08 DE AGOSTO DE 2003

27ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES EVANGÉLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - APMESP

 

Presidência: MILTON VIEIRA

 

Secretário: UBIRATAN GUIMARÃES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/08/2003 - Sessão 27ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MILTON VIEIRA

 

HOMENAGEM À ASSOCIAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES EVANGÉLICOS DO ESTADO

001 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa por solicitação do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado. Anuncia que foi suspensa a apresentação do Hino Nacional Brasileiro devido ao luto oficial decretado por esta Casa, por três dias, pelo falecimento do Presidente das Organizações Globo, Sr. Roberto Marinho.

 

002 - NATAN ANISHKA

Como rabino messiânico, convidado pelo Presidente, faz uma oração inicial.

 

003 - UBIRATAN GUIMARÃES

Como Deputado, parabeniza o Presidente Milton Vieira pela iniciativa da sessão. Após 33 anos de serviço, fala da importância da fé para o policial realizar sua missão. Cumprimenta o Coronel Odilon pelos 1.400 policiais militares recuperados.

 

004 - VANDERLEI JANGROSSI

Vereador, representante da Câmara Municipal de São Paulo, cita palavras do profeta Isaías para fundamentar o trabalho de resgatar as pessoas que estão sofrendo. Fala da libertação espiritual, mais importante do que a física.

 

005 - MANOEL CRUZ

Líder do Prona, na Câmara Municipal de São Paulo, pede as bênçãos de Deus para todos os presentes à solenidade.

 

006 - Presidente  MILTON VIEIRA

Anuncia a exibição de um vídeo sobre o trabalho da Associação.

 

007 - WAGNER FERRARI

Chefe da Assistência Policial Militar da Alesp, dá seu testemunho de fé de que nada é por acaso e que as coisas acontecem no seu momento devido e da forma que Deus quer.

 

008 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia um número musical com o cantor Alex Filho.

 

009 - BEATRIZ SOUZA AUGUSTO

Esposa do PM Paulo de Tarso, um dos fundadores da Associação PMs de Cristo, lê trechos dos Livros dos Salmos e Provérbios e reflete sobre eles. Fala das origens da Associação e de como o sonho de falar de Cristo nos quartéis tornou-se uma realidade.

 

010 - WALDIR NASCIMENTO CUNHA FILHO

1º Tenente Médico, do CPI-6 de Santos, dá seu testemunho de fé e fala da diferença entre coincidência e cristocidência. Fala do trabalho de reatar casais que passam a viver uma novidade de vida aos pés do Senhor Jesus.

 

011 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia números musicais interpretados pela Banda Resgate 190, do 6º BPMI, de Santos. Na Presidência, ressalta preceitos bíblicos que norteiam o trabalho dos policiais militares evangélicos. Em seguida, entrega placa alusiva ao evento ao Coronel PM Orlando Rodrigues de Camargo. Anuncia um número musical.

 

012 - DALVAN

Fala aos presentes sobre a importância da música "Nuvens de Lágrimas", cuja letra tem forte mensagem evangélica. Após a apresentação musical de seu trabalho na Polícia Militar e na Civil, dá seu testemunho de fé.

 

013 - ORLANDO ROGRIGUES DE CAMARGO

Presidente da Associação dos PMs de Cristo, agradece a homenagem e fala da importância de se fazerem eventos como o da solenidade a fim de que a Associação fique mais conhecida no Estado. Enaltece o testemunho do Pastor Natan, judeu de Jerusalém, que buscou o Senhor Jesus. Agradece as comitivas que vieram à solenidade.

 

014 - MARCOS ABRÃO

Pastor da Igreja Universal do reino de Deus, a convite da Presidência, realiza uma oração em favor das famílias.

 

015 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia um número musical apresentado pelo "Grupo Resgate 190".

 

016 - PAULO JOSÉ DA SILVA

Cabo da PM, faz uma apresentação de louvor instrumental.

 

017 - Presidente MILTON VIEIRA

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Conclama a todos a levarem consigo a Palavra de Deus, como arma diferente, que tem um fogo muito maior. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Ubiratan Guimarães para, como 2º Secretário "ad hoc", proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Milton Vieira - PSL - Gostaria de nomear as autoridades presentes, que estão fazendo parte da Mesa: Coronel PM, Orlando Rodrigues de Camargo, Presidente da Associação dos PMs de Cristo; Sra. Beatriz Souza Augusto, esposa do Coronel PM Paulo de Tarso, um dos fundadores da Associação; Rabino Natan Anishka, da Comunidade Judaica Messiânica; Sr. Mário Alves de Almeida, representando o Coronel PM da Reserva, Luiz Carlos Nogueira, Presidente da Adepom; Coronel PM da Reserva, Odilon Gonzaga; Coronel Vagner Ferrari, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Pastor Carlos Alberto de Santana, da Apmesp, Associação dos PMs de Cristo; Vereador Vanderlei Jangrossi, da Câmara Municipal de São Paulo, Pastor Vanderlei Jangrossi.

Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Sidney Beraldo, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo.

Suspendemos hoje a apresentação do Hino Nacional, devido ao luto oficial por três dias que esta Casa decretou pelo falecimento do Presidente das Organizações Globo, Sr. Roberto Marinho. Devido a essa infelicidade, não vamos apresentar o Hino Nacional.

Gostaria de convidar o Rabino Natan, que é judeu, nascido e criado em Jerusalém, onde conheceu o Senhor Jesus Cristo, tornando-se ali judeu messiânico. Chegou ao Brasil em 1954, residindo desde então na cidade de São Paulo há quase 50 anos. Formou-se pelo Seminário Teológico Batista, onde posteriormente tornou-se docente da língua hebraica. Hoje, exerce o rabinato messiânico. Assim, gostaria de convidar o Rabino Natan, da Comunidade Judaica Messiânica, para que realizasse uma oração inicial. Convido o Rabino para que proceda à oração e convido todos para que fiquem em pé.

 

O SR. NATAN ANISHKA - Santo e maravilhoso Deus, nosso criador e nosso salvador, nós Te louvamos e adoramos pelo que Tu és. Nesta solenidade, suplicamos as Tuas bênçãos, suplicamos a Tua presença para que Teu nome seja glorificado. Dirige-nos pelo Teu Espírito Santo, para que possamos cumprir o Teu mandamento. Nós Te louvamos, Nosso Pai, por este evento; nós Te louvamos pelo convite que recebemos para Te servir. E pedimos que abençoes esta solenidade que vai ser prestada para a Associação dos Militares Evangélicos do Estado de São Paulo. Abençoa esta Associação para que ela possa dar testemunho da Tua verdade. Deste Tua palavra e foi grande o contingente dos homens que levaram a Tua palavra, para a Tua glória. Abençoa esta Associação. Nós Te rogamos, em nome de Jesus. A Ti é dada toda a honra e toda a glória, porque Tu és Senhor soberano deste universo que criaste, conforme a Tua vontade. Curvamos nossas frontes em gratidão. Recebe o nosso louvor e adoração, em nome de Jesus. Amém.

 

O Sr. Presidente - Milton Vieira - PSL - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Ubiratan Guimarães pelo tempo de cinco minutos regimentais.

 

O sr. Ubiratan Guimarães - PTB - Sr. Presidente, nobre Deputado Milton Vieira; Senhores membros da Mesa; Sr. Presidente da Associação dos PMs Evangélicos; Senhoras e Senhores. Venho a esta tribuna, em primeiro lugar, para cumprimentar o nobre Deputado Milton Vieira pela iniciativa desta Sessão Solene. Vim também para rever amigos que de longa data trabalharam comigo e exerceram, na Polícia Militar, trabalhos que até hoje nos envaidecem.

Ao longo da minha carreira de 33 anos na Polícia Militar, sempre na atividade-fim, na linha de frente, pude perceber o quanto é importante trabalharmos com fé, acreditarmos em uma coisa maior, acreditarmos em Deus, acreditarmos que temos força e que, graças a Ele, podemos realizar nossas missões. As missões, como os Senhores e as Senhoras sabem, são difíceis. O perigo, o risco, são diuturnos. Mas aquele que tem fé, aquele que acredita, consegue superar as dificuldades. Vejo aqui exemplos de homens que deram a sua vida, abnegados, para cuidar de outros homens.

