http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE MAIO DE 2012

026ª SESSÃO SOLENE EM homenagem Á “SANTA CASA DE SÃO PAULO, PELOS 40 ANOS DE FUNDAÇÃO DO HOSPITAL SANTA ISABEL"

 

Presidente: VITOR SAPIENZA

 

RESUMO

001 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Vitor Sapienza, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear a Santa Casa de São Paulo, pelos 40 Anos de Fundação do Hospital Santa Isabel". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Anuncia que a presente sessão será transmitida em data oportuna pela TV Assembleia.

 

002 - MARCO AURÉLIO CUNHA

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, comenta que a Saúde pública paulista é a melhor do país.  Pondera que mesmo assim o sistema recebe críticas, nem sempre justas. Cita o Hospital Santa Isabel como um dos melhores da Capital.

 

003 - ALDA MARCO ANTONIO

Vice-Prefeita do Município de São Paulo e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo, representando o prefeito do Município de São Paulo, Gilberto Kassab , saúda a todos os presentes e em especial às autoridades. Comenta sobre a história do Hospital Santa Isabel, associando-a a da Santa Casa. Relata que esta instituição atende toda a população da região central da Capital e louva a qualidade do seu atendimento. Agradece a direção da Santa Casa pelo trabalho realizado em prol da comunidade.

 

004 - GIOVANNI GUIDO CERRI

Secretário de Estado da Saúde, representando o Governador Geraldo Alckmin, cumprimenta todas as autoridades presente. Relata o apreço e respeito do Governador pela Santa Casa. Cita a importância da instituição pelo atendimento aos mais carentes e pelos inúmeros médicos que forma anualmente. Deseja longa vida à instituição

 

005 - Presidente VITOR SAPIENZA

Anuncia a apresentação da música "Ave Maria" pelo tenor Jean William.

 

006 - KALIL ROCHA ABDALA

Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, faz breve relato acerca da história do Hospital Santa Isabel. Explana sobre a motivação de sua criação e sua atual capacidade de atendimento. Comenta sobre a administração da instituição e detalha as ações em curso atualmente, visando melhoria das instalações e do atendimento. Agradece ao Presidente pela convocação desta sessão e saúda as autoridades presentes. Solicita que fossem entregues medalhas alusivas ao evento aos membros da Mesa.

 

007 - Presidente VITOR SAPIENZA

Lembra as condições de atendimento de diversas Santas Casas do Interior. Relata sua gratidão em poder ser o solicitante desta homenagem. Elogia a administração atual da Santa Casa de São Paulo. Cita projeto de lei neste Parlamento, de sua autoria, que destina recursos de cartórios para as Santas Casas do Estado. Comenta que as ações desta instituição são fruto do trabalho em equipe dos funcionários e parabeniza o atual Provedor. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Vitor Sapienza.   

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – VITOR SAPIENZA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e Senhores, muito boa noite, sejam bem-vindos à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene é em homenagem à Santa Casa de São Paulo pelos 40 anos de fundação do Hospital Santa Isabel. Convido para compor a Mesa dos nossos trabalhos o Exmo. Sr. Deputado Vitor Sapienza; (Palmas.) convido Dr. Giovanni Guido Cerri, Secretário do Estado da Saúde, neste ato representando o Governador Geraldo Alckmin; (Palmas.) convido o Dr. Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo; (Palmas.) Dra. Alda Marco Antônio, vice-Prefeita do Município de São Paulo, neste ato representando o Prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; (Palmas.) convido o Dr. Marco Aurélio, vereador à Câmara Municipal de São Paulo. (Palmas.) Senhoras e Senhores, com a palavra, o Exmo. Sr. Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS -   Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. Autoridades presentes: Dr. Giovanni Guido Cerri, Secretário do Estado da Saúde, representando o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin; Dr. Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo; Dra. Alda Marco Antônio, vice-Prefeita do Município de São Paulo, neste ato representando também o nosso Prefeito Gilberto Kassab; Vereador Marco Aurélio, nosso vereador à Câmara Municipal de São Paulo.

