1

 

07 DE JUNHO DE 2004

28ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DA COMUNIDADE ITALIANA”

 

Presidência: VITOR SAPIENZA

 

Secretário: ROMEU TUMA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 07/06/2004 - Sessão 28ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: VITOR SAPIENZA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA COMUNIDADE ITALIANA"

001 - VITOR SAPIENZA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana. Convida todos para, de pé, ouvirem os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro.

 

002 - RICARDO TRIPOLI

Fala da importância desta data comemorativa para os descendentes de italianos. Enaltece o papel do Deputado Vitor Sapienza para sua instituição.

 

003 - ROMEU TUMA

Expressa seu carinho e respeito pela colônia e pelo povo italiano, destacando principalmente a contribuição da Itália na área do Direito.

 

004 - ARNALDO JARDIM

Manifesta seu desejo de que persistam a eloqüência, a vibração, a inovação e a ousadia do povo italiano como exemplo para a sociedade.

 

005 - MARQUINHO TORTORELLO

Recorda a fundação de São Caetano do Sul por italianos vindos da cidade de Thiene e a participação da colônia italiana no desenvolvimento do Brasil.

 

006 - Presidente VITOR SAPIENZA

Conduz a entrega do troféu "Loba Romana" a diversas personalidades que se destacaram na integração ítalo-brasileira.

 

007 - LUIZ OLINTO TORTORELLO

Prefeito de São Caetano do Sul, discursando em nome de todos os homenageados, discorre sobre a influência italiana na sociedade e na cultura brasileira, nos seus mais variados aspectos. Ressalta a figura do Deputado Vitor Sapienza como aglutinador e conciliador nesta Casa.

 

008 - GIANLUCA BERTINETTO

Cônsul Geral da Itália em São Paulo, agradece as homenagens feitas a sua pessoa e à Itália. Informa que notificará ao governo italiano a consideração demonstrada por esta solenidade e outras semelhantes de outras instituições brasileiras.

 

009 - ÁLVARO LAZZARINI

Desembargador, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, afirma sua descendência e aponta que como italiano irá presidir as eleições deste ano no Estado de São Paulo. Cumprimenta a Assembléia Legislativa pela iniciativa desta homenagem.

 

010 - Presidente VITOR SAPIENZA

Retorna à época em que criou o Dia da Comunidade Italiana e demonstra o crescimento que teve a comemoração ao longo do tempo. Pede que não se deixe enfraquecer os laços de união entre o Brasil e a Itália. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Romeu Tuma para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ROMEU TUMA - PPS. Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana, por solicitação do nobre Deputado Vitor Sapienza. Convido o Exmo. Sr. Deputado Vitor Sapienza para presidir esta sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - A Presidência passa a nomear as autoridades: Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Sr. Gianluca Bertinetto, Cônsul Geral da Itália em São Paulo; Sra. Rita Blasioli Costa, Presidente do Comites Comitato Italiani all’Estero; Exmo. Sr. Deputado Estadual Marquinho Tortorello, 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Desembargador Celso Limongi, Presidente da Associação Paulista de Magistrados; Vereadora Darlene Beraldo de Paiva, de Bom Jesus dos Perdões; Sr. Pier Luigi Gianni, representante da Associação Lucchesi Nel Mondo; Vereador Paulo Sebastião Bueno, Presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus dos Perdões; Sr. Mirel Waldmann, representante do Sr. Arthur Rotenberg, Presidente do Clube A Hebraica; Sr. Cláudio Pieroni, representante da Comunidade Italiana do Conscre; Sr. Salvatore Mangoni, Representante Consular de Peruíbe; Antônio Laspro, do Conselho Geral dos Italianos no Exterior; Exmo. Deputado Estadual Arnaldo Jardim, mui digno Líder do PPS; Exmo. Sr. Deputado Ricardo Tripoli; Exmo. Sr. Deputado Romeu Tuma.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado Vitor Sapienza, com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Italiana.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos os Hinos Nacionais Italiano e Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Tenente Músico PM Luiz Ricardi Gomes.

 

* * *

 

- São executados os Hinos Nacionais da Itália e do Brasil, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

o Sr. Presidente - Vitor Sapienza - PPS - esta Presidência agradece aà Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e,  e, ddando prosseguimento aos nossos trabalhos,, concede a palavra ao nobre Deputado Ricardo Tripoli.

 

O SR. Ricardo Tripoli - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Estimado Presidente, amigo, Deputado Vitor Sapienza; Sr. Gianluca Bertinetto, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, representando a Itália neste evento; nobre Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Sra. Rita Blasioli Costa, Presidente do Comites, Comitato Italiani all’Estero; Deputado Marquinho Tortorello, 3º Secretário da Mesa Diretora; Deputado Arnaldo Jardim; Deputado Romeu Tuma.

Com volumetantas de autoridades presentes, daria para eu fazer um discurso somente nominandodando nomes à as pessoas que estão neste evento. Vejo o nosso sempre Embaixador em Roma, Andrea Matarazzo, que tanto dignificou o Brasil na Itália, nessa bi- rrelação que existe entre os dois países. Vejoo, também, o Sr. Mário di Fiori; o Professor Bianchi, grande companheiro, enfim. Peço escusas a todos que estão aqui, por conta do volume de pessoas que vieram para esta grande solenidade, que muito nos orgulha.

Gostaria de dar duas palavrinhas. Em pPrimeiro, que  lugar, comemorar o Dia da Comunidade Italiana é extremamente importante para todos nós, cujos ancestrais vieram ao Brasil para a formatação de uma cultura nova para o nosso país. Trouxeram para o Brasil   com dedicação, vontade, afeto e carinho tudo aquilo que de melhor tinham na Itália. Nós, orgulhosamente, temos que, a cada dia em que podemos, como no dia de hoje , comemorarmos o Dia da Comunidade Italiana. Temos orgulho daqueles que já estiveram aqui, fazendo a mesma comemoração, seja nas Câmaras Municipais, nas Assembléias Legislativas de todo o Brasil, uma comemoração extremamente importante.

Falarei, também, a respeito desse grande companheiro ,e amigo Deputado Vitor Sapienza. Ele teve o privilégio de apresentar essa medida à Assembléia Legislativa. Recordo-me de que quando apresentou a proposta, foi uma das poucas votadas por unanimidade. Ou seja, o Deputado Vitor Sapienza conseguiu, com o apoio da colônia italiana, o apoio da unanimidade dos Deputados, embora houvesse vários hiatos nesta Casa sobre aspectos ideológicos, partidos mais à esquerda, partidos mais à direitoa, partidos no centro.

