10 DE JUNHO DE 2002

27ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DA SOCIEDADE SÍRIO LIBANESA PIRACICABANA

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/06/2002 - Sessão 27ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DA SOCIEDADE BENEFICENTE SÍRIO-LIBANESA DE PIRACICABA

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente  da Casa, Deputado Walter Feldman, por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de se comemorar o Centenário da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JAMIL MURAD

Cumprimenta as autoridades. Relembra seus vínculos familiares com os sírios. Reflete sobre a situação difícil pela qual estão passando as nações árabes, vistas pelos EUA como terroristas em potencial.

 

003 - JOSÉ MACHADO

Prefeito do município de Piracicaba, saúda o Deputado Roberto Morais, Presidente, em exercício, e os demais membros da Mesa. Parabeniza o Professor Elias Salum por seu trabalho à frente da diretoria da Sociedade Beneficente.

 

004 - Presidente ROBERTO MORAIS

Lê comunicado do Deputado Federal João Hermann Neto, enviado ao Presidente Elias Salum.

 

005 - AHMAD SHAAR (RISKALAH TUMA - TRADUTOR)

Cônsul-Geral da Síria, manifesta sua alegria em participar da solenidade comemorativa do Centenário da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba. Sublinha a amizade que existe entre o Brasil e a Síria.

 

006 - ANTÔNIO CARLOS DE MENDES THAME

Na qualidade de Deputado Federal, cumprimenta o Presidente em exercício, Deputado Roberto Morais e as demais autoridades. Destaca como fatos, que extrapolam o limite da individualidade, têm impacto na comunidade e aponta como exemplo o Centenário da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba.

 

007 - DEMÉTRIUS ATTARIAN

Na condição de sacerdote, saúda as autoridades. Classifica como memorável a condução de uma sociedade, durante cem anos. Parabeniza a comunidade sírio-libanesa de Piracicaba pela constância no trabalho beneficente, enquanto outras casas de caridade, em várias cidades, desapareceram.

 

008 - ELIAS SALUM

Como Presidente da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba, enaltece a Alesp pela acolhida e pela solenidade. Em especial, agradece ao Deputado Roberto Morais, Presidente em exercício, pela iniciativa da solicitação da sessão solene.

 

009 - Presidente ROBERTO MORAIS

Entrega placas comemorativas aos homenageados.

 

010 - ANTÔNIO HENRIQUE COCENZA

Na qualidade de Presidente da Academia  Piracicabana de Letras, faz suas todos as saudações anteriores. Parabeniza todos que participaram das atividades da sociedade beneficente de Piracicaba.

 

011 - Presidente ROBERTO MORAIS

Fala da importantíssima função social da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Neste momento adentra ao plenário desta Casa o nobre Deputado Roberto Morais, que irá presidir esta sessão solene. (Palmas.)         

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Convidamos para compor a Mesa desta sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Sr. Professor Elias Salum, Presidente da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba; Exmo. Sr. Deputado Federal Antônio Carlos Mendes Thame; Sr. Ahmad Shaar, Cônsul-Geral da Síria; Exmo. Sr. José Machado, Prefeito Municipal de Piracicaba; Deputado Jamil Murad, do PCdoB. (Palmas.)

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorarmos o Centenário da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Agradecemos ao Sr. Maestro David Cirilo da Cruz e a todos os nossos soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pela presença que abrilhanta este ato. Muito obrigado. (Palmas.)

