http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

07 DE JUNHO DE 2013

030ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO "DIA DO MEIO AMBIENTE"

 

Presidentes: CHICO SARDELLI e DILMO DOS SANTOS

 

RESUMO

001 - CHICO SARDELLI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Dilmo dos Santos, para "Comemorar o Dia do Meio Ambiente". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - DILMO DOS SANTOS

Assume a Presidência. Anuncia a apresentação de vídeo institucional. Anuncia a apresentação da cantora Priscila Alcântara com a música "Herdeiro do Futuro".

 

003 - IBRAHIM GUSTAVO

Mestre de Cerimônias, lê breve curriculum dos homenageados desta sessão solene e faz entrega de troféu comemorativo ao Dia do Meio Ambiente.

 

004 - BRUNO UDOVIC

Empresário e ator, informa as realizações do Instituto Iprodesc, do qual faz parte. Destaca o papel da tecnologia na Educação. Pede investimentos nesta área e defende a universalização da Educação. Esclarece que a preservação do meio ambiente deve estar presente nos currículos escolares.

 

 

005 - BETO TRICOLI

Deputado Estadual, saúda os presentes. Destaca o trabalho realizado pela Comissão de Meio Ambiente e pela Frente Parlamentar Ambientalista desta Casa. Pede cumprimento do Código Florestal, mas lamenta a flexibilização do mesmo. Critica anistia dos infratores ambientais que cometeram delitos até 2008. Defende desenvolvimento sustentável a fim de garantir os recursos naturais para as gerações futuras.

 

006 - CHICO SARDELLI

Deputado Estadual, enfatiza que a preservação do meio ambiente deve ocorrer diariamente. Lembra histórias de sua infância. Cita as obrigações do gestor público. Defende investimentos em energia renovável. Elogia a atuação do deputado Dilmo dos Santos.

 

007 - MARIA FERNANDA GARCIA

Representando o Dr. Nelson Bugalho, agradece ao deputado Dilmo dos Santos, proponente desta homenagem. Parabeniza esta Casa pelos avanços legislativos nas questões ambientais.

 

008 - EDUARDO HUMBERTO DITT

Secretário Executivo e Engenheiro Agrônomo do Instituto Ipê, informa que o Instituto Ipê busca novas práticas de sustentabilidade. Destaca a importância da valorização do terceiro setor e da sociedade civil.

 

009 - CRISTIANO CANUTO

Diretor do portal "Salve o Planeta", saúda os presentes. Explica a atuação do portal "Salve o Planeta" buscando a preservação do meio ambiente.

 

010 - SÉRGIO MARONE

Ator, agradece os presentes. Discorre sobre o movimento "Gota D'Água", do qual participa, que trata do desenvolvimento energético do Brasil. Lê texto sobre o tema e cita passagens de André D'Elia, autor do documentário "Belo Monte, anúncio de uma Guerra", do Cacique de Seattle e do dramaturgo e escritor Tchekhov.

 

011 - Presidente DILMO DOS SANTOS

Anuncia apresentação do "Coral Nova Vida", sob a regência do Maestro Johnson Sarapu, com as canções "Glória ao Senhor" e "Ele é Jeová". Agradece a todos que contribuíram para a realização desta solenidade. Relata ser otimista em relação à proteção do meio ambiente. Elogia a criação da "Virada Sustentável", que, por meio de atividades culturais e lúdicas, coloca em pauta a sustentabilidade como estilo de vida. Cita instalação artística na Avenida Paulista. Elogia o Governo do Estado pelo investimento de 60 milhões de reais no programa "Crédito Ambiental Paulista". Informa que projeto de lei aprovado nesta Casa permitiu a criação de unidades de conservação do parque Jureia-Itatins. Lembra a criação do "selo verde azul", como intuito de descentralizar a agenda ambiental paulista. Elogia o trabalho realizado pelas autoridades homenageadas nesta solenidade. Cita passagem do livro "Não se desespere", do professor Mário Sérgio Cortella. Presta homenagem a sua esposa com entrega de flores. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Chico Sardelli.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Eu gostaria, neste momento, de desejar as boas vindas a todos aqui presentes. É um prazer enorme da vice-Presidência e da Presidência desta Casa poder recepcioná-los aqui.

Quero saudar o meu companheiro e querido amigo de partido, deputado Dilmo dos Santos, que é o autor da comemoração do Dia do Meio Ambiente no Estado de São Paulo. Sua esposa, que está a minha esquerda, senhora Marisa Galvão dos Santos, em nome dela saudar todas as senhoras aqui presentes. Meu querido companheiro e amigo de partido, ex-prefeito de Atibaia, este grande parlamentar deputado Beto Trícoli, que está aqui e se faz presente com a gente. Saudar o senhor Bruno Udovic, empresário e ator; ator Sérgio Marone aqui presente, seus pais aqui também, obrigado pela presença. Engenheiro agrônomo senhor Eduardo Humberto Ditt, secretário executivo do Instituto Ipê; engenheira florestal, senhora Patrícia Paranaguá, coordenadora do Instituto Ipê; senhor Cristiano Canuto, diretor do Portal Salve o Planeta; senhor Gilmar Rosa e senhor Ronaldo Danilo, vereadores do município de Buri; senhor Kioshi Hirakawa, senhor Vitório Júnior e senhor Alexandre Peixinho, vereadores da cidade de Mairinque.

Eu pediria também que se fizesse presente e subisse até aqui e nos dessa a honra o ex-deputado, por tantas vezes deputado desta casa, meu querido companheiro e amigo da cidade de Piracicaba, deputado, sempre deputado, Jairo Mattos. É um prazer enorme receber um ícone da política paulista e brasileira como o ex-deputado Jairo Mattos, que foi deputado de 1980-1983 e de 1987-1990. Senhor Reinaldo Batista, representando o vereador Luis Arruda do município de Piracicaba. Delegada de Polícia, senhora Maria Valéria Novaes, representando o delegado geral de Polícia, Dr. Luiz Maurício Souza Blazeck, eu pediria a delegada, se pudesse, se juntar a nós nesta Mesa aqui. 1º tenente da Polícia Militar, Alexandre João Salomão, representando o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel PM Benedito Roberto Meira, que também pudesse assentar junto a esta Mesa. Saudar a senhora Andrea Feliponi Garcia, representando, neste momento, o deputado Itamar Borges. Senhor Nelson Bugalho, promotor do Meio Ambiente e vice-presidente da Cetesb, representado neste ato pela senhora Maria Fernanda Garcia. Saudar também a Banda da Polícia Militar aqui presente; vereador Paulo de Piracicaba, se pudesse subir aqui, também representando todos os vereadores presentes. Saudar a soldada Débora que sempre nos prestigia, trabalhando nesta Casa, e em nome dela saudar toda Polícia Militar Feminina.