Hoje, represento o PSDB, o Partido da Social Democracia Brasileira, e reconheço na figura de Vitor Sapienza um aglutinador de forças, um aglutinador de pessoas que vieram de outras regiões. Tanto é verdade que depois da iniciativa do Dia da Comunidade Italiana, outras colônias começaram a se somar na Assembléia Legislativa, o que aumenta a nossa bagagem cultural, pelos temas que aqui são levantados e pela afinidade que existe.

Atualmente, não diria que nós, descendentes de italianos, temos apenas o privilégio de ter uma ótima gastronomia ou uma ótima música. Acho que a cultura está enraizada no povo brasileiro, no povo de São Paulo, que hoje tem talento. O talento do brasileiro se deve muito ao povo italiano, que soube ensinar, nas dificuldades, nas divergências, no contraditório e no sofrimento como é que se vive com vontade e com estímulo de vida. O italiano, sempre que pode, resgata a auto-estima das pessoas. Esse é o grande privilégio do ser humano: poder emprestar o que de melhor tem para a nossa humanidade.

Assim sendo, quero agradecer a oportunidade de poder falar para um povo tão nobre e seleto como esse que V. Exa. convidou para vir aqui neste dia. Nós é que temos que agradecer a todos eles. Aqueles que serão aqui homenageados, com suas famílias, tenham certeza: que  essa homenagem é dos 645 municípios que compõemortam o nosso EEstado de São Pauloo, uma das maiores pujanças da América Latina, com mais de 35 milhões de habitantes e com um dos maiores PIBs.

Essa é a homenagem que vocês recebem hoje, prestada por esste grande companheiro, esste grande amigo, esste grande filho de italianos, que é o Vitor Sapienza.

Muito obrigado e parabéns a todos! (Palmas.)

 

o Sr. Presidente - Vitor Sapienza - PPS - este Deputado quer agradece as palavras elogiosas do amigo, Deputado Ricardo Tripoli. Passo a palavra ao nobre Deputado Romeu Tuma.

 

O sr. Romeu Tuma - PPS - SEM REVISÃO DO ORADOR - Caro Presidente desta Sessão Solene, grande companheiro Vitor Sapienza; colegas Deputados Marquinho Tortorello, Ricardo Tripoli e Arnaldo Jardim; Sra. Rita Blasioli; Desembargador Álvaro Lazzarini; Cônsul Geral Gianluca Bertinetto.

Como bem disse o Deputado Tripoli, existem aqui inúmeras autoridades. Se tentarmos citá-las, fatalmente, vamos nos esquecer de alguém e, na questão de cerimonial, isso não seria recomendado.

O SR. (?)

... há 68 anos. Temos várias atividades. Há um programa, que é o que mais sensibiliza não só a coletividade politécnica, como toda a coletividade, em geral: o nosso programa de bolsa de estudos. Fazemos uma pesquisa, uma entrevista anuais e verificamos quais os alunos que têm dificuldades financeiras. Para esses alunos, distribuímos um salário-mínimo mensal. Hoje, temos 106 bolsistas recebendo essa graça. Conseguimos manter essa bolsa de estudos não somente com a contribuição dos engenheiros politécnicos, como também com a colaboração de empresas de engenharia, dirigidas por politécnicos. Quero lembrar o Del Nero, com sua firma, em Figueiredo Ferraz, que contribui com essa nossa bolsa. Espero, com isso, que eu consiga aumentar a cota dele.

Sempre procedemos a reuniões e homenagens. Fazemos sempre um jantar, para o qual convidamos todos os membros da família politécnica e onde são homenageados, em especial, aqueles que completam 50 anos de formados, 25 anos de formados e 10 anos de formados. Neste anos, faremos este jantar no dia 30 de outubro e um dos homenageados, com 25 anos de formado, é o Presidente da Mesa, Deputado Jardim.

Temos, também, uma homenagem anual ao professor do ano. Pedimos à diretoria de escola que nos envie uma lista tríplice de professores. Depois, nossa diretoria se reúne e escolhe. Neste ano, será homenageado o professor Valter Borzane, de química, formado em 1947. Essa homenagem está marcada na Escola Politécnica para o dia 10 de novembro. Outra reunião que fazemos é uma em que sempre convidamos os alunos recentemente formados, que se graduaram no ano anterior, para que eles saibam da existência da Escola Politécnica, assim que se formam. Ultimamente, temos tido um grande apoio da diretoria da Escola Politécnica, que sempre nas aulas magnas, ou seja, na primeira aula que o “bicho” recebe, temos o direito de alguns minutos para falar para que eles já saibam da existência da nossa associação, para que não aconteça o que, lamentavelmente, aconteceu comigo. Só depois de muitos anos de formado é que fiquei sabendo da existência dessa associação bendita, que eu presido hoje.

Também temos a intenção de valorizar a qualidade de vida e, para isso, organizamos brincadeiras e competições de, por exemplo, futebol, xadrez, rúgbi, realizadas no acampamento dos engenheiros que o Instituto de Engenharia, graciosamente e gentilmente, sempre nos oferece. Inclusive, com a participação entusiasta feminina. Não neste ano, em que houve um temporal terrível, quase ninguém apareceu, mas no ano passado as moças foram e montaram um time de futebol. Faltavam elementos para completar os onze jogadores e me convidaram para jogar no time das moças. Joguei e marquei um gol de pênalti. Jogamos também golfe, organizado pelo colega (Sokano ?). Promovemos também viagens e visitas técnicas para expansão e conhecimento pessoal e técnico dos nossos colegas.

No ano passado, organizamos um projeto inédito, a (EP Polivapcom?), com o patrocínio de mais uma empresa dirigida por politécnicos. Conseguimos realizar esse projeto mapcon, que é pioneiro no seio universitário. Através de entrevistas e questionários, descobrimos o potencial de cada aluno, as suas qualidades interiores, dando a ele uma chance de melhorar a gestão da sua carreira. Também cria vantagens para a própria

Vejo o Dr. Maierovich aqui, um grande companheiro que milita na área da Justiça; nosso grande, querido prefeito de São Caetano, um ícone da administração pública no nosso país, pai do nosso companheiro Marquinho; enfim, eu, como filho de descendentes de países árabes, tenho muito carinho pela colônia italiana.

Lembro-me muito da Itália, até pela minha militância na área de segurança pública, quando fui subchefe da Imigração na Polícia Federal, quando estava comissionado como delegado de polícia do Estado de São Paulo e quando fui chefe da Interpol aqui em São Paulo.

