http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

01 DE AGOSTO DE 2011

027ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “50 ANOS DE FUNDAÇÃO DA REDE METROPOLITANA DE RÁDIO E TV”

 

Presidente: LUIZ CARLOS GONDIM e ESTEVAM GALVÃO

 

RESUMO

001 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Luiz Carlos Gondim, ora à Presidência, para "Homenagear os 50 anos de fundação da Rede Metropolitana de Rádio e TV". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro" e o "Hino de Mogi das Cruzes".

 

002 - MARILEI SCHIAVI

Mestre de Cerimônias, anuncia a presença de autoridades.

 

003 - ESTEVAM GALVÃO

Deputado Estadual, cumprimenta as autoridades presentes. Justifica a ausência do Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli. Enaltece a conduta política dos Deputados Federais Arnaldo Faria de Sá e Junji Abe. Elogia a Banda Sinfônica Jovem. Parabeniza as realizações e o sucesso obtido nos 50 anos da Rede Metropolitana. Enfatiza a relevância da cidade de Mogi das Cruzes para o Estado de São Paulo. Destaca a importância da Rádio Metropolitana no desenvolvimento social do município.

 

004 - MARILEI SCHIAVI

Mestre de Cerimônias, realiza breve histórico da Rede Metropolitana. Anuncia a apresentação de vídeo institucional "50 anos da Rede Metropolitana de Rádio e TV".

 

005 - JOSÉ ANTONIO CUCO PEREIRA

Vice-Prefeito de Mogi das Cruzes, cumprimenta as autoridades presentes. Traz mensagem do Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli aos presentes. Realiza histórico da fundação da Rádio Metropolitana. Destaca o papel social e político da rádio no município de Mogi das Cruzes. Parabeniza o Sr. Sílvio Sanzone, presidente da rede de comunicação.

 

006 - JUNJI ABE

Deputado Federal, saúda os presentes e enaltece as autoridades políticas. Destaca o rádio como meio democrático de comunicação. Elogia o jornalismo feito pela Rádio Metropolitana, considerando-o interativo e de forte cunho social. Enfatiza os serviços da emissora prestados à comunidade. Comenta o histórico da instituição desde sua fundação.

 

007 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, saúda os presentes. Relata sua proximidade com a família Sanzone, responsável pela Rádio Metropolitana. Informa sua participação em programas do veículo de comunicação. Destaca a prestação de serviços sociais à população do município realizada pela rádio. Elogia a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes.

 

008 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Anuncia a apresentação da Banda Sinfônica Jovem "Mario Portes", que apresenta o pout-pourri "Bossa Nova".

 

009 - ESTEVAM GALVÃO

Assume a Presidência.

 

010 - LUIZ CARLOS GONDIM

Deputado Estadual, saúda e agradece as autoridades presentes. Lê histórico da fundação da Rádio Metropolitana. Enfatiza o papel social e político da mídia. Elogia a inovação e empreendedorismo dos responsáveis. Destaca a atuação de Durval Palomares, diretor-administrativo da emissora. Tece considerações sobre a utilidade do jornalismo da emissora para a população de Mogi das Cruzes.

 

011 - LUIZ CARLOS GONDIM

Assume a Presidência. Anuncia a apresentação de "Video Surpresa", com depoimentos e declarações de personalidades de Mogi das Cruzes sobre a importância da Rádio Metropolitana para a Região do Alto Tietê.

 

012 - MARILEI SCHIAVI

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagem, realizada pelo Deputado Estadual Luiz Carlos Gondim e pelo Deputado Federal Junji Abe ao Sr. Sílvio Sanzone, que recebe placa, em nome da instituição, e ao Sr. Durval Palomares, diretor- administrativo da Rádio Metropolitana. Lê curriculum dos homenageados. Anuncia a entrega da "Medalha 9 de Julho", pelos Deputados Luiz Carlos Gondim e Arnaldo Faria de Sá, aos filhos do fundador da Rádio Metropolitana, Jair Mariano Sanzone, Sílvio Sanzone e Jair Edson Sanzone.

 

013 - SÍLVIO SANZONE

Diretor-Presidente da Rede Metropolitana de Rádio e TV, agradece a iniciativa desta sessão solene. Enaltece os presentes. Relembra sua história em comum com a Rádio Metropolitana. Cita os princípios norteadores de sua vida profissional. Lista algumas das conquistas da Rádio Metropolitana. Homenageia seu pai, criador da instituição.

 

014 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Convida sua esposa, Sra. Jane, que entrega flores em homenagem à Sra. Marilei Schiavi, radialista da Rádio Metropolitana de Mogi das Cruzes.

 

015 - MARILEI SCHIAVI

Mestre de Cerimônias, anuncia a apresentação da Banda Sinfônica Jovem "Mario Portes", que interpreta pout-pourri com temas de filmes.

 

016 - Presidente LUIZ CARLOS GONDIM

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Senhoras e Senhores, boa noite. Sejam bem vindos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Essa Sessão Solene tem por finalidade comemorarmos 50 anos de fundação da Rede Metropolitana de Rádio e TV.

Convido para compor a Mesa as seguintes autoridades presentes: deputado federal Junji Abe; deputado federal Arnaldo Faria de Sá; Diretor Presidente da Rede Metropolitana de Rádio e TV, Senhor Sílvio Sanzone; vice-prefeito de Mogi das Cruzes, representando o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli, Senhor José Antonio Cuco Pereira. (Palmas.)

Convido para presidir a sessão o autor da proposta da comemoração aos 50 Anos da Rede Metropolitana de Rádio e TV, o deputado Luiz Carlos Gondim. (Palmas.)

Quero agradecer a presença da extensão da Mesa aqui presentes, deputado estadual Estevam Galvão, juiz Cláudio Juliano Filho representando o Doutor Nelson Calandra, Presidente da Associação dos Magistrados do Brasil; o Senhor Presidente da OAB de Mogi das Cruzes Doutor Marcos Soares; a vereadora do município de Mogi das Cruzes, Emilia Letícia Rossi Rodrigues; vereador da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Osvaldo do Mercado Real; diretor superintendente da Rádio Metropolitana, Senhor Paulo Sérgio Rodrigues; diretor administrativo da Rádio Metropolitana, Senhor Durval Palomares; diretor da Rede Metropolitana de Rádio e TV, Senhor Jair Edson Sanzone; Presidente do Grupo Mogi News de Comunicação, Senhor Sidney Antonio de Moraes; vereador de Biritiba Mirim, José Maria de Siqueira Júnior; também os filhos do Senhor Sílvio Sanzone, Diretor Presidente da Rádio Metropolitana, o Senhor César Sanzone, Senhor Sílvio Sanzone Segundo, Senhor Guilhermo Sanzone; Senhora Anelise Sanzone; e o Senhor Vitor Sanzone. (Palmas.) Também agradecemos a presença da Senhora Vera Sanzone, Senhora Sandra Sanzone e Senhora Joyce Sanzone. (Palmas.)

