1

 

24 DE SETEMBRO DE 2001

27ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DE ENSINO METODISTA EM PIRACICABA - COLÉGIO PIRACICABANO

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

Secretária: MARIA DO CARMO PIUNTI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/09/2001 - Sessão 27ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

 

COMEMORAÇÃO DOS 120 ANOS DO ENSINO METODISTA EM PIRACICABA - COLÉGIO PIRACICABANO

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar os 120 anos do Ensino Metodista de Piracicaba. Convida a todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - MARIA DO CARMO PIUNTI

Saúda o Presidente Roberto Morais, as autoridades civis e religiosas, a imprensa, professores e alunos. Historia o início do Colégio Piracicabano. Homenageia o corpo docente e os alunos da Unimep.

 

003 - CÉSAR ROMEIRO DO AMARAL VIEIRA

Cumprimenta as autoridades, na qualidade de Reverendo, responsável pela Pastoral do Instituto Educacional Piracicabano. Historia os primeiros trabalhos de Marta Holtz, fundadora do Colégio Piracicabano.

 

004 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia um número musical, executado pelo Coral da Unimep.

 

005 - ALMIR LINHARES DE FARIA

Diretor do Colégio Piracicabano, cumprimenta a Mesa, demais autoridades e convidados. Considera a sessão uma coroação das homenagens já recebidas na Câmara Federal e de Piracicaba. Analisa a influência do Colégio Piracicabano, que ultrapassou as fronteiras do município. Homenageia a pioneira Marta Holtz.

 

006 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia um número musical pelo Coral "Carpe Diem".

 

007 - JOSÉ MACHADO

Como Prefeito de Piracicaba, cumprimenta as autoridades. Sublinha o significado do Colégio Piracicabano no município e arredores.

 

008 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia homenagem à Sra. Suzana Fernandes Ribeiro Maia, esposa do reitor da Unimep.

 

009 - ALMIR DE SOUZA MAIA

Reitor da Unimep, cumprimenta o Presidente Roberto Morais e demais componentes da Mesa, a comunidade do colégio e da universidade. Agradece à Alesp a homenagem. Estende a alegria da comemoração dos 120 anos de fundação do colégio à presença metodista em Piracicaba.

 

010 - WALTER FELDMAN

Cumprimenta a Mesa e os presentes. Demonstra o papel da Alesp e ressalta a importância da cobrança dos eleitores, exigindo prestação de contas e contribuindo para o debate.

 

011 - JOÃO HERMANN NETO

Deputado Federal, pede um minuto de silêncio pelas vítimas do World Trade Center, em 11/09. Analisa as repercussões internacionais do sinistro e apregoa o início de uma nova era de fraternidade na História.

 

012 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia um número musical, executado pelo Coral "Carpe Diem" da Unimep.

 

013 - MENDES THAME

Secretário de Estado dos Recursos Hídricos e representando, na solenidade, o Governador, parabeniza o Presidente Roberto Morais pela iniciativa da homenagem e saúda as autoridades. Considera a raridade de uma homenagem do centésimo vigésimo aniversário de uma instituição de ensino. Agradece a Deus pelo privilégio de compartilhar dessa homenagem à Unimep e ao Colégio Piracicabano.

 

014 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a homenagem ao Professor Almir Souza Maia. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido a Sra. Deputada Maria do Carmo Piunti para, como 2ª Secretária “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

A SRA. 2ª SECRETÁRIA - MARIA DO CARMO PIUNTI - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Agradecemos a Deputada Maria do Carmo Piunti, presente nesta sessão.

Compõem esta Mesa, o Deputado Federal João Hermann Neto; Antônio Carlos Mendes Thame, Secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, neste ato, representando o Exmo. Sr. Governador, Geraldo Alckmin, Governador do Estado; Prof. Dr. Almir de Souza Maia, Magnífico Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba; Exmo. Sr. José Machado, Prefeito Municipal de Piracicaba; Exma. Sra. Maria do Carmo Piunti, Deputada Estadual. Acompanha a Mesa, a Sra. Nilva Maria Bonasse Morais, minha esposa; a Sra. Suzana Fernandes Ribeiro Maia, esposa do Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, Almir de Souza Maia; Sr. Reverendo César Romeiro Amaral Vieira; Prof. Dr. Elieser Barreto Cesar; Prof. Dr. Almir Linhares de faria, Diretor do Colégio Piracicabano; Prof. Dr. Gustavo Jaccques Dias Alvim, vice-Diretor Geral do Instituto Educacional Piracicabano, vice-Reitor Administrativo da Universidade Metodista de Piracicaba; Sr. Bispo Adolfo Evaristo Silva, Bispo da 3ª região da Igreja Metodista; Bispo Nelson Luiz Campos Leite, Bispo Emérito da Igreja Metodista; Sr. Reverendo Omir Oesle Andrade, Pastor da Igreja Metodista Central de Piracicaba e Secretário Distrital da 5ª Região Eclesiástica; Sr. Pastor Márcio Miguel de Oliveira Arbesck, representando os pastores da Cidade de São Paulo e membro do conselho diretor do Instituto Educacional Piracicabano; Sr. Luiz Carlos Furtuoso, Presidente da Associação Comercial Industrial de Piracicaba. Sr. Lourenço Taiar, Diretor Executivo do Jornal de Piracicaba; Vereador Gustavo Ranzani Hermam, da Câmara de Vereadores da Cidade de Piracicaba, em nome do qual, saudamos aqui as câmaras municipais; Sr. Luiz Alceu Saparoli, membro do conselho diretor do Instituto Educacional Piracicabano; Sr. Newton Duarte, do Conselho Fiscal da Universidade Metodista de Piracicaba; Profa. Maria Bonifácio de Araújo, membro do Conselho Diretor do IEP, representando o Presidente; Irmã Tereza Ana Sofiati, representando a Universidade do Sagrado Coração; Sr. Prof. José Vicente, da Afrobrás.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os “120 anos do Ensino Metodista em Piracicaba” e o “Colégio Piracicabano”.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pela Banda da Polícia Militar, regente o 1º Sargento músico, Luiz Ricardo Gomes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Presidência concede a palavra à nobre Deputada Maria do Carmo Piunti, da Bancada do PSDB.

 

A SRA. MARIA DO CARMO PIUNTI - PSDB - Sr. Presidente, Deputado Roberto Morais, Magnífico Reitor da Universidade de Piracicaba, Prof. Almir de Souza Maia, Deputado Federal João Hermann Neto, Deputado Federal José Machado, Secretário Estadual de Recursos Hídricos e obras, Deputado Federal Mendes Thame; Sr. Gustavo Hermann, Vereador da Cidade de Piracicaba, na pessoa de quem eu gostaria de cumprimentar todas as demais autoridades de Piracicaba, que por ventura estejam presentes, autoridades civis, religiosas, imprensa, professores, alunos.

