1

                                                                                                                                                  

04  DE  SETEMBRO  DE 2000

31ª SESSÃO SOLENE  EM COMEMORAÇÃO DOS 105 ANOS DA INAUGURAÇÃO, NA CIDADE DE GASPAR DO ALTO-SC, DO PRIMEIRO TEMPLO ADVENTISTA DO BRASIL

 

Presidência:  GILBERTO NASCIMENTO

 

Secretário:  PEDRO MORI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 04/09/2000 - Sessão 31ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: GILBERTO NASCIMENTO

 

COMEMORAÇÃO DOS 105 ANOS DE INAUGURAÇÃO, NA CIDADE DE GASPAR DO ALTO - SC, DO PRIMEIRO TEMPLO ADVENTISTA DO BRASIL

 

001 - GILBERTO NASCIMENTO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades.

 

002 - WILSON ROSSI

Saúda os presentes. Anuncia a representação dos pioneiros de  Gaspar do Alto (SC), onde foi construído o primeiro templo adventista.

 

003 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia que a sessão foi convocada pelo Presidente da Casa, atendendo à solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar os "105 anos de inauguração do Primeiro Templo Adventista no Brasil", na cidade de Gaspar do Alto, no Estado de Santa Catarina. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

004 - PEDRO MORI

Pela bancada do PDT, cumprimenta o Presidente Gilberto Nascimento e parabeniza a Igreja Adventista do Sétimo Dia pela data comemorativa.

 

005 - MILTON FLÁVIO

Representando no ato o Governador do Estado, cumprimenta as autoridades presentes. Fala da iniciativa, tomada pelo Presidente Gilberto Nascimento, de dividir com a Assembléia a homenagem a uma Igreja, que realiza um trabalho centenário no País. Considera que o Governador tem dividido a responsabilidade de administrar o Estado com pessoas que professam sua fé em Cristo. E declara que, como evangélico, tem a obrigação de participar do ato.

 

006 - EDNA MACEDO

Em nome da bancada do PTB, saúda os presentes. Parabeniza o Presidente Gilberto Nascimento pela iniciativa da solenidade. Ressalta o trabalho da Igreja Adventista.

 

007 - NEWTON BRANDÃO

Saúda as autoridades, como representante do líder do partido do PTB, Deputado Campos Machado, em campanha política. Homenageia os membros da Igreja Adventista e, de modo especial, os seus pioneiros e os que na solenidade os representam.

 

008 - FAUSTO ROCHA

Cumprimenta o Presidente Gilberto Nascimento, a Deputada Edna Macedo e o Pastor da Igreja Batista de Mauá, José Carneiro. Narra alguns trechos de sua vida.

 

009 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia dois números musicais.

 

010 - NEVIL GORSKI

Como representante do setor educacional da Igreja Adventista, cumprimenta todos os presentes. Fala sobre a história de escolas e colégios adventistas no Brasil.

 

011 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia um número musical.

 

012 - ACÍLIO ALVES FILHO

Na qualidade de Presidente da Associação Paulistana da Igreja Adventista, agradece, em nome da sua Igreja, a solenidade. Caracteriza sua Igreja como um movimento religioso que sempre valorizou as letras, o ensino, o cuidado do homem em sua inteireza física, mental e espiritual.

 

013 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia um número musical.

 

014 - NEUMOEL STINA

Como pastor e apresentador do programa "Voz da Profecia", transmitido em 750 emissoras do Brasil, saúda as autoridades. Disserta sobre o programa radiofônico "Voz da Profecia", que elabora há 57 anos.

 

015 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia dois números musicais.

 

016 - TÉRCIO SARLI

Louva o espírito cristão com que o Deputado Gilberto Nascimento exerce seu mandato nesta Casa e lhe agradece a homenagem prestada à Igreja Adventista do Sétimo Dia pelos seus 105 anos de existência. Faz uma prece.

 

017 - Presidente GILBERTO NASCIMENTO

Anuncia um número musical. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.  Convido o Sr. Deputado Pedro Mori para, como 2º Secretário “ad hoc”,  proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PEDRO MORI - PDT  procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

                                   *   *   *

           

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Neste momento queremos citar as autoridades presentes : Pastor Tércio Sarli, presidente da Região Central Brasileira da Igreja Adventista; Magnífico Reitor Nevil Gorski, do Centro Universitário Adventista; Exmo. Deputado federal Fausto Rocha; Sra. Deputada estadual Edna Macedo; Sr. Deputado Milton Flávio, líder do governo na Assembléia Legislativa; Exmo. Sr. Deputado estadual Pedro Mori; Exmo. Deputado Newton Brandão; Pastor Acílio Alves; Pastor Getúlio Faria; Pastor Siloé de Almeida; Dr. Alcides Coimbra; Pastor Sérgio Otaviano; Pastor Neumoel Stina; Pastor Daniel Felar; Pastor Valdir Carlos; Professor Euler Bahia; Pastor Edson Caravelli; Pastor Oliveiros Pinto Ferreira; Dr. Marcos Vinicius; Pastor Daniel Pereira Baia; Pastor Sidney Dutra; Prof.º Irineu Rosales; Dr. Wilson Rossi; Pastor Jonas Pinho; Sra. Gledis Arouca; Pastor Lauro Grellmann; Dra. Raquel de Oliveira Fonseca; Pastor Homero Reis; Sr. Itamar de Paula Marques; Pastor Heber Mascarenhas, esses são os pastores que neste momento fazem parte da nossa mesa e desejamos a todos boas vindas.

Passo a palavra ao Dr. Wilson Rossi.

 

O SR. WILSON ROSSI - Sr. Presidente,  Srs. Deputados e autoridades presentes, este é um momento solene para nós, em que a página se vira para a Igreja Adventista na sua história, marcando uma nova etapa a cumprir a serviço de Deus, para o bem da humanidade.

E se aqui estamos, Sr. Deputado, autor dessa propositura, é porque essa igreja tem um passado de glória com as bênçãos do Senhor. Esse passado teve início lá na longínqua Santa Catarina, em Gaspar Alto, onde a família Bells foi a pioneira. Há 105 anos foi construído o primeiro templo adventista e, para a glória de Deus  e surpresa dos presentes, aqui está a representação dos pioneiros.

Peço que entrem, por favor, os pioneiros. Vamos recebê-los de pé, por favor.

À direita, empunhando a tocha do pioneiro Sr. Evaldo Bells, neto do pioneiro adventista em Gaspar Alto, Guilherme Bells. Depois, o pastor de Gaspar Alto, que também é neto de uma professora da primeira escola adventista, Daniel Felau. Também o Sr. Ivo Netsner  Moisés Rosa, bisneto de pioneiro e  Edgar Winton.

 

*     *      *

-         Entram no plenário as pessoas anunciadas. (Palmas.)

 

*     *       *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente da Casa., Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 105 anos de inauguração do Primeiro Templo Adventista no Brasil, na cidade de Gaspar Alto, Estado de Santa Catarina.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda do Instituto Adventista de Ensino.