Também queremos agradecer as seguintes autoridades presentes nesta solenidade. Vereador de Poá Ricardo Massa; diretor comercial do Jornal Grupo Mogi News de Comunicação Senhor Wilson Bego; Senhor Presidente do Conselho Deliberativo da União Futebol Clube de Mogi das Cruzes Alexandre Emílio Ribeiro; Presidente do Diretório do PPS de Mogi das Cruzes, Doutor Delmiro Golveia; representando o vereador Alexandre Vilela do município de Taubaté, Senhor Ivan Resende Lima. (Palmas.)

Agradecemos também a presença da vice-presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes Fádua Sleiman; diretora da diretoria regional de Desenvolvimento e Assistência Social de Mogi das Cruzes Senhora Liliam Aparecida da Silva Sanches. (Palmas.)

Agradecemos também o Ouvidor Geral do município de Mogi das Cruzes, Senhor Romildo Campelo; a Presidente Municipal do Partido Social Cristão de Mogi das Cruzes, o PSC, Senhora Tamara Strelec; Senhor Udine Verardi representando o deputado estadual Antonio Salim Curiati. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Boa noite, Senhoras e Senhores. Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos regimentais esta Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

Senhoras deputadas, Senhores deputados, minhas Senhoras e meus Senhores. Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, nobre deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar os 50 Anos de Fundação da Rede Metropolitana de Rádio e TV.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Mogi das Cruzes, executado pela Banda Sinfônica Jovem Mario Portes, sob a regência do maestro Daniel Bordignon.

 

* * *

 

-É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

-É executado o Hino de Mogi das Cruzes.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência agradece a Banda Sinfônica Jovem.

Convidamos para o uso da palavra o Deputado Estevam Galvão. (Palmas.)

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Quero cumprimentar com muita alegria nosso Presidente deste momento solene, deputado Luiz Carlos Gondim. Cumprimentar o Senhor José Antonio Cuco Pereira e dizer que ele trouxe um ofício do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. Inclusive, o prefeito ligou pra mim hoje dizendo da impossibilidade dele estar presente hoje, em razão de compromissos assumidos anteriormente. Mas, de toda sorte, nós queremos agradecer ao Senhor Marco Aurélio Bertaiolli de ter, pelo menos, dito para o Senhor José Antonio Cuco Pereira vir aqui e dizer ao deputado Luiz Carlos Gondim e ao deputado Barros Munhoz que estaria presente de alma e de coração. Então pra nós isso é muito bom.

É muito importante a presença do deputado Arnaldo Faria de Sá, que é um dos deputados mais, muito mesmo, grande batalhador, e está sempre presente também lá na Rádio Metropolitana, principalmente ali no programa da Marilei Schiavi. O deputado Arnaldo Faria de Sá trabalha bastante, e muito com a população, principalmente com aquele povo mais necessitado.

O deputado Junji Abe que é o nosso deputado federal, na verdade foi prefeito de Mogi das Cruzes, muito bem avaliado, uma pessoa amiga, meu colega aqui da Assembleia Legislativa, tenho um grande prazer de participar da vida política e pública com o meu colega e companheiro deputado Junji Abe.

E o Senhor Sílvio Sanzone que é uma pessoa especial pra mim. Mas, nós vamos falar do Senhor Sílvio Sanzone mais ali na frente.

Eu quero pedir desculpas, não vou mencionar todas as autoridades, mesmo porque já foram mencionadas, mas essa Banda eu quero cumprimentar, olha, uma maravilha, gostei, gostei e gostei muito mesmo. Cumprimentar todos os presentes e dizer da minha alegria, do meu privilégio e da honra de poder estar fazendo uso da palavra neste momento, nesta data quando nós estamos comemorando a Rádio Metropolitana 50 Anos. Quero cumprimentar o deputado Luiz Carlos Gondim pela iniciativa, pela idéia. O deputado Luiz Carlos Gondim é um deputado que também merece todo o nosso respeito, de toda Casa pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pela sua conduta, pelo comportamento, então o deputado foi muito feliz quando propôs que se comemorasse nesta Casa, que é a casa do povo, 50 anos da existência da Rádio Metropolitana em Mogi das Cruzes.

Eu digo que é um privilégio porque eu me lembro muito bem, eu era bem jovenzinho, e pouca gente aqui se lembra disso, mas o Durval tem uma cabeça boa, e o Durval eu nem sei quantos anos tem, mas ele estava presente, o Durval estava presente e eu, na época eu era jovenzinho. Eu estudava do Liceu Santo Antonio. E o Liceu Santo Antonio, deputado Luiz Carlos Gondim, formou uma comissão de alguns alunos, e eu sempre fui muito metido nessa história de Presidente de grêmio, esse negócio, então eu estava lá. E o Sílvio não sabia disso não, então eu participo da vida e da história da Rádio Metropolitana desde a inauguração. Quando eu digo que o deputado Luiz Carlos Gondim foi feliz, não é pelo fato de nós estamos aqui comemorando, é porque existe razão de sobra não apenas para nós comemorarmos, mas temos que celebrar, nós temos que festejar uma data como essa. Por que nós temos que festejar e comemorar? Somente porque está completando 50 anos? Não, porque está completando 50 anos de lutas, de conquistas e de vitórias. Mas pelo trabalho, pela determinação, e pelo espírito humano do próprio Jair que eu tive o prazer de conhecer também, e de seus filhos que eu conheço muito mais o Sílvio, e acompanhei e acompanho a vida do Sílvio. E digo para todos aqui, e já falei para o jornalista hoje aqui da TV Assembleia, esse homem é um jornalista de primeira grandeza. O Sílvio com um microfone na mão é muito bom, é muito forte, é muito competente, e muito serviço prestou também para Mogi das Cruzes e para a nossa região.