Estávamos conversando com os companheiros do consulado, do Círculo Italiano, resolvendo as questões pertinentes aos imigrantes, especialmente aos filhos de italianos que nos procuravam. Recentemente estive com o Deputado Arnaldo Jardim na Câmara do Comércio Brasil/Itália, onde tivemos a honra de sermos recebidos pelo Cônsul-Geral. Expusemos vários assuntos e uma preocupação muito grande que lá existia com relação à segurança pública e o que dizer para os empresários italianos. Foi um momento bastante sublime, importante, que reputo como um dos melhores dias em que conseguimos explicitar a questão da segurança no nosso Estado.

Mas tenho um carinho muito grande por essa colônia. Com toda a minha vivência, com a toda a militância na área policial, na área de segurança, com toda a história jurídica da Itália, acompanhamos as leis italianas que muitas vezes gostaríamos de ver transferidas para o Brasil. Recordo que uma das leis principais dos últimos anos na Itália não se conseguiu implantar no Brasil, mas era de suma importância, com relação ao seqüestro, à indisponibilidade de bens das pessoas seqüestradas. Foi uma lei de muita eficácia na Itália e que diminuiu, em muito, esse tipo de modalidade criminosa naquele país.

Só temos o que aprender com a Itália. E quando tenho a oportunidade de ir à Itália me impressiono a cada vez que ali chego, aquelas construções que fazem com que nós olhemos para dentro da nossa alma e vejamos como começou a humanidade.

Hoje, ironicamente, começou a passar novamente uma novela que diz muito a respeito da Itália, “Terra Nostra”, que trouxe inúmeros exemplos conceituais, positivos para a nossa juventude - o que normalmente não vemos na televisão brasileira - de trabalho, de dignidade, de honradez, coisas que efetivamente pregamos e que faz muita falta para os nossos jovens.

Então é com muito orgulho, com muito prazer que estou aqui. Quero cumprimentar de coração o nosso companheiro Vitor Sapienza, um companheiro lutador, batalhador, extremamente competente. É um pai para todos nós, especialmente para os que estamos no primeiro mandato, com quem procuramos nos aconselhar diuturnamente. Quando ouve um pronunciamento muitas vezes aponta o que foi dito de forma errônea, aplaude aquilo que foi dito de forma correta.

Então nada mais justo do que esta homenagem que o Vitor presta a vocês e que vocês prestam a ele com esta presença maciça. Estamos acostumados com as sessões solenes, particularmente faço a do Conseg, e fiz também da comunidade árabe. Mas nunca vi nada parecido com uma solenidade com este prestígio que vocês dão à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

E quero aqui, Vitor, para encerrar, parabenizá-lo e cumprimentar os homenageados que vão ser nomeados daqui a pouco pela pessoa do nosso querido prefeito Tortorello. E queria dizer que torcemos aos domingos, quando vemos Fórmula 1, para que continue tocando esse hino, mas que ao alto do podium não tenha um alemão, mas um brasileiro, filho de italianos, que seria o Barrichello.

Muito obrigado, e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Este Deputado agradece as palavras do Deputado Romeu Tuma, meu particular amigo, em que pese ser corinthiano.

Quero também anunciar a presença da Dra. Márcia Regina Machado Melaré, Vice- Presidente da OAB-SP; da Dra. Tallulah Kobayashi de Carvalho, Diretora Adjunta da Mulher Advogada OAB-SP; e do seu particular amigo, ex- assistente fiscal da Secretaria da Fazenda, governador do distrito LC-2 do Lions Clube, Dr. Emil Ettinger.

E passo a palavra ao nobre Deputado Arnaldo Jardim.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Sr. Presidente, nobre Deputado Vitor Sapienza; Sr. Cônsul Geral da Itália, Gianluca Bertinetto; Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral; Sra. Rita Blasioli Costa, Presidente do Comites, e em nome deles quero saudar todos os amigos presentes, e os Srs. Parlamentares na figura que temos na Assembléia Legislativa, na Mesa Diretora, descendente que é de italiano, nobre Deputado Marquinho Tortorello.

Quero também me somar aos meus amigos Romeu Tuma e Ricardo Tripoli para poder dizer de minha alegria de poder ver esta 14ª sessão de homenagem à comunidade italiana e de entrega da Loba.

Digo isso e faço questão de falar de 14ª porque sabemos distinguir, e as senhoras e os senhores mais do que ninguém, entre aquilo que é um impulso momentâneo, e muitas vezes até motivado por uma razão eleitoral, daquilo que é uma atitude permanente, vigilante, atuante, de prestígio à sua comunidade e de honra a suas raízes, que é o que faz o Deputado Vitor Sapienza.

Fiquei aqui a pensar neste dia em que se homenageiam personalidades que prestaram serviços à comunidade, sobre o que deveria falar. E certamente não será da História, porque isso vocês trazem no seu sangue, na menção que fazem a cada um de seus filhos e netos, numa tentativa correta que merece a nossa homenagem de perpetuar uma história que se confunde com a própria história do mundo.

Será que eu deveria falar daquilo que é a contribuição que a imigração italiana deu ao nosso país? Vocês vivenciam isso. Certamente seria redundante mencionar isto.

Será que eu deveria dizer da contribuição fundamental que a imigração italiana deu ao nosso país, forjando lideranças em todos os campos de atividade, no campo empreendedor, no campo das ciências, no campo da literatura, no campo dos costumes cotidianos, ou no campo das lideranças políticas? Certamente seria desnecessário, à vista da simples menção que devo fazer ,com muito orgulho para mim neste instante, de um exemplo disso, que é o atual Prefeito de São Caetano, Ex-Deputado desta Casa, Dr. Luiz Olinto Tortorello.

Ele, que simboliza com a sua atuação lá em São Caetano do Sul, com a administração que recebe prêmios na promoção humana, no trabalho exemplar que faz na área da Educação, na parceria inédita que a torna uma das cidades com maior segurança do nosso país; ele que busca incorporar aquilo que é a tradição mais importante do povo italiano. Certamente V. Exa., caro Prefeito Tortorello, simboliza uma contribuição que passou pelo Parlamento, passou pelo Ministério, passou pelo Executivo e faz com que o número de imigrantes, de descendentes italianos seja, talvez, a mais expressiva liderança política que temos no nosso país.

Deveria eu, então, falar da possibilidade imensurável de intercâmbio que há entre o Brasil e a Itália, do ponto de vista cultural e econômico? Certamente a presença aqui entre nós do Ex- Embaixador do Brasil na Itália, Dr. Andrea Matarazzo, fala de uma forma muito eloqüente por isso.

