1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA      027ªSS

DATA:991001

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS  -  Exmº Sr. João Benedicto Azevedo Marques, Secretário de Administração Penitenciária, neste ato representando o Exmº Sr. Governador Mário Covas Júnior; Dr. Cezar Roberto Leão Granieri, Presidente do Esporte Clube Pinheiros; Dr. José Edmur Vianna Coutinho, Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros; Dr. Sérgio Fuchs Calil, Vice-Presidente do Esporte Clube Pinheiros; Dr. Sérgio Lazzarini, Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros; Sr. Arlindo Virgilio Machado Moura, Presidente do Sindi-Clube - Sindicato dos Clubes Esportivos do Estado de São Paulo; Sr. Samsão Woiler, Presidente da Associação dos Clubes Esportivos, Sociais e Culturais, e Presidente do Clube Hebraica; Srs. Membros da Diretoria Executiva do Esporte Clube Pinheiros;  Srs. Conselheiros do Esporte Clube Pinheiros; Srs. Associados do Esporte Clube Pinheiros;  senhores presidentes de confederações e federações esportivas; Sr. Marinho Antunes, neste ato representando o Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos;  Sr. Carlos Cagnoni, Presidente da Federação Aquática Paulista, senhores e senhoras, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, o nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo a solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o 100º Aniversário do Esporte Clube Pinheiros.

Convido a todos presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar.

 

*          *          *

 

            É executado o Hino Nacional.

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS  - Esta Presidência agradece a colaboração da nosso Polícia Militar do Estado de São Paulo e concede a palavra ao Dr. José Edmur  Vianna Coutinho, Presidente do conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros.

 

O SR. JOSÉ EDMUR VIANNA COUTINHO -  Exmo. Sr. Deputado Estadual  Vitor Sapienza, digno Presidente  desta sessão solene; Ilmo. Dr. João Benedicto de Azevedo Marques, Secretário de Estado da Secretaria da Administração Penitenciária, representando o Sr. Governador Mário Covas; Exmo. Dr. Cezar Roberto Leão Graniere, Presidente da Diretoria do Esporte Clube Pinheiros; Digníssimo Dr. Sérgio Lazzarini, Presidente do Conselho Deliberativo; Dr. Sérgio Fuchs Calil, Digníssimo vice-Presidente da Diretoria; Dr. Arlindo Virgilio Machado Moura, Presidente do Sindi-Clube, Sindicato dos Clubes Esportivos de São Paulo; Sr. Samsão Woiler, Presidente da Associação dos Clubes Esportivos Sociais e Culturais e Presidente do Clube Hebraica; senhores diretores do Esporte Clube Pinheiros; caro1º Secretário, Dr. Paulo Cesar de Arruda Castanha e minha cara 2ª Secretária, Dona Dulce Arena Avancini; senhores conselheiros aqui presentes; senhores presidentes de confederações e federações esportivas;  Sr. Mário Antunes, representando a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos; Sr. Miguel Carlos Cagnoni, Digníssimo Presidente da Federação Aquática Paulista; senhores associados, para mim é uma experiência extremamente agradável e ao mesmo tempo quase temerária dirigir a palavra em um sodalício como este.

As notícias de que aqui despontam sempre grandes oradores, homens que vêm lutar pela população, esta Casa onde são feitas as leis que regem as atividades do Executivo deste Estado. É sempre um momento e dificuldade para quem assoma a tribuna para dirigir algumas palavras em um momento tão solene, como é este do transcurso do centenário do nosso querido Esporte Clube Pinheiros.

Sr. Presidente, as primeiras palavras são de agradecimento a V. Exa. e a Casa que deferiu ao Sr. Presidente da Assembléia. É também um momento em que o pensamento voa nesses 100 anos e levam-me a 1837 quando foi criada a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A semelhança do Poder Legislativo do Estado com o Poder Legislativo do nosso clube é muito grande. Compulsando a Constituição de todos os outros diplomas verificamos que a competência de ambas as casas praticamente se identificam. Vemos a importância que foi dada ao Esporte Clube Pinheiros e ao seu Conselho Deliberativo no momento em que lhe dão a palavra para, em primeiro lugar, dirigir-se aos presentes.

