1

25  DE AGOSTO DE 2000

27ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO INSTITUTO CULTURAL DA FRATERNIDADE UNIVERSAL

 

Presidência:  EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 25/08/2000 - Sessão 27ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEM AO INSTITUTO CULTURAL DA FRATERNIDADE UNIVERSAL

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o Instituto Cultural da Fraternidade Universal. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - VALDECI AUGUSTO DE OLIVEIRA

Na qualidade de Presidente em exercício do Instituto Cultural da Fraternidade Universal, agradece a presença de todos. Em especial, agradece ao Presidente Vanderlei Macris por ter cedido o espaço do Plenário para a sessão e ao Deputado Edson Ferrarini por seu apoio e ajuda. Comunica que o Instituto Cultural  da Fraternidade Universal é uma entidade de caráter social e cultural que tem por finalidade realizar eventos cívicos com o intuito de dar o devido reconhecimento às pessoas que se destacam em suas atividades, e coloborar com entidades sociais. Outorga honrarias a personalidades de destaque.

 

003 - MIGUEL JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA

Em nome de todos os agraciados, agradece a láurea conferida pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Destaca que o Instituto Cultural de Fraternidade Universal ajuda também entidades assistenciais. Afirma ter recebido a láurea do Instituto e, a partir daí, ter-se dedicado à luta pela segurança e pelo problema das drogas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                   *   *   *

 

            O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PL - À minha direita, temos o Comendador José Miguel de Oliveira, Diretor Presidente da empresa Ribeiro de Oliveira, Consultores Associados, à minha esquerda, o Professor Dr. Paulo Cintra Damião.  Esta sessão solene homenageia o Instituto Cultural de Fraternidade Universal.

            Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão foi convocada pelo nobre Deputado Vanderlei Macris, Presidente desta Casa, atendendo a solicitação deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, com a finalidade de homenagear o Instituto Cultural de Fraternidade Universal, cuja finalidade é dar justo reconhecimento às pessoas que se destacam no seu campo de atividade, seja empresarial, político ou cultural.

Queria agradecer muito à Polícia Militar, que veio nos homenagear. Hoje, que é Dia do Soldado, é uma data em que o setor de bandas da Polícia Militar está todo ocupado e empenhado.  Mas o CPA M5, Comando de Policiamento de Área M5, com a presença do Regente Sargento Natanael, atendeu à nossa solicitação.  Convido todos os senhores a ficarem de pé para ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

*               *     *

 

-                     É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PL - Muito obrigado, e parabéns ao Regente Sargento Natanael e a todos os componentes da banda da Polícia Militar, que aqui veio, atendendo a pedido do Poder Legislativo, para abrilhantar esta solenidade.

Esta sessão solene, homenageando o Instituto Cultural de Fraternidade Universal, vai agraciar os homenageados na pessoa de seu Presidente Comendador, Valdeci Augusto de Oliveira.  Queria mencionar algumas pessoas aqui presentes: Sr. Mário Luiz Levada, Administrador de Empresas da empresa Roche e Química Farmacêuticos, o Comendador Valdeci Augusto de Oliveira, presidente do Instituto Cultural da Fraternidade Universal; o Sr. Walter Zeferino Dias, estilista; Dr. Nelson Higa, diretor da empresa Mineralmaq - Máquinas para Mineração, Metalurgia e Química Ltda; Dr. Luiz Carlos Gomes Pedreira, presidente do Sindicato Senalba / SP; Sr. Marcos Custódio Gonçalves, estilista capilar; Profª Solange de Oliveira Amêndola; Sr. José Ronoel Piccin, diretor da JRP Planejamento de Negócios Empresa Ltda; o Sr. Pedro Lúcio Siqueira Farah, diretor da Ernst & Young Brasil; Reverendo Paulo Cintra Damião, pastor presbiteriano, professor universitário e advogado; Sr. Roberto Brizola Martins, diretor da empresa Brizola Business; Dra. Maria Nice Cali Kulay, médica; Sr. Roberto Vertamatti, administrador da Companhia Suzano de Papel e Celulose; Sr. William Pereira Pinto, auditor da empresa Arthur Andersen; Dr. Dorival Fiorini, diretor da Dorival Fiorini Advocacia; Sr. Vicente de Paulo Pinto Teixeira, diretor da Idéia Editora e Assessoria de Comunicação; Sr. Dr. Enilton Ergio Tabosa do Egito, médico. Neste momento, passo a palavra ao Comendador Valdeci Augusto de Oliveira, presidente do Instituto Cultural da Fraternidade Universal que vai nomear os homenageados. Vamos aplaudir o nosso presidente. (Palmas.)