Mogi das Cruzes hoje gente, é uma cidade, eu não li em nenhum lugar, mas pelo que a gente acompanha viajando por esse interior todo aí, hoje Mogi das Cruzes deve estar entre as 10 ou 15 cidades mais importantes do Estado de São Paulo. Tenho convicção que não passa de 15, mais ou menos disso. Agora, por que Mogi chegou aonde chegou? Claro, chegou pelo seu povo, pelos seus políticos, pelos seus prefeitos. Só citando os últimos prefeitos, que foram prefeitos obreiros, trabalhadores, batalhadores, que é o Valdemar, o Junji, hoje o Bertaiolli que vem vindo muito bem. Bertaiolli na área da saúde já está sendo o exemplo para o Estado de São Paulo inteiro, mas chegou aonde chegou também porque lá, em Mogi, já existia uma emissora de rádio que é a Rádio Metropolitana, que é um órgão da imprensa, da informação que elogiava quando era necessário, que chamava atenção quando precisava, que denunciava quando precisava também. Então, a Rádio Metropolitana teve participação na história da saúde, da educação, da cultura, do desenvolvimento, de toda infraestrutura, da água e do esgoto, da industrialização. Então, eu quero saber quem é capaz hoje de escrever a história de Mogi das Cruzes sem contar a Rádio Metropolitana.

Então gente, é com muito orgulho que eu venho aqui e digo: deputado Luiz Carlos Gondim, muito obrigado por você ter permitido, você que está presidindo hoje, que eu falasse, e eu estou sendo o primeiro a falar. E digo muito mais ainda, Sílvio, rendendo as homenagens ao seu pai que não está mais presente, mas está nos assistindo de algum lugar, a sua família toda, quero dizer, a minha própria história que é uma história muito longa é impossível que se escreva sem a participação também da Rádio Metropolitana.

Por isso, deputado Luiz Carlos Gondim, nesse momento quero homenageá-lo também, mais uma vez, pela iniciativa, mas quero homenagear também a Rádio Metropolitana por tudo que faz. Hoje a Rádio Metropolitana tem o trabalho de jornalismo que é um grande carro chefe. Faz o jornalismo, não apenas o jornalismo informando que está acontecendo isso e aquilo, mas um jornalismo com assistência social. Vai aos bairros, atende a população, leva médico, advogado, psicólogo, fisioterapeuta, corte de cabelo, enfim, presta também um trabalho social. Tem um programa que chama Radar Noticioso que essa menina conduz, aqui, a Marilei Schiavi, se você vai lá fazer um programa desses vocês não imaginam, o povo de Mogi imagina, mas aqui tem muita gente que não é de Mogi, é de outros lugares, embora da região. Vocês não imaginam, a quantidade de e-mails e telefonemas. Por quê? Porque é de boa qualidade.

Então. é por isso que eu rendo as minhas homenagens, meus parabéns ao deputado Luiz Carlos Gondim, meus parabéns ao Senhor Sílvio Sanzone, cumprimentando o Sílvio eu quero cumprimentar toda a família da Metropolitana, e parabéns meus bons amigos, meu povo de Mogi e da região. (Palmas.)

 

 A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Agradecemos as palavras do deputado estadual Estevam Galvão.

Assistiremos agora a apresentação de um vídeo institucional dos 50 Anos da Rede Metropolitana de Rádio e TV.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Peço a palavra ao Senhor Presidente Luiz Carlos Gondim para conceder a palavra ao Senhor José Antonio Cuco Pereira, vice-prefeito de Mogi das Cruzes, falando em nome do prefeito, Senhor Marco Aurélio Bertaiolli. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ ANTONIO CUCO PEREIRA - Boa noite a todos, quero cumprimentar nosso amigo deputado Luiz Carlos Gondim, ora presidindo os trabalhos desta memorável sessão em homenagem aos 50 anos da Rádio Metropolitana Paulista.

Quero cumprimentar o nosso querido deputado Junji Abe, deputado federal, ex-prefeito de Mogi das Cruzes. Nosso amigo Arnaldo Faria de Sá também deputado federal. Nosso estimado amigo deputado Estevam Galvão, líder dos Democratas nesta Casa. Cumprimentar a todos os Senhores e Senhoras que deixei por último propositadamente, para cumprimentar o Senhor Sílvio Sanzone que hoje recebe as homenagens por ser Diretor Presidente da Rede Metropolitana Paulista de Rádio e TV.

Perfeito Marco Aurélio Bertaiolli, em razão de compromissos assumidos e se vendo impossibilitado de aqui comparecer, me pediu que trouxesse o seu abraço fraternal e amigo ao Senhor Sílvio Sanzone e a toda a sua família, a todos os funcionários da Rádio Metropolitana e ao nosso autor da propositura deputado Luiz Carlos Gondim. E eu faço com muita alegria e muita emoção.

Meus amigos, lembro-me perfeitamente quando a Rádio Metropolitana foi instalada, inaugurada em nossa cidade. Foi ali na Praça Firmina Santana em cima de uma loja que vendia naquela oportunidade aparelhos eletrônicos e domésticos de grande repercussão em Mogi das Cruzes, chamada A Triunfante. Ficava ali ao lado do Cine Urupema. Eu, naquela época com 20 anos de idade, tive também o prazer de conhecer o Sílvio Sanzone. Nós éramos ainda todos solteiros e travamos amizade, e dali pra cá eu vim acompanhando o crescimento vertiginoso dessa grande emissora da nossa cidade e na nossa região.

O papel que a Rádio Metropolitana desempenhou, desempenha e sempre desempenhará em nossa cidade e na nossa região é de fundamental importância, porque ela veio ajudar, ela veio contribuir de uma forma eficaz para o desenvolvimento, para o progresso da nossa querida Mogi das Cruzes e das cidades do Alto Tietê. E é com muito prazer, e até emocionado que eu faço o uso da palavra neste instante, porque acompanhei, ‘pari passu’, toda a evolução da rádio. Uma rádio que esteve presente, e está presente em todos os acontecimentos de Mogi das Cruzes, sejam eles sociais, culturais, sejam eles políticos. Aonde se abre o microfone da Rádio Metropolitana para que a população se manifeste, e esta cobra da classe política, cobra das entidades de Mogi das Cruzes melhores serviços, para que Mogi das Cruzes realmente continue na sua senda de progresso.

É para mim como mogiano motivo de muito orgulho ter em nossa cidade uma rádio do quilate de uma Metropolitana. Parabéns Sílvio, parabéns nosso amigo Durval Palomares, funcionário mais antigo desta emissora. Parabéns ao deputado Luiz Carlos Gondim pela feliz iniciativa de comemorarmos esta Sessão Solene em homenagem a esta data muito significativa, 50 Anos de inestimáveis serviços prestados a todos nós mogianos e moradores do Alto Tietê. Parabéns a todos os Senhores. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Agradecemos as palavras do Senhor José Antonio Cuco Pereira, vice-prefeito de Mogi das Cruzes.