Também fazem parte da Mesa Diretora do trabalho as seguintes autoridades: a vice-Consulesa do Líbano, Rehab Abu Zain, neste ato representando o Sr. Joseph Sayah, Cônsul do Líbano; Sr. Riskalah Tuma, representando neste ato o Senador Romeu Tuma; o Exmo. Sr. Antônio Osvaldo Storel, Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba; Exmo. Sr. Vereador Wilson Roberto Tietz, Presidente da Câmara Municipal de Charqueada; Exmo. Sr. Marcelo, Secretário de Comunicação Social de Piracicaba; Vereadora Laurisa Cortelazzi, de Piracicaba; Padre Demétrius Attarian, representando S. Exa. Reverendíssima, o Arcebispo Ortodoxo Dom Damaskinos Mansur; Sr. Dr. Antônio Wilson Sallum, Diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba; Sr. Lourenço Jorge Tayar, diretor-executivo do Jornal de Piracicaba; Sr. Joacir Cury, editor do Jornal de Piracicaba; Exmo. Sr. Jorge Martins, vereador da Câmara de Piracicaba.

Esta Presidência tem o prazer de conceder a palavra ao Exmo. Deputado Estadual Jamil Murad.

 

O SR. JAMIL MURAD - PCdoB - Sr. Presidente desta sessão solene em homenagem à comunidade sírio-libanesa de Piracicaba, Deputado Roberto Morais, Deputado Federal Antônio Carlos de Mendes Thame; Prefeito e ex-Deputado Federal José Machado; Cônsul da Síria, Cônsul Adjunto do Líbano, demais autoridades da Mesa, autoridades, amigos e amigas presentes, através do convite do nobre Deputado Roberto Morais, tomei conhecimento de seria feita esta homenagem aos cem anos da Sociedade Beneficente Sírio-libanesa de Piracicaba. Senti-me impulsionado e com muita vontade de prestar esta homenagem a vocês, ao Deputado Roberto Morais e às autoridades de Piracicaba que se deslocaram para compartilhar desta homenagem.

Sou neto de sírios, meus avós vieram como imigrantes em 1919, portanto sou membro da comunidade sírio-libanesa do Brasil. Neste momento, aqueles que são árabes ou descendentes de árabes, estão passando no mundo inteiro por uma situação muito difícil, porque econômica, política e militarmente os maiores países do mundo são os Estados Unidos e nos vêem como terroristas em potencial.

 No que se refere à bactéria chamada Antrax, o FBI chegou à conclusão de que era um cientista norte-americano, só que eles escondem, porque querem fazer a campanha contra os árabes, os muçulmanos e contra os povos do Oriente Médio.

 Eles têm lá suas razões geopolíticas e desejam ficar com aquele petróleo; com aquela área. Mesmo antes do petróleo é uma região política que é o encontro de três continentes. Então, eles querem ficar com aquela área para eles, explorá-la e dominá-la. Mas não podemos aceitar que em nome dos seus anseios expansionistas, suas metas de defesa dos interesses norte-americanos agridam o povo árabe que vive lá, os imigrantes e filhos de imigrantes em toda parte do mundo. Mesmo dentro dos Estados Unidos, o indivíduo não deve nada, basicamente porque ele é descendente de árabe, por isso ele está preso, tem que contratar advogado e ficar meses ou mais de um ano preso.

 Neste momento tão difícil para o povo árabe do Oriente Médio e do mundo inteiro, aproveito para ressaltar, pois temos que estimular a defesa. Hoje é contra o povo árabe, amanhã é contra o povo africano. Nós, latino-americanos, sabemos que eles também vêm para cima de nós. Portanto, não há sossego para os povos que lutam pelo seu país, pelas suas riquezas, para tentar se desenvolver, para ver o seu povo viver melhor.

Nesta homenagem de cem anos à comunidade sírio-libanesa de Piracicaba, registro que os senhores e as senhoras, depois de trabalhar tanto e de merecer tantas homenagens, ainda têm a necessidade de continuar lutando seja na autodefesa, seja para ajudar a defender os nossos irmãos, os nossos parentes, mesmo que distantes, mesmo os que moram lá e estão sendo ofendidos e agredidos injusta e criminosamente.