Doutor Andrea, nós que já o tivemos no Estado de São Paulo cumprindo funções muito relevantes, nós que sabemos das suas atribuições que já teve no Governo Federal, também cumprindo os desígnios de uma forma absolutamente correta e transparente, orgulhamo-nos desse período em que V. Exa. esteve na Itália, representando o nosso país e trazendo tanta gente aqui para que pudesse, com o seu talento, com a sua contribuição científica, tecnológica, inovadora, fazer parte desse esforço pelo desenvolvimento do País.

Deveria, então, finalmente, falar do futuro, das novas gerações? Das novas gerações que me permito simbolizar num dos homenageados desta noite, Sr. José Messina, filho do Messina que tem livros publicados, jurista que é de renome e um dos maiores talentos na área de tecnologia da informação. Certamente ele simboliza este compromisso de presença não só de ontem e hoje, mas de amanhã da comunidade italiana do Brasil.

Não me resta, então, nada a falar. Talvez eu devesse fazer uma declaração de fé. E a faço neste instante. Nesse mundo cada vez mais globalizado, onde parece que somem as diferenças, espero que persista sempre a característica falante, eloqüente e vibrante do italiano. Nesse mundo cada vez mais pasteurizado de opiniões, em que as pessoas se limitam, se contingenciam, que permaneça sempre o instinto da polêmica, de ter sabor nas suas opiniões, de não abrir mão de uma boa discussão que caracteriza o povo italiano. Neste mundo acostumado à mesmice, onde a capacidade de se indignar fica limitada por um cotidiano muito bruto a que estamos submetidos, que sempre fique a vontade de inovar a ousadia do italiano.

Por isso, quero dizer que manter a ‘voglia’ cada vez mais presente deva ser o compromisso de todos vocês e que é o grande tempero que vocês trazem ao nosso país, caldeirão de raças e credos, mas onde está presente esse sentimento de italianidade permanente, esse sentimento de fé que marca a sua comunidade, e me permitam, a nossa comunidade.

Talvez encontre nisso uma razão de me pronunciar, mas vejo para trás e vejo Vitor Sapienza. Vejo que nem mesmo isso tem razão, porque ele é tudo isso: italiano por excelência, bravo, indômito, polêmico, corajoso, leal, amigo, humano e fraterno. Vitor Sapienza e Itália, exemplo de coração num mundo que cada vez mais precisa disso. Parabéns a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Passamos agora a palavra ao Deputado Marquinho Tortorello.

 

O SR. MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Sr. Presidente, em seu nome saúdo todas as autoridades presentes. Quero saudar o meu companheiro e meu amigo de Assembléia, nobre Deputado Ricardo Tripoli. Quero saudar os meus irmãos do PPS, o meu Líder, Deputado Arnaldo Jardim, o nobre Deputado Romeu Tuma e todos os presentes.

Sou filho de Avelina Santa Romanelli Tortorello e de Luiz Olinto Tortorello.

Nasci em São Joaquim da Barra, onde estive este final de semana participando de eventos em comemoração a seu aniversario, e que teve sua fundação coincidindo com a chegada dos imigrantes italianos.

Tenho o orgulho de morar em São Caetano do Sul, administrada pela terceira vez por meu pai, um dos homenageados desta noite, cidade que tem em sua bandeira e em seu brasão o nome da cidade "De Thiene", sua bela co-irmã italiana a qual já tive o prazer de conhecer.

São Caetano é considerada a melhor cidade do Brasil e desde sempre é progressista e exemplo para o restante do país.

Foi fundada por italianos vindos de Thiene e o grupo de autonomistas era constituído em sua maioria por ítalo-brasileiros.

Uma das características mais marcantes de sua população é ter um sotaque muito característico da nossa querida Itália.

As famílias mais tradicionais da cidade são nossos conterrâneos e fazem uma das maiores festas da colônia de todo o Brasil, evento para o qual eu gostaria de convidar a todos os presentes.

E não há como negar que eu e minha família sejamos legítimos descendentes de “Oriundis”.

Somos explosivos mas carinhosos no trato, temos um temperamento até chamado de difícil mas somos dedicados, trabalhadores e acima de tudo leais.

A presença italiana é bem maior do que simplesmente a culinária e as manifestações artísticas.

No final do século 19, mais especificamente em 1877 o primeiro grande e representativo grupo de imigrantes vindos da velha bota desembarcou no porto de Santos para trabalhar nas lavouras de café.

Coincidentemente hoje a rede globo passou a repetir a novela "Terra Nostra", uma das mais belas representações que mostram nossa importância e influencia na formação da sociedade brasileira.

Não tenho medo de errar ao afirmar nossa enorme contribuição no desenvolvimento deste país que nossos "nonnos" escolheram para viver, trabalhar e criar seus filhos.

Hoje, tenho a honra de ser um dos deputados da colônia italiana nesta Assembléia, aliás o terceiro maior parlamento do Brasil tem uma estreitíssima ligação com nossa comunidade por ter tido a felicidade de ser presidida por homens de honra como o deputado Vitor Sapienza, Ricardo Trípoli e Vicente Botta, para citar alguns dos nossos conterrâneos.

Gostaria de agradecer e parabenizar o nosso anfitrião desta noite, meu nobre companheiro de bancada, a quem eu carinhosamente chamo de meu avô, deputado Vitor Sapienza, que tem sido meu mentor e meu orientador neste meu início de vida publica.

Agradeço a você nobre deputado por sua atenção e carinho para comigo. Agradeço pelo convite e pela honra de poder presenciar essa homenagem que meu pai recebe nesta noite.

Senhoras e senhores, meus mais profundos cumprimentos a todos os presentes.

Boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Deputado Marquinho Tortorello, V. Exa. diz ser meu neto, mas é muito mais meu sobrinho.

Senhoras e senhores, em 1988 criamos o Dia da Comunidade Italiana, para mim, uma grande honra. O nobre Deputado Romeu Tuma mencionou que as demais colônias também seguiram a mesma linha e quero reforçar dizendo que, para satisfação deste Deputado, praticamente em todos os Estados do Brasil copiaram a nossa lei. Ou seja, em todo o Brasil praticamente comemora-se o Dia da Comunidade Italiana.

Na época, porém, sentimos que era pouco e deveríamos fazer alguma coisa além, que viesse a estreitar mais e mais essa ligação ítalo-brasileira. Criamos então a “Loba Romana”, cujo objetivo era homenagear algumas das pessoas que se destacaram na integração ítalo-brasileira. Até a presente data homenageamos 225 pessoas e hoje temos a satisfação de homenagear mais 18 personalidades que, cada uma no seu campo, contribuíram para essa integração.

