11 DE JUNHO DE 2010

028ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “40º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO DOS MINISTROS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS DO ESTADO DE SÃO PAULO E OUTROS COMADESPE

 

Presidente: LELIS TRAJANO

 

RESUMO

001 - LELIS TRAJANO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo sua solicitação, com a finalidade de comemorar o "40º aniversário da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo e outros Comadespe". Convida todos os presentes para ouvirem, de pé, a execução do Hino Nacional Brasileiro. Relata sua alegria em presidir esta solene.

 

002 - JOSIAS DE ALMEIDA SILVA

Pastor, faz oração.

 

003 - Presidente LELIS TRAJANO

Anuncia apresentações musicais.

 

004 - JOSIAS DE ALMEIDA

Pastor, faz leitura bíblica.

 

005 - EDVALDO

Pastor, profere oração.

 

006 - Presidente LELIS TRAJANO

Anuncia apresentação musical.

 

007 - SARAH VIRGÍNIA SILVA E SILVA

Representante da Comadespe feminina, informa que a Comadespe feminina existe há 15 anos e discorre sobre sua atividade. Faz agradecimentos.

 

008 - Presidente LELIS TRAJANO

Anuncia apresentações musicais.

 

009 - PAULO CÉSAR LIMA DA SILVA

Pastor e 5º-vice-presidente da Comadespe, faz reflexão religiosa.

 

010 - LUIS FRANCISCO DOS SANTOS

Pastor e 1º-secretário da Comadespe, profere oração.

 

011 - LUIZ CARLOS LEMOS

Pastor, parabeniza a Comadespe.

 

012 - Presidente LELIS TRAJANO

Anuncia apresentação musical.

 

013 - CARLOS ALBERTO SILVA

Pastor e vice-Presidente Executivo da Comadespe, faz cumprimentos e agradecimentos. Recorda atuação de pastores, que já faleceram, e de seu pai. Faz breve histórico da Comadespe. Agradece ao pastor José Ezequiel da Silva. Lembra que é aniversário do Deputado Lelis Trajano.

 

014 - Presidente LELIS TRAJANO

Anuncia entrega de homenagem ao pastor Josias. Ressalta a importância da Comadespe. Faz reflexão religiosa.

 

015 - BRUNELLI JUNIOR

Pastor e 4º vice-presidente da Comadespe, profere oração.

 

016 - JOSIAS DE ALMEIDA SILVA

Pastor, impetra a benção apostólica.

 

017 - Presidente LELIS TRAJANO

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Lelis Trajano.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – LELIS TRAJANO - PSC - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Boa-noite a todos! Passarei a nomear as autoridades presentes: Pastor Carlos Roberto Silva, com sua amada esposa Sarah Virgínia Silva e Silva; Pastor Josias de Almeida Silva; Pastor Edivaldo Florêncio da Silva.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo a solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o 40º aniversário da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado de São Paulo e outros Comadespe.

Convido todos os presentes para que, de pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Jansen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em primeiro lugar, quero agradecer a presença de todos e saudar a todos com a paz do Senhor Jesus Cristo. Amém! Estou muito contente de estar aqui nesta noite presidindo esta sessão solene e homenageando a Comadespe, que tem sido um canal de benção no Brasil e no mundo. Sinto-me honrado de coração, hoje, uma sexta-feira fria, um trânsito grande em São Paulo e esta Casa repleta de pastores e amigos verdadeiros.

  Agora teremos a primeira oração da noite com o Pastor Josias de Almeida Silva, 1º vice-Presidente da Comadespe. Em nome do Senhor Jesus.

 

O SR. JOSIAS DE ALMEIDA SILVA - Oremos: Maravilhoso Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, estamos aqui na Tua presença para engrandecer o Teu nome através desta reunião convocada pelo Teu filho, que sentiu a necessidade de nos juntar neste trabalho para glorificar o Teu nome. Abençoe nesta noite esta cerimônia e que Teu espírito possa nos direcionar em tudo. Oramos em nome de Jesus! Amém!

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. Agora ouviremos o Hino Oficial das Assembléias de Deus - 144 - Harpa Cristã, executado pelo Coral Big Band Evangélica de Piracicaba.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. Aqui se tornou agora a casa do Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Neste exato momento você pode dar lugar. Fique à vontade para glorificar o nome do Senhor Jesus Cristo de Nazaré. Amém.

Ouviremos mais uma canção, o Hino 169, com o Coral Big Band Evangélico de Piracicaba.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. Aleluia, Jesus. O Espírito Santo se faz presente neste lugar. Tenho a certeza de que Deus tem algo especial para nos dar nesta noite, em nome do Senhor Jesus Cristo Nazaré.

Não pôde estar conosco nesta noite o Pastor Presidente, José Ezequiel, que tem 92 anos de idade. Toda vez em que eu desço lá para Taubaté, ele é um amor. Meus Deus, que pastor abençoado! Ele não pôde estar conosco, penso que nem preciso dar muita explicação. Temos que literalmente cuidar de uma pessoa de 92 anos; é uma viagem longa, e num frio desses. Mas toda honra e toda glória sejam dadas ao nome do Senhor Jesus, pela vida do pastor Ezequiel. Amém. Glória a Deus.

Passamos agora à leitura oficial, pelo 1º vice-Presidente, Pastor Josias de Almeida Silva.