Srs. Deputados e Sras. Deputadas, minhas Senhoras e meus Senhores, essa sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo da casa, nobre Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo pelos 40 anos de fundação do Hospital Santa Isabel. Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o hino nacional brasileiro, que será interpretado pelo Tenor Jean William.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e Senhores, registramos e agradecemos as presenças do Dr. Abdo Antônio Hadade, vice-Presidente do CIESP, representando o Presidente da FIESP/CIESP, Dr. Paulo Skaf; Dr. Paulo Kron, coordenador da gestão hospitalar e do SAMU, representando o Secretário Municipal da Saúde de São Paulo, Dr. Januário Montone; Deputado Tonico Ramos, ex-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Dr. Carlos Alberto Herreiras de Campos, primeiro secretário da CREMESP; Dr. Jesse Bertelotti, superintendente de regulação da UNIMED; Dr. José da Silva Guedes, ex-Secretário da Saúde do Estado de São Paulo; Dr. Milton Ferreira, vereador à Câmara Municipal de São Paulo; Dr. Arnaldo Tironi, Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Dr. Afonso De La Mônica Neto, ex-Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras; Dr. Leonardo da Silva, Diretor de Comunicação, representando o Presidente da Associação Paulista de Medicina, Dr. Florisval Meinão; Dr. Carlos Alberto Campos, Secretário do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, representando o Sr. Renato Azevedo Junior, Presidente do CREMESP; Dr. Antonio Carlos Fortes, superintendente da irmandade da Santa Casa De Misericórdia de São Paulo; Padre Rosalvino Morán Viñayo, Diretor-Presidente da Obra Social Dom Bosco; Sr. Hamilton Prado Alves, representando o Deputado Estadual Antônio Salim Curiati. Com a palavra o Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS -  Inicialmente, quero agradecer ao Tenor Jean William, pela brilhante interpretação do nosso hino nacional. Comunicamos também que está sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembléia no próximo domingo, dia 13 de maio, às 22 horas, no Net canal 13, na TVA canal 66, na TVA digital canal 185, na TV digital aberta canal 61.2. Iniciando os nossos trabalhos, concedo a palavra ao Vereador Marco Aurélio Cunha.

 

O SR. MARCO AURÉLIO CUNHA - Boa noite a todos, amigos presentes na Assembléia Legislativa de São Paulo, a Mesa que está brilhantemente composta por colegas médicos e autoridades políticas, não vou citá-las nominalmente para não alongar a nossa participação. Meu querido amigo Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa, e também certamente grande homenageado desta noite. Eu sempre digo que a saúde de São Paulo é extremamente criticada quando se fala da esfera pública, que eu combato veementemente.

A saúde de São Paulo é, sem dúvida alguma, a melhor saúde do país, tanto da cidade, como do Estado de São Paulo. Para cá todos vem buscando suas soluções e angústias na área da saúde. As dores terminam em São Paulo, o trabalho aqui feito pelos nossos médicos, pelos nossos hospitais é digno do mais alto relevo e admiração. Mas lamentavelmente todos sempre começam a falar da saúde por aquele paciente, lamentavelmente, mal atendido, aquele paciente que ficou à margem, por um número imenso de outros pacientes atendidos, e ficou de forma demorada no seu atendimento. Poucos veem que enquanto um paciente não está sendo, talvez, dada atenção oportuna, milhares de outros estão sendo atendidos de forma brilhante, especial e dedicada pelos médicos e pelas equipes que compõem um quadro hospital.

Nesta data importante dos 40 anos do Hospital Santa Isabel, quero homenagear toda a classe médica e toda classe que compõe esse quadro esforçado, dedicado e de profunda devoção que é da área da saúde. Certamente o Hospital Santa Isabel é hoje um dos mais importantes da Cidade de São Paulo e que honra esta qualidade de padrão médico que nós buscamos.

Portanto, está aqui nesta solenidade, primeiro honrar a nossa profissão, dedicação aos nossos pacientes e certeza de que essas entidades durarão eternamente, porque delas precisamos e Poe elas lutaremos para que prossigam de forma cada vez mais capaz, eficiente e, mais do que nunca, afetuosa. Não há medicina sem afeto, sem troca, sem compaixão. E com certeza os colegas que compõe esse quadro médico têm essas virtudes e essas qualidades. Por isso eu sofro muito quando ouço críticas da mídia em relação aos atendimentos, há de se melhorar e muito na saúde pública, mas a de se lembrar que São Paulo acolhe a todos e com seu esforço absoluto tenta fazer o que há de melhor em saúde e medicina neste país.