E chamamos agora para fazer uso da palavra nesta cerimônia o Deputado federal Junji Abe. (Palmas.)

 

O SR. JUNJI ABE - Meu prezado e querido amigo Deputado Luiz Carlos Gondim, presidindo esta sessão histórica. Cumprimento aqui meu também querido amigo Senhor Sílvio Sanzone. Permita-me caro Sílvio em seu nome cumprimentar todos os demais ilustres e queridos membros da família Sanzone.

Em nome dessa grandiosa equipe Metropolitana, Rádio e Televisão, quero cumprimentar e saudar o nosso querido amigo, Senhor Durval Palomares. Meu professor lá no Congresso Nacional, na Câmara Federal, este grande deputado Arnaldo Faria de Sá. Outro ilustre companheiro meu dessa jornada imensa, nessa avenida que é servir a população, caro deputado Estevam Galvão. E meu amigo de bancos escolares, ele que já foi vereador, hoje vice-prefeito, um grande homem público, Senhor José Antonio Cuco Pereira, que eu sempre o trato de querido Cuco, representando, neste ato, o excelentíssimo Senhor prefeito municipal de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli.

Não obstante não estarem aqui nesta parte superior, quero aqui cumprimentar a população de Mogi das Cruzes, do Alto Tietê, e porque não dizer do Estado de São Paulo, saudando a vereadora Emilia Letícia, e o vereador Oswaldo Ferreira do Poder Legislativo de Mogi das Cruzes. Demais amigas e amigos, Senhoras e Senhores.

Normalmente eu faço os meus pronunciamentos sem me a ter aquilo que eu escrevo, mas hoje peço permissão para que eu possa, sem ser traído pela emoção, que este momento mexe com a nossa alma e com o coração, fazer a leitura do discurso que eu preparei.

Nesta noite de merecida homenagem, quero falar do dia. Na verdade, do Bom Dia. Não de um bom dia qualquer, mas de um bom dia que ecoa por mais de 20 segundos. Vem na voz possante da jornalista Marilei Schiavi, âncora do Radar Noticioso. É o alerta que são seis horas da manhã e que o dia já pode começar para mim e para mais centenas de milhares de moradores de Mogi das Cruzes e toda região do Alto Tietê, todos fiéis ouvintes da Rádio Metropolitana AM1070, a primeira integrante da bem sucedida rede de 17 emissoras.

Idealizado há meio século pelo visionário Jayr Mariano Sanzone, o grupo cresce, inova e cativa mais e mais pessoas. Tudo sob criteriosos cuidados dos herdeiros do patriarca, seu primogênito Sílvio, e o seu neto César Sanzone, e com a integração de tantos outros legítimos membros da família Sanzone. Apaixonados pelo mais democrático dos meios de comunicação: o rádio, acessível a todas as classes sociais, e que não exige atenção exclusiva. Dá para dirigir, trabalhar, comer, dormir e acordar ouvindo rádio.

A conquista e fidelização do público, cristalina no Alto Tietê, repetem-se em outras regiões paulistanas abrangidas pela rádio e pela rede, e até em Minas Gerais, onde funciona uma das emissoras do Grupo. A agilidade da informação e a credibilidade da notícia alicerçam a preferência da Metropolitana. Mas, não é só, é também o modo singular de fazer jornalismo com irreverência, bom humor e, principalmente, na linguagem do ouvinte tão identificado com aquilo que vai ao ar, vira parte da equipe. Elogia, reclama, cobra, explica com intimidade, senso crítico e plena liberdade de expressão, assim, se processa a mágica da interatividade.

Mas ainda não é só. O sucesso conquistado pelas emissoras da Metropolitana também vem da farta prestação de serviços, da variedade da programação, da qualidade do entretenimento. Mas do que a voz, o seleto time de apresentadores, locutores e repórteres colocam no ar a sua própria alma. O ouvinte sente a força dessa entrega e retribui.

Na verdade a estreita relação com a sociedade extrapola a seara da comunicação. Em Mogi das Cruzes, a Metropolitana AM1 1070 mantém um programa de assistência direta à comunidade, em parceria com outras instituições, percorre a cidade com uma caravana de serviços. A cada semana, um bairro é contemplado com atendimento de advogados, psicólogos e médicos, além de serviços gratuitos como corte de cabelo. É a força da responsabilidade social aliada ao processo de amplificar a voz da população.

Sanzone legou aos herdeiros bem mais que a sólida Rede Metropolitana de Rádio e TV. A ousadia, determinação e amor que norteiam a luta do chefe do clã Sanzone para idealizar e concretizar o Grupo persistem em todas as ações desenvolvidas por Sílvio e César. Lá do alto, é certeza que ele acompanha com orgulho a trajetória vitoriosa das suas emissoras. E o irretocável desempenho dos seus descendentes.

A prova de superação dada por Jayr Sanzone tornou-se a lição número um da casa. Em todas as empresas da rede, os profissionais conhecem bem a história de luta que marcou a jornada do idealizador do Grupo. É nela que também encontram o necessário estímulo para desafiar o impossível. Afinal, o ex-dono de uma empresa de alto-falantes, no bairro paulistano da Penha, iniciou seu império com apenas um sonho na cabeça e a tremenda força de vontade na alma.

Já no lançamento da primeira emissora em Mogi das Cruzes, ele anunciou, em tom solene, que aquela rádio fazia parte de um consórcio de emissoras. Verbalizou o sonho, acreditou nele e venceu todos os obstáculos para fazê-lo virar realidade.

Por essas e tantas razões, transmito os parabéns ao Sílvio e a todos os membros da família Sanzone, e a cada um dos profissionais da Rede Metropolitana de Rádio e TV, todos parte da grande família Sanzone. Manifesto também congratulações ao amigo deputado estadual Luiz Carlos Gondim, pela importante iniciativa da homenagem, estendendo os cumprimentos aos demais parlamentares que aprovaram a proposta nesta nobre Casa, onde tive a honra de atuar por três legislaturas.

Minhas amigas, meus amigos, de todos os méritos do Grupo, destaco um que faz toda diferença para a humanidade. Ao informar e promover o debate sobre os mais diversos temas sempre interagindo com o público, a Metropolitana dá uma inequívoca contribuição à evolução da sociedade. Permite ao cidadão conhecer os diferentes aspectos de um fato, formar e manifestar sua opinião. É o autêntico e poderoso estímulo à cidadania, que mantém a comunidade alerta, consciente do seu papel de protagonista das ações capazes de mudar os destinos da sua cidade, do Estado, do País e do mundo.