Em primeiro lugar, eu gostaria de cumprimentar o nobre colega, Deputado Roberto Morais, pela iniciativa feliz de solicitar esta sessão solene, em comemoração aos 120 anos da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba.

Reconhecida e merecida a homenagem, para a escola, que em 1881, inicia-se como Colégio Piracicabano, pela feliz inspiração de Miss Marta Holtz, sua fundadora. Era a semente sendo plantada. Era a primeira escola metodista surgindo no Brasil.

Da mesma semente educacionada plantada por John Wesley, na Inglaterra, em 1748, com a fundação da Kindswood Scholl.

Do modesto início numa casa no centro de Piracicaba, o Colégio Piracicabano pôde ver e revelar à comunidade que a semente germinou e com ela cresceu extraordinariamente a área física, que hoje abriga a Universidade Metodista de Piracicaba.

Nos três “campings” são quase um milhão de metros quadrados , dos quais cem mil metros de área construída. São mais de dez mil alunos freqüentando os seus vários cursos de graduação, pós-graduação, “lato sensu” e pós-graduação “stricto sensu”. Só da Cidade de Itu, que é a cidade onde resido, há mais de uma centena de alunos, Professor Almir, que freqüentam a Universidade Metodista de Piracicaba.

Inclusive, gostaria de registrar aqui, que tenho a alegria de ter um filho Júlio André Piunti, que cursa o último semestre de Jornalismo, nesta conceituada universidade.

Posso, portanto, atestar a qualidade de ensino que é lá ministrado, e a preocupação com a orientação aos seus universitários, preocupação essa que se revela na área cultural, na área esportiva já tendo conquistado expressivos títulos, na área confessional, atribuindo à fé valor fundamental e enfatizando o trabalho da Pastoral. Pastoral que é de grande importância na construção da vida acadêmica, atuando em atividades diversas, tais como: direitos humanos, discriminação social e racial, e valorização da vida entre outros.

Também é a universidade da terceira idade, que eu acredito seja praticamente inédita, preparando os participantes para uma existência ativa na comunidade, trabalha na redescoberta e revitalização pessoais.

Portanto, vê-se que a semente plantada por Marta Vatz em 1881, gerou muitos frutos, em quantidade e em qualidade.

E é um orgulho para a nossa região, já disse, resido em Itu, a 40 quilômetros no máximo de Piracicaba, é um orgulho muito grande para a nossa região, termos uma universidade com essa envergadura, possibilitando e facilitando o acesso de jovens ao ensino superior de extrema qualidade.

Poderia falar muito mais sobre a Unimep, a Universidade Metodista de Piracicaba, mas encerraria as minhas palavras em meu nome como Deputada, e em nome do meu partido, o PSDB, deixando aqui os cumprimentos a todos os funcionários, corpo docente, orientadores, diretores, na figura, na pessoa do seu magnífico reitor, Prof. Almir de Souza Maia.

Receba, professor, em nome desta Deputada e do meu partido, as nossas congratulações por dirigir de forma tão eficaz e qualificada essa centenária instituição de ensino. parabéns, Unimep.

Muito Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Fez uso da palavra, a nobre Deputada Maria do Carmo Piunti, da Bancada do PSDB, no parlamento do Estado.

Concedemos a palavra ao Reverendo César Romeiro do Amaral Vieira, Pastoral do Instituto Educacional Piracicabano.

 

O SR. CÉSAR ROMEIRO DO AMARAL VIEIRA - Exmos. Srs. Deputados, desta honrada Casa de Leis, na qual saúdo na pessoa do Presidente desta sessão, Deputado Roberto Morais, autor da emenda que homenageia o Colégio Piracicabano.

Digníssimo Prof. Almir de Souza Maia, Diretor Geral do Instituto Educacional Piracicabano, DD. Professor Ralmir Linhares de Farias, Diretor do Colégio Piracicabano, demais autoridades civis e eclesiásticas, professores, funcionários e alunos presentes, um texto bíblico de muita importância e relevância para este momento, diz o seguinte a uma pergunta feita a Jesus: “Aqui é semelhante o reino de Deus. E aqui o compararei. É semelhante, respondeu-lhe Jesus, a um grão de mostarda, que uma pessoa plantou em sua horta, cresceu, fez-se árvore, e as aves do céu aninharam-se em seus ramos. Foi pela fé e pela grandeza de seu coração que Marta Holtz, atendendo a um chamado de Deus, seguindo a vocação missionária, originária do povo chamado metodista, iniciada por John Wesley, na Inglaterra, no Séc. XVIII, deixou a sua terra natal e se dedicou com amor e empenho à construção de um colégio em Piracicaba, no oeste paulista.

Com apenas uma aluna, Maria de Azevedo Escobar iniciou o sonho de uma grande escola, e tal como a pequena semente que foi plantada em boa terra, cresceu viçosa e forte e o sonho se tornou realidade.

Desse modo, podemos dizer que a origem do Colégio Piracicabano tem a sua motivação e desafio no princípio evangélico do cuidado e do cultivo da semente.

Hoje, 120 anos depois, afirmamos que em nossa história que esse mesmo princípio, continua sendo o nosso desafio e a nossa motivação maior. Marta Holtz plantou e cultivou a pequena planta. deu-lhe viço e resistência. E assegurou-lhe prosperidade. E a sua vida legou-nos uma herança das quais destacamos a determinação, o zelo pela obra missionária, a coragem em prosseguir nas adversidades e uma fé inabalável na infindável graça de Deus.

Nada que foi seria se mulheres e homens no passado, não depositassem a sua fé e suas esperanças nas promessas no cuidado e no amor de Deus. Muitos empreendimentos considerados como extremamente sólidos, perenes e seguros, por vezes se mostram frágeis, fugazes e inconstantes, quando não depositamos a nossa confiança e nossa esperança nas mãos de Deus.

Os salmistas nos chamam a atenção a esse fato ao reconhecer que o Senhor não edificara a casa, em vão será o nosso trabalho.

Assim, nesses momentos de homenagem, reconhecemos a valiosa presença de Deus nessa caminhada de 120 anos. Elevamos o nosso pensamento e nossa gratidão para suplicar ao divino Mestre, que continue derramar a Sua infinita bondade e graça aos diretores, professores, funcionários e alunos do Colégio Piracicabano, pois são esses que no dia-a-dia, têm o compromisso de escrever as novas páginas dessa história que não se acabou . E suplicamos ao mesmo Deus, que ilumine as mentes dos dirigentes do Brasil, e de todo o mundo, para que nesses momentos de calamidades, possam agir segundo a orientação divina e que não percam a esperança de que o mundo um dia, seja inundado pela solidariedade , fraternidade e o respeito das diversas nações, povos e religiões.

