15 DE AGOSTO DE 2003

29ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EMPRESA BALDAN DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

 

Presidência: MARQUINHO TORTORELLO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/08/2003 - Sessão 29ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: MARQUINHO TORTORELLO

 

COMEMORAÇÃO DOS 75 ANOS DE FUNDAÇÃO DA EMPRESA BALDAN-IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

001 - MARQUINHO TORTORELLO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva por solicitação do Deputado ora na direção dos trabalhos com a finalidade de comemorar os 75 anos de Fundação da Empresa Baldan-Implementos Agrícolas. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - VILMER BALDAN

Como representante da Família Baldan, historia seu começo, no Brasil e afirma que se confunde com a fundação da cidade de Matão.

 

003 - PAULO ROBERTO GOMES CENTENO

Diretor-Geral da Agri Tillage do Brasil, detentor da marca Baldan, fala do trabalho da empresa e de seu planejamento com nova tecnologia até 2005. Entrega uma placa simbólica em homenagem à Baldan Implementos Agrícolas S.A.

 

004 - JAYME GIMENEZ

Prefeito de Matão, fala também em nome do Vereador Edson Corrêa, presidente da Câmara Municipal daquela cidade e lê discurso do Vereador.

 

005 - EDSON GOMES

Deputado, representante da região do Alto Tietê, fala da importância da Indústria Baldan no agronegócio do País. Parabeniza a Família Baldan.

 

006 - Presidente MARQUINHO TORTORELLO

Anuncia um número musical, executado pela Banda Municipal de Concerto Infanto-Juvenil de Matão. Homenageia a Sra. Maria Terezinha Fonseca Baldan e o Sr. Vilmer Baldan.

 

007 - VILMER BALDAN

Lê o constante na placa. Agradece a homenagem ao Presidente Marquinho Tortorello.

 

008 - Presidente MARQUINHO TORTORELLO

Lembra alguns momentos da saga da família Baldan. Anuncia a execução do Hino Oficial do Município de Matão. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

  - É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR . PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - A Presidência dá por aprovada a ata da sessão anterior.

Exmo. Sr. Prefeito da cidade de Matão, Jayme Gimenez; Exmo. Sr. Vereador Oswaldo Gomes, representando o Presidente da Câmara Municipal de Matão, Edson Corrêa; Sr. Vilmer Baldan, representante da Família Baldan; Sr. Paulo Roberto Gomes Centeno, Diretor Geral da Agri Tillage do Brasil, detentora do uso da marca Baldan; Sr. Oscar Baldan; Sr. Walter Baldan; Sr. Pedro Baldan; Sr. Antônio Vagner Pereira; Sr. Vereador Valter Luiz Trevizanelli; Sr. Vereador Ezequiel Gonçalves; Sr. Luiz Tadeu Gimenes e Sra. Juju Oliveira.

Esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 75 anos de fundação da empresa Baldan, Implementos Agrícolas.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda Musical de Concertos Infanto-juvenil de Matão, sob a regência do maestro Rubens Costa Luz.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

Esta Presidência agradece à Banda Musical de Concerto Infanto-juvenil de Matão.

Tem a palavra o Sr. Vilmer Baldan, representante da Família Baldan.

 

  O SR. VILMER BALDAN - Exmo. Sr. Deputado Marquinho Tortorello, Presidente desta sessão solene; Exmo. Sr. Prefeito Matão, Jayme Gimenez; Exmo. Sr. Vereador Oswaldo Gomes, representando o Vereador Edson Corrêa, Presidente da Câmara Municipal de Matão, em nome de quem saúdo os demais vereadores presentes; autoridades, clientes, fornecedores, senhoras e senhores, coube-me a agradável missão de falar em nome da Família Baldan nesta noite solene em que este Poder presta esta homenagem pelos 75 anos dos produtos Baldan.

É uma honra estar aqui para falar da Baldan, pois sua história se confunde com a própria história de Matão.

Foi no longínquo ano de 1928 que os irmãos Narciso, meu pai, e Carino fundaram a empresa Baldan.

Modestos imigrantes italianos, Narciso e Carino Baldan, nesta terra abençoada, plantaram a semente do trabalho. Logo chegaram seu pai Pietro e os irmãos Adolfo, Serafim, Maria e Pedro, o Tio Pinherim. A semente frutificou em solo fértil. No decorrer dos anos, transformou-se numa grande e respeitada empresa.

Durante toda a sua existência a Baldan sempre primou por seu grande objetivo, que é a qualidade de seus produtos.

A Baldan fez escola. Muitos empresários de sucesso passaram pela Baldan e ali aprenderam as primeiras lições para a fabricação de seus produtos.

No ano de 1952 a Baldan produziu o seu primeiro disco para implementos e máquinas agrícolas fabricado no Brasil, com tecnologia inteiramente nacional, destacando-se por ser a pioneira. O disco fabricado no Brasil significou a independência do nosso país nos produtos agrícolas importados e contribuiu decisivamente para o desenvolvimento dos implementos agrícolas no Brasil.

