08 DE OUTUBRO DE 2001

31ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 66º ANIVERSÁRIO DO SATÉLITE ESPORTE CLUBE

 

Presidência: RAFAEL SILVA

 

Secretario: MILTON VIEIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 08/10/2001 - Sessão 31ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RAFAEL SILVA

 

COMEMORAÇÃO DO 66º ANIVERSÁRIO DO SATÉLITE ESPORTE CLUBE

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado ora na Presidência, para homenagear o "Satélite Esporte Clube", pelo seu 66ºaniversário.

 

002 - MILTON VIEIRA

Nomeia as autoridades.

 

003 - Presidente RAFAEL SILVA

Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

004 - FIORI GIGLIOTI

Saúda o Presidente Rafael Silva, o Presidente Walter Feldman e os Deputados Newton Brandão e Roberto Gouveia. Disserta sobre o Satélite Esporte Clube e sobre sua finalidade de dar lazer indispensável para enfrentar o dia-a-dia.

 

005 - Presidente RAFAEL SILVA

Anuncia a apresentação de um vídeo sobre o Satélite Esporte Clube.

 

006 - VALMIR CAMILO

Na qualidade de Presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, homenageia o Satélite Esporte Clube.

 

007 - ANTÔNIO SÉRGIO RIETE

Como Presidente da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil - Fenaabb, cumprimenta o Presidente Rafael Silva e os integrantes da Mesa. Fala do orgulho para a Fenaabb de ter dentro de sua rede de clubes, o Satélite Esporte Clube. Entrega ao Presidente do Satélite, Carlos Alberto de Souza, uma placa comemorativa.

 

008 - GERALDO PEDROSO MAGNANELLI

Ex-Presidente da Fabb e atual Presidente do Conselho Deliberativo do Satélite Esporte Clube, agradece ao Presidente Walter Feldman e ao Presidente Rafael Silva a solenidade.

 

009 - ORLANDO BIFUCO SOBRINHO

Prefeito de Itanhaém, cumprimenta o Presidente Rafael Silva e demais autoridades. Declara Itanhém uma cidade privilegiada, porque, na década de 60, passou a contar com a presença do Satélite Esporte Clube no município.

 

010 - CARLOS ALBERTO DE SOUZA

Na qualidade de Presidente do Satélite Esporte Clube, em nome da Diretoria, seus funcionários e sócios, agradece ao Presidente Rafael Silva a iniciativa da homenagem. Historia o Satélite Esporte Clube.

 

011 - RICARDO BERZOINI

Como líder sindical, funcionário do BB e Deputado Federal, cumprimenta o Presidente Rafael Silva e demais autoridades. Homenageia o Satélite Esporte Clube e reflete sobre o princípio, apregoado pelo Governo, de que tudo o que é público e estatal seria ruim e tudo o que é privado, bom.

 

012 - Presidente RAFAEL SILVA

Agradece a todos que coloboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Milton Vieira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - MILTON VIEIRA - PMDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a pedido deste Deputado, para homenagear o “Satélite Esporte Clube”, pelo seu 66º aniversário.

Solicito ao nobre Deputado Milton Viera para nomear as autoridades presentes.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PMDB - Convidamos o Sr. Ricardo Berzoini, Deputado Federal; Sr. Carlos Alberto de Souza, Presidente do Satélite Esporte Clube; Exmo. Orlando Bifuco Sobrinho, Prefeito do Município de Itanhaém; Sr. Geraldo Pedroso Magnanelli, Presidente do Conselho Deliberativo do Satélite Esporte Clube; Exmo. Sr. José Carlos de Oliveira, Vereador à Câmara Municipal de Itanhaém; Exmo. Sr. Orlando Mosca Diz, Vereador à Câmara Municipal de Itanhaém; Sr. Antônio Sérgio Riete, Presidente da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil; Sr. Valmir Camilo, Presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil; Sr. Fiori Giglioti, da Rádio Record. Queremos agradecer ao 1º Sargento, Edson Ferreira, maestro do Corpo Musical, da Polícia Militar, nosso maestro da Banda da Polícia Militar de Santo André. Assim como agradecemos a todos da Polícia Militar.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecendo ao Deputado Milton Vieira, solicito aos presentes para que em pé, ouçamos o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

                                                

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar de São Paulo e quero também aproveitar para enviar aos policiais deste Estado o nosso agradecimento, não só pela participação em sessões solenes desta Casa, mas pelo trabalho sério que executam em favor da Segurança do Estado de São Paulo.

A Polícia Militar é uma instituição séria que desempenha o seu papel, embora nem tudo consiga, devido aos programas sociais que existem, e que a ela, como Polícia, não tem condições de resolver.

Então, parabéns a vocês, não apenas como componentes da banda, mas como membros de uma corporação séria.

Quero comunicar a todos que esta Sessão Solene é uma sessão oficial da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, convocada pelo nosso Presidente, nobre Deputado Walter Feldman, a pedido deste Deputado. Tenho aqui, como todos, uma satisfação muito grande de iniciar aqui os discursos por uma pessoa que sempre foi e continua sendo o meu ídolo, Fiori Giglioti.

Fiori Giglioti é uma bandeira do esporte, uma bandeira da história brasileira. Ele faz poesia narrando jogo de futebol. É uma figura que realmente merece o nosso carinho, e hoje - até fujo um pouco do protocolo fazendo essas colocações - porque é para mim motivo de muita alegria e felicidade.

Tem a palavra o sempre aplaudido e reconhecido como o melhor locutor esportivo da história brasileira, Fiori Giglioti.

 

O SR. FIORI GIGLIOTI - Ilustre Presidente desta sessão oficial da nossa Assembléia Legislativa, sessão realizada por solicitação do nosso Presidente, Deputado Walter Feldman, Deputado Newton Brandão, Roberto Gouveia e Deputado Rafael Silva, vindo de Ribeirão Preto, hoje um soldado em defesa das causas populares das reivindicações do povo de São Paulo, do interior e da Capital.