Sem querer, não vou ter tempo de citar todos, mas hoje tive a grande felicidade de encontrar aqui o meu irmão Odilon. Vou falar do Odilon devido à confiança que sempre tivemos para exercer um trabalho importantíssimo: o de recuperar homens e o de recuperar almas. Na Polícia Militar, quando tínhamos problemas de desvio de conduta, de comportamento, de alcoolismo, de vícios, enfim - os mais antigos vão se lembrar do que falo -, encaminhávamos ao Tenente Odilon, hoje Coronel, para que, no Pelotão de Recuperação que comandava, ele recuperasse o homem. Para que os senhores tenham uma idéia, esse nosso irmão evangélico, ao longo de sua carreira, conseguiu recuperar 1.400 Policiais Militares. Um trabalho diuturno, um trabalho sério, um trabalho abnegado, que mostrou o seu resultado.

Assim, cumprimentando o Odilon, gostaria de cumprimentar todos os senhores e senhoras PMs de Cristo. Saio daqui feliz porque sei que cada um dos senhores é um multiplicador da fé. E quando temos fé, quando acreditamos, a nossa profissão e a nossa vida ficam muito mais fáceis.

Vão com Deus e muito obrigado! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Milton Vieira - PSL - Agradecemos as palavras do nobre Deputado Ubiratan Guimarães. Aproveito para anunciar que ele havia me dito, antes, que teria compromissos e teria que sair. Esse é um dos motivos de ele se ausentar e não ficar até o final da nossa cerimônia.

Convido o nobre Vereador, Pastor Vanderlei Jangrossi, que representa a Câmara Municipal de São Paulo neste momento, para que faça uso da palavra.

 

 O SR. VANDERLEI JANGROSSI - Sr. Presidente, Deputado Milton Vieira; Vereador Manoel Cruz, da Câmara Municipal de São Paulo; integrantes desta maravilhosa associação. Antes de começarmos uma reunião, costumamos dizer a todos os irmãos: “Que a paz do Senhor esteja convosco!” É com muita alegria e satisfação que estou presente, lembrando da palavra de Deus, do que o Senhor Jesus disse: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, que eu vos aliviarei”.

Esse trabalho que realizamos - podemos dizer que é todo povo de Deus que realiza -, é o de resgatar pessoas que estão sofrendo, padecendo, levar a palavra de Deus àqueles que sofrem, àqueles que necessitam, àqueles que estão num leito de dor, àquelas pessoas que estão aprisionadas. Segundo a palavra de Deus, Isaías disse que temos que libertar os cativos, os algemados, proclamar a liberdade aos que choram. Temos feito esse trabalho. Os homens de Deus têm realizado esse trabalho maravilhoso de levar não somente o trabalho da Polícia Militar - que já é fantástico por si, um trabalho de salvar vidas e ao qual temos que dar glórias, por nos libertar e nos assegurar dos bandidos, das balas perdidas -, mas também um trabalho dos homens de Cristo, feito através da fé, do espírito, da coragem, do amor.

Uma pessoa que tem Jesus no coração tem algo a mais, não apenas uma fé simples, mas a fé sobrenatural, um verdadeiro amor no coração. O Senhor Jesus nos ensinou, através de Sua palavra, que Ele é amor, nos ensinou que ser evangélico é ser uma pessoa que tem muito amor no coração, independentemente da pessoa, seja ela quem for. A sociedade normalmente olha o bandido apenas como um marginal, e o homem de Deus vê ali uma alma que precisa ser resgatada. Uma pessoa que busca Deus vê a pessoa que está na marginalidade, sofrendo, como uma alma que necessita de ajuda. É certo que temos que usar as leis, mas o Espírito nos ensina que temos que resgatar a alma. Aplicar a lei, mas também dar uma palavra, dar o ensino e mostrar que se a pessoa buscar Deus, com certeza, ela alcançará a salvação e a libertação, não só física, como, o mais importante: a libertação espiritual.

Que Deus abençoe todos; que Deus abençoe a Associação; que Deus abençoe todos os PMs de Cristo; que Deus faça com que esse trabalho se multiplique. Há Policiais Militares que também estão sofrendo. Há muitos problemas em nosso meio, há muitos problemas na corporação, com relação até mesmo a uma ordem espiritual, porque a pessoa que não tem Jesus não tem paz. A pessoa que não conhece Deus não vive em paz. Ela pode mostrar por fora, às vezes ela pode até sorrir, mas por dentro está sofrendo, gemendo. E esse trabalho que temos de levar a palavra de Deus a todos que sofrem, oro a Deus para que se multiplique, para que se multipliquem os homens de Deus, que multiplique essa fé, que essa Associação cresça, venha a se expandir e que venha a ser exemplo para todos nós.

Parabéns, e que Deus abençoe a todos em nome de Jesus Cristo. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Agradeço ao Vereador Pastor Vanderlei. Convido o Vereador Manoel Cruz, que é líder do Prona na Câmara Municipal de São Paulo, para que também faça uso da palavra.

 

O SR. MANOEL CRUZ - Em primeiro lugar quero agradecer a Deus por mais esta oportunidade tão linda de estar no meio de todas essas pessoas maravilhosas. Todos os que vieram sabiam o que ia acontecer aqui e com certeza vieram com o coração cheio de amor, de paz e com muita sabedoria para nos ensinar e nos ajudar, e com muita inteligência para também aprender conosco aquilo que eles não sabem.

Quero parabenizar o Deputado Milton Vieira pela sua iniciativa. Quero parabenizar também a todos os presentes pela importância que estão dando a este momento. Sem dúvida este é um dos momentos mais lindos de nossas vidas, em que as palavras saem do fundo do coração, de amor, de paz, de prosperidade, de sabedoria, de convicção, de muito bom senso. E uma das coisas de que mais precisamos é de bom senso. E é fácil termos bom senso, basta seguirmos os ensinamentos do Criador, o Deus todo poderoso.

Que a paz do Senhor Jesus proteja a todos os senhores e seus familiares. Aliás, todos nós aqui temos no mínimo duas famílias: a família de casa e a família do trabalho. Por isso que iniciei falando sobre um lugar tão lindo, de coisas tão importantes para cada um de nós.

Que Deus abençoe a todos hoje e sempre.

Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Obrigado ao Vereador Manoel Cruz. Antes de passarmos um vídeo mostrando o trabalho da Associação, gostaria de ler as congratulações de algumas pessoas importantes que não puderam estar aqui: Fernando Leça, que é Secretário particular do Governador Geraldo Alckmin; Ana Maria Pimentel, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região; Avivaldi Nogueira Junior, Juiz Presidente do Tribunal de Justiça Militar; Fúlvio Julião Biasi, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Arselino Tatto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Antônio Carlos Caruso, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Duarte Nogueira, Secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado de São Paulo; Nagashi Furukawa, Secretário da Administração Penitenciária; Comandante Carlos Amaral da Silva, Tenente-Coronel da PM; Comandante interino Antônio dos Santos Antônio, Tenente-Coronel da PM; Comandante Jairo Paes de Lira, Coronel da PM; Comandante Hélio Aparecido Costa, Tenente-Coronel da PM; e Comandante José Antônio Queiroz, Tenente-Coronel da PM.

Vamos assistir agora a um vídeo que mostra o trabalho da Associação dos PMs de Cristo.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Pudemos ver nesses poucos minutos de apresentação a importância que tem o trabalho dessa Associação, que hoje nos sentimos muito honrados em poder homenagear aqui no Parlamento do Estado de São Paulo, que é a Associação dos PMs Evangélicos, PMs de Cristo.

Gostaria de convidar o Coronel Wagner Ferrari, que é o Comandante responsável pelo policiamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para que faça também o seu pronunciamento.

 

O SR. WAGNER FERRARI - Boa noite a todos. Excelentíssimo Deputado Milton Vieira, Presidente da Sessão, a Mesa aqui presente gostaria de homenagear nesta noite, até meio de surpresa, mas quero, se puder fazer também o meu testemunho de fé, porque acredito que sempre falei à minha tropa, nesses três anos e três meses em que tive a honra de comandar o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que nada é por acaso. Acho que na nossa vida as coisas acontecem no seu momento devido e da forma que Deus quer. Foi dessa forma que retornei ao Corpo de Bombeiros, na função de comandante, e tive a satisfação de trabalhar com pessoas que realmente nos ajudaram a comandar ou a trabalhar juntos e bem, procurando levar, da melhor forma possível a nossa corporação, nosso Corpo de Bombeiros e a nossa Polícia Militar. E, dentre elas quero destacar aqui, particularmente, a figura do Coronel Orlando Camargo Filho, hoje Presidente da Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo. O Coronel Camargo, além de ser um técnico, um profissional excepcional, quis Deus também que viesse a ocupar essa nobre função, que além de trazer uma palavra amiga, tenho a certeza de que já deve ter salvado muitas almas.