Parabéns para a sociedade sírio-libanesa de Piracicaba, parabéns para o nobre Deputado Roberto Morais, por esta homenagem que nos enche de orgulho. Gostaria de dar um abraço afetuoso a V. Exa. por essa atitude tão digna de homenagear essa comunidade piracicabana que tanto tem feito por Piracicaba, por São Paulo e pelo Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Agradecemos ao nobre Deputado Jamil Murad pelas palavras.

Neste momento, concedo a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito José Machado, do município de Piracicaba, ex-Deputado desta Casa.

 

O SR. JOSÉ MACHADO - Exmo. Sr. Deputado Roberto Morais, que preside esta sessão solene, Exmo. Deputado Jamil Murad, Exmo. Sr. Deputado Mendes Thame, Exmo. Sr. Ahmad Shaar, Cônsul-Geral da Síria; prezado Sr. Professor Elias Salum, Presidente da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba, demais autoridades presentes, senhoras e senhores, é uma satisfação muito grande poder participar desta sessão solene. Quero cumprimentar o nobre Deputado Roberto Morais pela iniciativa de propor esta celebração nesta Casa, a qual me acolheu já há alguns anos na condição de deputado estadual, representando a nossa comunidade.

 De fato, são cem anos marcantes de uma comunidade prestativa, engajada na construção da nossa querida cidade de Piracicaba. Cem anos são cem anos. É uma longa estrada. Muitos dos fundadores da sociedade já não estão mais entre nós, mas deixaram para os seus herdeiros e compatriotas a marca do trabalho, da dignidade e dos bons serviços prestados a uma sociedade pujante, plural como é a sociedade brasileira e em particular a sociedade piracicabana.

 É muito importante que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo marque a sua homenagem a essa instituição centenária. Esta Casa é uma Casa de leis e debates, é o Parlamento paulista, que tem também uma longa tradição, tem uma importância inequívoca na vida de todos os paulistas. É uma honra, um orgulho para todos nós, piracicabanos, mas quero crer que também o é para a Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, através da sua diretoria, dos seus associados e de toda comunidade.

O nosso País completou 500 anos recentemente. Piracicaba celebra 235 anos, tem instituições centenárias que resistiram ao tempo, que criaram o encadeamento de gerações, que ergueram a bandeira da solidariedade humana e da cidadania. E as instituições centenárias se multiplicam no nosso país.

Neste ano, Piracicaba recebe duas homenagens: uma evidentemente para glorificar a vida de uma entidade como a Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, voltada para o trabalho.

Portanto, a minha presença aqui foi uma convocação que me fez o Deputado Roberto Morais, à qual não podia faltar, pois vislumbro nessa entidade toda relevância que tem. Tenho a certeza de que continuará a sua trajetória, vislumbrando os 200 anos que logo completará. Enfim, meus parabéns prezado Professor Elias Salum, pelo seu trabalho e pelo trabalho da sua diretoria.

Este ano, a sociedade celebrará esse evento com muitas atividades, algumas já conhecidas, outras ainda serão anunciadas, mas com certeza serão atividades marcantes. É característica da sociedade marcar presença da comunidade e este é um ano auspicioso para isso, porque a entidade completa cem anos. Meus parabéns! Como dizem os chineses, vida longa à Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Também compõem a Mesa Diretora as seguintes autoridades: Sr. Haldumond Nobre Ferraz, Presidente do Instituto de História e Geografia de Piracicaba; Sr. Antônio Henrique Cocenza, Presidente da Academia Piracicabana de Letras e Sra. América Elias Hermann, representando neste ato o Deputado Federal João Hermann Neto, que enviou um comunicado ao nosso Presidente Elias Salum, com seguinte teor:

“Hoje acontece a convenção nacional do PPS, partido do Ciro Gomes. Sendo coordenador político, em hipótese alguma podemos faltar ao evento. Como conciliar, no entanto, a minha história de vida com a história do Brasil é que se transformou num grande dilema. Tomei uma decisão que me deixa feliz. Seja bem-vindo até o compromisso que surgiu no mesmo dia e hora, porque assim estarão homenageados meus patrícios, minha mãe América Elias Hermann - aliás ela não me representará, porque quem a representaria sou eu.