Estamos completando 75 anos de existência.

Voltando os olhos para o passado, relembro todos aqueles que nos ajudaram, com seu trabalho, a construir nossa grande empresa. Relembro e homenageio os bravos trabalhadores que nestes 75 anos de existência foram nossos parceiros, ajudando com o seu suor a construir a Baldan e aos nossos clientes, que nos prestigiaram com a preferência aos nossos produtos.

Há mais de sete décadas os produtos Baldan, graças à excelência de sua qualidade, ocupam lugar de destaque no cenário agrícola nacional e internacional, exportando para 58 países.

Aprendemos nestes 75 anos a enfrentar as crises com trabalho e criatividade. Acreditamos em nossos sonhos e eles se tornaram realidade graças à determinação, à luta e à vontade de vencer.

Além do parque industrial, que proporcionou ao longo dos anos milhares de empregos, investimos também em propriedades agrícolas, todas no município, contribuindo para o desenvolvimento da nossa querida Matão.

A Baldan também sempre esteve voltada para a área social da nossa cidade, contribuindo com nossas entidades de benemerência.

Participando do Gema - Grupo Empresarial Matonense - orgulha-se de ter sido uma das principais colaboradoras na construção do novo Hospital Carlos Fernando Malzone.

Com as exigências cada vez maiores das demandas - nacional e internacional - a Baldan buscou parceria e a encontrou na Agri Tillage do Brasil para manter a confiabilidade e a excelência da qualidade dos produtos Baldan.

Agradecemos esta homenagem, que teve a iniciativa do nobre Deputado Marquinho Tortorello, que vem desempenhando uma excelente atuação no nosso Estado, principalmente em nossa Matão e região.

Em nome da Baldan, agradeço a todos que nos honraram com a presença nesta homenagem que hoje recebemos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - A Presidência passa a palavra ao Dr. Paulo Roberto Gomes Centeno, Diretor-Geral da Agri Tillage do Brasil, detentora da marca Baldan.

 

O SR. DR. PAULO ROBERTO GOMES CENTENO - Saúdo o Exmo. Deputado Marquinho Tortorello, Presidente desta solenidade, representando o Deputado Sidney Beraldo, DD. Presidente desta Casa, em nome de quem saúdo os demais deputados presentes.

Saúdo o Exmo. Sr. Dr. Jayme Gimenez, mui digno Prefeito de Matão.

Saúdo o Exmo. Sr. Osvaldo Gomes, 2º Secretário da Câmara Municipal de Matão, representando o Dr. Edson Corrêa, Presidente da Câmara Municipal de Matão, em nome de quem saúdo os demais vereadores matonenses.

Saúdo os nossos ilustres parceiros, aqui representados pelo Sr. Pinherim, Oscar e Vilmer Baldan, três de muitos dos protagonistas desta história e ao saudá-los faço-o extensivamente a todos os Baldan, os que conosco convivem e aqueles que já nos deixaram.

Saúdo meu prezado amigo, Dr. Roberto Carlos Kepler, representante dos nossos acionistas.

Saúdo as demais autoridades, meus colegas diretores e funcionários da Agri Tillage, nossos clientes, fornecedores, minhas senhoras e meus senhores é com muita honra que venho a esta tribuna como representante da Agri-Tillage do Brasil Ltda., detentora do uso da marca e produtora dos produtos Baldan, empresa parceira industrial da Baldan Implementos Agrícolas S.A., para também homenagear os grandes responsáveis por essa história de sucesso, a família Baldan, a Baldan Implementos Agrícolas S.A., os produtos Baldan, pessoas que chegaram da distante Itália no início do século passado para trabalhar na construção do progresso de Matão através da criação de uma marca e de produtos para a agricultura, sinônimos de pioneirismo, de persistência e da capacidade de realização dessa família símbolo histórico do desenvolvimento e da cultura do nosso município.

Com a conclusão das negociações com a família Baldan no segundo semestre de 1999, a Agri-Tillage do Brasil Ltda. habilitou-se a produzir os produtos que, naquele momento, já possuíam 71 anos. Nós da Agri-Tillage reconhecemos o desprendimento da família Baldan possibilitando essa parceria e, a partir dela, afastaram-se das operações. Nós da Agri-Tillage sentimo-nos orgulhosos pela parcela de contribuição que já empregamos na continuidade dessa história. Particularmente, gratifica-me identificar a satisfação de todos aqueles que, diariamente, enfrentam comigo a batalha de bem administrar e bem produzir. Gratifica-me identificar a satisfação daqueles que vendem por saberem que entregaremos um produto de qualidade, tecnologicamente atualizado e, acima de tudo, gratifica-me a satisfação do dever cumprido ao ter o reconhecimento do nosso cliente por ter ele a recompensa pela escolha e, em contrapartida, o capital investido na aquisição dos nossos produtos.

