11  DE SETEMBRO DE 2006

 

031ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR OS “60 ANOS DO SINDICATO DAS EMPRESAS DE COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS DE SÃO PAULO – SECOVI – SP”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 11/09/2006 - Sessão 31ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

HOMENAGEM AOS "60 ANOS DO SINDICATO DAS EMPRESAS DE COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS DE SÃO PAULO - SECOVI - SP"

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada por iniciativa da Presidência, com a finalidade de homenagear os "60 Anos do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo - Secovi - SP". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ROMEU CHAP CHAP

Presidente do Secovi-SP, agradece a esta Casa pela homenagem. Narra a história da entidade e a sua contribuição no mercado imobiliário do Estado de São Paulo. Faz entrega de placa comemorativa do evento.

 

003 - Presidente RODRIGO GARCIA

Faz entrega de placas comemorativas ao evento.

 

004 - ROMEU CHAP CHAP

Presta homenagem, com placa alusiva ao evento, ao Senhor Presidente Rodrigo Garcia.

 

005 - Presidente RODRIGO GARCIA

Fala que o Secovi sintetiza o que é o nosso Estado de São Paulo, um sindicato organizado, que venceu desafios importantes ao longo de sua missão de representar o setor imobiliário, como também a história do Estado de São Paulo. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE – RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Boa noite a todos. A Assembléia Legislativa de São Paulo tem a grande honra de receber a todos e a todas nesta noite, neste Plenário Franco Montoro, que não tem o mesmo tamanho do principal plenário desta Casa - que está em obras, mas aqui os recebemos com o mesmo carinho e com o mesmo entusiasmo.

Quero cumprimentar o Dr. Romeu Chap Chap, presidente do Secovi; o Sr. Abdul Massih Waquil, ex-presidente e atual membro do Conselho Consultivo do Secovi, representando, como o mais antigo, os demais ex-presidentes do Secovi; Sr. Paulo André Jorge Germanos, também ex-presidente do Secovi; Miguel Sérgio Mauad, ex-presidente e atual membro do Conselho Consultivo do Secovi; Dr. Ricardo Yazbek, presidente do Fiabci-Brasil e vice-presidente do Secovi; Dr. Walter Francisco Lafemina, presidente do Conselho Consultivo do Secovi.

Permita-me, presidente Romeu Chap Chap, citar também os ilustres presentes que se encontram em nosso plenário: João Cláudio Robusti, presidente do Sinduscon, representando neste ato o Sr. Paulo Skaf, presidente da Fiesp; Sr. Odil de Sá, presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; Sr. Alencar Burti, presidente em exercício da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Antonio de Souza Ramalho, presidente do Sintracon - Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de São Paulo - e vice-presidente nacional da Força Sindical; Sr. Reinaldo Pedro Correia, presidente do Sincomavi; Sra. Maria Helena Mauad, presidente do Projeto Ampliar; Sr. Sérgio Tavares Ferrador, presidente da Associação Imobiliária Brasileira; Sr. Ronaldo Rezende, presidente da AsBEA; Sr. Antonio de Freitas Pereira, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de São Paulo; Sr. José Manoel Álvares Lopes, superintendente do Banco Santander; Sr. Paulo Lisboa, vice-presidente da AsBEA.

Neste momento, também quero saudar a presença do meu querido amigo Lair Krahenbuhl, ex-secretário da Habitação desta cidade, importante colaborador e formulador de políticas na área da habitação do nosso Estado.

Minhas senhoras e meus senhores, eu quero dizer que esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, com a finalidade de comemorar os 60 Anos do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo - Secovi.

Neste momento, convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, que será  executado pelo Coral e Orquestra Baccarelli, sob a regência de Silvio Baccarelli.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

* * *

 

  O Sr. Presidente - Rodrigo Garcia - PFL - Esta Presidência cumprimenta o Regente Silvio Baccarelli pela apresentação e registra carta enviada pelo Vereador Domingos Dissei justificando sua ausência nesta solenidade e prestando cumprimentos ao Secovi.

  Neste momento esta Presidência concede a palavra ao Dr. Romeu Chap Chap, Presidente do nosso Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo.

 

  O SR. ROMEU CHAP CHAP - Boa noite a todos. É uma satisfação enorme estar aqui com vocês. Eu inicio agradecendo ao Presidente da Assembléia Legislativa, nosso amigo e brilhante Presidente Rodrigo Garcia, que nos oferece esta oportunidade de comemorarmos os 60 anos de aniversário do Secovi nesta Casa.