O Esporte Clube Pinheiros e o seu Conselho tem, desde 1942, a sua existência definida por força da criação do Estatuto Social quando o Esporte Clube Germânia se transformou no Esporte Clube Pinheiros. De lá para cá tem exercido suas funções   legislativas de forma a permitir à Diretoria Executiva, à diretoria que administra e executa as determinações do Conselho procurando fazer isso de tal forma que o associado, acima de tudo, seja o beneficiado de todo esse trabalho.

O Conselho e a sua Diretoria - e estou sendo repetitivo para àqueles que me têm ouvido nas últimas ocasiões - são órgãos independentes como  o são os demais órgãos que dirigem a Nação, o Estado e o Município. Mas também, como eles, o Conselho age de forma harmônica. Tem um momento de elogio e saúda esta Casa porque ela, tanto quanto o Conselho do Pinheiros, exerce essas funções de independência em harmonia com o Poder Executivo de tal forma que o cidadão paulista seja, realmente, o beneficiado.

O Conselho Deliberativo, que tenho a honra de presidir, tem, durante toda sua existência, uma  participação efetiva no bem-estar do Esporte Clube Pinheiros, de seus sócios e de todos aqueles que convivem. Por tudo aquilo que o Esporte Clube Pinheiros faz, representa uma contribuição efetiva não só para seus associados como também para o Município, para o Estado e até mesmo para a Nação. Tudo que se faz no Esporte Clube Pinheiros tem uma repercussão que extravasa seus muros.

Sr. Presidente, em nome do Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros, mais uma vez agradeço essa oportunidade de manifestar o apreço que tenho por esta Casa e por todos os seus integrantes.

Lembrando das palavras de Winston Churchil que dizia que as palavras antigas são as melhores, mas as breves as melhores de todas. E com essas palavras pretendendo ter sido breve.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - Tem a palavra o Dr. Cezar Roberto Leão Granieri, presidente do Esporte Clube Pinheiros.

 

O SR. CEZAR ROBERTO LEÃO GRANIERI - Sr. Deputado Estadual Vitor Sapienza; Sr. João Benedicto de Azevedo Marques, representando o Governador do Estado; Dr. José Edmundo Vianna Coutinho, Presidente do nosso Conselho Deliberativo; Dr. José F. Calil, vice-Presidente do Esporte Clube Pinheiros; Dr. Sérgio Lazarini, vice-Presidente do Conselho Deliberativo; Dr. Arlindo Virgilio Machado, Presidente dos Sindicatos dos Clubes Esportivos do Estado de São Paulo; Sr. Sansão Woller, Presidente da Associação de Clubes Sociais  Culturais e Esportivos; membros da diretoria; senhores e senhoras conselheiros, relatar a história dos 100 anos de vida do nosso clube que ocupa lugar de destaque entre as entidades congêneres seria sobremodo repetitivo. Farei um breve resumo de fatos ocorridos no decorrer desse nosso século de existência.

Em assembléia que reuniu não mais do que 10 jovens alemães em 7 de setembro de 1.899, fundou-se o Esporte Clube Germânia sob a liderança de Hans Nobin que tinha na ocasião apenas 22 anos. Em razão de ter sido jogador  e capitão de  time do Esporte Clube Germânia de Hamburgo, na Alemanha, decidiu formar o clube brasileiro recém formado para a prática do futebol homônimo daquele alemão.

Em 1.942, premidos pela II Guerra Mundial, fundiram -se a Sociedade Germânia e o Esporte Clube Germânico e adotaram o nome de Esporte Clube Pinheiro, em homenagem ao bairro do mesmo nome, onde então já se localizava.

A nacionalização foi extremamente trabalhosa pois os dois clubes fundidos tinham os seus quadros sociais compostos por alemães. A lei determinava que 2/3 de seus associados teriam que ser brasileiros e a luta para se conseguir esse objetivo em pouquíssimo tempo foi difícil e conturbada. Enfim , sobrevivemos e aqui estamos. Alguns fatos mais marcantes são exemplificativos da caminhada pinheirense até esse ponto. A construção da primeira piscina olímpica do Brasil em 1.933, cujos azulejos foram colocados pelas mãos do presidente Artur Stckel e seus companheiros . Fundamos em 1.945, portanto há 54 anos, o nosso jardim de infância. Cremos também que o foi primeiro existente e por onde também já passaram 25 mil alunos.