Minha assessoria solicitou que fosse feita uma síntese do currículo dessas pessoas para que não nos prolongássemos exageradamente. Dentro desse quadro, passarei a chamar os homenageados.

Com o troféu "Loba Romana" distinguimos aqueles que melhor vêm representando os valores dos nossos antepassados pela tenacidade e dedicação do trabalho e à causa social.

Todos os homenageados apresentam um extenso “curriculum vitae” sobre as enormes benesses que vêm prestando junto à comunidade ítalo-brasileira, contudo, com o intuito de não tornarmos a solenidade muito extensa, chamaremos cada um dos agraciados, por ordem alfabética, relatando um breve resumo das suas atividades:

Embaixador Andrea Matarazzo - Presidente da Matarazzo S.A. Holding e da Metalma S.A. Foi Embaixador do Brasil junto à República Italiana; Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Comunicação de Governo da Presidência da República; Secretário de Energia do Governo do Estado; Presidente da Cesp; Secretário de Política Industrial do Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo e assessor especial do Ministério da Educação e Cultura. É Diretor da Ciesp e da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Sr. Antonio Olmeda, nasceu em Pesano, Itália, chegou ao Brasil em 1953, quando iniciou sua atividade comercial, com seu único irmão, fundando o Frigorífico Pesarese, com a implantação de modernos maquinários. Fundaram a Olcav Indústria e Comércio de Carnes Ltda., uma indústria de frios finos seguindo rígidos controles de produção e matéria-prima, e se destaca pela assistência que presta à comunidade mais carente.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Sra. Bruna Saccardo Spinelli, nasceu em Villafranca Padovana e chegou ao Brasil em 1960. É empresária do ramo de calçados com grande reconhecimento comercial. Foi fundadora e mantenedora da “Associazione Padovani Nel Mondo Di San Paolo” tendo exercido vários cargos diretivos. Grande apoiadora da igreja, da paz e de atividades relacionadas aos patronatos e entidades de assistência a carentes e imigrantes.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Carlos Alberto Martins Tosta, formou-se em medicina pela Unesp, sendo especialista e associado da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Associação Paulista de Medicina e do Departamento de Ecocardiografia da SBC. É médico do Serviço de Cardiologia do Hospital do Servidor.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Celso Azzi, é advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e especializado em Direito Empresarial. É Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados; conselheiro do Patronato Assistencial Imigrantes italianos e colaborador jurídico do Patronato Assistencial de Imigrantes Italianos. É sócio da sociedade civil Colégio Dante Alighieri. É especialista em Direito Societário que presta consultoria a investidores estrangeiros.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dra. Esther Carolina Mortari Pucciriello, a homenageada é formada em engenharia industrial. Trabalhou no DER examinando e projetando pavimentos de solo-cimento, solo-betume e de concreto asfáltico. Como Diretora de Planejamento, desenvolveu os planos de obras e orçamentos do DER; realizou o estudo de origem e destino do tráfego no Estado de São Paulo que serviu de base para o traçado da malha rodoviária estadual. Uma das primeiras mulheres a se tornar diretora da grande instituição do Estado de São Paulo chamada DER.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Sr. Francesco Giuliano, é natural de Palermo Di Lucania. Desde 1998 é Diretor-Presidente da Associação Basilicata Di San Paolo. É conselheiro atuante no Comitato da Imigração Italiana. Foi membro da Comissão de Assistentes Sociais do comitê que participou de eventos internacionais como o realizado em 1993, além de ser nomeado Comendador ao Mérito Cruz de Cristo. Há 15 anos realiza a distribuição de brinquedos para crianças de comunidades carentes.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Cônsul Geral da Itália Gianluca Bertinetto, natural de Ferrara, formou- se em jurisprudência pela Universidade de Pisa. Através de concurso público ingressou na carreira diplomática. Entre os inúmeros cargos que exerceu podemos destacar: 1º Secretário Comercial em Pequim e em Washington; 1º Conselheiro para a Emigração e Assuntos Sociais na representação italiana permanente em Bruxelas, tendo sido nomeado conselheiro para a imprensa e informação; Embaixador em Minsk e em Kiev - e Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário de 1ª classe.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. José André Beretta, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco. Foi Agente Fiscal de Rendas; Advogado do Estado e Juiz do Trabalho, todos os cargos alcançados por concurso público. Foi agraciado pelo Tribunal Superior do Trabalho com a Comenda do Mérito Judiciário do Trabalho recebida em Brasília. Professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho em cursos da revista Legislação do Trabalho e da empresa Informações Objetivas (IOB) e do Sesi. Foi Diretor da Federação Universitária Paulista de Esportes.

 

* * *

 

-         É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. José de Lorenzo Messina, pós-graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em gestão executiva de negócios pelo Grupo IRI/Itália e na Siemens/Alemanha. Foi conselheiro da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo e Presidente do Comitê de Tecnologia dessa câmara.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Prefeito Municipal Luiz Olinto Tortorello, formou- se pela Faculdade de Direito de Franca, tendo exercido o cargo de Juiz de Direito. Foi Pró-Reitor da Universidade do Grande ABC, Vereador em Matão e São Joaquim da Barra e Deputado Estadual pelo PTB. Foi o Coordenador da Câmara Regional do ABC e Presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Homem público que tem como norte a justiça, a lealdade e o companherismo. É, por três mandatos, eleito Prefeito Municipal de São Caetano do Sul.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Marcos Albino Rizzardo Ulson, filho de mãe italiana da Província de Treviso, na região do Veneto, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em São Paulo, após passar uma temporada na Itália, concluiu a residência médica em ortopedia e traumatologia na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde tornou-se professor e instrutor. Após receber o título de especialista, ganhou bolsa do governo francês indo concluir a pós-graduação em Paris. É autor de inúmeros trabalhos científicos, tendo participado de vários congressos no Brasil e no exterior. Responsável pelo Serviço de Cirurgia da Mão do Hospital Beneficência Portuguesa e do Hospital dos Defeitos da Face.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Marcos Antonio Gagliardi Cascino, há 30 anos atua no ensino como professor. Foi coordenador, diretor escolar, até chegar ao posto de diretor institucional, responsável pelas políticas educacionais de um conglomerado de escolas, envolvendo a educação básica e ensino superior. Formou-se em Matemática e em Pedagogia. É mestre em Educação tendo se especializado em Análise de Sistemas, Teoria dos Números, Álgebra Linear e Estatística. É autor da obra "Educação para a Vida" e do artigo "A Arte de todas as artes - Crônicas ao educador".