Hoje, posso afirmar que os Baldan reconhecem que estamos preservando e dando seqüência à tradição dos produtos por eles criados. Abro aqui um parêntese para saudar o Dr. Paulo Morita, meu antecessor à frente da Agri-Tillage que, com sua habilidade, soube montar uma equipe de gestores, muitos aqui presentes, alguns que comigo seguem por ter dado o início operacional dessa parceria. Hoje vemos a Agri-Tillage do Brasil posicionada entre os líderes do setor em que atua, com um volume de negócios projetado para 2003 que supera as duas centenas de milhões de reais, dos quais 75% destinados ao mercado interno e 25% para os países com quem mantemos negócios regulares.

Mas não podemos parar por aqui. Atualmente a Agri-Tillage realiza um arrojado programa de investimentos envolvendo o triênio 2003/2005, que visa à modernização do parque industrial, o que lhe permitirá aumentar sua capacidade de produção. Buscamos, com isso manter a Agri-Tillage do Brasil acompanhando o desenvolvimento e o crescimento da cadeia produtiva do agronegócio nacional. Vemos, num futuro próximo, que o produtor rural brasileiro ainda disporá de estimados 90 milhões de hectares de área cultivável sem que para isso tenha de derrubar uma única árvore.

Há muito que crescer, há muito que produzir para reduzir a fome no mundo. Para atender essa expansão da agricultura entendemos que devemos continuar investindo. Só assim estaremos atendendo à demanda que, inevitavelmente, ocorrerá sobre as máquinas e implementos agrícolas as quais, permito-me afirmar, são tão bem produzidas pela Agri-Tillage do Brasil Ltda.

Neste ano de 2003 a Agri-Tillage une-se à família Baldan para, juntos, comemorarmos os 75 anos de sucesso de uma marca. São 75 anos de uma trajetória de fabricação de produtos que contribuem para o melhor proveito da agricultura nacional e internacional.

Relembro que a história dos Baldan confunde-se com a história da nossa cidade. Se aqui estamos comemorando 75 anos de fabricação dos produtos Baldan, registro que neste mês, no dia 27, comemoraremos os 105 anos de fundação do município de Matão. Parabéns à Baldan, parabéns a Matão.

Encerro em nome dos acionistas da Agri-Tillage, em nome de todos os meus colegas da Agri-Tillage, para fazermos a entrega de uma placa simbólica da nossa homenagem à Baldan Implementos Agrícolas S.A. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Cumprimentamos o ilustre Deputado pela feliz e justa homenagem à empresa Baldan e aos 75 anos de contribuição ao agronegócio. Foram enviados convites para todas as Câmaras Municipais e prefeitos do Estado de São Paulo em reconhecimento à importância da empresa Baldan.

Recebemos mais de 120 fax com cumprimentos pelo sucesso da homenagem. Todos os Secretários de Estado enviaram cumprimentos e saudações aos homenageados. Gostaria de citar o fax enviado pelo Sr. Secretário de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meireles, assim como 80 dos 94 deputados estaduais e 45 deputados federais.

Tem a palavra o Sr. Prefeito Municipal de Matão, Jayme Gimenez, que também fala em nome do vereador Edson Corrêa, presidente da Câmara Municipal de Matão.

 

O SR. JAYME GIMENEZ - Sr. Presidente, mui digno Deputado Estadual Marquinho Tortorello; caro Vereador Osvaldo Gomes, representando neste ato o Presidente da Câmara Municipal de Matão Vereador Edson Corrêa, o “China”; Sr. Vilmer Baldan, representante da família Baldan; Paulo Roberto Gomes Centeno, Diretor-Geral da Agri- Tillage do Brasil, detentora da marca Baldan, na pessoa de quem quero saudar todos os demais diretores da Agri-Tillage do Brasil; Vereador Valter Luiz Trevizanelli, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Município de Matão, na pessoa de quem quero saudar os demais secretários municipais da nossa Prefeitura aqui presentes; Ezequiel Gonçalves, Vereador da Câmara Municipal de Matão, na pessoa de quem quero saudar todos os demais vereadores presentes; Juju Oliveira, Diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Matão; Sr. Antonio Vagner Pereira, representando neste ato o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Dr. Duarte Nogueira; Sr. João Gomes, representando neste ato o Deputado Federal Dimas Ramalho; Sr. Oscar Baldan, Sr. Pedro Baldan, Sr. Walter Baldan todos esses representantes da família Baldan, Dr. Luiz Tadeu Gimenes, meu irmão e ex-Prefeito de Matão, Sra. Maria Terezinha Fonseca Baldan, esposa do Sr. Vilmer Baldan, na pessoa de quem quero saudar todas as esposas dos diretores da Baldan; quero saudar os membros da nossa querida Banda de Concerto Musical Infanto-Juvenil do Município de Matão, da Prefeitura Municipal de Matão, e faço a saudação na pessoa do Maestro Rubens; quero saudar as demais autoridades presentes a este ato, saúdo a imprensa que dá cobertura a este evento e quero saudar os funcionários desta Casa de Leis, as Sras. Deputadas, Srs. os Deputados.

