http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

05 DE AGOSTO DE 2011

028ª SESSÃO SOLENE EM homenagem AO “METODISTA WESLEYANO”

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, por solicitação do Deputado José Bittencourt, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear o Metodista Wesleyano". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ANDERSON CALEB DE ALMEIDA

Bispo da Primeira Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana, faz oração.

 

003 - ADRIEL DE SOUZA MAIA

Bispo da Igreja Metodista do Brasil, lê o salmo 78.

 

004 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação da Orquestra de Música da Igreja Metodista Wesleyana de Vila Nive.

 

005 - ANDERSON CALEB DE ALMEIDA

Bispo da Primeira Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana, lê projeto, de autoria do Deputado José Bittencourt, que institui o Dia do Metodismo Wesleyano no Estado de São Paulo. Faz histórico da vida de John Wesley. Relata o modo como se deu a criação do metodismo. Fala do crescimento da religião no Brasil e no mundo.

 

006 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação do Coral Agnus Dei, de colégio de Itaquera.

 

007 - MÁRCIO MENDES

Major do Exército da Salvação, faz oração.

 

008 - ELIZÁRIO ALVES DOS SANTOS

Bispo Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Wesleyana, destaca a importância da realização desta solenidade. Menciona participação em evento, na Inglaterra, em homenagem a John Wesley. Fala sobre a origem do metodismo. Faz citações bíblicas. Ressalta a luta de John Wesley pela defesa dos mais humildes. Informa que, atualmente, existem cerca de 75 milhões de metodistas no mundo. Reflete acerca das contribuições que esta religião pode proporcionar ao Brasil.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia que esta sessão seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna, e exibe exemplar do jornal "Voz Wesleyana".

 

010 - ILDO MELLO

Faz oração de gratidão ao legado de John Wesley.

 

011 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação da Orquestra da Igreja Metodista Wesleyana de Vila Nive, com a presença do Pastor Elias Roson.

 

012 - ADEMIR DE ALMEIDA

Pastor do templo de São Miguel Paulista, faz oração. Destaca a importância desta solenidade.

 

013 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Apresenta livro sobre a história deste Legislativo. Faz homenagem, com entrega de placa, a alguns dos presentes. Cita fala do pastor e Deputado Federal Roberto Lucena sobre a Igreja Metodista. Comenta passagem bíblica. Destaca os projetos sociais da Igreja Metodista.

 

014 - ANDERSON CALEB DE ALMEIDA

Bispo da Primeira Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana, faz oração.

 

015 - BISPO NELSON

Faz oração.

 

016 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Meus irmãos, sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior. Queremos declarar que essa Sessão Solene tem como finalidade homenagear o metodismo Wesleyano, movimento fundado pelo missionário John Wesley em 24 de maio de 1738 e teve sua primeira experiência espiritual extraordinária e cuja herança marca a identidade da Igreja Metodista, Igreja Metodista Livre, Igreja Metodista Wesleyana, Exército da Salvação, da Holiness Igreja Evangélica, e da Igreja do Nazareno, entre outras.

Então, moldo para nós em nome da Presidência efetiva dessa Casa, Presidente Barros Munhoz e em nome da nossa família, em nome dos 94 Deputados aqui dessa Casa, nós queremos agradecer a presença de todos e dizer que é um marco para esta Casa estarmos hoje reunidos para homenagearmos essa importante igreja evangélica histórica e de suma importância para o evangelismo pátrio. Todos são bem vindos ao centro do Poder Legislativo de São Paulo, esse Parlamento que é o maior Parlamento Estadual da America Latina, onde nós aqui discutimos temas dos mais variados e dos mais importantes para a cidadania de São Paulo. Justamente nesse centro legislativo de São Paulo, homenageando essa igreja e declarando que Jesus Cristo é o Senhor do Estado de São Paulo, de todo o Brasil e de todos nós.

Eu convido a todos para ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Maestro Reginaldo Odai. Todos em pé.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Viva o Brasil.

Nós queremos apresentar a todos para deixar registrado nos anais dessa Casa a ilustre presença do Bispo Eliziário Alves dos Santos, Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Wesleyana. Quero que todos aplaudam por gentileza, ao Nosso Senhor Jesus. (Palmas.)

Aqui a minha direita, portanto, o Bispo Eliziário. Também a minha direita, o Bispo Anderson Caleb de Almeida, que é Bispo da Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana.

O Bispo Jose Ildo Mello, da Igreja Metodista Livre a minha esquerda, compondo a mesa. Também a minha esquerda o Bispo Adriel de Souza Maia, que é Bispo Presidente da Igreja Metodista da Terceira Região. E o Major Márcio Mendes, do Exército da Salvação. Para nós é uma alegria tê-lo aqui.

Registramos também a presença do Pastor Cândido, representando o Pastor Luiz Bergamim, Presidente da Igreja o Brasil Para Cristo, em São Paulo. O Pastor Tamar Camargo representa o Reverendo Orlando Silva, Líder Nacional da Igreja “O Brasil para Cristo”. O Pastor Marcos Miranda, da Igreja O Brasil para Cristo, representando o Deputado Federal Roberto de Lucena está aqui a minha esquerda. Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Salim Curiati, que é o decano da nossa Casa, com 10 ou 11 mandatos parlamentares.

Eu quero que vocês aplaudam ao Senhor pela vida do nosso decano, Antonio Salim Curiati.

Pastor Ademir de Almeida, que trabalha conosco, é um homem de Deus; um dos assessores do Deputado Roberto de Lucena.

Queremos agradecer ao Maestro Reginaldo pela condução da apresentação do nosso Hino Nacional. E desde logo passamos as oitivas dos nossos amigos e irmãos que estão conosco, depois de nomearmos as autoridades é praxe darmos a oportunidade, evidentemente também ouviremos a nossa orquestra, o coral da igreja e também a orquestra da Igreja Metodista Wesleyana.

Antes, porém, queremos agradecer a manifestação e justificar a ausência do Deputado Estevam Galvão que nos encaminha, ele é líder dos Democratas aqui nesta Casa e está manifestando a sua escusa por não estar presente. E também o Deputado Carlos Cezar manifesta as suas escusas por não estar presente a esse ato. Tem uma carta bonita aqui, assinada pelo Deputado Federal Roberto de Lucena em cuja carta ele apresenta o Pastor Marcos Miranda para representá-lo nessa justa homenagem à Igreja Metodista no Estado de São Paulo.

