06 DE JUNHO DE 2005

030ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À “REDE VIDA”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA e JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

Secretário: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/06/2005 - Sessão 30ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEAR A REDE VIDA

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, a pedido o Deputado José Carlos Stangarlini, com a finalidade de homenagear a Rede Vida, na data em que comemora os dez anos de sua fundação. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Elogia a Rede Vida, fundada em São José do Rio Preto, emissora que é referência pelo caráter ético de sua programação.

 

002 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência. Recorda a fundação da Rede Vida, criada por intelectuais, clérigos e juristas. Faz entrega de placa alusiva à data.

 

003 - MARCELO APARECIDO COUTINHO DA SILVA

Presidente da Diretoria Executiva do Inbrac, destaca a importância da televisão como meio de comunicação.

 

004 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia número musical. Faz entrega de placas alusiva à data aos homenageados.

 

005 - JOÃO MONTEIRO DE BARROS

Vice-presidente do Conselho Superior do Inbrac, discorre sobre a fundação da Rede Vida e as perspectivas da empresa para o futuro.

 

006 - ANTÔNIO MARIA MUCCIOLO

Presidente do Conselho Superior do Inbrac, fala sobre o papel da Rede Vida em todo o Brasil, principalmente para o público católico.

 

007 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Informa que  a Rede Vida é a quarta maior emissora em cobertura nacional e relembra a saudação à emissora feita pelo Papa João Paulo II, na sua última viagem ao Brasil. Agradece a todos que colaboram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado José Carlos Stangarlini para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - José Carlos Stangarlini - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Rodrigo Garcia - PFL - Esta Presidência dá as boas-vindas a todos, cumprimentando o Sr. João Monteiro de Barros, vice-Presidente do Conselho Superior do Inbrac - Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã; Dom Antônio Maria Mucciolo, Presidente do Conselho Superior do Inbrac; Dr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva, Presidente da Diretoria Executiva do Inbrac/Rede Vida; Sr. Sebastião Misiara, Presidente da Uvesp, velho amigo, parceiro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e também apresentador da Rede Vida de Televisão.

Esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo à solicitação do Deputado José Carlos Stangarlini, e tem por finalidade homenagear os dez anos de fundação da Rede Vida de Televisão.

Com muita satisfação, convido todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico, Antônio Ferreira Menezes.

 

* * *

 

- é executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar. E antes de passar a Presidência dos trabalhos ao meu colega nobre Deputado José Carlos Stangarlini, grande Deputado desta Casa, permitam-me fazer uma pequena saudação e um pequeno cumprimento pelos dez anos de fundação da Rede Vida de Televisão.

Eu que tenho a satisfação de representar o interior nesta Casa Legislativa, mais especificamente a região de São José de Rio Preto, que sedia a Rede Vida de Televisão. É uma satisfação muito grande presidir uma sessão solene solicitada pelo nobre Deputado José Carlos Stangarlini, que vai justamente homenagear a rede Vida de Televisão pelos seus dez anos.

Eu tive oportunidade de ver o nascimento da Rede Vida de Televisão, o seu crescimento e hoje cobrindo todo o nosso território nacional, sendo já referência nas opiniões, referência na sua programação. É uma satisfação muito grande para o Parlamento de São Paulo homenagear não só a empresa, não só o instituto, mas uma Rede de Televisão que procura ter ética na sua programação e proporcionar ao cidadão debates, discussões e programas que levem conhecimento à sociedade brasileira. É, portanto, uma satisfação muito grande homenageá-los. Sejam todos muito bem-vindos à Assembléia Legislativa de São Paulo, à Casa e ao Parlamento do cidadão.

Neste momento tenho a satisfação de passa a Presidência ao autor da homenagem, nobre Deputado José Carlos Stangarlini. Muito obrigado. Meu boa noite a todos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. José Carlos Stangarlini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Sr.Presidente Rodrigo Garcia, eu é que me sinto honrado por V. Exa. ter vindo abrir esta sessão solene e depois de ter passado os trabalhos para este Deputado. Muito obrigado.

Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Antonio Maria Mucciolo, Ilustríssimo Senhor João Monteiro de Barros Filho, Ilustríssimo Doutor Marcelo Aparecido Coutinho da Silva, minhas senhoras, meus senhores, caros amigos telespectadores da Rede Vida de Televisão.