 

*     *      *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

*     *       *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Neste momento, esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Pedro Mori para falar em nome da bancada do PDT.

 

O SR. PEDRO MORI - PDT - SEM REVISÃO DO ORADOR -  Sr. Presidente, nobre Deputado Gilberto Nascimento, nobres Deputados presentes, Newton Brandão representando o PTB, meu amigo, Milton Flávio, representado neste ato o Sr. Governador Mário Covas, minha querida Edna Macedo, colega e companheira de partido, o PDT se faz presente nesta noite com muito orgulho. Foi uma honra receber o convite e poder falar para esta sociedade. Gostaríamos da saudar todos os pastores e pessoas presentes na pessoa de nosso amigo, Sr. Wilson Rossi. Esta sessão solene, em momento oportuno, foi requerida por este brilhante, atuante, querido e digno Deputado desta Casa, nobre Deputado Gilberto Nascimento e aprovada nesta Casa. S. Exa. sempre nos honrou com sua presença, em especial nesta noite, porque sabíamos que era uma sessão valiosa e não poderíamos estar ausentes. Até porque a Igreja Adventista do Sétimo Dia sempre desenvolveu suas atividades para o bem social do povo brasileiro.

Nós, do PDT, não poderíamos faltar e dar uma palavra de incentivo aos senhores, para que continuem com essa prática. Quisera Deus que todos pudessem caminhar nesse rumo. Teríamos, com certeza absoluta, um povo mais justo, uma sociedade mais justa, um Governo mais justo. Quando digo Governo todos que governamos o País, que governamos o Estado temos essa responsabilidade. Portanto, quero parabenizar todos os senhores, em especial o nobre Deputado Gilberto Nascimento que, particularmente, tem um carinho muito grande pelos senhores. Os senhores têm aqui um grande representante que sempre pensa nos senhores, pelo que fazem, pela maneira de agirem e pela prática dessa atividade. Quero deixar, do fundo do coração, em nome dos companheiros do meu partido, nobres Deputados Salvador Khuriyeh, Geraldo Vinholi, Rafael Silva, Luiz Gonzaga Vieira, Pedro Tobias e em meu próprio nome, felicitações a todos os senhores. Muito sucesso e que Deus abençoe todos nós.

Muito obrigado. (Palmas.)

           

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Milton Flávio, representando neste ato o Exmo. Sr. Governador do Estado, Sr. Mário Covas Júnior.

 

O SR. MILTON FLÁVIO - PSDB - Nobre Deputado Gilberto Nascimento, que neste ato preside esta Assembléia, senhores pastores membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia que prestigiam este ato, nobres Deputados Pedro Mori, Edna Macedo e Newton Brandão, hoje quando aqui chegamos pela manhã tivemos o prazer e o privilégio de sermos convidados pelo nobre Deputado Gilberto Nascimento para estarmos presentes compartilhando com S. Exa. desta festa. Embora já tivéssemos agendado outro compromisso, sabíamos que neste momento teríamos que estar aqui por várias razões. Primeiro, em função da iniciativa que aqui tomou o nobre Deputado, que resolveu dividir com esta Assembléia o orgulho de prestar esta homenagem a uma Igreja que vem realizando um trabalho centenário neste País. Segundo, porque o nosso Governador tem dividido a responsabilidade de administrar nosso Estado com entidades, com associações, com organizações mas sobretudo com as pessoas de bem, particularmente aquelas que professam sua fé em Cristo e que têm, como sempre, o compromisso de tentar cumprir os mandamentos de amar o próximo como a si mesmo. Portanto, da mesma maneira que prezam, advogam e oram pelos que dirigem este Estado e esta Nação, nunca se escusam de oferecer seu trabalho justamente em campos em que, via de regra, a sociedade não gosta de participar. Em terceiro lugar, como evangélico, tinha a obrigação de participar deste ato.

Excepcionalmente uso essa expressão. A nobre Deputada Edna Macedo sabe disso, tenho muito pudor. Sou metodista por formação e aprendi que não devíamos nunca usar o nome de Deus em vão. Acho que, como político deste país, usar minha crença, minha Igreja, o trabalho que fazemos em função de uma doutrina é, muitas vezes, usar o nome de Deus em vão. Muitas vezes podemos passar para aquele cidadão que eventualmente vota em nós a sensação de que somos exatamente aquilo que ele imagina que deva ser um fiel seguidor da Igreja e da Fé que professamos. Portanto, hoje rompo com uma situação.

Lembro-me de uma situação quando era ainda criança. Já faz muito tempo, lá na minha Birigüi, onde não éramos chamados ainda de evangélicos, mas de protestantes. Era difícil andar no domingo, indo para a escola dominical, com uma bíblia debaixo do braço. Éramos objeto de chacota e de provocação. Quantas vezes éramos provocados ao extremo por aqueles que, não entendendo o nosso gesto, tinham o prazer de bater em nosso braço ou em nossa bíblia, para vê-la no chão. Em muitos momentos essa provocação, em minha cidade, degenerou-se em briga, em pancadaria. Graças a Deus este tempo está ultrapassado e, sem nenhuma provocação, diria que hoje somos maioria neste país, que muitos teimam em dizer que é um país católico. Não que eu tenha algo contra - pelo contrário.

É por tudo isso que aqui estou, para dizer que aprendi a admirar, embora à distância, o trabalho que a Igreja Adventista vem fazendo, particularmente por algumas ações, como aceitar e propugnar pela pluralidade religiosa: por aceitar que outras denominações e outros irmãos, que professam fé semelhante, mas têm uma estrutura administrativa diferente, acreditem no mesmo Deus, trabalhem pelo mesmo Cristo e, esperamos, sejam capazes de fazer um trabalho equivalente.

Aprendi a admirá-los porque vocês acreditam na Pátria e lutam por ela; aprendi a admirá-los porque - falo agora como médico - têm uma preocupação muito grande. E não é por outra razão, mas por combaterem os vícios, entre eles a bebida e o cigarro, que fiquei feliz em saber que vivem mais do que muitos brasileiros. Isto me faz pensar que a minha Lei da Vacinação da Terceira Idade vai ter de ser mais eficiente, porque  aparentemente vocês teimam em não morrer e, portanto, vamos ter de continuar trabalhando para que tudo continue acontecendo assim.

Brincadeiras à parte, quero dizer que fico muito feliz, reencontro-me com meu passado mas, mais do que isso, encontro-me com o futuro de todos nós. Enquanto neste País tivermos vocês e tantos outros, que acreditam no mesmo Deus e que se dispõem a continuar trabalhando, como Cristo pregou, por um mundo melhor, amando nossos irmãos como se fossem efetivamente da nossa carne, o nosso País terá futuro. E olhando para vocês tenho a convicção de que o futuro está muito mais próximo do que sonhávamos.

Parabéns a todos vocês, muito obrigado, Deus nos abençoe a todos e sobretudo ao Presidente Gilberto Nascimento, pela feliz iniciativa.(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Tem a palavra a nobre Deputada Edna Macedo, para falar em nome da Bancada do Partido Trabalhista Brasileiro.

