01 DE SETEMBRO DE 2006

030ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR “O DIA DO SOLDADO”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 01/09/2006 - Sessão 30ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO SOLDADO"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Soldado". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Presta homenagem ao Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Conduz a entrega de homenagens.

 

002 - LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO

General, Comandante Militar do Sudeste, agradece a iniciativa desta homenagem. Afirma que, no Exército, os ideais de Caxias são seu compromisso diário, e motivo de orgulho por parte do povo brasileiro. Presta homenagem à Presidente desta sessão, Deputada Rosmary Corrêa.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Agradece a homenagem recebida. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino a Caxias. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Srs. Deputados, senhoras e senhores, em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas pelo local onde estamos fazendo a nossa sessão solene, tendo em vista que o nosso plenário principal encontra-se em reforma. Inclusive as sessões da Assembléia Legislativa têm se realizado aqui no Auditório Franco Montoro. Em função da reforma do plenário principal, poderíamos ter deixado de realizar a nossa sessão solene. Mas, esta Deputada não abre mão de que estejamos aqui na casa do povo, na Assembléia Legislativa, para fazer a nossa comemoração do “Dia do Soldado”. Pedimos desculpas pela improvisação, mas não poderíamos deixar de fazer esta homenagem, agradecendo muito a presença de todos.

Gostaria de nomear as autoridades que compõem a Mesa e que nos dão imenso prazer com as suas presenças. Em primeiro lugar, gostaríamos de saudar e agradecer à pessoa do General Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste; Major-Brigadeiro-do-Ar, Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, Comandante do IV Comar; General-de-Divisão, Sérgio Luiz Vaz da Silva, Comandante da 2ª Região Militar; General-de-Brigada, Manoel Morata Almeida, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; Brigadeiro-do-Ar, Nilson Soilet Carminati, do Centro Logístico da Aeronáutica; General-de-Brigada, Luiz Faro. Quero agradecer a todos os presentes, principalmente aos componentes da Mesa dos nossos trabalhos pela presença na nossa Assembléia Legislativa.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos e cantarmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Exército, sob a regência do Maestro 1º Tenente Daniel Félix.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradeço à Banda do Exército que, sob a regência do Maestro, 2º Tenente, Daniel Félix Luz, executou o Hino Nacional. Obrigada pela gentileza.

Gostaria de comunicar que esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, a pedido desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia do Soldado. Passo a citar a presença dos amigos e autoridades presentes: Major PM Sílvio Tucci, representando a Coronel PM Fátima Ramos Dutra, da Casa Militar; Dr. Paulo Roberto Robles, chefe da Assessoria Civil da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; General de Brigada Paulo Benedito Pacheco; Dr. Luiz Antônio Carvalho Pacheco, Subprefeito da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi; Major Bento, representando o Cel. Bueno, chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo; Capitão Coimbra, representando o Tenente-Coronel Tratis, Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo. Gostaria de agradecer, inclusive, aos alunos do CPOR que se encontram aqui presentes; Capitão-de-Mar-e-Guerra Ademir Sabribro, representando o Vice-almirante José Carlos Cardoso, Comandante do 8º Distrito Naval.

Senhoras e senhores, General Carvalho, é um prazer para esta Deputada sempre poder realizar esta Sessão Solene. Tenho um carinho, uma admiração profunda pelo Exército Brasileiro e tenho sido recebida sempre com muita simpatia, com muito carinho por todas as autoridades, por todos aqueles que comandam o nosso Exército Brasileiro.

Nós aqui, da Assembléia Legislativa, também, em meu nome e em nome de todos os nossos Deputados, gostaríamos muito de sempre poder estar aqui prestando esta homenagem a essa entidade, o Exército Brasileiro, que atualmente tem tido, principalmente aqui no Comando Militar de Sudeste, um papel extremamente importante nesses momentos por que estamos passando de grande violência, de problemas na segurança pública. Ele tem demonstrado parceria, tem procurado fazer uma integração necessária com as forças de segurança do Estado de São Paulo e com o Gabinete de Brasília, para que a população do nosso Estado possa ter a tranqüilidade e a paz a que ela tem direito e de que ela necessita.

Enquanto Deputada, Delegada de Polícia e cidadã deste Estado quero, além de tudo, fazer aqui os meus agradecimentos ao General Carvalho, e na sua pessoa a todo o Comando Militar do Sudeste por todo o apoio que vêm dando à Segurança do nosso Estado de São Paulo.

Temos muito orgulho do nosso Exército Brasileiro. Temos um carinho enorme pelo nosso Comando Militar do Sudeste, pelo General Carvalho, pela Sonia, sua esposa, que é uma amiga do coração, de quem nós gostamos demais. Ficamos extremamente felizes em poder contar com a ilustre presença de todos vocês nesta solenidade.