Acho que a homenagem que se presta hoje tem todas as razões para ser justificada. Nós nos conhecemos há um bom tempo O Satélite Esporte Clube, para dizer aos senhores que se trata de uma entidade cuja razão de ser é dar aos seus associados o lazer indispensável para enfrentar o dia-a-dia da vida cada vez mais dramática, cada vez mais difícil e cada vez mais mecânica, que enfrentamos em qualquer tipo de atividade.

Conhecemos o Satélite por seu Presidente, Carlos Alberto de Souza, e por seu vice-Presidente, Tadeu, e conhecemos o Satélite, principalmente pelo que diziam do Satélite a partir da bela Itanhaém, cujas praias são pedaços de poesias do nosso Litoral.

Ao chegarmos já abraçei os vereadores e amigos de Itanhaém, dizendo coisas que enobrecem as atividades do Satélite. Sabemos da sua existência, um pedaço da sua grandeza misturada com as nuances geográficas de Campos do Jordão, e com o balanço gostoso das águas de Itanhaém, e agora, atrevidamente, avançando em busca da implantação de um dos seus segmentos, nesse pedaço, nesse santuário ecológico que se chama Pantanal, na região de Albuquerque.

Esta iniciativa de se homenagear o Satélite é um momento de paz neste mundo de tanto desamor, de tanta inquietação e desordem.

Modestamente, entendo que o político tem de carregar na sua alma e no seu coração, antes de mais nada, sentimento. E sentimento de gratidão para com as coisas boas, porque não basta que isto ou aquilo seja bom, ou que isto ou aquilo faça bem; é preciso, em vida traduzir o que isto ou aquilo significam no universo das coisas que fazem bem para o nosso povo, para a nossa querida gente.

 Então, quando se homenageia o Satélite, homenageia-se uma entidade ligada exatamente à grandeza histórica e ao número fantástico de funcionários do Banco do Brasil.

Dizendo isto não seria preciso dizer absolutamente mais nada. Mas cumprimento o Deputado Rafael Silva que diz nos ouvir há muito tempo, e fico feliz com as palavras carinhosas que ouvimos nesta Casa de Leis, Assembléia Paulista.

Na última vez em que aqui estivemos, meu caro Deputado Rafael Silva e caros deputados que aqui se encontram, senhoras e senhores, recebemos, provavelmente, entre tantas e tantas outras homenagens, a mais importante da nossa vida; recebemos o diploma dos Imortais do Rádio, por iniciativa do ex-Deputado Paulo Barbosa Filho, hoje trabalhando com o seu pai, na nossa Rádio Record.

Então, esta Casa já nos é conhecida, mas também e principalmente pela quantidade de amigos que aqui temos. Porque nós somos daqueles que entendem que basta ser deputado para merecer o nosso carinho e respeito, porque um deputado é uma luz, uma esperança. Por isso votamos neles, e eles aqui representam a nossa vontade; representam aqui os nossos sonhos; representam aqui aquilo que esperamos, alguém que resolveu ser o seu soldado, sargento ou general, na defesa dos interesses populares.

Renovadamente, obrigado por este momento que nos permite saudar a todos, principalmente saudar os nossos queridos amigos Carlos e Tadeu do Esporte Clube Satélite pelo 66º aniversário da sua fundação; progredindo e crescendo sempre, acreditando no Brasil, acreditando nos homens, e principalmente acreditando naquilo que brota da vontade desses dirigentes buscarem coisas cada vez mais práticas e mais simples, em busca da vontade popular.

Que Deus abençoe esta Casa; que Deus abençoe as pessoas do Satélite, nobres deputados, recebam renovadamente o carinho e respeito de um modesto homem de rádio que sempre foi ligado aos deputados, a uma Assembléia, a uma Câmara municipal, porque cremos que com este entendimento conseguimos coisas boas.

Na vida nada é fácil, mas quando os homens resolvem se entender eles fazem coisas maravilhosas.

Acreditamos que este seja um momento caracterizado por esse preceito ou por essa vontade.

Muito obrigado. (Palmas.)         

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos as brilhantes palavras do nosso sempre poeta, Fiori Giglioti, e agradecemos também a sua presença, que nos envaidece; ele sabe disso.

Agora, vamos suspender a sessão para que seja apresentado um vídeo do Satélite Esporte Clube. Vídeo que conta um pouco da grande história do Satélite Esporte Clube.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Retomando os nossos trabalhos, vamos passar a palavra aos componentes da Mesa, lembrando que além do Sr. Fiori Giglioti, temos o Prefeito de Itanhaém, e pessoas importantes para o Banco do Brasil e para seus funcionários.

Fará uso da palavra agora o Sr. Almir Camilo, Presidente da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e em favor da Nação Brasileira, pela cidadania que desenvolve naquela entidade.

 

O SR. VALMIR CAMILO - Deputado Rafael Silva, demais parlamentares, componentes da Mesa, em primeiro lugar quero dizer que me sinto salvo por esse vídeo. Porque falar depois do Fiori Giglioti não seria muito fácil, não.

Em nome da Diretoria da Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, Anabb, estou aqui para participar dessa justa homenagem que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, convocada pelo Deputado Walter Feldman, a pedido do Deputado Rafael Silva, companheiro, colega, funcionário do Banco do Brasil; tenho acompanhado a trajetória deste amigo desde o tempo de vereador de Ribeirão Preto, e que enche os funcionários do Banco do Brasil de muito orgulho e satisfação em ver este companheiro vencer as suas dificuldades, sempre com muito otimismo e alegria, e ir além, dando uma contribuição ao povo de São Paulo, aos colegas funcionários do Banco do Brasil, que nos surpreende e nos dá satisfação a todo momento.

Ao Deputado Rafael, o nosso agradecimento sincero por esta oportunidade de estar aqui hoje homenageando o Satélite, e de alguma forma também uma oportunidade de retribuir a ele esse carinho que ele sempre teve com o funcionalismo do Banco do Brasil.