Queremos também de igual modo, uma carta subscrita pelo ilustre Deputado Roberto de Lucena, apresentando a esta Casa, inclusive nós faremos publicar no Diário Oficial Legislativo desta Casa, esse ofício do Deputado Roberto de Lucena falando do Projeto de lei que ele protocolizou dia 24/05/2003 na Câmara dos Deputados, que tem como objetivo instituir no Brasil o Dia Nacional do Metodismo Wesleyano. Nós fizemos no Estado de São Paulo através do Projeto de Lei 340/2011 que institui o metodismo Wesleyano no Estado de São Paulo que de igual modo com a aquiescência do Bispo Eliziário e do Bispo Anderson Caleb, fizemos essa diligência e o Deputado Roberto de Lucena, acolhendo e sendo um dos representantes da igreja no Congresso Nacional ou representante, então o fez no âmbito nacional. Essa mesma Sessão Solene que estamos celebrando neste Parlamento de São Paulo, haveremos no momento oportuno assim que o Bispo Eliziário der o start, juntamente com o Deputado Roberto de Lucena, estaremos no Congresso Nacional também celebrando ao Senhor pela Igreja Metodista Wesleyana no País.

Muito bem, queremos de pronto já ouvirmos a palavra de oração, pelo Bispo Anderson Caleb, que é Bispo da Terceira Região Eclesiástica da Igreja Metodista Wesleyana. O Bispo Anderson Caleb pode usar esse microfone ou o Parlatório. Momento de oração.

 

O SR. ANDERSON CALEB - Oremos ao Senhor. Eu peço que vocês se coloquem em pé. Não diante de nós nem dessa mesa, mas diante do Deus Todo Poderoso que é o autor da nossa fé, com o qual nós podemos falar por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo.

Pai, nós te damos louvor. Soberano Deus majestoso, tu és Santo, Santo, Santo. Tu és a razão da nossa vida, a razão da nossa existência e de todo, ó Deus, o universo subsistir. Te louvamos pelo Teu amor, por nos ter enviado o Teu próprio filho que deu a vida por nós ali na cruz do calvário. Entregamos ao Senhor esses momentos que aqui nos reunimos nessa Sessão Solene. São momentos que marcam nossa história e porque não dizer a história do Estado de São Paulo.

Te agradecemos, ó Deus, pelo coração aquecido e abrasado que vem atravessando as gerações, por esse fogo que se alastra em tantos corações, não só da Inglaterra, dos EUA e em tantos continentes do mundo, mas também em nosso continente, nosso país aqui no Brasil, que alastrou-se também no Estado de São Paulo. Obrigado por esse vento que o Teu Espírito sopra sobre nós. Obrigada pelos princípios do Evangelho que têm sido, Senhor, juntamente com esse vento do espírito, impregnado e inscrito em nossos corações. Toma a Presidência dessa sessão, seu servo, Pastor, Deputado José Bittencourt, usa-o bem como toda a mesa aqui composta nessa sessão.

Oramos ainda por essa Casa Legislativa para que, ó Deus, a justiça do Senhor seja feita, em cada projeto, na aprovação de cada Lei Estadual. Oramos agradecidos por essa noite e pelos amados irmãos que agradecidos aqui, estamos ó Deus, não meramente ostentando nenhum tipo de denominação institucional, mas estamos debaixo do teu sangue que nos cobre, porque somos membros da Tua igreja, una e única na Terra.

Obrigado por essa graça que nos destes, oramos agradecidos no nome Santo do Teu filho, Jesus. Amém e amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Obrigado Bispo Caleb, por essa palavra de oração. Enquanto o Bispo Adriel Maia, dirija-se ao microfone quer seja aqui ou no Parlatório para ler o Salmo 78 de Um a Sete, nós queremos registrar também a justificativa do Sr. Governador Geraldo Alckmin, dado a sua agenda e multiplicidade de compromissos, torna-se impossível o comparecimento do Governador a esse evento relevante no Estado de São Paulo. Está aqui a justificativa do Governador do Estado.

Também o Secretário Paulo Alexandre Barbosa, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Também da Maria Alice Cerello que é Chefe do Cerimonial desta Casa. Também a justificativa de Linamara Rizzo Battistella, que é Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. De igual modo, Coronel Batista Camilo, que é o Comandante Geral da Polícia Militar no Estado de São Paulo, manifesta as suas escusas por não ter podido comparecer a esse evento.

Vamos ouvir a leitura do Salmo 78, de Um a Onze, pelo ilustre Bispo da Igreja Metodista do Brasil, Adriel Maia.

 

O SR. ADRIEL MAIA - A palavra de Deus nos orienta na seguinte direção, nessa cerimônia tão importante.

“Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca. Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade. Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez. Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; Para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos. E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a Deus. Os filhos de Efraim, armados e trazendo arcos, viraram as costas no dia da peleja. Não guardaram a aliança de Deus, e recusaram andar na sua lei; e esqueceram-se das suas obras e das maravilhas que lhes fizera ver.”

Essa é a leitura da palavra de Deus para que possamos escutar a voz de Deus para as nossas vidas. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Nosso agradecimento ao Bispo Adriel e registramos a presença do Bispo Nelson Leite, da Igreja Metodista. Ele é Bispo jubilado, mas está conosco, fique em pé por gentileza. O Bispo Nelson serviu tanto a Igreja do Senhor e encontra-se jubilado. Aplaudam ao Senhor pela vida do Bispo Nelson. (Palmas.)

Agora a apresentação da Orquestra de Música da Igreja Metodista Wesleyana de Vila Nive. Enquanto o Maestro se posiciona, quero informá-los de que a nossa assessoria estará distribuindo, eu já pedi a autorização dos Bispos presentes, um certificado de participação nessa Sessão Solene para todos, a princípio imaginei que só daria por família, mas me parece que a quantidade dará para todos. A nossa assessoria estará distribuindo esse bonito certificado para materializar, é um documento da presença dos irmãos aqui nesse Parlamento de São Paulo. Maestro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da Orquestra da Igreja Metodista Wesleyana de Vila Nive.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Obrigado, Maestro PM Reginaldo Odai por essa música maravilhosa. Ouviremos agora, já está no Parlatório o Bispo Anderson Caleb com a leitura do histórico e do legado do Metodismo mundial.

 

O SR. ANDERSON CALEB - Sr. Presidente, prezados e amados irmãos, autoridades e todos os presentes, que a graça e a paz do Senhor os alcance ricamente nessa data memorável e histórica, para nós, Metodistas wesleyanos, e povo de origem wesleyana espalhado por todo esse Planeta.

Antes gostaria de ler o Projeto de lei 340/2011, da autoria de V. Exa. que nos preside, Deputado José Bittencourt, PDT.

O Projeto de lei institui o Dia Nacional do Metodismo Wesleyano no Estado de São Paulo, cujo texto é:

 “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Artigo I - Institui o Dia Nacional do Metodismo Wesleyano para homenagear os cidadãos evangélicos membros das igrejas de origem wesleyana.