Excelentíssimos senhores, Ilustres companheiros da indústria imobiliária, Prezados diretores, colaboradores e amigos do Secovi-SP, a homenagem que a Assembléia Legislativa de São Paulo presta ao Secovi por seus 60 anos de fundação é, para nós, motivo de grande orgulho.

Quando recebemos a noticia da convocação desta sessão solene pelo excelentíssimo deputado Rodrigo Garcia, presidente do Legislativo paulista, ficamos extremamente honrados.

Afinal, este reconhecimento por parte dos parlamentares, os quais representam a população de nosso Estado, consagra um trabalho de décadas em prol do mercado é da coletividade.

Sentimo-nos, portanto, muito gratificados e, principalmente, motivados para persistir de maneira incansável em busca de um desenvolvimento urbano e humano cada vez mais convergente com os ideais de qualidade de vida almejados por todos nós.

Coube-me a missão de falar em nome de todos aqueles que atuaram e continuam a atuar no Secovi de São Paulo, uma entidade que se caracteriza por sua unidade, haja vista que todos os que dela participam sabem colocar o interesse coletivo acima do interesse particular.

Talvez esse aspecto, em essência, seja o grande responsável pela credibilidade e o respeito conquistados pelo Sindicato, adjetivos que a solenidade de hoje vem reafirmar.

É importante lembrar que, com a criação do Secovi, em1946, começou a se definir uma entidade para o que hoje conhecemos como indústria imobiliária, um dos mais amplos setores produtivos e de serviços da economia, cuja cadeia gera empregos e demanda insumos da compra do terreno - e da prancheta onde nasce um empreendimento ao funcionário que cuida do jardim de um condomínio.

Muitos ignoram que foi no Secovi que o setor imobiliário se articulou como categoria, a qual passou a influenciar os destinos da área por meio de propostas para dinamizar as atividades e promover o acesso à moradia.

De 1946 para cá, muita coisa aconteceu, principalmente a partir de 1964, quando surgiu Lei 4.591 (a Lei das Incorporações).  O mercado se organizou.  Nasceu o Sistema Financeiro da Habitação; foi criado e, posteriormente, extinto o Banco Nacional da Habitação; vieram os sucessivos pacotes econômicos, a maioria deles prejudiciais às atividades de longo prazo.  Enfim, um elenco de episódios, cujo desfecho só não foi fatal para a indústria imobiliária graças à atuação do Secovi, que conseguiu reverter inúmeras situações.

Hoje, quando assistimos bancos disputando mutuários, é inevitável considerar que nosso Sindicato contribuiu decisivamente para essa realidade.

Como exemplo, basta lembrar que, anos atrás, pretendeu-se acabar como SFH, o que não apenas evitamos, como trabalhamos pela criação do Sistema de Financiamento Imobiliário, dos Fundos de Investimento Imobiliário, os leilões de imóveis, a urbanização de favelas (Projeto Cingapura), a nova Lei do Inquilinato, etc.

E se, agora, temos recursos satisfatórios para o crédito imobiliário e um marco regulatório mais adequado, injusto seria ignorar a contribuição do Secovi-SP para o alcance desses resultados.

Cumpre salientar que todo esse trabalho só aconteceu por força da vontade de empresários e profissionais que se dedicaram e se dedicam à causa comum do setor.

Homens que, com desprendimento e objetivando os interesses coletivos do mercado e da sociedade, não medem sacrifícios, nem calculam o tempo subtraído de seus negócios particulares e do convívio familiar.

Sem risco de imodéstia, podemos asseverar que a habitação e o desenvolvimento urbano do País muito devem a todos os que, nessas seis décadas, atuaram na diretoria do Sindicato e lideraram a legítima defesa de nossas atividades.

Tenho acompanhado o Secovi desde 1969, quando foi eleito Élbio Camilo, o primeiro incorporador a presidir o Sindicato.

Por problemas de saúde, Camilo não concluiu o mandato.  Então, assumiu interinamente a presidência Abdul Massih Waquil, que conduziu a entidade até 1978 e foi o grande responsável pela consolidação do Sindicato como representante das atividades que integram a cadeia do setor imobiliário.

