http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

12 DE JUNHO DE 2011

030ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DOS ECONOMISTAS”

 

Presidente: EDMIR CHEDID

 

RESUMO

001 - EDMIR CHEDID

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a pedido do Deputado Edmir Chedid, ora à Presidência, pelos "60 anos da Regulamentação da Profissão dos Economistas". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia as autoridades presentes. Lê mensagem, de autoria do Presidente Barros Munhoz ao Deputado Edmir Chedid, acerca do tema da homenagem.

 

003 - Presidente EDMIR CHEDID

Enaltece as autoridades políticas presentes.

 

004 - VITOR SAPIENZA

Deputado Estadual, saúda os presentes. Lembra sua amizade com Roberto Chiaverini. Faz histórico da carreira de economista na época de sua graduação e lembra sua vida profissional. Menciona professores universitários que guiaram sua conduta.

 

005 - Presidente EDMIR CHEDID

Convida o Sr. Heron Carlos Esvael do Carmo, Presidente do Conselho Regional de Economia, para receber a placa em homenagem ao aniversário da regulamentação da profissão.

 

006 - HERON CARLOS ESVAEL DO CARMO

Presidente do Conselho Regional de Economia, agradece aos parlamentares e cumprimenta os presentes. Destaca a relevância do trabalho realizado pelos economistas em âmbitos privado e público.

 

007 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, lê a inscrição das placas entregues aos homenageados. Convida o Sr. Manoel Enriquez Garcia, Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, para receber placa em homenagem ao aniversário da regulamentação da profissão.

 

008 - MANOEL ENRIQUEZ GARCIA

Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, demonstra-se emocionado pelas palavras do Deputado Vitor Sapienza. Relata seu orgulho por ser economista. Destaca o desenvolvimento econômico do Brasil. Faz histórico do surgimento da Ordem dos Economistas de São Paulo e, posteriormente, do Brasil. Enaltece os fundadores da associação.

 

009 - Presidente EDMIR CHEDID

Convida o Sr. José Roberto de Araújo Cunha Jr., Presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo para receber placa em homenagem ao aniversário da regulamentação da profissão.

 

010 - JOSÉ ROBERTO DE ARAÚJO CUNHA JR.

Presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo, cumprimenta as autoridades presentes. Enaltece a memória de Jamil Zantut, ex-presidente do Cofecon.

 

011 - Presidente EDMIR CHEDID

Entrega placa em homenagem ao Sr. Afonso Arthur Neves Baptista, Secretário-Geral da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen.

 

012 - AFONSO ARTHUR NEVES BAPTISTA

Secretário-Geral da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen, lembra a criação da referida comenda.

 

013 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen ao Deputado Estadual Edmir Chedid.

 

014 - Presidente EDMIR CHEDID

Lê mensagem sobre o tema.

 

015 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen ao Sr. Ricardo Simonsen, que a recebe in memorian de seu pai, o Ministro Mário Henrique Simonsen; e ao Sr. Luciano Galvão Coutinho, presidente do BNDES.

 

016 - Presidente EDMIR CHEDID

Comunica que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia, oportunamente.

 

017 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen aos Srs. Bruno Covas, Secretário do Meio-Ambiente; Andrea Sandro Calabi, Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo; e Milton Antonio Casquel Monti, Deputado Federal.

 

018 - MILTON ANTONIO CASQUEL MONTI

Deputado Federal, cumprimenta o Deputado Edmir Chedid pela realização desta sessão solene e as demais autoridades políticas. Demonstra orgulho pela profissão de economista. Considera que o sucesso de uma gestão política está intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento econômico nacional. Compromete-se a honrar a profissão no Congresso Nacional através de seu mandato eletivo.

 

019 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen aos Srs. Eduardo Bittencourt Carvalho, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; e ao Deputado Estadual Feliciano Filho.

 

020 - FELICIANO FILHO

Deputado Estadual, agradece a todos. Lembra seu histórico como economista. Destaca a ampla atuação destes profissionais, inclusive na proteção animal, foco de sua atuação.

 

021 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia a entrega da Comenda Ministro Mário Henrique Simonsen aos Srs. Deputados Estaduais Luiz Cláudio Marcolino, Orlando Bolçone, Vitor Sapienza; e a várias autoridades.