Artigo II - A data comemorativa do Dia Nacional do Metodismo Wesleyano será todo dia 24 do mês de maio.

Artigo III - A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação”.

Autoria do Deputado José Bittencourt, PDT.

“Nossa história, nosso legado.

Reverendíssimos senhores Bispos, excelentíssimos Srs. Deputados e autoridades, nobres Pastores e líderes do povo de Deus, missionárias e irmãos presentes.

John Wesley, o instrumento de Deus.

Nosso objetivo hoje não é endeusar um homem ou alguma denominação. Somos wesleyanos e não wesleyólatras, todavia o Deus que usa homens e mulheres na história, escolheu John Wesley para escrever esta página de sua Igreja.

John Wesley nasceu na cidade de Epworth, Inglaterra, aos 17 dias de junho de 1703, foi um clérigo anglicano e teólogo cristão britânico, líder precursor do movimento Metodista. John Wesley iniciou seus estudos na universidade de Oxford onde começa a se reunir com um grupo de estudantes para meditação bíblica e oração, sendo conhecido pelos colegas universitários de "Clube Santo", ele não inventou o nome. Alunos, notando que os membros do grupo tinham horários e método para tudo que faziam, os tacharam como "Metodistas". Wesley preferia chamá-los simplesmente de "Metodistas de Oxford". Assim, gradua-se em Teologia, e pode ajudar a seu pai na direção da Igreja Anglicana. Isto até os 32 anos, quando atendeu a um apelo. Precisava-se de missionários na Geórgia, Nova Inglaterra.

Em suas reflexões sobre a origem e o crescimento do metodismo, Wesley sempre deu ênfase à espontaneidade de suas origens e a imprevisibilidade de seu desenvolvimento. A tarefa de determinar o começo verdadeiro de um movimento que surgiu espontaneamente e sem qualquer projeto ou pré-concepção é bastante difícil. Mesmo em 1765 ele notou que seria fácil calcular quantas narrativas têm sido feitas sobre o povo chamado Metodista. Entretanto, quando ele decidiu escrever a história dos Metodistas em sua Eclesiásticas History em 1781, ele foi muito especifico ao destacar três etapas no progresso do metodismo antes de 1739. Oxford, Geórgia e Londres.

Esta sugestão de uma progressão explícita dos desenvolvimentos iniciais fornece uma moldura dentro da qual se pode examinar as origens do metodismo.

Vinte e quatro de maio, um legado.

 No dia 24 de maio de 1738, uma pequena reunião, ouvindo a leitura de um antigo comentário escrito por Martinho Lutero, pai da Reforma Protestante, sobre a carta aos Romanos, nessa reunião na Rua Aldersgate, John sente seu coração se aquecer como um batismo no Espírito Santo. Experimenta grande confiança em Cristo e recebe a segurança de que Deus havia perdoado seus pecados. Neste dia na Rua Aldersgate em Londres, Wesley passou por uma experiência espiritual extraordinária, que é assim narrada em seu diário:

"Cerca de quinze para as nove da noite, enquanto ouvia a descrição que Lutero fazia sobre a mudança que Deus opera no coração através da fé em Cristo, senti que meu coração ardia de maneira estranha. Senti que, em verdade, eu confiava somente em Cristo para a salvação e que uma certeza me foi dada de que Ele havia tirado meus pecados, em verdade meus, e que me havia salvo da lei do pecado e da morte. Comecei a orar com todo meu poder por aqueles que, de uma maneira especial, me haviam perseguido e insultado. Então testifiquei diante de todos os presentes o que, pela primeira vez, sentia em meu coração".

Um dos maiores legados que temos é o dia 24 de maio de 1738. Mas o que foi e o que é o dia 24 de maio para os wesleyanos?

Primeiro - Foi uma experiência com fogo.

Nos dizeres do Bispo Francis Ensley: "Os sermões daquela época eram um ensaio moral, lido e sem ardor. Ensley afirma ainda que foi no meio do "congelamento ártico" de tal época que o coração de Wesley foi aquecido e abrasado. O maior medo de Wesley, não era que o metodismo morresse, mas que se tornasse uma religião fria, insípida. Wesley afirma que os inimigos do metodismo são os próprios "Metodistas" entre aspas.

Segundo - Dia 24 de maio foi uma experiência com o fogo de Deus e não com o fogo estranho. Em 24 de maio foi o avivamento do novo e não da novidade. Nenhuma nova doutrina, é a mesma doutrina da salvação e da santidade, agora, porém sob as brasas vivas do fogo do Espírito Santo.

Terceiro - Dia 24 de maio foi uma experiência, não a única! Wesley foi um homem de muitas experiências com Deus, através da oração e de sua palavra. Dia 24 de maio foi só o inicio de novos encontros de poder.

Quarto - Dia 24 de maio marcou o fim de um tempo e o início de um novo tempo. O fim da frieza emocional e espiritual, o fim do ritualismo e do formalismo, de uma religião sem entusiasmo e sem poder.

Quinto - Dia 24 de maio é um legado. Um legado para se transmitir a outra geração, um legado de um cristianismo que combina, emoção e razão, escrituras e poder de Deus, doutrina e experiência, coração e mente, santidade e cidadania, fé e obras. Um legado, uma herança missionária que não pode nos deixar calados nem trancados nos templos.

Depois do dia 24 de maio o "mundo é a nossa paróquia".

Nos 50 anos seguintes, Wesley pregou uma média de três a oito sermões por dia; a maior parte ao ar livre. Houve uma vez que pregou acerca de 14.000 pessoas. Milhares saíram da miséria e imoralidade e cantaram a nova fé nas palavras dos Hinos de Carlos Wesley, irmão de John. Os dois irmãos deram à religião um novo espírito de alegria e piedade.

Wesley ensinava que a conversão a Jesus é comprovada pela prática, testemunho, e não pelas emoções do momento. Valorizava os pregadores leigos que participavam lado a lado com os clérigos da missão de evangelização, assistência social e capacitação de outras pessoas.

Ele valoriza e recupera em sua prática a ênfase na ação e na doutrina do Espírito Santo como poder vital para a Igreja. Ele reconhecia a necessidade de se viver o Evangelho comunitariamente. John Wesley afirmou que "tornar o Evangelho em religião solitária é, na verdade, destruí-lo". Além de milhares de convertidos e encaminhados para a santificação cristã, houve também obras sociais dignas de destaque, como estas:

Dinheiro aos pobres, Wesley distribuía; compêndio de medicina que Wesley escreveu e foi largamente difundido; apoio na reforma educacional; apoio na reforma das prisões; apoio na abolição da escravatura.