À Santa Casa, ao Hospital Santa Isabel, os meus cumprimentos e certamente toda Câmara Municipal, que eu tenho aqui meu colega Milton Ferreira representando. A vocês, meus parabéns por esta grande solenidade; ao Deputado Sapienza, parabéns pela homenagem e que nós tenhamos uma noite realmente de reverência ao Hospital Santa Isabel como ele merece. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS -  A seguir esta Presidência concede a palavra à Sra. Alda Marco Antônio, vice-Prefeita e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo, que também está representando o nosso Prefeito Gilberto Kassab.

 

A SRA. ALDA MARCO ANTÔNIO - Senhoras e Senhores, saúdo a todos trazendo um abraço do Prefeito Gilberto Kassab, que não pôde comparecer, mas recomendou-me que viesse trazer a sua palavra de entusiasmo e de agradecimento pela gestão dessas pessoas encantadoras, talentosas e competentes, que tocam ao mesmo tempo a Santa Casa e o Hospital Santa Isabel. Um abraço especial ao Presidente dessa sessão, meu amigo Deputado Vitor Sapienza, companheiro de longa data e de muitas lutas. Cumprimentar o Secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, representando o Governador Geraldo Alckmin; um abraço muito especial, muito afetuoso ao Kalil Rocha Abdalla, nosso provedor, meu chefe lá da Santa Casa, pessoal que deu rumo maravilhoso a nossa querida Santa Casa, o hospital; Vereador Marco Aurélio Cunha, representante da edilidade neste ato.

Para nós, da administração municipal, é até emocionante falar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e do Hospital Santa Isabel, porque eles funcionam como vasos comunicantes. O Hospital Santa Isabel nasceu para ajudar a Santa Casa. A Santa Casa de São Paulo, se ela não existisse teria que fazer algo parecido. Ela é a dona do centro da Cidade de São Paulo. Recebe praticamente 100% dos acidentados do centro da Cidade de São Paulo. Recebe gente da cidade inteira, mas, sobretudo, do centro da cidade; ela recebe com respeito, com carinho, com dignidade, inclusive os moradores de rua. Todos nós sabemos que os moradores de rua procuram o centro da cidade, porque o centro da cidade é rico, tem um lixo que pode ser transformado em dinheiro, e, sobretudo, porque dá também o anonimato. Muita gente se esconde na condição de morador de rua e quando batem à porta da Santa Casa, mesmo que não tenham documento, a Santa Casa atende, porque eu sou testemunha disso.

Portanto, o trabalho que faz a Santa Casa e o trabalho que faz o Hospital Santa Isabel, que é um hospital padrão-escola, todo procedimento do Hospital Santa Isabel é um procedimento de ensino, é um procedimento de escola, portanto, de altíssima excelência, e o nosso papel como administrador, Kalil Rocha Abdalla, é vir aqui em nome do Prefeito, em nome da administração municipal e dizer que nós somos muito agradecidos, a você e a toda sua equipe, a equipe que dá vida, a esta instituição extraordinária, à Santa Casa e ao Hospital Santa Isabel. E a nós só nos resta desejar à Santa Casa e ao Hospital longa vida e sempre uma administração, quando você for sucedido, da mesma qualidade do que você deu a estas duas instituições. Nós só queremos desejar longa vida à Santa Casa, longa vida ao Hospital Santa Isabel, ao Kalil e a sua equipe dizer o seguinte, um grande Kalil, um gigantesco, um enorme muito obrigado, por tudo o que vocês fazem pela cidade de São Paulo e também pelo Brasil. Muito Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS -   Esta Presidência quer registrar um depoimento marcante de alguém que conhece assistência social. Com a palavra agora, o Dr. Giovanni Guido Cerri, Secretário do Estado da Saúde, que neste momento representa o Governador Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo.