Hoje, esta casa de leis, que congrega os representantes do povo do Estado de São Paulo, presta, por iniciativa deste Deputado, justa homenagem a esta preciosa tele difusora nacional por sua primeira década de vida.

Até o ano de 1995, com raras exceções regionais, a Igreja Católica Apostólica Romana não podia contar com o apoio de uma emissora de televisão de alcance nacional. Como católico praticante, acompanhava, com pesar, a queda da qualidade ética na programação.

Era patente o descaso com a fé que, até meados da década passada, transformaram a missa dominical na única programação realmente católica. Ciente desta necessidade, o Doutor Monteiro requisitou ao presidente José Sarney a concessão do canal 11 de São José do Rio Preto.

A disputa por este canal de tele difusão era acirrada e o jornalista da cidade de Barretos possuía grandes e poderosos concorrentes. Quis a vontade divina que a concessão fosse dada ao Monteiro e, como Deus não faz nada pela metade, colocou em seu auxílio Dom Antonio Maria Mucciolo, homem dotado de rara sabedoria.

A primeira idéia seria a própria CNBB administrar o canal católico, o que não era possível por questões práticas e estatutárias. Como a CNBB não poderia administrar uma televisão, foi fundado, com o auxílio de intelectuais, clérigos e juristas o Inbrac - Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã.

Hoje, gostaria de homenagear a Rede Vida de Televisão entregando esta placa comemorativa ao presidente do conselho executivo do Inbrac.

Este grande advogado, filho da bela cidade de Areias, Dr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva.

 

O SR. MARCELO COUTINHO - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, meus senhores, minhas senhoras, telespectadores da Rede Vida de Televisão, tudo na vida tem início em um sonho.

A Rede Vida nasceu de um sonho. Os nossos atos humanos são decorrentes do nosso pensamento, daquilo que projetamos em sonho. Da mesma forma que os nossos sonhos traçam a trajetória do nosso destino, a televisão amolda a vida social e os fatos sociais que acontecem na sociedade onde se prestam esses serviços. É importantíssimo o meio de comunicação televisão. Para aquilatarmos a importância desses potentes veículos de comunicação social basta que façamos um minuto de silêncio e imaginemos não haver televisão em nossos lares. A importância da televisão é destacada pelos próprios governos. Quando tiranos, a primeira iniciativa é censurar a televisão. Os governos liberais procuram cativá-la através dos anúncios publicitários, das vultosas importâncias investidas nesse veículo de comunicação.

Roquete Pinto, a quem a televisão brasileira deve tudo, tem uma conceituação sobre o rádio que se aplica integralmente na televisão. O rádio, assim como a televisão, é o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças; é o consolador dos enfermos; o guia dos sãos. Desde que seja realizado com espírito altruístico e elevado.

A Rede Vida de Televisão tem plena consciência da dimensão da sua responsabilidade social e se amolda plenamente ao conceito do nosso Príncipe dos Rádios, Roquete Pinto. Nascida do ideal de alguns cidadãos, veio para trazer uma mensagem nova como veículo de comunicação, para integrar a família brasileira, trazendo uma mensagem sadia, com algo de novo para o Brasil.

Embora seja uma empresa do interior de São Paulo, que enfrenta as vicissitudes diárias de toda empresa brasileira, no dia de hoje, com um quadro reduzido de funcionários, não tem déficit, não deve tributos ao Governo, tem a folha de pagamento e os encargos sociais em dia. É uma empresa que cumpre seu dever social com altivez, com dificuldades, mas com coragem e fé.

Comemora os dez anos sob o signo do estanho. A Rede Vida está comemorando Bodas de Estanho. O estanho é este metal que não é tão precioso e não reluz quanto os demais. A Rede Vida não reluz tanto quanto as demais televisões, não tem equipamentos avançados, não tem helicópteros para cobrir os fatos sociais.

A Rede Vida luta com dificuldades, mas, da mesma forma que o estanho, embora não reluzente, tem a cor do chumbo, mas uma força que serve para envolver o aço. A Rede Vida, como o estanho, também é liga. O estanho liga os demais metais. A Rede Vida veio para ligar a família brasileira, os homens de boa-vontade, sem distinção de credo, raça ou aspecto social.

