28 DE SETEMBRO DE 2007

031ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR OS “28 ANOS DO STUDIO 415, DE PIRACICABA”.

 

Presidência: ROBERTO FELÍCIO


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 28/09/2007 - Sessão 31ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO FELÍCIO

 

COMEMORAÇÃO DOS 28 ANOS DO STUDIO 415, DE PIRACICABA

001 - ROBERTO FELÍCIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar os 28 anos do Studio 415, de Piracicaba. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Cita os nomes das autoridades que justificaram sua ausência na cerimônia. Anuncia a apresentação de vídeo institucional da empresa.

 

002 - ADRIANA DEDINI RICCIARDI

Diretora Artística do Studio 415, agradece ao Deputado Roberto Felício e aos demais membros da Casa pela realização da solenidade.  Agradece também aos alunos e professores do Studio 415 e destaca que a missão da escola é a disseminação da cultura de modo sistemático e progressivo. Presta homenagem a alunos da escola.

 

003 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Comenta que a cidade de Piracicaba destaca-se pelas atividades culturais e que o Studio 415, como escola de expressão corporal, não poderia deixar de ser homenageada por sua atuação. Destaca que a solenidade ficará registrada nos Anais da Assembléia Legislativa. Anuncia a entrega de homenagem a Adriana, Diretora Artística da escola. Anuncia a apresentação de vídeo comemorativo aos 28 anos do Studio 415. Convida todos para ouvirem o Hino de Piracicaba. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - Roberto Felício - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Daremos por lida a ata da sessão anterior.

Boa noite a todos! Sejam bem-vindos à Assembléia Legislativa. Gostaria de convidar para compor a Mesa conosco a Sra. Adriana Dedini Ricciardi, diretora artística do Studio 415. (Palmas.) Convido a Sra. Marina Ricciardi Guidoti, também diretora do Studio 415. (Palmas.) Convido a Sra. Débora Zambello e Daniela Zambello, também da instituição Studio 415. (Palmas.)

Gostaria de convidar também, para compor num lugar de destaque, nas cadeiras laterais, Rodrigo Batista. (Palmas.) Bruna Oliveira. (Palmas.) Estela Angeli. (Palmas.) Mariana Cury. (Palmas.) Júlia Dedini Felício. (Palmas.) Isabela Fregrulia. (Palmas.) Milena Andrelo. (Palmas.) Luíza Elias. (Palmas.) Taís Penteado. (Palmas.) Danieli Venturini. (Palmas.) Maria Luíza Tavares. (Palmas.) Bruna Bortoleto. (Palmas.) Jaína Dendin. (Palmas.) Amanda Frias. (Palmas.) Lia Leme. (Palmas.) Letícia Galvão. (Palmas.) Vitória Giovanola. (Palmas.) Keli Jodas. (Palmas.) Fernanda Nicolella. (Palmas.) Mariana Costa. (Palmas.) Rodrigo Betini. (Palmas.)

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 28 anos do Studio 415 de Piracicaba.

Em nome do Presidente da Assembléia Legislativa e dos demais Deputados que compõem esta Casa, quero dar as boas-vindas. É um prazer para todos nós recebê-los, e recebê-las, nesta Casa de Leis. Na última quinta-feira, votamos bastante tardiamente a incorporação no Regimento desta Casa essa avaliação de gênero. Antes constava nos nossos documentos apenas os Srs. Deputados. Finalmente, fizemos essa correção.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Enviaram justificativa de ausência: Sr. João Manuel dos Santos, Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba; Sra. Rosângela Camolesi, Secretária de Cultura; Sr. José Luis Ribeiro, Vereador; Sr. Aloysio Nunes Ferreira, Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo; Sr. Governador José Serra; Sr. Lair A. Soares Krahenbuhl, Secretário de Estado da Habitação; Sr. Marcelo de Aquino, Procurador Geral do Estado; Sr. Antonio Roque Citadini, Presidente do Tribunal de Contas do Estado; Sr. Nilton Bastos, da Lubrasil; Sr. Barjas Negri, Prefeito de Piracicaba; Sr. Dani Ferreira Barros, Reitor da UNIMEP; Sr. Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Vamos agora assistir a um vídeo institucional sobre o Studio 415.

 

* * *

 

É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Ouviremos agora as palavras da Sra. Adriana Dedini Ricciardi.

 

A SRA. ADRIANA DEDINI RICCIARI - Os artistas da dança agradecem a presença de todos. É com muita emoção que estamos aqui!

Inicialmente, gostaria de agradecer ao Exmo. Deputado Estadual, Sr. Roberto Felício, por propor a esta Casa a homenagem pelos 28 anos do Studio 415, e igualmente à Assembléia Legislativa e a todos os seus membros pela aprovação da mesma.