 

O SR. GIOVANNI GUIDO CERRI - Quero, inicialmente, cumprimentar o Deputado Vitor Sapienza, por esta importante iniciativa de homenagear o Hospital Santa Isabel e a Santa Casa de São Paulo e cumprimentar o Dr. Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa de São Paulo, que está sendo justamente homenageada hoje. Cumprimento a vice-Prefeita de São Paulo, representando o Prefeito Gilberto Kassab, a Sra. Alda Marco Antônio; quero cumprimentar o nosso colega médico Marco Aurélio, vereador; o Dr. Paulo Kron, coordenador de gerência hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, representando o Secretário Januário Montone; o Dr. Antônio Carlos Fortes, superintendente da Santa Casa de São Paulo; o Dr. Laercio Martins, diretor administrativo do Hospital Santa Isabel; o nosso Secretário da Saúde, José da Silva Guedes; cumprimento todos os médicos, os funcionários da Santa Casa de São Paulo, os professores, as faculdades de ciências médicas da Santa Casa, os irmãos mesários, demais autoridades, amigos e amigas.

Em primeiro lugar, eu quero trazer um cumprimento caloroso do Governador Geraldo Alckmin a está grande instituição que é a Santa Casa. O Governador Geraldo Alckmin tem grande apreço pela Santa Casa, que é um grande parceiro do Estado, da Secretaria do Estado de Saúde do Governo do Estado, no atendimento da população que tanto precisa de uma saúde de qualidade que a Santa Casa sabe tão bem prover. É muito importante destacar que o Santa Isabel tem 40 anos, é uma parte nova desta instituição, onde a medicina de São Paulo desenvolveu-se.

A Santa Casa de São Paulo foi o primeiro berço do ensino médio com a faculdade de medicina na época, é hoje a faculdade de medicina da USP.  Por lá também passou a faculdade paulista de medicina, e hoje está lá a Santa Casa de São Paulo, fazendo com que está instituição tenha tido uma enorme fluência das três das principais escolas médicas do país. O que a Santa Casa dá como assistência, principalmente à população mais carente, que depende do Sistema Único de Saúde, não só da Cidade e Estado de São Paulo, mas de todo Brasil, contribuição que dá na formação de grandes médicos que nós temos no país é um fato muito marcante. E nós desejamos que a Santa Casa continue com esse crescimento, com essa contribuição, e essa força que tem forma continua e sendo sempre parceira da Saúde do Estado. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Assistiremos agora à interpretação da música Ave Maria, pelo Tenor Jean William.

 

* * *

 

- É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - A Presidência concede agora a palavra ao Dr. Kalil Rocha Abdalla, provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

O SR. KALIL ROCHA ABDALLA - Eu preferi descer aqui para não assustar vocês por causa dos papéis, mas será lido com rapidez. Quarenta anos são passados do dia em que o Governador Laudo Natel, acompanhado do Exmo. Presidente da República de então, General Medici, compareceu à Santa Casa para inaugurar o hospital Santa Isabel. O empreendimento foi idealizado pelo saudoso provedor Cristiano Altenfelder e Silva, homem de grande visão, a fim de dar o necessário e imprescindível suporte financeiro à Santa Casa.

De lá para cá muita coisa ocorreu: vivíamos em um regime de exceção, hoje vivemos em pleno Regime Democrático. Naquela oportunidade, nobre Vereador Marco Aurélio, o nosso São Paulo F.C. não havia conquistado nenhum título de campeão mundial, hoje nós já temos o tri, enquanto outros nunca chegaram lá e tenho a impressão de que tão cedo não chegarão.

Após quarenta anos, senhoras e senhores, já possuímos, em plena atividade, uma segunda unidade do Hospital Santa Isabel, conhecida como Unidade Jaguaribe. Esta unidade prima pelo atendimento e pelo atendimento personalizado, tornando-se referência no atendimento particular e pode em conjunto com a primeira, hoje aniversariante, serem considerados os principais sustentáculos da instituição Santa Casa, e em breve estaremos partindo para uma terceira unidade.

Os hospitais Santa Isabel foram criados, é preciso que se realce, com foco no atendimento de convênios médicos, revertendo o seu lucro para suprir o déficit da Santa Casa, que atende apenas pacientes do SUS, ou seja, carentes e necessitados que não têm a menor condição de pagar uma adequada assistência médica. Dever e obrigação do Estado, segundo preceitua nossa carta magna. Não medimos esforços, Sr. Presidente, para que o hospital fosse ampliado e melhorado, e o principal: atualizado e devidamente modernizado para suprir as novas demandas na área da saúde.