 

O SR. JOSIAS DE ALMEIDA - Convido os presentes para lermos a Palavra do Senhor, Salmo 133, a excelência do amor fraternal.

“Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.”

Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. Vamos ouvir a oração com o Pastor Edvaldo.

 

O SR. EDVALDO - Oremos. Senhor Nosso Deus e Nosso Pai, nós te glorificamos neste instante pelo privilégio que o Senhor permite a nossa convenção em que, nesta noite, está sendo honrada pelos seus 40 anos de fundação. Nós te glorificamos pelo nosso irmão deputado, representantes das leis entre os homens aqui na terra, por ter sido tocado por Ti e, juntamente com os demais legisladores desta Casa, poder homenagear esta convenção. Deus, suplicamos que sua bênção seja abundante sobre esse Estado de São Paulo, sobre esta Casa de Leis, seus legisladores, Senhor, que sejam iluminados pelo Teu Espírito Santo, a fim de que leis justas possam cada dia ser emanadas desta Casa para este Estado. Em nome de Jesus nós te agradecemos. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Ouviremos o louvor com o cantor Álvaro Tito.

 

O SR. ÁLVARO TITO - Cumprimento a todos com a gloriosa paz do Senhor Jesus. Não há barreiras.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Quero citar o nome de alguns diretores da Comadespe. Está conosco o Pastor Luis Francisco dos Santos, 1º-secretário; Adélia Brunelli, 2ª-vice-presidente da Comadespe feminina, esposa do Pastor Brunelli; Pastor Elias Cristo de Mello, 2º-secretário; Pastor Afonso Athiê, 2º tesoureiro; Ireni Carlos da Silva, 2ª tesoureira, esposa do Pastor Edivaldo; Pastor Jessé Sobral, 3º-secretário; Pastor Brunelli Júnior, 4º-vice-presidente; Pastor Paulo César Lima da Silva, 5º-vice-presidente; Pastor Paulo Lucas Sacramento, 6º-vice-presidente; Pastor Francisco Damião, do Conselho de Educação e Cultura da Comadespe; Pastor Mário Rosa, Conselho de Missões de Taubaté; o Pastor Edi Marcos Vinagre Lima, do Conselho de Educação e Cultura; o Pastor Aldemario Alves Brandão, do Conselho de Educação e Cultura; o Pastor Jorge de Souza Antunes, do Conselho de Educação e Cultura. Amém, Pastores!

Agora, em nome do Senhor Jesus, vamos ouvir um agradecimento da Comadespe feminina, na pessoa da irmã Sarah Virgínia Silva e Silva.

 

A SRA. Sarah Virgínia Silva e Silva - Ilmo. Sr. Presidente da sessão, Deputado Estadual Lelis Trajano; demais membros da Mesa Diretora, a quem cumprimento na pessoa da Sra. Adélia Brunelli, 2ª vice-presidente da Comadespe feminina; irmãos e amigos presentes nesta noite.

A nossa palavra é de agradecimento ao Senhor por esses 40 anos de Comadespe. A Comadespe feminina existe há 15 anos. Estamos caminhando junto com os nossos esposos. Louvamos ao Senhor pela oportunidade maravilhosa de estarmos aqui, neste dia, enaltecendo o nome do Senhor por essa grande honra que Ele concede a nós. Toda honra e toda a glória seja dada ao Senhor!

Na Comadespe feminina, nesses 15 anos, estamos pela Misericórdia do Senhor, ao lado dos nossos esposos. Acredito que, guardadas as devidas proporções, a direção do Senhor tem sido benção não só para a minha vida, como para a de todas as esposas. Quero agradecer aos maridos, aos irmãos pastores, que com todo o carinho e empenho têm trazido as esposas para as nossas reuniões. Isso é o Senhor que faz. É por isso que estamos alegres! Temos somente que ficar nas mãos do Senhor, e o mais Ele vai dirigindo, Ele vai fazendo. E o nome do Senhor vai sendo engrandecido.

São 40 anos de Comadespe; 15 anos de Comadespe feminina. Queremos agradecer principalmente ao Senhor, aos nossos esposos, aos diretores, a todos os irmãos que estão aqui por nos ter confiado andar junto com a Comadespe masculina. Isso é para a honra e glória do nome do Senhor. Estamos, amados, na dependência do Senhor, carentes do Senhor, das orações dos irmãos, para que não saiamos da vocação, não saiamos do plano do Senhor. A Comadespe feminina está aqui para unir forças. Aleluia! Estamos aqui para dizer: Eis-nos aqui, Senhor, para onde o Senhor nos mandar, na nossa pequena força! Aleluia! Na nossa pequena força, como diz a Palavra, sermos aquelas que estão junto, aquelas que cooperam com os esposos, com os pastores. Não viemos para atrapalhar, não viemos como uma força feminista, mas como mulheres que amam o Senhor, que adoram o Senhor, que têm obedecido ao chamado do Mestre. Colocamo-nos nas mãos Dele, dizendo: Eis-nos aqui, Senhor! Toma o controle, toma a direção.

É assim, amados, que agradecemos por esses 40 anos. Só temos que agradecer a todos os irmãos, a toda a diretoria presente. O pastor Ezequiel, nosso mui digno presidente, não está aqui. Mas ele sabe do nosso carinho; sabemos do carinho dele, das orações dele. Continuo a pedir aos irmãos que orem por nós, para que a Comadespe feminina continue a ser benção em nome de Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus! Agora, novamente, vamos ouvir o Coral Big Band.