Falar do Satélite é muito fácil, mas vou deixar um pouco para os outros oradores; quero apenas lembrar que o exemplo maior que eu tenho do Satélite vem da sua história. É um clube que nasceu de um “apartheid”. Nasceu num momento em que as entidades do Banco do Brasil ainda não tinham encontrado claramente o seu caminho. E hoje, como uma flor que brota do pântano, se apresenta aí essa maravilha, que é o Esporte Clube Satélite, que abriga todas os funcionários do Banco do Brasil, oferecendo lazer, entretenimento. Com muito carinho por essa diretoria, que há muitos anos vem trabalhando no sentido de oferecer, não só aos funcionários do Bando do Brasil, mas à comunidade de Itanhaém, e agora, com certeza, à comunidade de Itanhaém e do Pantanal - Mato Grosso do Sul, que terão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desta entidade, que é também muito orgulho para todos os funcionários do Branco do Brasil.

A Associação dos Funcionários do Banco do Brasil - Anabb se junta a todas essas autoridades, a todos esses colegas aqui presentes, no sentido de homenagear o Satélite, e o desejo de que eles continuem; e que esta Diretoria e este Clube continuem essa caminhada vitoriosa, que nos dá muita satisfação e alegria. Esperamos que este seja só mais um aniversário a comemorar pelo Satélite; esperamos estar presente no dia-a-dia da sua vida e nessa existência, que temos certeza de que será longa, para a felicidade dos funcionários do Banco do Brasil e para as comunidades onde ele está presente, ajudando um pouco a minimizar o sofrimento do povo brasileiro.

A nossa alegria fica aqui registrada, e o nosso desejo desse sucesso e que seja contínuo.

Meus parabéns, e muito obrigado pela oportunidade de participar desta homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos as palavras do Valmir Camilo, da Anabb.

O Valmir Camilo representa também uma bandeira à frente de uma Associação que se preocupa, não apenas com o Banco do Brasil, mas com esta Nação, como um todo.

Agora vamos ouvir Antônio Sérgio Riete.

O Banco do Brasil tem associações atléticas esparramadas por todos os cantos desta Nação; são as Aabbs, e o Antônio Sérgio Riete é o Presidente da Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil - Fenaabb.

 

O SR. ANTÔNIO SÉRGIO RIETE - Nobre Deputado Rafael Silva, companheiros que compõem a Mesa, senhoras e senhores, é um orgulho muito grande para a Fenaabb, a qual tenho a honra de presidir, ter uma rede de filiadas, de mais de 1.200 espalhadas por todo o Brasil. Dentro dessa rede de clubes, com certeza o Satélite tem um destaque muito grande e serve de referência e exemplo para todos nós.

Exemplo pela competência com que é dirigido; exemplo pelo espírito empreendedor em todas as suas ações; exemplo pela história de complementaridade entre as gestões que se sucedem à frente de clube, as cem grandes rupturas, possibilitando que os empreendimentos gestados numa diretoria possam ter continuidade e desabrochem em gestões sucessivas.

Este, me parece, infelizmente não é um exemplo muito comum em nosso país, onde pessoas freqüentemente encontram dificuldade para dar segmento às atividades começadas por outras pessoas.

O Satélite é um exemplo também - e o Valmir lembrou muito bem aqui, por suas raízes separatistas, e que chega hoje com essa capacidade de agregação e de integração, que é realmente comovente.

O Satélite tem filiados no Brasil inteiro e consegue ter uma atuação muito sintonizada com toda a comunidade de Itanhaém; consegue parcerias importantes, especialmente com a Prefeitura Municipal - aqui nossos respeitos ao Prefeito Municipal, aos nobres vereadores aqui presentes também.

Então, por tudo isso o Satélite é uma referência muito importante, no momento em eu a Fenabb tenta contribuir para toda essa rede de mais de 1.200 clubes, que é uma das maiores redes de clubes, ligados a uma única empresa, no mundo inteiro, que essa rede possa atuar, efetivamente como rede.

Então, os nossos parabéns sinceros não só pelos 66 anos de vida do Satélite, mas parabéns também a todos os dirigentes que construíram a história do Satélite, que construíram a história do Satélite, comandados pelo meu grande amigo meu grande Carlinhos, pelo Magnanelli, do Conselho Deliberativo, pelos membros do Conselho Fiscal, também. Nossos parabéns, efusivamente, sobretudo por essa iniciativa do Deputado Rafael Silva, por essa justa homenagem a um clube que é um exemplo para todos nós.           

Aproveito a ocasião e fazer a entrega ao Carlos Alberto de Souza, Presidente do Satélite, de uma placa comemorativa a esse evento, a essa homenagem aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Carlinhos, por favor receba.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO DE SOUZA - A Fenabb compartilha da honra dever uma agremiação filiada completar 66 anos de muito sucesso, recebendo a merecida homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Parabéns Satélite Esporte Clube. Outubro de 2001-10-24

 

Fenabb - Federação das Aabbs. (Palmas.)

 

O SR. ANTÔNIO SÉRGIO RIETE - Só para finalizar, quero agradecer a oportunidade não só por ter comparecido a esta homenagem, mas também por ter usado a palavra para homenagear o Satélite Esporte Clube.

Parabéns Satélite pelos seus 66 anos de vida, obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos a participação do Sr. Antônio Sérgio Riete, Presidente da Fenabb.

Agora a palavra será dada ao Sr. Geraldo Pedroso Magnanelle, ex-Presidente da Fabb e atual Presidente do Conselho Deliberativo do Satélite Esporte Clube. Tem a palavra o Sr. Geraldo Pedroso Magnanelli.

 

O SR. GERALDO PEDROSO MAGNANELLI - Nossos agradecimentos ao Deputado Walter Feldman e ao grande colega, meu conterrâneo e amigo Deputado Rafael Silva.

Aqui se falou de coisas muito boas do nosso Satélite, mas como em toda a fala, e toda a vez que eu tenha o direito de falar alguma coisa, procuro falar sobre coisas que também não correspondem ao Banco do Brasil, na época em que eu entrei, no ano de 1952.