Sou seu filho, sobrinho e neto de uma família libanesa e muito me honra ser seu descendente. Peço-lhe, Sr. Presidente, desculpas pela minha ausência e agradeço a acolhida da minha mãe, geradora dos seus filhos, netos e bisnetos na raça a que pertencemos.

Atenciosamente, João Hermann Neto, deputado federal, líder do PPS.”

Tem a palavra o Sr. Ahmad Shaar, Cônsul-Geral da Síria. Ele solicita que o Sr. Riskalah Tuma, que neste ato representa o Senador Romeu Tuma, traduza sua fala, neste momento.

 

O SR. AHMAD SHAAR (Faz pronunciamento em língua estrangeira com tradução consecutiva do SR. RISKALAH TUMA) - Senhoras e Senhores, é com muita alegria que me sinto integrado nesta solenidade em que se comemoram os cem anos desta sociedade beneficente.

Nos acontecimentos em que nos encontramos, nesta solenidade e em outras solenidades, buscamos sempre o mesmo ponto de referência, o que nos traz a alegria de dizer da grande amizade que existe entre o Brasil e a querida Síria, demonstrando a fraternidade e a amizade entre os dois povos. Sentimo-nos tão alegres e irmanados com os brasileiros que sentimos que a nossa vida aqui é como se estivéssemos na Síria.

Queremos dizer que nos sentimos felizes com vocês, desejando a alegria de todos e dizer da alegria que temos de estar convivendo com vocês desde os primeiros instantes que recebemos o convite.

Viva o querido Brasil amigo! Viva a Síria! Viva a grande amizade de brasileiros e sírios. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Tem a palavra o nobre Deputado Federal Antônio Carlos de Mendes Thame.

 

O SR. ANTÔNIO CARLOS DE MENDES THAME - Ilustre Deputado Estadual Roberto Morais, que preside esta tão significativa e histórica sessão da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Jamil Murad, Prefeito de Piracicaba, Sr. José Machado; Sr. Ahmad Shaar, Cônsul-Geral da Síria, senhora representante do Cônsul do Líbano; Sra. Rehab Abu Zain, vice-consulesa do Líbano, representando o Cônsul do Líbano, Joseph Sayah; Dr. Riskalah Tuma, representando o Senador Romeu Tuma; Revmo. Padre Dimitrios Altarian, representando o Arcebispo Ortodoxo Dom Damaskinos Mansur; amigo e Professor Elias Salum, Presidente da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba, em nome de quem saúdo a todos os integrantes da diretoria e da família sírio-libanesa de Piracicaba; Sr. Antônio Osvaldo Storel, Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, em nome de quem saúdo os vereadores presentes; Lourenço Jorge Tayar, diretor-executivo do Jornal de Piracicaba; Professor Doutor Antônio Wilson Sallum, Diretor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba; estimados amigos, hoje temos o raro privilégio de participar de uma solenidade no Parlamento Paulista que registra um fato histórico.

O que é um registro histórico? É um fato que tem o poder de extrapolar o âmbito familiar.

 Todos temos a história da nossa família. Cultivamos a memória dos nossos antepassados, guardamos a fotografia dos nossos avós, dos nossos pais, é a história da nossa família.

Mas a história de uma região, de um estado e de um país, ela só registra aqueles fatos que conseguiram extrapolar o limite da individualidade e têm impacto na comunidade como um todo. Esses fatos são registrados neste rol de acontecimentos que formam a história de uma cidade.

 Hoje, estamos aqui para comemorar cem anos da Sociedade Sírio-Libanesa de Piracicaba, mas não é um evento. É o registro da história desta cidade e da sua participação na vida de Piracicaba e região. Um processo de participação na vida econômica, social, cultural, artística e religiosa de Piracicaba.