Assim, cada manhã que Marilei Schiavi brinda com seu indefectível “bom dia” é mais uma etapa galgada não só no plano de crescimento da Rede Metropolitana, mas também na trajetória de evolução social. A constatação vem da certeza cotidiana de que, na outra ponta do gigantesco trajeto de ondas percorrido pelos decibéis que saem do estúdio, há um imenso público ansioso para compartilhar a realidade em que se transformou o sonho de Jayr Sanzone.

Minhas amigas, meus amigos, Senhoras e Senhores, autoridades presentes, meu caro Presidente que hora preside esta sessão histórica, eu gostaria que todos pudessem em pé saudássemos essa grande data, 50 Anos da Metropolitana. Eu diria o seguinte, salve família Sanzone. Viva equipe Metropolitana. Nosso muito obrigado a Rádio e TV Metropolitana. Deus lhe pague de coração. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Agradecemos as palavras do Deputado federal Junji Abe.

E chamamos agora para também fazer uso da tribuna, o Deputado federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite a todos os presentes. É uma alegria imensa poder participar desta Sessão Solene tão brilhantemente presidida pelo deputado Luiz Carlos Gondim que a convocou e que neste momento está presidindo.

Queria cumprimentar meu companheiro deputado Junji Abe, e dizer pra vocês que em tão pouco tempo no Congresso Nacional tem dado conta do recado, logicamente tendo aprendido muito tempo aqui na Assembleia Legislativa e também como prefeito de Mogi.

Queria cumprimentar o Senhor José Antonio Cuco Pereira, e em seu nome cumprimentar o Senhor Marco Aurélio Bertaiolli que o representa. Cumprimentar deputado Estevam Galvão, grande prefeito de Suzano, sem dúvida nenhuma na retomada da sua caminhada. E também cumprimentar o Senhor Sílvio Sanzone e em seu nome cumprimentar toda família Sanzone.

Eu conheci essa família através do Jayr na época da Jaraguá ainda, e tenho certeza que esse caminho que o Jayr percorreu, hoje, sem dúvida nenhuma é completado brilhantemente pelo Senhor Sílvio Sanzone. E eu tenho a oportunidade de participar todas as semanas do Radar Noticioso, e queria agradecer à Senhora Marilei Schiavi a oportunidade de estar sempre falando nessa queria Rádio Metropolitana de Mogi e de todo Alto Tietê, sem esquecer as cidades do Vale do Paraíba, Campinas, interior do Estado mostrando a força e a pujança dessa força da comunicação.

É difícil manter essa comunicação. Sei do trabalho que o Sílvio e seus filhos fazem no sentido de superar todas as dificuldades, é difícil fazer rádio, não é fácil não, é muito complicado. E a importância social da rádio e da comunicação é extremamente importante. Por isso é uma alegria participar dos 50 Anos do Rádio e TV Metropolitana, tenho certeza que ela vai chegar muito mais longe ainda pela luta, pela tenacidade, pelo trabalho, pela força, pela vontade e aquilo que o deputado Junji Abe acabou falando para todos nós, Rádio Metropolitana em Mogi é prestação de serviço.

E lembro junto com o Cuco e o Presidente da OAB e o Junji Abe, que era prefeito, conseguimos levar para Mogi das Cruzes a então inaugurada Vara Federal, começou num pleito da própria Rádio Metropolitana como também, com a Marilei uma grande briga que a gente conseguiu resolver através da luta iniciada pela Rádio Metropolitana. Rádio é isso Sílvio, é servir a comunidade. É prestar serviço a comunidade. Tenho certeza que a Metropolitana faz isso com grande gáudio e com muita competência.

Portanto, estarmos aqui neste momento cumprimentando nosso deputado estadual Luiz Carlos Gondim que preside a sessão, e teve a feliz iniciativa de aqui estarmos neste momento participando de um momento sublime e solene, tenho certeza que fazemos aqui na Assembleia por ser a sede do poder legislativo estadual, mas isso deveria ter sido feito em Mogi das Cruzes. Sem dúvida nenhuma pela força, pela pujança e pela brilhante Banda Sinfônica que se apresentou, e o Cuco me dizia, todos os garotos que vieram das dificuldades da vida social e hoje estão como músicos mostrando a força e a pujança dessa Banda maravilhosa. Parabéns Daniel, e a esses meninos e meninas que representam a força e a pujança de Mogi das Cruzes e do Alto Tietê. Parabéns, Metropolitana. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Agradecemos as palavras do Deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Assistiremos agora a apresentação da Banda Sinfônica Jovens Mario Portes, que interpretará um pout porri de Bossa Nova.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Agradecemos a belíssima apresentação da Banda Sinfônica Jovem Mario Portes, sob a regência do maestro Daniel Bordignon, em nome da diretora da Escola Municipal Professor Mario Portes, Rosana Petersen agradecemos ao prefeito de Mogi das Cruzes Marco Aurélio Bertaiolli de nos ter enviado esta belíssima Banda para homenagear a Rádio Metropolitana.

Também queremos agradecer a todas as manifestações de carinho através de fax e e-mail que foram enviadas pelo deputado estadual Antonio Mentor, Doutora Linamara Rizzo Battistela secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; Senhor Paulo Alexandre Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Senhor Rodrigo Garcia secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo. Também nos enviou e-mail parabenizando a Rádio Metropolitana, o Senhor Davi Zaia, secretário do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo; Doutor José Maria da Costa Orlando secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo; Doutor Luiz Flávio Borges D´Urso, Presidente da OAB de São Paulo.

Queremos agradecer a presença também do Senhor Jean Sanzone, filho de Jayr Edson Sanzone, que hoje também está presente nesta homenagem.

Queremos agora pedir a palavra do deputado, nobre deputado, autor da homenagem a Rádio Metropolitana, a Rede Metropolitana de Rádio e TV, Deputado Luiz Carlos Gondim.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Convido o Deputado Estevam Galvão para que possa presidir esta linda sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Estevam Galvão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Com a palavra o Deputado Luiz Carlos Gondim, autor da propositura, regimentalmente pelo tempo que julgar necessário o seu pronunciamento.