A pequena Rede Vida, se comparada ao estanho, faz-me lembrar de uma passagem que li. Consta que Maria Santíssima, com o Menino Jesus aos braços, desceu à terra e foi visitar um mosteiro. Os monges ficaram eufóricos, todos queriam homenagear Maria e o Menino Jesus. Uns apresentaram cânticos gregorianos; outros, poemas; alguns apresentaram ladainha declinando o nome de todos os santos.

Nesse convento, havia um monge simples, humilde, que não tinha a cultura dos seus irmãos, dos seus conterrâneos. Ele quis também, com a fé firme que trazia em sua alma, homenagear Maria e o Menino Jesus. Ficou em último lugar na fila dos demais monges. Após toda a solenidade, aquele esplendor, um monge, apresentando as iluminuras para a Bíblia Sagrada, outros apresentando as estampas que faziam para os livros de religião. Era uma festa memorável. Maria passiva, com o Menino nos braços.

Quando chegou a hora de aquele monge humilde, inculto, todos os demais ficaram com ciúmes, de ele empanar a festa. Ele, com a coragem, mancando, caminhou junto a Maria e o Menino Jesus, sob o olhar discriminatório dos demais, que não queriam que ele se apresentasse, para não estragar e não tirar a fama do mosteiro.

E ele, a única coisa que sabia fazer na vida era malabarismo. Filho de circenses, ele só aprendera na vida a jogar bolas para cima, e nada mais. E a fé viva que ele tinha em Deus. No momento em que ele se aproxima de Maria com o Menino Jesus, ele tira as laranjas da batina e começa a fazer malabarismo. Foi o único momento em que o Menino Jesus bateu palmas. E Maria, sorridente, deixou que o monge O abraçasse.

A Rede Vida, no contexto da televisão brasileira, talvez tenha a humildade e a pequenez daquele monge. Mas é tocada por homens de fé, de coragem, de fibra. O que nos dá uma garantia muito grande.

Chegamos a 10 anos de existência. Viemos para ficar. E da mesma forma que o monge agradou Maria e o Menino Jesus, tenho certeza, Monteiro e Dom Antonio, que nós, da Rede Vida, agradamos a Deus e aos homens de boa vontade, uma grande parcela da família brasileira, aqui representada pelo Deputado José Carlos Stangarlini. Isso nos dá uma certeza muito grande de que estamos cumprindo plenamente nosso dever, e que seremos abençoados por Deus. Não iremos reformar o mundo, mas vamos ajudar que muitas pessoas se tornem um pouquinho melhores. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Antes de darmos continuidade, agradecemos as palavras do Dr. Marcelo. Gostaria de registrar também, a presença do Desembargador José Roberto Nalini, obrigado por sua presença; o Padre Alberto Gambarini, Presidente da Associação Kirios; Hartur Neto, Secretário executivo da ONG Mãe Terra do Acre; José Nerdasca dos Santos, Presidente da Ordem Nacional dos Escritores; Leôncio de Arruda, Presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo; Mauro César Batista, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência; Antonio Gonçalves, Presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil; Joseph Couri, Presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo; Irmã Alice Garcia de Morais, Apóstola do Sagrado Coração de Jesus; João Campos, Diretor da Faculdade de Londrina; Álvaro Stéfani, Presidente do Rotary Club de São Paulo/Aeroporto; Geraldo Wohlers, Procurador de Justiça; Antonia Mucciolo, fundadora e membro da Consup, da Rede Vida; Cecy Lazzarini, Diretora executiva da Rede Vida; Diácono Aury Azelio Brunetti, jornalista da Rede Vida; Padre Fábio Zamberlan, assessor da Presidência da Inbrac; Lázaro José Piunti, membro efetivo da Academia Cristã de Letras e Jornal República Online de Itu; Dr. Carlos Lessa, assessor especial do Secretário João Carlos Meirelles, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Rubens Serber, do Simpi/Conscre; Walter Argento, Presidente do Movimento Poético Nacional, representando o Dr. Silva Barreto, procurador da Justiça de Estado e membro da Academia Cristã de Letras; Adolfo Lemes Gilioli, Presidente da Academia Cristã de Letras; Dr. Barros Munhoz, subprefeito de Santo Amaro.