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Mario Milani, nasceu em Padova, Itália, vindo desembarcar no Brasil em 1955. A família acabou voltando à Itália, mas o Sr. Milani decidiu fincar a bandeira em solo brasileiro. Formou-se em Economia e iniciou sua carreira no setor automotivo, com a fundação da "SBC Companhia Industrial de Estamparia", em São Bernardo do Campo. É o principal executivo para a América Latina da Sogefi, fabricante italiana de sistemas e autopeças.

 

 * * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Rogério Aparecido Correia Dias, é Juiz de Direito formado pela Faculdade Mackenzie, com pós-graduação em Direito Processual Civil pela PUC Campinas. Foi estagiário e depois advogado no Escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados. É Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, e de Direito Constitucional da Faculdade de Direito de Atibaia. É membro da Associação Paulista de Magistrados, associado do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais; associado do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do “Circolo Italiano” de Jundiaí.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Rubens Approbato Machado, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, especializou- se em Filosofia do Direito, em Direito Tributário e em Ciência das Finanças. Sócio emérito do Instituto dos Advogados de São Paulo; da Associação Brasileira de Direito Financeiro; membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e da Academia Paulista de Direito Criminal. É representante da OAB junto à Coordenação da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Foi Presidente do Instituto dos Advogados do Brasil, Presidente da OAB - Seccional São Paulo e Presidente Nacional da OAB do Brasil. Foi Juiz do Tribunal Regional Eleitoral e é titular da cadeira nº 63 da Academia Paulista de Direito. É autor de inúmeras obras jurídicas que são referência a todos os estudiosos da área.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Sra. Valentina Karan, sua bem sucedida carreira profissional teve início aos 21 anos, ao chegar em São Paulo trazendo na bagagem o incentivo de seu pai. Ingressou na Editora Abril, onde vendia coleções de livros e enciclopédias e, em pouco tempo, passou a ser campeã de vendas de sua equipe. Ingressou no mercado imobiliário, onde definitivamente encontrou o caminho de sua trajetória profissional. É orgulho de seu pai, que vislumbrava uma vida melhor para a filha que, desde os nove anos de idade, após a morte de sua mãe, passou a trabalhar na lavoura de tomate e algodão e que, durante a adolescência, juntamente com seus irmãos, precisava caminhar quase dois quilômetros para assistir a televisão na casa do proprietário das terras que semeavam. Hoje sabemos o que é “fibra italiana”. Uma salva de palmas para Valentina Karan.

E hoje sabemos o que é a fibra italiana. Peço uma salva de palmas para Valentina Karan. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Dr. Walter Fanganiello Maierovitch, formou- se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, sendo Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo. É Presidente do Instituto Brasileiro Giovanni Falcone de Ciências Criminais; colunista da Revista Carta Capital; foi comentarista da Rádio Eldorado do grupo do jornal "O Estado de S. Paulo", articulista do jornal “Diário de São Paulo” e comentarista do jornal do “Portal Terra”. Foi professor visitante da Universidade de Georgetown-Washington, além de representante da República Federativa do Brasil junto à ONU e à OEA para atuação sobre drogas ilícitas. Participou, como expositor, de inúmeras conferências e palestras e é autor de relevantes trabalhos de ciências jurídicas que são referência nacional e internacional na área.

 

* * *

 

- É feita a entrega do troféu. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Luiz Olinto Tortorello, Deputado, Prefeito de São Caetano do Sul, que discursará em nome dos homenageados. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ OLINTO TORTORELLO - Uma oportunidade tão grande e importante como esta teríamos que buscar no cancioneiro brasileiro, Cassiano Ricardo, palavras capazes de sintetizar a história e a opulência da Itália e dos italianos deste País.

E Cassiano Ricardo diz ao louro imigrante: “Que trazes a enxada ao ombro e na roupa, em remendos azuis e amarelos, o mapa de todas as pátrias. Sobe comigo a este píncaro e olha a manhã brasileira que vem despontando lá dentro da serra, como um punhado de terra jogado dos céus.”

E assim Cassiano Ricardo discorre sobre a importância, a pujança, o dinamismo, a impolutez, a robustez, a forma simples e humilde, a forma que emblema sempre o trabalho que caracterizou esta grande nação italiana, através dos imigrantes que vieram aqui construir uma história, construir um país, arraigar as grandes tradições, que vão desde a nossa bandeira, desde os nossos símbolos, repassam por este País afora e se assentam em cada rincão de cada cidade interiorana, de cada parte deste torrão, deste País.

Desde “Pro Brasilia Fiat Eximia” até “Non Ducor, Duco”, que caracteriza o lema do trabalho e do dinamismo, da força, da presença do paulista frente a esta grande nação, vamos buscar a figura do italiano, do homem simples, do colono que trazido para cá, dentro das grandes propagandas que se fazia, numa época difícil, de colonização, eles acreditaram. Acreditaram e aqui hoje implantaram uma grande tradição do brasileiro; se alegre, o italiano está presente; se é lutador, é característica do italiano; se ele é impoluto, se enfrenta, se ele dinamiza toda e qualquer presença dele em qualquer área de atividade, e em qualquer área que exige a sua presença, ele está presente, motivando que na força do trabalho está a alavanca daqueles que constroem.

Hoje fico muito feliz em estar aqui representando uma plêiade de 18 homens ilustres, que recebem uma homenagem, uma homenagem importante pela caracterização e pelo momento que representa hoje, o Dia do Imigrante Italiano.

Este, sim, nobreza, felicidade, fidelidade, alegria, integração, entusiasmo e, acima de tudo, o grande italiano que representa a solidariedade que une povos, a solidariedade que faz com que todos nós tenhamos o grande alento de enfrentar as vicissitudes, quaisquer que sejam, em qualquer oportunidade, e que qualquer pessoa possa nos oferecer e que qualquer momento político e que em qualquer etapa da passagem, por que se analisem décadas e décadas da história deste país, sempre está o desafio como ponto importante, mostrando que não existem obstáculos para quem quer vencer.

Não existem obstáculos para quem leva a vida com seriedade. E não existem obstáculos para aqueles que fazem da presença deste país a família como importância, a família como respeito, a família como a tradição de filhos, de netos, de avós, de tataranetos. Qualquer que seja a geração, onde a gente vá querer buscar a introdução da história deste país, da história deste Estado, da história de qualquer cidade interiorana, nós vamos ver que hoje, se homenageamos o Dia do Imigrante Italiano, vamos verificar que todas as tradições da República Italiana estão dentro do sentimento do brasileiro, que repassa raças, que repassa momentos, que repassa dentro desta grande integração, que se busque mesmo a divisão política do país, de União, de Estados, de municípios, de territórios, de Distrito Federal, que se busquem segmentos de saúde, de educação, de lazer, de segurança nacional, por onde nós possamos vir a analisar - o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Poder Executivo - está a presença sempre da grande tradição.