 

O SR. LUIZ CARLOS GONDIM - PPS – Obrigado, Senhor Presidente. Senhor Presidente em exercício, Estevam Galvão, eu gostaria aqui de cumprimentar dois amigos, o Sr. Sílvio Sanzone e o Sr. Jayr Edson Sanzone, e os filhos, o Sílvio e o Djair, Diretores e Presidente do Sistema Metropolitano de Rádio e TV.

Queria cumprimentar aqui a Sra. Marilei Schiavi onde eu cumprimento todas as mulheres aqui presentes. Cumprimentar o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, grande amigo, homem polêmico, lutador por todos os aposentados do Brasil. Deputado federal Junji Abe, ele já chegou sabendo tudo, não tem nada o que ensinar ao deputado Junji Abe.

Eu queria cumprimentar também o vice-prefeito o Senhor José Antonio Cuco Pereira, neste ato representando o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. Cumprimentar também a vereadora Emilia Letícia, de Mogi das Cruzes, onde eu cumprimento todas as vereadoras presentes, e o vereador Oswaldo Real, onde eu cumprimento todos os vereadores presentes. E o Sr. Delmiro Gouveia que é Presidente do PPS onde cumprimento todos os representantes e Presidentes de partidos. Senhoras e Senhores.

A Rádio Metropolitana AM1 1070 comemorou no último dia 09 de julho o aniversário de 50 anos. Durante este tempo, foram vários os obstáculos e conquistas registrados por este importante veículo de comunicação fundado pelo saudoso Jayr Mariano Sanzone, homem visionário que apostou, em Mogi das Cruzes.

No momento da inauguração da torre de transmissão da emissora, disse as seguintes palavras registradas no livro “As histórias que Mogi desconhece”, do grande amigo Ivan Siqueira. A rádio que trago à Mogi faz parte de um consórcio de emissoras”. Este era um prenúncio, porque a emissora mogiana foi a precursora de uma rede composta por 16 rádios espalhadas por várias cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais.

Em qualquer hora do dia ou da noite é possível verificar os ouvintes sintonizados na Metropolitana, atentos para conferir as notícias da região e porque não dizer em busca de entretenimento e diversão.

A Rádio Metropolitana é a companheira diária de várias famílias que encontram nesta, a única forma de se informarem sobre os acontecimentos de Mogi das Cruzes, do Estado e do Brasil. Este, aliás, é o principal legado conquistado por este grande veículo: a credibilidade junto aos seus ouvintes.

De forma séria, moderna e interativa, seus comunicadores transmitem de maneira didática as notícias para a população, ajudando a desenvolver e a resgatar a cidadania de muitos mogianos e moradores do Alto Tietê.

Graças à inovação e ao empreendedorismo dos seus diretores, os irmãos Sílvio Sanzone e Jayr Edson Sanzone, a Metropolitana se transformou em marcas de qualidade e credibilidade.

Durante estes 50 anos, a modernização dos equipamentos sempre foi prioridade de seus diretores, preocupados em disponibilizar à população um sinal claro com produção multimídia. Mas não foi apenas na questão de estrutura que a Metropolitana se mostrou inovadora. Neste jubileu de ouro, esta empresa contratou profissionais que iniciaram suas carreiras e assim tornou-se escola para vários deles. Muitos deixaram a emissora em busca de sonhos e outras conquistas, mas vários deles fizeram desta a única forma de ganhar o sustento de suas famílias.

Aqui não posso deixar de citar uma personalidade importante, testemunha ocular de toda esta história, o grande Durval Palomares que, hoje, ocupa o cargo de diretor administrativo da unidade. Ele foi convidado pelo grande Jayr Mariano Sanzone para ir a Mogi das Cruzes ajudar a implantar desde a primeira antena até a fazer da emissora nos idos de 1960 um espaço democrático para que todos pudessem expor suas idéias e opiniões, mesmo em tempos difíceis, como na época da Ditadura Militar.

A Metropolitana de Mogi das Cruzes foi pioneira em diversas iniciativas que serviram de exemplo e foram replicadas em outros lugares do Estado como a primeira da Rede a ter uma mulher no comando do principal programa jornalístico, o Radar Noticioso, sob a batuta de Marilei Schiavi, profissional competente que ganha atenção de seus ouvintes conduzindo seu programa abordando temas polêmicos e debates com um jeito irreverente e crítico, mas sem perder o bom humor, com jornalismo com qualidade e formador de opinião.

Quando nós fizemos esta homenagem pensamos na população, a população que reclama, a população que indica fazendo o papel de vereador, a população que quer conseguir o médico, um exame, e a população que nos fez fazer esse trabalho de dar essa homenagem aos 50 anos da Metropolitana. Passamos a conhecer a Metropolitana através do Canário, da dupla Canário e Passarinho, do Samuel Gonçalves, de pessoas que nos fizeram aprender a ouvir a música caipira, aprendemos a ouvir a Metropolitana através dos noticiários com vozes especiais que ali tem fazendo o rádio jornalismo.

Sílvio e Jayr nós estamos fazendo uma homenagem porque vocês nos ajudam e ajudam aquela população, eu estou vendo gente aqui do Jardim Margaridas e de outros lugares, que chegam a Metropolitana informando dia de vacinação, que chega a Metropolitana informando o último dia dos impostos que temos que pagar. É a Metropolitana que dá ao povo esse apoio, essa ajuda.

Essa homenagem é merecida porque conhecemos a Metropolitana desde o tempo que fazíamos o programa “O Médico e o Povo”. Vocês são o grande merecedor do respeito desta Assembleia Legislativa, de todos os deputados e não só os que estão aqui presentes, mas os que não puderam estar presentes, e de toda população. E se nós fossemos abrir hoje o microfone todos queriam dar um depoimento para falar: eu escuto o debate só com mulheres, eu escuto o debate só com os homens, eu passo a ouvir ao programa da tarde de música sertaneja. Então vocês dão a população do Alto Tietê e de Mogi das Cruzes o que nós merecemos: estar em dia com os acontecimentos de Mogi das Cruzes, do Alto Tietê, de São Paulo, do Brasil e do mundo. Parabéns, Metropolitana. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Deputado Luiz Carlos Gondim, agradecemos as palavras de carinho e homenagem a Rádio Metropolitana AM 1070, e a Rede Metropolitana de Rádio e TV, e agora ele faz questão de chamar um vídeo que ele mesmo pediu para sua equipe preparar, um vídeo surpresa a toda equipe da Rádio Metropolitana.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Luiz Carlos Gondim.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Assistiremos agora a apresentação de um vídeo surpresa com depoimentos e declarações de personalidades de Mogi das Cruzes sobre a importância da Rádio Metropolitana para todo o Alto Tietê. Existem também pessoas do Estado de São Paulo, representantes ilustres que irão também fazer os seus depoimentos.