Peço licença, como sempre, para não cometer nenhum erro, para ler algumas palavras alusivas ao Dia do Soldado e ao nosso Exército Brasileiro.

Homenagem ao Exército Brasileiro e ao Dia do Soldado. Caxias foi, é e será sempre a figura ímpar reverenciada pelo Exército a que serviu com dignidade, competência e alto espírito de liderança, tantas vezes demonstrada e, pelo País a quem dedicou todas as suas energias, sensibilidade política e espírito conciliador.

É uma grande honra, para mim, Deputada Estadual, ter oportunidade de, mais uma vez, em nome de todos os integrantes do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, poder saudar os integrantes do Exército Brasileiro, no Dia do Soldado.

Luiz Alves de Lima e Silva - Barão, Visconde, Conde, Marquês e Duque de Caxias, nasceu no Rio de Janeiro em 1803 e faleceu em 1880. Em 1818, aos 15 anos, matriculou-se na Academia Real Militar e aos 38 anos ascendia ao Generalato e recebia o Título de Barão de Caxias, depois de haver pacificado a Balaiada na Província do Maranhão. Um ano depois, alcançava o posto de Marechal de Campo.

Em meio século de intensas atividades, tornou-se o defensor maior da Unidade e da Integridade Territorial do Brasil. Por suas atitudes firmes e seus gestos generosos, despontou nos campos de batalha, como Líder e Herói e, nos foros políticos, como parlamentar e estadista de grande sensibilidade aos anseios de seu povo.

Nas Campanhas Internas que tentaram abalar a Unidade do Império, Caxias foi o combatente e o Pacificador:

- na Guerra da Independência, na Bahia, em 1823, onde teve o seu batismo de fogo, integrando o Batalhão do Imperador;

- na Balaiada, em 1840, no Maranhão;

- na Revolução Liberal da Província de São Paulo, em 1842;

- na Revolução Liberal da Província de Minas Gerais, 1842;

- na Revolução Farroupilha na Província do Rio Grande do Sul, em 1842/1845:

- na retomada de Uruguaiana, em 1865.

O respeito aos vencidos, nas várias Revoluções de que participou, confirma a grandeza de seu caráter, um coração magnânimo e um chefe respeitado.

Nas Campanhas Externas, mais uma vez sobressai a genialidade do pensamento estratégico de Caxias, na concepção e condução da guerra:

- na Campanha da Cisplatina (1825/1828), que culminou com a Independência do Uruguai;

- na Campanha contra Oribe e Rosas (1851/1852), pela libertação dos países platinos, do caudilhismo;

- na Campanha da Tríplice Aliança (1866/1869), onde comandou as Forças Aliadas, levando-as à vitória, contra o Ditador Francisco Solano Lopes, Presidente do Paraguai.

Nessa guerra, devemos destacar da atuação de Caxias:

- a manobra de flanco para isolar a Fortaleza de Humaitá e do desbordamento pelo Chaco, da posição fortificada de Piquiciri. Para isso foi necessário construir a Estrada do Chaco sobre um pântano, que consumiu 3 mil troncos em 23 dias de trabalho. Essa audaciosa manobra surpreendeu Solano Lopes, que foi obrigado a combater com a frente invertida, sendo derrotado em Humaitá.

- o combate na Ponte de Itororó, onde tantos morreram tentando sua travessia, ressaltou a liderança de Caxias que, à frente de um piquete de 30 cavaleiros, desembainha a espada e lança a frase gloriosa: "Sigam-me os que forem brasileiros" e transpõe a ponte incólume, sendo seguido pelos demais batalhões. O combate estava ganho.

- as vitórias brasileiras em Tuiuti, Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e Piquiciri.

Conclusão

Caxias - Assim foi chamado Luiz Alves de Lima e Silva quando, no Maranhão, pacificou a Balaiada. Duque de Caxias foi a titulação que recebeu quando retornou da Campanha da Tríplice Aliança. Por três vezes Presidente do Conselho de Ministros e Ministro da Guerra, Presidente de duas Províncias (Maranhão e Rio Grande do Sul) e Senador do Império.

Caxias - Marechal do Exército Brasileiro, não foi um personagem eventual e transitório em nossa História. Honrado cidadão, notável chefe militar e acatado estadista, transcendeu todos os títulos justamente recebidos. Personificou o Pacificador e Unificador da Pátria. Encarnou o Herói do Império.

Abençoada é a Nação que tem entre seus filhos figura tão expressiva como Luiz Alves de Lima e Silva que, desde os 15 anos, como Alferes, até sua morte aos 77 anos, como Marechal do Exército, dedicou sua vida à Pátria, a que tudo deu e nada exigiu.