 

O SR. VALDECI AUGUSTO DE OLIVEIRA - Senhoras e senhores, autoridades presentes e senhores homenageados, boa noite. Na qualidade de presidente em exercício do Instituto Cultural da Fraternidade Universal, quero agradecer a presença de todos, e agradecer ao Presidente desta Casa, ilustre Deputado Vanderlei Macris, em ceder esse espaço maravilhoso, que é o plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para celebrarmos essa sessão solene de outorgas e honrarias.

Agradeço também os demais estaduais desta Casa ausentes e presentes. Agradecemos também a presença do ilustre Deputado Cel. Edson Ferrarini, pois sem seu apoio, sua amizade e sua eterna ajuda ao nosso instituto não teríamos condições de celebrar essa noite de outorgas.

O Instituto Cultural da Fraternidade Universal é uma entidade de caráter social e cultural, que tem por finalidade realizar eventos cívicos com o intuito de dar o devido reconhecimento às pessoas que se destacam em suas atividades, e colaborar com entidades assistenciais sociais, dentre as quais destacamos : Obras Sociais Nossa Senhora Aquiropita; Associação dos Amigos dos Excepcionais do Brooklin; Casa José Eduardo K.; Casa de David; Casa da Criança Irmã Ângela; Casa dos Velhinhos Frederico Ozanã; Associação de Beneficência á Velhice Desamparada.

A nossa entidade atinge os seus objetivos através do apoio dos dignos e ilustres empresários e profissionais liberais que sempre estiveram irmanados conosco em prol do êxito de nossas nobres atividades. A todos os nossos sinceros agradecimentos.

A diretoria do Instituto Cultural da Fraternidade Universal espelhando-se no maravilhoso e vitorioso do Centro de Recuperação Coronel Edson Ferrarini, que resgatou inúmeros alcoólatras e drogados para o convívio da sociedade, criou uma revista denominada “Esperança” com o personagem Garoto Combate, direcionado às crianças, com o intuito á prevenção ao uso de drogas.

É um pequeno trabalho que está se iniciando, mas que tem um objetivo social muito elevado e para o qual solicitamos o apoio de todos.

Passaremos agora à outorga das honrarias, primeiramente com a Láurea do  Mérito da Fraternidade Universal.

Um profissional que recebe o agradecimento e condecoração oficializado pelo Segundo Exército é um homem que merece todo o respeito por parte dos que o conhecem. Renomado advogado atuante, diretor da Dorival Fiorini Advocacia, recebe também nesta data a nossa condecoração.

Convidamos o digníssimo Comendador Dr. Dorival Fiorini.

 

*    *    *

 

É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*     *    *

 

Convidamos o DD. Delegado Regional da Baixada Santista, Comendador Grã-Cruz Jaime da Silva, para fazer parte da outorga e honrarias. Este ilustre paulistano, economista por profissão, tem prestado grandes trabalhos profissionais e sociais durante a sua vida. É diretor da JRP Planejamento de Negócios Empresariais S/C Ltda.

Membro da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade - merece nesta oportunidade ser agraciado.

Convidamos o Digníssimo Comendador Dr. José Ronoel Piccin. (Palmas.)

 

*    *    *

 

-         É feita a homenagem.