 

* * *

 

- É feita a exibição de vídeo.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Quero agradecer ao governador Geraldo Alckmin que mandou essa mensagem, agradecendo e dizendo que não poderia vir hoje, mas mandando os parabéns à família Sanzone. Obrigado, Governador Geraldo Alckmin.

Eu quero agora passar as homenagens. Nós vamos agora, através do Deputado Luiz Carlos Gondim e também do vice-prefeito de Mogi das Cruzes, José Antonio Cuco Pereira, prestar uma homenagem a Rádio Metropolitana com a entrega de uma placa ao Sr. Sílvio Sanzone que receberá em nome da emissora essa placa em comemoração aos 50 anos da Rádio Metropolitana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

 

O SR. JOSÉ ANTONIO CUCO PEREIRA - É a seguinte a mensagem: “Homenagem. Rádio Metropolitana de Rádio e TV. À direção e aos profissionais desta Rede de Comunicação, parabenizo pelos serviços prestados e a dedicação nesses 50 anos que ajudaram a consolidar a democracia, a prestação de serviço, o entretenimento e a cidadania dos mogianos e paulistas. Deputado Luiz Carlos Gondim. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, 01 de agosto de 2011”. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Vamos agora convidar novamente o deputado Luiz Carlos Gondim junto com o deputado federal Junji Abe prestando uma homenagem especial com a entrega de uma placa de Honra ao Mérito ao Senhor Durval Palomares, diretor administrativo da Rádio Metropolitana. Senhor Durval Palomares, por favor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHAVI - A homenagem justa ao Sr. Durval Palomares que chegou há 51 anos em Mogi das Cruzes para levar junto com o Sr. Jayr Mariano Sanzone as torres da emissora para a cidade em que estamos há 50 anos. Vamos, mais uma foto com o Sr. Durval Palomares junto com o Deputado Luiz Carlos Gondim e o Deputado federal Junji Abe, e o Sr. Sílvio Sanzone Diretor Presidente da empresa. Obrigado, Sr. Durval Palomares, nós agradecemos em nome de toda a equipe. O Sr. Durval Palomares é patrimônio histórico da Rádio Metropolitana, e a gente fala que ele tem chapinha 51 anos na emissora, obrigada, Sr. Durval Palomares por todo o trabalho dedicado a Rádio Metropolitana e a família Sanzone, em nome do Jaques e do Sílvio Sanzone nós agradecemos.

Agora eu quero pedir para o Deputado Luiz Carlos Gondim, e ao Deputado Arnaldo Faria de Sá fazerem entrega da medalha “Nove de Julho” aos filhos do fundador da Rádio Metropolitana Jayr Mariano Sanzone, os filhos Sílvio Sanzone e Jair Edson Sanzone, por favor, recebendo essa grande honraria a medalha “Nove de Julho”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

Deputado Arnaldo Faria de Sá entregando a medalha ao Sr. Sílvio Sanzone, e o Deputado Luiz Carlos Gondim, entregando a medalha ao Jair Edson Sanzone que é conhecido como Jaques. Aí então a medalha de Honra ao Mérito pelos 50 anos de Fundação da Rádio Metropolitana de Rádio e TV. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Sílvio Sanzone, Diretor Presidente da Rede Metropolitana de Rádio e TV. (Palmas.)

 

O SR. SÍLVIO SANZONE - Em primeiro lugar, tenho um estilo mais descontraído. Vamos deixar bem claro.

Então, Sr. Presidente, senhores deputados federais, deputados estaduais e tantos amigos que eu reencontro esta noite. Muito obrigado. Muito obrigado por tudo. Muito obrigado a vocês, meus amigos. Muito obrigado à Orquestra. Já vou confessar de cara pra vocês, o Hino Nacional Brasileiro a gente já está acostumado, mas quando eu ouvi vocês tocando o Hino de Mogi das Cruzes eu me emocionei. Foi um dos momentos em que eu me emocionei esta noite.

Primeiro porque eu não me lembro direito quando eu nasci, faz pouco tempo, mas profissionalmente eu nasci em Mogi das Cruzes. Profissionalmente, com a graça de Deus eu tive dois pais, primeiro meu pai que aos sete anos de idade me carregava no Jabaquara, que naquela época era longe pra burro. Então saía da Penha para ir no Jabaquara para inaugurar a tal das Casas da Alegria. Aí volta lá, vamos à Vila Galvão, era no fim do mundo lá de Guarulhos para inaugurar a tal das Casas Pernambucanas. E eu nesse momento ficava vendo o meu pai falar. Com o tempo crescendo um pouco, nossa, esse cara fala bem! Comecei gostar da coisa. Como ele fala bem, fala bonito e tal. E aí, sei lá, acho que brotou dentro de mim o dom da palavra, o dom da comunicação, o dom de não sei o quê. E depois o meu segundo pai profissional vem a ser o Senhor Durval. Porque eu, gostando do microfone estando do lado do meu pai, ele não me dava muito espaço não, fica quieto que ele ia falar. Então vou para Mogi e daí eu comecei na Rádio e o Durval me puxava a orelha, brigava comigo, porque eu sempre fui muito arrojado, quase louco, então o Durval me punha o pé no chão novamente.

Meus amigos, tudo que eu fiz na minha vida eu não esperava chegar aqui nesta noite, e vocês hão de convir comigo que é um grande troféu. Um grande prêmio. Um grande exemplo que eu deixo para os meus filhos. Eu sou hoje uma pequena ponta do iceberg da minha família. E isso, vocês viram citar tantos Sanzones aqui, mas quebrou um ônibus e não chegou o resto aí, mas é muito orgulho. E eu quero dizer a vocês o seguinte, nada do que eu fiz foi assim muito planejado para dar todo esse status à Metropolitana que vocês mogianos conhecem muito bem.

Eu fui fazendo as coisas dentro da seguinte ponderação, “Isso é justo? Isso é bom?” Eu acho que poderia estar bem melhor, mas eu nunca pus a minha pessoa, o meu eu em primeiro lugar. Eu sempre fiquei preocupado com a minha cidade, com a repercussão que aquilo ia ter perante a sociedade, e eu acho que isso aí construiu o alicerce da Metropolitana. Um dos grandes alicerces que eu aprendi é o seguinte, que sempre alguém tem alguma coisa boa a dar para todos, seja quem for. A vida tem muitos altos e baixos, então alguém sempre tem alguma coisa boa para nos passar e nos passar a todos.