Queria também dizer que todas as pessoas presentes nesta sala têm parte nesta homenagem.

Em meu nome e de minha filha Marina, que está à frente da escola junto a mim, queria dizer a todos os professores e professoras - que passaram pelo Studio e deixaram sua marca - e àqueles que continuam conosco e já tem um lugar na nossa história. Aos colaboradores de anos e anos e os que chegaram há pouco tempo, muito obrigado pela paciência e disposição.

Alunos e alunas, ou melhor, bailarinos e bailarinas, sem vocês não haveria escola; sem vocês e sem a determinação de cada dia, tudo seria em vão. A paciência e confiança dos pais, avós, tios, e quem quer que acredite em nós é de uma importância extrema, e esperamos sempre poder retribuir o apreço de vocês.

Aos amigos e amigas que deixaram o descanso do seu lar para hoje estarem aqui, sentimo-nos extremamente honradas com a presença de todos.

O momento é o evento mais extraordinário que possamos ter em nossas vidas, pois retrata o que realmente sentimos. Nesta noite, o brilho que vocês nos trazem ilumina nossa alma e engrandece ainda mais esta homenagem, mostrando que as instituições que governam nosso Estado, em especial a Assembléia Legislativa, preocupam-se com a formação cultural da nossa população.

Disseminar a cultura de modo sistemático e progressivo é a missão do Studio 415. Enquanto educadores, tentamos facilitar as transições complexas dentro de nossa sociedade. Dessa forma, tentamos criar uma verdadeira consciência cultural e educativa, levando arte e cultura a todos. Para nós, da escola, a convivência de saber viver junto com os alunos e alunas - e por conseqüência abrir um espaço dentro de cada um para que o sentido de nossa vida vá além do simples fato de existir - é uma experiência única. Acreditamos que a emoção da arte desenvolve o corpo e enaltece o espírito, e arte é educação.

E sendo arte, educação, o conceito de educar através da dança possibilita a chance de dar aos nossos bailarinos e bailarinas a oportunidade de uma perspectiva para melhorar o nosso país, oferecendo respostas e estimulo à sede do conhecer. Pensamos ser importante insistir sempre nesta finalidade de educar, pois esse conceito também funciona como chave para abrir as portas para o profissional da área. Sem dúvida, além da educação, o Studio quer formar bailarinos para o mercado de trabalho.

Temos a responsabilidade social com a nossa comunidade. Mantemos em nossa escola 14 bolsistas integrais, dando a chance de terem contato com a dança e possibilitando a migração para a profissão.

Em um país desacostumado a dar espaço à dança e descomprometido com a valorização do papel do educador, utilizar a dança para levar cidadania aos que não tinham acesso a nenhum tipo de educação foi um passo natural que educa e sociabiliza, portanto, não deve ser privilégio de alguns aprender a lidar com o corpo em movimento.

Por esses fatos, criamos ano passado a ONG “Arte em sua Vida”, onde somos responsáveis por sua idealização, coordenação e gestão e lançaremos este ano o "Projeto Criança Fazendo Arte".

O projeto atenderá, inicialmente, um total de 100 crianças em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social. Em parceria com a Societá Italiana, fizemos o nosso primeiro convênio e lá instalamos a nossa sede. O projeto tem como objetivo promover oportunidades educativas e de desenvolvimento humano através da arte-educação, respeitando os diferentes códigos culturais, ampliando o universo de conhecimento dos jovens, estimulando a sua autonomia e resgatando valores como ética, afeto, solidariedade, auto-estima e sensibilidade.

Todo trabalho com arte-educação está direcionado, principalmente, para o crescimento físico, emocional, intelectual e para a transformação do potencial dos educandos em competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Através da formação em arte, esperamos capacitar os educandos a criar e a buscar melhores alternativas em suas vidas. Além disso, pretende-se formar também jovens multiplicadores desse processo educativo nas comunidades onde vivem.

Acreditamos que dentro de cada comunidade a identidade cultural do indivíduo é de extrema importância.

Assim, a formação cultural como um todo é a base de uma sociedade, quanto a isso não se tem mais discussão. A cultura, incentivada pelos ativistas, desenvolvem o ser e a relevância pessoal cultural é levada por toda a vida, pois o conhecimento que vem da cultura jamais nos é tirado.

Nesses 28 anos, o mundo mudou muito e o Studio 415, também. Adequamos o processo pedagógico da escola, incluímos novas formas de educação diferenciada, acrescentamos novas formas de modalidades de dança, mas nunca esquecemos que o importante é a educação e a valorização da individualidade de cada aluno. Fortalecendo o nosso conhecimento e refinando a nossa cultura, dentro do processo evolutivo, associamos conquistas de conhecer cada um como um ser em evolução.

Educação e cultura formam a base sólida para o alicerce do nosso futuro. É nisso que acreditamos.