 

*     *    *

Esta ilustre pessoa, professora-médica, natural de Rio Claro, exercendo suas atividades profissionais em São Paulo e membro da Associação Paulista de Medicina é uma personalidade que engrandece a nossa festa por sua simpatia e simplicidade.

Convidamos a DD. Dama Comendadora Dra. Maria Nice Caly Kulay. (Palmas.)

 

*    *    *

 

-         É feita a homenagem.

 

*     *    *

 

Um dos melhores caracteres do Município de Santo André. Por sua conduta e presteza vive cercado de amigos. É administrador de empresas, desenvolvendo seu brilhante trabalho na empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos. É um grande benemérito. Pai maravilhoso, marido exemplar e orgulho da família.

Convidamos o DD. Comendador Mário Luiz Levada. (Palmas.)

 

*    *    *

 

-         É feita a homenagem.

 

*     *    *

 

Bacharel em Direito, Letras Clássicas e Teologia, pós-graduado em Filologia Portuguesa na USP; especializado em Direito (Processo Civil) na Universidade Católica de São Paulo; fundador e Diretor-Redator do Jornal “Rio Preto Evangélico”. Participou de congressos literários e educacionais na Argentina, Uruguai e Peru.

Esta é uma pequena página de seu extenso e brilhante curriculum.

Convidamos o DD. Comendador Prof. Paulo Cintra Damião.(Palmas.)

     

* * *

-         É feita a homenagem.

 

* * *

 

Presidente do Conselho da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Fianças, Administração e Contabilidade; auditor independente prestando serviços a uma das mais tradicionais consultorias mundiais da qual é sócio “Ernest & Young do Brasil”, homem de caráter e de retidão impecável.

Foi Presidente da Anefac por quatro mandatos, foi Presidente do Ibracon - Instituto Brasileiro de Contadores - do biênio 94/96. Foi laureado com a Cruz da Ordem Internacional do Mérito Ecológico e Ambiental e Grã-Cruz da Ordem Nacional de Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá.

Convidamos o DD. Comendador Dr. Pedro Lúcio Siqueira Farah. (Palmas.)

                  

* * *

 

-         É feita a homenagem.

 

* * *

           

São Bernardo do Campo se orgulha de seu filho que conseguiu galgar os degraus do sucesso através do trabalho. Ex-Diretor da Caixa Econômica Estadual de São Paulo, ex-Presidente e atual Diretor da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade; Diretor de uma das mais tradicionais indústrias do nosso Estado, a Cia. Suzano de Papel e Celulose.

Convidamos o DD. Comendador Roberto Vertamatti. (Palmas.)

               

* * *

 

-         É feita a homenagem.

* * *

 

Esposa abnegada, orgulho da família, professora que consegue administrar o lar e a profissão com sua maturidade e alegria de viver, idealismo é a palavra  que define com exatidão a função de professor.

Convidamos a Digníssima Comendadora Professora Solange de Oliveira Amendola.

 

*          *          *

 

-         É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*               *     *

 

Temos a presença deste ilustre jornalista, atuante em sua área e reconhecido  pelos seus superiores por seu trabalho e seu caráter, tendo recebido por três anos consecutivos o prêmio de reconhecimento da Anefac - Associação  Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade, é diretor  da Idéia Editora e Assessoria de Comunicação.

Convidamos o Digníssimo Comendador Vicente de Paulo Pinto Teixeira.

 

*               *     *

 

-         É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*               *     *

 

É um profissional da área de auditoria, extremamente conceituado,  desenvolvendo suas atividades na Arthur Andersen, com brilhantismo.

Convidamos o Digníssimo Comendador William Pereira Pinto.

 

*          *          *

 

-         É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*               *     *

 

Passaremos agora ao prêmio Destaque Profissional

A presidência de um sindicato patronal deve ser ocupada por um líder  autêntico, com qualidade e cultura, conhecimento, audácia e muita instrução. Com todos esses atributos preside o Sindicato Senalba/São Paulo, é portador da Grã-Cruz do Mérito da Sociedade  Brasileira de Educação  (homenagem recebida na Câmara Municipal de São Paulo), é portador da Láurea  Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil outorgada pelo Instituto cultural da Fraternidade Universal e outras honrarias.

