17 DE SETEMBRO DE 2001

26ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO OITAVO ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (Proerd)

 

Presidência: EDNA MACEDO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/09/2001 - Sessão 26ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDNA MACEDO

 

COMEMORAÇÃO DO 8º ANIVERSÁRIO DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA - PROERD

001 - EDNA MACEDO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva a seu pedido, para comemorar o oitavo aniversário do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd. Convida todos para ouvirem a execução do Hino Nacional do Brasil pela Banda da Polícia Militar.

 

003 - JUSCILENE RODRIGUES DA SILVA

Como pedagoga e diretora da Escola de Ensino Fundamental Oliveira Viana, da Capital, fala de sua experiência e da utilidade do Proerd para o bairro de Jardim Ângela.

 

004 - Presidente EDNA MACEDO

Anuncia a exibição de vídeo sobre o Proerd. Anuncia a execução da canção do Proerd.

 

004 - GILBERTO NASCIMENTO

Parabeniza o trabalho do Proerd e de seus participantes.

 

005 - MARCO ANTÔNIO GERALDINE

Como Coronel PM da Reserva e presidente do DARE, discorre sobre o trabalho preventivo da Polícia Militar no Proerd.

 

006 - VITÓRIA BRASILIA DE SOUZA LIMA

Como Coronel PM, Coordenadora Geral do Proerd eDiretora de Assuntos Municipais e Comunitários da Polícia Militar, aborda a filosofia de trabalho do Proerd e ressalta os resultados positivos obtidos.

 

007 - Presidente EDNA MACEDO

Defende a educação preventiva para evitar a disseminação das drogas e da violência na juventude. Fala sobre a extensão e importância do Proerd no Estado e no País. Agradece a todos os presentes pelo êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Presentes o Coronel Médico PM Izaac Chazin, Diretor de Saúde da Polícia Militar, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Rui César Mello, Coronel PM Vitória Brasília Souza Lima, Diretora de Assuntos Municipais e Comunitários da PM e Coordenadora Geral do Proerd no Estado de São Paulo, Coronel PM Paulo Régis Salgado, Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel da Reserva Marco Antônio Geraldine, Presidente do DARE, Tenente Coronel PM Hylen Cardoso, representando a Assistência Policial Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Sra. Juscilene Rodrigues da Silva, pedagoga diretora da Escola de Ensino Fundamental “Oliveira Viana”, no Jardim Ângela, agradecemos a presença dos coronéis, comandantes e diretores, dos tenentes coronéis comandantes de batalhões, oficiais, praças e instrutores do Proerd, Professor Doutor Paulo Maria Ferreira de Araújo, representando a Unicamp, Sr. José Roberto Maio Pompeu, do Conseg Pirituba, representando todos os Consegs, Centro de Promoção Humana São Joaquim Santana, Zona Sul, com 40 alunos e Escola Estadual Angelina Madureira, Zona Norte, com 62 alunos, Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo a solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o 8º Aniversário do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regido pelo 2º Tenente Músico PM Sérgio Rodrigues.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Neste momento, concedemos a palavra à Professora Juscilene Rodrigues da Silva, pedagoga e Diretora da Escola de Ensino Fundamental Oliveira Viana, do Jardim Ângela.

 

A SRA. JUSCILENE RODRIGUES DA SILVA - Boa noite a todos. Fiquei muito orgulhosa de vir aqui falar um pouquinho da polícia comunitária e de coisas que dão certo. Há vinte anos estou no Oliveira Viana, uma escola localizada no Jardim Ângela, que é um bairro tido como muito violento e perigoso, o que é verdade, tanto que, através dos jornais, todos podem ver isso. Então, todo aquele projeto que se destina ao combate às drogas e à violência, a escola abraça. E qual foi a nossa surpresa, quando fomos convidados para participar do Proerd. Foi uma surpresa muito boa porque, de repente, é um projeto que dá certo. Trata-se de um projeto dado por policiais, que vão às escolas falar sobre o combate à violência e às drogas. Esse projeto é importante porque esse policial que está indo para as escolas está fazendo uma coisa muito interessante, que é quebrar aquela imagem que existe do policiamento na periferia. Na Zona Sul, a imagem que se tem é de um policial violento e de repente chega o policial na escola e vai falar sobre a violência e drogas de uma forma positiva, de uma forma boa que eleva a imagem de toda Polícia Militar, porque esse policial mostra, através do projeto, que os policiais pensam, têm sentimento e têm família e estão lá, não só para fazer o policiamento intensivo, mas fazer um policiamento preventivo, através de outros projetos e deste também. Então, o policial vai para a escola para ensinar, ajudar, formar e estar junto, ser amigo, fazer parceria e a cumplicidade, que é algo que precisamos muito, nas escolas de São Paulo.