 

022 - Presidente EDMIR CHEDID

Lê relato a respeito da regulamentação da profissão dos economistas. Destaca a relevância da carreira. Informa ser relator da Comissão de Finanças e Orçamento desta Casa. Agradece a contribuição dos economistas, em especial do Sr. Carlos Antônio Luque, na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento estadual. Anuncia a realização de audiências públicas do orçamento. Menciona as contribuições dos economistas ao crescimento econômico do País. Enaltece os servidores desta Casa. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edmir Chedid.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDMIR CHEDID - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, muito boa noite. Sejam bem vindos a essa Sessão Solene que tem por finalidade comemorar os 60 anos da regulamentação da profissão dos Economistas. Convido para compor a mesa dos nossos trabalhos, Excelentíssimo Senhor Andrea Calabi, Secretário de Estado da Fazenda do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Excelentíssimo Senhor Eduardo Bittencourt Carvalho, Ex-Deputado e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. (Palmas.). Senhor Heron Carlos Esvael do Carmo, Presidente do Conselho Regional de Economia e Grão Mestre da Comenda. (Palmas.) Senhor Ricardo Simonsen, filho do Ministro Mario Henrique Simonsen e Diretor Técnico da FGV. (Palmas.)

Presidindo essa sessão, convido o Excelentíssimo Senhor Deputado Edmir Chedid. (Palmas.). Com a palavra, o Excelentíssimo Senhor Deputado Edmir Chedid.

 

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, essa Presidência dispensa a leitura da ata da sessão anterior.

 

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Senhoras e Senhores, passaremos agora para a nomeação das autoridades presentes. Gostaríamos de agradecer ao Excelentíssimo Senhor Desembargador Alceu Penteado Navarro, Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional de São Paulo, Sr. Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, Vice-Presidente de Registro, representando o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, Sr. Arthur Migliari Junior, Promotor de Justiça, Sr. Carlos Gomes de Oliveira, representando o Doutor Jurandir Alves de Vasconcelos, Grão Mestre do Grande Oriente Paulista. Excelentíssimo Senhor Arthur Correa de Mello Netto, Diretor Econômico Financeiro, representando a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, Sr. Julio do Amaral Buschel, da Agência Brasileira de Inteligência, Sr. João Matos Siglas, Consultoria Empresarial, Sr. Paulo Brasil Correa de Mello, Conselheiro do COFECON. Senhor Daniel Rodrigues Poit, representando o CORECON do Paraná, Sr. Cristiano Lanfred, Delegado de Polícia representando o Delegado Geral Marco Carneiro de Lima.

Antes de passar a palavra ao Presidente dessa Sessão Solene, por ordem do Deputado Barros Munhoz, Presidente dessa Casa, leremos uma mensagem aos Deputados e aos Senhores que fazem parte dessa Sessão Solene.

“Prezado Deputado Edmir Chedid.

Dirijo-me a V. Exa. para consignar como relevante a iniciativa de comemorar em Sessão Solene nessa Casa de Leis os 60 anos da regulamentação da profissão dos Economistas e lamento profundamente não poder estar presente na cerimônia. A oportunidade, registrando meus votos de sucesso e pleno êxito ao evento, solicito que transmita aos merecidamente homenageados meus cumprimentos pela contribuição dada à sociedade através do exercício da profissão de Economista. Posto que de fundamental importância para garantir o desenvolvimento econômico-social na análise, eficiência e eficácia das atividades governamentais e empresariais. Prevaleço-me do ensejo para reiterar meus protestos de consideração e elevado apreço. Atenciosamente, Deputado Barros Munhoz.”

Gostaríamos de agradecer a presença do Sr. Jose Augusto Pereira, vice-Presidente Técnico do SINDECON de São Paulo, do Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Salim Curiati. Com a palavra o Deputado Edmir Chedid.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Senhores e senhoras, senhores deputados e senhoras deputadas presentes, essa Sessão Solene foi convocada pelo nobre Deputado Barros Munhoz, Presidente dessa augusta Casa, atendendo a solicitação deste Deputado, com finalidade de comemorar 60 anos da regulamentação da profissão dos Economistas.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Antes de conceder a palavra ao nobre Deputado Vitor Sapienza, que fará uso da palavra em nome de todos os deputados estaduais, citar a presença dos deputados Luis Claudio Marcolino e Orlando Bolçone, representando as respectivas bancadas. O Deputado Geraldo Vinholi não pôde estar presente, mas solicitou que Orlando o representasse, o Deputado Feliciano Filho, o Deputado Vitor Sapienza, e cumprimentar o amigo com quem aprendi muito nessa Casa quando foi líder do PMDB e eu líder do PFL, hoje Democratas, o Deputado Federal Milton Monti.

Milton, você me ensinou muito na vida, principalmente nessa Casa. É uma Casa onde não existem professores, e você mesmo me dizia, mas eu o considero muito e através dos ensinamentos que você me deu, eu estou aqui pelo 5º mandato consecutivo.

Gostaria de chamar o Deputado Vitor Sapienza para fazer uso da palavra em nome dos deputados. Cumprimentar o Secretário do Meio Ambiente, nobre Deputado Bruno Covas, Deputado dessa Casa que ocupa um cargo importante e preparado para ocupá-lo, afinal o Bruno Covas tem demonstrado ao longo desses anos na Assembleia Legislativa a sua capacidade, não pelo sobrenome que ele trás, da família Covas, muito mais do que isso, a sua competência e o seu dinamismo. Com a palavra, o nobre Deputado Vitor Sapienza.