Queria, neste momento, Camargo, agradecer como amigo e colaborador, naqueles momentos que sabemos bem das dificuldades que temos de comando, no dia-a-dia de uma corporação, particularmente numa corporação com dois mil homens.

Então, fica aqui o meu reconhecimento público. Fico muito honrado por tê-lo como amigo e companheiro durante todo esse tempo. Continuamos, ainda, a nos encontrar para trocar idéias e procurar, da melhor forma possível, levar adiante nossa missão, particularmente a sua missão. Meus parabéns. Quero também homenagear a sua esposa, Olga Marina e minha esposa Rosana, aqui presentes. E, em nome delas homenagear todas as mulheres que pertencem à nossa associação.

Vejo aqui também o ex-Presidente da Associação, o Coronel Alfio, meu amigo de turma, que também passou pela Associação, e tenho a certeza que levou adiante, com muita galhardia, aqueles momentos difíceis, essa associação que tem hoje um expressivo número de associados no Estado de São Paulo.

Disse, inicialmente, que daria meu testemunho. Falo sempre, com muita satisfação, em determinados momentos, além de rezar e procurar ter uma fé inquebrantável, às vezes é também importante termos uma palavra amiga. Em determinado dia, num determinado momento tive a palavra amiga do Capitão Pedro Luiz, aqui presente, do nosso Corpo de Bombeiros, junto com o Sargento Alencar e dois companheiros, que naquele momento em que eu precisava de uma palavra amiga, eles compareceram. E, como disse inicialmente, não foi por acaso, eles compareceram à minha sala para conversar, e naquele momento me trouxeram a palavra de Deus, da qual eu estava realmente bastante necessitado.. Foi daí em diante que, praticamente revigorando nossa energia, procurei passar aos companheiros próximos aquela energia e vontade de superar os obstáculos, de resolver os problemas e vencer.

 Dando graças a Deus, quero mais uma vez agradecer as palavras daqueles companheiros que lá estiveram aquela tarde e nos trouxeram, porque não foi somente a mim, mas aos 10 mil componentes do nosso Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, para que tivéssemos a oportunidade, conforme disse, com muita honra, de chegar até recentemente no comando, procurando trazer, além do dia-a-dia daquela unidade, também de certa forma trazer a palavra de Deus a quem nos procurava.

Assim, com muita humildade procuramos levar esse comando até o final, dessa forma.

Com toda a sinceridade, agradecendo o apoio do Coronel Camargo, acredito que Deus nos abençoou colocando-nos nesta oportunidade para que pudéssemos também colocar um tijolo a mais nessa construção.

Parabenizo a todos da Associação, ao nobre Deputado Milton Vieira e a todos os senhores que nessa nossa luta incansável, além de levar o socorro, além de procurar levar a solução das ocorrências, é necessário também levarmos uma palavra amiga, um consolo, um conforto para a alma e para o espírito.

Está aqui o Cabo Milton, da Assessoria Militar; acho que a Corporação é feita de pessoas especiais, tenho dito, e para isso é também necessário que procuremos ser os mais especiais possíveis.

Obrigado pela oportunidade, nobre Deputado; agradeço mais uma vez ao meu amigo Camargo, o meu amigo Álfio, com sua esposa Ângela, também presente; que Deus nos abençoe e continue a nos acompanhar.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Agradecemos ao Coronel Wagner pela mensagem tão importante ao nosso coração.

Assistiremos agora a apresentação do cantor Alex Filho, com a música Asas de Louvor, dos autores Beno e Solange.

 

O SR. ALEX FILHO - Boa-noite a todos, quero dizer da minha alegria de estar aqui com o Deputado Pastor Milton Vieira, grande amigo; desde que mudei para São Paulo pude atender aos seus pedidos para estar nesta Casa e também os pedidos de outros deputados servos de Deus. Quero parabenizar hoje, principalmente esse pastor ungido, pastor de Deus, o Pastor Milton Viera, um dos deputados que nos honra em São Paulo. Digo isso porque assisto sempre à TV Assembléia, e fico muito feliz de poder atender a esses convites, em nome também da minha gravadora Line Records; está aqui a Raquel, representando toda a nossa família, e enfim eu e o Dalvan, daqui a pouquinho.

Que Deus abençoe cada servo de Deus que compõem os PMs de Cristo; com toda a certeza vocês fazem a diferença na Corporação.

Então, que Deus abençoe muito. Vou contar Asas do Louvor, uma música do meu CD novo, lançado pela gravadora Line Records. O Brasil inteiro está cantando e espero que seja a bênção na vida desses servos especiais que estão aqui nesta noite.

 

* * *

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - É uma sessão muito importante.

 

O SR. ALEX FILHO - É verdade, mas numa sessão brilhante como esta, tentamos fazer o melhor possível, Deputado.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - O Alex Filho, Coronel Camargo e todos os presentes, em todos os eventos que realizamos, não somente da Assembléia Legislativa, está sempre presente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. ALEX FILHO - Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Obrigado, Alex Filho. Sucesso, e que você continue louvando o Senhor Jesus e ganhando almas.

Quero convidar agora a Sra. Beatriz Souza Augusto, esposa do PM Paulo de Tarso, é um dos fundadores da Associação PMs de Cristo, para que faça uso da palavra.

 

A SRA. BEATRIZ SOUZA AUGUSTO - Sr. Presidente desta sessão, demais autoridades aqui presentes, nesta Casa, quando homenageamos os 11 Anos da Associação dos PMs de Cristo, como carinhosamente chamamos, gostaria de ler no Novo Testamento de Salmos e Provérbios, que acabamos de receber nos gideões, sempre presentes em todas as nossas solenidades, desde que me lembro que existe alguma coisa que os PMs fazem

Eu gostaria de ver nesse volume que acabamos de receber alguns versículos da Bíblia que para mim, são importantes porque o Paulo de Tarso, meu marido, dizia muitas vezes - e cada um que está aqui, se é PM, lembra-se de ele ter citado esses versículos - “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto, não temeremos ainda que a terra se mude, ainda que os montes se transportem para o meio dos mares”. É o Salmo 46, versículo 1 e 2.

Quero ler também o último: “ O senhor dos exércitos está conosco. O Deus de Jacó é o nosso refúgio.” E outro versículo que nós citamos muitas vezes na associação: “Em Deus faremos proezas”.

A primeira iniciativa dessa associação, de que eu me lembro, porque eu também fui até certo ponto um pouco aluna, porque eu comecei a namorar o meu marido em 61 e ele entrou na escola em 63. Eu me lembro de ele falar muitas vezes, essa foi a primeira iniciativa que foi feita como um trabalho como associação. Era feita atrás do rancho lá na Academia Militar. Os evangélicos se escondiam porque não podiam falar de Jesus, se escondiam atrás do rancho, lá na academia, e oravam. Estavam ali o Paulo, alguns outros hoje coronéis e não vou citar os nome porque pode ser que eu esqueça algum.

Aos poucos aquilo que era um sonho, falar de Cristo nos quartéis, se tornou uma realidade. Um grupo de oficiais se reuniu e criou a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo. E essa associação foi criada com estatutos, com sede, com diretoria, tudo. Foi um trabalho pioneiro que vingou. Eram poucos, mas hoje nós temos um grupo bem grande de associados.

Podemos ver com alegria que, desde o soldado até o coronel, inclusive alguns coronéis que estão na Reserva, fazem parte dessa associação e vão alcançar aquele objetivo que nós temos de levar a palavra de Jesus, a palavra de vida e esperança a todo policial militar.

E a sede que o nosso querido Paulo de Tarso chamava de refúgio, como acabei de ler, refúgio e fortaleza, realmente se tornou um refúgio para quantos já nos procuraram lá, alguns do meu tempo, quando eu estava na diretoria, há uns dois, três anos, que chegaram lá e disseram: hoje é o meu último dia de vida. Eu saindo daqui eu vou me matar. E quantos como esse e outros chegaram lá tristes, desesperados e aquilo se tornou um refúgio e fortaleza. Nós temos esse lema na porta da nossa associação: refúgio e fortaleza.

Por que eu li o versículo 11 do Salmo 46? Por que é que conseguimos isso? Porque o Senhor dos exércitos está conosco. É uma alegria muito grande saber que o Senhor dos exércitos está conosco. E que exército! Que exército que nós participamos.