Agradeço muito a vocês, principalmente à base comunitária do Jardim Ângela, representada pelo Sargento David e pelo Cabo Carmo. Agradeço principalmente ao Soldado Alexandre, que foi quem deu o Proerd na Escola Oliveira Viana e que se saiu muito bem, porque não é tratado como policial na escola, mas como professor. A comunidade da Oliveira Viana gostaria que este projeto fosse ampliado e que atendesse a todos os alunos da escola. Sei que é um pouco difícil, porque a escola tem muitos alunos e o projeto atende a muitas escolas, mas é um projeto tão bom e tão importante de prevenção, que aborda o tema de drogas e violência, tanto as drogas proibidas, como as drogas com as quais as crianças da periferia estão acostumadas a viver no seu dia a dia, que são o tabaco e o álcool, de forma real, sem preconceito, pelo contrário, de uma forma positiva que dá direito aos alunos e às pessoas que participaram e viram o projeto, a ter o direito de escolher se vão ou não usar a droga. E é uma forma muito boa de se combater a violência.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Neste momento, vamos assistir um vídeo sobre o Proerd.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Assistiremos agora a execução da canção do Proerd, pela Banda da Polícia Militar, cantada por crianças que receberam curso do Proerd.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência agradece e concede a palavra ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, representando o PSB.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Minha querida Deputada Edna Macedo, autora do requerimento e que neste momento preside esta sessão, minha querida Coronel PM Vitória Brasília Souza Lima, diretora de assuntos municipais e comunitários da Polícia Militar e coordenadora geral do Proerd do Estado de São Paulo, Coronel Médico PM Izaac Chazin, Coronel PM Paulo Régis Salgado, Comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel da Reserva Marco Antônio Geraldine, quero cumprimentar ainda todos os oficiais, todos os policiais militares e todos os alunos presentes e quero dizer que é uma alegria ver um movimento como este. É uma pena que infelizmente não tenhamos o trabalho do Proerd sendo divulgado com mais força do que é, mas felizmente, ainda que não tenha tanta divulgação, podemos observar que tem trazido um resultado tão grande para tantas pessoas, para tantos jovens, para tantos adolescentes. E nós queremos parabenizá-los por isso. Logicamente que quando parabenizo a Coronel PM Vitória Brasília Souza Lima, posso dizer que por ver um trabalho tão organizado como temos visto e tido a informação nos últimos dias através do Proerd, um trabalho tão cuidadoso como esse tinha mesmo que ter uma mulher à frente. Portanto, quero parabenizar a Coronel PM Vitória Brasília Souza Lima neste momento. (Palmas.)

Coronel PM Vitória, a quem já conhecemos há algum tempo e conhecemos o seu trabalho frente à polícia feminina do Estado de São Paulo e sabemos o valor desta mulher, a forma grande de realmente agir e fazer esse trabalho com muita dignidade, logicamente honrando a Polícia Militar. Enquanto assistíamos ao vídeo, estávamos imaginando: Que pena que infelizmente não conseguimos fazer esse trabalho de forma mais ampla. Que pena que o tráfico acontece com velocidade muito maior do que infelizmente a tentativa de defesa das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos adolescentes. Quantos pais infelicitados! Talvez se tivéssemos o Proerd há mais tempo, agindo de forma muito mais ampla, provavelmente teríamos menos “Fernandos Dutra Pinto” por aí, fazendo o que fez, aterrorizando São Paulo e logicamente trazendo um reflexo muito ruim para todo País, com esse clima de insegurança que infelizmente estamos vivendo. Mas quero dizer a cada um que participa deste programa, como Deputado nesta Casa e vendo o trabalho que os senhores têm feito, quero parabenizá-los mais uma vez. Da nossa parte, só podemos dizer muito obrigado.