Ouviremos agora Silvio Brito. (Palmas)

 

O SR. SILVIO BRITO - Boa noite, meus amigos. Gostaria de agradecer a oportunidade e o privilégio de estar hoje aqui, participando deste momento tão bonito e tão importante das nossas vidas. Gostaria também de cumprimentar todos os nossos amigos da Rede Vida de Televisão, por esses 10 anos de luta e trabalho, por esses 10 anos levando uma mensagem de fé e esperança, de amor e de paz para todos.

Escolhi uma canção que gravei em 1979. É uma canção suave e simples que cala profundamente em mim e acredito que cale profundamente em vocês. Fala profundamente do ideal da Rede Vida de Televisão, a TV da família, mas tenho certeza de que fala muito da história e da vida do idealizador da Rede Vida, jornalista João Monteiro de Barros Filho. Vou cantá-la para vocês.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. SILVIO BRITO - Para encerrar esta pequena apresentação, escolhi uma música, também gravada em 1979, chama-se “O Cidadão”, de um querido amigo meu Lúcio Barbosa. Gostaria que vocês me permitissem com esta canção agradecer, antes de tudo e acima de tudo, a Deus por eu estar aqui. Agradecer a Ele pela oportunidade e pelo privilégio de poder cantar para muitas pessoas por onde passo até agora, sempre na esperança de um mundo sem guerra, sem ódio, sem violência, sem miséria, um mundo bem melhor dentro de cada um que consegue reconhecer e agradecer a beleza que é a vida. Um mundo bem melhor, que existe e é possível para todos, cheio de paz, de amor, de alegria e de felicidade, é o que desejo, do fundo do meu coração, a todos vocês.

 

* * *

 

- É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. SILVIO BRITO - Muito obrigado à Rede Vida de Televisão e a todos! Fiquem com Deus!

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado, Sílvio Brito, pela apresentação das músicas “Utopia”, do Padre Zezinho e “Cidadão”, de Lúcio Barbosa.

Quero registrar também as justificações de ausência dos convidados Dom Gil Antonio Moreira, Bispo da Arquidiocese de Jundiaí; Sr. Osires Silva e também do Dr. Ives Gandra Martins, que depois passo às mãos do Dr. Monteiro.

Neste momento gostaria de entregar uma homenagem não somente à instituição, mas também aos homens que a criaram, filho de um peão de boiadeiro da mundialmente famosa Barretos. Este contador e jornalista domou o touro da desinformação à unha. Em 1955 já era radialista e em 69 fundou o jornal “Diário de Barretos”.

Gostaria, então, de homenagear o vice-Presidente do Conselho Superior do Inbrac, o jornalista e meu amigo João Monteiro de Barros Filho. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

 * * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. João Monteiro de Barros Filho.

 

O SR. JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO - Amigo Deputado José Carlos Stangarlini, que preside esta solenidade em homenagem aos 10 anos da Rede Vida; dignas autoridades que nos honram; autoridades, amigos e amigas que comparecem a esta Casa do Povo de São Paulo numa noite de grande felicidade para todos nós, que aprendemos aquilo que disse o ex-Presidente John Kennedy, dos Estados Unidos: “O mundo precisa de homens que sonhem coisas que nunca existiram e tenham coragem de perguntar por que não?”

Em muitos congressos de rádio promovidos pela Abert - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e da AESP - Associação das Emissoras do Estado de São Paulo, sempre ouvimos de amigos: “Monteiro, continue no rádio. Não se envolva com televisão, que é um brinquedo caro. Quem não tem muito dinheiro e prestígio não consegue vencer no mercado televisivo.”

Nossa resposta foi sempre a mesma: “Estamos bem no nosso mundinho barretense, com nossas emissoras de rádio independente AM e FM, a Rádio Barretos AM, sistema FM e o jornal “O Diário”. Televisão não é projeto profissional mesmo porque sabemos que dinheiro não aceita desaforo e não temos como meta de vida ter mais.”

Mas, aconteceu. Foi o nosso amigo Dr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva, que tivemos o privilégio de ouvir momentos atrás com aquela sabedoria, com aquela colocação tão bonita que fez. O Marcelo era diretor do Dentel em São Paulo e ligou para Barretos dizendo: “Monteiro, em São José do Rio Preto há o Canal 11, próprio para ser gerador de televisão. Peça a abertura da concorrência. Dispute. Por certo você, que é amigo de Deus,vai conquistá-lo.”