Sinto-me muito honrado e alegre neste dia, por vários motivos, mas dois especiais.

Um deles porque venho a esta tribuna matar a saudade. Durante oito anos exerci mandato de deputado estadual nesta Casa, representando a região central do Estado, e que por muitas vezes assomei a esta tribuna para defender os interesses do nosso povo, do nosso Estado e principalmente da nossa região. O segundo motivo é por que volto hoje aqui muito honrado e alegre é que, como Prefeito de Matão, pela segunda vez, venho saudar em nome do povo matonense a empresa Baldan, a marca Baldan que completa 75 anos de existência, e a empresa Agri-Tillage do Brasil hoje detentora da marca Baldan, dando continuidade ao trabalho realizado nesses 75 anos.

Peço licença aos senhores para fazer a leitura do discurso que faria nesta noite, nesta Casa, o Prefeito da Câmara Municipal de Matão, o Vereador Edson Corrêa “China”, o qual, devido a grave incidente ocorrido com seu filho no dia de hoje, não pôde comparecer a esta Casa. Seu filho foi seqüestrado, mas felizmente o seqüestro terminou e terminou bem. Não tinha ele condições emocionais para vir. Pediu que fosse representado pelo Vereador Osvaldo Gomes e que eu fizesse a leitura do discurso que proferiria aqui, para que ficasse gravado nos Anais desta Casa de Leis.

Diz ele o seguinte:

Através dos produtos Baldan e da empresa Agri-Tillage do Brasil, Matão, município de médio porte do interior paulista, hoje se faz presente nesta digna Casa Legislativa Estadual.

Com o mais alto orgulho, como matonenses que somos, nos dirigimos a todos os presentes para propormos uma reflexão, conclamando para que observem bem o rosto do interior paulista, aqui tão bem espelhado pela família Baldan e pela Agri-Tillage do Brasil, e vejam o quanto ele representa para a economia e o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Esta mostra viva do interior, retratada pelos produtos Baldan e pelas empresas Agri-Tillage do Brasil, vem contar para todos os presentes uma história de ousadia, luta e pioneirismo, que ora se funde com a história do País, ora se funde com a história do nosso Estado de São Paulo, ora se funde com a história da nossa querida Matão.

Aqui só existe uma constatação: o interior merece respeito!

Pelo que passaremos a relatar, todos entenderão que o volume de negócios na casa das duas centenas de milhões de reais hoje almejado, que levará a empresa Agri-Tillage do Brasil, através dos produtos Baldan, a se posicionar como líder do segmento em que atua, a comercialização dos produtos Baldan em todo o Brasil e em mais 56 países, o moderno parque industrial e tecnológico de 256 mil metros quadrados, muito tem a ver com a história deste país, com a história deste Estado. Uma história que já dura 75 anos, uma história de garra, de determinação, e acima de tudo de coragem, para enfrentar desde as conseqüências de duas guerras mundiais, de enfrentar e superar os desacertos da política econômica nacional, até alcançar o patamar de glória que hoje ocupa, que tanto causa orgulho para o município de Matão, para o Estado de São Paulo e para esse imenso Brasil.

Hoje nesta sessão, estamos respirando tradição e saudosismo!

Hoje nesta sessão, estamos reverenciando a memória da nossa terra e da nossa gente.

Gente que chegou da distante Itália para trabalhar na construção do progresso e no desenvolvimento de Matão, do Estado de São Paulo e do Brasil.

Gigantes pela óptica da dimensão dos sonhos almejados, gigantes na disposição de construir uma história ímpar, gigantes na determinação de vencer os muitos obstáculos que encontraram pelo caminho, gigantes que experimentaram o dissabor e as conseqüências de duas guerras mundiais, a primeira ainda Itália, a segunda já aqui no Brasil.

Mas nem a guerra fez com eles esmorecessem. A criatividade e a vontade de vencer falaram mais alto do que a guerra, e à custa dela criaram produtos para fabricar e vender.

Não existe possibilidade de se referir ao nome Baldan sem entrarmos na história de Matão. Desde o início da trajetória da família Baldan, os fatos e acontecimentos foram se fundindo com a vida de nossa querida Matão.

O mesmo sonho de prosperidade, a mesma luta pela conquista de novos horizontes, a mesma garra nos momentos de dificuldades, a mesma determinação para romper barreiras.

Na década de 20, Narciso, Pietro, Adolfo, Pedro e Serafim protagonizaram o início da marca Baldan, abrindo picadas pelas nossas matas, em busca da matéria-prima para a confecção dos primeiros produtos, o que nos faz concluir que o nosso chão matonense deu sua seiva para o sustento das primeiras peças da marca Baldan, pois da sua mata densa e abundante era retirada a madeira brotada do seu solo fértil, e por isso podemos afirmar que na marca Baldan tem Matão e Matão tem a marca Baldan!