É claro que gostaríamos de ver cada traficante na cadeia, gostaríamos de ver o traficante não simplesmente cumprindo trinta anos de cadeia, mas no mínimo deveria existir prisão perpétua. Mas infelizmente, enquanto não temos a prisão perpétua, vemos tantos traficantes infestando as nossas cidades, usando crianças, adolescentes e tantas outras pessoas para fazer esse comércio desgraçado da droga. A droga é essa desgraça maior, que leva a vida de cada família que é molestada com esse problema. Anteontem passei numa clínica e estava conversando com um jovem de 25 anos, observando a tristeza dos pais daquele jovem. Um rapaz com 25 anos e que infelizmente acabou usando as drogas na escola. Hoje, ele é uma pessoa que dificilmente conseguirá dar um momento de alegria para seus pais. Esta realidade reflete a tristeza e a angústia que aquela família está vivendo por ter uma pessoa drogada na sua própria família.

Quero parabenizar a todos os oficiais do Proerd. É muito mais importante estarmos investindo no Proerd do que estarmos investindo na construção de novas Febems e cadeias. Conseguimos resolver o problema exatamente como os senhores estão fazendo. Não simplesmente reprimindo, mas ensinando a criança a ter a grandeza de dizer “não” ao traficante e “sim” à vida, à alegria e à bênção de Deus em suas vidas. Muito obrigado e uma boa noite a todos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Tem a palavra o Coronel da Reserva Marco Antônio Geraldine, Presidente do DARE.

 

O SR. MARCO ANTÔNIO GERALDINE - Nobre Deputada Edna Macedo, Presidente desta solenidade, na pessoa da qual cumprimento os demais parlamentares e pessoas desta Casa, Coronel Izaac Chazin, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Rui César Mello, na pessoa da qual cumprimento os demais coronéis e integrantes da Polícia Militar, professores presentes, senhoras e senhores, meninos e meninas, boa noite.

Ao receber o convite para estar aqui nesta noite comecei a fazer algumas reflexões e não me dei conta de uma série de coisas. Não me dei conta do tempo que passou, não me dei conta das dificuldades, do início do programa na academia, do início, com oito homens no QG da Polícia Militar e de todo esse caminho por que vem passando o programa, das tradições da cartilha, do primeiro manual, das primeiras iniciativas, dos companheiros que agora estão presentes, que ombro a ombro participaram de todo esse início. Muitos dos instrutores presentes são os que fizeram os primeiros cursos. Não me dei conta do reconhecimento do General Cardoso, que foi uma coisa muito importante para o programa e que já se manifestou várias vezes, assumindo o programa como sendo reconhecido pela Secretaria Nacional Antidrogas, trata-se já de um reconhecimento nacional. E pensando nisso, vejo que nada disso seria possível se não fosse a participação do soldado e desse instrutor que está nas escolas. E de toda essa força que empenhou a Polícia Militar nesse programa.

A Polícia Militar em São Paulo tem o Proerd como um pai que acolhe uma criança no colo. O programa se moldou nos braços da Polícia Militar, de tal maneira que em encontro dos comandantes gerais houve um reconhecimento como sendo o Proerd um programa oficial das polícias militares. Hoje, São Paulo representa, com relação aos outros 22 estados, seguramente 80% de todo o programa. São Paulo tem a maior polícia do Brasil, mas também tem um trabalho excelente com o Proerd. Essa expansão não seria possível sem a dedicação da Coronel Vitória. Muitas vezes estamos juntos em solenidades e venho acompanhando a preocupação que ela tem com relação à expansão do programa e o cuidado com que a DAMCO, capitaneada por ela, irradia essa causa para a Polícia Militar.

Uma secretária estadual de ensino disse uma vez: “Proerd é a oportunidade que o policial militar tem de praticar a ternura. O programa envolve muita emoção, emoção esta de que estou revestido hoje, pois estou me dando conta de que já faz oito anos. Comemorar isso, numa Casa destas, é muito importante. É todo um reconhecimento à Polícia Militar, pelo trabalho. Fica o meu agradecimento à Deputada que fez esse reconhecimento, que vê este trabalho da Polícia Militar e percebe a importância que ele tem para a nossa sociedade.