 

O SR. VITOR SAPIENZA – PPS – Caro amigo Edmir Chedid, que hoje preside os nossos trabalhos, caro Ministro Bittencourt, caros secretários Calabi e Covas, meu grande amigo Milton Monti, meus senhores minhas senhoras e meus colegas. Eu vou me permitir voltar ao passado. Eu tive um grande amigo chamado Roberto Chiaverini. Amigo de infância, depois meu assistente como Delegado Tributário, depois Delegado e depois sócio em um empreendimento agrícola meu. Muitas vezes ele me dizia: “Eu vou conversar com você, mas hoje eu vou conversar com você como amigo”. Ele poderia dizer que conversaria comigo como sócio, como meu subordinado. E com toda a sinceridade, ele misturava tanto as coisas como bom italiano que ele era, que eu era obrigado a perguntar para ele: “Você está conversando comigo como?” e aí ele definia.

Dentro desse mesmo quadro, vou citar uma deputada do Partido Comunista Brasileiro que hoje nos frequenta, Leci Brandão.

Quero assegurar aos senhores que talvez eu fale mais do que o tempo que me deram. Então, a Leci, famosa sambista, teve quase 80 mil votos, ela foi falar e trouxe um papel, falando tremendo. Quando ela terminou eu falei para ela o seguinte: “Leci, desculpa, não é desse jeito que faz. Você chega e fala de coração, fala aquilo que você sente.”

Dentro desse quadro, eu vou falar a vocês como Deputado, como Economista e como homenageado. Talvez eu possa fazer uma mistura. Sou formado em 1957. Talvez se eu tivesse me formado um pouco antes, eu seria um daqueles que dependeu da regulamentação para ter uma profissão.

Eu lembro bem, vejo muita gente aqui da minha faixa etária que é da mesma época e o conceito que se fazia do Economista na época era um contador presunçoso que quer saber um pouquinho mais do que os outros.

E com toda a sinceridade, durante um período eu parei por dois anos depois de formado em contabilidade, eu acreditei nisso. Porém eu tive algumas aulas. Eu tentei entender e procurar saber quem era Roberto Simonsen. Depois eu tive a felicidade de ter como paraninfo, Roberto Campos. Eu fui aluno e talvez boa parte dos Senhores também tenham sido, de alguém que mudou um pouco mais a minha vida, chamado Professor Orestes Gonçalves. Durão, rigoroso, fiscal de rendas, e que competiu com Delfin Netto para ver quem era Secretário de Fazenda do Estado. 

Tive oportunidade também de receber lições de um grande Professor do Mackenzie  chamado Osvaldo de Souza Nobre. Quero dizer aos Senhores o seguinte, eu fui concursado e graças aos ensinamentos que recebi no curso de economia da PUC, consegui entrar em 1960 como agente fiscal de rendas. Ainda dentro dessa mesma conceituação, seguindo tudo aquilo que eu aprendi como Economista, eu cheguei a Delegado Tributário da grande São Paulo com 35 anos de idade. Ainda dentro da mesma linha, tirei dois anos de afastamento e, como Economista, fui prestar meus serviços na Zona Franca de Manaus. Voltei, fui candidato, ganhei eleição com apoio de parte dos economistas. E tive a honra e o orgulho de chegar a Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Alguém que não tinha uma vivência política, porém alguém que tinha uma formação de Economista. Então, quero aproveitar esse quadro para me dirigir ao grande amigo Edmir para parabenizá-lo pela ideia e dizer a todos vocês que me orgulho de ser Economista. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – O Deputado Vitor Sapienza continua nos ensinando todos os dias nesta Casa; continua sendo aquele que quando a gente precisa de um ombro amigo, está sempre presente.

Gostaria de citar a presença do Doutor Luciano Galvão Coutinho, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES. Agradecemos a sua presença.

Essa Presidência convida o Sr. Heron Carlos Esvael do Carmo para receber a placa em homenagem ao aniversário de regulamentação da profissão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Tem a palavra o economista Heron Carlos Esvael do Carmo.

 

O SR. HERON CARLOS ESVAEL DO CARMO – Boa noite a todos. É uma honra para mim, como Presidente do Conselho, participar dessa Sessão Solene. Agradeço ao Deputado Edmir Chedid pela propositura. Agradeço aos Parlamentares desta Casa, cumprimento as autoridades presentes. A profissão de Economista foi regulamentada há 60 anos e é uma grande satisfação verificarmos hoje nesta Casa a importância, a relevância do trabalho conduzido pelos senhores. Esse trabalho é importante tanto no âmbito privado como e principalmente no âmbito público. A profissão foi justamente regulamentada com esse espírito.