Senhoras e senhores, deputados, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, o qual eu tenho a honra de ser vice, atendendo solicitação do deputado, pastor Dilmo dos Santos com a finalidade de comemorar o Dia do Meio Ambiente. E mais uma vez saudando todos, eu convido todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 2º tenente músico PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CHICO SARDELLI - PV - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, obrigado por nos prestigiar sempre em solenidades importantes como esta em que comemoramos o Dia do Meio Ambiente. Sejam todos bem vindos.

Neste momento eu passo a Presidência dos trabalhos ao deputado autor desta sessão solene, o deputado pastor Dilmo dos Santos.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Dilmo dos Santos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Boa noite a todos, agradecendo ao meu amigo vice-Presidente desta Casa que, neste momento, estou sucedendo o deputado Chico Sardelli pelos préstimos nesta noite nos poder honrar com a sua presença e com a Presidência, fazendo abertura deste trabalho.

Agradecer a todos os deputados do Partido Verde e aos deputados que nesta legislatura atuam nesta Casa. Agradecer a minha esposa e aos meus filhos Bernardo e Vitória e a minha nora Camila, a todos os amigos que vieram, e principalmente aos nossos amigos de Piracicaba, muito obrigado também aos homenageados.

Comunicamos aos presentes que esta Sessão Solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia no dia 09, às 23 horas, pela NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2, no domingo.

Neste momento assistiremos a um vídeo institucional. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR.PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Agradecemos ao portal Salve o Planeta, que nos disponibilizou o vídeo.

Quero também, neste momento, agradecer ao meu amigo Beto Trícoli, que é deputado conosco do Partido Verde e também presidente da Comissão do Meio Ambiente nesta Casa. Também justificar a ausência da nossa líder, por motivo de doença. Ela esteve alguns dias com problema de saúde infelizmente, e hoje, infelizmente, ela não pôde estar, que é a deputada Regina Gonçalves.

Ouviremos a apresentação da cantora Priscila Alcântara, com a música “Herdeiros do Futuro”. (Palmas.)

 

A SRA. PRISCILA ALCÂNTARA - Boa noite a todos, é um prazer enorme estar aqui. Agradecer primeiramente pelo convite, porque hoje realmente é um dia muito importante, como diz a música que eu vou cantar hoje pra vocês: nós somos herdeiros do nosso futuro. Então, parabéns pela iniciativa de cada um que está fazendo parte, ao deputado Dilmo dos Santos, também parabéns, e é um prazer estar com vocês hoje.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Queremos também agradecer a presença da juíza Vanessa, também da Dra. Neuza, Dr. Herbert, Deus abençoe.

Solicito ao Mestre de Cerimônias Ibrahim Gustavo proceder a leitura de breve currículo dos homenageados nesta Sessão Solene que receberão um troféu comemorativo ao Dia do Meio Ambiente.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Ola, boa noite a todos. Convidamos agora para receber a homenagem o senhor Bruno Udovic, formado em Administração de Empresas e Artes Cênicas, sendo especialista em Gestão Estratégica do Terceiro Setor. Atualmente é diretor administrativo do Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico Iprodesc, que foi fundado em 18 de janeiro de 2001 com o objetivo de desenvolver projetos tecnológicos e inovadores em benefício do desenvolvimento cientifico da educação, da cultura e do entretenimento. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Neste momento, trazendo a sua palavra de agradecimento, meu amigo Bruno Udovic.

 

O SR. BRUNO UDOVIC - Eu gostaria, primeiramente, de agradecer o convite do nobre deputado e meu amigo Dilmo dos Santos para participar de um evento tão importante para discussão de temas cruciais ao desenvolvimento humano com responsabilidade sustentável.

Estou aqui hoje representando o Instituto Iprodesc, que é o Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico, o qual tem o propósito de desenvolver projetos tecnológicos, inovadores em benefício científico da educação, da cultura e do entretenimento. Hoje neste encontro, eu vim com propósito de colocar em pauta um assunto que tem como ideal contribuir para a educação multidisciplinar, onde é possível através de espaços complementares auxiliar o ensino na sua forma tradicional.

Entre os possíveis espaços de educação complementares, quero abordar aqui duas específicas opções que são: museus científicos e planetários com conceito de teatro digital. Eu gosto particularmente de usar o termo teatro digital juntamente com planetário justamente por considerar que atualmente, com a tecnologia digital complementando a ótica de projeções, podemos desenvolver seções multidisciplinares além do tradicional conteúdo astronômico. Com esta tecnologia, pode-se elevar o nível de ensino da população através do enriquecimento do seu processo de aprendizagem, proporcionado por esse inigualável sistema de projeções Full Dome, que são projeções interativas em 360 graus, criando seções sobre biologia, geografia, história, astronomia e meio ambiente, enfim, todas as disciplinas do currículo escolar. Estamos nos especializando na criação de seções em projetores digitais Full Dome como pioneiros neste assunto, que é inovador e com tendência promissora no mundo.

Dentre os projetos que realizamos no Instituto, gostaria de salientar o projeto de conceito complementar mais moderno do País, que se localiza no município de Santo André no Sabina - Escola Parque do Conhecimento. Neste espaço abordamos um conteúdo disciplinar que complementa o currículo escolar no ensino fundamental, além de trabalhar com Educação de Jovens e Adultos. Através de experiências práticas e interativas, a proposta do Sabina é explorar os nossos cinco sentidos de benefício da aprendizagem. Além do Museu Científico, a Sabina contempla um teatro digital, um planetário, um espaço de exposições temporárias, um espaço para aprendizagem de música, um aquário e um pinguinário.

Já que estamos num encontro que temos oportunidade de focar em desenvolvimento sustentável, quero socializar o público aqui presente com o conteúdo que foi abordado na Sabina sobre meio ambiente. Estamos exibindo uma sessão digital educativa sobre meio ambiente chamada Kaloo Karrina, onde se transporta o espectador para um recife tropical único no mundo cheio de aventuras e mistérios a partir das antigas lendas e mitos. Um mundo habitado por criaturas do fundo do mar, divertido, educativo e emocionante, Kaloo Karrina aumenta a consciência da preservação do meio ambiente. Esta sessão é considerada um exemplo do Eduentretenimento, que é a mistura de conteúdo educativo e conhecimento com entretenimento.