 

O SR. ÁLVARO TITO - Vamos louvar ao Senhor com um hino bem conhecido: “Deus enviou”.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus! Agora, novamente, vamos ouvir o Coral Big Band.

Glória a Deus! Vamos ouvir mais um louvor com o cantor Álvaro Tito, louvando novamente em nome do Senhor Jesus.

 

O SR. ÁLVARO TITO - Glória a Deus. Quantos amam ao Senhor Jesus? Amém. Quantos desejam continuar dizendo “Jesus, eu te amo”? Faixa 13, por favor.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. A presença do Espírito de Deus está aqui. Uma salva de palmas para o Senhor Jesus. Glória a Deus, aleluia.

Esta Presidência anuncia a presença do nosso vice-Prefeito de Presidente Epitácio, irmão em Cristo, Sr. Manuel Silva, aqui presente em nome do Senhor Jesus. Glória a Deus. Estão presentes também o assessor parlamentar, Sr. Udine Veraldi, representando o nobre Deputado Antonio Salim Curiati; o Pastor José Carlos Borges, do Ministério Paulista.

Gostaria de anunciar que no final dessa sessão haverá um coquetel. Depois do encerramento, então, teremos um banquete espiritual, um coquetel abençoado e patrocinado pela minha pessoa, e também do nosso amado Pastor Luiz Carlos Lemos, que chegou um pouco atrasado porque estava em um outro compromisso. Amém, glória a Deus.

Ouviremos agora a Palavra de Deus, através do nosso Pastor Paulo César Lima da Silva.

 

O SR. PAULO CÉSAR LIMA DA SILVA - Em primeiro lugar, quero me dirigir ao Presidente desta cerimônia, S. Exa. Deputado Estadual Lelis Trajano, e também a todas as autoridades eclesiásticas presentes nesta noite. Que Deus possa abençoar a cada um de vocês.

Como se trata de uma cerimônia, e tem de ser bem rápida, gostaria que vocês abrissem a Bíblia no Capítulo nº 23 do Evangélico de Jesus, segundo escreveu Mateus, versículo nº 13. Se todos abrirem gostaria de fazer a leitura: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.” Eu tinha algumas mensagens - até trouxe alguns esboços -, mas Deus me tocou para falar um pouco sobre o trecho que acabamos de ler. Antes de tudo, gostaria de evocar a lembrança de um livro que terminei de ler há pouco tempo, chamado “O Caçador de Pipas”. Certamente alguns já leram esse clássico. À medida que vai lendo, há uma parte nesse livro que, de repente, acontece o estalo de Vieira, o “insight. E aconteceu num diálogo entre um senhor que trabalhou na casa do jovem protagonista, que está no Paquistão, por que você não ficou em Cabul? Porque o Cabul foi totalmente talibanizado, porque eles não deixam a gente ser humano - essa foi a resposta.“Eles não deixam a gente ser humano.” A partir disso eu gostaria de falar um pouco sobre a questão da humanização e da desumanização.

Eu gostaria de me fixar no tema sobre a patologislação do natural. Muitas coisas que eram extremamente naturais e da natureza natural do homem se tornaram patológicas. E quando eu me refiro a patologislação, quero trabalhar a ideia de “patos”, que em grego significa doença, paixão.

Nós transformamos muita coisa natural do ser humano em doenças não psíquicas, mas espirituais. Transformamos o natural em espiritual e a grande problemática que temos é justamente essa - eles não deixam que sejamos humanos.

Há 30 anos, nem um sorriso se podia dar, porque um sorriso, que era extremamente natural, era patologizado. Era quase que uma doença espiritual. Você não podia sorrir; não podia ter atos de espontaneidade, porque qualquer ato de espontaneidade pertencia a uma patologislação.

E as patologislações vieram desumanizando o ser humano. E nessa desumanização, nessa talibanização da nossa própria cultura evangélica, criou uma dificuldade muito grande, nos tornou pessoas não naturais. Nós temos que chegar num ambiente e nos tornarmos espirituais de uma hora para a outra. E porque, se assim não o fizermos, parece que não está acontecendo a coisa certa. Você está com problema. Nós ficamos sempre sob olhares críticos que nos ajuízam acerca da nossa espontaneidade, como rir; permitir-se ser pessoa humana; ser tocado pela natureza humana, pelo toque apenas humano. Nunca se  esqueçam, meus irmãos, de que os evangelhos sinóticos, São Mateus, Marcos e Lucas, teceram a imagem humana de Jesus perfeitamente.

Jesus, nos Sinóticos, aparece como ser humano, que sente dor, que sente aflição, que sente sede. Um Jesus que nunca dá as costas para um ser humano. Aliás, quanto mais humano Ele era, mais divino Ele se tornava, porque essa é a grande teologia que está no Novo Testamento. A Teologia de Paulo diz: “Era Deus, mas não teve usurpação de ser igual a Deus. Esvaziou-se; tomou a forma humana de servo, obediente até a morte; morte de cruz.” Paulo acertou. A visão perfeita de Paulo sobre a humanidade de Jesus trazida pelos evangelhos sinóticos. José e João são evangelhos mais apologistas, mais de defesa, que precisa se defender das teses gnósticas que estão se inserindo no contexto cristão e precisa ressaltar a divindade de Jesus.

