacional dos Correios. Campanhas dos Correios contra a AIDS, Solidariedade Expressa, Central Braile, enfim, Combate à Exploração Sexual, já disse também, Fomento à Educação e Cultura, Saúde, Promoção da Diversidade, Equidade e Combate à Discriminação; fora aquilo que tem mais visibilidade, que são os patrocínios esportivos no tênis, futsal, handebol, esportes aquáticos com a Confederação Brasileira dos Desportos Aquáticos.

Esta política, Wagner, Wilson, Joseph, demais dirigentes dos Correios e funcionários, é que, sem dúvida nenhuma, qualifica essa instituição para além das suas obrigações formais; faz parte de um projeto do Brasil que inclui ações do Governo e ações também das empresas que fazem parte desse programa de resgate da cidadania do povo brasileiro.

Quero, com esse reconhecimento, com essas palavras e com a oportunidade que tive de organizar essa sessão solene, agradecer e agradecer muito pelo trabalho que cada uma e cada um de vocês faz para o desenvolvimento social do nosso País. Grande abraço e parabéns aos Correios. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - VERA LÚCIA RIBEIRO BUCHERONI - Registramos a presença do Sr. Cássio Teixeira, representando o deputado federal Ricardo Berzoini; Sra. Cidinha Lacerda, representando o prefeito de Araçatuba, Cido Sério; e do Sr. José Aparecido da Silva, do Sindicato dos Bancários de Barretos.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia dia 26 de maio, domingo, às 21 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.

Assistiremos agora à apresentação do Coral dos Correios com as músicas “Mensagem”, de Cícero Nunes e Aldo Cabral, arranjos de Toni Ramos; e “Vida de Viajante”, de Dominguinhos e Anastácia, arranjos de Júnior Marques e adaptação de Nivaldo Grulha. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ANTONIO MENTOR - PT - O diretor Wilson tinha me avisado a respeito da qualidade do coral, eu pensei que ele estava exagerando, acho que não. Ao contrário, ele foi até parcimonioso nos elogios que fez a essa maravilha composta por carteiros e funcionários dos Correios. Coisa linda, de nos deixar arrepiados, muito, muito, muito bonito.

Quero aproveitar este momento em que estamos encerrando aqui nossa sessão para prestar alguns registros e agradecimentos. Registro e agradecimento à presença do coral, regido pelo maestro Nivaldo de Góes Grulha, como eu já disse, uma maravilhosa apresentação que veio abrilhantar a nossa sessão. Transmitir o meu abraço carinhoso a uma figura importante desta Assembleia Legislativa, que trabalhou conosco durante um bom tempo, está emprestado agora aos Correios, prestando assessoria ao presidente Wagner, Sr. Washington Luiz de Araújo, que foi assessor também da bancada do Partido dos Trabalhadores desta Casa; e dizer que é um bom caminho para a presidência dos Correios, viu, Washington? Se o Wagner deixar!

Quero fazer um registro, porque acho importante dizer, a presença entre nós de uma figura que, para mim, tem uma importância muito grande e que é motivo de orgulho para os Correios, e para os trabalhadores também. Creio que seja uma referência interessante porque foi carteiro, foi gerente da agência dos Correios na cidade dele, vereador, e agora prefeito da cidade de Iracemápolis, colega de vocês todos, Sr. Walmir Gonçalves de Almeida, que está entre nós e merece o nosso carinho. (Palmas.)

Quero também registrar a importante participação de uma colega de vocês no encaminhamento de todas as questões relativas a esta sessão solene, nos ajudou para que nós pudéssemos chegar a este momento, com toda essa organização, mobilização, presença, tudo que aconteceu e que ainda vai acontecer teve a participação decisiva da Sra. Paula Guinatti, a quem também quero homenagear neste momento. (Palmas.)

Tem um ditado que diz assim: papagaio come milho e o periquito leva a fama. Mas é verdade mesmo. Porque eu estou aqui presidindo esta sessão, a televisão está focando a Mesa, fotógrafo, ganhei até esta lembrança dos Correios, mas na verdade os responsáveis da nossa parte são os nossos companheiros que nos assessoram no nosso gabinete, todos ajudaram muito para que nós pudéssemos chegar neste momento. Até este moço que está tirando fotografia aqui, também, vai mostrar, parece que é um deputado, não é nada disso. Na verdade, quem fez todo esse trabalho foi, além da Paula e o pessoal da assessoria dos Correios, na verdade foram os nossos amigos companheiros do nosso gabinete, a quem eu quero agradecer mencionando apenas duas pessoas, o Giovane e a Maria Odete, que estão ao nosso lado. (Palmas.)

Meus amigos e minhas amigas, esgotado o objeto da presente sessão, a Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do serviço de Som, da Taquigrafia, serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral, da Imprensa da Casa, da TV Assembleia, das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Agradeço à Vera, que comandou o nosso cerimonial de maneira muito expressiva. Convidamos a todos, ao declarar encerrada esta sessão, a uma visita à exposição e a um coquetel no Hall Monumental, onde o Coral dos Correios receberá os convidados apresentando mais algumas canções, para nossa alegria. Uma boa noite a todos, vamos participar conosco do coquetel. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 34 minutos.

 

* * *