 Quando se fala de um processo histórico, não se pode deixar de fazer um resgate do processo inicial de imigração dos nossos antepassados para Piracicaba e região, quando advieram pessoas da Síria e do Líbano.

O que foi esse processo de imigração? Foi um processo completamente diferente da imigração que hoje ocorre. Hoje temos processos migratórios para  os Estados Unidos, para o Canadá; descendentes de japoneses que emigram para o Japão, mas é um processo completamente diferente. Em primeiro lugar, porque hoje temos um idioma que é quase um esperanto, que é o inglês, que permite de imediato a comunicação entre os povos.

Se me permitem, vou citar o caso do meu avô. Imaginem colocar num navio, saindo da Síria, um menino de onze anos para vir sozinho, para ser recebido no porto de Santos e dali ir para uma cidade do interior sem falar nada de um idioma que tem fonética e caracteres diferentes. É muito diferente de uma emigração de espanhóis, de italianos para um país de língua latina. Nessas condições, quantos descendentes e ascendentes de filhos de libaneses aqui vieram para construir família, uma nova vida, integrar-se e fazer parte deste  País!

A colônia sírio-libanesa em Piracicaba não é grande, é relativamente pequena. Mas, no entanto, é grande, é imensa a sua participação na comunidade. Vamos encontrá-la em todas as atividades econômicas da cidade, nas atividades sociais, nas instituições de benemerência,  nas instituições que desprendidamente  se preocupam em melhorar a vida dos seus semelhantes, na vida cultural, na vida científica, na vida religiosa, no jornalismo; em todos os setores as pessoas  têm uma participação extraordinária na vida piracicabana.

Por que isso se deu? Como uma comunidade tão pequena tem uma participação tão grande? Primeiro, pela liderança, que se faz pelo desprendimento. O egoísmo é o contrário, o egoísmo isola, afasta; o desprendimento permite a aproximação e a liderança natural. Segundo, a consciência da importância da presença do próximo. Os  árabes são tremendamente afetivos, afetuosos e gostam de  ter uma participação junto com os demais, sabem que não dá para ser feliz sozinho. E, por outro lado, perseverança, possivelmente por virem de uma região agreste, com dificuldades de solo, de agricultura.

 As colocações do Deputado Jamil Murad, hoje mostrando o momento difícil por que passa a comunidade árabe no mundo todo, certamente é uma fase que será superada pela perseverança, pela capacidade de desprendimento e por mostrarmos os altos valores que constituem essa herança do nosso povo.

Por último, acho que nenhum povo valoriza mais a lealdade do que o povo árabe. Certamente, todos os negócios – e por isso seu desenvolvimento na área comercial  - se baseiam na fidúcia; muitas vezes não há garantias reais das transações comerciais, se baseiam na confiança. E essa capacidade de discernimento para perceber as pessoas em quem se pode confiar é a raiz das alianças, sem as quais não se  constrói e não se transforma o País. As ações de transformação de um país, que são aquelas que permitem que se construa uma nação  mais justa, uma sociedade mais justa em que todos compartilham a riqueza produzida, só  se faz com muitas mãos. E para ver essa ação conjunta, é preciso lealdade, sentimento de fraternidade e de solidariedade.

Com certeza, nesses cem anos, a Sociedade Sírio-Libanesa de Piracicaba, deu um grande exemplo.