Em Deus fazemos proezas. E não somente fazemos mas faremos, porque aquilo que nós fazemos hoje sabemos que também vamos fazer amanhã e sempre porque temos a alegria de o Senhor dos exércitos estar conosco.

Sim, meus queridos associados e amigos que estão aqui nesta solenidade. Nós faremos proezas no HM, no presídio militar, nas OPMs, na sede, no QG, como já fizemos algumas vezes, em todo o lugar onde estiver um PM de Cristo. Que Deus nos abençoe. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Convido o 1º tenente, médico Valdir Nascimento Cunha Filho, do CPI - 6 de Santos, para fazer uso da palavra e dar o seu testemunho de fé.

 

O SR. VALDIR NASCIMENTO CUNHA FILHO - Boa-noite. Quero cumprimentar o presidente da Mesa, a todos presentes, militares, civis.

Eu fui pego de surpresa; não ia falar mas não pude recusar o convite do nosso presidente dos PMs de Cristo.

Sou médico, trabalho no CPI-6 de Santos. Lá, nós temos a responsabilidade de uma enfermaria muito movimentada, muito concorrida. Atingimos mais ou menos, pelas nossas contas, cinco mil vidas, pois nós somos responsáveis pelo atendimento de saúde de Bertioga até Registro.

Deus nos deu o privilégio de participarmos do trabalho dos PMs de Cristo, estarmos inseridos nesse ministério. Temos uma equipe montada e pela graça de Deus são pessoas maravilhosas que têm estado conosco. Como estamos na área da saúde, nós estamos na retaguarda da polícia militar recolhendo aqueles que estão machucados e feridos pelo caminho. Nós temos na nossa enfermaria atendimento de psicologia e criamos e drenamos todos os dias policiais sem esperança, policiais desejosos de tirar a própria vida, policiais transtornados em seu casamento, com a vida geralmente em ruínas. Nós recebemos o homem machucado, o homem ferido tanto na alma quanto no espírito e quanto no físico.

Pela misericórdia de Deus não existe coincidência. Nós dizemos que existe cristocidência. Na nossa enfermaria hoje temos uma equipe e a imensa maioria dos membros da enfermaria CPI- 6, hoje, são PMs de Cristo. Pela misericórdia de Deus.

Temos dois psicólogos que são PMs de Cristo, que quando estão tratando do seu paciente estão também dando uma saída espiritual. Temos enfermeiros que são a linha de frente, que têm o primeiro contato com o policial adoentado, com o policial angustiado, magoado. São PMs de Cristo. E temos o privilégio de contar com pastores membros da comunidade que doam horários de sua vida para atendimento voluntário na nossa enfermaria. Temos um pastor que presta serviço específico na área matrimonial. Toda terça e quinta-feira, está lá conosco e nós como médicos, quando identificamos que a origem do problema daquele paciente é um desajuste conjugal, nós encaminhamos para esse pastor. E ele em dois anos de trabalho já atendeu mais de 200 casais. E é com alegria que nós testemunhamos aqui que muitos casamentos que já estavam desfeitos forma reatados. E muitas dessas pessoas que foram tratadas não só reataram o seu casamento mas passaram a viver uma novidade de vida, uma vida aos pés do Senhor Jesus.

Um dos mais recentes é um bombeiro entregue ao alcoolismo. Era o famoso tranqueira no seu batalhão, ninguém mais queria saber dele, a esposa já não o suportava mais. Ela procurou primeiro esse pastor e pediu ajuda. Primeiro ela foi tratada - esse pastor também é psicanalista. Logo a seguir, veio o seu marido. Passou-se um ano, os dois estão firmes na presença de Jesus e ele não bebe mais. De tranqueira no quartel ele passou a ser bom exemplo a ponto de o próprio comandante perguntar o que aconteceu com esse homem que mudou tanto.

Então temos o exemplo de um casamento que foi reatado. É apenas um exemplo.

Temos conosco outro pastor-capelão, Epitácio Barros Cavalcanti, que também está sempre conosco em nossas programações e também é psicanalista, também doa um dia da sua semana para estar conosco na enfermaria. Para quê? Para atender os policiais necessitados, conversar com esses policiais, orar e falar de Jesus e abençoar esses policiais.

E tivemos uma experiência tremenda há cerca de uns dois meses, num sábado. Eu já havia terminado o meu atendimento, havia retornado à minha residência, e estava de sobreaviso. Nós ficamos de sobreaviso. Uma coisa muito interessante é que naquele dia na enfermaria todos eram os servos de Deus. O sargento Assunção estava de serviço e ligava desesperado para a minha residência: doutor, vem correndo que o policial vai se matar. O policial entrou na enfermaria, ensandecido, com uma pistola engatilhada, e colocou a pistola embaixo do queixo. Foi para um canto da enfermaria e falava: minha vida não vale mais nada e vai acabar aqui hoje.

O Assunção, em pânico, clamando a Deus não sabia o que fazer e dizia: deixa disso, não faça isso, não se mate.

Primeiro me acionou, acionou o pastor Joel, que faz o trabalho com os casais, acionou o capelão pastor Epitácio e uma coisa muito interessante aconteceu. Eu resido a 20 minutos da enfermaria. Fui de carro. O pastor Joel gosta de andar de bicicleta e estava praticando ciclismo na avenida Portuária. Tocou o celular ele foi correndo para a enfermaria de bicicleta.

O pastor Epitácio mora mais longe, ele estava mais distante do que nós e foi de ônibus. E chegou primeiro quem foi de ônibus. Quem Deus quis que chegasse primeiro. Ele conseguiu. Eu peguei só sinal fechado, nada dava certo e fui o último a chegar. O primeiro a chegar foi o Epitácio e Deus deu sabedoria naquela hora, ele entrou na sala. Quando eu cheguei havia uma cena muito interessante. A nossa enfermaria é uma unidade destacada, não fica dentro do quartel. Fica num lugar mais afastado. A rua em frente parecia um batalhão. Tinha carro de resgate do Bombeiro, tinha viatura diária e policial em tudo que era lugar. Quando entrei na enfermaria havia mais de 40 PMs, gente gabaritada, treinada, mas que diante de uma situação de um homem que quer atentar contra a própria vida estavam de mãos amarradas. Estão treinados para outras coisas: para enfrentar o bandido na rua, para enfrentar uma catástrofe, no caso do bombeiro; para enfrentar um incêndio; para salvar uma vida, um acidentado, fazer um resgate. Mas na angústia espiritual, quando a falta de esperança atinge o homem não é esse treinamento na polícia militar que resolve.

Eram 40 policiais ali esperando para ver o que ia dar. O nosso capelão entrou, se ajoelhou perante o soldado e fez uma oração de olhos abertos, é lógico, olhando para a arma. Ninguém havia conseguido tirar a arma daquele policial. Ele orou e perguntou: você aceita que eu ore por você? “Pode orar”. Clamou a Jesus, em nome de Jesus nós repreendemos - não faça esse ato. Orou e uma coisa muito simples: agora, você me faz um favor? “Sim”. Você pode me entregar a sua arma? Ele entregou de pronto. Ele já estava há duas horas na enfermaria com uma pistola engatilhada, a qualquer momento ele se mataria, a vida dele não valia mais nada, ninguém conseguia tirar a arma da mão dele. Mas com uma oração, a esperança. Quando um homem de Deus acena com a esperança, com a palavra de Deus, não há espírito que resista, não há coração que consiga resistir ao apelo do Senhor Jesus.

Nós, como policiais militares - no meu caso um quadro específico, um quadro de auxílio, um quadro médico hoje teríamos um bombeiro que iria falar de como Jesus ajudou a evitar um outro suicídio. E é interessante. Por que um suicídio? Nos vídeos, suicídio. Percebemos no jornal dos PMs de Cristo falando sobre a ronda missionária e 90% das ocorrências são quase suicídios. E todos sabem que é na polícia que mais ocorre isso. Quantas pessoas tiram a própria vida. O homem chega no fundo do poço, tem uma arma na mão é muito fácil para ele pôr uma arma na cabeça e disparar.

Tivemos várias situações assim e temos tido o privilégio de estarmos ali como médicos, recebendo aquele policial angustiado, tendo a oportunidade de mandá-lo para o psicólogo, sabendo que ali não é só um técnico, mas ali é um servo de Deus que também vai tratar da alma com a palavra de Deus. Temos nossos irmãos pastores que estão conosco, a verdadeira polícia comunitária. Estamos numa interface com a comunidade, porque a Igreja está vindo para dentro do quartel. Para quê? Para resgatar vidas.