Tendo como lema principal a união da família, seguindo as pegadas de seus precursores, Oscar, Walter, Vilmer, Edison, Pedro Neto e seus descendentes deram seqüência à grande obra iniciada, seguindo à risca os exemplos de garra e coragem. Reverenciamos, desta feita, a memória do Oscar Lúcio, um dos soldados que, ainda jovem, tombou no meio do caminho, por vontade de Deus.

Com o passar do tempo, a garagem alugada deu lugar às novas instalações na Rua Rui Barbosa e posteriormente, com o vertiginoso crescimento da empresa e da cidade, a transferência para um amplo parque industrial foi inevitável.

Com o passar do tempo, durante o percurso de 75 anos, os carroções e os tonéis de madeira deram lugar aos arados de tração animal, aos discos para arados e grades, à plantadeira, chegando aos dias atuais aos produtos confeccionados com equipamentos de alta precisão e alta tecnologia.

Falar mais da longa e substancial história da família Baldan e dos produtos Baldan seria furtar daqueles que irão me suceder nesta tribuna a oportunidade de expressar seus sentimentos.

Passamos então a nos reportar sobre a Agri-Tillage do Brasil Ltda., cuja história nasceu também de um ideal nobre, que era dar continuidade a esta história de garra e de luta até então delineada.

Pessoas que também vieram de terras distantes, que acreditaram em Matão e no seu povo trabalhador e hospitaleiro.

Matão recebeu a Agri-Tillage do Brasil de braços abertos, e desde que aqui fincaram suas raízes, pudemos sentir o quanto a mesma tem retribuído essa hospitalidade.

Além do investimento incalculável que é a manutenção de aproximadamente 1.100 empregos na nossa cidade, patrimônio que reputamos da maior importância, nesse tempo de crises e incertezas, a Agri-Tillage está presente como parceira, tanto do Poder Público Municipal, como de toda sociedade, para a realização de programas sociais, culturais, educacionais, que a faz crescer cada vez mais aos olhos dos matonenses.

Apesar dos poucos anos vividos em Matão, pela sua grandeza e por tudo que já proporcionou ao povo de Matão, podemos afirmar que a Agri-Tillage do Brasil já faz parte da nossa história.

Queríamos nos referir finalmente aos trabalhadores, que no dia a dia, de sol a sol, ajudaram e ajudam, através dos anos, a construir com as próprias mãos essa grande história.

Expressamos na oportunidade, um agradecimento especial do Poder Legislativo de Matão ao Deputado Marquinho Tortorello, pela alta sensibilidade que o norteou para apresentar tão justa homenagem. Esse jovem Deputado que tão bem conhece a força e a garra do interior paulista, porque tem suas raízes fincadas no interior, cuja história de sua família também serve de exemplo para todos, assim como a família Baldan. Aproveitamos o ensejo, e apresentamos publicamente a nossa gratidão pela contribuição ímpar que a família Tortorello prestou e ainda tem prestado à nossa querida Matão.

Estendemos esse reconhecimento ao Excelentíssimo Senhor Presidente desta Casa Legislativa e aos demais nobres Deputados que apoiaram a iniciativa dessa homenagem.

Rendemos finalmente graças a Deus, pelas bênçãos concedidas ao povo de Matão, ao Estado de São Paulo e ao nosso Brasil pelo nascimento, pela trajetória e pelos 75 anos de vida dos produtos Baldan e pela grandeza da empresa Agri-Tillage do Brasil.

Muito obrigado.

a) Edson Corrêa - China

Presidente.

Quero fazer minha as palavras do Vereador China, e acrescentar que a marca Baldan, trazida pelas mãos da família Baldan, faz um marco na nossa história. As ligações de amizade, de carinho, de respeito da minha família com a família Baldan, levam-nos a deixar aqui o nosso abraço, o nosso reconhecimento, os nossos cumprimentos a essa família, aos funcionários da Agri-Tillage e a seus diretores. Em nome do povo de Matão, que tenho a honra de aqui representar, deixar o nosso muito obrigado, os agradecimentos de um município, os agradecimentos de uma população por tudo que a família Baldan fez e vem fazendo.

A alegria, como eu disse, é grande e a honra também não é menor em poder estar de volta a esta Casa, em ocupar esta tribuna para poder falar de algo que conheço quase que desde o nascimento.

Tenho 64 anos de idade, e, desde que me conheço por gente, lembro-me da família Baldan, lembro-me dos implementos da Baldan, lembro-me da sirene da Baldan apitando às seis horas e 30 minutos da manhã, às 10 horas, às 11 horas e às cinco horas da tarde. Lembro-me das reuniões que aconteciam no armazém do meu pai, do meu avô e do meu tio - a Casa Gimenez -, nos finais de tarde.

Lembro-me da figura do Sr. Gino Cavallari, em nome de quem quero reverenciar todos os demais funcionários que passaram por essa casa. O Sr. Gino Cavallari, que punha fogo na fornalha todos os dias e que não fazia questão de demonstrar que era um operário simples, e que, ao final do dia, saía todo sujo de carvão e passava pelo armazém, tomava sua pinguinha e ia para casa descansar, para voltar no outro dia, e assim fazia durante 365 dias por ano.