Então, você tem um evangelho que ressalta a divindade de Jesus, que é João. Mas os evangelhos sinóticos você tem essa visão da humanidade de Jesus que é extremamente importante para nós. Imaginem se pudéssemos andar como ele andou se ele fosse divino e tão somente divino.

É lógico que os concílios vieram tecendo uma ideia acerca de Jesus e fizeram uma dicotomia perfeita - humano e divino. Mas ressaltaram mais a parte divina criando a teologia do Cristo Rei, que Jesus já não nascia mais em uma manjedoura e José e Maria já não eram mais pobres, mas eram palacianos.

E a partir da teologia do Cristo Rei é que se instaurou no meio do povo a ideia de mediadores. E os homens procuraram fazer os seus santos, mediadores para chegarem até esse Cristo Rei, que só as elites tinham acesso. E a partir daí, começou a dilapidação, uma Cristologia de cima para baixo, e não uma Cristologia apresentada nos evangelhos sinóticos, de baixo para cima, um Cristo que se fez carne e habitou no meio de nós.

Percebo que nesses 40 anos, a luta intensa da Comadespe em meio a tantos problemas, a tantas dificuldades, para juntar pastores de caráter diferente, de posturas diferentes, de visões e percepções diferentes, mas a Comadespe vem fazendo um trabalho lindo, porque é uma convenção diferenciada. É diferente de todas as demais porque permite que você seja o que você é, permite que você seja um pouco humano. Porque eles não deixam que sejamos humanos.

E essa desumanização tem a ver com a parte estética. Nós temos esteticamente que estar parecidos com alguém que nem humano é. Temos que ficar sérios porque não podemos sorrir. Meu Deus! E fico me perguntando, essa patologislação do natural, será que ela nos serve até aonde?

Jesus foi fantástico, porque Ele procurou pegar o sagrado, esse sagrado que nos desumaniza, Ele era “expert” nessa parte, porque Ele pegava as coisas comuns e as tornava sagradas. Pegava as coisas sagradas e as tornava comuns. Só Ele tinha poder de fazer essa transformação, habitual de Jesus, enquanto os religiosos da época, os fariseus, que eram a nata da espiritualidade da época, os ícones da espiritualização, faziam diferente. Eles tornavam sempre o comum, sagrado. E Jesus tornava o sagrado, comum. No comum, nós temos muito mais facilidade de nos aproximar. Mas no sagrado, há dificuldade de aproximação e por isso assim Jesus fazia.

Numa celebração como esta, uma mensagem deste teor, parece não dizer muita coisa. Mas é o momento que temos que parar para entender até aonde vai nos levar essa patologislação do natural.

Na verdade, ela nos leva para longe, para além daquilo que Jesus nos ensinou como nosso paradigma, nosso arquétipo, nosso modelo perfeito.

Eu tenho que olhar para Jesus, seguir as suas pisadas, viver o que Ele viveu e tentar ser o mais coerente na minha vida para segui-lo. Segui-lo com as minhas idiossincrasias, com as minhas ambiguidades, com os meus defeitos, com as minhas limitações, com a falta de perceber as coisas, mas segui-lo com a intensidade de coração e viver mais humano do que o divino porque quanto mais humano você é, mais divino você vai se tornando.

A nossa humanização é interessante, é um quadro, diria, porque é um quadro de muita luta, de muita envergadura da nossa parte para transformar toda essa cultura de divinização porque é mais fácil você ser divino do que humano. Basta você subir ao monte e orar por uma semana. Quando você desce, pensa que é o divino.

Quando Jesus que estava no céu desceu da sua divindade, Ele se tornou humano. Ora, se não seguirmos esse paradigma, esse padrão, começamos a patologizar todos os naturais que acontecem na nossa história. E vocês podem entender isso, porque quando acontece na espontaneidade do nosso meio, é quando há mais glória de Deus se manifestando entre nós. Enquanto estamos rígidos naquela divindade, naquela postura inflexível, inacessível, nada acontece. Mas quando nos tornamos humanos, naturais, aí as coisas acontecem no seu âmbito natural.

Que Deus abençoe cada um de nós.

Tomem estas palavras bíblicas. Quero deixar bem claro que 40 na Bíblia é o número gemátrico. A numerologia da Bíblia é fantástica nesse sentido. Geralmente, onde aparece esse número, a idéia é de um novo começo. Por isso que você tem 40 anos no deserto e você tem 40 dias e 40 noites de Jesus no deserto. Lá eles perderam, mas do lado de cá Jesus ganhou e recomeçou.

Eu diria que esses 40 anos caem como luva sobre a Comadespe em meio a tudo quanto a Comadespe passou nesses seis, sete anos. É um recomeço, um novo instante na história da Comanespe. Não quer dizer que a gente deixa para trás a história que já existe, mas quer dizer que a gente avança para fazer uma nova história, um novo momento na história da nossa querida Comadespe.

Termino usando a palavra da Clarisse Lispector: “A maior aspiração do homem é ser humano”. Que Deus os abençoem. Amém! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. Agora vamos ouvir a oração pelo Pastor Luis Francisco dos Santos, 1º Secretário da Comadespe.

 

O SR. LUIS FRANCISCO DOS SANTOS - Senhor nosso Deus e nosso Pai, no precioso nome do Senhor Jesus Cristo, nosso amado Salvador, graças Te damos, oh, Deus, pela Tua palavra que foi ministrada aos nossos corações.