E nisso dentro da Metropolitana, nesse espectro de dar vazão às pessoas falarem, foi que construiu essa palavra que hoje vocês encontram em todos os cantos deste país, com a graças de Deus, que chama democracia. Mas a Metropolitana praticava isso lá atrás. Vocês sabem perfeitamente que esses dois homens em um determinado momento de suas vidas estavam de lados opostos, e eu no meio dos dois, e hoje eu sou amigo dos dois e eles são amigos. Então essa é a vida que eu quero passar a todos, que em um determinado momento não levem rancor daquilo, não levem raiva daquilo. Porque olhem que alegria hoje de eu estar ao lado de amigos. Doutor Jamil, temos também algumas passagens. Ficamos em determinados momentos da vida no lado oposto e hoje estamos aqui. Isso construiu a Metropolitana. Uma casa de amigos. Em determinado momento nós tivemos lá uma frase: Sinta-se em casa, você está entre amigos.

E um outro grande momento profissional da minha vida foi quando eu consegui formar uma plêiade de homens que se espalharam juntamente comigo pelo Estado de São Paulo formando essa grande rede. Primeiro, eu não posso deixar de esquecer aqui o meu irmão, que fez um revezamento comigo em Mogi, eu saía de manhã ele ficava na parte da tarde para a gente poder se expandir. Hoje com a graça de Deus tenho sobrinhos, tenho filhos envolvidos nessa tarefa, mas eu tenho também muitos e muitos amigos que acreditaram em mim.

Agora uma parte da história da Metropolitana, se bem que Mogi e Metropolitana se confundem eternamente, mas o que acontece é o seguinte, uma parte que vocês não conhecem. A Metropolitana Taubaté elegeu um vereador chamado Alexandre Vilela, colega da Marilei, um menino que entrou na Metropolitana como estagiário jornalista, eu e o Paulo Sergio o levamos para Taubaté amarrado, amarrado, Paulo Sergio põe esse homem aí e manda ele vir pra cá, porque não havia o Radar Noticioso na cidade de Taubaté. Nós tínhamos em Guará, Cobaracho, tínhamos em Sorocaba, tínhamos em Bauru, tínhamos em uma série de cidades e não tinha em Taubaté. O Alexandre Vilela estourou em audiência, se elegeu com seis mil votos. Quem é político sabe o que é ter seis mil votos na primeira campanha para vereador. Essa é uma faceta do sucesso da Metropolitana fora das fronteiras de Mogi das Cruzes.

Hoje nós somos líderes absolutos de audiência com o braço líder da empresa dirigida pelo meu irmão, em São José do Rio Preto, e outras várias cidades. Hoje nós temos 49% da audiência do Radar Noticioso na cidade de Guaratinguetá, 28% da audiência no pico de audiência às sete horas da manhã em Taubaté, então os Senhores vejam , isso é culpa de todos vocês. Eu me entusiasmei, meu pai queria fazer uma Rede e vamos nós.

Mas o importante é que nada, nada sobrevive, não se chega aos 50 anos sem o sucesso. E nisso devo dizer a vocês que eu sou um homem iluminado pelos amigos que eu fiz, da minha trajetória, pela maravilhosa família que eu tenho, sem deixar de lado a mãe dos meus filhos, que eu não poderia ter o sossego para trabalhar se não fosse ela. E essa plêiade de ouvintes que num determinado momento foram os meus ouvintes, foram os meus fãs e hoje estão aqui para me abraçar.

Muito obrigado a todos, obrigado deputado Luiz Carlos Gondim, obrigado deputado Junji Abe, obrigado Cuco, obrigado deputado Arnaldo Faria de Sá que conheceu meu pai, conviveu muito com o meu pai, tudo louco esse povo, ele é o meu pai, mas homens de sucesso, homens de uma garra, de uma força, de uma tenacidade e acho que hoje esses jovens que estão aí, meus filhos que estão aqui tem como exemplo. Nada, absolutamente nada se faz na vida sem o trabalho.

Um dia um ex-prefeito, Sr. Waldemar, chegou pra mim e falou assim: você chega na rádio sete horas da manhã? Chego. Você mora em São Paulo? Moro. Mas que horas você sai de São Paulo? Não sei, eu saio de lá quatro e meia, cinco horas por ai. Você é louco! Graças a Deus, trabalho, trabalho, perseverança, tenacidade. Uma pessoa muito citada aqui o exemplo da Marilei também, não botava fé, mas você vai. Mas eu sozinha? Vai, e foi, parabéns. E assim é. Muito obrigado a todos, a vocês que me acompanham, a vocês que me ajudaram a fazer a história da Metropolitana, nada, não seríamos absolutamente nada se não fosse o ouvinte, se não fosse o sucesso, se não fosse vocês terem acreditado, se não fosse vocês dado audiência. Eu sempre digo, vocês fazem parte do nosso show. Obrigado, boa noite a todos. (Palmas.)

 

A SRA. MESTRE DE CERIMÔNIAS - MARILEI SCHIAVI - Obrigada. As palavras de carinho do Sr. Sílvio Sanzone Diretor Presidente da Rede Metropolitana de Rádio e TV, falando em nome do Jaques e de toda família Sanzone por toda essa homenagem.

Agora, em homenagem a Rede Metropolitana de Rádio e TV, vamos apresentar a Banda Sinfônica Jovem Mario Porte, que vai interpretar um pout porri de temas de filmes especialmente para os nossos ouvintes da Rádio Metropolitana e colaboradores.

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Enquanto a Banda se prepara, eu gostaria de convidar a Sra. Jane, minha esposa, para a entrega de um ramalhete a Sra. Marilei Schiavi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Esta Presidência gostaria também de convidar a todos para assistir pela TV Assembleia, domingo, dia 07, às 20 horas, esta solenidade.

Convidamos também a todos para um coquetel que será servido aqui atrás deste nosso plenário. Todos pelas portas laterais.

E esgotado o objeto da presente sessão, junto com o encerramento esta Presidência agradece a todas as autoridades, a todos aqueles que vieram aqui com as suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. E convidamos a todos para o coquetel e para a sessão ordinária que será feita amanhã a partir das 14 horas e 30 minutos.

Muito obrigada a todos, parabéns. E vamos a nossa Banda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LUIZ CARLOS GONDIM - PPS - Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 10 minutos.

 

* * *