http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

28 DE JUNHO DE 2013

028ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: SAMUEL MOREIRA

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Abre a sessão. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PDL 07/13.

 

002 - LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO

Registra voto favorável da bancada do PT, com restrições. Acrescenta que encaminha declaração de voto à publicação.

 

003 - Presidente SAMUEL MOREIRA

Registra a manifestação. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Samuel Moreira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, Proposições em Regime de Prioridade. Votação adiada - Projeto de decreto legislativo nº 7, de 2013, de autoria da Mesa. Aprova a indicação para o cargo de diretor da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - Arsesp. Parecer nº 937, de 2013, da Comissão de Infraestrutura, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. LUIZ CLÁUDIO MARCOLINO - PT - Gostaria de declarar voto favorável, mas com restrição, em relação à indicação. Vamos apresentar nosso voto em separado, o qual passo a ler:

O Projeto de Decreto Legislativo 7/2013, de iniciativa da Mesa da Assembleia Legislativa, aprova a indicação do Sr. Genésio Betiol Júnior para o cargo de diretor da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo - Arsesp.

A Lei Complementar 1.025/07, que criou a Arsesp, veda, em seu artigo 18, que os diretores tenham interesse direto em empresa ou entidade que atue no setor sujeito à regulação da Arsesp. Essa lei não se refere a empresa diretamente fiscalizada ou regulada pela Arsesp, mas restringe, com clareza, empresa do setor regulado. A lei foi até bastante cuidadosa ao utilizar o termo "sujeito".

Como é de conhecimento geral, o setor de energia elétrica, em que a Cesp atua na geração e transmissão, é um setor regulado pela Arsesp. E o Sr. Genésio Betiol Júnior faz parte do quadro de funcionários da Cesp.

Se, por um lado, os profissionais provenientes de empresas do setor regulado conhecem bem o setor, e isto é algo positivo, por outro lado existem diversos casos em que o empregado deixa a empresa regulada, vai para a agência reguladora e depois de algum tempo retorna para a empresa regulada, assumindo um cargo na alta direção. Nestes casos, não há como negar a confusão de interesses.

A título de exemplo, dentre as 4 diretorias técnicas da Arsesp (Elétrica, Gás, Saneamento e Econômico-Financeiro) existem 7 superintendentes abaixo dos diretores. Dos 7 superintendentes, todos são provenientes de empresas reguladas.

Seguindo na estrutura hierárquica da Arsesp, as gerências são os cargos imediatamente inferiores aos superintendentes. E a mesma LC 1.025/07 restringe a ocupação desses cargos aos funcionários de carreira. No entanto, e não por acaso, passados mais de 5 anos da publicação da lei, nenhuma gerência técnica da Arsesp foi ocupada. Sabe-se que a Arsesp possui profissionais de carreira plenamente capazes de ocupar esses cargos.

Um governo, por mais que preze a ideologia liberal no âmbito econômico, não pode deixar que as empresas assumam tamanho protagonismo dentro das agências reguladoras. Mesmo que as empresas sejam estatais ou que o governo possua forte influência sobre elas.

Esse modelo de regulação em vigor no Estado de São Paulo fortalece o laço do governo com as empresas, ao mesmo tempo em que enfraquece o laço com o cidadão e usuário. É fundamental que exista um equilíbrio de forças entre agentes do setor e agentes públicos do Estado, de carreira, para que a regulação avance.

Durante sua argüição na Comissão de Infraestrutura, o Sr. Genésio Betiol Júnior garantiu que, se o fato de ele ser funcionário da Cesp fosse empecilho para ocupar cargo na direção da Arsesp, ele se comprometia a pedir demissão daquela empresa.

Esse compromisso do Sr. Genésio Betiol Júnior é que nos motivou a votar favoravelmente ao Projeto de Decreto Legislativo nº 7, de 2013.

 

O SR. PRESIDENTE - SAMUEL MOREIRA - PSDB - Registrado o voto a favor com restrição do líder do PT, pela bancada do PT.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, está esgotado o objeto da presente sessão.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 02 minutos.

 

* * *