14 DE DEZEMBRO DE 2010

031ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão. Convoca as Comissões de Constituição e Justiça, de Saúde e Higiene e de Finanças e Orçamento para uma reunião conjunta, dez minutos após o término da presente sessão. Encerra a discussão e coloca em votação, em 1º turno, a PEC 11/07.

 

002 - CARLOS GIANNAZI

Encaminha a votação, em 1º turno, da PEC 11/07, em nome do PSOL.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara aprovada, em 1º turno, a PEC 11/07.

 

004 - CARLOS GIANNAZI

Declara obstrução à PEC nº 11/07, em nome do PSOL.

 

005 - ENIO TATTO

Declara obstrução à PEC 11/07, em nome do PT.

 

006 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra as manifestações.

 

007 - ORLANDO MORANDO

Requer verificação de votação.

 

008 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido e determina que seja feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico, que constata quorum insuficiente para deliberar. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, esta Presidência, nos termos do disposto no Art. 18, inciso III, alínea “d”, combinado com o Art. 68, ambos da XIII Consolidação do Regimento Interno, convoca V. Exas. para uma reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene e Finanças e Orçamento a realizar-se hoje, 10 minutos após o término da presente Sessão, com a finalidade de apreciar o Projeto de lei Complementar n° 45, de 2010.

Proposta de Emenda à Constituição:

- Discussão e votação, em 1º turno - Proposta de emenda nº 11, de 2007, à Constituição do Estado, de autoria do Deputado Uebe Rezeck e outros. Acrescenta parágrafo único ao artigo 144 da Constituição Estadual, que dispõe sobre a autonomia dos municípios. Parecer nº 846, de 2008, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pelo PSOL.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Carlos Giannazi, para encaminhar a votação pelo PSOL, por 10 minutos.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, telespectadores da TV Assembleia, assomo à tribuna para manifestar nosso voto contrário à aprovação do projeto que está sendo votado.

Aproveito a oportunidade para dizer que estamos prestes a votar o Orçamento para 2011, que vai definir o investimento do Estado de São Paulo para o ano de 2011. Acompanhamos várias audiências públicas de discussão dessa Peça Orçamentária. Praticamente todos os deputados apresentaram emendas atendendo às mais variadas reivindicações. Nas audiências públicas, muitos segmentos da sociedade apresentaram suas propostas de alteração do Orçamento para atender às mais variadas áreas sociais.

Estamos vendo que há um impasse nesta Casa. Até agora, o parecer na Comissão de Finanças não foi aprovado. Estamos praticamente encerrando o ano letivo e nada aconteceu.

Diria que o Orçamento é o mais importante projeto a ser votado nesta Casa de Leis. Logicamente, temos críticas severas ao projeto apresentado pelo Executivo, por isso propusemos emendas, como na área da Educação pública, uma área que ficou mais uma vez sem investimento. Se depender da proposta encaminhada pelo Palácio dos Bandeirantes à Assembleia Legislativa, vamos continuar com as mais de 70 escolas de lata no Estado de São Paulo, com a superlotação, com uma Rede Estadual de Ensino pagando um dos menores salários da Federação, com a falta de servidores.

Inclusive, registro que a Rede Estadual de Ensino está vivendo um verdadeiro apagão com a falta de funcionários porque a Secretaria de Educação insiste em contratar precariamente os funcionários do quadro de apoio. Recentemente, foi cessado um contrato e muitas escolas estão praticamente sem funcionários de limpeza, de merenda escolar, sem inspetores de alunos, por conta dessa irresponsabilidade da Secretaria de Educação. Desde 2007, estamos avisando a Secretaria de Educação sobre o apagão nessa área de prestação de serviços em Educação. No entanto, estamos vivendo, neste final de ano, esta situação. O Orçamento apresentado pelo Governo Estadual não dá conta de resolver essas questões todas.