E a tradição brasileira é aquela que marca a presença da felicidade do homem na terra, do homem robusto, do homem que enfrenta vicissitudes, do homem que enfrenta obstáculos, do homem para quem não existe qualquer tipo de intempérie que possa tirá-lo da costumeira forma de fazer um país, de fazer uma Pátria, mas, sempre, através da importância e da tradição da família.

Hoje fico muito feliz em poder representar essas pessoas marcadas aqui nas suas biografias por uma história, por uma folha feliz, que desenvolvem, cada um nas suas atividades empresariais ou circunstanciais, como autônomos ou como representantes de poderes.

Ouvimos aqui uma série deles ligados ao Poder Judiciário. Fico feliz em poder, em nome de todos eles, dizer que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, aqui representada pelos grandes Deputados - Arnaldo Jardim, Romeu Tuma, Ricardo Tripoli, Marquinho Tortorello. Nós acompanhamos no dia-a-dia esse trabalho parlamentar, sério, firme, precioso. Por isso, seriedade e preciosidade existem em nosso glorioso Estado de São Paulo.

Diria mais, agradecendo inclusive ao nosso grande e ilustre Presidente dos trabalhos desta noite, Deputado Vitor Sapienza. Este é um carpinteiro. Este é um homem que une, um homem que liga ações e que liga emoções.

Para bem representar a figura deste nobre Presidente, deste grande Deputado, com quem tive o prazer trabalhar, no período legislativo de 1987, eu me lembraria de um caso muito pequeno e simples, em que dois irmãos possuíam uma propriedade agrícola separada por um riacho. Houve desavenças e desentendimentos e os dois irmãos se tornaram odiosos um do outro.

Os dois irmãos passaram a se desentender, até que enquanto um irmão viajava, o outro contratou um carpinteiro. E lá veio esse carpinteiro com sua maleta de ferramentas. Ele encomendou que ao lado do riacho, na divisa das duas propriedades, fosse levantada uma grande muralha de madeira. E quando ele voltasse, 20 dias depois, ele queria a muralha pronta, porque não queria sequer ver o seu irmão à frente.

Viajou. Quando voltou, o carpinteiro lhe apresentou a conta. Mas, ao invés de ele verificar uma grande muralha, ele verificou uma ponte que interligava as duas propriedades. Ele argumentou com o carpinteiro: mas eu encomendei uma muralha, e você fez uma ponte. Nisto, ele olha e vê o seu irmão correndo. Em cima da ponte, emocionadamente o irmão também correu e os dois se abraçaram.

Os dois se abraçaram e passaram a viver muito felizes e tranqüilos. E vieram para o carpinteiro. E foi pago o serviço. Quando iam chamá-lo para participar do almoço de confraternização e de alegria que novamente unia dois irmãos, o carpinteiro lá ia, com sua malinha de serviços, porteira afora.

Significa que neste país temos grandes carpinteiros. Ao invés de levantarem muralhas, constroem pontes. Unem povos. Unem irmãos. Unem gerações. Unem raças. Unem, dentro do espírito político, do espírito cívico, daquele que alimenta o nosso dia-a-dia, que pelo menos deve alimentar o nosso dia-a-dia, no sistema empreendedor, ou no sistema social, ou no sistema de solidariedade que integra povos e que une irmãos, nós temos muitos carpinteiros por esse Brasil afora.

Mas aqui, na Assembléia Legislativa do Estado, temos um: Vitor Sapienza, o grande Deputado, o grande carpinteiro que une emoções, que une famílias, que une integração, que nos une em sentimentos de que no dia-a-dia podemos, com alta racionalidade, com a fibra própria de brasileiros, com o amor que temos à nossa família, à nossa terra, às nossas tradições, aos nossos símbolos, escrevermos juntos a construção um país muito feliz.

Haveremos de construir um Estado de São Paulo forte, sedimentado na sua economia, sedimentado na união de seus povos, para que no futuro possamos traçar um país, um Estado, e cidades felizes para os nossos filhos e netos.

Parabéns ao grande Cônsul Gianluca Bertinetto, a quem saúdo, em nome de todos os presentes. Parabéns e muito obrigado, Deputado Vitor Sapienza. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Esta Presidência concede agora a palavra ao nosso Cônsul, Gianluca Bertinetto.

 

O SR. GIANLUCA BERTINETTO - Sr. Deputado Vitor Sapienza, autoridades, senhoras e senhores, sempre me esforço de falar sem ler, mas depois de um orador como este que falou agora, acho melhor ler meu discurso em português.

Estou comovido pela homenagem que me é feita. Na verdade cheguei aqui há pouco tempo. Teria esperado um filhote ou no máximo um lobinho; não acho que mereço uma loba inteira. Tive muito pouco tempo para melhorar certas coisas que não funcionam bem. Esse consulado italiano que não consegue dar a essa grandíssima comunidade italiana de São Paulo todos os serviços que deveriam ser dados, e que não tem nem mesmo lugar para atender condignamente as centenas de pessoas que se apresentam diariamente. Parece que ninguém está contente e todos reclamam.

Estou tentando estabelecer a solução para os problemas fundamentais, mas os resultados ainda não se vêem. Por isso estou comovido pela confiança que vocês estão manifestando. Resultados, teremos. Mas acima de tudo estou cheio de gratidão pela homenagem que vocês querem fazer à Itália.

É realmente maravilhoso ver que esta prestigiosa Assembléia democrática do mais importante Estado do Brasil, o grande Estado de São Paulo, todo ano reserve uma sessão solene para honrar a festa nacional do país Itália, do qual vieram tantos cidadãos. Não sei se existem outras cidades no mundo onde a festa da República Italiana seja lembrada tanto assim.

Além da recepção que organizei no consulado na noite de 2 de junho, uma festa foi organizada pelo Círculo Italiano e muitas comemorações foram organizadas por círculos e associações do interior do Estado, às quais gostaria de mandar daqui a minha cordial saudação.

Outra manifestação foi realizada ontem na Igreja Nossa Senhora da Paz, com grande participação de associações italianas. Além disso, uma sessão solene teve lugar na Câmara Municipal, graças ao Sr. Arselino Tatto e ao Vereador Eliseu Gabriel de Pieri, que quiseram homenagear alguns membros da comunidade italiana. Não podíamos concluir mais condignamente essas comemorações que com essa esplêndida sessão solene de vossa Assembléia Legislativa.