Atualmente, o total de membros da comunidade Metodista no mundo está estimado em cerca de 75 milhões de pessoas. O maior grupo concentra-se nos Estados Unidos, a Igreja Metodista Unida neste país é a segunda maior denominação protestante. Hoje, além dos seguidores do Metodismo, a vida de muitos é influenciada pela missão de John Wesley. Movimentos posteriores como o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo devem muito a ele. A insistência wesleyana da busca da santificação pessoal e social contribui significativamente para a ideologia da busca de uma vida e mundo melhores.

Algumas Igrejas que são ligadas ao Movimento Wesleyano são, por exemplo, Igreja Metodista: Junius Estaham Newman, Pastor Metodista e Superintendente Distrital, foi o pioneiro da obra Metodista permanente no Brasil. Newman financiou sua própria vinda ao Brasil, com suas modestas economias. Chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 1867, mas fixou residência em Saltinho, cidade próxima a Santa Bárbara do Oeste, província de São Paulo. Desde 1869, pregou aos colonos, mas, dois anos mais tarde, no terceiro domingo de agosto, organizou o "Circuito de Santa Bárbara".

 Igreja Metodista Livre. A Igreja Metodista Livre surgiu como um movimento apostólico para alcançar e transformar o mundo fazendo discípulos e multiplicando líderes. A Igreja Metodista Livre surgiu em 23 de agosto de 1860, em Tenessee, Estado de Nova Iorque, EUA. O grupo presente à fundação era composto de 15 pastores e 80 leigos que clamavam contra a falta de espiritualidade e as injustiças sociais de seu tempo, enquanto buscavam preservar o ensino da santidade conforme ensinou João Wesley.

A Igreja Metodista Wesleyana, aos cinco dias do mês de janeiro de 1967, na cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, foi fundada a Igreja Metodista Wesleyana, compondo-se inicialmente de Ministros e leigos. Os motivos que levaram a igreja Metodista Wesleyana a nascer foram um chamado divino ao avivamento e a santidade na década de 60. E ainda se basearam na doutrina do batismo com o Espírito Santo, como uma segunda bênção para o crente com a evidência da glossolalia, ou falar em línguas, e na aceitação da obra pentecostal, incluindo os dons mencionados na Bíblia Sagrada com o Batismo por imersão de pessoas com arrependimentos de seu pecado. O movimento Wesleyano começou a desenvolver-se gloriosamente, e convocou-se o Concílio Constituinte para se reunir na cidade de Petrópolis, dos dias 16 a 19 de fevereiro de 1967, ocasião em que foi organizada a Igreja.

Hoje se encontra em todos os estados da federação e em diversos países do mundo, como também nos continentes europeu, asiático, africano e americano. A igreja Metodista Wesleyana tem como lema em sua bandeira a "Santidade como estilo de vida".

Exército de Salvação. O Exército de Salvação foi fundado em 1865 por William e Catherine Booth, chamados por Deus para declarar guerra ao vício e ao pecado nos bairros miseráveis da cidade de Londres. Rapidamente o movimento cresceu, organizou-se e hoje atua em 124 países, pregando a palavra de Deus em 175 idiomas, aliando seu trabalho evangelístico a uma atuação social intensa. No Brasil, o Exército de Salvação chegou em 1922 e, desde então, tem atuado junto às comunidades através de suas sedes locais, sociais e eclesiásticas, sedes regionais e a sede administrativa nacional em São Paulo.

 Em suas diversas atividades, que incluem uma atuação militante das mulheres, visitação a presídios e hospitais, ensino bíblico para crianças, entre outros, ou mesmo através de suas publicações na revista mensal Rumo, que se destinam a ensinar proclamar e celebrar o Evangelho, o Exército de Salvação tem alistado seus Pastores, chamados de Oficiais, e membros, chamados de Soldados ou Sargentos, para anunciarem ao povo brasileiro esta mensagem de transformação e amor.

Holiness Igreja Evangélica. A igreja Holiness do Japão possuía uma visão missionária baseada na metodologia de Paulo. No ano de 1897, o Japão é um país em grande transformação. Essas transformações são acompanhadas de grandes convulsões sociais. A migração de uma sociedade agrária para uma sociedade industrial tem o seu preço, o fim do período feudal. Milhares de camponeses trocam seus lares no interior e se deslocam em direção aos grandes centros urbanos em busca de trabalho. Com isso, surgem favelas, marginalização e problemas sociais. Juji Nakada é um jovem com 27 anos, um Pastor Metodista que, frustrado com seu fraco desempenho no Ministério de evangelização, pensa em largar o Ministério.

O Japão já está sendo evangelizado por cerca de trinta anos, e menos de 20% do país foi alcançado pela mensagem do evangelho. Esse jovem foi transformado. A Igreja do Nazareno, que é marcada, em sua identidade, pela herança Wesleyana. Igreja do Nazareno é uma Igreja de "Santidade". A Igreja cresceu em meio a focos de avivamento, nos Estados Unidos na segunda metade do século XIX.

 O anseio por uma vida incorrupta aqueceu o coração de inúmeros crentes, Metodistas e outros. Retiros especiais em áreas rurais, e trabalho missionário arrojado, foram evidências de um extraordinário desempenho. Eventualmente, as fronteiras denominacionais foram transpostas. Isso resultou na formação de algumas igrejas independentes, cuja caracterização básica era o apego à santidade ética e comportamental. Os membros dessas igrejas vieram de grupos de diferentes posições teológicas, Metodistas, batistas, presbiterianos e outros. O fundamento da Igreja do Nazareno foi edificado pela união de vários destes grupos independentes. Essas junções ocorreram periodicamente desde 1890. Em 1908, ano chave no processo de união, alguns adicionamentos vitais aceleraram o processo, que culminou na fundação oficial da Igreja. Ao longo da história recente, outras incorporações ainda têm ocorrido.

Essas foram algumas igrejas e eu encerro a leitura desse histórico agradecendo a vossa atenção. Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deus abençoe, Bispo Caleb. Nós estaremos assistindo agora a apresentação do Coral Agnus Dei, da Igreja Metodista Wesleyana de Itaquera. Maestro Darley Campos.

Após, ouviremos a palavra do Bispo Eliziário Alves dos Santos, que é o Bispo Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista Wesleyana. Ele trará uma mensagem reflexiva sobre a relevância do Metodismo Wesleyano e da sua mensagem para a sociedade de hoje.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral Agnus Dei.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deus abençoe o Maestro Darley por essa celebração ao Senhor, nosso Deus. A Ele, honra. A Ele, glória. A Ele, louvor. Enquanto o Bispo se dirige ao Parlatório, queremos ouvir uma palavra de oração dirigida ao nosso Pai pelo Major Márcio Mendes, do Exército de Salvação. Todos nos compenetremos nesse momento de oração. Sobre a nossa gratidão pela liberdade religiosa e de expressão que temos no nosso País.