Enumerar fatos pioneiros, gloriosos e memoráveis que nos orgulham e nos honram, seria sobremodo agradável; todavia, seria laudatória e cansativo. Finalmente,  somos o que somos ao completarmos 100 anos. Hoje, com grande orgulho e satisfação, pertencemos a um dos maiores clubes poliesportivos do mundo. Vejamos: a freqüência do clube ascende um milhão e 700 mil pessoas por ano; nossa biblioteca é visitada por 25 mil sócios anualmente; entre energia elétrica e água gastamos três milhões e 500 mil reais por ano. Somos federados em 17 modalidades esportivas, sendo fundadores de 80% das respectivas federações. Hoje, participamos desses esportes com 1.500 atletas e obtemos em média 130 títulos de campeão e vice por ano, perfazendo nos últimos 10 anos 1.500 títulos paulistas, estaduais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos e mundiais. Nossos atletas, participando dos jogos olímpicos e pan-americanos conquistaram ao longo de suas realizações 66 medalhas, sendo 18 dessas medalhas no último pan-americano. Ao longo desses 100 anos, o Clube Pinheiros com 300 mil associados, e todos a seu modo, ajudaram a construir esse clube fantástico que certamente é motivo de orgulho não só para nós, mas também para o nosso Estado e País. Com orgulho e alegria, participamos nesta data de uma sessão solene da Assembléia Legislativa em homenagem ao nosso clube centenário. Tanto mais nos emociona essa solenidade proposta pelo Deputado Vítor Sapienza e aprovada por esta Casa de amigos, onde sempre encontramos eco para as nossas solicitações . Nós, associados e dirigentes do Esporte Clube Pinheiros, sentimo-nos honrados com mais essa demonstração de apreço e carinho.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. João Benedicto de Azevedo Marques, Secretário de Estado da Administração Penitenciária, nesse ato representando o Sr. Governador do Estado de São Paulo, Dr. Mário Covas.

 

O SR. JOÃO BENEDICTO DE AZEVEDO MARQUES - Exmo. Sr. Presidente desta Sessão Solene, ilustre Deputado Vítor Sapienza; Exmo. Sr. Dr. Cezar Roberto Leão Granieri, digníssimo presidente do Esporte Clube Pinheiros; Exmo. José Edmur Vianna Coutinho; Exmo. Sr. vice-Presidente Dr. Calil; Exma. Mesa do Conselho Deliberarivo; Srs. Conselheiros; Srs. Presidentes de clubes co- irmãos que aqui se encontram presentes nesta Sessão Solene; Srs. Presidentes de federações; Srs. funcionários, minhas senhoras e meus senhores, trago aqui a palavra do Governo do Estado, a palavra do governador Mário Covas, a palavra do Sr. vice-governador Sr. Geraldo Alckmin, e a palavra de todo o secretariado, e o faço com emoção já que sou também e com muito orgulho um pinheirense e com muito orgulho membro do conselho deliberativo do Clube Pinheiros. Hoje, quero salientar nesta Sessão Solene desse centenário a importância que o Esporte Clube Pinheiros representa na cidade, no Estado e no País. A importância que o Esporte Clube Pinheiros como centro de formação de cidadãos, como uma fábrica formadora de atletas, campeões paulistas, campeões brasileiros, campeões olímpicos. Um local de sobrevivência fraterna, onde as gerações de pinheirenses se sucederam e num determinado momento com a orientação da nossa educadora D.Luci, formamos novos pinheirenses.

E um clube, Sr. Presidente, que cresceu sempre de forma absolutamente independente do Poder Público, das verbas municipais, estaduais ou federais,  e com uma pujância extraordinária, um exemplo de uma sociedade pacífica, um exemplo de uma sociedade onde reina a amizade, o exemplo de um clube que respeita seus funcionários. Uma das marcas do Clube Pinheiros é o respeito pelos seus funcionários, porque seus funcionários e seus associados forma essa grande família, que começou num sonho de Hans Noblin, em 07/07/99, e que prosseguiu com a diplomacia e a visão de Henrique Villaboim, num momento difícil da história do clube, que soube superar as dificuldades e fazer com que chegássemos ao dia de hoje essa potência, que, Srs. Conselheiros, é homenageada no Parlamento de São Paulo, na Casa de todos os paulistas.