O Dr. Marcelo teve voz profética. Com a presença do barretense Augusto Marzagão no Governo Federal, consultamos o Presidente Sarney sobre a possibilidade de termos o Canal 11, de Rio Preto. Em sendo decisão da Presidência da República a concorrência teve 11 participantes, mas, honrando compromisso prévio, o Presidente Sarney optou pela televisão independente de São José do Rio Preto. Após passar pela Câmara dos Deputados, Senado Federal, no Governo Itamar Franco o Canal 11 foi outorgado à televisão de São José do Rio Preto, a TV Independente.

Sonhamos em ter emissora de televisão e conquistamos o Canal 11, a TV Independente. Sonhamos com rede de televisão e por inspiração divina começamos a imaginar que o Brasil poderia ter uma rede cristã de televisão. O sonho transformou-se em realidade porque dois amigos, Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo de Botucatu, 2º Bispo da Diocese de Barretos, com quem trabalhamos na construção da Cidade Maria, e Dom Luciano Mendes de Almeida, ex-Presidente da CNBB, acreditaram no projeto de uma rede de televisão católica no Brasil.

Houve muitos setores da igreja no Brasil e no exterior que duvidaram da viabilidade de uma rede católica de televisão no Brasil continental. Mas, caminhando com os pés no chão, lançamos a base da Rede Vida que está completando 10 anos. Compra do terreno da TV Independente em São José do Rio Preto, projetos televisivos, conseguir dinheiro suficiente para pagar os compromissos contratados, obter outorgas de emissoras e transmissoras em todas as capitais e cidades sedes das dioceses brasileiras foram paulatinamente caminhadas ao longo de 10 anos.

Renato Archer, ex-Presidente da Embratel, foi um benemérito na conquista do canal satélite e instalação do "Apilink" em São José do Rio Preto. O ex-Ministro Sérgio Motta foi um grande incentivador e amigo da Rede Vida. Preparem projetos nas emissoras e transmissoras e nos tragam para o Ministério, dizia o Serjão. O Brasil precisa de TV ética a serviço da família, dizia o Ministro Sérgio Motta que nos deu muitas demonstrações de ser um grande amigo da Rede Vida.

Nestes 10 anos há muita gente que entrou para a história do Canal da Família, entre cardeais, arcebispos, bispos, sacerdotes, congregações religiosas e incentivadores que fizeram da Rede Vida a quarta rede de televisão implantada no Brasil com audiência crescente, mesmo sem medição oficial dos institutos de pesquisa.

Iniciamos nossa caminhada profissional como comunicador de rádio, imprensa e televisão em 20 de junho de 1955. São passados 50 anos. Neste meio século de vivência profissional vimos empresas sólidas, grandes faturamentos, que se tornaram debilitadas e pereceram. Marcas famosas tornaram-se inexistentes. Somos dos que sabem que ninguém pode brincar com as coisas de Deus e honestamente nós não o fazemos.

Em nossa primeira viagem à Europa, quando fomos passar o chapéu achando que haveria instituições dispostas a colaborar com a implantação da Rede Vida no Brasil, estivemos com Dom Antônio em Portugal e conhecemos a TV Católica de Lisboa. O ex-Ministro português Roberto Carneiro, que presidia a TV Católica, disse-nos que havia viabilizado 50 milhões de dólares em ações. Depois o próprio Carneiro disse-nos, quando esteve aqui no Brasil como nosso convidado para a inauguração da Rede Vida, que a venda de ações chegaram a 120 milhões de dólares. Como não tínhamos dinheiro para implantar a Rede Vida fomos a Fátima pedir a proteção de Nossa Senhora.

O Monsenhor aconselhou Dom Antônio que desse a TV para Nossa Senhora e o seu Filho, por certo, vai ajudá-la. Foi o que aconteceu. Consagrada Nossa Senhora em Fátima, depois em Aparecida, Medjugorje, Lourdes, a Rede Vida chega aos 10 anos, precisando de muito dinheiro para dar salto de qualidade técnica, operacional e também na sua grade de programação.Porém, amigos, não temos dívidas.