Esta é a verdadeira semente do reino e Deus que precisa ser cultivada. este é o nosso desejo.

Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Palavras do Reverendo César Romeiro do Amaral Vieira, Pastoral do Instituto Educacional Piracicabano.

Afrobrás, Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural, expressa os mais relevantes protestos e amizade à direção do Instituto Educacional Piracicabano, parabenizando pela data e agradecendo pelo inestimável apoio.

Ouviremos agora, o Coral da Universidade Metodista de Piracicaba, sob a regência do Maestro Humberto Cantoni, tendo como solista, Luciano Gutierrez.

 

* * *

- São executados os números musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tem a palavra o Prof. Dr. Almir Linhares de Faria, Diretor do Colégio Piracicabano.

 

O SR. ALMIR LINHARES DE FARIA - Gostaria de saudar à Mesa presente o Deputado Roberto Morais, Deputado João Hermann Neto, Secretário de Estado, Mendes Thame, Prefeito José Machado, Professor e nosso Diretor Almir Maia, gostaria de cumprimentar também os nossos alunos, professores, funcionários, nossa equipe diretiva, que está aqui conosco nesta noite também, e saudar as demais autoridades e convidados presentes.

Esta cerimônia vem coroar as homenagens e cumprimentos que o Colégio Piracicabano tem recebido por ocasião dos seus 120 anos.

É interessante destacar que no mês passado, recebemos uma homenagem do Legislativo Federal, estivemos em Brasília no dia 16 de agosto, para recebermos uma homenagem da Câmara Federal.

Na terça-feira passada, tivemos uma homenagem da Câmara de Vereadores do nosso município, Piracicaba.

É por isso que considero essa cerimônia uma coroação, recebendo o reconhecimento dos Deputados federais, daqueles que de certa forma, estão mais distantes de nós, e representam não só o nosso estado e o município, mas toda a nação.

Por outro lado, fomos também honrados com homenagem daqueles que estão mais próximos de nós, que convivem conosco diariamente em Piracicaba, a Câmara de Vereadores.

Hoje, estamos na Assembléia Legislativa do Estado, recebendo esta homenagem, a partir de um requerimento do Deputado Roberto Morais.

Não poderia haver para nós um desfecho tão oportuno dos cumprimentos que temos recebido do Poder Legislativo.

Desde os seus primórdios, a história do Colégio Piracicabano ultrapassou as fronteiras do município e estendeu a sua influência sobre a educação de todo o estado, basta lembrar que logo que prudente Morais assumiu o estado, a reforma educacional que ele fez, foi baseada no ensino do Colégio Piracicabano, para ficar só nesse exemplo.

Na verdade, Piracicaba, no final do Séc. IX, era um local onde germinavam e desenvolviam idéias progressistas, que apesar das resistências, logo se estenderiam para toda a província.

Vamos recordar um pouco a admirável e surpreendente trama da história. Para isso, vou me basear num importante artigo escrito pela Prof.ª. Zuleica Mesquita, que é a coordenadora do nosso museu.

Em primeiro, vamos dar uma breve passada no sul dos Estados Unidos, após o fim da guerra civil americana, em 1865.

A derrota dos sulistas trouxe-lhe uma série de problemas que impulsionou a emigração americana. Num desses grupos de imigrantes se instalou em Santa Bárbara do Oeste, próximo de Piracicaba.

Vejamos agora o que se passa em Piracicaba ou na Vila da Constituição, como era conhecida na época.

A vida política do lugar girava em torno de dois irmãos: os advogados Manoel e Prudente de Morais, que movidos pelos ideais liberais, lutavam pela República contra os conservadores monarquistas.

Os irmão Morais Barros queriam modernidade: abolição da escravatura, separação entre Igreja e Estado, modernização da educação e etc.

Inspirados pelo lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, advindo da Revolução Francesa, acreditavam que seria através da educação que esses ideais seriam atingidos.

A associação entre os imigrantes norte-americanos e os políticos liberais foi inevitável. é dessa confluência de fatos que nasce em 1881, o Colégio Piracicabano, através da missionária metodista norte-americana, Marta Holtz.

É importante afirmar que não basta uma confluência de fatos, para que um empreendimento seja bem sucedido. Marta Holtz soube responder à altura o desafio que lhe foi proposto. Ela, de fato, montou uma escola pedagogicamente avançada e com um corpo docente altamente qualificado.

Não basta que a oportunidade surja. É preciso responder adequadamente a ela.

Sobre a educação metodista aos desafios que a realidade nos coloca, e que está estreitamente ligada à história do Colégio Piracicabano, é a Unimep, que já foi citada aqui, - Universidade Metodista de Piracicaba. Seu crescimento e desenvolvimento atestam o nosso compromisso com os desafios do presente e do futuro. A universidade tem 26 anos, como eu disse carinhosamente na nossa sessão magana, ela é filha do Colégio Piracicabano, estamos fazendo 120, e ela 26, mas ela é ma demonstração desse vigor, que a Igreja Metodista tem no seu empenho para educação. está aí pujante, com muita força, e às vezes, até ofuscando a própria mãe, que foi o colégio.

A disposição de antecipar o futuro faz parte da história do nosso colégio. A este respeito, existe um fato interessante, que vale a pena mencionar, não só pelo seu valor ilustrativo, mas também por uma coincidência. Hoje, o Colégio Piracicabano está sendo objeto de atenção e distinção por parte desta Casa. Mas, essa não é a primeira vez que o Piracicabano ocupa a atenção da Assembléia do Estado.

Em 1877, o Colégio Piracicabano, foi alvo de forças reacionárias e foi também na Assembléia Provincial de São Paulo, que ele encontrou vozes que o defenderam.

O episódio que aconteceu foi o seguinte: no dia 27 de janeiro de 1887, o inspetor de ensino fez uma notificação ao Colégio Piracicabano, dirigida a Miss Bruce, já que Marta Holtz estava de férias nos Estados Unidos. Parece que os problemas sempre surgem quando a autoridade maior está fora.

Esse inspetor de ensino fez a seguinte exigência para o colégio: que ele excluísse os rapazes de 10 anos para cima, e que contratasse um professor para ensinar a religião do estado, que naquela época, era católica.

Gostaria de lembrar que o Colégio Piracicabano foi a primeira escola no Brasil a instituir a educação mista. Então, estudavam rapazes e moças. Esse inspetor de ensino queria obrigar o colégio a tirar os rapazes acima de 10 anos, e o colégio era protestante, então queria obrigá-lo a ensinar a religião do estado.

Isso provocou diversas reações. Uma das mais significativas ocorreu na sessão de 17 de fevereiro de 1887, na Assembléia Provincial de São Paulo, quando Rangel pestana fez um inflamado discurso condenando a determinação do inspetor.