Também são abordados assuntos ambientais através de uma casa sustentável, onde em sua concepção procurou-se desenvolver em seu projeto uma arquitetura sustentável e ecologicamente correta desde sua fundação, mobília, até as formas de utilização de energia. As exigências para o sistema educacional são simples no seu enunciado, porque é preciso que todos tenham desenvolvido a capacidade de aprender, e é preciso oferecer a oportunidade de educação permanente para todos. Uma das principais formas de investimento no homem, particularmente importante para as nossas considerações, é sem dúvida o que diz respeito aos recursos destinados a educação. As considerações a respeito da educação como investimento são, portanto, conceitos de capital humanos.

Nosso desafio nos últimos anos passou da universalização do ensino fundamental para construção de uma educação de qualidade em que os alunos, sujeitos do processo educativo, possam encontrar espaço efetivo para o desenvolvimento pessoal e no coletivo na perspectiva da democrática. Neste contexto o conceito da qualidade da educação deve supor igualdade de acesso à escola. O grande desafio é justamente alcançar ganhos qualitativos para todos, e não somente para alguns. Proporcionar tempo e espaços mais adequados que atendem a totalidade dos alunos seria, sem dúvida, um grande salto de qualidade. Portanto, enriquecer o cotidiano escolar, integrando o espaço escola com outros espaços educacionais como, por exemplo, oficinas de arte, oficinas de música, oficinas para preservação do meio ambiente, planetários, teatro digitais, espaço de estudos de ciência da natureza, matemática e suas tecnologias, espaço das ciências humanas, entre outros. Constitui uma rica abordagem da vivência e contribuição no trabalho pedagógico que passaria lidar melhor com as questões que perpassam o cotidiano dos educandos.

Eu convido todos aqui presentes a conhecer o Instituto Iprodesc e a Sabina - Escola Parque do Conhecimento, que são organizações que estão em constante busca da arte de transmitir conhecimento em suas diversas formas, pois como dizia Anísio Teixeira: “Temos que construir nossa escola não para preparação de um futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível”.

Quero agradecer novamente ao deputado Dilmo dos Santos, ao nosso querido deputado Chico Sardelli, a presença de todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nossa próxima homenageada é a natural de Estrela do Oeste, graduada em Arquitetura e Direito, está há mais de 30 anos na vida pública. Foi vice-prefeita, vereadora por dois mandatos, secretária de Desenvolvimento Econômico de Diadema, presidente estadual do PV, líder da bancada do PV na Câmara Municipal, membro e presidente da Comissão Permanente de Justiça e Redação entre 2007-2010, e membro da Comissão Especial Permanente dos Direitos Humanos e Cidadania. Atualmente é secretária nacional do PV Mulher. Trabalha para fortalecer o PV em São Paulo, difundindo a idéia da sustentabilidade aliada ao desenvolvimento econômico e social dos municípios paulistas. É a líder da bancada do PV na Assembleia Legislativa, deputada Regina Gonçalves. A deputada não pôde estar presente na sessão de hoje e o prêmio será entregue a sua assessoria. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso próximo homenageado exerce o mandato parlamentar pela terceira vez. Nascido em Redenção da Serra, ordenou-se padre em 1988, em Taubaté, onde também fundou a obra social Bom Pastor na Paróquia Santíssima Trindade na Vila das Graças. Em 2008 formou-se em Direito, em 2002 disputou pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo eleito com 41.334 votos, reelege-se em 2006 com quase 70 mil votos. Em 15 de março de 2011 assumiu o terceiro mandato; na bancada do PV trabalha para defender a ideologia verde e as causas relativas ao meio ambiente e a sustentabilidade. Nosso homenageado deputado Afonso Lobato. (Palmas.)

O deputado também não pode estar presente na sessão de hoje, o prêmio também será entregue a sua assessoria.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Senhor Beto Trícoli é arquiteto e urbanista, deputado estadual filiado ao Partido Verde há mais de 25 anos, presidente da Comissão de Meio e Desenvolvimento Sustentável desde o início desta legislatura. Também assumiu recentemente a coordenação da Frente Parlamentar Ambientalista. Ambientalista, participou ativamente do Movimento em Defesa das Terras do Itapetinga, que resultou há 30 anos no tombamento da Pedra Grande pelo Condephaat, primeiro patrimônio natural tombado pela instituição de preservação da memória. Foi vereador, coordenador de recursos hídricos do estado de São Paulo, duas vezes prefeito de Atibaia, presidente do Comitê de Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Nosso homenageado deputado Beto Trícoli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. BETO TRÍCOLI - PV - Boa noite a todos. Quero ser breve, cumprimentar o primeiro vice-Presidente da Casa, deputado Chico Sardelli, cumprimentar o que teve a iniciativa deste momento, deputado Dilmo dos Santos no seu terceiro ano homenageando, fazendo às vezes da Casa Legislativa em homenagem aos que constroem a sociedade paulista mais sustentável. Cumprimentar todos os homenageados desta noite, e os já citados aqui pelo Cerimonial.

Quero crer, sendo breve, que esta homenagem, ela é na verdade para a representação da Comissão de Meio Ambiente que eu presido, a Frente Ambientalista, aos resultados e ao trabalho que vem sendo feito pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Nesta Semana do Meio Ambiente eu queria destacar duas coisas, até para ser breve: uma é o fato de que a Frente Ambientalista instituiu um grupo de trabalho de acompanhamento para execução efetiva do Código Florestal, e a outra é o fato de que o Governo do Estado de São Paulo deu o início, o primeiro Estado a dar início ao Cadastro Ambiental Rural. Com isso duas iniciativas, uma do Governo do Estado e outra da Assembleia Legislativa, para que efetivamente cumpra-se o Código Florestal.

Nos últimos dois anos vimos um debate aguerrido por parte dos ambientalistas, da comunidade acadêmica, da comunidade científica, daqueles que vem lutando pela preservação e pela construção de um modelo de desenvolvimento sustentável contra aquilo que foi a flexibilização do Código Florestal. Passado o debate, aprovada a lei, cumpra-se, e esse é o mote, essa é a bandeira dos que defendem efetivamente o desenvolvimento sustentável. O Código e o debate aconteceu no transcorrer desses anos, e a legislação diz que além de flexibilizar para os Estados fazer a legislação de preservação de encosta, de beira de rio, e outros tantos itens que compõe aí o leque de regras para efetiva preservação dos recursos naturais, previu, ele prevê a anistia de todos os infratores até 2008. Grande prejuízo, porque quem faz gestão pública sabe que é antieducativo, antididático, anticidadão você anistiar quem é infrator. Mas, enfim, a lei foi aprovada, cumpra-se. E a lei diz que a partir de 2008 todos os infratores deverão cumprir as correções, mitigações, indenizações, pagamento de multas, e esse fundo arrecadado, e essas ações e os programas de recuperação serão efetivamente para mitigar e diminuir os prejuízos causados pelo desmatamento e ocupações indevidas das nossas áreas. Enfim, a nossa expectativa e o movimento todo que se constrói no País a partir de agora é que se cumpra o Código, e o estado de São Paulo com a iniciativa da implantação do Cadastro Ambiental Rural dá um passo para que a gente possa efetivamente cadastrar mais de 330 mil propriedades rurais do estado de São Paulo para que se enquadrem no manejo sustentável para a produção agrícola, para o desenvolvimento da economia, mas para a garantia dos recursos naturais para as gerações futuras. E a Assembleia pela bancada dos que defendem o meio ambiente, a Assembleia pela Comissão do Meio Ambiente instituiu o grupo de trabalho de acompanhamento para que se faça pari passu em cada município, em cada comunidade o acompanhamento da implantação do Código. Segunda agora vamos acompanhar a implantação da Frente de Acompanhamento do Código e a Frente Ambientalista na região de Sorocaba, na Câmara Municipal de Sorocaba.