Lembro-me muito bem do Sr. Pedro Baldan, que carinhosamente chamávamos de Velho Baldan, aquele velho que demonstrava, com toda sua idade, muita força, muita dedicação pelo que fazia e muito orgulho pelo que produzia.

Assim, quero deixar, em meu nome, em nome da minha família, e em nome do Poder Legislativo e do Poder Executivo de Matão, os meus parabéns, o nosso muito obrigado, e que o bondoso Deus continue derramando bênçãos sobre Matão, de maneira especial sobre a família Baldan, para a marca Baldan, sobre a Agri-Tillage do Brasil, que possa continuar levando o nome de Matão através da marca Baldan para o resto do mundo.

Ao terminar, quero mais uma vez deixar o meu muito obrigado ao Deputado Marquinho Tortorello pela iniciativa da realização desta Sessão Solene. Esta é uma sessão, é bom que se frise, que o Poder Legislativo do Estado de São Paulo faz em nome dos 94 deputados em homenagem a uma empresa que tem uma marca que tem tradição, que se orgulha dela, que é a marca Baldan.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esta Presidência gostaria de anunciar a presença do Sr. José Carlos Chiozzini, diretor da Ciesp, no Município de Matão. Gostaria também de ler fax recebido por ocasião do evento:

“Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Gabinete do Ministro.

Divisão de Relações Públicas.

Exmo. Sr. Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo Sr. Deputado Marquinho Tortorello, 3º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo meus agradecimentos pela gentileza do convite para a sessão solene em comemoração aos 75 Anos de Fundação da Empresa Baldan, Implementos Agrícolas, no próximo dia 15 de agosto. Informamos, lamentavelmente, a impossibilidade de meu comparecimento, em razão de compromisso anteriormente assumido. Formulo votos de pleno êxito ao evento. a) Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.”

Gabinete do Governador do Estado de São Paulo: “Exmo. Sr. Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado Marquinho Tortorello, 3º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Prezado Sr. O Governador Geraldo Alckmin agradece o honroso convite para a sessão solene de comemoração dos 75 Anos de Fundação da Empresa Baldan, Implementos Agrícolas, que se realizará no dia 15 de agosto próximo, às 20 horas, no Plenário Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. Infelizmente, compromissos agendados anteriormente me impediram de estar presente ao evento. Em nome do Governador, parabenizo pela iniciativa e enviamos cumprimentos ao Deputado Marquinho Tortorello e a todos participantes do evento. Cordialmente a) Fernando Leça, Secretário particular do Governador”.

Presidência da República, Casa Civil: “Exmo. Sr. Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Exmo. Sr. Deputado Marquinho Tortorello, 3º Secretário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Prezados Srs. Deputados. Agradeço o convite para a sessão solene para comemorar os 75 Anos de Fundação da Empresa Baldan. Na impossibilidade de comparecer, por compromissos anteriormente agendados, desejo sucesso em tão importante evento. Atenciosamente. a) Marcelo Barbieri.”

Convido meu companheiro, nobre Deputado Edson Gomes, representante da região do Alto Tietê, para fazer uso da palavra neste momento.

 

O SR. EDSON GOMES - PFL - Meu amigo e nobre Deputado Marquinho Tortorello, que preside esta sessão solene, meu amigo Prefeito Municipal de Matão, Dr. Jayme Gimenez, ex-deputado, que fez um extraordinário mandato, reconhecido como um dos melhores prefeitos deste País, a quem temos a honra de receber neste plenário, nobre vereador Oswaldo Gomes, representando o Presidente da Câmara Municipal de Matão, Sr. Edson Correa; Dr. Antonio Vagner Pereira, representante do Secretário de Agricultura, Duarte Nogueira, quero saudar o Sr. Vilmer Baldan, em nome de quem saúdo toda a família Baldan.

Estava ouvindo atentamente as pessoas que ocuparam esta tribuna, meu nobre Prefeito, e, de acordo com suas sábias palavras, disse que ainda deixaria alguma coisa para que seus sucessores pudessem falar neste momento grandioso. V. Exa. foi muito feliz quando fez o histórico, de maneira bem detalhada, pelo conhecimento que tem da família Baldan, a quem, neste momento, estou tendo a alegria e a honra de conhecer pessoalmente.

Quero abrir um parêntese e cumprimentar esse grande Deputado Marquinho Tortorello, que teve essa brilhante idéia. Nós, que vivemos no meio do agronegócio, entendemos e conhecemos a importância da Indústria Baldan, que tem como esteio essa família extraordinária, a família Baldan. Neste País, onde o agronegócio é hoje o sustentáculo da economia, representando mais de 40% do PIB, encontramos em toda parte os implementos - os arados, as grades, as plantadeiras - da família Baldan. O agricultor hoje, com a nova cultura de produtividade, colhe seus produtos 90, 120, 140, 150 dias depois, movimentando a nossa riqueza.