No final das contas, o inspetor acabou sendo demitido, e as propostas do Colégio Piracicabano ganharam força e vigor. Aquele que seria um ataque ao colégio redundou através das reações, provocou inclusive no Legislativo de São Paulo dando força à proposta pedagógica do Colégio Piracicabano. Isso contribuiu para que as resistências fossem diminuindo.

Com o relato desse episódio, no qual já em 1887, o Legislativo Paulista se posicionava ao lado do Colégio Piracicabano, termino a fala, sentindo-me honrado por ter o privilégio de mais de cem anos após esse episódio, ser recebido nesta Casa, como representante do Colégio Piracicabano, de modo que ele uma vez mais receba essa homenagem que para nós é um estímulo e alento , para que nós possamos prosseguir na nossa importante missão.

Por isso, queremos agradecer ao Deputado Roberto Morais, à Assembléia Legislativa do estado de São Paulo, por essa homenagem, que para nós, é um estímulo para que prossigamos na nossa tarefa educacional e na formação dos nossos alunos.

Muito Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Os nossos agradecimentos ao Dr. Almir Linhares de Faria, diretor do Colégio Piracicabano.

Ouviremos agora o Coral Carpindinho, sob a regência do maestro Júlio Amistaldim.

 

* * *

- São executados os números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tem a palavra o Prefeito Municipal de Piracicaba, Prof. José Machado.

 

O SR. JOSÉ MACHADO - Exmo. Deputado Roberto Morais, Exma. Deputada Maria do Carmo Piunti, Exmo. Deputado João Hermann Neto, Exmo. Sr. Secretário de Estado, Mendes Thame, Magnífico Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, prof. Almir Souza Maia, DD. Diretor do Colégio Piracicabano, Prof. Almir Linhares de Faria, demais autoridades já apresentadas pelo Protocolo, prezados professores, funcionários e alunos do Colégio Piracicabano, senhoras e senhores, esta noite eu tenho uma oportunidade auspiciosa de voltar a esta Casa, vislumbrar este plenário onde eu comecei a minha carreira política, como Deputado estadual, e me traz uma lembrança muito feliz e também um senso de responsabilidade muito grande.

É importante que todos saibam que eu fui catapultado para a política, de dentro da Universidade Metodista de Piracicaba. Convivi na instituição metodista até bem pouco tempo atrás, e ali ainda tenho laços muito estreitos.

É verdade que estamos homenageando aqui o Colégio Piracicabano. Mas, eu quero me lembrar dos liames absolutamente indeléveis do colégio, da universidade, da igreja metodista, que praticamente constitui o mesmo espaço intelectual, de reflexão, de inquietação política, e foi ali que eu me forjei ao lado de outros companheiros, e foi dali que eu me lancei na vidas pública, e tenho muito orgulho disso.

Do mesmo modo que me orgulho de ter educado os meus filhos no Colégio Piracicabano.

O professor Almir Linhares , na sua locução, foi ao século XIX, lembrar e nos recordar e nos informar , melhor dizendo, porque eu próprio desconhecia essas informações que ele nos trouxe nesta noite, para dizer do significado do metodismo, no final do século XIX, da inquietação intelectual, da preocupação com o ensino, no momento em que nascia a República Brasileira.

Piracicaba, Deputada Maria do Carmo Piunti, do mesmo modo que Itu é um dos berços da República. Nós temos a honra, as duas cidades, uma onde nasceu Prudente Morais, e outra onde militou o Presidente da Câmara Municipal e se lançou para a vida política nacional, Prudente de Morais, e ali está sepultado.

Lembrando-me dessas coisas todas, eu penso que é muito importante homenagearmos o Colégio Piracicabano, por tudo o que ele representou ao longo dessa história de 120 anos. O que ele representa ainda fortemente para Piracicaba, não apenas do ponto de vista do ensino, mas do ponto de vista de ser ali também um dos epicentros de agitação cultural, política.

O Colégio Piracicabano é um celeiro de quadros . Muitos dos jovens que estão aqui, talvez nem imaginem que por esses anos adentro, eles serão chamados talvez a ocuparem funções públicas relevantes, não apenas para Piracicaba, mas para este país.

Então, eu me sinto muito honrado, muito feliz, por estar aqui no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, numa feliz iniciativa do Deputado Roberto Morais, para homenagear o Colégio Piracicabano.

Quero desejar a todos os estudantes , funcionários e professores da instituição , minhas congratulações, minhas felicitações pelos 120 anos.

Quero dizer da minha forte convicção de que o Colégio tem ainda uma estrada muito longa pela frente. e nós todos esperamos que ele continue produzindo cultura, ensino, inquietação, características que são próprias do metodismo.

Eu não sendo metodista, eu sempre me sinto em casa, entro da instituição, porque também cultivo essa inquietação . Tanto o colégio como a universidade são instituições absolutamente democráticas, abertas ao diálogo, generosas, compreensivas com tudo o que se faz, o que se pensa, tudo o que se produz naquele meio. Como eu disse, em grande medida, eu sou produto desse meio, de modo que tenho a agradecer também ao colégio, por ter abrigado os meus filhos. Agradeço ao Metodismo por ter-me aceito como professor, como colega de trabalho, como companheiro de lutas, e sou muito grato a todo esse ambiente por ter me permitido crescer pessoalmente, intelectualmente, culturalmente, e ter podido me lançar na vida pública, e ter assumido a honrosa missão com que eu tenho procurado cumprir com dignidade ao longo desses anos.

é com muita alegria, com muita honra que estou aqui, prestigiando este ato, e na pessoa do professor Almir Linhares, eu quero transmitir a toda a comunidade do colégio , o meu grande afeto, o meu grane carinho e a minha grande solidariedade, Piracicaba se orgulha muito do colégio.

Muito Obrigado. ( Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Neste momento, a Sra. Suzana Fernandes Ribeiro Maia, esposa do magnífico reitor da Universidade Metodista Piracicabana, Professor Almir Maia, ela recebe flores da Sra. Nilva Maria Bonassi Morais. ( Palmas.)

Tem a palavra, o Dr. Prof. Almir de Souza Maia, magnífico Reitor da Universidade metodista de Piracicaba.

 

O SR. ALMIR DE SOUZA MAIA - Deputado Roberto Morais, que Preside esta sessão especial do Legislativo do estado de São Paulo, Deputado Federal João Hermann Neto, Prefeito José Machado, Sr. Secretário de Recursos Hídricos, Antônio Carlos Mendes Thame, Sra. Deputada Estadual, Maria do Carmo Piunti, autoridades eclesiásticas presentes neste ato, prezado Diretor do Colégio Piracicabano, comunidade do colégio e da universidade, senhoras e senhores, este é um momento muito especial para o Instituto Educacional Piracicabano.