Neste momento, ao cumprimentar Elias Salum, Sr. Presidente, quero estender a todos os nossos compatriotas, companheiros que participam desta sociedade, o mais fraterno abraço e meu agradecimento por pertencer a esta sociedade. E nosso cumprimento muito especial a este deputado que tem honrado nossa cidade e região, com um senso  de oportunidade dos mais legítimos, para poder propor e realizar esta sessão, que é o nosso grande amigo, Roberto Morais. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS -  Estão presentes também: Dona Maria Alice de Paiva Salum, Jorge Salum Nassim, Tereza Kalil Abrahão Furlan, Aldo Furlan Neto, Barja Jafah, Georges Naief Marum, Farid Nassar Arbetz, Osvaldo Elias, Clarice Elias, José Giulian Elal, Sabah Elal, Nassif Elias Abu Chedid, Sérgio Ademir Salum Nassim, Maria Chalita Nora, Antônio Carlos Neder, Alexandre Sarquis Neder e toda  sua equipe do Programa Néder Especial,  da TV Beira-Rio, de Piracicaba, fazendo a matéria que será apresentada no sábado; Fernando Camonezzi, Flávia Brandão Camargo, Antum Basili, Nicolas Mikail, Rosemeire de Abreu Mikail, Urinda Finessi, Mercedes Marum, João Shadah, Esther Shadah, Maria Marum, Émerson Pigoso, Moacir Camponês do Brasil, Joacir Cury e Silvana do Jornal de Piracicaba, Henrique fotógrafo. A todos os agradecimentos pela vinda à Assembléia Legislativa.

Tem a palavra o Padre Demétrius Attarian.

 

O SR. DEMÉTRIUS ATTARIAN - Srs. Deputados desta Assembléia, Srs. Representantes consulares, representantes de entidades, creio que não poderei ser tão eloqüente quanto aqueles que me precederam, principalmente porque, ao chegar aqui, soube que deveria dirigir-lhes algumas palavras. Portanto, peço perdão a todos se algo não ficar de acordo com aquilo que foi dito por meus predecessores, é por falha deste que vos fala. Assim, não gostaria  de começar falando aos presentes deste lado da mesa,  mas aos que estão do outro lado da mesa, porque vocês construíram esta sociedade, seus pais construíram uma sociedade. Fundar uma sociedade, creio eu que seja muito fácil; num país de liberdades como o nosso é muito fácil constituir uma sociedade. Levá-la durante cem anos com honra, com dignidade e atuação; isso sim é um evento memorável.

 Muitas das nossas sociedades, que foram fundadas há mais tempo do que a de Piracicaba, hoje em dia não existem mais. E a sociedade de Piracicaba está, como disseram os meus predecessores, ativa, plena e vigorosa. Isso é uma honra para todos nós que de alguma maneira viemos oriundos das famílias do Oriente, como para aqueles que nos vêem hoje em dia nesta sociedade brasileira.

 O referencial da honra de nossos pais somos nós, o referencial daquilo que fizeram os nossos pais na imigração, trazendo nada quando vieram de lá, somos nós, aquilo que construímos, aquilo que temos, os nossos filhos, os nossos netos, as nossas conquistas num país muito diferente de tudo aquilo que trouxeram os nossos pais, avós e outros antepassados de lá.

 Assim, vocês, com o cabelo um pouco mais branco do que o meu, que hoje são homenageados na vossa figura, na figura dos seus pais e avós e daqueles que vieram do Líbano e da Síria, vieram de lá e fundaram esta sociedade que hoje em dia é um marco não só para nós que estamos nos outros lugares, mas um marco para aqueles que estão em Piracicaba, sejam eles da colônia sírio- libanesa, como também de todos os brasileiros que estão lá.

 Parabéns a todos vocês. O Arcebispo Dom Damaskinos Mansur, que se encontra atualmente na Síria por força maior, para participar do santo sínodo de nossa igreja, falando com ele por telefone ele me dizia: “Não se esqueça, não se atrase, não deixe de ir a esta homenagem, a uma sociedade que calou tão forte tanto no coração no dele quanto no meu, quando estivemos em Piracicaba e fomos recebidos -  como foram recebidos todos aqueles que vieram dos nossos países - com os braços e com o coração abertos e com uma homenagem que vocês prestaram a nós, mas que se reverte a todos vocês que aqui estão.”