 

A SRA. EDNA MACEDO - PTB- SEM REVISÃO DA ORADORA  -  Sr. Presidente, nobres Srs. Deputados presentes, pastor Tércio Sarle, Presidente da Igreja Adventista, na pessoa de quem cumprimento todos os pastores e autoridades presentes, senhoras e senhores, em primeiro lugar, parabéns ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, pela brilhante iniciativa. É um homem de Deus, que tem dado testemunho do que prega. Ele vive aquilo que fala. O nobre Deputado Gilberto Nascimento é um colega que realmente faz jus ao fato de ser chamado de “evangélico”. Parabéns a ele pela brilhante iniciativa.

Gostaria de ressaltar aqui o trabalho da Igreja Adventista. Por ser também evangélica, tenho de reconhecer e agradecer a Deus, porque sei que não é a denominação que nos salva, e sim o Senhor Jesus, mas temos de estar unidos nessa luta contra o inimigo.

A Igreja Adventista tem um excelente trabalho na área da Educação, abrangendo o físico, a mente e a dimensão social e espiritual. Na área da Saúde, preocupando-se principalmente na prevenção, que é o correto para ter-se uma melhor qualidade de vida.

No Estado de São Paulo, em 1999, foram realizados 336 cursos sobre ‘Como deixar de fumar em cinco dias’. Parabéns pelo excelente trabalho que fizeram e fazem. Eu também sou uma batalhadora - tenho um programa na Rádio São Paulo, e nós, juntos, não estamos combatendo as fábricas, mas sim mostrando os malefícios do cigarro, porque o nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Temos a obrigação de alertar e fazer essa prevenção, mostrando ao povo, seja ele de que religião for. Há uma grande necessidade de passarmos aos nossos irmãos tudo o que sabemos de bom. Constantes também são as campanhas de doação de sangue, promovidas pelos jovens adventistas. Parabéns também a eles.  

Outra marca da Igreja Adventista tem sido a distribuição e divulgação de bíblias. Soube que, só no primeiro semestre de 2000, a Igreja distribuiu mais de 400 mil bíblias no Brasil. Isto é uma bênção de Deus, que disse: ‘O povo sofre por falta de conhecimento’, e esse conhecimento é a palavra de Deus. Os senhores estão de parabéns. Fico muito feliz em estar aqui. Sou representante da Igreja Universal do Reino de Deus, fui eleita por ela e tenho o maior carinho por nossos irmãos em Cristo. Que Deus os abençoe, para que continuem nessa luta, porque sei que não é fácil e que muitas vezes somos perseguidos. Basta falar que se é crente ou evangélico. Hoje já não é tanto, mas imaginem há 105 anos o que teriam passado. Graças a Deus, que não nos dá nada além do que podemos suportar.   

Louvo e agradeço a Deus por estar aqui, nesta noite, e por esta brilhante festa. Que Deus abençoe a todos, em nome do Senhor Jesus. Parabéns, nobre Deputado Gilberto Nascimento. Parabéns a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB  -  Tem a palavra o nobre Deputado Newton Brandão.

 

O SR. NEWTON BRANDÃO - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR  -  Nobre Presidente, Srs. Deputados, assessoria, imprensa, pastores, membros da Igreja, para mim é uma satisfação muito grande vir pessoalmente trazer esta mensagem. Mas além de vir, em meu nome, represento o líder de meu partido, o nobre Deputado Campos Machado, que, por estar em campanha política, não pôde estar presente.

Quero cumprimentá-los por imaginar que, antes desses 105 anos, já havia grupos, nos Estados Unidos, quando reuniam-se em Battle Creek, cidade irmã da minha querida Santo André, onde moro e tenho minha vida. Não só naquela cidade, mas em muitas outras. Aquela é uma cidade pequena  mas bela, não poluída e muito saudável.

Quero cumprimentar os ilustres pioneiros, que estão aqui, dando-nos a honra de sua presença. Para nós, em vez de fazermos esta homenagem, certamente estamos sendo homenageados com a presença de tão ilustres personalidades. Fico feliz por poder não somente testemunhar, mas participar deste acontecimento ímpar na Assembléia de São Paulo. Para mim é uma felicidade imensa, desde que veio, também, do Sul, ali no começo de Indaiatuba e Sorocaba, por onde se espalhou por São Paulo, chegando à minha querida Santo André.

Em Santo André, tivemos um convívio muito especial com a publicadora, que, depois, foi para Tatuí; viveram conosco muitos anos, livros e revistas de ensinamentos. Sempre, desde pequenos, fomos criados lendo aquelas revistas. Então, posso brincar, nesta Assembléia, dizendo  que virtudes ou pecados meus procurem naquelas revistas, porque foi a minha formação. Depois, profissionalmente, fui ser médico.

Felizmente, tudo o que aquelas revistas me ensinaram estava de acordo com que os professores me ensinaram na faculdade; nunca tive uma coisa que discordasse desses ensinamentos. Então, estou profundamente feliz por estar aqui presente.

Sei que esta homenagem  é  para todos, indistintamente; mas peço licença - aqui, na Assembléia, gosto de contrariar às vezes as coisas,  só que vocês são mais seletos  e não posso fazer tanto  - para cumprimentar as antigas damas Dorcas, da minha cidade, da família Isaías Apolinário. Hoje sei que se ampliou esse nome, porque as  Dorcas  eram mais as senhoras - como sou médico, de vez em quando elas estavam lá, levando pessoas para eu atender, pois eu era chefe do Hospital  Municipal. Além dessa família do Sr. Isaías, que Deus já o chamou, que tanto quero bem,   quero aqui prestar uma lembrança a uma senhora que foi a minha segunda mãe, dona Carmem Rossi -  cujo filho, Dr. Wilson Rossi, abriu as solenidades hoje -, pessoa modesta e simples  - Deus, muitas vezes usa o simples para fazer as suas grandes obras, porque,  se Ele dependesse só dos ilustres, acredito que teríamos problemas muito sérios na nossa organização social. Quero cumprimentar, sim, a dona Carmem, mostrar a luta e o valor dessa senhora, porque tem, como as outras, denominações evangélicas, um nome muito especial, como uma luta muito especial dentro da igreja. Por isto, quero prestar esta homenagem não só a ela, mas a todas aquelas que lutaram e lutam tanto para que a igreja alcance seus nobres objetivos.

A igreja a que nos referimos, assim com satisfação, é uma igreja não excludente, uma igreja aberta ao diálogo com as demais denominações religiosas. Como é bom isto!