Temos uma missão como policias, mas temos uma missão como servos de Jesus. O nosso comandante maior nos ordenou: ide por todo o mundo e pregai o Evangelho. Começando em Jerusalém, Samaria e confins da terra. E a nossa Jerusalém é o nosso quartel. É o lugar mais próximo nosso.

E ele disse também que nós somos a luz do mundo e o sal da terra. Que o mundo jaz no maligno. A nossa missão é ser sal. É fazer a diferença, é impactar outras vidas. Nós temos que fazer a diferença.

No começo, falaram: o cristão, quando olha uma pessoa, ele vê uma alma a ser resgatada. Pode ser o tranqueira, o MO, o mão-de-obra, é uma alma. Para nós que procuramos seguir aquilo que Jesus fala é uma alma a ser resgatada. E poderia ficar aqui a noite inteira dando testemunhos de vidas que foram libertas e transformadas por essa palavra de salvação maravilhosa. Foi uma experiência viva em Jesus Cristo.

Essa é a missão dos PMs de Cristo. É com alegria que dizemos lá em Santos, na Baixada Santista, nós também temos uma regional, também temos uma sede, também temos um grupo de PMs de Cristo e queremos fazer a diferença. Nós queremos ser a luz, ser o sal. Queremos que com o nosso testemunho, que com o nosso trato, com a nossa lida pessoas que não têm mais esperança nenhuma, tenham uma nova oportunidade de vida. Que aquele policial que está no bagaço, que não serve para mais nada - e nós recebemos esses policiais - que está na psiquiatria, na psicologia, na laborterapia, com restrição de tudo, que não pode mais pegar uma arma, que não pode mais pôr uma farda no corpo, que não pode mais ir para um serviço ativo na rua, temos visto que Jesus muda isso. Temos visto os policiais saindo de suas restrições, abandonando a medicação psiquiátrica, retornando para seu quartel, sendo produtivos novamente, sendo resgatados primeiro para a vida, para sua família, para o serviço público, para o Estado de São Paulo.

Mas quem faz isso? Jesus faz isso. Essa é a nossa mensagem.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Quero cumprimentar também o Tenente PM Nascimento, que está aqui representando nosso grande amigo e irmão, Deputado Federal Gilberto Nascimento, que faz muita falta aqui. Deus colocou-o em um degrau a mais, representando nosso Estado e também o povo de Deus em Brasília. Obrigado pela presença. Quero cumprimentar também nossa querida amiga Olinda, representando aqui a Fundação Pró-Sangue, representando a pessoa do Professor Dalton Chamone, a Leila, enfim, todos os nossos professores da Faculdade de Medicina, que muito nos honram com sua presença. Presente também meu amigo Toninho Perequê, que vem lá do Guarujá para prestar aqui também sua homenagem à Associação dos PMs de Cristo, ele que nos acompanha desde o início do nosso trabalho na política, na vida pública - obrigado, viu, Toninho? Agradeço também a tantos outros que estão aqui presentes.

Quero convidar agora a Banda Resgate 190, do 6º BPMI de Santos, para interpretar a música “É bom estarmos aqui” e também “Preciso de ti”, para glorificar o nosso Deus.

 

* * *

 

- São executados os números musicais pela Banda Resgate 190.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Completando aqui o que disse a Banda Resgate 190, todos nós precisamos de Nosso Senhor Jesus. Sem Ele nós não somos nada.

Gostaria de prestar aqui a minha homenagem a todos os policiais militares e civis presentes. Há uma pessoa a quem eu agradeço em particular, que é o soldado Milton, meu xará, pastor também, e que todos os dias está ali, pois tem escala aqui na Casa, na Assembléia. Falamos das coisas de Deus e falamos também da Associação dos PMs de Cristo. Há mais de ano que vimos elaborando, pensando em homenagear essa Associação e, ao mesmo tempo, também glorificar o nome do Nosso Senhor Jesus nesta Casa, motivo pelo qual fomos chamados hoje.

Eu falava ao Coronel Camargo, quando visitei a Associação dos PMs de Cristo, alguns dias atrás, sobre a forte pessoa de José de Arimatéia, na palavra de Deus, dentro da Bíblia. Ele teve um papel fundamental. José de Arimatéia era o ilustre membro do sinédrio. O Senhor Jesus disse na sua palavra que ele era o discípulo. Não eram só dois discípulos, porque discípulo é aquele que segue. Nós somos discípulos do Nosso Senhor Jesus. E José de Arimatéia não era diferente, a ponto de o Senhor Jesus dizer que José de Arimatéia era discípulo, homem bom, um homem de Deus, e que também era um ilustre membro do sinédrio. Ele era um ilustre senador, naquela época.

E hoje o nosso papel na política dentro do legislativo, na vida pública, não é diferente. Somos chamados não somente para termos momentos como esse, de glorificar o nosso Deus, de poder propagar a palavra de Deus. Nós também somos pastores, pregamos a palavra de Deus, evangelizamos, mas aqui dentro, em especial, de podermos dar um testemunho às vezes pessoal, num momento de dificuldade.

Há momentos em nossa vida de luta interior, quando não temos um ombro, um amigo com quem abrir o coração. Às vezes, Deus se apresenta através de um colega. Temos aqui 94 colegas deputados, milhares de funcionários que são companheiros de trabalho e que auxiliam o parlamento. É importante não só o meu papel, mas dos demais homens e mulheres que aqui estão, que têm o mesmo pensamento, de estarem ali preparados. Estou aqui como o atalaia, aquele que fica de sobreaviso, em cima do muro, olhando, para avisar. Estamos aqui plantados. Plantamos os pés dentro desta Casa, como parlamentares evangélicos, com muita honra. Servos do Senhor Jesus, para que possamos auxiliar no momento que Deus precisar de nós.

Já tivemos aqui diversos momentos de dificuldades. Recentemente, um companheiro nosso, o Deputado Hamilton Pereira, estava em sua casa, e, de repente, sentiu uma dor de cabeça. Teve que ir para um Centro de Tratamento Intensivo, quase desenganado. Na época, era Presidente o Deputado Walter Feldman, também médico. Ficamos em oração todo o tempo. E hoje ele está aqui conosco. Ele é também um homem de Deus, um homem da fé. Podemos levar a palavra para Ele, fazer uma oração.

Então, esse é o nosso papel, assim como José de Arimatéia teve o seu papel. Quando Nosso Senhor Jesus Cristo foi crucificado, ele foi o discípulo escolhido. Num determinado momento, levou Nicodemos à presença de Jesus. As pessoas importantes, pela posição que elas ocupam, às vezes se sentem oprimidas na presença de Deus, ou na igreja. Às vezes, as pessoas ficam nos bastidores. Foi o que fez Nicodemos, lá dentro do sinédrio. Ele também era senador.

Quem o levou à presença do Nosso Senhor, naquele dia, à noite - ele foi se aconselhar -, com certeza foi José de Arimatéia, que era discípulo e evangelizou Nicodemos. Vocês devem se lembrar daquela passagem, quando ele diz: “Como é que eu faço para alcançar o Senhor Jesus?” Olha, é preciso você nascer de novo. “Como vou nascer de novo, do ventre?” Então, ele foi evangelizado. Ele teve um encontro ali pessoal, com o Senhor Jesus.

E, num determinado momento, quando o Senhor Jesus foi crucificado, naquela sexta-feira, já no fim do dia - Ele foi crucificado às três da tarde, segundo o Testamento -, o corpo dele tinha que ser tirado da cruz, até as 18 horas, que é o momento em que se inicia o sábado, que vai até as 18 horas do outro dia. Então, pela lei dos judeus, não se faz mais nada. E o corpo do Senhor Jesus estava ali crucificado, e, imediatamente, Deus usou aquele homem, o José de Arimatéia, para ir até Pôncio Pilatos. Por que não usou Pedro, que era discípulo, e que tanto amava o Senhor Jesus? Negou três vezes, mas disse três vezes que o amava. E tantos outros discípulos que amavam o Senhor Jesus.

Mas foi lá José de Arimatéia, junto com Nicodemos, que tinha sido evangelizado. Bateram à porta do palácio, dizendo que queriam o corpo. E hoje o corpo representa a igreja do Senhor Jesus. E nós estamos aqui para pedir pelo corpo do Senhor Jesus. Lutamos, sempre tivemos a colaboração dos policiais que têm a mesma fé que o Coronel Wagner. Quantas vezes eu bati à porta do coronel dizendo: “Coronel, eu vim aqui pedir pelo corpo”. Quantas vezes eu já fui pedir em prefeituras, não somente a igreja da qual faço parte, mas a igreja do Senhor Jesus. Prefeito, vim pedir pelo corpo, porque o fiscal foi lá, aconteceu isto, aconteceu aquilo... e a igreja tem que estar aberta. Jesus é o cabeça, e a igreja é o corpo.