Muito obrigado, Deputada Edna Macedo, pela atitude de V.Exa., de marcar esse aniversário, com esta sessão. Foi muito importante para todo programa e dignifica a Polícia Militar todo este trabalho. Muito obrigado. Gostaria de fazer uma homenagem a Vossa. Excelência, nobre Deputada Edna Macedo.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Fico muito lisonjeada, mas transfiro todo esse carinho e esse amor a vocês, que merecem muito mais do que fazemos aqui, por todos vocês, policiais militares. Muito obrigada. Esta Presidência concede a palavra à Sra. Coronel Vitória Brasília de Souza de Lima, Diretora de Assuntos Municipais e Comunitários da Polícia Militar e Coordenadora Geral do Proerd, no Estado de São Paulo.

 

A SRA. vitória BRASÍLIA DE SOUZA LIMA - Exma. Sra. Edna Macedo, Digníssima Deputada Estadual que preside esta sessão, Coronel Izaac Chazin, representando o Comandante Geral da Polícia Militar, na pessoa de quem cumprimento os demais oficiais nesta Casa, nobre Deputado Gilberto Nascimento, na pessoa de quem cumprimento os demais parlamentares desta Casa, Professor Doutor Paulo Maria Ferreira de Araújo, que representa a Unicamp, senhores oficiais do Proerd, senhores instrutores do Proerd, crianças, permitam-me uma reflexão: o ser humano foi criado por Deus para ser feliz. Todo homem, portanto, procura a felicidade, mesmo que seja inconscientemente. Mas o que é a felicidade? Substantivo difícil de definir, mas segundo os léxicos, é a qualidade ou estado de felicidade, contentamento, de ventura. É nesta condição que me encontro neste momento, lançando um olhar pelos trinta anos da minha carreira profissional, prestes a terminar, posso vislumbrar uma atividade própria da polícia feminina, o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco. Quero enfatizar que o início de meu trabalho na polícia esteve estritamente relacionado com o atendimento de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes. E hoje Deus me concedeu um significativo presente, ao me colocar à frente da Diretoria de Assuntos Municipais e Comunitários da Polícia Militar, órgão responsável pelo maior programa de prevenção ao uso de drogas e à violência desenvolvido no Estado de São Paulo, permitindo-me assim prolongar esse meu contato com esse público especial até o meu último dia de missão na milícia paulista. A data de hoje reveste-se pois de uma importância especial, não só para mim, mas sobretudo para a Polícia Militar do Estado de São Paulo, dando-se destaque principalmente aos policiais e educadores que trabalham diretamente no Proerd. Comemora-se aqui não só os oito anos da instituição do Proerd São Paulo, mas também o reconhecimento de suma importância desta nobre Casa de Leis e da sociedade em geral pelo trabalho realizado pelo programa junto às nossas crianças. A Polícia Militar, que garante à população um policiamento ostensivo de 24 horas consecutivas, aprimora hoje sua missão, através da adoção da filosofia de polícia comunitária, cuja tônica consiste na aproximação maior entre o policial e a comunidade, na execução de um trabalho essencialmente preventivo. O Proerd é, sem dúvida, umas das formas mais expressivas desta nova postura. A prevenção primária, o uso de drogas, reforçando em nossas crianças o conceito de cidadania, auto-estima e amor à vida, com objetivo de as tornarem livres de tão crescente flagelo. Desde sua criação, em São Paulo, em 1993, o Proerd já atingiu cerca de um milhão de crianças em todo Estado, inclusive transferindo este conhecimento para dezenas de policiais militares de outros estados da federação. A educação preventiva ao uso de drogas, aliada à repressão ao tráfico, consiste na melhor solução para o problema que a cada dia mostra ser um dos principais geradores da violência. Não há dúvidas quanto ao resultado positivo desta parceria; escola, polícia e família. Entretanto, essa verdade não nos torna imunes a contundentes críticas de pessoas que há décadas ocupam posições sociais importantes no cenário da prevenção ao uso de drogas, porém nada de efetivo têm feito em prol da causa que defendem. Neste momento, nossa solidariedade ao povo americano. Nesta oportunidade aproveito para homenagear os nossos colegas do corpo de bombeiros americano, que na semana passada sacrificaram suas vidas em função de protegerem até as últimas conseqüências sua população desesperada e que servisse aquela tragédia como uma lição de vida para todos nós. Aqueles bravos homens perderam suas vidas na luta pela sobrevivência de outros seres humanos. Parte da sociedade que naquele momento necessitava de sua ajuda. Assim é o Proerd e a Polícia Militar. Estamos compromissados com a defesa da vida, nas ruas ou nas escolas, onde o Proerd atua, enfrentando e discutindo abertamente os problemas da droga. Aos comandantes de batalhão, peço que insistam e apoiem cada vez mais o programa em suas unidades. A prevenção será sempre a melhor forma na redução da criminalidade. Aos educadores, digo que o programa simplesmente não existe sem a parceria e a valiosa contribuição da escola. Vocês são parte essencial deles, principalmente na continuidade de prevenção, que deve ser diária. Aos instrutores do Proerd presentes, saibam que são a mola mestra do programa. Todo este êxito só acontece em razão do seu trabalho e dedicação. As crianças por vocês formadas, ao longo de suas vidas levarão dentro de seus corações os conhecimentos e experiências da sala de aula. Assim, neste momento, solicito a todos os instrutores presentes que fiquem em pé, para serem aplaudidos, pois todos somos gratos a vocês. (Palmas.)