A ONU, não só aceita, como louva essa atitude e essa participação. Por isto, venho aqui, no descolorido das minhas palavras  - gente velha não pode falar muito,  senão  se prende pela emoção, gagueja, chora, e outras coisas mais.    Mas como falam que as pessoas que lêem as revistas, tanto nos Estados Unidos, como aqui, vivem mais - e hoje sou um Deputado e ainda tenho pretensões futuras -, eles podem dizer que o grande crime quem deve não sou eu, são as revistas que fizeram eu ler - estou aqui e, se Deus quiser, com bastante lenha ainda para queimar. Isto é incentivo. As revistas são para as crianças, mas  servem para os adultos. Quando foram para Tatui, fiquei triste, mas sabemos que não cai uma folha de árvore sem que Deus queira. Se foi para lá é porque tinha uma missão a ser cumprida. Hoje, pergunto se, em Santo André, somos muitos ou poucos e respondo que não somos muitos nem poucos, mas uma quantidade exata que Deus quer que sejamos. Por isso, venho aqui cumprimentar todos os pastores, os senhores, e prestar as minhas homenagens. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Tem a palavra o nosso amigo, que foi deputado desta Casa e foi eleito deputado federal,  Deputado Fausto Rocha.

 

O SR. FAUSTO ROCHA - Sr. Presidente, quero saudar e cumprimentar os amados irmãos em Cristo, com a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Era assim que o Apóstolo Paulo se dirigia, da prisão, às igrejas que ele gostaria de visitar em pessoa.

Certa vez, ele escreveu: “Eu o preso do Senhor”. Sabia ele que, estando preso, suas palavras, se estivesse presente nas igrejas  que gostaria de visitar, se perderiam ao léu, dissipando-se ao vento, mas ali, escritas, ficaram como testemunho vivo daquele que é o apóstolo dos gentios, que alargou as fronteiras do evangelismo que norteou a ação das igrejas e ainda hoje nos fala, corrigindo-nos, admoestando-nos e levando-nos a um compromisso pessoal marcantemente sério com Deus soberano, nosso Senhor, criador de todas as coisas, com Jesus que é o autor e consumador da nossa fé, pela unção do espírito santo de Deus.

Minha saudação é paulina e é cristocêntrica.

Sr. Presidente, tendo falado em Deus, posso falar em V. Exa.; em primeiro lugar, porque é pastor, é ministro do evangelho e o ministro do evangelho está acima de toda autoridade constituída, mesmo sendo constituída por Deus como está exarado nas Santas Escrituras.

Billy Grant, considerado pelos jornalistas como o homem do século, uma pessoa que mais influenciou este mundo, quando foi convidado a assumir a candidatura à presidência dos Estados Unidos pelo maior e mais influente dos dois partidos americanos, disse: “Agradeço, sinto-me honrado pela lembrança, pelo apoio manifesto à minha possível candidatura. Mas, devo declarar que não posso descer, sou pastor e não há cargo neste mundo, nem mesmo o de Secretário-geral da ONU que honre mais alguém, que seja desafiador e necessário na história do mundo do que ser ministro do evangelho.

Sr. Presidente, Pastor Deputado Gilberto Nascimento, V. Exa. nunca terá deixado de ser pastor quando apascenta as ovelhas  neste Palácio, no Palácio do Governo, nos seus cometimentos na área jurídica, que são os três testamentos da República na tripartição do poder, segundo o mestre francês. Vossa Excelência tem a representação do Deus Criador de todas as coisas, antes do múnus público que lhe foi conferido pela população do Estado de São Paulo. E o desejo dos evangélicos será tê-lo como nosso governador no kairós - o tempo da perfeita vontade de Deus.

Vossa Excelência demonstra-se claramente surpreso, mas para orar não pagamos imposto, só pagamos genuflexos diante de Deus, o penhor do reconhecimento da Sua soberania. Permita-nos orar. Se não for V. Exa. que seja outro, da sua estatura, que está um pouco difícil de encontrar.

Quero cumprimentar os ilustres representantes desta grei homenageada esta noite, por meio do seu mais lídimo representante.

O nosso Pastor Sarli é de uma família que tem tradição, não é o senhor o único a presidir destinos de uma grei tão influente, de uma história tão cativante, envolvente e influente.

Quero cumprimentar todos os dignitários que aqui estão: reitores, mestres que têm dedicado sua vida no ensino da palavra e, então, das ciências. Ainda os cumprimento na pessoa de Wilson Rossi, um doutor em diplomacia. Ele os tem representado junto às mais altas autoridades, em nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Eu o tenho visto sempre nas reuniões mais importantes, de maneira respeitosa, de uma forma diplomática e com aquela sua voz cativante, marcante, da autoridade que Deus lhe concede, pela generosidade dos irmãos que o acolhem como representante natural para os contatos com as mais altas autoridades e o tem feito com fidalguia e retidão.

Quero cumprimentar as Sras. e os Srs. Deputados desta Casa, onde estive durante oito anos e aprendi a admirar o trabalho que aqui se desenvolve.

Quero cumprimentar a todos na pessoa da nobre Deputada Edna Macedo, irmã do Bispo Edir Macedo. Todos os evangélicos têm orado e pedido que Deus dê sabedoria crescente a ele para o uso correto do poder que tem conseguido, mercê de seus próprios esforços, e, na área da comunicação, que Deus lhe dê  mais e mais sabedoria..

Encontro aqui o Pastor da Igreja Batista, de Mauá, José Carneiro, que acaba de me confidenciar que se converteu ao evangelho há pouco mais de dez anos, num culto que tínhamos semanalmente no nosso gabinete, mérito mais de minha irmã Gláucia, esposa de pastor, porque, quando eu não estava, ela continuava presente. Às vezes, eu não estava lá, estava no plenário, e ela estava lá. Graças a Deus, porque o testemunho do Evangelho tem crescido.

E vejo que o nosso Deputado Gilberto Nascimento não se envergonha do Evangelho de Cristo. Ele o proclama abertamente, graças a Deus por isto.

Quero dizer algumas coisas primeiro: meus filhos nasceram na Casa de Saúde Liberdade, no Hospital Liberdade, de iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Dona Maria Gutielez, que foi diretora do curso de enfermagem a meu convite, cerca de 20 anos atrás, deu dez aulas no horário nobre da TV Cultura. Foi ela uma maestra por excelência, em aulas de socorro de acidentados. Um primor. Ainda me lembro hoje de como atender acidentados, as regras básicas para a preservação da vida.

Sempre fui minoria; quando garoto, porque não bebia, não jogava, não fumava, não dançava. Havia aquelas gozações e nunca me envergonhei de ser minoria, eu me acostumei a ser minoria até nos parlamentos. Em sendo minoria aprendi com meu filho. Quando cheguei em Brasília para a sessão solene para instalação da Assembléia Nacional Constituinte como Deputado Federal - posso dizer isto porque não sou mais candidato, deixei a atuação política, não me candidatei mais, depois de quatro mandatos achei que poderia virar emprego, e alternância no poder na representatividade deve ser uma característica da democracia -, ao final daquela reunião magna, disse à minha esposa e aos meus filhos que me acompanharam naquela ocasião tão importante: "papai, estava olhando aquele plenário, 500 deputados, 60 e poucos senadores com voto igual ao meu, mas que um projeto nosso para prosperar vai precisar de mais de 280 e tantos votos. Que difícil! Gente que veio do Brasil inteiro, líderes, convencê-los a apoiar uma iniciativa nossa não vai ser fácil”. Meu caçula disse: "papai, você não se lembra do que o nosso pastor Ari Veloso sempre diz: eu e Deus somos maioria?" Ai que descanso, que tranqüilidade! Descansar no Senhor.