Obrigada pela atenção e presença de todos!

Nós, do Studio, faremos uma homenagem aos nossos bailarinos. Eles receberão uma flor. Em primeiro lugar, receberão a Daniela e a Débora.

 

* * *

 

- É feita a entrega de homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Gostaria de dizer, através da Adriana, aos professores, aos estudantes, aos dançarinos, aos pais, aos que puderam comparecer, aos que não puderam, que com certeza gostariam de estar aqui conosco, que é uma satisfação, uma honra, uma alegria muito grande ter tido a iniciativa desta sessão. Quero dizer, portanto, que a honra é minha.

Evidentemente, sou um pouco suspeito na minha condição de educador. Sou arte/educador da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, não da dança, mas das artes plásticas. Talvez, por isso, também é uma satisfação prestar homenagem a uma instituição que hoje se destaca no cenário piracicabano.

Piracicaba é uma das mais importantes cidades do Estado de São Paulo, uma das maiores do nosso estado, uma cidade que se caracteriza pela sua pujança, pelo seu dinamismo econômico, que se destaca no Brasil e internacionalmente, ainda mais agora pela importância que tem no desenvolvimento de novas tecnologias de combustível. É uma cidade que se projeta quando a humanidade busca novas formas, quando o país e o mundo fazem modificações importantes na sua matriz energética. É uma cidade que se destaca pela sua história.

Nesses 240 anos de existência, Piracicaba tem uma grande importância no cenário político nacional, uma cidade onde tivemos, inclusive, o primeiro Presidente civil da República brasileira. É uma cidade que se destaca pela sua cultura, que cresceu, que se formou em torno de um rio que eu costumo dizer que é mais do que apenas um curso de água. É um fenômeno da própria cultura local. É raro. Não é freqüente encontrarmos um povo que tem a paixão que tem o povo piracicabano pelos seus acidentes geográficos.

Mas é uma cidade que constrói cultura. É uma cidade que tem um Salão Internacional do Humor, e também nas Artes Plásticas, na Pintura, através da sua exposição; é um destaque também nessa área. É uma cidade que se destaca na música, tanto a popular quanto a erudita, também a sertaneja, através da sua Orquestra Sinfônica, da sua Filarmônica, da Escola de Música de Piracicaba.

Eu não poderia deixar de também apresentar uma atividade importante da expressão corporal, de falar e se manifestar, de dizer as coisas através do corpo. E dentre essas o destaque, nesses 28 anos, do Studio 415.

Quero homenagear a direção e os professores. Volto a dizer, sob suspeição, mas é um ato de amor. E entre pessoas existem conflitos. A juventude, em especial as nossas meninas, tem uma energia fantástica. Muitas vezes, o ato de ensino exige muita paciência, muita devoção, muita perseverança, muita entrega, muita dedicação.

Gostaria, juntamente com a homenagem à Instituição, homenagear também as pessoas, os pais e as mães, pela preocupação com essa dedicação, esse zelo, esse esforço, muitas vezes fantástico, que fazem para poder manter os filhos nesta Instituição.

No Teatro Municipal de Piracicaba e também numa oportunidade aqui na Capital - se não me engano, no Centro Cultural Vergueiro, mas em especial no Teatro Municipal de Piracicaba -, assisti a inúmeras apresentações dos meninos e das meninas.

Além da suspeição de educador, estou sob suspeição dupla, porque sou pai de uma das meninas, a Júlia. Portanto, é uma honra e uma satisfação prestar esta homenagem também por esse motivo, muito embora não tenha sido ele a razão fundamental que nos animou, até porque não seríamos justos se assim o fizéssemos. O que nos animou foram todas vocês, dançarinas, e vocês, dançarinos do Studio 415.

Isto vai ficar marcado também como um Ato da Assembléia Legislativa. Recentemente, tivemos a oportunidade, com muito orgulho, de fazer aqui uma Sessão Solene para homenagear o aniversário da nossa cidade. E hoje a satisfação, mais uma vez, de fazer esta homenagem.

Gostaria, para além do registro que vai ficar na memória das pessoas, que a escola fique com esse registro também, até porque eu não gostaria, não poderia abrir mão de colocar também um pouco da minha assinatura lá dentro.

Faço agora a entrega de um mimo desta nossa atividade à Adriana. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Na próxima visita que eu fizer ao Studio 415, ficarei ainda mais orgulhoso em entrar naquela instituição.

Quero anunciar a todos a presença da Sra. Eliana, assessora do Vereador José Luiz Ribeiro.

Assistiremos agora ao vídeo comemorativo dos 28 Anos do Studio 415.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Convido todos para, em pé, ouvirmos o Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

- É executado o Hino de Piracicaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para uma apresentação do Studio 415, no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 20 minutos.

 

* * *