Por ser Economista, serei econômico nas palavras e repetir que é com grande júbilo que participo dessa cerimônia e que associo o Conselho e os Economistas de São Paulo a esta Casa Legislativa em prol da promoção do bem estar dos brasileiros. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Dando continuidade, essa Presidência convida o Sr. Manuel Henriquez Garcia para receber também a placa em homenagem ao aniversário da regulamentação da profissão.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. 

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Peço licença ao Deputado Edmir Chedid, por um lapso deste cerimonial. Gostaria de ler o que está escrito nas placas dessa homenagem.

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Homenagem – Esta Casa Legislativa, com aprovação da Mesa Diretora, tem a honra de instalar no Plenário Juscelino Kubitscheck a Sessão Solene com a finalidade de comemorar os 60 anos da regulamentação da profissão dos Economistas. O Deputado Edmir José Abi Chedid, autor da iniciativa dessa Sessão Solene, em nome de todos os deputados estaduais, tem a honra de cumprimentar nesta data os Economistas do Estado de São Paulo e de mais estados da Federação Brasileira. Conferimos para registro desse evento o diploma de homenagem a:

Ordem dos Economistas do Brasil, entidade com objetivo de zelar pela profissão e pela ética profissional, promover a união da classe estreitando a convivência social dos seus membros. Incentivar o estudo, promoção e aperfeiçoamento da cultura das ciências econômicas, e de cooperar com as demais entidades. Registra-se ainda que a Ordem é uma entidade civil de utilidade pública aprovada por Lei Estadual nº 2145, de 16 de junho de 1953. É a mais antiga entidade de representação dos Economistas do Brasil, com 76 anos de existência. Aproveitamos a oportunidade para registrar os protestos de estima e distinta consideração a todos os profissionais Economistas.

São Paulo, 12 de agosto de 2011.

Deputado José Barros Munhoz, Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Edmir Abi Chedid, Presidente da Sessão Solene.”   

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Muito obrigado. Dando continuidade, convidamos o Sr. Manuel Henriquez Garcia para receber essa placa em homenagem a regulamentação da profissão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Tem a palavra o Sr. Manuel Henriquez Garcia, Presidente da Ordem dos Economistas do Brasil.

 

O SR. MANUEL HENRIQUEZ GARCIA – Nobres Deputados, Deputadas, colegas Economistas que estão presentes hoje nessa Sessão Solene. É uma alegria muito grande para mim, olhar o plenário e ver tanta gente que eu não via há alguns anos. Alguns mais novos, outros um pouco mais velhos que eu, mas todos juntos, no mesmo ideal. Fiquei muito emocionado com as palavras do nosso querido Economista, também nobre Deputado Vitor Sapienza, quando ele disse: “Tenho orgulho de ser Economista”.

Todos nós que estamos aqui temos o mesmo orgulho. Orgulho de sermos Economistas. Atuando cada um a seu modo, nos diversos lugares do setor privado, setor público, sempre com o ideal de melhorar a economia brasileira, o desenvolvimento e crescimento econômico do Brasil.

Muita coisa foi dita da Ordem na leitura da placa. Mas devemos lembrar que nos primeiros dias de janeiro de 1935 um grupo de recém formados da Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo tiveram a brilhante ideia de formar a Ordem dos Economistas de São Paulo naquele momento. Hoje a Ordem dos Economistas do Brasil.

Frutificou. Tanto frutificou que a eles devemos todo o empenho para que no dia 13 de agosto de 1951 a profissão fosse regulamentada. Então, a esses colegas Economistas mais antigos que ainda estão conosco. Outros foram para o oriente eterno, mas os que estão aqui presentes, rendo todas as minhas homenagens. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Essa Presidência convida o Sr. Jose Roberto de Araujo Cunha Junior, Presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo, para receber a placa em homenagem ao aniversário da regulamentação da profissão.

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Sindicato dos Economistas de São Paulo, SINDECON São Paulo, órgão responsável pela defesa da categoria dos Economistas e das relações de trabalho. Nos termos da Legislação Sindical, entidade com 75 anos de existência.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Sr. José Roberto de Araujo Cunha Junior para fazer uso da palavra. (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ ROBERTO DE ARAUJO CUNHA JUNIOR – Deputado Edmir Chedid, parabenizo pela feliz iniciativa de homenagear a categoria dos Economistas nos seus 60 anos de história. Cumprimento também as autoridades aqui presentes, na pessoa do Secretário Andrea Calabi, e os meus colegas Economistas na pessoa do Presidente do Conselho Regional de Economia, Heron do Carmo.