Mais uma vez, estamos recebendo por ocasião das celebrações dos 120 anos desta casa de ensino, mais uma homenagem, e nós queremos, Deputado Roberto Morais, publicamente fazer o nosso agradecimento ao senhor, autor desta deliberação da Assembléia Legislativa, em homenagem à nossa escola.

A nossa gratidão por essa homenagem pública desta Casa de Leis.

Para nós educadores, para nós dirigentes de ensino, receber o reconhecimento da obra do serviço que esta instituição vem realizando durante tantas décadas, é motivo de muita gratidão, de muito orgulho, por parte de toda a comunidade do Piracicabano.

Também eu julgo como uma responsabilidade muito grande, receber esta herança e 12 décadas, e continuá-la para o tempo do futuro. Portanto, recebemos com muita alegria, com muita humildade, essas manifestações carinhosas ao longo dessa semana de celebrações. Mas, ao mesmo tempo, declinamos que precisamos realmente continuar essa obra. Uma obra que vai muito além de nós. Transcende a nossa vontade pessoal, transcendo os limites de cada um de nós, e vai além de nós.

Nesta cerimônia pública, nós queremos declarar a nossa disposição, e como colégio, como Instituto Educacional Piracicabano, como Universidade Metodista de Piracicaba, continuar educando a nossa juventude, a nossa mocidade. Uma das tarefas mais gloriosas exatamente é educar, preparar os nossos jovens para a vida, numa sociedade onde os valores estão bem distantes daqueles referenciais, que nós como educadores, como uma escola confessional tem, que possamos dar seqüência a essa obra de Miss Marta Holtz. Uma obra plantada, com determinação, há 120 anos. E essa obra, essa semente, semeada, ela realmente foi e está indo muito além, que Marta Holtz certamente pensou.

Graças a Deus por isso, queremos como escola, render graças a Deus, porque esta é uma obra que vai além de nós, essa é uma obra que tem realmente a graça e a dimensão divina.

A nossa alegria também é maior, porque não é somente o Colégio Piracicabano que está completando 120 anos, mas a presença metodista em Piracicaba.

Nós temos presentes várias autoridades da igreja, que participam deste ato público, e queremos também dizer a todos os presentes que temos nesta marca, nesta caminhada a presença da Igreja Metodista, movimento que começou na Inglaterra, há mais de 250 anos. Um movimento de renovação que mudou a vida da Inglaterra do Séc. XVIII, a partir de um reformador, de uma pessoa muito importante do próprio meio universitário, John Wesley, da Universidade Oxford , na Inglaterra.

Portanto, o movimento do Prof. Machado, do Prof. Roberto, é o movimento, como eu disse, ele tem uma ligação muito direta com o conhecimento, com o ensino que também ao longo desses anos todos, tem alastrado por vários partes do mundo, atingindo a mais de 67 países, 700 universidades em todo o mundo.

Esta obra educacional está também presente em todas as partes, testemunhando o movimento que veio exatamente para mudar , para dar dignidade à vida humana.

Portanto, Deputado Roberto Morais, queremos mais uma vez, agradecê-lo por essa deferência à nossa instituição. Quero pedir também licença a esse protocolo, para fazer um agradecimento ao Deputado Estadual, Roberto Morais.

A nossa universidade, todos sabem, está distante há alguns quilômetros da cidade, e um dos anseios maiores da comunidade é a duplicação da Rodovia do Açúcar, e é com muita alegria que temos acompanhado a determinação e o apoio do Deputado Roberto Morais.

Recentemente o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, anunciou lá em Piracicaba esta obra. Então, é um presente que Piracicaba está recebendo, a nossa Universidade vai estar se beneficiando muito desta obra. Queremos, Deputado Roberto Morais, lhe agradecer porque sabemos do seu empenho, da sua determinação em prol dessa obra que vai ser muito importante para a nossa região.

Muito obrigado por isso.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - É com prazer que quero anunciar a presença nesta Casa do Presidente efetivo, o Deputado Walter Feldman. (Palmas).

 

O SR. WALTER FELDMAN - PSDB - Meu amigo Roberto Morais, membro efetivo da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Federal João Hermann, Secretário dos Recursos Hídricos, Mendes Thame, Prefeito Machado, Sr. Reitor, senhoras e senhores, eu quero inicialmente me desculpar pela vinda rápida e já me desculpar antecipadamente pela saída rápida.

Eu não sei por que as pessoas descobriram, de um momento para o outro, que segunda-feira não era uma data morta no calendário e de repente parece que houve um acúmulo de reuniões, sessões, homenagens, atividades as mais variadas, exatamente na segunda-feira à noite. Hoje foram marcados na minha agenda sete compromissos, à noite. Se fosse no decorrer do dia seria muito mais fácil, mas à noite, sete, todo mundo sabe, eu imagino que poucos morem aqui em São Paulo, nós nos deslocarmos nessa cidade de um compromisso para outro, no mínimo gera 30, 40 minutos, de tempo absolutamente perdido. Então eu quero inicialmente me desculpar pelo atraso e me desculpar pela rápida saída, eu vou ter uma homenagem agora também no Esporte Clube Paineiras, ao lado do Palácio dos Bandeirantes, portanto mais meia hora de deslocamento. É uma homenagem em que o Governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama Lu Alckmin estarão também presentes.

Quero aproveitar a oportunidade, além de fazer a citação em homenagem ao Deputado Roberto Morais, que teve a iniciativa de convocar esta importante Sessão Solene, nesta segunda-feira, cumprimentar o coral, que já deve ter colocado as suas vozes a serviço da escola, dando uma grande contribuição energética ao funcionamento posterior deste Plenário. Eu acredito nisso. Neste Plenário vermelho, aqui realizamos os grandes debates, as grandes discussões, a grande polêmica do desenvolvimento necessário para a Estado de São Paulo. É aqui que se decidem as questões relativas ao Orçamento Programa, à Lei de Diretrizes Orçamentárias, e notadamente os benefícios que seguramente irão para Piracicaba e região. Não há como não ser assim. É assim que se realiza o processo democrático pleno. Aqui nós temos 94 Deputados que representam, em última instância, 37 milhões de brasileiros que moram em São Paulo. Essa é a característica da nossa democracia. Uma democracia ampla, aberta, ainda pouco participativa, porém. Ela é altamente representativa mas ainda é pouco participativa, e há 20 anos nós ouvimos essas ponderações do falecido Governador Franco Montoro, quando dizia que a democracia só se realizaria plenamente quando a sociedade como um todo, não apenas votasse escolhendo os seus representantes, mas a todo momento exigisse a prestação de contas, oferecesse opiniões e contribuísse efetivamente para o debate.