Não deixarei de notificar ao governo italiano esses gestos de grande gentileza e considerações que vocês reservaram a um dos países que contribuíram com seus filhos para o desenvolvimento do Brasil moderno. Uma razão a mais para me convencer de que Brasil e Itália têm direito e obrigação de sempre serem amigos e trabalhar juntos.

Agradeço a todos vocês por esta noite inesquecível. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Tem a palavra o Exmo. Sr. Desembargador Álvaro Lazzarini, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral.

 

O SR. ÁLVARO LAZZARINI - Nobre Deputado Vitor Sapienza, Sr. Cônsul-Geral da Itália em São Paulo, em nome de V. Exas. saúdo toda a Mesa, Srs. Deputados, senhoras e senhores, meu nome diz tudo: Álvaro Lazzarini.

É óbvio que sou descendente de italianos, não tenho a nacionalidade italiana, não tenho passaporte, sempre me perguntam: já tirou o passaporte e a cidadania? Não tenho porque não tenho tempo de preparar a documentação.

Mas, senhoras e senhores, tenho a consciência tranqüila de que sou italiano. Nas minhas veias corre o sangue italiano de meus avós, da Giovanna Tarquiani, do Domenico Lazzarini, da Elisa Folegatti, do meu avô materno Oreste Natale. Então sou italiano. Tenha ou não a declaração formal de cidadania, eu tenho consciência, inclusive pelos meus olhos azuis, pela minha pele branca, fui loiro quando jovem, agora aos sessenta e oito anos tenho cabelos grisalhos ou brancos.

Então sou italiano e me orgulho do fato de ser italiano, me orgulho de ter o egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo me conduzido à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral. É um italiano, sim, que vai presidir este ano as eleições no Estado de São Paulo, seus 27 milhões de eleitores, em 645 municípios, comandando um verdadeiro exército de 305 mil mesários, tendo a responsabilidade, um italiano como eu, de conduzir e levar o melhor possível à eleição que se avizinha.

Orgulho-me também de ser portador do troféu Loba Romana, com o qual fui agraciado o ano passado, e de ver hoje esse pugilo de personalidades aqui presentes, dentre os quais muitos meus amigos recebendo o mesmo troféu. E mais uma vez reitero que nesta 14ª edição do Dia da Comunidade Italiana está tendo nesse auditório, aqui neste plenário, descendentes de italianos ou então italianos de nascimento, o que mostra a unidade que Vitor Sapienza consegue trazer para esta Casa que está toda lotada. Já estive aqui em outras oportunidades em que há sempre muita gente de outras comunidades, mas vejo aqui a comunidade italiana unida e, assim, vamos ficar unidos.

Cumprimento a Assembléia Legislativa, cumprimento Vitor Sapienza por esta iniciativa que hoje já foi destacada, a 14ª edição. Esta iniciativa é permanente, não é eleitoreira, porque sai ano, entra ano, S. Exa. o nobre Deputado organiza e tudo sai às mil maravilhas.

Parabéns, Deputado! Parabéns, Assembléia Legislativa! Parabéns, comunidade italiana pelo nosso dia!

Muito obrigado. (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - VITOR SAPIENZA - PPS - Meus senhores e minhas senhoras, o Dr. Lazzarini me fez voltar a algumas dezenas de anos, mais precisamente à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Na época, era muito difícil um descendente de italiano galgar algum posto de destaque. Este, que hoje é Deputado, chegou a Delegado Regional Tributário da Grande São Paulo.

Quando o Presidente do TRE mencionou ‘italiano’ ele me fez lembrar - ele também deve ter passado por isso - que o termo não era tão elogioso, era depreciativo, digo isso porque nós vivemos a época da Guerra e sabíamos disso. Tínhamos de fazer das tripas coração para fazermos jus à expressão ‘italiano’. Mas nós, graças a Deus, graças a Deus, graças a Deus, demos a volta por cima!

Queria voltar a 1988, quando tive a idéia de criar o Dia da Comunidade Italiana. Revoltava-me o fato de não se reconhecer esta comunidade. Lembro-me que na primeira vez tínhamos talvez 30 a 50 pessoas. Ao longo dos anos, a coisa foi crescendo, crescendo, crescendo. Ainda na época, magoava-me muito o problema do Hospital Matarazzo, aquele hospital que representava o marco da Itália no Estado de São Paulo. E nós o perdemos.

Infelizmente, sei que nós, principalmente no aspecto social, falamos muito e fazemos pouco. Isso de certa forma foi magoando, magoando. Hoje vejo, com bastante alegria, que temos um Cônsul que fala com o coração, ao contrário de outros que por aqui passaram, falaram muito e nada fizeram.

Tivemos uma demonstração desse carinho quando eu estive no Consulado no dia 2 e presenciei uma coisa: o chamado calor humano por parte do representante da Itália em nosso Estado de São Paulo, calor que faltou ao longo dos anos anteriores. Alguém poderá dizer: “Mas você está estragando a festa.” Não. Estou querendo elogiar alguém que deixou de lado toda aparente superioridade e falou com o coração. Isto é importante.

No ano passado, nesta mesma época, havia uma exposição chinesa aqui no Ibirapuera e eu cobrava do cônsul que poderíamos fazer coisa igual, ou melhor. Mas ficou no “si, si...” Recentemente tivemos a visita do nosso Presidente e do nosso Governador à China buscando novas oportunidades. Logo a seguir, sentimos o que aconteceu com alguns embarques de soja. Temos de tomar alguns cuidados quando se faz uma abertura, não esquecendo a trilha do passado que foi muito importante para o nosso desenvolvimento.

 Não irei alongar-me mais ainda, mas tive oportunidade de, no Círculo Italiano, alertar que corremos o risco de, de repente, no domingo, ao invés de pedirmos pizza, acabarmos pedindo frango xadrez. Isto é um perigo.

Assim, Cônsul, hoje estou confiando no seu taco de gente humana, pois V. Exa. falou com o coração. Aquela demonstração do dia 2 foi importante. Estive lá e senti o calor humano, coisa que infelizmente faltou no passado. Acredito que V. Exa. irá trazer este calor que a comunidade está precisando.

Finalizando, quero registrar a presença da Sra. Sarita Raweti e da Sra. Noemia Hotinsky, representando a Organização Wizo de São Paulo; do Sr. Américo Callandriello Júnior, Vice- Presidente da Fundação Uniban; do Sr. Sérgio Serber, Presidente em exercício do Conscre; do Dr. Carlos Mingrone, representando o Prefeito de Mairiporã, e do grande Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras, Mustafá Contursi. (Palmas).

Quero agradecer a presença de todos e convidá-los para um coquetel. Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 48 minutos.

 

* * *