Quantas vezes já fomos ao governador, para pedir pelo corpo. Fazemos isso aqui, no dia-a-dia. E hoje estamos pedindo pelo corpo. Quando realizamos eventos como este, estamos aqui para mandar um recado de que a igreja do Senhor Jesus está aí, viva, forte e cada dia crescendo mais. E esse é o papel de um homem de Deus.

Quero agradecer ao soldado, Pastor Milton, por ter um dia sido enviado por Deus, ter chegado à minha presença, dizendo: “Deputado, o senhor é pastor, realizamos aqui cultos, fizemos tantas coisas aqui dentro da Assembléia, já evangelizamos e continuamos evangelizando. Vamos fazer um evento para homenagear a Associação dos PMs de Cristo. Quando o Senhor Jesus chama alguém, como chamou vocês, às vezes nós nos retraímos e ficamos com medo. Será que é a minha vez?”

Gostaria de ler uma passagem bíblica, para ficar registrado. É a palavra de Deus, que fala no Livro de Jeremias, capítulo um, versículo cinco em diante. Fiz questão de ler esta Bíblia, que é a Bíblia do Senhor, elaborada em especial para os PMs, já na linguagem de hoje. “O Senhor Deus me disse. Antes do seu nascimento, quando você ainda estava no ventre da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações”. Então, Jeremias disse. “Ó Senhor meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem”. Mas o Senhor respondeu. “Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu enviar, e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você, para protegê-lo. Sou eu quem está falando”. O Senhor estendeu a mão e tocou nos lábios de Jeremias e disse. “Veja, Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar. Hoje estou lhe dando poder sobre as nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, poder para destruir e arrasar, para construir e plantar”. Vejam como é importante o chamado de um homem de Deus. É a responsabilidade que nós temos.

Os meus companheiros evangélicos, que não puderam estar aqui por outros motivos, todos deixaram mensagem. Do que depender de nós, para fazer essa Associação crescer, de divulgação, estaremos aqui dentro deste Parlamento, como fazemos, como faz o Coronel Ubiratan, que é policial, e tem um papel importante dentro da Polícia. Como tem o Coronel Edson Ferrarini, o Conte Lopes, a delegada Rose e outros que representam a Polícia aqui na Assembléia Legislativa. Não sou policial, a minha área é outra, mas eu me sinto muito honrado em poder, hoje, homenagear a Polícia do Estado de São Paulo, não somente a Associação dos PMs de Cristo, mas a Polícia como um todo, que nos defende, que tem momentos difíceis, como qualquer cidadão.

Muitas vezes eu disse e repito, que muito se fala do salário baixo, mas como é a vida de uma esposa que perde o marido em combate? Como vive a esposa do policial, os filhos do policial, que no dia-a-dia está ali nas ruas combatendo o crime, a violência? Como vive a família do policial? Muitos podem dizer. Mas esse não é o papel do policial? É o papel de cada um de nós. Cada um tem a responsabilidade de parar e pensar, ver o quanto é difícil e ardiloso esse trabalho que vocês fazem.

Daqui a pouco estará aqui uma pessoa especial, o Dalvan. Eu era presidente da Associação, e ele seguia os nossos movimentos, do ‘Brasil 2000, Futuro Sem Fome’, levando alimentos às comunidades carentes, e o Dalvan estava lá, para cantar. O Dalvan não era convertido, mas eu olhava para ele, cantando, e eu dizia que um dia ele vai se converter ao Senhor Jesus.

Então, eu creio que um dia vamos ver uma grande porcentagem de PMs convertidos, para que não haja suicídio. Quem é convertido, e tem Deus no coração, não se suicida. Com todas as dificuldades, ele não vai se suicidar. Para que não haja separação, para que não haja traição no casamento, para que não haja desespero dentro do lar, a desarmonia, porque a família é a coisa mais preciosa que nós temos que preservar - e a família do PM, mais ainda -, é que, com muita honra, realizo hoje esta Sessão Solene, em homenagem aos PMs.

Passo às mãos do Coronel Camargo uma placa, esperando que ela não represente apenas uma placa, um diploma na parede, mas que fique registrado o nosso apreço e o nosso carinho a todos os PMs, em especial os nossos irmãos de fé, que estão aí salvando vidas, lutando.

Passo, agora, esta placa às mãos do Coronel. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

Quero registrar a presença da minha amiga Heloísa, Gerente do Banespa na Assembléia, que nos salva nos momentos difíceis. Sabemos que foi o Senhor Jesus que a enviou aqui. A Heloísa sempre prestigia o nosso trabalho, por isso, queremos agradecer-lhe.

Temos também a presença do Pastor Marcos Abramo, Deputado Federal, que representa o Partido da Frente Liberal. Quero convidá-lo para fazer parte da Mesa.

Assistiremos agora à apresentação do número musical “Nuvens de Lágrimas”.

 

O SR. DALVAN - Saúdo a todos com a paz do Senhor.

Como foi dito, em 1984 um amigo me trouxe a letra de uma canção que levei ao Duduca. Era uma mensagem maravilhosa. Tínhamos acabado de gravar um LP, na época era vinil, mas ligamos para o maestro, voltamos para o estúdio na segunda-feira e gravamos essa canção, que foi um grande sucesso. Foi uma semente que Deus plantou em meu coração.

Tive, dias atrás, oportunidade de cantar em uma cidade e quando estava terminando o culto, um senhor levantou e disse que precisava dar um testemunho. Ele pegou o microfone e falou: “Eu estava em um baile, dançando com uma dama, quando Dalvan começou a cantar a canção ‘Rastros na Areia’. Eu disse a ela que precisava parar para prestar atenção na letra”. Quando terminei de cantar, ele me cumprimentou e foi embora. Continuando seu relato, ele disse: “No dia seguinte, procurei uma igreja e aquilo que senti ao ouvir você cantando no baile e o que o Pastor falava no apelo, parecia ser para mim. Foi a minha hora. Eu aceitei Jesus e hoje sou Pastor”.

Essa canção tem ganhado vidas para o Senhor Jesus. Ela diz o seguinte: “O sonho que tive esta noite foi um exemplo de amor. Sonhei que na praia deserta eu caminhava com Nosso Senhor. Ao longo da praia deserta, quis o Senhor me mostrar cenas por mim esquecidas, de tudo que fiz nesta vida Ele me fez recordar”.

Quero cumprimentar a Associação dos PMs de Cristo e cantar a nossa canção, falando de Jesus para os policiais que ainda não têm essa aliança com esse Deus maravilhoso.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. DALVAN - Em 1971 servi o Exército em Brasília, no BGP, e na época havia o Canal 3. Como soldado, eu participava daqueles programas de televisão. Saí do Exército, cheguei a minha cidade, Paranavaí, no Paraná, onde estava se instalando o 8º Batalhão da Polícia Militar. Fiz minha inscrição e durante três anos fiquei na PM. Naquela época, éramos contratados por três anos. A pessoa podia continuar ou sair. No meu caso, saí, porque prestei concurso na Polícia Civil, onde também fiquei por três. Desse modo, estive praticamente sete anos na Polícia do nosso Paraná querido - adoro meu Estado - por isso sei o quão é difícil trabalhar e lutar pela sociedade, e quão são ingratos determinados momentos. Mas a palavra de Deus diz: “Tudo é possível àquele que crê”. E diz mais: “Ele quer de você que seja um vencedor”.

Que Deus abençoe cada um de vocês, seus entes queridos, suas famílias. Que todos sejam vencedores em Cristo Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Quero convidar agora o Presidente da Associação dos PMs de Cristo, Coronel Orlando Rodrigues de Camargo, para fazer uso da palavra.

 

O SR. ORLANDO RODRIGUES DE CAMARGO - Quero agradecer a Deus por este momento, em nome do Senhor Jesus, porque estamos aqui para o Senhor Jesus. A nossa finalidade aqui é exatamente louvar o Senhor Jesus e agradecer a Deus por tudo.