Convidamos o Digníssimo Comendador Dr. Luiz Carlos Gomes Pedreira.

 

*               *     *

 

-         É feita a homenagem.   (Palmas.)

 

*          *          *

 

 Renomado estilista capilar com cursos e estágios internacionais e muitos  anos de profissão. É conhecido pela sociedade paulistana. Ganhador da Tesoura de Ouro em l998-l999 e ganhador da Tesoura de Ouro e Rubi em l999, recebe em setembro  a Tesoura de Ouro e Esmeralda de 2000.

Convidamos o Digníssimo Comendador Marcos Custódio Gonçalves.

 

*               *     *

 

-         É feita a homenagem. (Palmas.)

*               *     *

 

 Admirador do esporte, pertence a diversas associações esportivas, às quais se entrega e colabora. Diretor da Mineralmaq Máquinas para Mineração, Metalurgia e Química Ltda. Industrial, realizado empresarialmente, gera empregos e ajuda no progresso do maravilhoso município de Guarulhos.

Convidamos o digníssimo Comendador, Dr. Nelson Higa.

 

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Empresário de consultoria empresarial, diretor da Brizola Business, atuante e promissor,  com lastro e prestígio junto a toda a comunidade de finanças, merecedor desta condecoração.

Convidamos o digníssimo Comendador Roberto Brizola Martins.

 

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Com seu conhecimento, sua destreza e profissionalismo, este homem consegue fazer o ser humano se apresentar mais elegante. Alfaiate por profissão, veste hoje os homens mais elegantes de São Paulo. É Presidente da Federação Brasileira dos Alfaiates do Brasil, Presidente da União dos Alfaiates do Estado de São Paulo e participa, a cada quatro anos, do Congresso Mundial dos Alfaiates.

Convidamos o digníssimo Comendador Walter Zeferino Dias.

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Passaremos agora à outorga da láurea do Mérito Ecológico.

Pernambucano, residente em nosso Estado há muitos anos, com sua dedicação e trabalho enaltece e sensibiliza todos os que o conhecem. Portador da Medalha Santos Dumont, portador da Medalha Conselheiro João Alfredo.

Convidamos o digníssimo e renomado cirurgião-cardiologista, Comendador Dr. Enilton Sérgio Tabosa do Egito.

 

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Superintendente de uma multinacional, a Voith S. Máquinas e Equipamentos, cargo de imensa responsabilidade, que é exercido com dignidade e honradez por este empresário, que desenvolve uma significativa atividade de filantropia junto à Escola de 1º Grau Friedrich Von Voith.

Comendador Francisco de Assis R. Contente, que hoje será representado pelo Sr. Fernando Contente Camargo, que agora convidamos.

 

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

É Diretor-Presidente da Ribeiro de Oliveira Consultores Associados, Vice-Presidente da Anefac - Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Membro do IBCO - Instituto Brasileiro dos Consultores em Organização; Coordenador do Conselho Editorial da revista Anefac; membro do Ipecafi - Instituto de Pesquisas Econômicas e Financeiras da Universidade de São Paulo. Eleito Profissional do Ano de 1997, no Brasil, nas áreas de Economia, Finanças, Administração e Gestão Empresarial. É fonte de consulta dos principais jornais, rádios e emissoras de televisão do país. É também fonte dos principais comentaristas econômicos do país.

Convidamos o digníssimo Comendador Miguel José Ribeiro de Oliveira.

 

*   *   *

 

-                     É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Passaremos agora à outorga da Cruz do Mérito Filosófico Cultural.

Convidamos para recebê-la o Secretário da Educação da Cidade de Suzano, Comendador João Pedro de Oliveira.

 

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Como agradecimento do Instituto Cultural da Fraternidade Universal à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo será outorgado ao nosso querido amigo,  Coronel e Deputado Edson Ferrarini um diploma, em placa metalizada.