O trabalho que vem à frente, e eu espero estar recebendo esta homenagem pelo que virá e não pelo que fizemos, pelo que virá. E o desafio é implantar em cada Câmara, sensibilizar o número de vereadores e o número de militantes em cada cidade paulista para que se organize o cumprimento do Código. Nesse sentido eu compartilho com todos os que estão empenhados nisso o recebimento deste prêmio. Obrigado, boa noite a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Em seu quarto mandato de deputado, sendo dois como deputado federal e o segundo como estadual, tem uma atuação focada em melhorar a qualidade de vida da população. São diversos os projetos apresentados que refletem a sua preocupação com o interesse da sociedade e com a preservação do meio ambiente. Enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente, em 2009, teve importante atuação na discussão e aprovação da lei do executivo que instituiu a Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo. Nosso homenageado deputado Chico Sardelli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. CHICO SARDELLI - PV - Boa noite a todos, um prazer enorme estar aqui. Eu gostaria de primeiro agradecer a Deus a oportunidade de estar aqui ao vivo e a cores. Há um ano e meio, Marone, Deus me deu a vida de novo, pois uma cirurgia gravíssima, e graças a Deus eu estou aqui firme e forte. Então toda vez que eu posso, eu começo um discurso agradecendo a ele a minha vida.

Parabenizar o Presidente desta sessão, deputado Dilmo dos Santos, sua esposa Marisa, seus filhos, que agora não são dois, são três, tem agora uma nova filha aí, a nora. Saudar o deputado Beto Trícoli que teve que nos deixar. Saudar aqui todos os homenageados, um prazer enorme. Quem está representando o senhor Nelson Bugalho? Grande promotor de Defesa Ambiental, vice-presidente da Cetesb, que também passa por momentos difíceis, mas também Deus há de fazer que ele possa vencer essas dificuldades. Transmita a ele meu abraço fraternal. Meu irmão Jairo, ex-deputado desta Casa duas vezes, sempre deputado é um prazer enorme revê-lo aqui.

Dia feliz, eu sou um otimista na essência, eu acredito que o minuto seguinte será melhor que este minuto que eu estou vivendo, os dias, os meses, os anos e quando eu vejo um dia de comemoração eu o acho muito importante. Um dia, a Semana do Meio Ambiente comemorar, homenagear pessoas, essa é a nossa obrigação. Mas a nossa obrigação de fato com o mundo é todos os dias, é todos os dias nós temos que dar o nosso exemplo. Nós moramos no município, na cidade, é lá que se começa a apressar os pequenos atos, os pequenos exemplos que nós podemos transformar o mundo.

Eu me lembro de uma passagem da minha vida, eu perdi o meu pai muito cedo, eu tinha 16 anos, ele tinha 44 anos. Numa viagem aos Estados Unidos que fui com um amigo, a primeira vez que eu tinha voado em avião mesmo, danado, esse meu amigo ficou nos Estados Unidos fazendo um intercâmbio, mas eu tive a oportunidade de ir, e a família americana veio nos apanhar no aeroporto, e aí fui eu e meu amigo. Esse meu amigo, Borim Júnior, da cidade de Americana, o pai dele naquela oportunidade por um ano nos Estados Unidos ofereceu uma bala, um drops, eu não me lembro o que era, ele pegou aceitou, e eu peguei e aceitei, eu menos abelhudo que ele naquele momento, nós estamos falando nos idos de 75/76, ele tirou o papelzinho da bala, baixou o vidro e jogou o papel pra fora. Acho que nem deu tempo, porque o pai dele nos Estados Unidos andou 10 metros, freou o veículo sem falar nada, desceu do veículo, foi lá, buscou o papel de bala que ele tinha jogado fora, trouxe pra dentro e jogou no lixinho que estava dentro do carro. Quer dizer, foi uma imagem muito forte na minha vida e um exemplo muito forte do nosso dia-a-dia. E tudo aquilo que nós podemos efetivamente fazer para que a vida daqueles que virão depois de nós seja melhor que a vida que estamos vivendo, apesar de vivermos todos os dias um dia melhor que o outro.

Gestor público, nós que temos a responsabilidade, nós que somos legisladores, os prefeitos, os governadores, os presidentes, às vezes me aborrece muito, muito, porque o gestor público ele está preocupado somente com a próxima obra, ele está preocupado infelizmente com a próxima placa onde vai colocar o nome, onde ele vai ficar para a história da sua cidade. Mas efetivamente não está preocupado com a essência da vida do gestor público que é a infraestrutura de base, que é tratar 100% do esgoto, ajudar que a cidade polua menos. Eu vejo aí - não vai crítica à presidenta Dilma Roussef, porque ela foi eleita pela maioria dos votos que é legítimo -, mas qualquer crise de desemprego vai lá e abaixa-se o imposto do carro, fazendo com que a indústria automobilística ganhe o espaço, e aí nos jornais sai lá estampado: cresce a compra de veículos, a indústria forte brasileira. E nada se faz na indústria de base. Esse é infelizmente o capitalismo selvagem que nós vivemos no Brasil e no mundo.

Nós temos que investir em energias renováveis. Nós falávamos de trens, nós falávamos de hidrovias, como todos os países do mundo têm, a maioria na sua essência. São temas importantes que nós legisladores, porque o legislador também, às vezes, ele acha que quando assume o mandato ele é eterno na sua função, e não é nada disso, não. Nós estamos deputados hoje por acaso, por um bom trabalho, por estar aqui, por defender os nossos princípios, mas antes de deputados sermos, ou prefeito, ou governo ou presidente da República, nós vivemos numa cidade onde nós dependemos do meio ambiente, onde nós dependemos das águas dos nossos rios, onde nós dependemos desses quesitos básicos para que a gente possa sobreviver com dignidade. E quando terminar o mandato, se for candidato a reeleição, o povo vai analisar se deve voltar ou não, e quando não volta nós somos cidadãos dessa mesma sociedade que necessita do trabalho de homens dispostos a poder cuidar do meio ambiente.