Serei mais breve que os meus antecessores. Não podemos falar dos 60 anos da história da profissão de Economista sem mencionar a importante contribuição do saudoso Economista Jamil Zantut, que, como todos sabem, foi Presidente do Conselho Regional de Economia, da Ordem dos Economistas, do Sindicato dos Economistas, que muito me honrou porque durante 12 anos fui seu vice-Presidente. Foi Presidente do Conselho Federal de Economia e Presidente da Federação Nacional dos Economistas.

Portanto, é o único Economista no Brasil que contribuiu para a instituição de todas essas entidades que representa a categoria. Em nome dos meus colegas de diretoria do Sindicato, dedico essa homenagem também ao colega falecido, Jamil Zantut. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido a fazer uso da palavra o Economista Afonso Arthur Neves Baptista.

 

O SR. AFONSO ARHTUR NEVES BAPTISTASr. Presidente Edmir Chedid, Presidente dessa sessão, para marcarmos os 60 anos da criação da nossa profissão, sugerimos ao plenário do Conselho a criação dessa comenda. Para homenagear os Economistas que fizeram nesses 60 anos o engrandecimento da nossa pátria. E dessa forma é que nós estamos agradecendo o trabalho que vocês fizeram. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Convido o Presidente do Conselho, Sr. Heron Carlos Esvael do Carmo e o Secretário Geral da Comenda, o Economista Afonso Arthur Neves Baptista, para fazer a entrega do diploma e da comenda Mário Henrique Simonsen ao Deputado Edmir Chedid. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do diploma.  

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Convido o Deputado Edmir Chedid para ler o livro que está aqui com a Isabel. Por gentileza, Deputado, é uma mensagem.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Vou fazer os agradecimentos ao final da Sessão Solene.

Termo de recebimento do Diploma e Comenda Mário Henrique Simonsen, 60 anos da profissão de Economista.

“Eu, Edmir José Abi Chedid declaro que estou recebendo nesse ato o diploma registrado sob o número 43 e a Comenda Mário Henrique Simonsen, comemorativo aos 60 anos da regulamentação da profissão de Economista. Instituído pela Resolução nº 551, de 04 de maio de 2011, do Conselho Regional de Economia, Segunda Região, São Paulo. Também autorizo a publicação de minha imagem e currículo para a publicação de almanaque com todos os agraciados, bem como me disponho a (ininteligível) depoimentos sobre os últimos 60 anos da economia brasileira e internacional, que constarão em livro a ser publicado por essa instituição, CORECON São Paulo.

São Paulo, 12 de agosto de 2011.” (Palmas.)

Gostaria de convidar o Sr. Heron e o Sr. Afonso para fazerem a entrega ao homenageado, Ricardo Simonsen. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.   

 

* * *

 

O SR. RICARDO SIMONSEN – Eu gostaria de falar também da minha emoção de aqui homenagear o Ministro e Professor Mario Henrique Simonsen, na presença de seu filho, Henrique Simonsen.

Todos nós devemos muito. A dedicação, a inteligência, e a postura de homem público do Ministro Simonsen. Eu comentava com ele que algumas discussões importantes sobre economia brasileira já no início dos anos 60 foram conduzidas pelo Professor Simonsen, que acabou depois tendo uma participação fundamental em vários programas de política econômica, desde os anos 60 até praticamente o seu falecimento. Então, é uma justa homenagem e todos nos rejubilamos com essa vida de trabalho e dedicação à economia do Professor Mario Henrique Simonsen. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido também para fazer a entrega da homenagem o Sr. Heron e Sr. Afonso, ao Doutor Luciano Galvão Coutinho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Assina o termo o Doutor Luciano Galvão Coutinho.

Eu gostaria de dar ciência aos senhores e as senhoras que essa Sessão Solene será transmitida na íntegra na TV Assembleia, no domingo às 21 horas, pelos canais TVA Digital 185, TVA canal 66, NET canal 13 ou 7 e pela TV Digital Aberta canal 61.2.

Dando continuidade aos trabalhos, gostaria de solicitar ao Doutor Heron Carlos Esvael do Carmo e o Doutor Afonso para que fizessem a entrega de homenagem justa ao Deputado e Secretário hoje, do Meio Ambiente, colega Deputado Bruno Covas.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.   

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO – Quero fazer um comunicado a todos os agraciados, informando que o termo de recebimento assinado ficará aqui na Secretaria e logo após todos os homenageados assinam o livro, para que tenhamos maior agilidade na Sessão Solene. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Dando continuidade, o Senhor Heron e o Senhor Afonso farão a entrega ao Sr. Secretário Andrea Sandro Calabi. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.   

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – O Sr. Heron e o Sr. Afonso também fazem a entrega da honrosa homenagem ao amigo e Deputado Federal Milton Antonio Casquel Monti. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.   

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS - NATAL CALABRO NETO - Só um minuto, nós já vamos efetuar a troca dos diplomas. Houve um pequeno erro de logística e já efetuaremos a troca dos diplomas.