No ano de 1952, quando entrei no Banco do Brasil, lembro-me que todos nós recebíamos um pacote de propostas: o pacote da ABB, da cooperativa, do sindicato, e todos nós entrávamos e já tínhamos condições de freqüentar.

Hoje os novos colegas do Banco do Brasil não têm condições nenhumas de participar do nosso clube. Com todo o esforço dos companheiros, da Aabb, do Satélite para que eles possam entrar, eles não têm condições. O Banco do Brasil perdeu aquele bom patrão, que era o banco, e passou a ser um “Bradescão”.

Percebo que os companheiros do Satélite e da Aabb fazem todos os esforços e não conseguem mais pegar os companheiros novatos, que serão os próximos quadros para dirigir o Satélite e também o nosso Sindicato.

Lembro que no dia 28, do mês passado, fez 50 anos a greve de 1951, da qual participei - não sendo da Diretoria, mas era do comando direto - lembro que o Sindicato era no 7º andar, e foi ali que conheci o Satélite. A Diretoria do Satélite deixava a nós do comando de greve, que era um comando secreto - não podíamos ser presos, porque éramos nós que dirigíamos a greve - eu e outros companheiros. Íamos, escondidos, no 25º andar nos reunir no Satélite, que era o nosso Quartel General. Dentro do Satélite, na época, deixavam que fizéssemos as nossas reuniões para o comando da greve. Recordando também que nessa greve fomos muito ajudados por alguns deputados. Um deles foi, inclusive, Deputado Federal, depois Governador do Estado, Sr. Porfírio da Paz, e o outro era o Sr. Jânio Quadros, eles participavam da greve e saíam conosco em passeata.

Voltando ao Satélite, gostaria que todos vocês e todas as entidades aqui presentes, a Anabb, a Afabb, o Piani, representando a Afabb do Rio de Janeiro, juntos fizessem um esforço comum para que o Banco do Brasil volte a tratar os seus funcionários e com a estabilidade, com direitos adquiridos no passado, que custou a vida e o sacrifício dos colegas, voltasse a ser o mesmo banco.

Vamos trabalhar juntos e unidos, para que o Branco do Brasil volte a ser o Banco do Brasil que os seus funcionários merecem.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos as palavras do companheiro Geraldo Magnanelli, que colocou aqui, com muita propriedade, a realidade do Banco do Brasil do passado e do Banco do Brasil atual.

Agora, com muito prazer, ouviremos as palavras do Sr. Orlando Bifuco Sobrinho, Prefeito da nossa Itanhaém.

Orlando Fibuco é um dos parceiros do Satélite Esporte Clube e está desenvolvendo um trabalho excelente à frente da Prefeitura Municipal de Itanhaém.

Tem a palavra o Sr. Orlando Bifuco Sobrinho.

 

O SR. ORLANDO BIFUCO SOBRINHO - Ilustre Deputado Rafael Silva, ilustres Deputados presentes, demais autoridades, senhoras e senhores, Itanhaém não poderia deixar de estar aqui hoje participando desta homenagem que o Satélite recebe.

Estou aqui representando o Poder Executivo, juntamente comigo estão representantes do Poder Legislativo, os Vereadores Diomar de Souza Oliveira, José Carlos Oliveira e Orlando Mosca Diz.

Itanhaém é uma cidade privilegiada, pois na década de 60 ela passou a contar com a presença do Satélite, em nosso município.

Tive a felicidade de acompanhar até mesmo as primeiras tratativas, quando o Satélite Esporte Clube apareceu em Itanhaém e procurou o Stanislaw Itkowski Jr. - proprietário das terras onde está a colônia do Satélite. De lá para cá, acompanhamos toda a evolução, com muita felicidade, aliás, porque a presença do Satélite Esporte Clube enriquece, sobremaneira a vida em Itanhaém.

É uma constante a atenção dispensada pela Diretoria do Satélite Esporte Clube à administração pública e as todas as entidades que procuram no Satélite Esporte Clube na procura de uma ajuda, ou uma cobertura, principalmente para eventos.

O espaço do Satélite Esporte Clube em Itanhaém é altamente democrático. E ainda na sexta-feira passada realizamos ali um evento, que foi muito importante par a nossa cidade, ocasião tratamos de divulgar e mostrar a empresários e às autoridades, a importância do aeroporto de Itanhaém.

Então, foi mais um evento de grande importância para Itanhaém, graças a todo o apoio que recebemos do Satélite.

Nossa presença aqui hoje é muito importante para podermos, publicamente, nesta principal Casa de Leis do Estado de São Paulo, e uma das principais Casas de Leis deste país, para trazermos também o nosso abraço, o nosso aplauso e todo o nosso reconhecimento ao Satélite Esporte Clube.

Temos o privilégio de contar com a amizade dos diretores do Satélite, o Carlinhos, o Tadeu, o Saad, o Leonel, que não está aqui presente - acredito que por razões de saúde - e aos demais diretores e funcionários do Satélite, que sempre nos recebem com muita atenção e carinho.

Desenvolvemos projetos em parceria, é uma honra para nós, podermos participar dessa parceria que favorece uma centena de crianças carentes, do nosso município, que lá encontram toda a atenção e carinho da diretoria e dos funcionários daquela colônia.

Portanto, o nosso reconhecimento a todos vocês do Poder Executivo e do Poder Legislativo da cidade, e da população de Itanhaém.

Estejam certos de que nós nos orgulhamos de poder contar com o equipamento do porte da colônia do Satélite, em nosso município.

Nós, enquanto estivermos à frente do Executivo, e não tenham dúvidas, Carlinhos, Saad, Tadeu e todos vocês, estaremos juntos, porque acreditamos que esse deve ser o caminho.

Vocês são importantes para nós, pois devemos também ter atenção com vocês, e esse será o rumo que a Administração Municipal determinará.

Um abraço a todos vocês, em especial ao Deputado Rafael Silva e a todos os seus pares que votaram esta homenagem ao Satélite Esporte Clube.