Então, finalizando, eu agradeço a oportunidade, deputado Dilmo dos Santos, V.Exa., que tem tido um grande trabalho parlamentar, tem sido um exemplo de conduta nesta Casa em poder homenagear pessoas que constroem o dia-a-dia da sociedade brasileira com pequenos atos, pequenos gestos. E a mensagem que eu disse aqui, eu dei uma entrevista um pouquinho antes de subir pra cá, eu dizia o seguinte: o verdadeiro gestor público, o verdadeiro homem público, fora os modismos, porque em ano de eleição todo mundo resolve a questão ambiental, a educação que você colocou aqui com muita propriedade, todo mundo resolve o problema de todo mundo. Passou a eleição, você só vai pensar no problema daí a quatro anos. Essa é a mais pura verdade. E com o meio ambiente é pior, porque muitos usam o meio ambiente como modismo pessoal, camisa em defesa do meio ambiente, o broche, mas efetivamente nos seus atos do dia-a-dia isso não acontece. Então o verdadeiro é a mensagem que eu deixo aqui hoje, o verdadeiro gestor público, o verdadeiro homem público não é aquele que está preocupado com as próximas eleições, não. O verdadeiro gestor público, o verdadeiro homem público é aquele que está preocupado com as próximas gerações. Obrigado, parabéns e que Deus abençoe todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso próximo homenageado nasceu em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, é casado com Marisa Galvão dos Santos e pais de Felipe e Bernardo e Vitória. Como deputado estadual tem apresentado proposta para legislação que atenda toda a sociedade, porém, com foco em meio ambiente, saúde e juventude. Destacaremos agora dois projetos de sua autoria. O primeiro proíbe as empresas que produzem ou comercializam agrotóxicos, ou afins, de divulgar qualquer tipo de material com propaganda de produtos que contenham riscos ao meio ambiente, ao homem e aos animais. E o outro dispõe sobre a recomposição da cobertura vegetal das matas ciliares no Estado. Nosso homenageado nesta noite, deputado Dilmo dos Santos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Primeiramente agradecer a Deus, a todos que nesta noite aceitaram o convite de estar conosco, ao meu amigo que mais uma vez me surpreende pelo seu desprendimento, deputado Chico Sardelli, a minha esposa, minha família e a todos os homenageados.

Em momento oportuno eu estarei trazendo uma palavra, neste momento seria somente o agradecimento. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso próximo homenageado, nascido em Tupã, cresceu em Dracena. Engenheiro agrônomo de formação, desenvolveu suas atividades empresariais na região da Alta Paulista. Consciente do papel que o ensino superior desempenha em sua região, contribuiu de maneira ímpar para a implantação dos cursos de Agronomia na Unesp de Dracena e Engenharia de Biossistemas na Unesp de Tupã. Apresentou ao Governo do Estado indicações para que se realizem investimentos para ampliação do Parque Estadual Rio do Peixe Aguapeí. É autor do projeto de lei que institui o Programa Estadual de Reciclagem de Óleo Lubrificantes e o que proibe o lançamento de corantes em cursos d´água. Em 2012 foi sancionada a lei de sua autoria que prevê a utilização de borracha oriunda de pneus inservíveis na pavimentação de rodovias estaduais. Nosso homenageado, deputado Reinaldo Alguz. (Palmas.)

O deputado não pôde estar presente na sessão de hoje, nós entregaremos o prêmio também a sua assessoria.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Formado pela Faculdade de Medicina da USP, fez residência médica no Hospital das Clínicas de São Paulo. Casado com Marli Tassinari, fixou-se em Itapeva e teve quatro filhos. Dedicado à família e à medicina, ingressou na política em 2004 e elegeu-se vereador. Em 2008 vice-prefeito, e em 2010 deputado estadual. Nosso homenageado, deputado Ulysses Tassinari. (Palmas.)

O deputado também não pôde estar presente nesta noite, entregaremos o prêmio a sua assessoria.

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso homenageado é promotor de justiça. Atuou nas áreas criminal, civil, família, meio ambiente, consumidor, habitação e urbanismo, fundações e tribunal do júri. Desde 2001 vem atuando na condição de promotor de justiça da Regional do Meio Ambiente Pontal do Paranapanema, em área compreendendo 31 municípios, são 13 comarcas. Foi secretário executivo do Grupo Especial de Recursos Hídricos do Ministério Público do Estado de São Paulo, de 97 até 2003. Integrou a equipe de trabalho incumbida de elaborar o Planejamento Estratégico Ambiental e Urbanístico do Ministério Público do Estado de São Paulo. Foi secretário executivo do Gaema - Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente. Em junho de 2011 assumiu a vice-presidência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb. Homenageado nesta noite, Dr. Nelson Bugalho, representado nesta noite pela senhora Maria Fernanda Garcia. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. MARIA FERNANDA GARCIA - Boa noite a todos. O Dr. Nelson Bugalho não pôde comparecer a esta sessão, infelizmente, por motivos de saúde. Mas ele solicitou que eu seja portadora de uma mensagem.

“Gostaria de manifestar minha alegria de ter sido indicado como um dos homenageados na Semana do Meio Ambiente de 2013 pelo proponente, Presidente desta Sessão Solene, deputado Dilmo dos Santos. Aproveito para registrar o meu profundo respeito aos senhores deputados desta augusta Casa de Leis pelos avanços legislativos verificados nos últimos anos em matéria ambiental, a exemplo da aprovação da Lei Estadual de Mudanças Climáticas, de Resíduos Sólidos, da nova Cetesb, dentre tantas outras que permitem o cumprimento do nosso dever e proteção do meio ambiente. A postura adotada por esta Casa em matéria ambiental e outras de igual relevância é sem dúvida motivo de orgulho de todos os paulistas. Parafraseando Vitor Hugo: ‘Não há nada melhor que um sonho para criar um futuro, e que este futuro seja cada vez mais socialmente justo e ecologicamente correta’”.