Eu agradeço a Deus por esta indicação, deputado, porque, como já foi comentado no Mackenzie, precisamos fazer eventos como este para que nossa Associação fique conhecida no Estado de São Paulo. Agradecemos esta homenagem, pois é uma abertura que temos nesta Casa de Leis para que nossa Associação possa ser conhecida. Dentro da própria Polícia Militar, muita gente ainda não conhece a Associação dos Policiais Militares Evangélicos, chamada carinhosamente de PMs de Cristo.

Essa Associação foi criada em 1992, tendo participado da sua fundação o Coronel Paulo de Tarso, dentre outros. Hoje, estamos chegando a onze anos de existência.

Este ano, de uma idéia originada de uma semente lançada em 1992, o grupo de diretores resolveu montar um projeto nos quartéis. Eu imaginava que os policiais fossem correr de nós quando chegássemos com a Bíblia. E realmente aconteceu isso em um quartel. Quando chegamos na Angélica, inclusive eu com uma camisa dos PMs de Cristo, uma guarnição correu de nós, mas a maioria quis conversar conosco. Foi quando me lembrei do Livro de Amós, capítulo VIII, que fala: “Nos finais dos tempos, as pessoas não terão mais fome de pão físico, mas fome da palavra”. E nós já estamos vivendo esse tempo, ou seja, fome da palavra de Deus.

Fiz questão de convidar o Pastor Natan, porque na Bíblia temos o Profeta Natan. A palavra de Deus fala em Oséas: “Depois tornarão os filhos de Israel e buscarão o Senhor”. E hoje estamos tendo aqui o testemunho vivo de um judeu que nasceu em Jerusalém e buscou o Senhor Jesus, ou seja, a palavra de Deus já está mostrando esse testemunho vivo. Conheci outros judeus que também estão voltando para Jerusalém.

Aqui, diz o seguinte: “Eles buscarão o Senhor e tornarão os filhos para Israel, seu Deus Davi, seu Rei, e temerão ao Senhor e sua bondade nos fins dos dias”. Parece que realmente estamos vivendo os fins dos dias, porque o policial que sai para trabalhar, não sabe se retornará a sua casa.

Policiais comentaram comigo que suas esposas não podem estender a farda no quintal porque a casa é alvejada por tiros. Hoje, há tiros em residência, em escola, em clube. Até uma igreja foi fechada em Santos por causa de assaltantes. Esse é o ambiente em que está vivendo o policial militar desde que sai da sua casa até seu retorno. A esposa não sabe se o marido policial vai voltar.

Para os senhores terem uma idéia, em 99 morreram 317 policiais. Na guerra contra o Iraque, os Estados Unidos perderam 115 policiais. Só a polícia paulista, em 99, perdeu 317 policiais. Lamentavelmente, 27 suicidaram-se. Mas o problema não é só no Brasil. Os Estados Unidos também têm problema de suicídio.

A nossa Associação, criada em 1992, filiou-se à Unceb, União dos Militares Evangélicos do Brasil, e também à associação mundial AMCF, Associação Militar de Cristãos Companheiros, American Christian Fellowship. Portanto, o Evangelho está se disseminando na área militar. Agradeço a Deus por esse momento, agradeço a Deus pelas comitivas que aqui vieram. Temos comitiva de Santos, o Resgate 190, do Tenente Valdir; temos comitiva de Sorocaba, que veio aqui louvar ao Senhor e está fazendo um trabalho maravilhoso naquela cidade.

Para que o senhor tenha uma idéia, Deputado, na Polícia Militar já existem 40 núcleos de oração em quartéis. Graças a essa semente plantada por oficiais e praças em 1992, hoje estamos recebendo frutos dessa boa árvore. Agradeço a Deus pela família do saudoso Coronel Paulo de Tarso, que jamais esqueceremos pois ainda está vivo na nossa memória pelo seu trabalho.

O Coronel Paulo de Tarso, no último dia da sua vida, estava, com Dona Beatriz, no Copom, entregando a Bíblia a oficiais e praças. Logo que chegou a casa,  disse a Dona Beatriz que queria vestir o terno mais bonito aquele dia , porque já sabia que estava se despedindo desta terra. Tenho certeza de que Paulo de Tarso viu o anjo naquela hora. Viu anjos porque estava muito feliz. Ele queria partir para o hospital com o terno mais bonito e foi com o mais bonito. Morreu no elevador, mas já estava sendo levado por anjos. É um privilégio estar aqui trabalhando por essa obra que é para o Senhor Jesus. Tem um trecho da palavra que li hoje em Provérbios 15,3 que fala “Os olhos do Senhor estão em todo lugar”. O Salmo 11 fala “O Senhor está no seu santo templo, no trono do Senhor, está nos céus, mas seus olhos estão atentos”. Ele está atento a tudo o que está acontecendo aqui, porque é tudo para honra e glória dele.

Essa homenagem é um momento muito importante para a nossa história. Inclusive no dia 23 seremos chamados para comparecer à igreja Assembléia de Deus, do Brás, para o Dia do Soldado, porque há muitos soldados feridos e não podemos deixar um soldado ferido morrer. O vazio que o ser humano tem só quem preenche é o Senhor Jesus. Policiais militares que ainda não entregaram sua vida para Jesus, entreguem, para que comecem uma vida nova. O mundo está mudando, o final dos tempos está chegando. Vejam a temperatura que está na Europa, a terra está se abrasando, tudo isso está na palavra de Deus.

Fico feliz em ver a diretoria presente, fico feliz em rever o Coronel Ferrari, que é meu irmão, jamais me esquecerei da Rosana, vocês são meus irmãos. O Bombeiro cresceu muito porque o Ferrari todos os dias abria as reuniões com a palavra de Deus. Muitas empresas estão fazendo isso, adotando Deus nos seus negócios. As empresas têm de fazer isso.

Parece que o senhor tem um projeto para a leitura da palavra aqui, não é? Temos de ler a palavra nas escolas. Minha esposa pegou uma sala de aula que ninguém mais agüentava. O que fez minha esposa Olga? Começou a ler a palavra de Deus na escola e mudou o comportamento de toda a sala de aula. Agradeço muito a Deus por tudo isso e falo para todos os diretores: não atrapalhem o projeto de Deus, porque às vezes a gente atrapalha.

Outro dia recebi uma doação de cem bíblias e já ia doar. Mas acho que lá do céu os anjos viram que eu iria atrapalhar e antes que eu atrapalhasse, recebi um documento do hospital pedindo cem bíblias. É como o Senhor falou em Jeremias “Antes do início do mundo, Deus já nos conhecia”. Deus mandou cem bíblias para mim antes de vir o pedido. Não podemos atrapalhar a obra do Senhor. Vejam que exemplo interessante, eu ia atrapalhar tudo. Quem estava pedindo essas bíblias? O diretor médico do Hospital da Polícia Militar. Um médico reconheceu há pouco que existem limites, que, na realidade, o problema do ser humano está na alma. Mas esse médico sabe e está passando para outros. O diretor do Hospital Militar reconheceu que cada quarto do Hospital Militar precisa ter a palavra de Deus porque o problema do ser humano está na alma. Temos aqui o Major Cláudio fazendo esse trabalho. Mais de 400 policiais chegam ao hospital e saem convertidos.

Há um trabalho no presídio. Convido os policiais a visitarem o presídio para ver o louvor na sexta-feira. Você chega lá e os ouve dizer que estão livres e livres dentro da prisão. Parece loucura, mas está escrito na palavra de Deus “Verdadeiramente sereis livres com o Senhor Jesus”. Digo a todos vocês que isso é um privilégio. Juntem mais pessoas para esse trabalho.

Agradeço ao deputado pela homenagem que jamais esqueceremos. Convido a todos a comparecerem na Assembléia de Deus no dia 23. Em Ribeirão Preto também teremos uma outra homenagem para o Dia do Soldado. O soldado está aqui na Terra para defender a Deus. Queria falar para todos os soldados que vocês vieram aqui para trabalhar para Deus. O ladrão tem uma missão: matar, roubar e destruir, mas o policial está aqui para evitar a morte, o roubo e a destruição. Por isso vocês são muito atacados, por isso a imprensa critica muito. Vi uma matéria, em Moji das Cruzes, dizendo “policiais atiram em jovens”. Esse era o título, mas na matéria estava “jovens armados se confrontam com a polícia”. Acho que a imprensa deveria ser mais completa: “polícia entra em confronto com jovens armados”. Muitas vezes não se faz a matéria completa. Temos de ser sinceros como sempre será o Senhor Jesus.