Este é o Soldado que hoje reverenciamos, cuja vida foi um exemplo de honradez, simplicidade, lealdade, desprendimento, disciplina, responsabilidade e dedicação à Pátria e que tenho orgulho e o privilégio de homenagear no seu dia. Parabéns Exército Brasileiro, no Dia do Soldado!

Gostaria, neste momento, de fazer algumas homenagens. Tenho sempre o imenso prazer de ser muito bem recebida e considerada uma grande amiga das Forças Armadas, do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Em vez de homenageá-los, general, vou pedir licença para hoje homenagear as mulheres. Essas mulheres valorosas que fazem com que a vida de cada um dos senhores aqui presentes seja um pouco mais fácil no dia-a-dia, na medida em que estão sempre ao seu lado, facilitando o caminho muitas vezes, cuidando da casa, dos filhos. Acompanhando-os também em todas as ocasiões que se fazem necessárias, rezando todas as noites, todos os dias para que possam sempre cumprir sua missão e possam ser protegidos nos caminhos perigosos que possam trilhar.

A essas mulheres que tenho orgulho de conhecer quero prestar homenagem neste Dia do Soldado, na nossa solenidade, presenteando-as com o “Espadim de Caxias”. A Espada de Caxias foi por mais de meio século a garantia do Império, o orgulho de um Exército e a honra de uma Nação. Para perpetuar esse símbolo o Exército resolveu instituir o “Espadim de Caxias”, que é uma miniatura da sua espada, para ser usada por todos os cadetes da Academia de Militar. Ao recebê-lo no Dia do Soldado, em uníssono eles prestam o seguinte compromisso: “Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da honra militar.”

Gostaria de fazer a entrega do “Espadim”, em primeiro lugar, a minha querida Sônia Maria de Carvalho, esposa do General de Exército Carvalho, do Comando Militar do Sudeste.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do Espadim.

 

* * *

 

A SRA. SÔNIA MARIA DE MORAES CARVALHO - Gostaria de agradecer em nome de todas as esposas de soldados que nos acompanham. Estou muito emocionada por este momento. Ele é muito importante na minha vida. Vamos completar há 41 anos de casados e sou filha de militar.

Trouxe uma mensagem para Rose, a qual peço licença para ler. “Querida amiga Rose. Pelo seu respeito ao nosso querido Exército, o nosso reconhecimento da família militar. Que Deus sempre ilumine os caminhos de sua vida. Com afeto, Sônia.” (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Convido a Sra. Evely Terezinha Morata, esposa do General-de-Brigada Morata, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do Espadim.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A Sra. Lúcia Terezinha Vaz da Silva, esposa do General-de-Divisão Vaz da Silva, não pôde comparecer. Peço a ele que entregue a ela, em meu nome, o nosso Espadim de Caxias.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do Espadim.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A Sra. Olívia de Fássio Morgero, esposa do General-de-Divisão Vilela, Comandante da 2a Divisão de Exército, também não pôde comparecer. Peço a Sra. Sônia que a represente.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do Espadim.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A Sra. Dulce de Vasconcelos Cardoso, esposa do vice-Almirante Cardoso, Comandante do 8º Distrito Naval, também não pôde comparecer. Gostaria que a Tenente representante do vice-Almirante Cardoso pudesse receber a homenagem em nome dela.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do Espadim.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - A Sra. Regina Helena Ferreira Alvarez Azevedo, esposa de Major-Brigadeiro-do-Ar Azevedo, Comandante do VIII Comar, também não pode comparecer. Peço que façam chegar às mãos da Sra. Regina esta homenagem.

 

* * *

 

-              É feita a entrega do Espadim.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Essa homenagem é um mimo que quer representar um pouco do carinho que temos por todos vocês, pelas suas esposas, por tudo o que vocês e elas representam na vida de todos nós. Muito obrigada, agradeço imensamente pela presença de vocês, Sônia e Evely. As que não puderam vir, recebam nosso abraço carinhoso e saibam da nossa estima e da nossa consideração.

Passo a palavra ao nosso homenageado de hoje, que representa a todos, o nosso querido General Carvalho.

 

O SR. LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO - Exma. Sra. Rosmary Corrêa, Deputada Estadual de São Paulo, em nome de quem saúdo todos os integrantes desta Casa do povo paulista; Major Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, comandante do 4º Comar; General de Divisão Sérgio Luiz Vaz da Silva, comandante da 2ª Região Militar; General de Brigada Manoel Morata Almeida, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste; Brigadeiro-do-Ar Nilson Soilet Carminati, diretor do Centro Logístico da Aeronáutica; General de Brigada Paulo Benedito Pacheco; General de Brigada Luiz Faro; Capitão-de-Mar-e-Guerra Ademir Sobribro; Chefe do Estado-Maior do 8º Distrito Naval; demais autoridades já denominadas pelo protocolo, meus senhores e minhas senhoras, em primeiro lugar, Deputada Rose, gostaria de dizer que aquele outro auditório, onde já estivemos em outras ocasiões, realmente é mais bonito do que este, entretanto, a importância é esse calor com que somos recebidos, aqui, na Casa do povo de São Paulo. Assim, não é preciso a beleza do outro auditório para nós nos sentirmos extremamente recompensados pelo convite e pela homenagem que nos presta.