Aos pais e crianças envolvidos no programa, quero dizer que os grandes resultados não podem ser conseguidos de uma vez e devemos ficar satisfeitos se progredirmos na vida como caminhamos passo a passo. O curso Proerd, que tem a duração de seis meses, constitui o início de um trabalho. É apenas uma semente plantada que deve ser irrigada dia a dia, principalmente nos lares de cada um. Finalizando, gostaria de agradecer o apoio e dedicação da nobre Deputada Edna Macedo, que sempre esteve presente nesta nossa empreitada, cumprimentando-a pela iniciativa desta sessão solene. A Polícia Militar é muito grata ao seu empenho, bem como dos demais parlamentares que nos prestigiam com suas presenças. Agradecemos aos coronéis, comandantes, diretores, tenentes-coronéis, comandantes de batalhões, praças e instrutores do Proerd. Agradecemos as duas escolas presentes, aos alunos. Recebam todos o nosso sincero obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDNA MACEDO - PTB - Esta Presidência gostaria de agradecer aos nobres Deputados Paschoal Thomeu, Salvador Khuriyeh e Edmur Mesquita, que mandaram abraços e parabéns ao Proerd pelo seu 8º aniversário.

Autoridades civis presentes, militares, senhoras e senhores, professores, é para nós uma honra e motivo de grande satisfação termos a oportunidade de dirigir-lhes a palavra por ocasião desta sessão solene, que visa homenagear de maneira singela o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência de nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, assim como os seus integrantes. Preliminarmente, é importante fixar que o narcotráfico só prospera porque existem os viciados, os consumidores de drogas, que por mais paradoxal que possa parecer, são as suas maiores vítimas, mas também seus grandes cúmplices. Sem usuários, inexiste o tráfico de drogas. Outro fato importante é que a adição dos adolescentes às drogas tem fomentado a violência, tanto entre como contra eles, inclusive pela formação das famigeradas gangues, verdadeiras quadrilhas, assim como levado um número cada vez maior ao crime e à marginalidade. Estes são fenômenos universais e não apenas um problema que só ocorre no Brasil. Além disso, é de notório conhecimento que o crime organizado, o narcotráfico e a violência dele decorrentes, mormente a juvenil, são como um grande incêndio, impossível de ser apagado, mas que pode e deve ser circunscrito até que se apague e que só ocorra quando falhe a prevenção. Tentar acabar com o narcotráfico e com a violência apenas e tão somente pelo trabalho repressivo é perda de tempo, é impossível. A repressão, assim como a punição, é algo imprescindível e deve ser constante e dura. Porém, também é verdade que a reeducação e ressocialização dos faltosos deve ser prioritária e não se resume apenas a apartá-los da sociedade e jogá-los no inferno, que é o nosso sistema prisional, pois eles vão sair um dia e voltarão piores do que eram. Mas mais importante do que isso tudo, é a prevenção. Procurar evitar que o jovem, o adolescente e infelizmente as crianças enveredem pelo caminho da droga e da violência. Neste particular, a Polícia Militar do Estado de São Paulo ponteia pelo seu pioneirismo ao implantar o Proerd, pelo atual Coronel PM Reformado Marco Antônio Geraldine, que se baseia no programa norte-americano DARE, que traduzimos como Educação para Resistência aos Males das Drogas e que hoje é desenvolvido em mais de 40 países, atingindo cerca de 35 milhões de crianças por ano. No Brasil, o Proerd já existe em 22 estados, mercê do trabalho de nossos