 

O SR. MÁRCIO MENDES - Oremos.

Nosso Deus e nosso Pai, nosso coração se enche de gratidão e alegria nessa noite, por esse evento tão especial. Queremos também Senhor te louvar pelo nosso país e pela liberdade que nós temos de Te cultuar e de proclamar a Tua palavra. Ó Deus, isso não tem preço. E por isso nós queremos Te louvar, Te bendizer, e queremos Senhor, render-Te graças nessa noite. Obrigado Senhor, por esse vasto país. Obrigado pelas autoridades, por aqueles que governam, por aqueles, Senhor, que também pregam a Tua palavra, por aquelas igrejas que sinceramente estão Te servindo. Ó Deus, por tudo isso nós queremos manifestar a nossa gratidão. Aceite o nosso louvor, a nossa adoração, pois nós o fazemos em nome de Jesus, o nosso amado Salvador. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Bispo Eliziário.

 

O SR. ELIZIÁRIO ALVES DOS SANTOS - Que a bênção de Deus esteja sobre todos. Cumprimentamos a mesa em nome do nosso Presidente Deputado José Bittencourt, e por essa brilhante iniciativa, bem como aos demais colegas representando as suas igrejas e as demais pessoas que aqui vieram para prestigiar a obra de Deus. Com essa iniciativa tão brilhante que visa primeiramente exaltar o nome de Deus e mostrar a fidelidade de Deus para aqueles que se conduzem corretamente, que terminam a sua vida sobre a Terra dando de si o seu melhor em prol do reino de Deus.

Eu compartilhava com o Presidente sobre a fidelidade de Deus, quando a Bíblia nos diz que a memória do justo permanece para sempre. Eu tive o privilégio de estudar na Inglaterra, onde permaneci por quatro meses, e freqüentava uma igreja Metodista. Recordo-me quando fora convidado a participar das comemorações da morte de John Wesley, 200 anos da sua morte e até hoje o seu nome é lembrado em toda parte. E tudo isso tem a ver com a fidelidade de Deus, porque ele soube honrar a fidelidade de Deus, e Deus o tem honrado.

Na realidade, o ilustre colega Bispo Anderson Caleb já nos trouxe uma exposição clara do que acontecerá a partir da Universidade Oxford, que era um prenúncio do que Deus estaria a fazer, e depois da experiência do próprio John Wesley, quase que não se faria mais necessário falarmos. Mas uma vez que estamos inseridos na programação, tentaremos dar mais uma pequena contribuição sobre o movimento chamado Metodista, que nasceu na Inglaterra e se espalhou pelo mundo.

Contribuição do Metodismo para a Inglaterra e o Mundo.

O ser humano é por natureza um ser religioso, e por isso sente-se inclinando a prestar algum tipo de culto ou adoração a uma divindade qualquer, seja ela a elementos da natureza ou a alguma divindade fruto de sua imaginação. Daí a ideia do Panteão, ou Panteon, templo consagrado pelos gregos e romanos a todos os Deuses.

Quando de sua visita a Atenas, capital da Grécia, o apóstolo Paulo relata uma experiência interessante, visto ter ele observado o espírito de religiosidade dos gregos, que não satisfazendo-se em adorar muitos de seus Deuses, chegou ao ponto de dedicar um altar ao Deus desconhecido, conforme o seu relato no livro de Atos 17.22. "Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio".

Distanciando-se de Deus.

Sempre que os homens distanciam-se de Deus, as consequências são inevitáveis. Pois os seus valores morais, espirituais, éticos, que regem a vida do homem são destruídos e, como resultado toda a sociedade entra em decadência e ruína.

A história nos relata que mesmo os grandes impérios foram destruídos por negligenciarem a esses valores, que são os fundamentos do indivíduo, da família e da sociedade. Até mesmo a nação de Israel não fugiu a esta regra, e por isso todas as vezes que afastou-se de Deus, abandonando assim os seus mandamentos, amargou duros revezes, até que reconhecendo as suas transgressões voltava-se para Deus.

Na realidade, o maior trabalho dos profetas do Antigo Testamento era voltado para denunciar o pecado do povo e chamá-lo de volta a Deus. Este princípio ainda é válido para os dias da igreja que deve conclamar aos homens a que se arrependam e desfrutem da graça de Deus que lhes está disponível em Cristo Jesus. Esta é a mensagem de boas-novas, este é o verdadeiro Evangelho.

John Wesley, quando ele estava estudando teologia em Oxford, preocupava-se com o que ocorria em seu país, porque de fato como já fora dito pelo Bispo Anderson Caleb, a situação era gravíssima. Porque os homens se afastaram de Deus e as conseqüências não tardaram em vir.

Metodismo na Inglaterra.

A primeira coisa a estabelecer é que o Metodismo faz parte integrante do Movimento Protestante. Herdeiro da reforma mediante a Igreja da Inglaterra cujos 39 artigos formam a base dos Artigos de Religião do Metodismo e cuja liturgia, o livro de oração comum, exerceu grande influência na liturgia Metodista.

O Metodismo aceitou as três colunas principais da Reforma; a autoridade das Escrituras, a Justificação pela Fé e o Sacerdócio Universal dos Crentes, que podemos simbolizar pelos "Três P", ou seja, Palavra, Perdão e Povo.

Cinco chaves para compreender a nossa herança Metodista.

Experiência da Rua Aldersgate - em Londres - no dia 24 de Maio de 1738, que é conhecida como experiência do coração aquecido ou do coração abrasado e que não fora outra coisa senão uma experiência pessoal e real de John Wesley com o seu Deus, assim como tivera Isaias, que ele relata no Capítulo Seis do seu livro, quando ele diz que no ano em que morreu o Rei (ininteligível) e todos os leitores da Bíblia bem o sabe. Assim acontecera com John Wesley.

O segundo ponto é a evangelização, Com o nascimento de uma nova classe social na Inglaterra do século XVIII, que era formada de mineiros e operários da fábrica. Uma classe sofrida que não recebia a atenção da sociedade, e nem mesmo da Igreja Oficial da Inglaterra. Foi a essa gente que Wesley e os seus seguidores passaram a pregar, e dar-lhes a devida assistência.

A ação social era levada a sério, pois entendia que aqueles a quem era pregada a mensagem de conforto espiritual, também precisava de atenção para as suas necessidades materiais.