Waquil foi sucedido por uma série de entusiastas da causa imobiliária: Paulo Germanos; eu mesmo, que muito aprendi com meus antecessores e sucessores; Sergio Mauad, Ricardo Yazbek e Walter Lafemina.

Vale adicionar que os homens que presidiram o Secovi puderam sempre contar com o apoio direto de um grupo de empresários de primeiríssima linha, como Adolpho Lindenberg, Luciano Wertheim, Luiz Carlos Pereira de Almeida, Samuel Kon, Isaac Sahm e Leon Alexandr, apenas para citar aqueles que atuam no Sindicato há mais de 30 anos.

O mesmo se aplica aos funcionários da entidade, alguns deles com mais de 20 ou 30 anos de casa, os quais formam um verdadeiro exército à disposição do setor.  ' Um time de incomparável qualidade, dedicado, comprometido e sempre motivado pelo exemplo do Dr. Oswaldo Feliciano dos Santos, há 41 anos no Secovi e em nome de quem saudamos nossos colaboradores.

Senhores. É impossível como resumir a trajetória do Sindicato em alguns poucos minutos.

São seis décadas a referenciar a importância da entidade para a política habitacional do País, para a promoção de serviços cada vez mais especializados e qualificados nos vários segmentos que representamos.

Isso sem considerar as iniciativas no campo educacional, com a Universidade Secovi e o Programa Qualificação, Essencial, e também no campo da responsabilidade social, por intermédio  do Projeto Ampliar, liderado por Maria Helena Mauad, o qual busca afastar jovens carentes de riscos como tráfico de drogas, por meio de formação profissional, geração de renda e possibilidade de futuro. O Projeto Ampliar já capacitou, desde o seu início, em 1990, até hoje mais de 18 mil jovens de 12 a 18 anos.

Portanto, vamos aproveitar esta sessão solene para agradecer a todos os que sabem que, de alguma forma, o Secovi. é o sindicato que fez e faz a história do setor imobiliário.

Agradecemos aos filiados que nos apóiam, às autoridades governamentais que nos ouvem, aos parlamentares que abraçam nossas idéias, à imprensa que nos acompanha, informa e orienta a opinião pública, e às diversas entidades de classe com as quais nos alinhamos no front das grandes batalhas.

Agradecemos à Assembléia Legislativa por esta homenagem, a qual vem valorizar ainda mais a nossa história e confirmar que grandes conquistas são fruto do trabalho, da perseverança, de propósitos dignos e da fé.

Finalmente, agradecemos a Deus por tantas oportunidades e pedimos forças para que o Sindicato, com unidade, jamais se distancie de seus ideais de estimular e desenvolver as atividades imobiliárias, dentro de preceitos éticos e verdadeiramente comprometidos com os interesses da coletividade.  Muito obrigado!

Agradecemos à Assembléia Legislativa por esta homenagem, a qual vem valorizar ainda mais a nossa história e confirmar que grandes conquistas são fruto do trabalho, da perseverança, de propósitos dignos e da fé.

Finalmente, agradecemos a Deus por tantas oportunidades e pedimos forças para que o Sindicato, com unidade, jamais se distancie de seus ideais de estimular e desenvolver as atividades imobiliárias, dentro de preceitos éticos e verdadeiramente comprometidos com os interesses da coletividade.  Muito obrigado! (Palmas.)

 

  O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Neste momento convido o Sr. Romeu Chap Chap para que faça a entrega de uma placa ao Sr. Abdul Massih, ex-Presidente do Secovi, atual membro do Conselho Consultivo do Secovi,  representando, como o mais antigo, os demais ex-Presidentes dessa entidade. (Palmas.)

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Convido o Dr. Abdul Massih, para que, juntamente com esta Presidência, façamos a entrega de placa ao Sr. Paulo André Jorge Germanos, Presidente do Secovi no período de 1978 a 1981. (Palmas.)

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Convido o Sr. Abdul Massih, para que faça a entrega da homenagem ao Sr.  Miguel Sérgio Mauad, Presidente do Secovi no período de 1987 a 1990. (Palmas.)

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Vamos fazer a entrega, neste momento, ao Sr. Ricardo Yazbek, Presidente do Secovi no período de 1993 a 1998. (Palmas)

 

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Convidamos o Sr. Walter Francisco Lafemina, Presidente do Secovi no período de 1998 a 2000, para receber a nossa homenagem.  (Palmas)

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - E agora, com muita honra, em nome de todos os presentes, faço a entrega desta placa ao atual Presidente Dr. Romeu Chap Chap. (Palmas)

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

  O SR. ROMEU CHAP CHAP - Nossa homenagem agora ao DD. Presidente da Assembléia Legislativa. (Palmas)

 

* * *

-         É feita a entrega da placa.