Permita, oh, Pai, que esta palavra, que acabamos de ouvir, possa ter caído como aquela boa semente em uma boa terra possa estar nascendo, crescendo e produzindo frutos em nossa vida. Continua abençoando-nos em tudo, oh, Pai, na continuação deste trabalho, como também no prosseguimento da Comadespe.

Pai, é oração que fazemos a Ti agradecidos, em nome do Senhor Jesus. Amém!

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Lembro a todos que, no final desta cerimônia, serviremos um coquetel no Hall Monumental, patrocinado pela minha pessoa e pelo Pastor Luiz Carlos Lemos, que agora está aqui abraçando o Pastor Paulo.

O Pastor Luiz Carlos Lemos vai, agora, parabenizar a Comadespe.

 

O SR. LUIZ CARLOS LEMOS - Quero saudar os irmãos com a paz do Senhor. Quero cumprimentar a Mesa Diretora da nossa mui digna Convenção, parabenizá-la pelos 40 anos de existência, o compromisso que tem em informar a família Comadespe, a preocupação de fazer a unidade da Igreja e pela atitude do nosso Deputado Pastor Lelis Trajano de fazer esta homenagem à Comadespe que tem lutado para representar a nossa Igreja na esfera política ou social. É um dos compromissos que a Comadespe tem.

Nós, que trabalhamos com o Projeto Amigo do Pastor, engrandecemo-nos por estarmos juntos porque levamos no nosso projeto o provérbio - capítulo 17, verso 17: “Em todo Tempo Ama-se o Amigo, e na Angustia nasce um irmão”. Esta é a visão da Comadespe, abraçando todos os nossos ministérios.

Parabéns a todos da Mesa Diretora. Parabéns ao nosso Deputado, nosso amigo, nosso companheiro, homem que tem feito de tudo para trazer boas novas para as nossas igrejas. Muito obrigado! Deus o abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Muito obrigado, Pastor Luiz Carlos Lemos.

Agora ouviremos o louvor, novamente, com o cantor Álvaro Tito.

 

O SR. ÁLVARO TITO - Quarenta anos da Comadespe. Vitória, vitória e vitória, em nome de Jesus! Pelo sangue de Jesus tu vais vencer porque o sangue de Jesus tem poder.

Maestro, faixa 14. Obrigado.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Vamos ouvir as palavras do Pastor Carlos Alberto Silva, vice-Presidente Executivo da Comadespe, lembrando que esta Sessão Solene está sendo transmitida pela TV digital Canal 61 e pela Net Canal 7.

 

O SR. CARLOS ALBERTO SILVA - Sr. Presidente desta Sessão Solene Exmo. Sr. Deputado Estadual Pastor Lelis Trajano, em nome de quem cumprimento todas as autoridades civis e militares presentes; Revmo. Sr. Pastor Josias de Almeida Silva, 1º vice-Presidente da Comadespe, na pessoa de quem cumprimento todos os diretores da nossa convenção, meu pai; quero também em nome da minha esposa Sara Virgínia Silva e Silva, Presidente da Comadespe feminina, cumprimentar as demais diretoras da convenção feminina, bem como as esposas de pastores e familiares presentes nesta oportunidade; quero em nome do nosso companheiro Pastor Luiz Francisco dos Santos, 1º Secretário da nossa convenção, cumprimentar todos os conselheiros, todos os pastores presidentes, todos os companheiros convencionais presentes nesta oportunidade, saúdo a todos com a Paz do Senhor.

Prezados e queridos irmãos, é um dia especial, é um dia de festividade, é um dia de agradecimento, um dia de louvor a Deus. Teria dificuldade para citar o nome de cada um dos presentes e também daqueles que não puderam vir, mas quero agradecer, em nome da nossa diretoria, em nome do nosso Presidente Pastor José Ezequiel da Silva, vocês que vieram de longe como o Pastor de Paulo César Lima que veio com a sua equipe do Rio de Janeiro trazendo Álvaro Tito, que é benção em nossas vidas, o Pastor Jessé Sobral que arregimentou esta maravilhosa big band que está conosco nesta noite, acho que isso já é um prenúncio do que vai acontecer em julho em Piracicaba, aliás, sintam-se convidados desde já pela nossa mesa diretora, eu sei que vai ser uma benção como está sendo hoje aqui. Agradeço àqueles que trouxeram caravanas, como os nossos irmãos de Taubaté, agradeço a luta do companheiro Pastor Luiz Francisco, Eliel de Hortolândia, Pastor Edmarcos de Vila Bela, companheiros do Campo Limpo, Pastor Hilário, que vem com uma grande caravana de São José dos Campos - infelizmente não posso citar todos, estou nomeando aqueles com quem conversei informalmente nesta semana – Adilson, liderando a comissão de organização dos festejos do 40º aniversário da nossa convenção.

Quero deixar o agradecimento a todos vocês do Pastor José Ezequiel da Silva nosso presidente com 92 anos de idade. É preciso que tenha a nossa compreensão para que ele possa continuar conosco o quanto Deus permitir e assim gozarmos da sua companhia e da sua liderança, lembrando que o Pastor José Ezequiel não pôde vir, mas como faz em todas as reuniões, seja dos conselhos, seja da diretoria, mesmo não podendo estar presente, sempre diz: hoje eu já passei onde vocês estiveram reunidos orando ao Senhor, pedindo a benção de Deus. Tenho certeza de que nesta hora ele está em Taubaté pedindo a benção de Deus sobre esta sessão pela vida do Deputado e pela vida de cada um de nós.