Esta assistência estendia-se ao operário, às crianças, às viúvas, aos idosos e também aos escravos. É bom lembrar que a última carta que Wesley escreveu foi endereçada a William Wilberforce, encorajando-o na sua luta no Parlamento inglês contra a escravidão.

Muitos aqui devem ter assistido a um programa humorístico dizendo, ali alguém representando um certo Governador, e o entrevistador dizia, Governador, na sua campanha o senhor prometeu que iria construir muitas casas para atender aos pobres, mas o que se tem visto na sua administração são construções de pontes e viadutos. E ele respondeu, sim, eu tenho honrado o meu compromisso porque pobre mora embaixo de ponte e viaduto. E assim eu vejo que chegam até mesmo a satirizar. Mas, John Wesley não. Ele entendeu que o pobre é importante aos olhos de Deus. Ele não se esquivou, mas se aproximou e veio dar atenção ao povo. Ao que nos parece, ele levou a sério a palavra que a mãe do Rei Lemoel falou-lhe quando ele assumira o poder. E assim como Suzana Wesley aconselhara muito o seu filho, e há quem diga que Suzana Wesley foi quem pôs método no metodismo. E assim dizia a mãe de Lemoel, abre a tua boca a favor do mundo pelo direito de todos que se acham desamparados. Abre a tua boca, julga retamente, defende os direitos dos pobres e necessitados, e John Wesley levou isso a sério e nós sabemos do resultado do seu empenho em atender essa classe marginalizada. Com o nascimento de uma nova classe social na Inglaterra, como já dissemos, houve muitos problemas e precisava uma igreja sensível. Desculpem-me a franqueza, mas hoje não é apenas a classe política e com raras exceções, deixa de dar atenção aos pobres, mas até mesmo a igreja de Cristo, dando preferência a construir grandes catedrais suntuosas, enquanto que às vezes têm muitos pobres dentro da própria comunidade evangélica sofrendo necessidades.

O terceiro ponto a ser considerado é o povo.

Wesley entendia que as pessoas eram importantes para Deus, independente da classe que ela pertencesse, e por isso não apenas era sensível às suas necessidades, mas procurava despertar nelas o sacerdócio universal dos crentes, assim como Lutero também entendia. Daí porque ele soube utilizar-se da força leiga, quebrando um paradigma de sua época. Sem, contudo, deixar de exigir deles uma disciplina rígida que os levava a serem aplicados à leitura, e sérios no cumprimento de suas responsabilidades.

Quarto ponto é a ênfase na Santificação.

Para Wesley não bastava alguém aderir à fé Cristã, mas antes pelo contrário, tal pessoa precisava convencer-se da necessidade de um crescimento ininterrupto, quer na comunhão com Deus, quer na sua conduta como cristão. Segundo as suas próprias palavras, perfeição é pureza de coração, é imitação de Cristo, comunhão ininterrupta com Deus e seus propósitos, e acima de tudo o amor.

O quarto ponto a ser considerado para entendermos a herança Metodista é o Metodista como missionário. Os Metodistas entendiam que a sua responsabilidade e a razão de sua existência seria reforçar a nação. Particularmente a igreja, e espalhar a santidade bíblica em toda a nação.

Este ardor missionário não ficou restrito apenas ao seu país, mas atravessou os mares e espalhou-se pelo mundo. Hoje a bandeira Metodista tremula em todos os continentes e essa Igreja que nasceu com ideais tão lindos desdobrou-se em dezenas de outras denominações que guardam as raízes do Metodismo que nasceu para fazer diferença no mundo, e preparar os homens para o Reino de Deus.

Sua influência na Inglaterra

Graças ao movimento Metodista nascido em meados do século XVIII, a Inglaterra foi poupada de uma possível guerra civil, e liberta de muitos males sociais que estavam a destruí-la. Quando Wesley faleceu, estima-se que havia cem mil seguidores na Inglaterra, e uns 50 mil através do mundo. Hoje, é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores denominações do mundo, e como já fora dito a pouco, segundo as estatísticas, a família Metodista no mundo com seus diferentes ramos, já atingiu a cifra de 75 milhões de adeptos.

O que este movimento religioso nascido na Inglaterra tem a nos ensinar para que mudemos a história de nosso querido Brasil?

Primeiro, que somente o evangelho de Cristo é capaz de transformar o ser humano, devolvendo-lhe a dignidade de filho de Deus. Conforme a sua imagem e semelhança.

Segundo, que quando a Igreja leva a sério a sua missão, a sociedade pode ser transformada, uma vez que em seu DNA consta que ela nasceu para ser "luz para o mundo e sal da terra", como disse Jesus.

Terceiro e último lugar, entendemos que há esperança para o Brasil. Apesar da grande desigualdade social, que é perceptível em todo território nacional. Apesar da violência que está presente em toda parte, fazendo vítimas que têm atingido todas as classes sociais e inclusive os representantes dos Poderes Executivos, Legislativo e Judiciário. Sim, apesar de tudo isso, há esperança para o Brasil, pois há um Deus nos céus que não abdicou de seu poder, e que é Senhor da história. E há uma Igreja implantada neste país, a fim de cumprir as suas ordens, daquele que morreu para dar vida aos homens, sim vida com abundância, o nome dele é Jesus. Vamos anunciá-lo! Vamos, pois ele nos comissionou. Que Deus nos abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deus abençoe, Bispo Eliziário. Continue abençoando. Hoje ele exerce essa missão de presidir o Colégio Episcopal que é o órgão máximo deliberativo da Igreja Metodista Wesleyana no Brasil e o Conselho (ininteligível) que também é o Conselho deliberativo.

Quero fazer um registro aqui, eu peço que o câmera por gentileza pegue. Por falar em câmera, lembrei que essa Sessão Solene está sendo transmitida pela TV Assembleia e nós estaremos enviando um DVD. Quem nos solicitar, estaremos disponibilizando e enviando posteriormente aos interessados. Essa Sessão Solene será transmitida no domingo às 21 horas. E ela é também reprisada em outras oportunidades, de tal modo que o nosso câmera está pegando todos os irmãos, peço que levantes a Voz Wesleyana, que é um veículo de publicação oficial do metodismo no Brasil, além das revistas de escolas dominicais com todas as faixas etárias, publicações específicas, mas, a Voz da Igreja Metodista traz um tema sugestivo e atualíssimo, “Depressão na igreja”. Aquele filho mais velho que ficou deprimido com o retorno do filho pródigo, ele era deprimido dentro da igreja, temos registro desse jornal aqui nesse momento, para noticiarmos a todos que temos esse veículo poderoso de comunicação, que é a Voz Wesleyana aqui no Brasil. O Bispo Ildo estará fazendo uma oração de gratidão pelas igrejas de origem wesleyanas, pelo legado de John Wesley e pelo legado de 24 de maio de 1878. Todos sentados. Logo após ouviremos a orquestra da Igreja Metodista Wesleyana de Vila Nive, com o Pastor (ininteligível) Robson.