policiais militares, que formaram 222 instrutores em outras polícias, passando o programa a ter abrangência nacional, utilizando-se de recursos humanos que se encontram presentes na esmagadora maioria das cidades brasileiras, até nos mais remotos rincões, o PM. É importante frisar o impacto que o policial fardado exerce como um modelo positivo aos jovens, que nesta faixa etária têm via de regra, grande fascínio e respeito pelo cidadão fardado, o que é aproveitado pelo militar para apresentar-se como amigo próximo e orientador, resgatando a imagem da polícia e das instituições, conseguindo assim angariar a indispensável confiança que qualquer organização ou programa deve inspirar, para poder ser eficiente. E tem dado certo, pois no ano passado, em São Paulo, o Proerd formou 262.150 crianças, utilizando-se de 914 instrutores, sem dúvida dados dignos de nota. É óbvio, claro e cristalino, este é o caminho, o qual não deve ficar restrito à atuação de nossas polícias militares. Programas semelhantes podem e devem ser implantados por outras organizações e entidades, inclusive do Governo Federal e da iniciativa privada e que não sejam trabalhos pontuais, podem até obedecer a diretrizes e formas de ações diversas, mas que tenham uma finalidade única, apenas um único ponto focal, evitar que nossas crianças e adolescentes ingressem no mundo sombrio das drogas e da violência. Nestes dias tumultuados por que passa a humanidade, e tendo em mente a comprovada ligação entre o narcotráfico e o terrorismo, mais do que nunca é absolutamente necessário que programas de prevenção como o Proerd sejam urgentemente implementados e os já existentes ampliados, para que não venhamos no futuro a arrepender-nos amargamente de nossa omissão ou complacência. A nossa Polícia Militar, pioneira nesse tipo de ação, assim como as polícias de outros estados e outras entidades que já encaram o trabalho de prevenção ao uso de drogas e a violência como algo sério, não devem e não podem ficar sozinhas. É dever inalienável de toda sociedade, alinhar-se ao lado e envidar todos os esforços no sentido de triunfarmos sobre este inferno de Dante que ameaça engolfar-nos e enche de nuvens sombrias o nosso futuro. Chega de planos mirabolantes e inexeqüíveis, vamos colocar os pés no chão. O mapa da mina são as crianças e os adolescentes e é a eles que devemos dar prioridade absoluta. Vamos parar com a demagogia barata e colocar as mãos na massa, investindo pesado na única solução, a educação no sentido mais amplo e não somente a formal, o resto é resto. Em vez do caminho fácil das proibições, as mais esdrúxulas e inócuas das famosas iluminações, agora impraticáveis, vamos formar cidadãos de bem, em suma, vamos combater o narcotráfico e sua violência, associada simplesmente, acabando com sua clientela.

Reconhecemos que este não é um trabalho fácil e nem será tão rápido. Vai demorar, nós sabemos. Mas ao fim e a cabo, a vitória será nossa ou dos que nos sucederem, temos certeza. Ao Proerd, desejamos vida longa e profícua e à nossa querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, os nossos parabéns por esta magnífica iniciativa. Que Deus abençoe a todos e os acompanhe a cada passo neste trabalho sublime! Coronel Vitória, que Deus lhe proteja e a abençoe na coordenadoria deste Proerd! Muito obrigada.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades presentes e àqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a sessão.

Muito obrigada.

 

* * *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 05 minutos.

 

* * *