Vejo aqui hoje, em meu nome e do meu irmão Vadão Gomes, Deputado federal, para dizer que todos utilizamos os seus equipamentos e sabemos o quanto isso significa para a riqueza do nosso país. Quero cumprimentar V. Exa., nobre Deputado Marquinho Tortorello, cumprimentar o prefeito e todo o povo de Matão, porque é uma honra e uma alegria ter uma indústria do porte da Baldan.

Parabéns a V. Exa., nobre Deputado Marquinho Tortorello e ao Prefeito Gimenez. Que Deus ilumine sempre essas famílias empreendedoras e que trazem novos horizontes para este país que está começando. O Brasil não começou com Pedro Alvarez Cabral, porque este é um país que há 12 anos produzia 42 milhões de grãos, hoje está produzindo 112 milhões de toneladas e daqui a 20 a 25 anos estará produzindo 400 a 500 milhões de toneladas. Quero dirigir-me à família Baldan e dizer que este país está começando agora e que os senhores estão de parabéns.

Que Deus ilumine a família Baldan para que continue produzindo esta tecnologia, que vai continuar contribuindo e muito para a riqueza deste país!

Um grande abraço e muito obrigado! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Assistiremos agora a Banda Municipal de Concerto Infanto-Juvenil de Matão, sob a regência do Maestro Rubens da Costa Luz.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da Banda Municipal de Concerto Infanto-Juvenil de Matão sob a regência do maestro Rubens da Costa Luz.

           

* * *

 

O Sr. Presidente - Marquinho Tortorello - PPS - Neste momento, esta Presidência gostaria de prestar uma singela homenagem à Senhora Maria Terezinha Fonseca Baldan. (Palmas.)

 

* * *

           

- É feita a entrega de flores.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Marquinho Tortorello - PPS - Esta Presidência também presta uma homenagem ao Senhor Vilmer Baldan. (Palmas.).

 

* * *

           

- É feita a entrega de uma placa.

 

* * *

 

O SR. VILMER BALDAN - Passo a ler o constante da placa:

“Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Palácio Nove de Julho.

Em nome do povo paulista, presto à família Baldan as mais sinceras homenagens pela excepcional dedicação ao desenvolvimento de nosso Estado e do Brasil. De geração em geração, transformaram-se em verdadeiros exemplos de determinação e trabalho. Deputado Marquinho Tortorello.”

Nobre Deputado Marquinho Tortorello, a quem a família Baldan agradece. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Marquinho Tortorello - PPS - Meu companheiro, nobre Deputado Edson Gomes, grande defensor da Agricultura neste Parlamento; Prefeito do Município de Matão, meu amigo, Jayme Gimenez; Vereador Oswaldo Gomes, representando o Presidente da Câmara Municipal de Matão, Sr. Edson Corrêa; Sr. Vilmer Baldan, representante da família Baldan; Sr. Paulo Roberto Gomes Centeno, Diretor Geral da Agri Tillage do Brasil; Sr. Antônio Vagner, representando neste ato o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Sr. Duarte Nogueira; Sra. Maria Terezinha Fonseca Baldan; Sr. Oscar Baldan, Sr. Pedro Baldan, conhecido carinhosamente como Tio Pierim; Sr. Walter Baldan; Vereador Valter Luiz Trevizanelli, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Matão; Sr. Ezequiel Gonçalves, Vereador à Câmara Municipal de Matão; Sr. João Oliveira, Diretor de Cultura do Município de Matão; Sr. Luiz Tadeu Gimenez, ex-Prefeito de Matão; Sr. João Gomes, representando o Deputado Federal Dimas Ramalho; Sr. José Carlos Chiozzini, Diretor da CIESP do Município de Matão.

A cada dia, tenho mais a certeza de que existem ocasiões em que homenagear a coragem, a fé, a disciplina e a dedicação de algumas pessoas parece pouco e pequeno diante sua grandeza.

É com grande satisfação que estamos nesta sessão solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo homenageando e comemorando os 75 anos de fundação das empresas Baldan e seus produtos.

Sem sombra de dúvidas lembramos esta noite de sinônimos de luta e determinação, que colocaram a marca Baldan em lugar de destaque no cenário mundial por seu nível de qualidade.

É impossível esquecer da importância da agricultura no contexto nacional. O Brasil não é mais uma promessa, mas é reconhecido como potência agrícola em todo o mundo.

O agronegócio em todos os seus níveis representa um peso muito significativo na balança comercial brasileira.

E o Estado de São Paulo se faz presente e consciente de tamanha importância e aproveito esse momento para saudar o senhor Antonio Wagner Pereira, chefe de gabinete e neste ato representando o Secretário da Agricultura do Estado, e pedir que transmita ao titular da pasta, meu amigo e sempre Deputado Duarte Nogueira, meus parabéns pelo belíssimo trabalho frente à Secretaria.