O ilustre Deputado Vitor Sapienza, ao fazer seu projeto de resolução, aprovado por unanimidade por esta Casa, representa o respeito dos Parlamentares do Estado de São Paulo pelo Esporte Clube Pinheiros.  A esse respeito do Parlamento se associa o respeito do Governo do Estado de São Paulo. Feliz é o povo e a nação que têm um clube como o Esporte Clube Pinheiros. É uma nação seguramente destinada a um futuro grandioso, a porvir onde vamos construir uma sociedade melhor. Basta mirar para o exemplo de convivência, de fraternidade, de amizade, de respeito, de tolerância, de compreensão, de amor e civismo às cores do clube, às cores de São Paulo e às cores do nosso País. Por tudo isso, Sr. Presidente, Sr. Presidente do Esporte Clube Pinheiros, Sr. Presidente do Conselho Deliberativo, Srs. Conselheiros, estamos em festa.  Por essas tradições e essas glórias que acumulamos ao longo dos anos, que é o nosso passado, assentado no qual construiremos nosso futuro, é que esta Casa nos homenageia no dia de hoje.  É por isso que o Governo do Estado de São Paulo quer se associar a esta homenagem, desejando mais 100, mais 200, mais mil anos de muita felicidade a esse grande clube, que também é o meu clube: o Esporte Clube Pinheiros.

Muito obrigado.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Autoridades por mim já enumeradas no início dos nossos trabalhos, minhas senhoras e meus senhores, para mim, ao requerer esta Sessão Solene, foi essa uma demonstração de apego, de amizade a muitos detalhes que marcam para mim o Esporte Clube Pinheiros.  Em primeiro, o fato de eu morar no mesmo bairro. Em segundo, o fato de ser amigo do Ranieri há muitos anos. Em terceiro, um marco na minha existência.

Eu apreciava a exposição do nobre Presidente do Esporte Clube Pinheiros, e ele mencionou o ano de 1942, que, para mim, garoto do Bom Retiro, representa uma recordação de tempos difíceis. O Brasil era obrigado a tomar uma posição com relação à guerra.  E eu, neto de italianos, acompanhava a mudança do Palestra Itália para o Palmeiras e do Germânia para o Esporte Clube Pinheiros.   Aquilo representou para a minha família um marco e eu acompanhei toda a luta do Germania para cumprir aquelas imposições legais que praticamente foram feitas de tal forma que seria quase impossível serem atendidas num espaço curto de tempo. E eu comecei a me tornar, no esporte amador, fã incondicional do Esporte Clube Pinheiros, na época Germania. Como uma das grandes falhas, na minha maneira de ver, na nossa história, é o desapego à tradição, a ausência de registros históricos,  vi, na oportunidade de requerer esta sessão solene, uma forma de registrar nos Anais da Casa algo que ao longo dos anos poderá ser anotado. Tive oportunidade de ser Presidente efetivo da Casa, de 1993 a 1994, presidi diversas sessões solenes, porém, uma das que mais me marca é sem dúvida  alguma a sessão de hoje. Esta Casa está debatendo a oportunidade de se ver um novo São Paulo no próximo século e a importância das organizações não governamentais na tentativa de solucionar problema de violência, de educação, de cidadania.  O Presidente do Conselho mostrou como é administrado o Esporte Clube Pinheiros, administração essa que se impõe ao Estado de São Paulo. O Esporte Clube Pinheiros, com a sua forma sempre saudável, sempre democrata de colaborar com a cidadania e o interesse público, será um marco para fazer com que efetivamente nós nos tornemos um país grande, um país respeitável.

Parabéns, Esporte Clube Pinheiros, e no que for possível esta Casa estará sempre junto com esse clube que é um marco de cidadania e respeito na nossa história de São Paulo. Muito obrigado.

Esgotado  o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e, em nome da Presidência do Clube Pinheiros,  convida a todos para um coquetel no hall monumental.

Está encerrada a sessão.

*  *  *

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 13 minutos.