Como recordar é viver, vem à mente uma frase do nosso saudoso Presidente Cícero Pompeu de Toledo, o homem que deu início ao estádio que hoje leva o seu nome: “Fazer o difícil na hora e o impossível um pouco depois”. Apesar das dificuldades financeiras que a instituição atravessa, e não é circunstância de hoje, tendo sempre sobrevivido apesar da defasagem de valores da tabela do SUS no que tange ao custeio. Não poderíamos no momento em que estamos completando quarenta anos, da inauguração da primeira unidade particular, deixar de apresentá-lo à cidade inteiramente remodelado; é o que estamos fazendo com uma reforma próxima de seu final, que certamente permitirá melhor atendimento aos nossos pacientes.

Continuaremos, posso afiançar, apesar das dificuldades e entraves, se os ilustres Secretários da Saúde, tanto do Estado como do Município nos ajudarem, que isto está prestes a acontecer, principalmente pelo fato do Dr. Giovanni Cerri estar aqui presente ouvindo a nossa peroração, ajudar a remodelação de nossas seis enfermarias, para dar mais dignidade aos enfermos, repetindo o que ele disse em sua secretaria na tarde de hoje. Uma já fiz logo ao início de nossa administração, faltando, porém, cinco outras, que dependem de liberação de verbas já solicitadas e aprovadas.

Dentro em breve entregaremos um novo centro médico construído às nossas despesas, sem qualquer ajuda governamental, é necessário que se esclareça. Novos consultórios, permitindo livre circulação entre o centro a ser inaugurado e a unidade dois através de passarela interna. Demos início ao novo prédio de Ciências Médicas, que esperamos inaugurar no próximo ano, quando a faculdade atingirá meio século de existência. Já contratamos e estamos apenas aguardando a aprovação da planta para dar início à construção da garagem subterrânea da Santa Casa, o que certamente aliviará o fluxo de veículos em nossas dependências. Estamos sonhando com um centro de convenções digno da nossa centenária instituição.

Isto é a Santa Casa, e este é o legado que pretendemos deixar à cidade, que sempre atendeu aos apelos dos dirigentes que por séculos a dirigiram, e foram aqui honrados com a generosidade dos paulistas e paulistanos.

Antes de encerrar, não posso deixar de fazer um agradecimento especial ao Presidente desta Casa, o Deputado Barros Munhoz, e ao Deputado Vitor Sapienza, Presidente da Mesa. Meu amigo Vitão, grande amigo, porém simpatizante de outra agremiação, o que muito me desagrada, que abriram suas portas para nos receberem nesta data festiva para nós, e de muita importância para a Santa Casa e Cidade de São Paulo; meus cumprimentos ao Secretário da Saúde, Dr. Giovanni Cerri, com quem estive nessa tarde representando o Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin; à ilustre vice-Prefeita, minha amiga Alda Marco Antônio, símbolo da mulher e da garra brasileira, que representa neste ato o ilustre Prefeito Municipal; ao Dr. Paulo Kron, representante do Secretário Municipal Januário Montone; e ao Vereador Marco Aurélio Cunha, nosso parceiro do tricolor; um particular agradecimento ao nosso irmão Paulo Skaf, que por mais uma vez gentilmente nos atendeu possibilitando a vinda do Tenor Jean William que, de forma primorosa, entoou o hino nacional brasileiro, quando mostra de sua versatilidade e capacidade; muito obrigado, irmão Abdo, que é representante do Paulo Skaf aqui; à nossa APM, a pessoa de Leonardo Silva, representante do Presidente Florisval Meinão, que muito nos tem ajudado, inclusive oferecendo brinde que será distribuído a todos os presentes; Um agradecimento muito especial e carinhoso aos membros da minha equipe, da provedoria, aos irmãos mesários, ao superintendente da Santa Casa, Dr. Fortes, aos Diretores do Hospital Santa Isabel, Dr. Laércio Martins e Frederico Carbone Filho, bem como o antigo diretor Dr. Carlos Adalberto, que durante longo período lá permaneceu; ao corpo clínico dos hospitais, aos médicos que os vejo em grande quantidade nessa sessão, e o que é mais importante em qualidade, enfermeiros e atendentes.