Estive no Ibirapuera numa reunião promovida pela Igreja Adventista. Sou homem de televisão, produtor, apresentador, jornalista, rede nacional toda noite dando notícia, mas confesso que embora acostumado a ouvir e assistir na Europa e nos Estados Unidos a grandes espetáculos com profissionalismo absoluto, a única vez, uma reunião evangélica, primorosa, profissionalmente nota 100 foi promovida como um raio de sol pelos adventistas. É o reconhecimento, muito labor, muita preparação para que aconteça, Os adventistas têm primado em tudo: no ensino, nas grandes organizações de ensino, hospitalares, pela organização, preparação, não há improvisos, tudo está previsto sob a égide da bênção de Deus.

A Igreja Adventista do Riacho Grande que pensam estar lá, ouviram conjunto americano com um baixo - este poderia cantar alto, porque era um baixo perfeito - desbravadores e aventureiros, quando os encontro nos faróis, parabéns, vocês não estão se envergonhando do Evangelho do Cristo, estão dando testemunho, estão ensinando o Brasil a corrigir seus defeitos.

Roberto Duailibi, diretor da agência DPZ, me disse  em Brasília, "Fausto, você criou um alvoroço na indústria do fumo". Falei: "é mesmo?". Ele disse: "é, quando você declarou na televisão que você não tem cinzeiro na sua sala e quando alguém, muito atrapalhado com cigarro na mão diz: "onde está o cinzeiro?". Eu falei: "Não tenho, porque não quero 30% do seu câncer. Porque você está me obrigando a ser fumante passivo. Nunca fui passivo, sou ativo, mas fumante não quero ser nem ativo nem passivo". Temos de enfrentar respeito pela pessoa, mas sem aceitar os erros e caberia um discurso enorme, não vou fazê-lo, é claro. Assim também eu digo que os evangélicos, por simpatia e respeito, podem até ser não-excludentes, como ouvimos aqui de um nobre simpático deputado estadual. Mas Deus, que é um Deus de amor, e um Deus de justiça, ele ama, mas a justiça por si só é excludente. Há uma condição só para estar no céu pela vida eterna. Diz a Bíblia sagrada, e aqui colocamos o conceito de que não haverá tabuleta, com o nome de igreja no céu, haverá uma única exigência: aqueles que passarão à eternidade com Deus terão que ter as suas vestes lavadas no sangue redentor de Nosso Senhor e único Salvador, Jesus Cristo, único mediador entre Deus e o homem.

Cumprimento aqui às senhoras e senhoritas presentes, como a parte melhor da sociedade, os homens fazem as guerras, as mulheres agüentam as conseqüências. Os jovens têm o prazer e se ausentam e elas agüentam as conseqüências e criam os filhos e tudo mais. A elas no simbolismo da mais linda das flores, a entrega daquela que seria, por ser a mais linda das flores, não alimentada pela seiva da terra, mas como diz o poeta: “Pelo orvalho, que é lágrima do céu”.

Vou ler uma poesia curta, de Gióia Júnior, nosso amado irmão, o maior poeta evangélico do Brasil: “Onde estou?  Eu não sei, nem sei onde estive e nem onde estarei. Mas sei que ele vive, e como sei que vive o meu Senhor e Rei, sei que com Ele estive e com Ele estarei. Se há razão que motive a paz em sua lei, o meu Redentor vive e eu também viverei.”  Maranata, vem Senhor Jesus. Ora, vem Senhor Jesus!  Amém. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Neste momento nós ouviremos o número musical pelo Coral Juvenil do Colégio Adventista do Bairro da Liberdade.

*   *   *

 

-                     É apresentado número musical pelo Coral Juvenil do Colégio Adventista do bairro da Liberdade.

 

*     *     *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB -Ouviremos agora um número musical pelo Coral Jovem do Instituto Adventista de Ensino.

*     *     *

- É feita a apresentação musical pelo coral.

 

*     *       *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Esta Presidência concede a palavra magnífico itor Nevil Gorski, do Centro Universitário Adventista.

 

O SR. NEVIL GORSKI - Nobre Deputado Gilberto Nascimento, é com muita satisfação e alegria que nos dirigimos não somente a V. Exa., mas também a todos os deputados que colaboraram com a decisão para que esta sessão solene se realizasse nesta noite. Aqui, represento o setor educacional da Igreja Adventista. Vários dos que nos antecederam falaram sobre a existência das escolas e colégios adventistas no Brasil.

Depois que a primeira igreja foi estabelecida em nosso país, aproximadamente há 100 anos, já se fundava uma escola em nossa terra, porque a Igreja Adventista sempre valorizou a educação e acredita na educação.

Vinte anos depois fundava-se também o Seminário Adventista em Santo Amaro, conhecido depois como Colégio Adventista, Colégio Adventista Brasileiro, Instituto Adventista de Ensino e hoje Centro Universitário Adventista de São Paulo.

A juventude é preciosa aos olhos da igreja. A educação das crianças é primordial e é por isso que a igreja mantém em nosso país um número bem elevado de escolas e colégios, procurando fazer com que bem educadas as crianças se tornem cidadãos honrados, que possam servir sempre que chamados a fazer algo em favor do próximo e em favor da sociedade.

Quero dizer aos senhores que a prova de que essa juventude está sempre pronta está na presença desses jovenzinhos do nosso Colégio Adventista da Liberdade e do Centro Universitário compondo os dois corais e a banda aqui presentes. Quando chamados, sempre estão presentes.       

Na semana passada tivemos a grata surpresa de receber em nosso escritório um Secretário do Estado que nos fez uma visita para propor parceria entre a nossa Instituição e o Estado afim de melhor servir à sociedade e à comunidade vizinha à nossa instituição. Temos a certeza de que tanto professores como alunos também dirão “presente” na hora em que forem solicitados a colaborar. Estudos serão feitos e esperamos corresponder com nossa humilde possibilidade em fazer alguma coisa pela comunidade que cerca nossa instituição. É verdade que nossa instituição levou 85 anos para se tornar um centro universitário mas foi um crescimento gradativo, contínuo. Sabemos que aqueles que compõem nosso corpo docente e discente farão tudo para o bem da sociedade e da Pátria. Nesta semana estamos comemorando a “Semana da Pátria”. E aqui publicamente agradecemos sua presença no último sábado quando em nossa instituição foi celebrado um culto de ação de graças pela liberdade religiosa na qual solicitamos as bênçãos de Deus sobre as autoridades constituídas em nosso País. Como já foi afirmado anteriormente aqui, as autoridades são ministros de Deus e nunca podemos contestar se é desse ou daquele partido, se é dessa ou daquela  facção. Biblicamente reconhecemos que as autoridades constituídas merecem nosso respeito, nossa consideração e nosso apoio porque foram constituídas para o bem. Diante de Deus terão elas também sua respectiva responsabilidade - assim como nós, como cidadãos - de fazer o que corresponde para sempre engrandecer e honrar o nome do senhor nosso Deus.   Não queremos prolongar nossas palavras mas dizer que, da parte do Centro Universitário Adventista, parte integrante da Igreja Adventista, também prestamos nosso agradecimento por esta homenagem que é uma homenagem à nossa Igreja, uma homenagem a todos nós, membros da Igreja, e àqueles que servimos a Igreja nos mais variados setores.