  Parabéns e felicidade a todos vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos as palavras do Prefeito de Itanhaém, Orlando Bifuco Sobrinho, assim como agradecemos as presenças dos Vereadores - fui vereador durante oito anos, e valorizo muito a Câmara Municipal.

A Câmara Municipal representa a base da política. Então, nossos agradecimentos aos Vereadores que para cá vieram para prestar homenagem também ao Satélite Esporte Clube.

Ouviremos agora as palavras do Presidente do Satélite Esporte Clube, Sr. Carlos Alberto Guimarães de Souza, o Carlinhos.

O Carlinhos está desenvolvendo um trabalho à frente do Satélite, que todo o mundo já conhece, e daqui a pouco teremos a oportunidade de falar algumas coisas sobre o Satélite e o Carlinhos, o Saad, o Tadeu e o pessoal da Diretoria.

Como o Magnanelli, que é o Presidente do Conselho Deliberativo, já esteve usando aqui a tribuna.

Tem a palavra o Sr. Carlos Alberto Guimarães de Souza, o Carlinhos, Presidente do Satélite Esporte Clube.

 

O SR. CARLOS ALBERTO DE SOUZA - Bom dia a todos, inicialmente em nome da diretoria do Satélite, seus funcionários e seus sócios, gostaria de agradecer e cumprimentar o Deputado Rafael Silva, pela iniciativa desta homenagem.

Gostaria também de agradecer aos componentes da Mesa, Geraldo Magnanelli, Presidente deliberativo do Satélite: Sr. Ricardo Berzoini, Deputado Federal, nosso sócio; Almir Camilo, Presidente da Anabb; Sérgio Riete, Presidente da nossa Federação Aperabi; Fiori Giglioti, que é uma lenda viva do rádio brasileiro - com muita satisfação estamos aqui; é muito importante para nós. Dos vereadores de Itanhaém, e dos vereadores de Itanhaém: Orlando, José Carlos e Diomar, que também nos prestigiam;

Gostaria de agradecer a presença também de outras entidades do funcionalismo do Branco do Brasil: a Aabb - São Paulo, na presença do seu Presidente, o Valdenor; a Fabb, na presença do Natalino, que é o Presidente; a Pabb - a Berenice; a Coopefort, Ubaldo; a Cassi , o Cláudio, que é o gerente estadual; a Afabb, Biane. Isso prova que as nossas entidades continuam unidas, não é?

Queremos agradecer a presença de todos que aqui vieram dividir este momento especial, que é uma homenagem da Assembléia Legislativa para o clube que faz 66 anos, de muita luta.

            O Satélite Esporte Clube foi criado em 21 de outubro de 1935. Daquela data até hoje, varias gerações tiveram de superar desafios e limitações, inclusive de ordem social e econômica, para dar ao Satélite o perfil atual. Tudo começou em 1934, quando um grupo de funcionários do Banco do Brasil, na sua maioria negros e do quadro de portaria, decidiu fundar um clube para disputar o campeonato da Liga Bancária de Futebol, representando o Banco do Brasil. Assim nasceu a AABB - Associação Atlética Banco do Brasil.

No ano seguinte, o Clube recebeu convite para disputar um amistoso contra a AABB - Rio de Janeiro. Como não havia interesse por parte dos dirigentes da associação de que fosse representada por um time com vários jogadores negros, o jogo acabou sendo cancelado. Mas aquele grupo enfrentou a discriminação com dignidade e coragem. Resolveu desligar-se da AABB/SP e fundar um novo clube, no qual todos fossem vistos como iguais, independentemente da classe social e da cor da pele. Criaram então o Satélite Futebol Clube.

A primeira sede do Clube ficava em uma sala acanhada, na praça Carlos Gomes, na Liberdade. O espaço foi alugado com o objetivo de sediar as reuniões do grupo e abrigar os uniformes de futebol e os possíveis troféus que o time viria a ganhar.

Esse grupo de pioneiros teve de enfrentar uma série de obstáculos para ver seus sonhos realizados. As partidas disputadas pelo Clube eram sempre realizadas no campo do adversário, pois o Satélite não possuía campo de futebol. Finalmente, em 1938, os primeiros frutos foram colhidos. O Satélite ganhou pela primeira vez o campeonato da Liga Bancária e conseguiu também alugar um campo de futebol na Vila Mariana.

Para aumentar o seu quadro social, os pioneiros começaram a promover eventos. Em 1942, com o crescimento do número de sócios, deram um passo ambicioso, ao alugar o 25' andar do Edifício Martinelli. As dificuldades para pagar aluguel fizeram com que todos se empenhassem em atrair ainda mais associados.

Na nova sede, foram instalados restaurante, sala de jogos, biblioteca e tela para projeções de filmes. Iniciou‑se, assim, uma fase repleta de atividades sócio-culturais. Os bailes promovidos tornaram-se famosos, assim como as matinês de cinema no Martinelli. Embora continuasse a participar de torneios da Liga Bancária, o Satélite já não era uma simples agremiação esportiva.

O salto mais grandioso foi dado no dia 28 de maio de 1961, quando o Clube adquiriu um terreno em Itanhaém. A escolha de uma outra cidade para construir o Clube era uma forma de fugir da pressão do Banco que não aceitava duas associações de funcionários na mesma cidade. Em 1962, a entidade mudou seu nome de Satélite Futebol Clube para Satélite Esporte Clube.

A aquisição do terreno em Itanhaém dava inicio a um projeto que, para os céticos da época, era considerado ambicioso demais. Para viabilizar a construção da Colônia de Itanhaém era necessário gerar receitas. Os dirigentes da época tiveram, então, a idéia de lançar o primeiro consórcio de carros do país.

A inauguração do primeiro bloco, em 29 de junho de 1969, demonstrou que nada é impossível, quando há solidariedade, empenho e organização. Aos poucos, vieram o segundo e terceiro blocos de apartamentos e toda a infra-estrutura esportiva, social e cultural que a Colônia dispõe hoje e é motivo de orgulho para seus associados.