 

O SR. ILDO MELLO - Querido Deus e amado Pai Celestial, nós queremos nessa oportunidade, engrandecer, bendizer o Teu Santo nome. O Senhor que é Senhor da Igreja, o Senhor que deu a Sua vida para salvar, para resgatar, apresentar diante de Deus uma igreja saudável, sem mancha, sem ruga. Uma igreja que tem a vocação de ser sal da terra, luz do mundo, de representar, ó Deus, de testemunhar Jesus Cristo. E o Senhor levantou John Wesley há muitos anos atrás. Um homem, ó Deus, que foi usado tremendamente pelo Senhor, um homem que experimentou o poder do espírito, a graça salvadora e santificadora do espírito santo, e através dele, Senhor, houve um reboliço santo. Uma transformação imparcial, vidas foram salvas, a sociedade foi transformada e abençoada, e serve Senhor, de modelo para uma ação integral, para uma missão que a igreja alcança o homem todo, que alcança a sociedade, e nós Te louvamos e Te bendizemos por esse legado, por essa igreja, por essa influência de Wesley chegou ao Brasil, e nós queremos ó Deus, mais e mais sermos dignos dessa herança bendita. Fazermos valer ó Deus, esse nosso chamado, essa nossa vocação. Pedimos ajuda do Senhor, pedimos que o Senhor esteja trabalhando em nós para que possamos honrar a Tua palavra, o Teu santo nome, e através de nós, através da igreja, através de todos os wesleyanos, ó Deus, possa o Teu nome ser engrandecido, o Brasil, ó Deus, poder experimentar mais e mais da justiça do Teu reino, ó Deus, em Jesus Cristo, Senhor, para a Tua glória. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Amém. Ouçamos então a Orquestra anunciada. Estamos nos encaminhando para o final dessa cerimônia.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da Orquestra Weysleana de Vila Nive.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Deus abençoe. Uma palavra de oração pelo Pastor Ademir de Almeida, da Igreja Metodista Wesleyana de São Miguel Paulista, que foi o canal de bênção que intermediou a nossa iniciativa de estarmos fazendo essa medida Legislativa, nos aproximou com o Bispo Eliziário e também com o Bispo Caleb, e demais irmãos da Igreja Metodista Wesleyana em São Paulo.

 

O SR. ADEMIR DE ALMEIDA - Querido Deus e glorioso Pai Celestial, eu exalto e glorifico Teu Santo e maravilhoso nome por essa oportunidade tão gloriosa de dentro dessa Casa de Leis, podermos, ó Deus, juntos exaltar o Teu nome através desse grande povo, o povo wesleyano.

Te louvamos, ó Deus, pela nossa liderança, Te louvamos, ó Deus, por cada Pastor e por cada membro dessa denominação. Te louvamos, ó Deus, pela vida do nosso querido e amado Deputado Estadual, o Pastor servo do Senhor, José Bittencourt. Senhor, ele ouviu.

Te louvamos, ó Deus, pela vida do teu servo, que colocou na dependência do Senhor para abençoar a Igreja Metodista Wesleyana nesse grande trabalho, Deus querido, a minha palavra nesse momento é de gratidão ao Senhor.

Te louvamos pela família wesleyana, te louvamos, Senhor, por cada igreja aqui representando o povo de origem wesleyana, recebe Pai querido, o nosso louvor. O Senhor sabe o quanto o nosso coração está feliz e alegre porque nesse local, que é o local onde se trata tantos assuntos, e entre eles, Deus querido, a Tua igreja pode aqui se fazer presente para declarar que Jesus Cristo é o Senhor deste Estado.

Recebe, Deus querido, o meu louvor, a minha gratidão, em nome do Senhor e Salvador Jesus. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Amém. Nossa gratidão ao Senhor. Passemos então, antes da oração final pelo Bispo Caleb, e a bênção apostólica que será (ininteligível) pelo Bispo Eliziário Alves dos Santos, quero passar as mãos aqui em São Paulo, o Legislativo de São Paulo através da Presidência elaborou um compêndio trazendo a história dos Parlamentares de São Paulo desde 1835 até 2011. São 17 Legislaturas e esse livro traz essa síntese dos Parlamentares de São Paulo desde 1835. Eu passo as mãos do Bispo Eliziário esse livro, e dos demais Bispos à mesa. Trabalho do nosso Presidente efetivo da Casa, Barros Munhoz, com a Mesa Diretora desse Parlamento. Bispo Anderson, receba um exemplar, Bispo Ildo de igual modo, Major Márcio Mendes e Bispo Adriel Maia. E o Bispo Nelson, quero que receba como gesto de reconhecimento do seu trabalho dispensado a obra de Deus.

 

* * *

 

- É feita a entrega do exemplar do livro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - O Bispo Eliziário está generosamente abrindo mão para impetração da bênção apostólica para o Bispo Nelson. Peço que ele dirija-se então à frente, após a oração do Bispo Caleb.

Temos também uma placa que eu gostaria de passar às mãos dos Bispos que estão a minha frente. Desculpe, Bispo Márcio, não recebemos o seu nome a tempo para a confecção da placa, mas eu me comprometo a entregá-la ao senhor posteriormente.

Bispo Eliziário recebe, portanto, essa bonita placa. Aplaudam ao Senhor pela vida do nosso Bispo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - É uma placa com o brasão da Assembleia, registrando o projeto e descrevendo esse momento solene, mas de um significado muito grande, emblemático para a obra de Deus no Brasil. Bispo Anderson Caleb. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Bispo Ildo.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Bispo Adriel.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa comemorativa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Queremos então ouvir a palavra de oração do Bispo Caleb. E antes da oração e da bênção do Bispo Nelson, quero fazer um registro, Pastor Marcos Miranda, de uma frase que o Deputado Roberto de Lucena proferiu por ocasião daquele encontro e tivemos, aquele almoço próximo à Portuguesa, em São Paulo.

O Pastor Roberto de Lucena foi muito feliz, exaltando as qualidades dessa igreja. Fizera a menção de que é uma igreja que não tem escândalo no púlpito. Eu achei aquilo fenomenal. Foi uma pérola que Deus deu ao Pastor Roberto de Lucena dizendo que a Igreja Metodista no Brasil, em todas as suas vertentes, é uma igreja que não tem escândalo no púlpito. Nunca ouviu nem presenciou nem notícia a respeito de escândalo no púlpito. No meu entender, aquilo me impactou.