Deixamos como últimas palavras o nosso pedido ao Senhor nosso Deus, que derrame profusamente suas bênçãos sobre as autoridades constituídas não importa qual setor em que cada um desempenha sua missão mas que o façam lembrando sempre que, revestidos de autoridade, são ministros da Deus como é ministro de Deus o nobre Deputado que aqui desempenha, praticamente, uma dupla missão servindo a Pátria de uma maneira mais direta mas dentro de servir a Pátria servindo também ao Senhor Nosso Deus.

Que o Senhor derrame sobre cada Deputado desta Casa suas ricas bênçãos e que juntos possamos fazer a parte que nos corresponde para abreviar também a volta do Senhor Jesus Cristo a esta Terra para, de maneira definitiva, estabelecer o seu reino.

Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Senhores, ouviremos agora o número musical pelo coral Carlos Gomes do Instituto Adventista de Ensino.

 

*               *     *

 

-         É feita a apresentação do coral.

 

*               *     *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB -  Neste momento queremos conceder a palavra ao Pastor Acílio Alves Filho , Presidente da Associação Paulistana da Igreja Adventista.

 

O SR. ACÍLIO ALVES SILVA - Exmo. e querido Deputado e irmão Gilberto Nascimento, cabe-me a honra emocionada de agradecer em nome da nossa Igreja em um momento tão solene como este numa tribuna que é tão cara às melhores tradições bandeirantes paulistas  e paulistanas.

Nossa Igreja é um movimento religioso que sempre se caracterizou por valorizar muito não só a fé crida mas a fé vivida através da educação, da saúde. Entrou em nosso País através das publicações marcando o valor que sempre demos às letras, ao ensino, ao cuidado do homem na sua inteireza física, mental e espiritual. Os pioneiros foram hoje aqui tão bem representados vindos de Gaspar  Alto, nossa primeira Igreja da região de Brusque, em Itajaí, Santa Catarina . Na mesma época, no fim do Século XIX, o movimento adventista estava também marcando presença no Espírito Santo, e hoje temos entre nós representantes dos primeiros adventistas - a família Stabino está aqui hoje. Também do Rio Grande do Sul temos aqui o Pastor Homero Reis, a Pastor Marques e outros representantes daquela melhor estirpe.

Embora haja relatos históricos de guardadores do sábado no Brasil, desde as primeiras presenças do povo judeu e também as presenças francesa e holandesa, protestantes, é verdade que foi através do adventismo, com sua valorização da imprensa, do ensino e da saúde, que a marca daqueles que acreditam na Bíblia, pregam a volta de Jesus e propugnam a guarda dos mandamentos transformou-se não apenas em uma presença, mas em uma presença marcante. E, em nossa vida adventista paulista, o orgulho santo de termos tido, no interior de São Paulo, o primeiro batismo de um adventista brasileiro, no Rio Piracicaba; a primeira escola sabatina brasileira, na cidade de Indaiatuba.

A imprensa, uma das maiores da Rede de Imprensa Adventista Mundial está no interior de São Paulo; o primeiro Hospital Adventista Brasileiro está na Liberdade e hoje é representado por sua diretoria; nossa primeira Escola Paroquial de São Paulo, que acabou de apresentar-se, com o Coral Infanto-Juvenil; nossas igrejas do interior, aqui representadas pelos descendentes, como por exemplo Rio Claro, onde pela primeira vez a igreja foi sediada; São Carlos, representada pelo Pastor Campo Longo; na cidade de Jaú, a família Sarli; em Santo Amaro, a família Klein. A presença adventista, no início do século, em Bertioga; em Santos, onde o evangelho foi pregado por um Bells, vindo de Santa Catarina, auxiliado pelo Pastor João Linhares, sogro do nosso querido irmão Wilson Rossi. A primeira comunidade, em Itararé, de onde temos aqui a família Gorski, e tantos outros.

Estamos felizes por nossa História e agradecidos pela lembrança pública, neste momento e neste lugar. Depois de um pequeno início, o pequeno grupo de pioneiros tornou-se uma grande multidão de fiéis, hoje com mais de 70% dos seus membros tendo menos de 35 anos de idade. O português tornou-se, através do crescimento da Igreja, no Brasil, a primeira língua adventista no mundo - há mais adventistas no mundo falando o português do que qualquer outro idioma. O Brasil tornou-se o primeiro país adventista no mundo. Há mais adventistas no Brasil do que em qualquer outro país - hoje somos mais de um milhão no Brasil. São Paulo é o maior estado adventista do mundo, e nossa Capital é a cidade que concentra o maior número de adventistas do sétimo dia - mais do que qualquer outra cidade no mundo. Somos, em São Paulo, hoje, só nos limites do município, mais de 100 mil adventistas.

O tempo passou muito rápido. Nossos lemas de continuarmos sendo servos de Deus e amigos de todos e de nos unirmos à melhor tradição da pregação dos ideais cristãos, queremos renovar, hoje, diante dos homens e diante de Deus. Queremos demonstrar nossa disposição pública de continuarmos servindo a Deus e à Pátria. Com humildade cristã agradecemos e dizemos que queremos ser o sal da terra e a luz do mundo. E queremos lembrar a feliz afirmação bíblica de que “Bendito é o povo cujo Deus é o Senhor”.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB  -  Queremos agradecer aos diretores da Casa Publicadora Brasileira, que está oferecendo a todos os Deputados desta Casa o livro “Chegada do Adventismo no Brasil”, que será entregue a cada um dos Srs. Deputados, no decorrer da semana.

Está presente no plenário o jornalista Michelson Borges, a quem agradecemos o trabalho.

Ouviremos agora um número musical, pela Banda Sinfônica do Centro Universitário Adventista. Logo a seguir ouviremos a Banda Sinfônica do Centro Universitário Adventista, em conjunto com o Coral Carlos Gomes, do Instituto Adventista de Ensino.

*   *   *

-              São feitas as apresentações musicais.

 

*   *   *

 

            O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Vamos assistir a um número musical apresentado pelo quarteto Arautos do Rei.

 

*          *          *

 

-           É executado o número musical.

 

*              *      *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Tem a palavra o Pastor  Neumoel Stina, apresentador do Programa  Voz da Profecia,  transmitido em 765 emissoras no Brasil.

 

O SR. NEUMOEL STINA - Nobre Deputado Gilberto Nascimento e demais deputados, autoridades das mais diversas áreas, companheiros e irmãos, nesses 57 anos, a Voz da Profecia tem levado uma mensagem de fé e esperança a centenas, milhares e milhões de corações, porque milhares e milhões de corações, porque a voz da profecia prega a volta de Jesus . A mensagem da volta de Deus é bonita, mas nenhuma é tão significativa quanto a mensagem da segunda vinda de Cristo.