Na Rede Vida só se gasta quando há recursos para honrar compromissos assumidos. A TV de Nossa Senhora norteia-se por princípios éticos, morais, sociais, cívicos e cristãos. A primeira parte da missão está cumprida. A história dos próximos 10 anos, quando a Rede Vida poderá estar entre as primeiras redes televisivas em audiência e receitas publicitárias, é compromisso dos setores responsáveis do Brasil. Da nossa parte, confiamos na verdadeira dona Nossa Senhora e no seu Filho Jesus Cristo, o grande comunicador do Pai Eterno.

E para ratificarmos as nossas palavras permitimo-nos entregar a S. Exa. o Deputado José Carlos Stangarlini em data de 30 deste mês um comprovante de todos os bancos, comprovante de todos os órgãos da Receita Federal de que realmente a Rede Vida não possui dívida. Todos os compromissos pagos porque na Rede Vida, por orientação do nosso diretor espiritual Dom Antônio Maria Mucciolo, somos proibidos de brincar com as coisas de Deus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Muito obrigado, jornalista João Monteiro. Seu discurso será publicado no Diário Oficial.

Por fim, não poderia deixar de prestar, em nome da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, homenagem a este grande sacerdote. Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Botucatu, é um homem de notável cultura e conhecimento da história da igreja. Seu extenso currículo comprova seu compromisso com a igreja de deus e sua dedicação aos movimentos leigos.

Gostaria de pedir uma grande salva de palmas a Dom Antônio Maria Mucciolo, Presidente do Conselho Superior do Inbrac.

 

* * *

 

- É feita a entrega de uma placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Gostaríamos de ouvir as palavras do Sr. Antônio Maria Mucciolo.

 

O SR. ANTÔNIO MARIA MUCCIOLO - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini, nosso amigo, autoridades presentes, senhoras e senhores, depois dessas belíssimas palavras que acabamos de ouvir, de Dr. Marcelo e de João Monteiro de Barros, só me restava silenciar porque o bem faz pouco barulho. E o barulho faz pouco bem. Mas, neste momento em que fui agraciado com esta lembrança maravilhosa nesta festa dos 10 anos, quero dizer que esta placa que recebi não é minha, mas de todos aqueles que nesses 10 anos conosco trabalharam, porfiaram, para que pudéssemos chegar ao momento que chegamos da nossa televisão dentro do cenário brasileiro.

Foram muitos, muitos, muitíssimos: o nosso episcopado no Brasil, os bispos da Itália, e também da Alemanha, os religiosos, as religiosas, os sacerdotes, tantos políticos no campo nacional como estadual, tanta gente humilde que esteve ao nosso lado. Enfim, esta lembrança que acabo de receber deve ser compartilhada por todos aqueles que nos ajudaram.

Devo dizer a todos que a última palavra que Cristo disse aqui na terra foi justamente sobre meios de comunicação: “Ide e ensinai.” E desapareceu, envolto naquela nuvem, no dia da Ascensão do Senhor.

A Igreja, durante séculos, sempre trabalhou com os meios de comunicação, e aquele grande Papa João XXIII, quando assumiu o governo da Igreja logo pediu um sínodo para "la aggionarmento della chiesa”, que quer dizer “para que a igreja esteja mais atualizada”, este mesmo papa pediu, no sínodo, aos bispos, ao mundo, que dessem uma atenção muito especial para os meios de comunicação. Por quê? Uma coisa é um padre pregar numa igreja para 500 pessoas, outra coisa é um padre diante de um microfone falando para todo o Brasil, como é a nossa televisão hoje: 30 milhões de telespectadores.

Referiu-se Monteiro a Nossa Senhora. De fato, em Portugal, ele e eu, consagramos a nossa televisão a Nossa Senhora. E quando aquele bispo nos disse: “O senhor se ajoelhe aqui”, e eu me ajoelhei. “Leia esta fórmula de petição”, eu o fiz. Ele me respondeu: “O senhor está ajoelhado onde em 1982 o Papa se ajoelhou quando veio, depois de um ano que recebeu aqueles tiros, agradecer a Nossa Senhora. Foi diante desta imagem que o papa consagrou o mundo a ela. O senhor está consagrando esta televisão a ela. Tenha a certeza, hoje os senhores possuem apenas um documento e um papel. Mas ela vai se estender por todo o Brasil, quem sabe até para o exterior.”