Deixo aqui, em nome do Dr. Nelson Bugalho, o apresso pelo trabalho realizado por V.Exa., deputado Dilmo dos Santos e deputado Chico Sardelli. Boa noite a todos, muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Criado em 1992, tem como sua missão institucional desenvolver e disseminar modelos inovadores de conservação da biodiversidade que promovam benefícios sócio-econômicos por meio de ciência, educação e negócios sustentáveis. Trabalhando há mais de 20 anos para conservação da biodiversidade, tornou-se uma das maiores ONGs sócio-ambientais do Brasil. Desenvolve cerca de 40 projetos de conservação e desenvolvimento sócio-ambiental em diferentes locais do Brasil: Pontal do Paranapanema, Nazaré Paulista e extremo litoral sul do estado de São Paulo, região do Baixo Rio Negro no Amazonas, e Pantanal do Mato Grosso do Sul. Em todas as regiões atua com pesquisas de espécies ameaçadas, educação ambiental, restauração de habitat, censionismo rural, ecoturismo com base comunitária e geração de renda por meio de práticas sustentáveis. Nosso homenageado desta noite Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Ipê, na pessoa do seu secretário executivo e engenheiro agrônomo Eduardo Humberto Ditt, e na pessoa da coordenadora engenheira Florestal Patrícia Paranaguá. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. EDUARDO HUMBERTO DITT - Boa noite a todos. Eu quero cumprimentar aqui as autoridades presentes, cumprimentar o público, cumprimentar os homenageados. Dizer que é uma satisfação muito grande estar aqui representando o Ipê e sendo homenageado. E quando eu digo representando o Ipê eu digo representando um conjunto, uma equipe que tem 70 pessoas atuando em diversas regiões do Brasil como foi falado.

O Ipê foi criado durante o ano da Rio 92, temos aí 21 anos de atuação, e ao longo desses 21 anos acho que a gente aprendeu muita coisa relacionada à conservação e sustentabilidade, e a gente sempre teve a preocupação de buscar formas de disseminar esse conhecimento, disseminar as boas práticas de sustentabilidade de maneiras formais e não formais. Eu acho que esta é uma visão que a gente precisa sempre enfatizar e valorizar, já que aqui é uma Casa onde se formam as políticas públicas, as políticas que vão nortear o desenvolvimento do Estado e da nossa sociedade.

É importante também manifestar a nossa preocupação e valorizar o papel do Terceiro Setor como é o nosso caso. Terceiro Setor que é constituído pelas organizações que representam a sociedade civil, então é importante que elas tenham, que sejam reconhecidas e legitimadas na sua atuação. E também fica aqui a nossa mensagem, que as questões sócio-ambientais elas devem fazer parte das principais pautas das políticas públicas, deixando de ser marginais.

E a gente parabeniza todas essas iniciativas que já estão acontecendo aqui e todos aqueles que já estão lutando por isso. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso próximo homenageado é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em 1975, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1989, sob orientação do professor doutor Moacir Gadotti. E doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1997 sob a orientação do professor doutor Paulo Freire.

Atualmente é professor titular do Departamento de Fundamentos da Educação e pós-graduação de Educação da PUC São Paulo, na qual está desde 1977, tendo nela atuando por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religião. É membro conselheiro do Conselho Técnico Científico Educação Básica da CAPS-MEC. Foi secretário municipal de Educação entre 91-92 e tem experiência na área de Educação com ênfase em currículos específicos para níveis e tipos de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação libertadora, ética, multiculturalidade, antropologia filosófica, etimologia e currículo.

Nosso homenageado, professor doutor Mário Sérgio Cortella. Ele não pôde comparecer nesta noite, entregaremos o seu prêmio a sua assessoria. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso próximo homenageado propõem-se a ser um meio de configurar a civilização e a atividade humana de tal forma que a sociedade, seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente. Ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

O homenageado é o portal Salve o Planeta, na pessoa do seu diretor, senhor Cristiano Canuto. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. CRISTIANO CANUTO - Quero agradecer ao Presidente da Assembleia Samuel Moreira, deputado Dilmo dos Santos, deputado Chico Sardelli. E homenagear todos que fazem uma ação em prol do nosso planeta. Quero também cumprimentar todos que honram com suas presenças em realizar algumas ações ao meio ambiente, pois para mim isso é muito gratificante.

Não posso deixar de fazer um reconhecimento aqui às contribuições e ao apoio dos meus companheiros. Seus pontos principais são: retém, recuse, reduza, reutilize, recicle. O principal de tudo, o amor à natureza e aos animais. O canal vem atuando ao longo dos períodos não através de projetos e eventos, mas também emitindo opiniões, divulgando as organizações e suas atividades nas mídias sociais, rádios, TVs e imprensa. Temos como missão um canal com referência à sustentabilidade. Temos como precípua a responsabilidade ambiental, social e econômica. Nosso tema traz um ambiente bonito e saudável, não é um luxo, é uma necessidade humana e básica. O mundo tornou-se perigoso, que os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmo.

Obrigado pela homenagem, agradeço a todos. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - A próxima homenageada desta noite é formada em Direito tendo atuado como advogada do Ministério Público Federal, é jornalista, sendo mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo - USP. Tornou-se colunista de sustentabilidade do G1, o portal de notícias da Rede Globo. Atualmente integra o quadro de apresentadores da Globo com três programas sobre sustentabilidade. Nossa homenageada não pôde comparecer nesta noite e entregaremos o seu prêmio a sua assessoria, senhora Rosana Jatobá. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - IBRAHIM GUSTAVO - Nosso homenageado é ator, tendo estreado na televisão em 2001. Tem uma grande consciência ecológica e entende ser importante contribuir com sua imagem para chamar atenção das pessoas para a causa ambiental. Atualmente participa do Movimento Gota D´Água que tem por finalidade conscientizar a população para as causas sociais e ambientais através de ferramentas de comunicação em multiplataforma. Nosso homenageado desta noite, senhor Sérgio Marone. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. SÉRGIO MARONE - Acho que eu fui um dos últimos, porque eu sou alto para não desregular o microfone todo aqui.

Boa noite a todos, queria agradecer, primeiramente, claro aos deputados senhores Dilmo dos Santos, Chico Sardelli, obrigado. É uma honra estar aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, minha cidade. Sou paulista com muito orgulho, tenho amor a São Paulo, sim.

Queria agradecer também aos meus pais que estão aqui presentes, porque sem eles eu não estaria aqui hoje, pela educação que eles me deram, a formação do meu caráter sem dúvida nenhuma, obrigado.