Eu poderia falar a vocês sobre as promessas, porque nós vivemos no tempo das promessas, e elas aparecem muito fortemente e mais especialmente no período que antecede as eleições. São promessas de mais escolas, mas nunca deixaríamos de ter conosco o analfabetismo, mesmo que tivéssemos muito mais escolas. Falamos em hospitais, mas se tivéssemos três vezes mais o número de hospitais em nosso País, ainda assim não nos livraríamos da doença. Falamos em viaturas policiais, mais soldados, mas ainda que esse número fosse mil vezes maior, nunca conseguiríamos combater plenamente o crime.

Eu poderia fazer, aqui, uma lista muito longa das promessas, mas quero compartilhar brevemente, porque já vi muitas pessoas olharem no relógio hoje, de noite, e, por coincidência, também tenho um relógio aqui. Quero resumir ao máximo, mas sem perder a beleza da mensagem que está centralizada em João, capítulo 14, na palavra de Deus: o Senhor Jesus primeiro nos dá um conselho no verso de número 1, e diz: "Não se turbe o vosso coração". E, depois, no verso 3, ele faz uma promessa, Ele diz: "Virei outra vez". Eu gostaria de juntar estas duas idéias a outras duas idéias importantes, que estão no evangelho de Mateus. A primeira delas, no capítulo 11, verso 28, onde Ele diz: "Vinde a mim".  E outra, em Mateus ainda, capítulo 28, verso 20, onde Ele diz: "Estou convosco todos os dias". Como é possível, vivendo numa sociedade tal, não ter o coração perturbado, não ter tensões, preocupações, estresse e tantas outras enfermidades? Só tem um jeito: se Jesus estiver vivendo no coração.

Quando Jesus diz: "Não, não se turbe o vosso coração", Ele está transmitindo a você e a mim uma mensagem de carinho e de confiança. Atrás de cada não de Deus, há uma benção - e eu poderia explicar isto pela própria palavra de Deus. Quando o Senhor Jesus disse "Não chores" à mulher que descia a colina da cidade de Naim, para sepultar o seu único filho que acabara de morrer, ela estava chorando, e Jesus disse: "Não chore". Eu pergunto a vocês: o que mais pode fazer uma viúva que acaba de perder o seu único filho a não ser chorar? No entanto, Jesus chega e diz: "Não chores". Atrás do não de Deus, está uma benção que Jesus queria dizer àquela viúva era, mais ou menos, o seguinte "Não precisa chorar, porque vou trazer o teu filho de volta à vida". E hoje quando Jesus diz: "Não se turbe o vosso coração", o que Ele quer dizer é: "se você permitir que Eu more no seu coração, terá um pedacinho do céu dentro de você. Você terá paz e, então, vai enfrentar as lutas da vida com tranqüilidade." Não estamos livres das lutas da vida - e admiro profundamente os homens como o nobre deputado, os demais que compõem esta Casa e alguns outros tantos que conheço, que lutam desesperadamente, mas todo nosso esforço é muito pequeno para resolver os problemas do mundo. Só a presença de Jesus no coração pode dar a paz que precisamos para continuar a luta. A outra palavra: "Virei outra vez". Esta é a verdadeira promessa. Nenhuma outra promessa suplanta esta, porque ai, sim, teremos um mundo de paz, de alegria, de contentamento, de crescimento Um mundo onde todos os problemas que enfrentamos hoje, e aos quais tentamos fazer frente, eles vão desaparecer. Haverão de viver num mundo onde a paz reinará, onde não haverá pessoas doentes, onde não haverá pessoas usando drogas, onde não haverá criminosos, todos os habitantes daquele país serão homens e mulheres de bem, de paz.

Estamos fazendo, hoje, muitas coisas, mas algumas vezes nos esquecemos de ensinar às pessoas um mundo melhor, e é para este mundo que devemos dirigir a nossa atenção. Devemos investir num mundo melhor porque muito em breve, mas muito em breve mesmo, tudo aqui vai acabar. Mesmo as maiores e melhores consecuções humanas vão ficar aqui. Todo o dinheiro, todas as construções, todos os títulos, todos os programas, todos os investimentos vão se tornar nada mais, nada menos, que combustível para um grande fogo que haverá aqui. Só que com uma diferença: aqueles que vivem a promessa do "eu virei outra vez", não ficarão aqui para servirem de combustível. Eles serão tirados daqui e levados para uma outra esfera, onde contemplarão o fogo, mas o fogo não os atingirá, porque estarão para sempre com Jesus.

A nossa expectativa de vida aqui, por melhores que sejamos, por melhores intenções que tenhamos, é uma expectativa finita. Deus tem uma expectativa para você e para mim que não se limita aos portais do tempo. A expectativa de Deus ultrapassa os portais do tempo e eternidade. Ele quer para mim e para você uma vida eterna. Estou olhando para Deus agora e gostaria que você olhasse para Deus junto comigo: Deus Pai, vivendo uma expectativa; Deus o Filho, aquele que virá na segunda vez. Ele veio uma vez, e, às vezes, erramos quanto dizemos que o mataram. Ele morreu, é verdade, mas veio aqui para dar a vida e, na medida em que entendemos que ele veio aqui para dar a vida, começamos a entender o seu amor. Deus amou o mundo de tal maneira que deu. Nós o matamos, é verdade, mas matamos uma coisa que Deus já havia dado para você e para mim, para todos nós. Ele virá uma segunda vez. E fico olhando para uma reunião que um dia desses vai acontecer no Céu. Essa reunião é muito nobre e me sinto muito honrado em estar aqui. Quando cheguei aqui, tive a informação de que o senhor já estava aqui há muito mais tempo. Essa reunião é muito nobre. Às vezes, achamos que ela é muito demorada, mas faz parte do contexto, todos nós temos que falar alguma coisa, lamentavelmente este mundo é assim. Um dia o tempo não fará mais frente às nossas necessidades, mas olhem para o céu: imaginem Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo tendo uma reunião. Já conseguiram imaginar que Eles estão tendo uma reunião e que na pauta da reunião só tem um item: quando será o momento que Jesus vai aparecer nas nuvens dos céus? Esse é o grande momento da história, quando tudo que fizemos aqui fica para trás e começa um mundo novo. Nessa reunião, Eles vão discutir que a hora é chegada, vão dizer que o mal não presta. Todo o universo já sabe que o mal não presta, o universo inteiro, os mundos não caídos, olhando para este universo, que é a terra, Eles já descobriram que o mal não pode prosseguir. E Deus Pai nesta pequena, singela e curta reunião vai dizer ao Filho: "Filho, chegou a hora, pode ir, vá buscar aqueles que acreditaram no seu sacrifício. Não agüento mais, vendo meus filhos sofrendo numa cidade como esta, do porte de São Paulo”. Algumas vezes os inocentes pagam pelos pecadores e os inocentes morrem junto com os pecadores. Você acha que Deus está olhando para cá e está feliz? Não está. Ele está angustiado, numa expectativa, contando segundos para poder dizer ao Filho: "Vá, chegou a hora, vá buscar aqueles que com sua cruz Você comprou”. Não quero que você bata palmas, porque não estou fazendo um discurso aqui. Estou fazendo um apelo ao seu coração para você se preparar, porque em algum momento, nos nossos dias, o Pai vai dizer que chegou a hora e eu desejo muito estar com você não só nesta Assembléia aqui, mas estar numa Assembléia onde haverá uma comemoração não por 105 anos da Igreja Adventista de Gaspar alto, mas onde haverá uma comemoração em nome e em honra de todos aqueles que aceitaram o sacrifício de Jesus. Ao invés de bater palmas, se é o desejo do seu coração estar preparado quando Jesus aparecer nas nuvens do céu, enquanto o quarteto estiver cantando, gostaria que todos ficassem em pé e não batam palmas no final da música, porque quero dirigir à Deus uma prece. Vejo que algumas pessoas estão emocionadas, só de pensar na volta de Jesus.