 Muito obrigado pela participação nesta solenidade e agradeço também ao nobre Deputado Roberto Morais, que muito gentilmente planejou e está realizando esta solenidade. Vocês são os únicos homenageados, junto com a sociedade. Mais uma vez parabenizo o Sr. Elias Salum, nosso irmão, que hoje preside com galhardia, com valentia e com brio esta sociedade. Dos 235 anos, 100 são juntos com a nossa sociedade, como dizia o prefeito de Piracicaba, ou seja, em quase metade da vida de Piracicaba, os árabes e a nossa sociedade estiveram presentes em todos os momentos.

 Parabéns a vocês, que Deus abençoe o vosso trabalho e o vosso fruto que será não só para esta geração, mas todas as outras gerações que virão de vocês. Que Deus abençoe a todos e abençoe e abençoe esta Assembléia, que tão generosamente pode cultivar esta solenidade no coração de cada um desses piracicabanos presentes. Parabéns! (Palmas.)

 

 O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência gostaria de anunciar a presença do Dr. Vladimir, Diretor da Câmara do Comércio Árabe-Brasileira e do ex-Deputado Walter Mendes, acompanhado da sua esposa Maria Aparecida Mendes.

Tem a palavra o Sr. Elias Salum, Presidente da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba.

 

O SR. ELIAS SALUM - Esta solenidade ficará gravada indelevelmente na memória dos descendentes de sírios e libaneses presentes. São exemplos desta natureza que dignificam um Poder Legislativo como este que, na forma republicana, gera um regime democrático em que o povo é representado por aqueles que têm a sensibilidade de sentir quais são os interesses e as aspirações de um povo ou comunidade, diferenciando-se da forma monárquica absoluta onde o poder é ilimitado, acumulando a chefia do estado e da nação.

 Quis o destino que esta Assembléia contasse com deputados cultos e preparados para dirigir os destinos do maior estado brasileiro, que é São Paulo. Recebam as nossas congratulações. Muito obrigado a todos pelo gesto nobre e incentivador aos representantes da sociedade sírio-libanesa aqui presentes, que a partir de hoje sairão daqui fortalecidos e conscientes de que a nossa missão em favor de todos aumentou consideravelmente.

 Finalizando, queremos agradecer ao nobre Deputado Roberto Morais, respeitado, ilustre e querido deputado, este que se faz presente com humildade e simpatia em quase todos os acontecimentos de Piracicaba e região. É um homem dinâmico e de valor inestimável, qualidades que lhe são peculiares. A nossa gratidão passará a residir em nosso coração e em nossa memória, por esse seu gesto de elevar cada vez mais o nome da nossa entidade, Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa. Em nome da diretoria presente e da comunidade árabe de Piracicaba, nossos agradecimentos. Que Deus ajude a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Neste momento o Exmo. Sr. Deputado Roberto Morais fará a entrega de uma placa de homenagem desta Assembléia Legislativa à Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, representada pelo seu Presidente Elias Salum.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. ELIAS SALUM - A placa diz o seguinte: “ Homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ao Centenário da Sociedade Sírio-Libanesa de Piracicaba. Palácio Nove de Julho”.

Recebam a nossa gratidão que perpetuará a nossa alegria a este Deputado e a esta Assembléia por estarmos recebendo, pela primeira vez em cem anos, esta homenagem que ficará registrada para os nossos descendentes.

Deputado Roberto Morais, Deus lhe pague. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Neste momento o Sr. Elias Salum fará a entrega de uma lembrança ao Sr. Deputado Roberto Morais.

 

* * *

 

- É feita a entrega da lembrança.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - O Professor Elias Salum fará também a entrega de uma lembrança ao Sr. Ahmad Shaar, Cônsul-Geral da Síria.

 

* * *

 

- É feita a entrega da lembrança.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Solicitamos ao Professor Antônio Henrique Cocenza, Presidente da Academia Piracicabana de Letras, para que faça a sua saudação.