É assim que nós caminhamos, nenhum de nós, numa geração, conseguirá construir um modelo de Estado mais adequado e mais sintonizado com os anseios e a vontade da nossa população. O Brasil passa por enormes e importantes transformações. Apesar dos grandes debates políticos e partidários, é inegável que avançamos em relação às décadas passadas. Não avançamos porém na questão da desigualdade social. Essa é a questão central, revelada pelos dados do IBGE, dos debates políticos, dos parlamentos, no Congresso Nacional, estamos absolutamente convencidos que essa questão se resolverá não apenas com programas de governo, mas com um forte estímulo à preparação da juventude do ponto de vista de todos terem oportunidade e acesso à educação mais plena e mais profissionalizante possível. Com conceitos, com idéias, com valores particularmente éticos, que é o que essa extraordinária Universidade realiza.

Portanto, estou aqui eventualmente como Presidente da Assembléia, efetivo, porque é uma passagem extremamente rápida, dando a nossa contribuição, abrindo espaço e sendo assessores dos Deputados que no dia a dia representam de maneira plena, equilibrada e contundente as suas regiões, como faz o Deputado Roberto Morais.

Muito obrigado a todos, desculpem pela rápida intervenção, mas eu não poderia deixar de fazê-lo numa noite tão importante.

Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Os nossos agradecimentos ao Sr. Presidente Walter Feldman, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Tem a palavra o Deputado Federal João Hermann Neto.

 

O SR. JOÃO HERMANN NETO - Sr. Presidente, na homenagem de Brasília, as palavras iniciais foram ditas quanto a similitude de datas entre a primeira igreja metodista da cidade de Piracicaba e o Colégio Piracicabano. Perguntava eu ao Sr. Reitor, que mais próximo está a mim do que o diretor do Colégio, de onde era Miss Marta Holtz. E dizia-me ele, de Lord Carlyle. Sendo assim, Sr. Presidente, como se abriu em nome de Deus e de uma americana do norte, eu pediria que esta casa prestasse uma homenagem justa a todas as vítimas que a Humanidade, na pessoa dos seis mil e 833 americanos, sofreram no dia 11 de setembro de 2001, tanto na cidade de Nova Iorque quanto na Cidade de Washington. Com sua permissão, Sr. Presidente, que nós fizéssemos um minuto de preito e de homenagem e de oração às vitimas de um atentado desumano cometido contra o nosso planeta.

 

* * *

 

- É feito um minuto de silêncio.

 

* * *

 

Sr. Diretor Almir, eu me permito, sendo uma sessão de homenagem, Sr. Presidente, de que são jovens, e dizia aqui o Prof. Almir, a questão do coral, a questão de como esta sinergia cria dentro de uma escola, dentro de um processo de educação, eu gostaria que talvez vocês me permitissem fugir da homenagem em si, para examinarmos um pouco o outro mundo em que vivemos depois do dia 11 de setembro.

Hoje ainda eu lia Hobsbawn dizendo que negava o fim da História, mas eu não creio que possamos de alguma forma negar que terminou uma era da Humanidade. E uma era angustiante, principalmente para vocês mais jovens, que olham em cima, porque se porventura, Maria do Carmo, lá atrás, há dois mil anos, alguém se lutava contra o jugo da opulência, da desigualdade profunda entre os mais ricos e os mais pobres, e onde talvez a melhor e mais caricata imagem era de que se entregava escravos, carne humana, a animais, e uma voz se levantando pensava de fraternidade e justiça. Hoje não se dá mais aos animais a carne humana. São os próprios homens que viraram os lobos dos homens.

A maneira intrépida, a maneira profundamente parcimoniosa com que os recursos dessa nossa terra forma entregues apenas a uma só pequena parcela mostrar, por mais rico e poderoso que alguém seja, a miséria lhe atinge pelas costas. O meu partido, em 80 anos de história, nunca participou, em nenhum momento da nossa história, mesmo quando fomos perseguidos, presos, capitulados na nossa luta de resistência, nós nunca participamos de um atentado terrorista e nunca servimos a qualquer luta armada. Repudiamos por completo, de qualquer maneira e com maior força possível, qualquer gesto que tire a vida humana. O homem não pode tirar o que não é capaz de dar.

É também que nós, aqui, precisamos examinar de que maneira pessoas que lutaram em 1881, há sete anos de uma abominável presença dentro da nossa sociedade, onde quando se está no Colégio Piracicabano existia entre nós, e albergado dentro da classe dirigente brasileira, a escravidão, seres humanos, apenas com a sua epiderme diferente da nossa, servindo à riqueza. São 100 anos. E eu lembro dessa platéia, onde dizia o Presidente Walter Feldman, que é representante de 37 milhões de brasileiros, cadê os 37 milhões de brasileiros da sua face negra? O cadê dos miseráveis, ou aqueles que as imagens não mostram, as periferias, das crianças mordendo os peitos murchos de suas mães incapazes de lhe amamentar?

Se imaginarmos que esta guerra que porventura se apregoa e se anuncia todo dia acontecer, não apenas será o fim de uma era, mas será o sinal perdido os homens têm para que busquem a justiça social e a fraternidade entre si. Este é o melhor momento para nós nos abraçarmos. Ao invés de tanques, mísseis, chamarmos os chefes de estado, os dirigentes, como na homenagem que o pastor aqui inicial disse, que os homens de bem e os dirigentes nacionais e todos possam se sentar me busca de uma reconstrução da ordem mundial. Não há mais como tolerar tanta desigualdade e tanta escravidão sobre os céus de um homem.

E eu, talvez não sendo protocolar, ou fugindo à uma homenagem, acredito que se Miss Marta Holtz estivesse aqui ou John Wesley estivesse aqui, as minhas palavras, que talvez fossem menores e menos belas que as deles, mas com certeza estariam falando aqui de que os homens devam ser mais fraternos e não deva haver tanta desigualdade entre eles. Assim foi a mensagem, assim tem sido a mensagem.

Como é horrível eu viver numa sociedade que somente a menos de 30 anos permitiu que a mulher fosse ao mercado de trabalho, e que hoje ainda se fala da mulher e se postula na mulher e coloca-se da mulher, pelos homens que temem na mulher a única capaz de reproduzir a vida, e como tal entender melhor a sociedade, afastá-la dos ditames e das direções de quaisquer instituições que sejam. Quando clamo pela criança pobre, quando clamo pelo negro, quando clamo pela mulher, quando clamo pelas minorias, é porque o homem ao vestir suas vísceras, ao trazê-las à epiderme para recobrir aquilo que nós temos por dentro, é que nós não queremos que as vísceras sociais de uma nação como a nossa, ou nações que convivem conosco, estejam tão expostas a ponto de nós não podermos viver mais numa sociedade em paz. Hoje não se dá um tênis a um filho, hoje não se dá uma bicicleta a um filho, hoje mora-se cada vez mais em condomínios fechados e procura-se segurança privada, porque é impossível viver ou educar ou crer no futuro, como disse aqui o Reitor: “o tempo de futuro está se esgotando para a Humanidade”.