Poderia lembrar o Pastor de Presidente Epitácio, Elias Cristo de Melo, trazendo o vice-prefeito da cidade e o Pastor Paulo Lucas Sacramento, que veio da outra América, a sua presença é uma honra. Poderia lembrar a parceira do Pastor Luiz Carlos Lemos com o Pastor Lelis Trajano. Quero dizer que a nossa convenção é eternamente grata a Deus por esta parceria, por estarmos juntos. Nós não fazemos nada sós. É preciso somar a presença de cada um que está aqui hoje, que veio do Vale do Paraíba, do litoral da Grande São Paulo, que vieram da quase divisa com Mato Grosso, Rio de Janeiro, Estados Unidos, todos nós estamos aqui formando a família Comadespe, representando aqueles que não puderam vir. É assim que a convenção chegou aos seus 40 anos.

Quero apenas fazer um registro aqui; o pastor Paulo César Lima disse muito bem, que Deus abençoe, que seja da sua vontade que estejamos nesse quadragésimo aniversário iniciando uma nova fase da nossa história. Não podemos deixar a história que passou, mas talvez estejamos iniciando uma nova fase, uma nova etapa dessa convenção. Sem nos esquecer daqueles que ao longo desses 40 anos fizeram essa convenção.

Quero, nesta oportunidade, lembrar o pastor Alfreido Requidal, que já dorme no Senhor; João Alves Correa, já dorme no Senhor; Joaquim Marcelino da Silva, já dorme no Senhor; pastor José Dutra de Morais também já dorme no Senhor; pastor Luis Almeida do Nascimento, que também já dorme no Senhor, e que foi o homem que Deus usou para  durante sua gestão adquirirmos a nossa sede própria no Centro de São Paulo, na Avenida Prestes Maia. Até essa a nossa secretaria era andarilha, andava na casa, na igreja de cada presidente, no carro de cada um que presidia. Recordo-me, ainda hoje, de que no ano de 1988 - fui consagrado em 87, levado pelo meu pai, pastor Josias, que está aqui, e seis meses depois, por uma questão que não convém falar aqui, porque eu perderia muito tempo, fui parar na diretoria. Alguém consagrado há seis meses não tem como parar na diretoria da convenção. Mas naquele momento apertaram o pastor Delfino Brunelli, de saudosa memória, cujo filho está aqui, pois precisava preencher uma vaga na diretoria, de segundo secretário. Naquele tempo a coisa era muito mais informal. As pessoas cujos nomes li aqui se confraternizavam, riam, e brigavam ‘pesado’ entre si também. Os pastores Delfino e Alfreido disseram: “Vamos colocar alguém nessa diretoria para completar, porque faltam seis meses para a eleição e ninguém vai querer se candidatar.” O pastor Delfino Brunelli disse: “Tem de ser alguém que saiba ler e escrever.” O pastor Alfreido devolveu a ‘bola’ na ‘lata’: “Já que o senhor faz a exigência, indique o senhor mesmo.” E ali, sem combinar nada, disse: “Esse gordinho que está aqui, filho do Josias. Sabe ler e escrever?” Eu disse: acho que sei. Tremendo! Ele disse: “ Então vem para cá, menino.” E estou até hoje cooperando como colaborador da obra de Deus nessa convenção.

Naquela ocasião fui à casa do pastor Esdras, primeiro secretário da convenção, que por motivo de força maior talvez ele não esteja aqui, hoje, e ele mesmo datilografava as fichas da convenção espalhadas sobre a mesa. Fui lá com minha esposa para tratar de alguma coisa. Na conversa que tivemos - recém-saído do banco, eu tinha muita prática em datilografar, não era computador ainda -, falei: pastor, se o senhor quiser, eu o ajudo a datilografar essas fichas. Ele juntou tudo e a secretaria da convenção coube numa caixinha do tamanho de uma caixa de sapato. Levei para minha casa, em Cubatão, e na secretaria da igreja de Cubatão, pela misericórdia de Deus e pela bondade do nosso pastor, começamos a fazer o trabalho. Hoje, para ir para a convenção, temos de usar vários carros, vans, combis, caminhões para levar todo o material. Porque Deus está nesse negócio e porque vocês fazem a Comadesp, e é motivo de glorificarmos o nome do Senhor.

Mas tudo tem um início. Estamos em uma sessão solene na maior casa de leis do Estado de São Paulo, por propositura do Deputado Lelis Trajano, e por isso quero deixar registrado que a convenção, ao se reunir, há 40 anos, para fazer o seu estatuto, não tinha sede, e ninguém queria emprestar um endereço, porque tinha que colocar o endereço no estatuto e fazer o CNPJ, na época CGC. Esse estatuto foi datilografado num apartamento no Centro de São Paulo, a residência do pastor Dionísio Inácio da Rocha. Para que a história fique registrada, pedi à comissão organizadora que não se esquecesse do nome dele para as comemorações dos 40 anos no mês de julho. Porque na casa dele que foi datilografado o estatuto e a convenção ficou durante muitos anos com seu documento oficialmente com endereço da casa do pastor Dionísio da Rocha. Hoje ele não pertence a nossa convenção. É um pastor jubilado, mas quero fazer essa justa homenagem porque na casa dele que tudo começou, permaneceu como endereço, porque não tinha outro lugar. Tenho certeza de que o trabalho que ele fez, que a semente que ele plantou está frutificando aqui para honra e glória do nome do Senhor nosso Deus.