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Tem a palavra o nobre Deputado Milton Monti.

 

O SR. MILTON MONTI – Boa noite a todos. Eu quero primeiramente cumprimentar o Deputado Edmir Chedid, meu amigo e colega aqui na Assembleia Legislativa, e em nome dele cumprimentar também a todos os deputados desta Casa.

Quero cumprimentar os secretários Calabi e Bruno Covas, o Presidente Heron do Carmo, o Afonso, o nosso Conselheiro Eduardo Bittencourt, enfim, cumprimentar a todos vocês e agradecer as palavras amáveis, Edmir Chedid.

Sabe que o aprendizado é mútuo, sempre. Ele é sempre de duas mãos. A gente aprende sempre e continua sempre aprendendo. O aprendizado não pára. Orgulho-me de ser Economista. E queria dizer uma coisa que está sendo quase que um consenso no mundo todo: o sucesso de uma gestão pública está intrinsecamente ligado a nós todos; ao sucesso da economia. A economia faz com que o bem estar chegue às pessoas, à comunidade. Então, esse consenso que existe é de que se a economia vai bem, o Governo vai bem. E se a economia vai mal, o Governo acaba indo mal. Vejam como nós somos importantes; muito importantes.

Participo dessa homenagem com alegria, agradeço por recebê-la e, evidentemente, continuaremos honrando a função dos Economistas no Congresso Nacional. Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Dando continuidade aos trabalhos, relembro que o Milton Monti se elegeu Prefeito com 21 anos, e foi o primeiro voto dele. Acabou votando na urna no Município de São Manoel e foi sufragado por uma maioria de votos jamais vista na história da cidade. O Prefeito mais jovem do Estado de São Paulo naquela época. Parabéns, Milton.

Gostaria de dar continuidade aos trabalhos solicitando ao Sr. Heron e o Sr. Afonso que façam a entrega dessa homenagem ao amigo Economista que já fez parte, honrou essa Casa, e nos honra muito com o seu trabalho no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Gostaria de anunciar o nobre Doutor Eduardo Bittencourt de Carvalho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

   O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Essa Presidência convida o Sr. Heron e o Sr. Afonso para que façam a entrega dessa honraria ao nobre Deputado Feliciano Nahimy Filho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. FELICIANO FILHO – PV – Sr. Presidente, em nome de quem cumprimento os demais deputados e autoridades presentes. Não vou me alongar, vou ser também econômico nas minhas palavras. Mas eu quero dar aqui um depoimento, pois como Economista de primeira opção, quando entrei na faculdade, ainda garoto, as pessoas geralmente nessa idade têm muitas dúvidas, e eu não tive. Fiz como primeira opção na faculdade e exerci por um longo período.

Até um chamamento que tive na área da proteção animal. Hoje eu atuo na área da proteção animal, protegendo os nossos irmãozinhos. E eu quero dizer a todos a influência do ‘ser Economista’ nessa área. Não existe nenhuma profissão tão vasta, tão grande. O Economista atua não só na iniciativa privada, no setor público, no setor primário, secundário, terciário, ou seja, não há empresa ou setor onde não caiba a ação de um Economista. Eu acho que por conta disso a nossa entidade, fundada por mim, e todo o segmento hoje tem mudado a realidade dos animais do Brasil.

Dedico isso não só à obstinação e ao amor que tenho aos animais, mas à experiência e ao conteúdo recebido nos bancos das faculdades que acabam iluminando o nosso caminho e norteando a nossa vida. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Dando continuidade aos trabalhos, o Sr. Heron e o Sr. Afonso farão a entrega da homenagem ao nobre Deputado Luis Claudio Marcolino. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.   

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – O Sr. Heron e o Sr. Afonso farão a entrega da homenagem ao nobre Deputado Orlando José Bolçone, que nesse momento recebe essa homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – O Sr. Heron e o Sr. Afonso farão a entrega da homenagem àquele que foi um dos melhores Presidentes dessa Casa de Leis, o nobre Deputado Vitor Sapienza. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido agora o Sr. Carlos Alberto Safatle para homenagear o Economista Carlos Antonio Luque. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Dando continuidade, para fazer a entrega o Sr. Heron, o Sr. Afonso, o Sr. Carlos Alberto Safatle e o José Dutra Vieira Sobrinho, farão a entrega da homenagem ao Doutor Francisco Vidal Luna.

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Dando prosseguimento, próximo homenageado é o Senhor Manoel Henriques Garcia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – O Sr. Heron e o Sr. Afonso, juntamente com o Sr. Wilson Roberto Vilasboas Antunes, farão a entrega da homenagem ao Sr. José Roberto de Araujo Cunha Junior, Presidente do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Sr. Heron e o Sr. Afonso, juntamente com o Sr. Luis Antonio de Queiroz Silva, para fazer a entrega da homenagem ao Sr. Luis Alberto de Queiroz Cunha Junior.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.   