Não há forma de transformar, senão com o mesmo libelo contra o inspetor de ensino em 1887, afastar todos os preconceitos da Humanidade, principalmente o de que há melhores sobre piores nos homens que são iguais. E assim que este Colégio se fez. E assim que os homens se farão, se nós quisermos construir uma humanidade que seja digna de nós, homens. Talvez nunca os homens que mudam o mundo possam ver a sua mudança como agora. Os homens que um dia mudaram o mundo não viram a mudança. Talvez nós sejamos capazes de mudar e ver a mudança que fizemos.

Falo isso porque ao mesmo tempo que o José Machado, nosso Prefeito, foi catapultado do centro, do ventre da universidade, ela nasce ao mesmo tempo em que eu assumi a Prefeitura de Piracicaba. Eu sei o que é aos meus 28 anos de idade assumir uma Prefeitura. Chamaram a mim a responsabilidade, ao mesmo tempo em que nascia a democratização do ensino, quando a escola pública afastava os filhos dos mais pobres a oportunidade de ensinar. Desde que eu existo em Piracicaba a universidade não abriu mais nenhuma vaga pública na cidade de Piracicaba e no Estado, enquanto a democratização do ensino era feita pela rede privada. Nasceu comigo e foi assim que nós crescemos. No ventre que deu José Machado, que hoje é Prefeito, pela segunda vez, no meu gabinete, onde 60% dos que trabalham no meu gabinete cursaram ou cursam a Universidade Metodista de Piracicaba, não passaram pelos bancos do Colégio, mas se olharmos de 26 anos para baixo, 100% do meu gabinete e do Roberto Morais é da Universidade Metodista de Piracicaba. Essa é a transformação da história. Agora se queremos fazê-la transformável, se queremos ser instrumento da sua transformação, e fazê-la para o bem, este é o momento de fazer, e não iniquamente aceitarmos as disparidades que nos são impostas. Hoje é o momento da paz. Hoje é o momento da luta do homem voltar a ser digno de habitar a comunidade entre os seus.

Portanto, não poderia ser melhor a homenagem que o Roberto Morais faz. Porque afinal de contas a Igreja Metodista quando chegou trouxe, num momento de escravidão, a luta para que deixássemos de explorar uns aos outros, e pudéssemos ser iguais para todo o sempre.

Muito obrigado, minha homenagem a todos os senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Assistiremos agora os corais “Carpe Diem” da Universidade Metodista de Piracicaba, sob a regência do Maestro Humberto Cantoni.

 

* * *

 

-              É apresentado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Os nossos agradecimentos aos corais da Unimep, Maestro Júlia Mestaldin, Maestro Humberto Cantoni, pela apresentação nessa Sessão Solene.

Tem a palavra, o Sr. Mendes Thame, Secretário de Estado de Recursos Hídricos, representando nessa solenidade o Governador do Estado, Geraldo Alckmin.

 

O SR. MENDES THAME - Ilustre Deputado Roberto Morais, que teve a feliz iniciativa desta homenagem e que hoje Preside essa sessão, Sua Exma. esposa Nilva Morais, magnífico Reitor Almir Maia e sua Exma. esposa Suzana Maia, Deputado Federal João Hermann Neto, Deputada Maria do Carmo Piunti, Prefeito José Machado, Vereador Gustavo Hermann, Professores Eliezer Barreto César e Gustavo Dias Alvim, vice-Reitores da Universidade Metodista de Piracicaba, Dr. Almir Linhares de Faria, Diretor do Colégio Piracicabano, Reverendíssimos Bispos Adolfo Silva e Nelson Leite, Irmã Teresa Sofiatti, Reverendíssimo Pastor Omir Andrade, Dr. Luiz Carlos Furtuoso, Lourenço Taiar, Dra. Antonieta Losso Pedroso, integrantes do coral, professores, funcionários, alunos, senhoras e senhores, hoje nós estamos prestando uma raríssima homenagem. Raríssima homenagem a uma instituição que tem 120 anos. 120 anos educando, mas acima de tudo sempre, permanentemente defendendo idéias progressistas, ideais liberais, lutando contra preconceitos, contra idéias que oprimem, uma instituição sempre à frente do seu tempo.

Hoje se faz aqui no parlamento paulista o registro desta passagem, desse aniversário. Um registro é uma marca no tempo, no contexto dos dias de hoje. E hoje, como bem colocou o Deputado Hermann, a humanidade está ainda estarrecida com os atos de terrorismo, de radicalismo, de fundamentalismo e de intolerância. E é dentro deste contexto, sem poder fugir a este conceito, que nós procuramos qual ato consciente, racional, para se contrapor a toda essa ordem de atos e de situação que hoje nos atinge indistintamente a toda a humanidade.

É dentro desta busca de atos conseqüentes, para ter uma ação transformadora, que nós vamos nos ater no conceito de educação. Justamente daquilo que esta instituição fez e vem fazendo durante 120 anos. A educação sempre teve um duplo aspecto, um duplo objetivo. Primeiro uma dimensão macro. A educação é um instrumento para o desenvolvimento de uma sociedade inteira. E ao mesmo tempo, o melhor investimento para o futuro em benefício de uma comunidade inteira. É o conceito macro, global. Ao mesmo tempo, a educação tem um conceito micro, individual. É o melhor instrumento para a pessoa enfrentar os seus problemas materiais, financeiros, é o instrumento para a formação do indivíduo, para desenvolver as suas potencialidades, para torná-lo mais realizado e feliz.

Existe também uma terceira dimensão. É uma dimensão transcendental, é uma dimensão ética, que faz o nexo entre o indivíduo e a sociedade. Quando se dá esse nexo? Quando a educação permite que o crescimento do indivíduo se reflita no crescimento da sociedade. Quando essa dimensão consegue açambarcar a questão cultural, quando ela transmite um feixe de valores culturais e espirituais, que são caros, que são gratos a uma comunidade em determinado momento de sua história. É a transmissão do respeito humano, da tolerância, da propensão ao diálogo, é a união entre identidade e alteridade, autenticidade e diferença. É só a educação que consegue consagrar e permitir que o pluralismo não seja um obstáculo, mas sim um fator de enriquecimento da democracia, da vida com liberdade, com dignidade e respeito humano. Acima de tudo, é essa dimensão transcendental da educação que permite que o exercício da cidadania conduza à aceitação de um bem coletivo, que nós consigamos enxergar mais do que o muro do fundo do quintal das nossas casas e, com isso, possamos realmente de fato, defender uma sociedade mais justa, com uma distribuição mais equânime de renda e riqueza e, acima de tudo, a instituição de uma ordem jurídica institucional que seja respeitada por todos. Só assim nós vamos realmente nos contrapor a essa situação que hoje existe.