Voltei ao Brasil e, no Santuário de Aparecida, juntamente com Dom Luciano Mendes, nós consagramos à Nossa Senhora também esta televisão. Os milagres foram aparecendo. Não quero neste momento enumerá-los de tantas pessoas que até se converteram. Não quero enumerá-los.

Mas, uma terceira parte: olhando para o futuro, eu devo dizer a Nossa Senhora que nunca nos abandone, que acompanhe esta televisão para que possa sempre dar essa mensagem à família brasileira. Por isso se chama o canal da família. Se tanta coisa está acontecendo na nossa sociedade é por falta de uma família bem formada, bem estruturada, podendo formar o nosso jovem para o futuro e para a sociedade. Por isso agradeço de coração esta homenagem que recebi. Agradeço de coração em nome da Rede Vida essa homenagem que o Deputado José Carlos Stangarlini quis nos prestar. “Sursum corda, sursum corda” - corações ao alto, corações ao alto -, televisão Rede Vida. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Muito obrigado pela emocionante palavra.

Há dez anos, dia lº de maio de 1995, com a transmissão da Santa Missa, foi ao ar a Rede Vida de Televisão. Desde o primeiro segundo de transmissão esta grande rede mostrou seu propósito de seguir as palavras de Cristo "ide e evangelizai".

Pelos frutos conhecemos a árvore e, pela programação de elevado padrão ético, moral e cultural que conhecemos a Rede Vida. São estes valores de moralidade e respeito a pessoa e a família - exigência da Constituição Federal para as emissoras de rádio e televisão - que diferenciam a Rede Vida das demais emissoras.

Hoje a pequenina emissora, que nasceu da coragem e disposição de grades homens, tornou-se a quarta maior em cobertura nacional. Uma vitória de inestimável valor, um milagre de dedicação e empenho.

Nossa população recebe em seus lares, com carinho este canal que merece, com justiça, a alcunha de "canal da família". Trata-se realmente de uma grade de programação voltada a entidade familiar. Seus programas atingem todas as faixas etárias, trazendo música, esporte, jornalismo, filmes, entrevista e, obviamente, a Santa Missa. Este diferencial explica o êxito da rede vida, que não polemiza, não se curva as práticas inconseqüentes de outras emissoras em busca de "Ibope".

Seguindo seu caminho de cabeça erguida, utilizando-se da mesma tecnologia que outros empregam na difusão de violência, vandalismo e promiscuidade, a Rede Vida diferencia-se por levar sua mensagem de amor e paz, fortalecendo a cultura e permitindo que a mensagem positiva de Nosso Senhor chegue a milhões de lares, em milhares de municípios.

Quanto conforto não é transmitido por suas antenas? Quanta paz e esperança não se propagam pelos lares por intermédio de seus estúdios? Desde o quarto de hospital, onde o enfermo pode acompanhar o sacramento da consagração, passando pelas salas de aula, onde seus programas educativos difundem o saber, até as salões onde podemos acompanhar belos programas musicais. Esta teledifusora é motivo de orgulho para todos os católicos e um bálsamo para seus espectadores. Este é o verdadeiro carisma da Igreja Católica Apostólica Romana. Levar o Evangelho, a reza do Santo Rosário, a vida dos santos e as palavras de conforto e orientação, diariamente, a todos os lares.

O reconhecimento de seu forte compromisso com a doutrina católica reflete-se, tanto no apoio de todas as dioceses, como pelo próprio Vaticano.

Cabe lembrar que quando sua santidade, o papa João Paulo II, de saudosa memória, esteve na cidade do Rio de Janeiro, em sua última visita, uma saudação especial foi feita à Rede Vida de Televisão.

Parabéns Senhor Monteiro! Parabéns Dom Mucciolo! Que a Rede Vida siga em seu caminho de sucesso por uma infinidade de décadas. Muito obrigado!

Antes de dar por encerrada esta Sessão Solene, gostaríamos que o Dom Mucciolo pudesse nos dar a bênção.

 

O SR. DOM ANTONIO MARIA MUCCIOLO - A nossa proteção está no nome do Senhor. O Senhor esteja convosco. Pela imposição de nossas mãos sacerdotais, pela invocação de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora de Fátima, desça sobre todos vós, sobre as vossas famílias, sobre a televisão Rede Vida a bênção do Deus Todo Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, aos assessores e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 23 minutos.

 

* * *