Esse projeto da Ronda Missionária vai ser ampliado. O Rio de Janeiro quer conhecer, esse projeto também será divulgado no Rio Grande do Sul, no congresso que teremos em novembro. Então essa semente que foi plantada por esse grupo de policiais em 1992 já está produzindo seus frutos. Foi plantada uma árvore boa, com a qual muitas famílias estão sendo restauradas. É incrível como os milagres estão acontecendo. O próprio Coronel Costa abriu toda a área do CPA-centro para esses trabalhos. Havia um soldado que tinha dado um tiro no rosto. O subtenente Zeza converteu o soldado com uma oração pelo telefone e ele não sai mais da sala do Coronel Costa pregando a mensagem do Evangelho para o coronel. O coronel falou que ele havia mudado muito de uma hora para outra, estava até pregando para ele. É verdade. Quem recebe Jesus é uma nova criatura.

Continuem firmes e os policiais que ainda não receberam Jesus, abram seu coração porque agora começa um novo projeto que vai mudar o país. Está nascendo, com a polícia comunitária, a igreja comunitária. As igrejas estão recebendo os policiais, conhecendo mais a polícia.

Nos Estados Unidos há 350 mil igrejas evangélicas e são elas que estão levando a filantropia de resultados, não mais a filantropia da caridade. A caridade, muitas vezes, não traz resultados. As igrejas hoje estão buscando a filantropia de resultados, que é mudar as pessoas, trazer as pessoas para Jesus para que renasçam e comecem uma vida nova.

Cento e cinqüenta mil igrejas no país já podem participar desse projeto de redução da violência. Combater a criminalidade compete à polícia, mas combater a violência compete ao estado e a todos nós. Toda sociedade é responsável por ajudar os policiais, que vivem em ansiedade, com depressão, pois querem resolver os problemas. Mas eles são grandes. As pessoas estão se matando dentro das próprias casas, pai matando o filho, filho matando os pais, mas isso já estava previsto na palavra de Deus.

O projeto da Ronda Missionária nasceu com um conceito bíblico “A obra é grande e extensa e nós estamos separados”. Quer dizer, as igrejas têm de se unir num corpo só e levar a mensagem para fora do muro. Fala aqui “Estamos separados uns dos outros ao longo do muro”. A polícia e a igreja devem ficar fora do muro para proteger a cidade, ou seja, fora da igreja levando a mensagem do Evangelho.

Peço a Deus que abençoe a todos em nome de Jesus. Junte esse exército, porque é um privilégio sermos pastores e militares, soldado de Cristo levando o Evangelho a toda criatura.

Você, policial, que ainda não recebeu Jesus, abra o coração e receba Jesus como o Senhor e salvador da sua vida. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Convido o nobre Deputado Federal Marcos Abrão, que também é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, para fazer uso da palavra e depois uma oração.

 

O SR. MARCOS ABRÃO - Boa-noite. Gostaria de pedir que todos se colocassem em pé, pois gostaria de realizar uma oração em favor da nossa família, da nossa casa, do nosso lar.

Fechem seus olhos por um instante.

Senhor Nosso Deus e nosso eterno Pai, se o Senhor não for conosco, um exército poderá até ser, mas será tudo em vão, porque a Tua proteção, a Tua bênção é mais importante do que qualquer coisa que possa existir neste mundo. A oração faço em favor desses que enfrentam perigo noite após noite, dia após dia, esses, meu Pai, que estão na frente da batalha para trazer a segurança aos lares e, principalmente, para trazer também para sua casa, a alegria, o amor. Por isso estou lhe pedindo, antes de tudo, antes de pronunciar qualquer coisa, quero lhe pedir sua bênção, a bênção para a família, a bênção para os filhos, para que o Senhor possa protegê-los, onde quer que eles vão, que o Senhor possa derramar a Tua luz, a luz do Espírito Santo, fazendo assim que as trevas que estão armando para fazer um mal sobre esta vida venha a ser repreendido.

Sim, meu Deus, repreenda esse mal, repreenda toda a força contrária, fazendo que seu nome venha a ser glorificado.

Meu Deus, abençoe a todos esses que estão aqui presentes, tanto soldados, sargentos, tenentes, coronel, todos os que compõem este lugar com sua presença, com sua autoridade, faça-os serem muito mais abençoados. Por isso lhe peço, dê prosperidade a eles e à sua família. E aqueles que se encontram desanimados por alguma situação que estejam passando, dê ânimo, conforte o coração deles e os faça saber que aquele que crê em Ti é mais que vencedor.

Todos aqueles que crêem digam “Assim seja. Amém. Graças a Deus”.

Podem se sentar.

Para mim é uma alegria saber que temos nessa associação homens e mulheres que se vêem numa missão. Na realidade, somos uma semente. Jesus disse “Eu sou a luz”. Depois disse “Vós sois a luz”. Nós somos essa luz para muitos que estão nas trevas, para muitos que se encontram perdidos.

Quero, com poucas palavras, dizer que nós, nessa guerra, somos mais que vencedores.

Pastor Milton, queria, com sua permissão, falar da dificuldade que encontramos até na lei federal para poder ajudar a todos vocês. Encontramos dificuldades, empecilhos.

Meu pai é policial. Hoje está na reserva, sei da dificuldade da família, sei das necessidades por que passa, por isso estou levantando essa bandeira no Congresso. Se vocês puderem orar por nós, tenho certeza de que Deus vai abrir as portas. Essas portas abertas trarão para todos nós o benefício.

Coronel, a partir de hoje o senhor pode apresentar na oração esse propósito?

Muito obrigado, pastor Milton; obrigado a todos vocês. Deus os abençoe.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Quero aproveitar para agradecer o Coronel e o Deputado Marcos Abramo. Aproveito a oportunidade também para pedir que esta bandeira que está sendo levantada a favor dos policiais, seja levantada também a favor da Associação, lá em Brasília. Que se leve também esta homenagem para lá em sessões solenes, enfim, para que de alguma forma possamos reunir os PMs de Cristo de todo o Brasil lá em Brasília e todos nós iremos em comitiva. Aí, não será a comitiva de Sorocaba ou a comitiva de Santos, mas a comitiva do Estado de São Paulo, a comitiva do Ceará, a comitiva do Rio de Janeiro, enfim. Que possamos ir para lá também para glorificar o nome de Jesus.

A Bíblia diz em Mateus 7:7 “Pedi e dar-se-vos-á. Todo que aquele pede, recebe”.

Agora, vamos ouvir mais um número do “Grupo Resgate 190”, a canção “A Ele, a Glória”.

Agradeço ao “Grupo Resgate 190” por ter atendido o nosso apelo juntamente com o Coronel Camargo, que vêm hoje abrilhantar a nossa sessão solene e glorificar o nosso Senhor Jesus.

 

O SR. PARTICIPANTE - Podemos fazer aqui um grande coral para que este Deus maravilhoso - que mudou a minha vida e mudou a vida de todos os nossos irmãos aqui - possa ouvir. Que seja um perfume suave e um som maravilhoso para Deus, em nome de Jesus!

 

* * *

 

- É apresentado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Mais uma vez muito obrigado ao “Grupo Resgate 190” e que Deus continue usando vocês.

Antes de encerrar a presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Agradeço a todos os senhores que vieram de longe. Peço a Deus que os leve de volta e acompanhados pelos anjos.

Convido o Cabo José da Silva para fazer uma apresentação de louvor instrumental.

 

O SR. PAULO JOSÉ DA SILVA - Assim como eu quero louvar o nome do Senhor, espero que todos possam fazê-lo, porque este é o nosso objetivo aqui. Tenho certeza de que todos estão sendo abençoados pelo Senhor, pois vocês deram este momento para o Senhor. Por isso o Senhor os recompensará com bênçãos.

Convido a todos para louvar o nome do Senhor com o cântico “Coração igual ao Teu”. Não cantem apenas, louvem ao Senhor com os seus corações. Amém!

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PAULO JOSÉ DA SILVA - Louvado seja o nome do Senhor Jesus.(Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSL - Mais uma vez quero agradecer e dizer: vamos em frente. Avante, soldados - não soldados deste mundo, mas soldados de Cristo - levando a Palavra de Deus, armados com a arma que não é de fogo, mas tem um fogo muito maior, que é a Palavra de Deus. Que Deus abençoe a todos! Que Deus se disponha de mim e faça do meu gabinete a extensão dos seus lares e do seu trabalho. Que Deus se disponha deste servo simples e humilde, mas que está pronto para lutar também junto com vocês. Muito obrigado.

 Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 56 minutos.

 

* * *