É por tudo isso que hoje nós não apenas estamos comemorando os 120 anos deste Colégio Piracicabano e desta instituição que hoje engloba a nossa querida Universidade Metodista de Piracicaba. Mas também hoje aqui reverenciamos, num agradecimento muito especial à Deus, pelo privilégio de podermos compartilhar deste momento tão especial em que se comemora aquela instituição que tanto fez pelo povo piracicabano, pelo povo paulista, pelo povo brasileiro. Meus cumprimentos, na certeza de que a semente plantada em terra piracicabana vai continuar a vicejar e a dar bons frutos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Gostaria de pedir a presença do Professor Almir Souza Maia, que recebe sua homenagem do Parlamento do Estado de São Paulo pelos 120 anos do Colégio Piracicabano, e o Prof. Almir Linhares, também, que é o Diretor do Instituto Educacional Piracicabano, venha até o local para receber essa homenagem do Parlamento do Estado.

 

* * *

 

-              È feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Exmo. Sr. Deputado Federal João Hermann Neto, Exmo. Sr. Antonio Carlos Mendes Thame, Secretário de Recursos Hídricos, representando neste ato o Governador Geraldo Alckmin, Exma. Sra. Maria do Carmo Piunti, minha companheira diária no Parlamento de São Paulo, Exmo. Prefeito de Piracicaba, José Machado, Prof. Dr. Almir de Souza Maia, Reitor da UNIMEP, Prof. Dr. Almir Linhares de Faria, Diretor do Colégio Piracicabano, Vereador Gustavo Hermann, representando a Câmara de Vereadores de onde nós saímos para este Parlamento, tenho orgulho muito grande de ter sido Vereador na nossa cidade, Prof. Dr. Eliezer Barreto César, vice-Reitor Acadêmico da Unimep, Prof. Dr. Gustavo Jacques Dias Alvim, Vice-Diretor Geral do Instituto Educacional Piracicabano e vice-Reitor Administrativo da Unimep, os Bispos Nelson Leite e Adolfo Evaristo da Silva, os demais representantes da mesa, meus amigos Lourenço Taiab do Jornal de Piracicaba, Luiz Carlos Furtuoso, da Associação Comercial e Industrial, acompanhado do Sérgio Furtuoso, do Joege Adersa, os demais funcionários da Universidade Metodista de Piracicaba, do Instituto Educacional Piracicabano, nossos alunos, nossos dois corais, os nossos funcionários aqui da Assembléia Legislativa, a minha assessoria, desde priscas eras o homem tem atinente necessidade de transmitir conhecimento para assegurar a sua sobrevivência e prosperidade, constituindo o ensino um indelével alicerce da existência humana.

Nesse sentido, e também vislumbrando a força na formação do caráter e exercício da cidadania as instituições de ensino tiveram o seu princípio, algumas delas talvez por terem as suas chamas alimentadas pelo esplendor dos grandes idealistas, alcançaram glória e destaque, marcando com seus nomes a história.

Os ideais de liberdade inspiraram a jovem Miss Marta Holtz, que aportou no Brasil no ano de 1881, trazendo consigo um sonho e uma missão: ensinar, Marta, mantendo a sua intransigente ideologia de liberdade, marcou a história do ensino metodista sempre com posicionamentos claramente opostos a quaisquer tipos de opressão. Num período em que as mulheres tinham os seus direitos oprimidos, ela abalou a discriminação, priorizando o ensino feminino no Colégio Piracicabano, fundado a 13 de setembro de 1881. Em importantes fatos esteve presente a atuação sempre brilhante de Marta Holtz, que nunca mediu esforços ou negou-se a cooperar, rebelando-se ou manifestado posição contrária a todas as situações que feriam a liberdade ou os seus ideais de compromisso social. Era uma abolicionista em tempos de escravidão, uma republicana durante a monarquia e prezava por exaltar a essencial contribuição das instituições universitárias durante um período de repressão à autonomia das universidades.

O Colégio Piracicabano desenvolveu-se e teve a Universidade Metodista de Piracicaba como descendente. As atividades de elevado nível advindas do ensino metodista encontraram território de plena expansão na região de Piracicaba. O constante crescimento das escalas de atividade que se iniciaram com o Colégio Piracicabano hoje atingem os municípios de Santa Bárbara D´Oeste, Lins, Campinas e Juiz de Fora, formando o Instituto Educacional Piracicabano, que hoje congrega mais de 18 mil estudantes e funcionários.

O Instituto Educacional Piracicabano, em todas as suas escalas de ensino, manteve constantemente inegável e fundamental atuação em todas questões de envolvimento social, integrando-se estreitamente com a sociedade piracicabana e de sua região. Grande sentimento de orgulho me ocorre por poder homenagear aqui, na Assembléia Legislativa paulista, um dos principais ícones que representa a história da nossa cidade, o Colégio Piracicabano. Hoje o exaltamos solenemente, como representante de toda a trajetória de ensino metodista, que completa 120 anos de história na nossa querida e amada Piracicaba, exercendo a sua função em informar, não somente o caráter intelectual, mas também o senso de cidadania, civilidade, e também humanidade de seus alunos. A importância inconteste do Colégio Piracicabano fica aqui registrada, juntamente com a certeza que irá suceder o auspicioso futuro dessa instituição de ensino pelas mãos de seus funcionários, professores, de seu atual diretor e de outros que hão de vir, nunca deixar de cumprir o lema que representa hoje 120 anos de ideologia: “Ide e ensinai.”

Parabéns, Instituto Educacional Piracicabano. (Palmas.)

Exortado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la essa Presidência agradece aqui a presença de todas as autoridades presentes neste ato e aqueles que colaboraram para o êxito da solenidade e quero aqui fazer no final um agradecimento todo especial ao meu Chefe de Gabinete, que sempre me incentivou, e muito, a realizar esse ato, inclusive o ato no município de Piracicaba, na Câmara de Vereadores, através do Vereador Gustavo Hermann aqui presente, da Câmara Federal através do Deputado João Hermann. Infelizmente, há menos de um mês o meu chefe de Gabinete Osvadir Júlio se foi, mas tenho certeza de que ele está aqui presente entre nós, ele que sempre nos incentivou, e muito, (Palmas) para que nós tivéssemos a realização deste ato, tanto no Parlamento do Município, do Estado, como também em Brasília.

Gostaria de agradecer a toda a nossa assessoria, aqui presente, agradecer a presença da minha esposa, agradecer e presença dos funcionários da Assembléia Legislativa e aos meus queridos piracicabanos que para cá se deslocaram.

Muito obrigado, que Deus nos dê muita força para continuar com muita clareza e com muita seriedade defendendo Piracicaba e toda a região.

Obrigado e boa noite.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 22 horas.

* * *