Meus amigos, quantos postos de trabalho, quantas famílias foram formadas e sustentadas durante esses três quartos de século da Baldan?

Quanta terra foi lavrada e quanto se aumentou na produtividade agrícola mundial graças ao desenvolvimento dos produtos Baldan ?

São apenas números, mas afirmativamente o nome Baldan e seus colaboradores representam trabalho e luta.

É certo que ocorreram momentos difíceis. A instabilidade econômica e a retração dos investimentos, por exemplo, trazem consigo dias nebulosos para qualquer empreendimento, mas quando bem capitaneada a boa nau resiste a qualquer tempestade.

É inevitável que nesse momento de homenagens não voltemos pela linha do tempo já citado pelos oradores que me antecederam.

Nossa história remonta a 1925, em Noale, província de Veneza, de onde os irmãos Narciso e Carillo Baldan saem em busca de um sonho, como inúmeros outros imigrantes, assim como meus antepassados, que vieram em busca de uma vida mais promissora em um novo continente.

Muitas foram as dificuldades, mas o sonho começava a se tornar realidade em 04 de janeiro de 1928, quando surgia a empresa Baldan & Irmãos, na cidade de Matão.

Aos poucos a família estaria novamente unida. No ano seguinte, o patriarca Pietro Baldan se uniria aos filhos nessa grande empreitada.

Foram épocas que exigiram ainda mais suor, talento e criatividade para vencer momentos de crise.

A Baldan foi a pioneira na fabricação de discos para arados e grades. Isto contribuiu, e muito, para o desenvolvimento da agricultura nacional, pois assim o país iniciou sua independência das importações de implementos.

Com altíssima qualidade, os discos da Narciso Baldan & Irmãos, foram reconhecidos no cenário agrícola mundial.

Em 1972 foi inaugurado o atual parque industrial da empresa. Naquele ano a produção atingiu o patamar de 6 mil equipamentos, somente os discos para arados e grades consumiram 8 mil toneladas de aço.

Meus caríssimos Srs. Oscar, Pedro, Valter e Vilmer Baldan, não pedi licença para fazer essas citações, mas não poderia deixar de ressaltar e lembrar alguns momentos da saga de vossa família à frente da empresa, assim como não posso deixar de citar e lembrar de todos os colaboradores que passaram e que estão na empresa dedicando-se, espelhados sempre na labuta dos patriarcas Baldan.

Em 2000, Agri-Tillage do Brasil Ltda. passa a utilizar-se da marca Baldan, continuando com a mesma qualidade e eficiência forjada por estes mestres e verdadeiros exemplos de competência.

Senhor Paulo Centeno, superintendente da Agri-Tillage do Brasil, receba em nome dos atuais colaboradores da empresa minhas sinceras congratulações pelo belo trabalho que vem sendo desenvolvido.

Agradeço e parabenizo em nome deste Parlamento e com certeza em nome de todo o Estado de São Paulo.

Meus amigos, o nome Baldan mistura-se com a própria história de Matão, que no próximo dia 27 de agosto comemora seus 105 anos de fundação.

Terra querida, a "terra da saudade", onde passei e passo momentos felizes de minha vida.

Somente 30 anos separam esses verdadeiros marcos do interior paulista.

Peço licença aos homenageados para parabenizar o Prefeito, o sempre Deputado desta Casa, Jayme Gimenez, e aos membros da Câmara Municipal aqui presentes e representados aqui pelo Vereador Osvaldo Gomes, que recebam em nome da população matonense as sinceras congratulações deste Parlamento.

Todos os Srs. e Sras. estejam certos, e peço que transmitam isso quando retornarem a suas casas, que este Deputado está e estará humildemente sempre à disposição da cidade, que para minha honra é o berço natal de meu pai, de minha mãe e da maior parte de minha família.

O nome e a marca Baldan estão cravados em minha memória desde menino como exemplo do qual aprendi a me orgulhar e espelhar.

A Baldan, independente da forma institucional que esteja representada, merece todos os nossos cumprimentos e o nosso respeito pelo exemplo de união, perseverança, dedicação e competência de grandes homens que sempre acreditaram num Brasil melhor.

Homens que acreditam no resultado de muito trabalho e fé.

Homens que colocaram e colocam a alma naquilo que fazem.

Homens que não esmorecem diante da diversidade.

Peço a Deus que nos abençoe e que continue dando a todos nós a força da qual precisamos para continuar na luta por um mundo melhor.

Muito obrigado. Agradeço à família Baldan e a todos vocês. (Palmas.)

Assistiremos agora à execução do Hino Oficial do Município de Matão, a valsa “Saudades de Matão”, pela Banda Musical de Concerto Infanto-Juvenil de Matão, sob a regência do Maestro Rubens da Costa Luz.

* * *

 

- É executado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

O SR. PRESIDENTE -MARQUINHO TORTORELLO - PPS - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerra-la, esta Presidência agradece a todas as autoridades, aos funcionários desta Casa e aqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade, e convida todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 52 minutos.

 

* * *