* * *

 

  O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Quero, em nome de todos os deputados desta Casa, agradecer a presença de vocês e pedir desculpas pelo local onde está se realizando esta sessão.

Como vocês podem perceber, a Assembléia Legislativa de São Paulo está em obras no seu plenário principal, com reformas importantes para um melhor desenvolvimento dos trabalhos legislativos. Essas obras estão sendo custeadas com recursos da iniciativa privada e não com recursos do Orçamento desta Casa. Quando convoquei esta sessão solene para, em nome da sociedade de São Paulo, homenagear o Secovi, imaginava poder estrear o novo plenário da Assembléia Legislativa com esta sessão. Mas como em toda obra realizada pelo Poder Público nem sempre se consegue cumprir o cronograma, neste caso também o cronograma não foi cumprido, apesar de isso não requerer nenhum tipo de aditivo.

Portanto, peço desculpas por estarmos realizando a sessão neste plenário, que é o Auditório Franco Montoro, lugar de debates importantes nesta Casa.

A iniciativa do Parlamento de São Paulo, que representa a sociedade, as expectativas e a suas aspirações, foi de homenagear um Sindicato que se confunde com a história recente do Estado de São Paulo, um estado desenvolvido econômica e socialmente e que tem uma importante contribuição do Sindicato do Setor Imobiliário no seu desenvolvimento.

Penso que o Secovi sintetiza o que é nosso Estado de São Paulo: um sindicato organizado, que venceu desafios importantes ao longo de sua missão de representar o setor imobiliário, como disse aqui o Presidente Romeu Chap Chap. É um sindicato que tem um espírito inquietante na busca permanente de qualidade e aperfeiçoamento do seu trabalho, dos seus associados. É, portanto, uma entidade que, como poucas, representa a história do Estado de São Paulo.

A Assembléia de São Paulo tem tido oportunidade de contar com a cooperação do Secovi nos seus trabalhos, por meio dos convênios aqui firmados. Importantes projetos contam hoje com o subsídio de informações técnicas do Sindicato e com isso esperamos produzir leis de maior qualidade para nosso estado, levando em conta o que representa efetivamente esse Sindicato.

Fiquei muito feliz de, em nome desta Casa, representando os deputados de São Paulo, prestar esta homenagem ao Secovi, que tem uma importante história no nosso estado e, certamente, novos desafios a serem vencidos.

Nós, Parlamento, que representamos a sociedade, pudemos sempre contar com o apoio e a cooperação de um setor tão representativo da nossa sociedade e tão importante para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

É impossível pensar em desenvolvimento econômico e social se não se pensar no desenvolvimento do nosso mercado imobiliário. O Secovi cumpriu esse papel nesses 60 anos e terá outros 60 anos pela frente para continuar colaborando com nosso Estado.

Repito que a Assembléia de São Paulo está aberta às discussões importantes para o setor, não apenas as que dizem respeito a leis que porventura estejam em tramitação nesta Casa, mas também representando o Estado, procurando levar ao Congresso Nacional a idéia e a contribuição do nosso estado para a correção ou feitura de lei federal, colaborando com os deputados federais de São Paulo. Esta Casa desempenha esse papel e estamos fazendo isso na medida do possível.

Foi um prazer muito grande não só receber a homenagem mas também homenagear o Sindicato Imobiliário do Estado de São Paulo. Tenho uma curta mas produtiva história na vida pública, com dois mandatos de deputado. Como Presidente da Comissão de Transportes desta Casa sempre pude contar com as idéias e o apoio desse Sindicato no desenvolvimento dos nossos trabalhos. Além disso, quero testemunhar, como Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo desde o ano passado, que esta Casa conta com a cooperação permanente do Secovi, o que nos dá oportunidade de evitar, primeiro, que Assembléia possa cometer algum equívoco na sua legislação. Em segundo lugar, também nos dá oportunidade de avançar em relação a esse setor no nosso Estado.

Mais uma vez quero agradecer e dizer que estou muito feliz por, em nome da Assembléia, prestar esta homenagem ao Sindicato.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida todos para um brinde no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 10 minutos.

* * *