Na área do Poder Judiciário, um dos casos mais graves que estamos acompanhando, houve um corte de 54% do Orçamento enviado pelo Tribunal de Justiça para o Palácio dos Bandeirantes. Estamos com um valor irrisório de cinco bilhões e 600 milhões. Esse é o orçamento encaminhado pelo Palácio dos Bandeirantes para a Assembleia Legislativa. Com isso, vamos inviabilizar a Justiça no Estado de São Paulo. Por isso, apresentamos emendas para recompor esse valor para que, no mínimo, possamos fazer o reajuste dos quase 50 mil servidores do Judiciário que, inclusive, estão com seus direitos básicos trabalhistas desrespeitados há muito tempo no nosso Estado. Esses servidores, que carregam a Justiça do Estado de São Paulo nas costas, pois sem eles não há funcionamento da Justiça, não tiveram a data-base respeitada, estão sendo vítimas de um verdadeiro arrocho salarial. Houve uma greve, neste ano, de 127 dias, denunciando toda essa situação, jogando luz nas contradições do Poder Judiciário.

A situação é grave, Sr. Presidente. Temos de, no mínimo, garantir um aumento do Orçamento do Judiciário para que, pelo menos - é pouco ainda - o Tribunal de Justiça honre o acordo que assinou com os servidores concedendo o reajuste. Isso nem é aumento salarial, é um reajuste de 20,16% dos servidores do Poder Judiciário. Seria o mínimo, uma contribuição e um aceno da Assembleia Legislativa, sem contar que teremos de implantar mais de 200 varas que já foram aprovadas. Na Assembleia Legislativa, inclusive, aprovamos ainda neste ano o projeto de lei autorizando a construção dos Fóruns de M’Boi Mirim e da Capela de Socorro; em 2006 esta Casa aprovou o projeto de lei autorizando a construção do Fórum de São Mateus; e mais de 200 varas devem ser implantadas no Estado de São Paulo. No entanto, sem dinheiro e sem aprovação de um orçamento digno, a população vai continuar refém da falta de acesso a uma Justiça célere. A nossa Justiça vai continuar burocratizada, cara e vagarosa, prejudicando toda a população do Estado de São Paulo. Os 42 milhões de habitantes serão penalizados por esse corte de 54% no Orçamento do Judiciário.

Fica então o nosso apelo a esta Casa de Leis para que possamos reverter esse quadro, aprovando as emendas apresentadas para o Judiciário e para a Educação, e podermos, por exemplo, reajustar o vale-refeição dos servidores do Estado de São Paulo, que hoje é de R$ 4,00, e é conhecido como “vale-coxinha”. O valor é tão baixo que talvez nem dê para comprar coxinha hoje. O Orçamento enviado pelo Governador Alberto Goldman à Assembleia Legislativa não reajusta o vale-refeição dos servidores do Estado de São Paulo e não concede um centavo de reajuste salarial para os servidores do nosso Estado. Fazemos um apelo para que possamos aprovar as emendas apresentadas não só pelo nosso mandato, mas por vários mandatos e parlamentares para que haja o reajuste salarial dos servidores e do vale-refeição.

Que possamos também aprovar, antes do término do ano legislativo, os projetos dos deputados e das deputadas. Temos projetos importantes e estratégicos para as mais variadas áreas tramitando na Assembleia Legislativa, muitos deles já prontos para serem votados na Ordem do Dia. No entanto, nesta Casa não se aprova projetos de deputados. Temos também centenas de vetos para serem derrubados. São vetos importantes que não podem ficar sem a derrubada, e quem vai se beneficiar com isso é a própria população do nosso Estado, é a saúde pública, é a segurança pública. Enfim, todas as áreas sociais. Esse é o registro que queremos fazer em nome da bancada do PSOL. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. CARLOS GIANNAZI - PSOL - Sr. Presidente, declaro que a bancada do PSOL encontra-se em obstrução a esse projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, declaro que a bancada do PT encontra-se em obstrução a esse projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Sr. Presidente, regimentalmente solicito uma verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência vai proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar o seu voto como “sim”, os que forem contrários deverão registrar o seu voto como “não”.

 

* * *

 

- É feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Srs. Deputados, Sras. Deputadas, participaram do processo de votação 34 Srs. Deputados: 12 votaram “sim”, 21 votaram “não”, não se registrando nenhuma abstenção e este Deputado na Presidência, quorum insuficiente para deliberação.

Esta Presidência lembra aos Srs. Deputados que daqui a dez minutos haverá congresso de comissões para analisar o Projeto de lei Complementar nº 45, de 2010, com as Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Higiene, Finanças e Orçamento, no Plenário Tiradentes.

Sras. Deputadas e Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, lembra V. Exas. da Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 04 minutos.

 

* * *