Quero nesta oportunidade, meus amados e queridos irmãos, lembrá-los de que muitas vezes pensamos que a Comadesp são os outros. A Comadesp somos nós. Hoje só está tendo esta sessão solene porque o Deputado convocou. Quero quebrar o protocolo e pedir uma salva de palmas a todos que saíram de suas casas e vieram aqui. A Comadesp, meus amados e queridos irmãos, não é a diretoria, não é o presidente, a Comadesp é o conjunto de todos nós; a Comadesp é a nossa unidade; a Comadesp é quando você sai da sua igreja e leva uma caravana para visitar a igreja do companheiro; a Comadesp é quando um membro da mesa diretora sai daqui e vai à cidade de Presidente Epitácio, vai aos Estados Unidos, vai a Piracicaba, vai ao Rio de Janeiro, vai à igreja onde vocês estão, não importa se ela é pequena, média ou grande, importa que lá tem um companheiro e precisa do nosso apoio, da nossa mão ajudadora. Isso é a Comadesp. A nossa unidade. A nossa confraternização. A nossa união para a glória do nome do Senhor.

Para terminar, quero agradecer de todo coração, registrando nessa ata o apoio do nosso presidente o pastor José Ezequiel da Silva, porque, com 90 anos de idade, conheço muitos pastores que Deus tem me dado a oportunidade de conhecer, mas os 92 anos de idade que ele tem não impedem a convenção de caminhar. Isso é motivo de glorificarmos e adorarmos o nome do Senhor. E quero citar aqui, propositalmente, pois quando citei todos os nomes dos fundadores não citei o pastor Ezequiel para fazê-lo agora, porque o pastor Ezequiel estava entre eles. E falo isso aqui não para denegrir a imagem dos outros, mas para que vocês tenham ideia do que é um homem de Deus estar no lugar de Deus. Ninguém queria ser o presidente, e não é viável dizer aqui o porquê. Então escolheram o pastor José Ezequiel da Silva e ele foi o primeiro presidente. Passada aquela gestão, nunca mais ele foi eleito presidente, mas nunca saiu daqui, ficou sempre no seu lugar. Voltou a ser presidente 34 anos depois e isso é motivo de glorificarmos o nome do Senhor. Foi um, foi outro, foi um, foi outro e junto com ele um outro que partiu para a eternidade e nunca foi presidente, mas nunca saiu, estava na fundação e ficou até o dia em que o Senhor o levou para a glória: pastor Delfino Brunelli. Os outros saiam e quando saiu o pastor Alfreido Requidal, e podíamos dizer que eles eram almas gêmeas, amigos. O pastor Alfreido disse: “Agora vou fundar minha própria convenção”. Ele disse: “Alfreido, você vai, mas eu fico. Eu não estou na Comadespe, eu sou da Comadespe, sou Comadespiano”. E ficou até o dia em que Deus o levou para a glória. E o pastor José Ezequiel não foi mais presidente, desde a primeira gestão, por quase 35 anos, quando em 2004 voltou a ser presidente. Nunca reclamou, nunca achou ruim. Quando chegou a hora ele disse: “Eis-me aqui. Que o Senhor possa me usar”. E está como nosso presidente. É motivo de glorificarmos a Deus. E isso mostra que essa convenção é feita de gente desprovida do poder, gente que quer estar nas mãos de Deus. O importante é estarmos aqui olhando uns nos olhos dos outros, podermos estar aqui nos confraternizando, podermos estar na paz do Senhor, podermos glorificar o nome do Senhor. Aqui ninguém é dono da convenção. Aqui o dono é o nosso Senhor e nosso salvador Jesus Cristo. Aqui, realmente, quem manda é Ele. E cada um vai estar na sua posição segundo a vontade soberana do nosso Deus eterno salvador.

Para terminar minhas palavras, quero agradecer ao nobre e excelentíssimo Deputado Lelis Trajano por essa propositura, em nome dessa convenção, lembrando que coincidentemente - digo coincidentemente porque a data foi marcada de acordo com a agenda da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - hoje é o dia do aniversário do Deputado Lelis Trajano. Gostaria que todos ficassem de pé e o aplaudissem agradecendo a Deus pela sua vida. (Palmas.)

Parabéns para você nesta data querida. Que Deus abençoe sua vida, grande e abundantemente. Que o nome do Senhor seja glorificado na sua vida e continue a ser. É o reconhecimento da Comadespe. É o reconhecimento da nossa diretoria, é o reconhecimento de todos os nossos convencionais.

Agora vamos cantar “Parabéns a você” juntamente com nossa Big Band.

Muito obrigado a todos. Agradeço a oportunidade. Que louvado seja o nome do Senhor! (Palmas.)

 

* * *

 

- É entoada a música. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Glória a Deus. Muito obrigado, Pastor. Glória a Deus. Glória a Deus! Aleluia! Não existe coincidência, existe cristocidência. Amém. Deus sabe de todas as coisas. Estou muito feliz e contente, em nome do Senhor Jesus, de estar participando no dia do meu aniversário dessa grande festa de 40 anos. Jesus é maravilhoso!