Gostaria de agradecer a todo mundo que abraçou o Gota D’Água e foram muitas pessoas, foram pessoas no mundo inteiro. A gente teve gente querendo traduzir o vídeo do Gota D’Água, e para quem não sabe o Gota D´Água foi um movimento criado para a gente discutir o planejamento energético do País, que é uma caixa preta. A gente sabe por que se investe tanto em energia hidrelétrica, mas pouca gente sabe que hidrelétrica não é uma energia tão limpa quanto se criou essa falácia que é uma energia limpa, enfim. E foram tantas pessoas que abraçaram o Gota D’Água que sem elas o projeto não existiria e eu não poderia nem enumerar aqui, porque não daria tempo, enfim, iriam cortar aqui o meu microfone. E também eu nunca fui muito bom de improviso, então eu prefiro através de um mix de textos que eu fiz, de três pessoas que me inspiram bastante nessa luta do meio ambiente, uma delas é o André Vilela Delia, que fez um filme chamado “Belo Monte Anúncio de uma Guerra” e é um documentário que foi bancado integralmente com dinheiro de financiamento coletivo, ou seja, as pessoas iam lá no site do Cartase, que é um site de financiamento coletivo, e doavam dez, 14, 20 reais, e ele conseguiu. Foi uma das maiores captações de financiamento coletivo, ele conseguiu 115 mil reais para fazer esse filme, ele fez de um maneira totalmente independente se embrenhando no meio da Floresta Amazônica, e é de uma verdade absoluta.

Outra pessoa que me inspirou bastante também para ler - e eu fiz esse mix para, enfim, explicar pra vocês o que me moveu a idealizar o Movimento Gosta D´Água - é o cacique de Seattle, que é uma tribo que foi dizimada há muito tempo atrás na Austrália, que existe um livro chamado Carta de um cacique de Seattle, e eu recomendo pra todo mundo que gosta de meio ambiente, que se identifica com essa causa.

E um terceiro, talvez um pouco mais conhecido de todo mundo aqui, um grande dramaturgo russo chamado Anton Tchekhov. Então é o seguinte, às vezes bate um desespero, dá vontade de fazer alguma coisa para ajudar, qualquer coisa, sei lá. O Santuário dos Pajés em Brasília sendo violentado, Belo Monte de absurdos, massacre de uma civilização indígena, violência contra os Guaranis, a Amazônia sendo devastada. E eu em casa preocupado. Me sinto culpado, não consigo evitar isso. Mas a arte, a arte alivia minha culpa e exorciza a minha alma. A arte serve para mim, espero que sirva para o Raoní, para os bichos da floresta. Espero que sirva para o público, povo brasileiro que come raiz de pau, povo do estrangeiro que não come.

O mundo muda a gente, e eu gosto de acreditar que a gente muda o mundo. A vida é um filme. O filme é a vida. A vida é um rio, no caso o Xingu. As florestas embelezam a terra, inspiram as emoções mais puras, suavizam o clima, e nas regiões que ele é mais ameno, as pessoas são mais gentis, mais cheias de ternura, mais bonitas e sensíveis, tem o espírito mais flexível, a fala elegante, movimentos mais graciosos.

Eu admito que se cortem árvores quando isso é indispensável, mas por que destruir florestas? As florestas brasileiras estão literalmente gemendo aos golpes dos machados, milhões de árvores vem sendo destruídas, as tocas dos animais e os ninhos dos pássaros desaparecem junto com elas. Os rios perdem profundidade e secam. Paisagens fascinantes somem para sempre e tudo isso acontece não só porque os nossos governantes não querem arrancar o combustível de outras fontes, mas também devido à ausência de políticas públicas por causa da corrupção e do desgoverno.

O ser humano foi dotado de razão e força criativa para multiplicar o legado da terra em que vive, mas até agora só destruiu, cada dia é menor o número de florestas, há enchentes e secas em toda parte, espécies de animais são exterminadas, o clima se torna hostil ao homem e a terra mais triste, pobre e feia.

Vocês podem achar que tudo que eu digo não é para ser levado a sério, e pode ser que seja mesmo tudo maluquice da minha cabeça. Mas uma coisa é clara pra mim, o homem não tece a teia da vida, é apenas um fio dessa teia. Nós somos filhos da terra, e tudo que acontecer com a terra acontecerá com os filhos da terra. Eu acho que nessa causa que a gente tem é importante a gente ter plena noção e consciência de que a gente não tem que salvar o planeta, mas a gente tem que chamar a humanidade e deixar de lado essa pretensão do ser humano de achar que a gente vai salvar o planeta, mas a nós mesmos. Porque tudo vai continuar aqui, seja bom, baratas e vermes, mas a gente do jeito que a gente está a gente vai ser exterminado do planeta terra, a gente vai ser demitido de zelador do planeta terra.

Então é isso, era essa a mensagem que eu queria passar. Quem ainda não conhece o Movimento Gota D´Água entre no site www.movimentogotadagua.com.br. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Eu quero agradecer ao nosso mestre de Cerimônias Ibrahim Gustavo pela participação.

Quero ainda cumprimentar os pais do senhor Bruno Udovic, senhor Elígio e dona Pérola, e também seu irmão David, que se encontra conosco. Também quero cumprimentar a doutora Maristela Tucunduva, também está presente, e os pais do senhor Sérgio Marone, senhor Antonio Sérgio e dona Vilma, muito obrigado pela presença.

Neste momento ouviremos o Coral Nova Vida, sob a regência do maestro Johnson Sarapu, com as canções “Glória ao Senhor” e “Ele é Jeová”. (Palmas.)

Quero também cumprimentar o vereador Mário que é presidente da Câmara de Charqueada, ele e sua família.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Neste momento, já encaminhando para o encerramento, eu quero trazer os meus agradecimentos antes do meu pronunciamento. Agradecer a Deus, a minha família aqui representada por minha esposa Marisa Galvão dos Santos, aos meus filhos, aos meus assessores sem eles nós não conseguiríamos jamais estar esta noite fazendo esta homenagem, ao meu amigo pessoa, meu irmão, meu companheiro, deputado Chico Sardelli, este que é um deputado de luta, deputado aguerrido e guerreiro pela boa causa. Agradecer também à bancada do Partido Verde, meu partido, e aqui cito o meu amigo Beto Trícoli que teve que se ausentar, mas que esteve presente conosco.

Ao meu amigo Bruno Udovic que nos conhecemos não tem tanto tempo, mas posso constatar que no seu sangue que corre nas suas veias essa grande causa da defesa do meio ambiente. Também ao ator Sérgio Marone, grande e empenhadíssimo ser humano na causa do meio ambiente, muito obrigado por sua presença. Também ao Eduardo Humberto Ditt, um dos homenageados, que é secretário executivo do Instituto Ipê, este tão importante instituto. Também a senhora Patrícia Paranaguá que é também coordenadora do Instituto. Ao senhor Nelson Bugalho que é promotor do Meio Ambiente e vice-presidente da Cetesb aqui representado pela senhora Maria Fernanda Garcia. Agradecer também ao senhor Cristiano Canuto, um dos homenageados esta noite. Cristiano Canuto, diretor do portal Salve o Planeta. Agradecer ao meu amigo Jairo Mattos, esse sempre deputado empenhadíssimo nesta causa, muito obrigado pela sua presença, Jairo, já nos seus 80 anos, podendo ainda estar conosco, este é um exemplo de vida.