É com grata satisfação que, na situação de soldado mais antigo, agradeço aos integrantes desta Assembléia Legislativa a homenagens rendidas ao Dia do Soldado na figura daquele que melhor encarnou o verdadeiro papel de soldado, o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, o Pacificador.

As palavras proferidas pela Exma. Deputada Rosmary Corrêa enchem de orgulho a todos nós que vestimos esse verde-oliva e fazemos dos ideais de Caxias o nosso compromisso diário.

O marechal que galgou todos os postos - fruto do seu mérito, de sua dedicação, de sua disciplina e de seu amor à Pátria - é símbolo dos valores cultuados em nosso Exército. O Duque, que exerceu a nobre missão de soldado a de servir o seu País, despojado de interesses pessoais, ou mesquinhos, baliza a conduta de nossa instituição e de seus integrantes. Lembrarmos o Pacificador é concordamos com a lição de liderança daquele que jamais subjugou o inimigo no campo de batalha após vencê-lo, estendendo sempre a mão para a conciliação.

Assim, agiu o soldado brasileiro nos campos de batalha da Itália, quando partiu em auxílio às nações oprimidas pelo totalitarismo, e assim tem agido nas missões de paz, na busca da conciliação entre os povos.

Meus senhores e minhas senhoras, que a homenagem desta manhã sirva para todos nós como motivo de orgulho por termos na História brasileira a figura do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva. E que sirva ainda de júbilo para o soldado brasileiro, por ser o guardião das memoráveis tradições do Exército Brasileiro.

Agradeço, penhorado, esta homenagem que nos presta a Deputada Rosmary Corrêa. Gostaria de passar às suas mãos uma lembrança do Comando Militar do Sudeste.

Deputada Rosmary Corrêa, passo-lhe às mãos a figura do bandeirante, tradicional homem desta terra. Se hoje temos esse grande território do Brasil, ele se deve ao bandeirante que aqui está representado nesta estatueta e se deve à ação do soldado brasileiro, em particular o Duque de Caxias, por ter conseguido manter esta Nação una, diferentemente da colônia espanhola fragmentada pelas diversas lutas, e pela figura da diplomacia brasileira, o grande Barão do Rio Branco.

Dessa forma, o nosso bandeirante aqui representa a força do povo paulista na consolidação de um Brasil grande, com essa base territorial que nós temos. E é justo e merecido que a mulher deste Estado, guerreira como as nossas mulheres que foram homenageadas aqui, também receba esta homenagem. Quantas vezes as nossas mulheres - eu diria, muito bem homenageadas pela senhora, que teve essa sensibilidade - não deixaram e deixam de realizar os seus sonhos para realizarem os nossos sonhos!

Portanto, fico muito grato por esta homenagem que é prestada à mulher do soldado brasileiro na figura dessas senhoras aqui presentes ou que se fizeram representar. Deputada Rosmary Corrêa, receba com bastante carinho esta homenagem do Exército Brasileiro. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Eu gostaria muito de agradecer. Vou quebrar o protocolo e fazer uma inconfidência, General. Quando o senhor entregou essa Estatueta do Bandeirante ao Governo Cláudio Lembo, no Dia do Exército, no Comando Militar de Sudeste, eu fiquei com uma pontinha de inveja, com uma vontade de ter uma igual. Sem querer, o senhor satisfez a minha vontade. Muito obrigada, de todo coração.

Neste momento, gostaria que todos nós nos postássemos de pé para ouvirmos a execução do Hino a Caxias pela Banda do Exército.

 

* * *

 

- É executado o Hino a Caxias.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Encerrando esta sessão solene modesta e singela, mas feita com todo sentimento, carinho e atenção, mais uma vez quero agradecer, na pessoa do General Carvalho, a presença de todos os senhores aqui presentes, e me permitam, na pessoa do meu querido General Luiz Faro também agradecer a todos os que se fizeram presentes.

Que o nosso Exército Brasileiro, que o nosso soldado militar brasileiro, continue com a mesma coragem, competência, capacidade, persistência e integridade, nos dignificando e honrando o nome desta Pátria que tanto amamos. Que Deus proteja a todos vocês em todos os momentos da vida de cada um, em todos os lugares onde se encontrarem, a vocês todos e a toda sua família.

Declaro encerrada esta sessão solene. Muito obrigada a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 42 minutos.

 

* * *