Por fim, meu muito obrigado a todos que aqui compareceram prestigiando os hospitais Santa Isabel e a irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Peço agora que as minhas secretárias façam a entrega de medalha aos membros componentes da mesa. Muito obrigado. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a homenagem da entrega de medalhas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Autoridades citadas, meus Senhores e minhas Senhoras, o fato de termos mais de meio século dá condições da gente historicamente voltar ao passado. Lembro-me bem da nossa Santa Casa, da Santa Casa do interior, que as irmãs de caridade procuravam, dentro de suas limitações, proporcionar um pouco de amenização do sofrimento humano. O tempo passou e passou bem mais rápido que imaginávamos.

Caro amigo Kalil, eu sou do tempo que o Palestra Itália e o Palmeiras ainda significavam alguma coisa, hoje tal qual o São Paulo não está significando muita coisa não. É o troco da provocação que foi-nos dada, eu tinha que dar, porque você veio com o Marcos, os dois me provocando a todo o momento, eu tinha que também quebrar um pouco o protocolo, e falar que hoje quem dá bola é o Santos F.C., Neymar e companhia limitada. (Palmas.)

Mas pessoal, é uma oportunidade que eu tive, porque se eu não fizesse isso, receberia uma série de e-mails durante a semana, como eu recebo frequentemente quando o Palmeiras perde. Então, é uma oportunidade que eu estou tendo de dar o troco. Ultimamente está sendo tão difícil dar troco.

Mas quero dizer o seguinte, aquele tempo passou; quero hoje, primeiro, me sentir gratificado por ter oportunidade de ser o porta-voz do reconhecimento de muito que os paulistanos e paulistas devem a essa formidável instituição chamada Santa Casa. Porém, também eu temo, eu temo porque uma série de fatores nós tivemos a felicidade de ter alguém do porte de um Kalil, que deu choque de gestão, modificou, alterou ele a sua equipe, deram um panorama de modernidade a uma instituição que, se não fosse por esse choque, com toda sinceridade, já teria fechado. E eu tenho feito parte de uma frente na Assembléia Legislativa de valorização das Santas Casas, instituições filantrópicas.

A maioria dos nossos moradores, dos nossos habitantes, imagina que tudo o que a Santa Casa faz é através de recursos públicos. Não é bem assim, são de movimentos são de doações, são de propósitos de homens que deixam o seu lar, sua atividade, em busca de complementação daquilo que o pessoal mais necessitado precisa. Eu tive a felicidade de ser o autor, talvez, do melhor projeto de lei da Assembléia, que destina e continua destinando recursos dos cartórios para as Santas Casas. Mas é muito pouco, esse recurso totaliza aproximadamente dez milhões de reais por ano. É muito pouco. Nas vezes que tenho ido tomar um café, o meu grande amigo Kalil me mostra que o que ele recebe não basta para atingir 10% da sua folha de pagamento mensal.

Então, dentro desse quadro, quando existe esse movimento a necessidade da conscientização da população, e que primeiro não é o Estado de forma geral, seja ele o Município, Estado, união que mantém as Santas Casas, é fruto de um trabalho coletivo de todos nós, e no momento em que nós, com muita galhardia, comemoramos 40 anos do nosso hospital, é um motivo e um momento para nós refletirmos o que é que nós queremos nos próximos anos? Nós queremos uma Santa Casa livre de injunções, livre de dívidas, e com disposição maior ainda de ser aquilo que o seu corpo diretivo pretende. Orgulho não só do Brasil, mas principalmente do nosso Estado de São Paulo.

Parabéns, meu amigo Kalil; parabéns, Corpo Diretor das Santas Casas. E se Deus quiser nós teremos condições de comemorar ainda com mais galhardia nos próximos anos. Está encerrada a presente sessão e, em nome do corpo administrativo das Santas Casas, convido a todos para participarem de um coquetel no salão do hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Quero, antes de terminar, registrar também a presença de uma grande incentivadora das nossas Santas Casas no Estado de São Paulo, a médica Dra. Alaide Querca. (Palmas.)

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.     

 

* * *