Também ao meu amigo Paulo que é vereador em Piracicaba e aqui representando aquela Casa, muito obrigado pela sua presença e também pelo seu empenho nesta causa. Nós estamos ali empenhadíssimos, nós temos ali o rio Piracicaba e o Paulo é um dos daqueles que tem defendido e está dentro dessa causa lutando conosco. Também o meu amigo pessoal, irmão companheiro, presidente da Câmara em Charqueada, Mário Firmiano e sua família que também se faz presente nesta noite, um pouco atrasado, mas está aqui, sua presença é muito importante Mário. Também ao meu amigo vereador, aliás, são dois vereadores, mas em particular o meu amigo de Buri, vereador Gilmar e vereador Ronaldo também em Buri. A todos os vereadores que vieram aqui dar sua participação estando presentes.

Agradecer ao 1º tenente PM Alexandre João Salomão, representando o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel PM Benedito Roberto Meira. Agradecer também à Banda da Polícia Militar que nos prestigiou esta noite. Agradecer à cantora Priscila e também ao Coral Nova Vida. Muito obrigado, também, à cidade de Piracicaba aqui representada.

Na verdade eu quero ser breve, mas eu gostaria de iniciar a minha fala dizendo que eu sou um ser humano muito otimista. Esta é a causa de nós estarmos esta noite homenageando tantas pessoas que tem se colocado à disposição em fazer muitas vezes um trabalho anônimo, mas que efetivamente faz acontecer e faz a diferença. Nós aprendemos com a lei da física de Isaac Newton que toda ação gera uma reação.

Estamos na Semana do Meio Ambiente, com o dia 5 de junho sendo marcado no calendário mundial como o Dia do Meio Ambiente. E eu estive pensando: para que serve esta data? O que temos a comemorar na Semana do Meio Ambiente? Pensando nisso, comecei a trazer à memória as ações que tem sido promovidas por conta desta data, e gostaria de citar algumas, entre tantas ações positivas e importantes.

Começo falando sobre a Virada Sustentável que está acontecendo em São Paulo, que por meio de atividades culturais e lúdicas coloca em pauta a sustentabilidade como estilo de vida, que pode e deve ser incorporado por todos os componentes da sociedade através de práticas sustentáveis demonstradas em atividades e oficinas que promovem a interatividade das pessoas com tudo o que envolve o meio ambiente. Um exemplo, Sérgio, que pude constatar e que achei muito interessante, é uma instalação aqui próxima, na Avenida Paulista. Esta avenida, que é uma avenida emblemática da capital, que nesta ação reproduz uma floresta com árvores que ao serem abraçadas emitem sons de pássaros. Um contraste que fica exposto a todos os visitantes, habituados com o concreto e sons produzidos pelo pesado trânsito local.

Outra ação que penso ser fundamental é a contrapartida do Governo como incentivo para que ações sejam implementadas por pessoas e instituições. Nesse sentido, o Governo do Estado está investindo 60 milhões no Programa Crédito Ambiental Paulista, recém anunciado pelo secretário do Meio Ambiente, o nosso grande e inesquecível amigo e colega de Casa, Bruno Covas. Este apoio financeiro destina-se à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. Aliado aos investimentos, o apoio técnico potencializa as ações de cunho ambiental ampliando o seu alcance e seus benefícios em cinco ações, são elas: restauração e proteção de nascentes; recuperação de matas ciliares em pequenas propriedades rurais; incentivo e atendimento a florestas privadas; resíduos sólidos e educação ambiental.

No âmbito legislativo foi aprovado, aqui nesta Casa, o projeto de lei, já sancionado pelo governador Geraldo Alckmin, que criou o Mosaico de Unidades de Conservação Jureia-Itatins, que passou a ter 97,2 mil hectares, com a alteração dos limites da Estação Ecológica Jureia-Itatins, transformada nesta condição em 1986. Com isso, passaram a existir duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável que permitem moradores e atividades econômicas controladas. Essa lei, aliás, é um dos motivos pelo qual a bancada do Partido Verde acaba de ser homenageada nesta solenidade.

Ainda temos o Selo Município Verde Azul, que é um programa de diretrizes com foco ambiental criado pelo Governo do Estado há 5 anos para descentralizar a agenda ambiental paulista. O intuito do Executivo é fortalecer o planejamento ambiental por parte dos municípios e incentivar e participação efetiva da sociedade civil em ações referentes ao tema.

Eu disse que eu sou um ser humano otimista e penso que todas essas ações geram reações positivas, que ao final poderão ser usufruídas não só por aqueles que participam delas como os senhores que estão aqui hoje, mas por todas as pessoas no presente e no futuro. É evidente que quanto mais envolvimento das pessoas, mais chances teremos de viver em um mundo sustentável, capaz de garantir qualidade de vida a todos os seres vivos, e nos dar condição de ter um futuro para os nossos filhos e netos.

Fora isso, o papel relevante e o trabalho de cada um dos senhores, que certamente faz a diferença, é muito importante para a causa. Ações que geram reações que já estamos sentindo, percebendo e usufruindo muitas vezes aquilo que nem pensamos pudesse fazer tanta diferença.

Diante destes exemplos magníficos e do trabalho realizado pelos senhores e senhoras que aqui estão hoje, acredito que o Dia Mundial do Meio Ambiente é data que traz reflexão e suscita preocupação traduzida em atitudes individuais e coletivas, empresariais e domiciliares, públicas e privadas, institucionais e governamentais. Com isso penso que uma luz visível no fim do túnel começa a trazer claridade para o futuro do nosso planeta.

Para finalizar cito aqui o trecho do livro “Não se Desespere”, no capítulo “A parte que nos cabe”, de autoria do professor Mário Sergio Cortella, um dos nossos homenageados nesta noite, que diz: “Menos cinismo, menos egocentrismo, menos vida imunda e já conseguiremos sustentar o futuro. Sabemos: sustentabilidade é exatamente a nossa capacidade de existir de modo pleno sem esgotar as estruturas que geram tal existência, renovando-as e protegendo sua multiplicação”.

Muito obrigado e uma boa noite. (Palmas.)

Ainda antes de finalizar eu gostaria de acusar a presença do vereador Chico Almeida de Piracicaba. Chico me perdoe, ele está ali, um grande amigo nosso. E antes de finalizar também eu quero homenagear a razão da minha vida, a minha esposa. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DILMO DOS SANTOS - PV - Esgotado o objeto da presente sessão a Presidência agradece às autoridades, aos funcionários da Casa e a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Está encerrada a presente sessão. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 06 minutos.

 

* * *