Em 1997, o Satélite inaugurou a Sede Náutica, em Itanhaém, empreendimento localizado à beira do rio, que conta com lanchonete, oito apartamentos e abrigo para barcos.

Assim como a Colônia de Itanhaém, outro grande empreendimento que representa um marco na história do Clube é a Colônia de Campos do Jordão, inaugurada em julho de 2000: A nova Colônia conseguiu fortalecer ainda mais a vocação turística e o espirito empreendedor do Clube. O Satélite chega assim, ao terceiro milênio, com um grande patrimônio e uma história construída por diversas gerações de associados.

Se o Satélite alcançou até aqui tantas vitórias é graças à sua capacidade de organização, uma característica que vem direcionando os passos da associação há 66 anos. E não vamos parar! A construção da Pousada de Albuquerque, no Pantanal, e da nova Sede Social, em São Paulo, são duas metas que atualmente nos propomos realizar.

Com o mesmo empenho que edifica seu patrimônio, o Satélite vem cumprindo o seu papei social, colaborando para melhorar as condições .e vida das comunidades locais. Em Itanhaém, o Clube é um dos maiores empregadores do município. Empreendimentos como o Satelpraia e Satelvillas também têm colaborado para a geração de novos empregos.

Para disseminar valores preciosos como solidariedade e união, o Clube tem liderado diversas campanhas para diminuir a carência dos segmentos menos favorecidos da sociedade. Entre essas iniciativas podemos destacar as campanhas de agasalho, de óculos, remédios e brinquedos.

Com o intuito de fortalecer a cidadania e democratizar o acesso à educação, o Satélite tem promovido cursos de alfabetização para adultos. É também uma das primeiras associações que aderiu ao Programa AABB Comunidade, instituído pela Fenabb e Fundação Banco do Brasil, com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém. O programa está permitindo que 122 crianças participem de atividades esportivas, culturais e artísticas, na Colônia de Itanhaém, além de receber reforço escolar e assistências médica e odontológica.

Consciente de sua responsabilidade perante a comunidade, o Satélite conta também com representantes em várias organizações criadas pelo poder público ou pela própria sociedade. E o caso da Acai (Associação Comerciai e Agrícola de Itanhaém), da Comissão Municipal de Defesa Civil, do Conselho de Segurança Municipal e do Conselho Municipal de Saúde.

O que pode parecer no inicio utopia, torna-se realidade quando unimos forças para a realização de um objetivo comum. Esta é a maior lição que o Satélite tem transmitido às diversas gerações que o viram nascer, crescer e se consolidar.

Se hoje o Satélite santa com um patrimônio invejável é graças à união de seus sócios, que nunca negaram os pedidos de contribuições adicionais, e à criatividade na geração de receitas, como o lançamento do consórcio de carros, apólice de seguro de vida e empreendimentos imobiliários do porte do Satelvillas e Satelpraia.

O Satélite é, portanto, mais uma prova do poder de organização dos funcionários do Banco do Brasil, que criaram entidades como a Cassi, Previ, Afabb, AABBs, Apabb, Anabb, Fenabb e tantas outras. Seguindo o exemplo do Banco do Brasil, seus funcionários souberam aplicar em suas organizações, modelos de transparência na administração do patrimônio coletivo.

Foi este espírito empreendedor dos funcionários do Banco, sintonizado com ideais de cidadania, ética e democracia, que permitiu a criação de tantas associações representativas. Na verdade, nossas entidades são uma demonstração do poder da coletividade, quando unida e organizada, em mudar a realidade, em transformar um país!...

Obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Após o Presidente Carlos Alberto Guimarães de Souza, ouviremos o Ricardo Berzoini, que é Líder Sindical, funcionário do Banco do Brasil e, através do seu trabalho desenvolvido e por justiça, acabou sendo eleito, Deputado Federal.

Tem a palavra o Sr. Ricardo Berzoini.

 

O SR. RICARDO BERZOINI - Bom dia a todos, caro Presidente desta sessão, Deputado Rafael Silva, nosso amigo,. Colega de Banco, meu caro Carlinhos, Magnanelli, Sr. Prefeito de Itanhaém, Orlando Bifuco e demais autoridades presentes, e a todos os amigos que temos neste plenário, muitos dos quais funcionários do Banco do Brasil.

É um prazer estar aqui hoje fazendo esta saudação ao Satélite, primeiro, como funcionário do banco e associado ao Satélite. Segundo, na qualidade de parlamentar, eleito em grande parte com votos bancários, especialmente os colegas do Banco do Brasil, e também como sindicalista, como diretor honorário do Sindicato dos Bancários do Estado de São Paulo.

Queria fazer aproveitar este momento para uma breve reflexão, porque acho que neste momento é que paramos para pensar um pouco na situação em que vivemos e os desafios que temos pela frente.

Nos últimos 12 a 15 anos, particularmente no ex-Governo Collor, e nos dois mandatos do Fernando Henrique Cardoso, tentaram nos convencer de que tudo o que é público e estatal é ruim e tudo o que é privado é bom.

E, coisas importantes, como defender o mercado interno, tem uma estratégia nacional, construir um superávit comercial na balança de pagamento do país, tudo isso é do passado e o importante é privatizar, é subsidiar os interesses privados, é eliminar a presença do setor público no país.

Quando vemos experiências como a do Satélite Esporte Clube, podemos citar outras empresas públicas, mas no caso do Banco do Brasil se somam as experiências com as da Aabb. Temos aqui o nosso colega Valdenor, que é Presidente da Aabb-SP, que é uma das mais importantes do país, que também tem uma história muito parecida com a do Satélite, em termos de geração de emprego, de criação de alternativas de lazer, de dinamização da economia na região onde as ABBs atuam, particularmente aqui em São Paulo. A criação, por exemplo, no caso do Banco do Brasil, da Cooperfort, que é a maior cooperativa de crédito do nosso País, a Previ, que é o maior fundo de pensão do nosso País, um dos maiores do mundo.