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Sr. Heron e o Sr. Afonso para fazer a entrega, juntamente com o Sr. Francisco Prisco Neto, ao Sr. Lineu Carlos Maffezoli, Presidente da ANGE, Associação Nacional dos Graduados em Economia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Sr. Heron e o Sr. Afonso juntamente com o Sr. Deputado Vitor Sapienza para que façam a entrega ao homenageado Ibrahin João Elias, Presidente da Mondragom Brasil. 

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – O nobre Deputado Vitor Sapienza, o Sr. Heron e o Sr. Afonso farão a entrega ao Sr. Carlos Barnabé, Coordenador de Orçamento do Estado de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Sr. Heron e o Sr. Afonso, juntamente com o nobre Deputado Feliciano Nahimy Filho para fazer a entrega da homenagem ao Sr. Antonio Correa de Lacerda, Economista e ex-Presidente do COFECON. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM -  Convido o nobre Deputado Luis Claudio Marcolino para, juntamente com o Sr. Heron e o Sr. Afonso, façam a entrega da homenagem ao Sr. Antonio Carlos Coelho Campino, Professor Titular da FEA – USP. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Sr. Heron e o Sr. Afonso, juntamente com o ex-Presidente da CMTC, Sr. Modesto Stama, e o nobre Deputado Orlando Bolçone para que façam a entrega da homenagem a Economista Leda Maria Paulani, Professora Doutora da FEA – USP. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Essa Presidência convida o Sr. Andrea Sandro Calabi, para que juntamente com o Sr. Heron e o Sr. Afonso façam a entrega da homenagem ao Economista Roberto Brás Matos Macedo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Essa Presidência convida o Sr. Benjamim Teixeira Dourado, juntamente com o Sr. Heron e o Sr. Afonso, para que façam a entrega ao Economista José Roberto Mendonça de Barros, Presidente da MBE Associados. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o nobre Deputado Milton Monti, para juntamente com o Sr. Heron e o Sr. Afonso, façam a entrega ao Sr. Modesto Stama, Conselheiro e ex-Presidente do CORECON São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Essa Presidência convida o Sr. Manoel Henriques Garcia, juntamente com o Sr. Heron e o Sr. Afonso para que façam a entrega da homenagem ao Economista Francisco da Silva Coelho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – E a Presidente do Conselho Superior da OEB.

Convido a Sra. Vera Martins da Silva para fazer a entrega ao Economista Paul Israel Singer. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido a Sra. Vera Martins da Silva para que também faça a entrega da homenagem ao Economista Paulo Brasil Correa de Mello, Conselheiro Federal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PAULO BRASIL CORREA DE MELLO – Nobre Deputado, peço licença para quebrar o protocolo e agradecer em meu nome, porque todos nós que estamos aqui dedicamos a nossa profissão, a nossa carreira a alguém que nos incentivou e nos permitiu dedicar parte da nossa vida à categoria profissional. Então, dedico esse meu prêmio ao meu pai que está aí, 40 anos dedicado à profissão de Economista, 40 anos dedicados à administração pública. A minha esposa Paula, aos meus filhos Juliano, Giorgia, que me permitiram poder ajudar na carreira de Economista, ajudando no Conselho Federal e no Sindicato dos Economistas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Convido o Doutor Ricardo Simonsen para que faça a entrega da homenagem ao Economista e ex-Presidente do CORECON São Paulo, Pedro Ronald Maranhão Braga Borges. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDMIR CHEDID - DEM – Quero convidar o Ricardo Simonsen, para que faça a entrega da Comenda que leva o nome do seu pai ao ex-Deputado André Franco Montoro Filho, Presidente do Instituto Brasileiro de Ética. (Palmas.)

Ele não está presente, mas com certeza por algum motivo que não permitiu que aqui estivesse.

Eu gostaria de convidar a todos os homenageados para que pudessem chegar à frente da nossa Tribuna para fazer uma foto oficial do nosso evento. (Palmas.)

Dando continuidade, quero fazer um breve relato desta Casa de Leis.

No dia 13 de agosto de 1951, o Presidente Getulio Vargas assina a Lei nº 1411/51, que ‘designa o profissional Economista’. Naquele momento, o nosso PIB nos colocava na 70ª posição entre as nações, com uma população aproximada de 53 milhões de habitantes, e 70% dela vivendo no campo.

A profissão de Economista é então regulamentada em um momento crucial da nossa história. E 60 anos depois da Lei nº 1411 o lugar do nosso país no cenário mundial e na economia do último século tem nessa solenidade e homenagem que a Assembleia Legislativa de São Paulo presta a essa categoria profissional, a função de demonstrar o quanto esse nosso País progrediu, e como dizem os nossos economistas, cresceu.