 

O SR. ANTÔNIO HENRIQUE COCENZA - Faço minhas todas as saudações já feitas pelos oradores que me antecederam, representando uma outra importante instituição centenária da nossa querida Piracicaba, a qual tenho a honra de representar neste Parlamento do Estado de São Paulo, cujo trabalho já foi aquilatado pelo Jornal de Piracicaba e outras entidades.

 Parabéns a todos os que participaram das atividades da sociedade e na pessoa do seu atual Presidente, Professor Elias Salum, quero cumprimentar os demais integrantes da atual diretoria e aqueles que a precederam. Representando o povo paulista, mais uma vez agradeço em nome de todo o povo do Estado de São Paulo, a todos os sírio-libaneses que se integraram ao nosso País e hoje se fazem brasileiros e nossos irmãos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Autoridades presentes, deputados, senhoras e senhores, talvez nos idos de 1902, o primeiro presidente da então Sociedade Beneficente Síria, Sr. Manoel Elias Zina, não pudesse imaginar o brilhantismo e a perseverança desta sociedade, que a partir de 1955 recebeu a denominação de Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa.

Inicialmente fundada com a intenção de atender às necessidades dos imigrantes do Oriente, a entidade passou a desempenhar importantíssima função social desde muito cedo.

A imigração dos sírio-libaneses constitui-se num grandioso elo de ligação entre o povo brasileiro e os fundamentos da cultura mundial, que eram trazidos nas malas dos mascates que por aqui aportaram.

Além da contribuição cultural, ilustrada quando a sede social fora franqueada ao Prof. Miguel José para servir de sala de aula, há, ainda, o sentimento de patriotismo e a força da luta pela liberdade, muito bem retratada pelo ato em favor da liberdade da Síria em agosto de 1918.

O Brasil, protagonista de uma colonização de exploração, quando somente extraíam-se pedras, metais e madeira, violando o meio ambiente e os habitantes da então Terra Brasilis, foi agraciado com a vinda desses povos que, ouso arriscar dizer, iniciaram a colonização de povoamento em nosso país, valorizando nossa terra e nossa gente.
Num país com 500 anos de história, um trabalho centenário como o da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa é bastante significativo e demonstra todo o empenho e a preocupação dos sírios e libaneses conosco, povo brasileiro. São mais que amigos, são verdadeiros mestres, os quais não poderíamos deixar de homenagear e exaltar o seu trabalho secular.

E nesta jornada a Sociedade Sírio-Libanesa ainda é muito bem acompanhada por outras instituições centenárias que aquilatam o seu trabalho, como o Jornal de Piracicaba, o Colégio Piracicabano e a gloriosa Luiz de Queiroz.Parabéns a todos os que participaram das atividades da Sociedade, e na pessoa de seu atual presidente, professor Elias Salum, cumprimento todos os demais integrantes da atual diretoria e daquelas que a precederam.

Fazendo uso de minhas atribuições de Deputado, representante do povo paulista, agradeço, em nome de todo o Estado de São Paulo, a todos os sírio-libaneses que entregaram-se ao nosso país e hoje se fazem também brasileiros, nossos irmãos. Obrigado!”

Esgotado o objeto da presente sessão, em homenagem à Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa de Piracicaba, pelos cem anos, quero agradecer mais uma vez a presença de todas as autoridades citadas, de todos aqueles que vieram da nossa querida Piracicaba e de outras regiões para participar deste evento. Quero agradecer a todo o nosso corpo de funcionários da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que mais uma vez não mediu esforços para organizar esta sessão solene. Quero agradecer aos funcionários da TV Assembléia que cobriram o evento e que diariamente mostram as sessões da Assembléia a partir das 14:30 horas, imagens que Piracicaba também recebe e agradecer também a todos aqueles da minha assessoria que ajudaram no sentido de que este evento pudesse ser realizado nesta manhã, no Parlamento do Estado de São Paulo. Muito obrigado e tenham todos um bom dia.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 35 minutos.

 

* * *