Todos esses elementos demonstram que a presença de uma empresa pública que possa ser bem administrada e não utilizada, para atender a interesses privados, interesses muitas vezes de grupos políticos, que tomam conta do governo, pode ser a melhor alternativa para construir um mercado interno forte; para viabilizar, por exemplo, uma experiência como a do Satélite, torna-se, num município como Itanhaém, um dinamizador do turismo, e o principal empregador privado da cidade. Tornando-se, ao mesmo tempo uma referência para a construção de outras experiências, praticamente virando uma empresa moderna, associativista, sem fins lucrativos; uma empresa moderna no setor de turismo, com a experiência de Campos do Jordão, e agora de Albuquerque, projetada para construção. Criando, ao mesmo tempo, alternativas para a construção civil, com a construção de prédios na própria cidade de Itanhaém.

Experiências como essas, experiências como as que eu participo no âmbito do sindicalismo, da Cooperativa Habitacional dos Bancários, a experiências que têm os colegas da Caixa Econômica Federal, que tiveram e ainda têm - embora privatizado, tentam manter, a todo custo - os colegas do Banespa. Essas experiências demonstram a importância de termos empresas públicas que possam ser bem administradas e que possam ter um funcionalismo profissionalizado e bem remunerado.

O Magnanelli lembrou muito bem aqui - O Magnanelli é uma das pessoas que mais respeitamos no ponto de vista de aprender a história da mobilização e da construção do associativismo e do sindicalismo do Banco do Brasil.

Hoje, os funcionários que ingressam no Banco do Brasil dificilmente têm condições de se associar aos clubes, e mesmo aos sindicatos bancários, porque o salário está tão baixo, a situação foi tão rebaixada em termos salariais e direitos sociais, que os colegas têm de que se preocupar muito com a sobrevivência. E não só os colegas novos, Magnanelli, muitos colegas com 20/25 anos de banco, diante da situação orçamentária e pessoal, acabam, muitas vezes, tendo de abrir mão dos clubes, tendo que escolher entre o Satélite, a Aabb, o sindicato ou a cooperativa, socorrendo-se na Coopefort ou na Cooperativa de Créditos Bancários, buscando de uma forma ou de outra para tentar fechar o orçamento, a cada ano.

Acho que essa reflexão nos coloca diante do desafio que temos pela frente. É preciso retomar a trajetória de um país que tenha um projeto nacional, que os seus interesses não fiquem subordinados aos bancos privados nacionais e internacionais; que tenha a capacidade de construir o futuro para a população brasileira, que não dependa do FMI ou do Banco Mundial; que possa respirar e não pagar 80 bilhões de reais ao ano, de dívida interna; que possa construir efetivamente um parque industrial moderno, uma agricultura avançada, e que não fiquem exclusivamente refém das multinacionais.

Por isso, embora seja uma sessão de homenagem, uma sessão de saudação, porque estamos homenageando uma história de 66 anos, no Brasil, não é fácil, qualquer entidade, empresa ou organização completar 66 anos.

Devemos lembrar sempre que para que podermos dar futuro às experiências como as do Satélite, as Aabbs, como o movimento sindical forte que construímos no setor bancário, é preciso organização completar 66 anos. Devemos lembrar sempre que para que possamos dar futuro, a experiência como do Satélite Esporte Clube, como as ABBs, como o movimento sindical forte que construímos no setor bancário é preciso também que o país mude de rumo e tenhamos, de fato, a possibilidade de construir um país soberano, digno e em que a justiça social seja a base de um desenvolvimento e não o lucro do Bradesco, do Itaú, das empresas de comunicação que hoje, a cada ano batem recorde enquanto o salário mínimo baixa e o povo brasileiro perde suas empresas.

Parabéns Rafael, Carlinhos Magnanelli, dirigentes do Satélite Esporte Clube, funcionários do Banco do Brasil. A nossa experiência é referência a muitas outras categorias e, com certeza, saberemos dar essa resposta a cada momento em que formos atacados como temos sido tantas vezes na história recente e mais antiga dos nossos clubes, entidades. Sempre demonstramos, acima de diferenças políticas, estamos unidos em torno daquilo que é comum, à defesa dos interesses dos trabalhadores do Banco do Brasil e em geral do nosso País.

Um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Agradecemos as palavras do Deputado Federal Ricardo Berzoini, funcionário do Banco do Brasil, nosso colega que está fazendo um trabalho brilhante na Câmara Federal.

Lembro-me de que, há poucos dias, estive na ABB São Paulo, em um almoço com Valdenor, o Natalino, o Magnanelli, Carlinhos, a entidade do Banco do Brasil, as associações do Banco do Brasil, funcionários, aposentados, principalmente, a Caci, a Previ, a Coperforte. Tivemos, ali, a história do Banco do Brasil, a presença do pessoal que ajudou a construir essa nação.

O Carlinhos disse que o Satélite Esporte Clube começou o sistema de consórcios neste país e depois, com a sua experiência, tivemos o crescimento desta área em todo território nacional. Ele colocou com muita propriedade a realidade brasileira.

Muitas pessoas diziam, e a algumas dizem ainda, apesar dos pontos negativos das privatizações, para que o Banco do Brasil? O Banco do Brasil tinha um funcionalismo muito bem pago, o funcionário que ganhava bem promovia o desenvolvimento em suas regiões, em suas cidades, porque na medida em que tinha salário razoável ele gastava, enfim promovia mais empregos, justiça social.

O funcionalismo, por meio do Banco do Brasil, reconhecia o valor de cada servidor.

Natalino, lembro-me de quando trabalhávamos na agência do centro de São Paulo, naquela época, o funcionário do Banco do Brasil tinha motivo para ser feliz.

O Sr. Magnanelli disse, aqui, com propriedade, a realidade atual e do passado do Banco do Brasil.

O Sr. Valdenor que tem contato com pessoal todo também conhece essas duas realidades.

O Banco do Brasil promoveu progresso e desenvolvimento em pontos distantes desta Nação.