Quero dizer a todos que, no ano passado, preguei sobre esse tema mais de duzentas vezes, e, neste ano, já tive o privilégio de falar da volta de Jesus mais de cem vezes. Quero ultrapassar duzentas vezes este ano, e, se Deus me der forças, o ano que vem mais duzentas, assim até o grande dia, quando a trombeta de Deus soar. E, quando a trombeta tocar, você que tem um pedacinho do céu dentro do coração, você que tem Jesus na vida, também vai descobrir que chegou a hora de deixar este mundo aqui e ir para a cidade feliz, a cidade de luz, o lar da eternidade.

Deus abençoe a todos nós aqui!

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Neste momento, quero convidar o quarteto “Arautos do Rei”, para entoar dois hinos.

 

O SR. NEUMOEL STINA - Sr. Presidente, só queria dizer que essa música que vamos ouvir agora “Chegou a hora”, é o título do novo CD, lançado ontem na Casa Publicadora Brasileira.

*   *   *

 

-                     É feita a apresentação da Música “Chegou a Hora”, pelo quarteto “Arautos do Rei”

 

*    *    *

 

É feita a oração pelo Pastor Neumoel Stina.

 

*       *       *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Eu deveria fazer um discurso, mas não vou fazê-lo pelo adiantado das horas.

Peço ao Quarteto que, no lugar do meu discurso,  cantem mais um hino.

Ouviremos mais um número musical pelo Quarteto Arautos do Rei.

 

*    *     *

 

-         É feita a apresentação musical pelo Quarteto Arautos do Rei .

 

*      *     *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Agradecemos ao Quarteto Arautos do Rei, e nesse momento quero dirigir a vocês os meus agradecimentos e o meu agradecimento a Deus pela oportunidade que está nos dando de tornar nesta noite a Assembléia Legislativa um templo de adoração ao nosso Deus.

 A Assembléia Legislativa não poderia se furtar de uma data tão importante como essa, num ano como este, quando a Igreja Adventista está completando 105 anos de seu primeiro templo aqui no País, e como já foi dito aqui, sendo São Paulo o maior estado adventista do mundo louvamos a Deus por isso.

Louvamos a Deus pela vida desses pastores, de cada um dos responsáveis por todos os departamentos da Igreja, que têm colocado sua vida nas mãos de Deus para que Deus possa usá-los nesse ministério. Portanto, como Deputado nesta Casa louvo a Deus por estar vivendo esta época para ver uma festa como esta. Esta sessão estará sendo publicada na sua íntegra no “Diário Oficial”. E o que foi dito pelo nosso pastor Neumoel Stina sem dúvida nenhuma não ficará nessas quatro paredes, mas estará sendo publicado no “Diário Oficial” deste Estado.

Creio que, como a palavra de Deus, o Espírito Santo trabalha a vida das pessoas por meio das palavras, muitas vidas poderão ser mudadas daqueles que acompanham, que lêem o “Diário Oficial” através de uma mensagem como esta, quando conclama a todos a aceitarem Jesus Cristo como seu Salvador, entendendo que a volta Dele se aproxima.

Quero dizer também que estarei solicitando ao Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, que esta sessão possa estar sendo transmitida pela TV Assembléia para que todos possam ver o que representa este trabalho e aqueles que assistem possam entender que Jesus Cristo é o Senhor na vida de cada um daqueles que aqui estão. Portanto, a todos os senhores meu muito obrigado por terem estado aqui. Estaremos neste momento ouvindo a oração do Pastor Tércio Sarli. Logo em seguida, todos esses jovens estarão cantando para encerrarmos esta sessão.

Que Deus possa abençoar todos os senhores.

 

O SR. TÉRCIO SARLI - Antes da oração gostaríamos de dizer o seguinte: o fato de o nobre Deputado Gilberto Nascimento ter pedido que encerrássemos esta solenidade com uma oração demonstra o elevado espírito cristão com que exerce seu mandato nesta Casa.

Gostaríamos também de unir nossas palavras aos oradores que nos antecederam e deixar nosso profundo agradecimento no encerramento desta sessão ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, nosso irmão e companheiro de ministério, por esta iniciativa que tanto nos honra e nos enternece, a homenagem prestada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, pelos seus 105 anos de existência.

Nobre Deputado, do fundo do coração deixamos nossa gratidão. Temos a certeza de que continuaremos colaborando com as autoridades para o bem da nossa Nação e também para a pregação do Evangelho a todas as pessoas.

Vamos agora orar ao nosso Deus no encerramento desta cerimônia, pedindo, principalmente, as bênçãos do Pai Celestial sobre esta Casa, sobre aqueles que aqui labutam. Para isso vamos nos colocar de pé neste momento .

“Nosso querido Pai Celestial., somos muito agradecidos, Senhor, pelos momentos por que passamos aqui. Uma cerimônia que, sem dúvida alguma, honrou o Teu nome, e demostrou que há no coração daqueles que aqui labutam, representado o povo de nosso Estado, profundo sentimento cristão. Queremos pedir, de modo especial, Tua bênção sobre todos os Srs. Deputados desta Assembléia. Que tenham sabedoria do Alto para legislarem de maneira correta e edificante para o bem do nosso povo.

De modo especial pedimos Tua bênção sobre o nobre Deputado Gilberto Nascimento para que continue sendo representante Teu neste lugar, como outros também. e que tanto as autoridades municipais, estaduais e federais possam ser dirigidas por Ti para levarem a cidade, nosso Estado e nosso País para dias melhores, sempre buscando fazer a Tua vontade para que, assim, este povo, o povo brasileiro possa ser mais feliz. Mas, principalmente, se aproximando mais de Ti, fazendo Tua vontade e observando os Teus preceitos.

Neste momento, Pai, encerrando esta cerimônia, dizemos: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, a presença de Deus, o Pai, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós, agora e para todo o sempre. Amém”.

           

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Ouviremos agora um hino pelo Grande Coral.

***

 

- É feita a apresentação pelo coral.

***

 

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

É lamentável que as horas tenham passado tão rapidamente, mas louvo a Deus porque numa dessas horas o nosso Mestre virá. Que Deus os abençoe e tenham todos uma boa-noite em nome de Jesus.

Está encerrada a sessão.

 

***

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 54 minutos.

                

***