24 DE NOVEMBRO DE 2004

32ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: SIDNEY BERALDO

Secretário: PAULO SÉRGIO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/11/2004 - Sessão 32ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO

 

ORDEM DO DIA

001 - SIDNEY BERALDO

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - CAMPOS MACHADO

Elogia a atuação do Presidente. Requer o levantamento da sessão.

 

003 - VANDERLEI MACRIS

Por acordo entre as Lideranças, pede a suspensão da sessão por cinco minutos.

 

004 - Presidente SIDNEY BERALDO

Acolhe o pedido e suspende a sessão às 20h33min, reabrindo-a às 21h08min.

 

005 - VAZ DE LIMA

De comum acordo entre as Lideranças, pede o levantamento da sessão.

 

006 - Presidente SIDNEY BERALDO

Acolhe o pedido. Levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Paulo Sérgio para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - PAULO SÉRGIO - PRONA - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, Srs. Deputados, nesta noite quero fazer justiça ao Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo. Deputado Sidney Beraldo, me permita.

V. Exa. que tem agido com paciência, com extrema paciência, com prudência, com extrema prudência, com tolerância, com extrema tolerância, sei que é guiado apenas e unicamente pelo objetivo de servir esta Casa. V. Exa. é conciliador, poderia agir até com certa autoridade que lhe é outorgada pelo seu cargo. V. Exa. contempla, às vezes, as bancadas se digladiarem nesta Casa por questões pequenas, mas V. Exa. não se apequena. Faço questão que fique registrada a posição do PTB em relação ao seu comportamento. V. Exa. pegou dois anos difíceis, pegou o ano eleitoral onde se anuncia, aos ventos, uma mentirosa polarização que não vai acontecer entre PT e PSDB. V. Exa. soube conduzir esta Casa e está sabendo conduzir esta Casa. Dizia-me agora o Deputado Hamilton Pereira, que nem os ares natalinos conseguem convencer os corações dos Deputados. Mas V. Exa. continua seguindo a mesma trilha, a trilha da concórdia, tranqüilo, sereno, procurando conduzir esta Casa ao seu grande destino.

Esta Casa é a maior Assembléia Legislativa da América Latina e a V. Exa., tenho absoluta certeza, não importam as grandes obras ou pequenas obras. V. Exa. pela prudência, pela paciência, pela extrema sensibilidade vai deixar o seu nome marcado nesta história.

Sr. Presidente, por outro lado verificamos que as lideranças presentes em plenário PT, PSDB e demais partidos estão construindo um acordo com muita engenharia para votar o Projeto nº 19, de 2004, que diz respeito à Polícia Militar.

Pequenas arestas já foram superadas e seguramente, Sr. Presidente, antes que se imagina esse projeto vai ser votado sem discórdia, sem arestas e de maneira unânime nesta Casa. Assim, Sr. Presidente, diante do exposto e da possibilidade concreta, diante da engenharia que está sendo montada para se votar esse projeto em curtíssimo prazo, requeiro a V. Exa. o levantamento da sessão, tendo em vista que as discussões que seriam feitas caíram por terra diante do acordo.

Concordo com as demais lideranças em plenário e requeiro, até pelo princípio temporal, que V. Exa. decida e entenda que este é o melhor caminho para esta Casa, tendo em vista a construção do acordo que vai aprovar este projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - A presidência agradece a manifestação de V. Exa., nobre Deputado Campos Machado, com relação a esta Presidência, que cumpre o seu papel entre todas as correntes representadas por todos os partidos, por intermédio dos seus líderes, e tem procurado buscar realmente o entendimento, o equilíbrio. Tenho convicção de que esta Casa é, de todos os poderes, o mais democrático, e sem dúvida exige muita tolerância, paciência para que realmente possamos, através do diálogo, e levando em conta que o que cada parlamentar representa para a sua região, para o seu partido, possa ser refletido aqui nas suas manifestações. Esta presidência cumpre apenas o seu papel.

Quero agradecer as palavras do nobre Deputado Campos Machado.

 

O SR. VANDERLEI MACRIS - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Vanderlei Macris e suspende a sessão por cinco minutos.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 20 horas e 33 minutos, a sessão é reaberta às 21 horas e 08 minutos, sob a Presidência do Sr. Sidney Beraldo.

 

* * *

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - É regimental o pedido feito por V. Exa., pelo que a Presidência dá por levantada a presente sessão.

 

* * *

 

-Levanta-se a sessão às 21 horas e 08 minutos.

 

* * *