O Fiori Giglioti disse “Torcida Brasileira”. Se ainda hoje o povo brasileiro tem agricultura consegue caminhar com as próprias pernas, tem pecuária com bom desempenho, para não se dizer excelente é porque o Banco do Brasil levou o desenvolvimento a pontos distantes, criou fronteiras agrícolas para pecuária. Este Banco do Brasil que promovia o desenvolvimento, o progresso foi perseguido por inúmeros governos e algumas pessoas diziam, mas o Banco do Brasil na cidade tal não dá lucro.

Então, pergunto ao Valmir Camilo ao Sérgio Guedes, hospital, a Polícia, o Corpo de Bombeiros, o Exército dão lucro, têm faturamento? Não, mas são necessários.

O Banco do Brasil era e é necessário para promover o desenvolvimento, o progresso e agora sabemos que algumas nações praticam juros de 2% ao ano, outras nada. Para quê? Para promover progressos, desenvolvimento. Promovendo progresso e desenvolvimento de empresas, de indústrias, comércio, promovem a justiça social.

Quando um governo aplica, como na Alemanha, com um prazo de 10, 20 anos de carência, taxa baixíssima de juros tem lucro no retorno desse dinheiro? Não, não tem. Mas o lucro vem em forma de emprego, de arrecadação de impostos, de exportação e justiça social.

No Brasil, não por ignorância, mas por interesse, na medida em que encolheram o Banco do Brasil, o espaço foi aberto a banqueiros privados nacionais e internacionais e tinha um papel social fantástico.

Foi um verdadeiro crime que se praticou contra a nação brasileira, não apenas contra o Banco do Brasil, seus funcionários.

Se o Banco do Brasil tivesse sido usado adequadamente em pontos distantes deste país para promover a fixação do homem em sua região de origem não teríamos os problemas sociais que temos e a formação de bolsões de pobreza.

Por que o povo vem para São Paulo, Rio de Janeiro e outros centros? Porque não tem desenvolvimento em suas regiões. Eles buscam a ilusão de poder criar o filho com mais dignidade. Digo ilusão porque a realidade mostra que isso acaba não se concretizando.

Tenho acompanhado encontros que Anabb, em todos os cantos, fala de toda essa realidade.

Temos o funcionalismo consciente e muitas pessoas falam que o corporativismo é negativismo. O corporativismo tem um lado muito positivo porque dentro de um grupo, promove a conscientização e na medida que temos mais grupos conscientes, passamos a ter uma nação mais consciente, mas infelizmente esse aspecto positivo não foi valorizado pelos nossos governantes.

Hoje estamos homenageando O Satélite Esporte Clube, um clube cidadão.

O Prefeito Orlando Bifuco falou da parceria que tem com o Satélite Itanhaém para atender crianças e jovens carentes.

O Satélite não dá apenas lazer, mas alegria aos funcionários, seus filhos e os garotos que precisam de um apoio, amparo especial para que entendam que é possível um dia, participar desta sociedade, porque se não houve esta participação, a exclusão será um fato irreversível.

O Carlinhos, Presidente do Satélite Esporte Clube com toda sua sensibilidade tem desenvolvido um trabalho fantástico nesta área. Portanto, em seu nome, do Tadeu, do Saad, homenageio todos os diretores e funcionários do Satélite Esporte Clube.

Como o Sr. Fiori Gigliotti disse, devemos valorizar as boas coisas que temos.

Entendo, também, que é necessário que os pontos negativos sejam enfocados pelos órgãos de comunicação, mas que a punição também apareça nos jornais, nas câmeras, no vídeo, nas emissoras de rádio, para que o povo saiba que quem age de forma errada é punido.

É mais importante valorizarmos as coisas boas que temos, porque por meio da valorização das coisas boas, vamos ter esperança de pessoas que acreditam, trabalhando de forma correta e um dia verão seus trabalhos com frutos, valorização devida, com conhecimento necessário.

O Satélite Esporte Clube é um clube cidadão sim e eu freqüento há mais de 30 anos. Ali meus filhos começaram a dar os primeiros passos. Viajávamos para Itanhaém e ali encontrávamos alegria, um ambiente saudável, atendimento cordial por parte dos diretores e funcionários.

Carlinhos essa homenagem que estamos prestando ao Satélite Esporte Clube é apenas uma forma de fazermos justiça a quem trabalha. Na medida em que homenageamos as entidades ligadas ao funcionalismo do Banco do Brasil queremos colocar a esses funcionários que realmente temos conhecimento de que eles não são valorizados como deveriam. E não apenas esse reconhecimento em favor do funcionalismo, mas um grito de protesto que damos contra a realidade brasileira.

Se o Banco do Brasil operasse mais a juros subsidiados e muitas pessoas dizem, mas o subsídio não deve acontecer.

As nações ricas, sérias, os governos sérios que temos nos Estados Unidos, Canadá, Europa, praticam subsídios e é necessário. Quando bem direcionado promove o desenvolvimento, progresso, justiça social, porque gêneros de primeira necessidade acabam tendo um custo menor e valorizando quem oferece este crédito, porque ele vai dar mais emprego, promover mais recolhimento de impostos e a nação ganha.

O encolhimento do Banco do Brasil resultou em quê? Na especulação, no enfraquecimento da empresa nacional, isso tudo em prejuízo dos trabalhadores e da Nação.

A homenagem que fazemos hoje ao Satélite Esporte Clube é um reconhecimento ao trabalho que diretores desenvolvem e desenvolveram no passado.

Parabéns ao você Carlinhos e ao pessoal do Satélite Esporte Clube.

Obrigado a todos os presentes, ao nosso ídolo do passado e de hoje Fiori Giglioti.

O Satélite Esporte Clube merece essa homenagem que é estendida a todos que acreditam no futuro desta País e promove um trabalho à cidadania e futuro da Nação Brasileira. (Palmas.)

Agradeço ao nobre Deputado Walter Feldman, Presidente efetivo da Casa, Deputado Milton Vieira e todos, na esperança de que o Brasil caminha para um futuro melhor.

Esgotado o objeto da presente sessão, está encerrada a sessão.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 11 horas e 50 minutos.

 

* * *