Gostaria de chamar aqui o pastor Luiz Carlos Lemos. Venha aqui, em nome do Senhor Jesus. O pastor Luiz Carlos Lemos e eu fizemos uma placa de homenagem que ele vai entregar ao nosso 1º vice-presidente, pastor Josias, que está ao meu lado esquerdo. Nossos irmãos sabem que Deus o tem honrado poderosamente, e hoje ele é também o 1º tesoureiro da CGADB. (Palmas.) Aplauda o Senhor Jesus! Glória a Deus! O Pastor Luiz Carlos Lemos vai entregar a homenagem, representando o pastor José Ezequiel da Silva, nosso presidente. Glória a Deus! O Pastor Luiz Carlos, em nome da Comadespe, nosso 1º vice-presidente executivo, vai entregar essa placa de homenagem.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - Amém. Gostaria de falar com o homem que não pára de falar, pastor Levi, nosso secretário-adjunto. Ele é uma bênção nas nossas vidas. Glória a Deus! O pastor Levi não pára. Uma salva de palmas pela vida do pastor Levi. Glória a Deus! (Palmas.) Em nome do Senhor Jesus, gostaria de deixar algumas palavras para os pastores aqui presentes.

A Comadespe tem sido um canal de bênçãos para nossas vidas e eu tenho ido em muitas igrejas, de muitos pastores presidentes, e literalmente tenho ficado muito feliz em ver o carinho dessa convenção, a recepção. Há igrejas em que eu chego para ministrar a palavra de Deus e vejo a total liberdade para o Espírito Santo de Deus por essa convenção que tem sido um canal de bênçãos no Brasil e no mundo.

Gostaria também de parabenizar toda essa Mesa diretora, porque como o pastor Carlos disse, a Comadespe representa todos nós aqui. Essa Mesa diretora tem deixado verdadeiramente o Espírito Santo de Deus operar. Se a Comadespe tem crescido e vai crescer muito mais é também por causa desses homens de Deus que estão aqui presentes; alguns estão aqui em cima e outros aí embaixo. Então, gostaria de louvar e glorificar a Deus pela vida de todos os presentes na Mesa diretora, em nome do Senhor Jesus.

Também gostaria de falar aos pastores. Nunca se esqueçam de que a última palavra não é do homem, a última palavra é de Deus. Por situações adversas todos podemos passar; por situações difíceis todos podemos passar; mas não quer dizer que Deus se esqueceu de você, pastor. Fique tranquilo, sossegado, porque no momento certo Deus lhe dará o livramento e a vitória com certeza chegará em nome do Senhor Jesus. Quem crê nisso, dê glória a Deus! (Glória a Deus!) Estou sendo sincero, irmãos.  Estou com vontade de pegar um microfone e sair falando “Glória a Deus”. É aquele mistério profundo. Estamos numa sessão solene e vou respeitar isso, em nome do Senhor Jesus. Quem conhece um pouquinho o pastor Lelis sabe que sou muito agitado. Só o sangue de Jesus! Glória a Deus!

Gostaria agora de chamar, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, nosso pastor Brunelli, que estará fazendo a oração em nome do Senhor Jesus. Pastor Brunelli, que é o 4º vice-presidente da Comadespe, que fará uma oração de encerramento para nós, em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, e depois o nosso pastor Josias estará dando a bênção apostólica para nós, em nome do Senhor Jesus. Lembrando que depois do encerramento teremos um coquetel no Hall Monumental, em nome do Senhor Jesus, patrocinado por mim e pelo nosso amigo, irmão Luiz Carlos Lemos, em nome do Senhor Jesus, estamos tendo essa parceria abençoada, em nome do Senhor Jesus.

 

O SR. BRUNELLI JUNIOR - Senhor eterno, Pai de misericórdia, estamos aqui nesta sessão solene, mas também na tua presença, agradecidos a Deus, oh Pai, pelos 40 anos da Comadespe, por todos esses irmãos pastores, esposas de pastores, obreiros, irmãos que estão aqui presentes, todos sabedores, oh pai, que esses 40 anos foram 40 anos de luta, mas 40 anos de vitória. Que essa sessão solene, Senhor, foi para homenagear não somente a nós, que aqui estamos como representantes da Comadespe, mas também aqueles irmãos que já não estão mais conosco, aqueles que já estão com o Senhor. Agradeço, Senhor, por esses momentos que aqui estamos falando a respeito do teu reino aqui na Terra, pedimos tua benção, Senhor, sob esta Casa de leis que tudo tem feito em benefício do povo paulista, e também, em favor do Deputado que propôs esta sessão solene; é o que nós pedimos em nome do Senhor Jesus, amém!

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC - O Pastor Josias de Almeida Silva dará a benção apostólica.

 

O SR. JOSIAS DE ALMEIDA SILVA - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai, a comunhão e as consolações do Espírito Santo seja com todos irmãos agora e para sempre, amém!

 

O SR. PRESIDENTE - LELIS TRAJANO - PSC -  Vamos dar uma salva de palmas para o Senhor Jesus. Glória a Deus! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece a sua equipe, às autoridades aqui presentes, aos funcionários da Casa, e a todos aqui presentes que colaboraram para o êxito dessa solenidade e convida a todos para a confraternização no Hall Monumental. Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e cinco minutos.

 

* * *