 

*   *   *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

*   *   *

 

Terminadas as outorgas de honrarias, passo a palavra ao Comendador Miguel José Ribeiro de Oliveira.

 

O SR. MIGUEL JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA - Boa-noite, farei um breve discurso, na verdade algumas palavrinhas, em homenagem a todos os presentes.

Senhores e senhoras, autoridades aqui presentes, em nome de todos os agraciados, agradeço a láurea conferida pelo Instituto Cultural da Fraternidade Universal.

É uma honra  estar neste Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Agradecemos ao Presidente da Mesa, Deputado Coronel Edson Ferrarini, que conduziu e elogiou todos nós aqui, e sabe que a láurea foi conferida a pessoas que tenham se destacado nos seus campos de atuação, o que aumenta, na realidade, a nossa responsabilidade em continuar contribuindo com a sociedade.

O momento que vivemos exige, cada vez mais, contribuições espontâneas, e cabe a cada um de nós conduzir as mudanças necessárias, para termos cada vez um País melhor e mais justo.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PL -  O Instituto Cultural da Fraternidade Universal, nesta sua caminhada, sempre procurando homenagear as pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade, também busca ajudar entidades assistenciais, entidades que necessitam de auxílio.

Quando se recebe essa láurea, essa comenda, sem dúvida alguma, as  responsabilidades aumentam. Um dia recebi essa láurea, e como os senhores também sou comendador, e aqui nesta Assembléia luto por uma causa bastante justa; pela segurança e pelo problema das drogas.

Como  Deputado Estadual, no ano passado, escrevi um livro de prevenção às drogas, para as crianças a partir dos sete anos de idade, nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Um milhão de crianças receberam esse livro que foi impresso na Imprensa Oficial do Estado, e abri mão de todos os direitos autorais, para que um milhão de crianças o recebessem, como se fosse uma vacina antidrogas.  Além disso, tenho o prazer de presidir esta sessão e dizer-lhes que mantenho um centro de recuperação, que é um dos maiores do Brasil, onde recebo 200 a 300 viciados, todas as terças e quintas-feiras, em frente à Igreja São Judas Tadeu, e esse trabalho vai completar 30 anos de funcionamento. Lá recebemos as pessoas com problema de álcool, drogas; bem desesperadas. Fazemos o possível e temos conseguido ajudar e salvar muitas pessoas. Esse trabalho é absolutamente grátis, há 30 anos. Não aceito donativo, não aceito auxílio, nem uma caneta  Bic; se me derem uma caneta eu a devolvo; isto há trinta anos. E não tenho auxílio do Estado, de nenhuma entidade, e não precisa. Isto move-me e me realimenta; dá-me esta boa vontade de continuar ajudando, cada vez mais, desta forma absolutamente grátis. (Palmas.) Muito obrigado.

Vou fornecer a cada um dos senhores um cartão com o endereço:  Av. Jabaquara, 2669 e o telefone. De repente, alguém precisa de uma orientação para salvar uma pessoa, ajudar, ou simplesmente quer trocar alguma idéia. Eu estou à disposição nesta minha luta, nesta minha caminhada.

Quero cumprimentar a todos os senhores e senhoras, os meus companheiros do Instituto Cultural da Fraternidade Universal, os meus amigos, irmãos, comendadores, e dizer que esta solenidade marca de forma muito forte a trajetória do nosso instituto.

Passo a palavra ao Sr. Valdeci porque temos mais uma homenageada.

 

O SR. VALDECI AUGUSTO DE OLIVEIRA - Para trabalhar no mercado financeiro são necessários muitos requisitos: caráter, idoneidade, respeito, credibilidade, conhecimentos nacionais e internacionais. Com todos esses requisitos e muitos outros, convidamos para receber o prêmio “Destaque Profissional” a maravilhosa dama da sociedade, comendadora Schirlei de Barros Batista.

 

* * *

-         É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PL - Esgotado  o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e aqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no salão dos deputados.

Está encerrada a sessão.

 

***

 

-                                             Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.