Sessenta anos se passaram e o país se transformou de uma colônia rural para uma potência mundial. Respeitado e participante de todas as mesas, de todos os fóruns, de todas as organizações e decisões fundamentais para o Planeta. O para seu desenvolvimento principalmente de todas as decisões que envolvam a grande questão, a economia. Poderia ficar o Brasil fora de qualquer decisão fundamental no Concerto das Nações? É obvia a resposta. Não.

Da mesma forma, poderia qualquer Governo, o Federal, os estaduais, os municipais, prescindir do trabalho e estudo dos Economistas para governar, e principalmente para ‘bem’ governar? Óbvia resposta negativa também.

Seria ocioso perguntar se hoje, qualquer empresa, instituição, corporação, negócio, poderia abrir mão do trabalho dos senhores e senhoras economistas? É claríssimo que não!

Assim, senhores, nessa Sessão Solene em que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo homenageia essa imprescindível categoria profissional, ao invés de apenas homenageá-los, quero aproveitar a ocasião e convocá-los ao trabalho.

Como relator da Comissão de Finanças e Orçamento no biênio 2005 e 2006, responsável pelos dois projetos que atualmente tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o da Lei de Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento Estadual, a honra de ser um dos responsáveis por implantar as audiências públicas em todo o Estado de São Paulo permitindo o envolvimento da sociedade no debate sobre a aplicação dos recursos públicos e a partir das críticas, dúvidas e sugestões de todos os cidadãos. Naquela ocasião, contei com a colaboração dos senhores e senhoras Economistas.

Tenho que agradecer inclusive ao Doutor Luque, que acompanhou em cada momento. Em todas as audiências públicas que nós fizemos, foram mais de 60 naquele ano, para ouvir a sugestão da população. E esse programa foi implantado na Assembleia Legislativa e até hoje a Assembleia Legislativa faz as audiências públicas e procura aprimorar, Secretário Calabi, aquela peça que vem do Governo do Estado tão bem elaborada pela Secretaria do Planejamento e da Fazenda. 

Finalizo, caros Economistas, enfatizando o nosso imenso prazer em recebê-los nesta Casa, nessa efeméride tão significativa nesses 60 anos dessa que é uma das mais importantes e insubstituíveis profissões, estendendo os nossos mais sinceros cumprimentos e respeito aos familiares, associações, Conselhos, entidades representativas e formulando votos de que o trabalho seja cada vez melhor, mais cientifico, mais humano, entretanto, para que a meta da profissão seja alcançada, promover o  bem estar de todos.

Parabéns, felicidades, muitos anos de vida para a belíssima profissão.

Antes de dar por encerrada a presente sessão, eu gostaria de agradecer por ter a oportunidade de ser o Deputado que solicitou que essa audiência fosse realizada e que a Assembleia Legislativa pudesse homenageá-los. Nós, políticos, dependemos de todos os senhores, e aqueles que não dependem, administram mal. Os senhores mudaram o nosso país. Hoje o nosso país tem 190 milhões de habitantes, está inserido na 10ª economia do mundo e isso não é porque os políticos fizeram sozinhos, mas porque eles tiveram o juízo de ouvi-los nessa caminhada. Quero agradecer o Sr. Roberto Vilasboas, que tem convivido comigo há um bom tempo, tem me orientado e foi quem me sugeriu que eu prestasse essa homenagem à Assembleia Legislativa no dia de hoje. Eu gostaria de agradecer o trabalho dos servidores da Assembleia Legislativa. Abnegados servidores públicos, estão lá no som o Machado, na Secretaria Geral Parlamentar o Wladmir e a Dona Ieda.

Quando pisei na Assembleia Legislativa, há 17 anos, conheci essa senhora. Ela é o ícone da Assembleia Legislativa, dos servidores desta Casa, não tem pessoa de bom coração que não saiba reconhecer o trabalho dessa senhora como servidora pública exemplar da nossa Casa. Muito obrigado, Dona Ieda. (Palmas.)

Quero agradecer também o cerimonial. O chefe, o Natal, meu amigo, Edson, Isabel e Vera, que nos auxiliaram e sempre auxiliam os senhores deputadas. Dando por encerrada a presente sessão, agradecemos a presença de todos e convidamos a todos para um coquetel a ser servido na sala ao lado. Muito obrigado. Boa noite.

 

O SR. MESTRE DE CERIMONIAS -  NATAL CALABRO NETO - Solicitamos aos senhores que se dirijam ao Hall Monumental onde será servido um coquetel. Muito obrigado. Uma boa noite a todos.

 

 * * *

 

-Encerra-se a sessão às 22 horas e 21 minutos.

 

* * *