Eu quero que vocês aplaudam ao Senhor pela vida do Pastor Roberto de Lucena e por essa verdade da Igreja Metodista.

Irmão Marcos Miranda, faça esse registro ao Pastor Roberto de Lucena e o Bispo Eliziário está aqui confirmando que nos conservemos assim.

É algo singelo, algo simples, Jesus foi o homem mais simples da face da Terra. A Bíblia diz que ele era humildade e coração. Nós precisamos sempre pautar as nossas vidas pelas lições deixadas por Jesus no Evangelho e também pelas virtudes e características de Jesus registradas no Evangelho. Deus abençoe a todos. Para mim foi uma honra conduzir essa Sessão Solene e dizer aos irmãos que vamos continuar a trabalhar pelo engrandecimento dessa igreja, do corpo de Cristo em São Paulo, para que haja crescimento moral, intelectual, espiritual e também crescimento social do Corpo de Cristo nesse bonito Estado. Deus abençoe. A Igreja Metodista tem projetos sociais. Eu e o Pastor Roberto de Lucena estaremos juntos nos irmanando para utilizarmos as atribuições dos nossos mandatos e também as prerrogativas constitucionais dos nossos mandatos a serviço do reino de Deus e a serviço da Igreja Metodista Wesleyana aqui nesse Estado. Deus abençoe a todos. 

 

O SR. ANDERSON CALEB - Gostaria de convidá-los a ficar em pé e convidar os Bispos presentes para estarem aqui ao meu lado. O Major Márcio e o Sr. Presidente, nosso querido Pastor, para que déssemos as mãos e que vocês dessem as mãos também.

Eu tenho participado com muita honra do movimento aqui no Brasil, de unidade do povo Metodista, que é liderado pelo nobre Bispo Ildo que está aqui. Eu louvo a Deus por essa comunhão santa, por essa unidade que o Espírito de Deus tem soprado, sobre nós e entre nós.

Então, John Wesley disse uma vez, “se o teu coração é igual ao meu, dá-me a mão e meu irmão será”. E os nossos corações são aquecidos, abrasados, ardem em chamas para Deus, independente de qualquer denominação, se Jesus Cristo é o Senhor da sua vida e se a Bíblia é o seu único livro de regra e prática, e fé, de conduta, então nós somos irmãos em Cristo.

Só nos resta dizer, Pai Bondoso e Majestoso, muito obrigado. Obrigado por esse dia histórico. Lembro-me de que hoje se entre nós estivesse, estaria aniversariando o saudoso Bispo Jessé Teixeira de Carvalho. Somos gratos a Ti pela vida daquele seu servo que participou do início desse sonho que é hoje realidade. Sabemos que ele está Contigo e Te louvamos, ó Deus, pelo legado que ele também nos deixa.

Mas, queremos ó Deus, continuar porque não podemos parar, não é aqui o nosso descanso. Te louvamos, Senhor, pela oportunidade que nos dá o Estado de São Paulo, de ter reconhecido na forma de Lei Estadual um dia que tem alcançado, abalado e inflamado corações no mundo inteiro, dia 24 de maio como Dia Nacional do Metodismo Wesleyano.

Te louvamos porque esse não é um dia apenas de Metodistas ou de wesleyanos, mas é um dia para adorar o teu nome acima de tudo e glorificar ao Senhor, ao Teu filho e ao Teu Santo Espírito porque a despeito do pecado não desistiu de nós e chama todos os homens sem nenhuma distinção em todos os lugares, ao arrependimento e fé.

O Senhor não é Deus de alguns escolhidos, mas é Deus de todos, que nos ama a todos, e que chama a todos sem fazer acepção ou distinção de qualquer pessoa, povo, raça, estado social, porque o Senhor amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. E é por causa da Tua graça que estamos aqui de mãos dadas. Queremos caminhar juntos, Senhor, porque o Senhor espera isso, orou por isso e nós queremos ser a resposta da Tua oração, vivendo em unidade.

Obrigado por essa família amada, família wesleyana. Obrigado, Senhor, por esse Estado amado que tem me acolhido, Estado de São Paulo. Pelos novos irmãos que aqui tenho conhecido, pelas amizades, e obrigado porque a Tua igreja é um lugar de acolhimento para todos nós que viemos para São Paulo ou nascemos em São Paulo, não importa, Tua igreja sempre está de portas abertas porque o Teu coração que é mais quente do que o nosso, o coração que ama incondicionalmente ao ser humano é o coração que nos recebe a todos.

A Ti damos toda a honra, toda a glória e todo o louvor pela existência desse ramo da igreja universal, pela existência do Teu povo, do povo Metodista, do povo Metodista wesleyano. Te damos louvor e damos a Ti todo o reconhecimento e mais uma vez insisto e quero repetir na Tua presença e dos meus irmãos, a Ti seja toda a honra, glória e louvor por esse dia memorável.

Abençoa mais uma vez, intercedemos de mãos dadas Senhor a essa Casa Legislativa, para que daqui emanem Leis que venham socorrer o pobre, venham socorrer o necessitado, que venha amparar o direito do mais fraco, que venha fazer justiça e distribuir essa justiça em nosso Estado, toma a Presidência dessa Casa, e cada Deputado possa ser de alguma forma dirigido e tocado por Ti. Também oramos por suas almas, porque são seres que Tu ama, são pessoas que Tu ama, possuem almas, possuem (ininteligível) e que precisam conhecer o único e suficiente Salvador e Condutor à vida eterna, o Teu filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Alcança cada um deles e suas famílias, cada funcionário dessa Casa. Oramos por eles e oramos pela cidade de São Paulo, pelo Prefeito, pela Prefeitura, oramos pelo Governador Geraldo Alckmin deste Estado, bem como pela Presidente da República Dilma Rousseff. Enfim, que todos os Poderes, Executivo, Legislativo e também o Judiciário sejam alcançados pela Tua graça, pelos princípios de justiça e dignidade da pessoa humana, que emanam do calvário, que emana das páginas da Tua palavra, da Bíblia. Sendo assim, agradecemos pela oportunidade no todo Santo, Poderoso e Maravilhoso nome do Teu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, amém e amém.

 

O SR. NELSON - Para continuarmos nesse espírito e nessa unidade, Senhor, derrama sobre nós a Tua bênção, a Tua presença, a graça e o amor do Senhor Jesus, a vitalidade, a unidade e a sustentação do Teu Espírito Santo.

Que Tua Trindade etérea possa manifestar-se sobre toda a Tua igreja, estando também com essa Casa, com o nosso povo e com a nossa pátria, agora e para todo o sempre, amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Esgotado o objeto da sessão, declaramos encerrada em nome de Jesus. Deus abençoe a todos.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 53 minutos.

 

* * *